Ver Versão Completa : Amortecedores
Pessoal,
Em algum ponto da Estrada Real que fiz esse finds um dos meus amortecedores foi para o saco, primeiro explodiu, fazendo vazar oleo pra todo lado, e depois acabou entortando na base de fixação. O problema é que ele é especial para a suspesão de 5" a mais que tenho na Hilux, então não vou encontrar um por aqui para substitui-lo, e tb não posso esperar toda demora da importação via Wallace / Askby para arrumar um outro por la. A solução que estou pendendo mais é de mandar fazer um la no Rogerio Amortecedores, que inclusive fez um trabalho bem legal com os originais da Hilux antes de eu colocar o kit.
As perguntas são: posso só colocar um dos amortecedores do Rogério e manter o outro lado com o da Superlift? Ou vou precisar mandar fazer mais dois para que fique igual? Devo pedir para eles fazerem amortecedores bem duros ou macios, considerando o uso mixto da Hilux? Qual é a chance de colocar dois de cada lado? Neste caso eles devem ser iguais ou mais moles que os originais? Alguém tem alguma outra sugestão? E aqueles mecânicos???????
( )s com a Cabra pulando mais que nunca
Amortecedores tem que ser trocados aos pares.
O par é o do mesmo eixo.
Nando,
Amortecedores sãp componentes cujo receita demanda uma solução de compromisso. Se você quer um carro estável, vai ter que ter um super duro. Se quer conforto, vai ter que ser macio. Por isso que o ideal são amortecedores reguláveis. E nem tamos falando de curso de suspensão, ainda. Vamos abreviar. Eu sugiro a você:
1) Amortecedores se trocam aos pares. Infelizmente vc vai ter que aguardar.
2) Se não der, pergunte ao Rogério se ele tem dinamômetro (sim, isto existe) para medição do am que sobrou. Veja se ele pode fazer um semelhante. Penso que ele não terá interesse comercial. Vai querer vender um par. Mas não custa tentá, né? Na SW4 os amortecedores são diferentes na esq e na dir (a minha tem susp. por feixe). E um trabalha virado prá frente e outro prá trás. Não sei como é na CD. Prá você colocar 4 am´s, vai ter que modificar a bandeja de fixação.
3) Se não der certa a solução 2, veja se consegue comprar um usado, até chegar um par novo. Fica meio capenga, mas andando com cuidado, e sem pegar uma p#$%a pauleira, você não deverá ter problemas. Se o problema fosse na suspensão dianteira seria bem mais delicado.
4) Lembre-se que tá cheinho de carros andando por aí com os am´s completamente fú :D , sem atuação nenhuma. E neguinho num tá nem ligando. Então, na pior hipótese, se vc tiver cuidado, dá prá esperar por um par novinho, enquanto usa a sua Hilux sem am.
5) Se você for fazer am´s, lembre-se que não tem fabricante pequeno que faça de verdade. Eles pegam um usado, ou novo e retrabalham. E vai ter que respeitar a solução de compromisso que eu falei no início. Pretendo colocar 04 na Toya, mas originais, 02 pares idênticos aos que lá estão. Não vai ficar tão duro assim, não. E tenho certeza que em "costelinhas" o eixo trazeiro vai parar de pular.
[]´s
É Wallace, parece que o preju vai ter que ser u pouco maior que eu esperava.
Luca, valeu pelas dicas, esqueci de dizer que realmente o problema foi no dianteiro, então fica bem mais complicado, poderia até tentar de ranger, mas sei la, pra comprar, ver se fica bem eu prefiro gastar 140 paus pra refazer esses, e ainda da pra ficarem mais duros do que estão atualmente.
Quanto aos da OMP, achei beeem caro 350 paus o par mais mão de obra, que fica algo entorno de 600 paus total, e ainda tem que ficar 5 dias úteis la na fabrica em Sto. André. Acho que o negócio vai ser no Rogério mesmo.
Se alguém tiver mais ideias...
( )s
Fernando,
Dá um bom na mão dele e tenta achar 2 normais no mercado (pede para ele fazer isso) e manda ele retrabalhar para ficarem iguais ou um pouquinho mais duros que esse bom que tem (do outro lado por exemplo)
Daí vc tira os 2 (um estourado e o outro bom) que pertencem ao Kit e coloca os 2 feitos por ele....
aí vc tem como pegar esse estourado e mandar para o fabricante sem problema de tempo.....
Ou então vc tenta achar algo no mercado que tenha as mesmas medidas (acho difícil, mas vale tentar) e trocar os dois (desencana da pressão deles) enquanto vc manda o outro para o fabricante (Garantia)
Agora o mais importante disso é entender o porque que ele estourou...
Foi mesmo um defeito de fabricação ou tem alguma coisa na suspensão que esta "forçando" ele?
Abraços
Salve Regis,
Cara, dei uma bela olhada na suspersão e não consegui notar nenhum problema, mas do jeito que ele entortou devia ja estar meio travado quando foi exposto a uma buraqueira danada na serra de Cunha para Paraty. Pra dizer a verdade achei esses amortecedores bem ruinzinhos, os que tinha feito no Rogério quando a hilux estava com as barras no talo e com laminas a mais nos feixes ficou melhor que esses da Superlift. Daqui a pouco estou indo la no Rogério buscar os novos, e foi o que vc disse que acabei fazendo, deixei um bom la e pedi para fazerem dois um pouquinho maiores e mais duros, e vamos ver se resolve... uma coisa boa é que la eles devolvem o dinheiro se vc não estiver satisfeito em um prazo de 30 dias, então se não ficar legal...
( )s
Nando,
Por acaso tem o telefone e endereço desse Rogério?
Tô precisando de um amortecedores especiais para o Samuca!!!
Se preferir, manda por MP.
[]'s
Salve Regis,
Cara, dei uma bela olhada na suspersão e não consegui notar nenhum problema, mas do jeito que ele entortou devia ja estar meio travado quando foi exposto a uma buraqueira danada na serra de Cunha para Paraty. Pra dizer a verdade achei esses amortecedores bem ruinzinhos, os que tinha feito no Rogério quando a hilux estava com as barras no talo e com laminas a mais nos feixes ficou melhor que esses da Superlift. Daqui a pouco estou indo la no Rogério buscar os novos, e foi o que vc disse que acabei fazendo, deixei um bom la e pedi para fazerem dois um pouquinho maiores e mais duros, e vamos ver se resolve... uma coisa boa é que la eles devolvem o dinheiro se vc não estiver satisfeito em um prazo de 30 dias, então se não ficar legal...
( )s
Beleza....
Só da uma passada no Bill e sobe na rampa pra ter certeza que eles não tão com nenhuma restrição.
Abraços