Conectar

Ver Versão Completa : L-200: Problemas de Estabilidade

Washington Braga
24/10/2008, 12:23
Primeiramente, parábens pelo alto nível técnico desse fórum.
Tenho uma L-200 GLS ano 2002. O carro vem apresentando problemas de estabilidade.
No asfalto com chuva, ao frear, mesmo em baixa velocidade e em linha reta, por mais de uma vez o carro perdeu a aderência e sambou para ambos os lados.
Verifiquei os freios e, aparentemente, estão normais.
Outro problema é quando estou subindo uma ladeira em estrada de terra, em tração normal: o carro “anda de lado”, tracionando mais a roda esquerda que a direita.
È bem verdade que os pneus (Scorpion A/T) não estão lá muito bons. Um amigo que tem experiência com veículos pesados, acha que pode ser a geometria e sugeriu que eu medisse as distâncias entre os eixos de ambos os lados do carro (esquerda e direita). O resultado foi uma diferença de 1 cm a menos do lado esquerdo (o normal é 296 cm).
Portanto, solicito a ajuda desse fórum para resolver esse problema.

DieselPower
24/10/2008, 12:37
Washington,
Já lhe adianto que estes fatos são comuns em qualquer picape.
Na questão do freio, como ele não possui ABS se pisar com força ele trava, e a picape vai jogar para o lado da roda que travou primeiro, isso somado ao fato dos pneus não estarem muito bons, acontece ainda mais cedo.
Já a questão de destracionar, o diferencial vai mandar o torque para a roda que estiver sofrendo menor atrito.
Manda fazer a geometria, para desencargo de conciência. Mas para mehorar mesmo só trocando os "carecas" por novos kichutes.
É a sua primeira picape?

murilloaquino
24/10/2008, 12:38
A aderencia em chuvas e com pneus ruins, concerteza é beeem menor.. Agora outra coisa que vc pode verificar são os freios traseiros. Na l-200 deve ter uma valvula equalizadora de frenagem, que faz o papel de liberar mais pressao para os traseiros quando o carro está carregado. Pode acontecer de problemas nessa valvula, e com isso liberar muito freio quando não deveria...
De resto, tem q olhar os elementos q ``movimentam``, como os cubos, rolamentos, e principalmente o sistema de freios...

Washington Braga
24/10/2008, 14:11
Washington,
Já lhe adianto que estes fatos são comuns em qualquer picape.
Na questão do freio, como ele não possui ABS se pisar com força ele trava, e a picape vai jogar para o lado da roda que travou primeiro, isso somado ao fato dos pneus não estarem muito bons, acontece ainda mais cedo.
Já a questão de destracionar, o diferencial vai mandar o torque para a roda que estiver sofrendo menor atrito.
Manda fazer a geometria, para desencargo de conciência. Mas para mehorar mesmo só trocando os "carecas" por novos kichutes.
É a sua primeira picape?

Antes de tudo, valeu pela orientação. Sim, já tive uma outra picape (D-10 da GM), excelente estabilidade! Nunca deu esse tipo de problema.
Mas, voce tem razão quanto aos pneus; já estou para trocá-los. E vou fazer a geometria, mas aqui no Rio é muito complicado. A maioria das oficinas (mesmo as concessionárias) daqui não são confiáveis e acabam "inventando" outros defeitos no caro. Se souber de alguma confiável, agradeço a dica.

DieselPower
24/10/2008, 14:45
Washington,
Infelizmente não posso lhe indicar nenhuma oficina aí no Rio, para falar a verdade, nunca siquer pisei no Rio...
Mas outros colegas com certeza ajudarão.
Quanto a estabilidade, você está "montado" na picape com melhor estabilidade do mercado. Da uma geral na suspensão, lembrando que a da L200 deve ser firme, pouquíssima oscilação em buracos e depressões.
Mas os problemas que você passou não são de estabilidade, e sim de falta de "grip" com o solo. Primeiramente troque os pneus, realmente acredito que o problema é com eles.
Abraço.

Fernandes Kappes
24/10/2008, 17:49
Quando você trocar os pneus sentirá uma enorme diferença, quando troquei meu uno em uma s10 com pneus carecas cheguei a me arrepender, qualquer freiada tendia a ir pro barranco, deslizava uns 50 mts mesmo sem pro força no freio, quando troquei os pneus mudou da água pro vinho. Sds

Pequeno jr
24/10/2008, 21:32
Washiton .. pelo que você mesmo posta seu carro tem é problema de geometria. 1cm na diferença entre rodas dá uma senhora diferença ao guiar e frear. As vezes o carro da até uma tendencia que vai rodar um cavalo de pau sozinho.

Com certeza vc terá que fazer caster, camber, alinhamento e algumas outras coisas para resolver o problema. Ela bateu ou tem marca de batidas de frente? Se sim, pode ter afetado a longarina e assim você terá que fazer um trabalho em alguma oficina que tenha o conhecimento no Black Shaw.

É bom você fazer logo uma revisão completa de suspensão e ver se tbm vale a pena logo trocar esses pneus. Lembre-se, segurança em primeiro lugar.

Walter L. L. Casitta
24/10/2008, 22:34
Se a picape não tem ABS, as rodas dianteiras podem travar mas se isso acontecer com as traseira a picape roda mesmo. Verifica o freio traseiro, principalmente a válvula equalizadora ou se existir a regulagem da valvula sensível a carga...

lealrenato
24/10/2008, 22:35
Antes de tudo, valeu pela orientação. Sim, já tive uma outra picape (D-10 da GM), excelente estabilidade! Nunca deu esse tipo de problema.
Mas, voce tem razão quanto aos pneus; já estou para trocá-los. E vou fazer a geometria, mas aqui no Rio é muito complicado. A maioria das oficinas (mesmo as concessionárias) daqui não são confiáveis e acabam "inventando" outros defeitos no caro. Se souber de alguma confiável, agradeço a dica.

washington

moro no rio, na tijuca, e levo minha pkp, na tziu auto center, em niteroi.
<LI id=ctl00_ctl00_cphConteudo_cphConteudo_lblEndereco>Av Rui Barbosa, 415 lj, São Francisco <LI id=ctl00_ctl00_cphConteudo_cphConteudo_lblCidade>Niterói, RJ Tziu Auto Peças (http://tziu-auto-pecas.br.telelistas.net/vct/automoveis-pecas-servicos/niteroi/87619882.htm)
(21) 2710-2194 procure o andre, pessoa seria e honesta demais

quem faz alinhamento, balanceamento e rodizio do meu carro é ele.

ando 40 km, so pra isso.

se desejar, pode citar meu nome e carro que ele provavelmente lembrara.

se precisar de peça, vc mesmo pode comprar na natsu ou onde vc achar melhor.

[ ]'s

LEONARDORAZO
25/10/2008, 14:06
Washington, vou dar a minha sugestão de onde vc poderá fazer tb a verificação da geometria da sua viatura.... Shimmi stop (são cristóvão) tel:3890-1041. Essa oficina é tradicionalíssima em alinhamento e especializada em veiculos grandes e of road ha 30 anos. Só levo minha viatura lá, e sempre resolveram meu problema. Mas lembre se que vc deve estar com a suspenção e pneus 100 % senão nunca vai conseguir acertar ela...
um grande abraço