PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação

Matheus Couto
23/10/2008, 20:22
Pessoal,

Troquei meu cj-5 num samurai 97 e agora tô ajeitando o 'bichano' pra deixá-lo confiável. Consegui os manuais graças ao amigo Érico Carvalho de 3 Corações-MG e tô pesquisando preço de peças com o pessoal da suzukar. :D

Tenho procurado na net sobre o esquema de lubrificação do carro mas não encontrei muita coisa, só algumas informações desencontradas. Alguém teria algo tipo ? Como é feita a lubrificação dos munhões ? Não encontrei pontos de lubrificação e tô meio perdido ...

Desde já agradeço a atenção de vocês. Abraço a todos

Cacá
23/10/2008, 20:39
Salve matheus, bem-vindo ao Fórum.

Também tenho um CJ e comprei um samuca... na hora eu parti pra cima dos pontos de lubrificação. hehehehehe, mania de willys. Mas o Samurai so tem bico de graxa nas cruzetas do cardã. Estranho, mas é isso mesmo.
veja aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47358)

Alguns pontos que eu verifiquei assim que comprei o carro:

> óleo dos diferenciais
> óleo da transmissão
> óleo do motor e filtro óleo/ar/comb
> engraxamento dos munhões e caixa de direção (ambos têm que abrir pra ver, melhor um meca pra fazer o serviço)

Além disso, é bão tamém:

> verificar a correia dentada
> verificar a correia do alternador
> verificar os cabos de vela (do chevette abotoa) - faz o teste do escuro 8-)
> verificar as velas (NGK BP5ES)
> verificar as mangueiras do radiador se não estão ressecadas

PS: no samurai não precisa levar mamadeira de gasolina :dance:

Abração e aproveite o Fórum :concordo:

Matheus Couto
23/10/2008, 20:51
Fala Cacá :-D

Cara, só sinto falta do barulho do motor ... rs O samuca é silencioso demais e tô tentando me acostumar com um jipe que não exala gasolina pra tudo q é lado e que não pula feito cabrito. :mrgreen:

Valeu pelas dicas aí! Tô encomendando filtros/correias e vou trocar os óleos também ...

Abração e valeu pela resposta !

Cacá
23/10/2008, 20:54
Fala Cacá :-D

Cara, só sinto falta do barulho do motor ... rs O samuca é silencioso demais e tô tentando me acostumar com um jipe que não exala gasolina pra tudo q é lado e que não pula feito cabrito. :mrgreen:

Valeu pelas dicas aí! Tô encomendando filtros/correias e vou trocar os óleos também ...

Abração e valeu pela resposta !

É uma questão de acostumar com o carro, cara. O samuca é outra concepção de carro. Mas é uma maquininha bem valente. Vamos falando, qq dúvida estamos aí :concordo:

Abração,

Matheus Couto
26/10/2008, 05:54
Cara, tava vendo as fotos do seu samuca num post passado, quando vc ainda tava pesquisando o carro. Acho que nem os samurais de fábrica vinham novos como o seu ... :lol: heheh Tá de parabéns ae :mrgreen:

Abração

gtavalanche
29/10/2008, 15:13
Prezados, fui trocar o oleo do meu tracker na concessionária GM em Brasília, primeira troca com 5.000KM, deixei o carro e fui dar umas pernadas, quando voltei tinham colocado 5 litros de ac delco 15W40 e 500ml de um aditivo para óleo da marca FIN. Primeira coisa que falei, QUEM AUTORIZOU COLOCAR ESTA MERDA NO MEU MOTOR!!! PODE BAIXAR TUDO E COLOCAR SOMENTE O ÓLEO!!! Daí vem o chefe da oficina, com o maior papo de aranha tentando me convencer dos benefícios do aditivo, o cara me fala fala fala e diz que eu não vou precisar pagar pelo aditivo.
Tudo bem.

Alguém tem alguma opinião sobre o uso de aditivos do tipo "militec" num motor com novo com apenas 5K?

Cacá
29/10/2008, 15:19
Prezados, fui trocar o oleo do meu tracker na concessionária GM em Brasília, primeira troca com 5.000KM, deixei o carro e fui dar umas pernadas, quando voltei tinham colocado 5 litros de ac delco 15W40 e 500ml de um aditivo para óleo da marca FIN. Primeira coisa que falei, QUEM AUTORIZOU COLOCAR ESTA MERDA NO MEU MOTOR!!! PODE BAIXAR TUDO E COLOCAR SOMENTE O ÓLEO!!! Daí vem o chefe da oficina, com o maior papo de aranha tentando me convencer dos benefícios do aditivo, o cara me fala fala fala e diz que eu não vou precisar pagar pelo aditivo.
Tudo bem.

Alguém tem alguma opinião sobre o uso de aditivos do tipo "militec" num motor com novo com apenas 5K?

Esfrega o manual do carro na cara do caboclo, liga pro SAC da GM, abre uma queixa no Procon por venda casada e se não resolver apela pro JEPEC. Ou simplesmente, pára no proximo posto, troca o óleo de novo e esquece a consessionária.

:concordo:

Cacá
29/10/2008, 15:39
Cara, tava vendo as fotos do seu samuca num post passado, quando vc ainda tava pesquisando o carro. Acho que nem os samurais de fábrica vinham novos como o seu ... :lol: heheh Tá de parabéns ae :mrgreen:

Abração

Opa Matheus, agora que vi sua msg. Valeu man, o carrinho realmente tá zeradão :concordo: