Conectar

Ver Versão Completa : Por que o motor MWM 226 é ruim ???

onduty
23/10/2008, 07:44
Eai galera, eu estou aqui com um pequeno problema, quer dizer o problema é de um colega meu.:eek:

Ele está querendo comprar um F-4000 com motor MWM 226, só q tem gente q fala q esse motor é muito fraco e mais coisas q nem sei . kkk

Então se alguem puder me explicar o pq disso , e se alguem conseguir o milagre de encontrar as especificações desse motor MWM 226 ( torque, potencia e esses tipos de coisa ) , estarei muito grato.

Sei q esse não é a sessão certa, mas não encontrei nenhum lugar q se encaixa.:oops:

Valeu

Edintruder
23/10/2008, 11:26
O motor tem muito torque e durabilidade excelente, mas é fraco de desempenho. Bota um turbo, ajusta a bomba e coloca um diferencial mais longo que fica muito bom.

Elmer_Jeep
23/10/2008, 12:48
Sempre "fazemos" o D226 aqui e não vejo o povo reclamar, são F4000 surrados e que carregam bastante carga.

Um amigo meu tem um 226 turbinado em uma F1000, segundo ele, só alegria.

As especificações são muito semelhantes às do D229.

[]'s

onduty
23/10/2008, 14:34
as peças do 226 é facil de se encontrar no mercado ou alem de ser um motor fora de linha existe uma dificuldade? meu colega quer comprar uma F 4000 1979 com cambio 4 marchas.

Elmer_Jeep
23/10/2008, 16:17
São fáceis de encontrar, as bronzinas, buchas, válvulas, bomba de óleo e bomba dágua são as mesmas utilizadas no 229,

Camisas, pistões, anéis e jogo de juntas são exclusivos mas continuam sendo fabricados e comercializados.

[]'s

shimomoto
24/10/2008, 03:19
São fáceis de encontrar, as bronzinas, buchas, válvulas, bomba de óleo e bomba dágua são as mesmas utilizadas no 229,

Camisas, pistões, anéis e jogo de juntas são exclusivos mas continuam sendo fabricados e comercializados.

[]'s

Elmer;

Apenas confirme ou não uma informação que tenho e se estiver errado me explique (sei que mexe com motores).

Sei que as camisas do 229 são umidas e removiveis até que de maneira facil (uma prensa acho que tira, correto?). E a colocação mais simples ainda (na mão - ela entra certinho, certo?)

As camisas do 226 não são do tipo "secas" e a remoção delas só por meio de corte? E sua colocação não tem que ser prensada?

Outra coisa, o MWM 222 daqueles antigos Valmet 60ID como são? Camisas umidas (tipo 229) ou não? O kit dele é similar ao 226?

Abs!!!

Elmer_Jeep
24/10/2008, 11:23
Elmer;

Apenas confirme ou não uma informação que tenho e se estiver errado me explique (sei que mexe com motores).

Sei que as camisas do 229 são umidas e removiveis até que de maneira facil (uma prensa acho que tira, correto?). E a colocação mais simples ainda (na mão - ela entra certinho, certo?)
Certo.

As camisas do 226 não são do tipo "secas" e a remoção delas só por meio de corte? E sua colocação não tem que ser prensada?
Geralmente são removidas na prensa, assim como na linha Perkins, Sprint, por exemplo. Mas já vi alguns casos que são cortadas tb.
Pra colocar camisas novas (do tipo seca) tem que conferir o diâmetro do alojamento(interior do bloco) pra saber se a camisa vai entrar com a interferência de aperto correta, após a prensagem as camisas são usinadas e finalmente brunidas pra ficar com o diametro e acabamento correto.

Outra coisa, o MWM 222 daqueles antigos Valmet 60ID como são? Camisas umidas (tipo 229) ou não? O kit dele é similar ao 226?

Abs!!!
222 eu não conheço(não é do meu tempo) mas posso pesquisar num catálogo pra certificar, o mais antigo que já vi dessa família mwm foi um V8 e os D225 :lol:

[]'s

shimomoto
24/10/2008, 12:18
Certo.

Geralmente são removidas na prensa, assim como na linha Perkins, Sprint, por exemplo. Mas já vi alguns casos que são cortadas tb.
Pra colocar camisas novas (do tipo seca) tem que conferir o diâmetro do alojamento(interior do bloco) pra saber se a camisa vai entrar com a interferência de aperto correta, após a prensagem as camisas são usinadas e finalmente brunidas pra ficar com o diametro e acabamento correto.

222 eu não conheço(não é do meu tempo) mas posso pesquisar num catálogo pra certificar, o mais antigo que já vi dessa família mwm foi um V8 e os D225 :lol:

[]'s

Elmer;

Aqui onde moro (é uma região de café), é até um pouco comum Valmet´s 60ID com esse motor (222). Tem também o 80ID que o pessoal chama por aqui (não sei porque) de "Getulião". Uma coisa que me chamou a atenção nesses motores são que eles não tem selos no bloco, que por sinal é bastante gordo e só afunila na altura do cabeçote.

Valeu pelas explicações!!!!

Abs!!!

edwint
12/12/2008, 07:47
o que me disem do d225?

Elmer_Jeep
13/12/2008, 10:27
O mesmo à respeito do 226 e 229, algumas peças intercambiáveis, encontra-se tudo no mercado inclusive produzidos pela propria MWM.

[]'s

onduty
19/04/2009, 12:43
tenho uma duvida sobre o motor mwm 226 que equipa os f 4000 mais velhos. teve um mecanico que me falou que esse motor queima junta de cabeçote constantemente. ISSO É VERDADE OU NÃO? se for, me expliquem o porque.

dalmolin
19/04/2009, 15:04
nos tinhamos uma F1000 1992 com esse motor , nunca incomodou nada , nao andava nada :-D , mas tbm nao desgastava nada ....

eh bom motor , e faz uns 30 km/l :pipoca:

DiEgOsEiChIrLz
19/04/2009, 15:09
nos tinhamos uma F1000 1992 com esse motor , nunca incomodou nada , nao andava nada :-D , mas tbm nao desgastava nada ....

eh bom motor , e faz uns 30 km/l :pipoca:

f1000 89 pra frente é mwm 229 e de 95 pra frente é mwm serie 10.

aqui em casa ja passou duas f-1000, uma 86 cs caçamba de madeira e uma 89 cd deserter e eu n lembro da primeira apresentar esse problema.

passou tbm um trator valmet(sitio) com motor 226 e nada com ele tbm.

T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 16:21
Onduty, cuide bem do sistema de refrigerção (arrefecimento), troque a cada 10 mil Km a água e fluido adequado, verifique diariamente, depois de algum tempo de funcionamento, a temperatura do motor. Não superaquecendo, esses motores não dão problemas.
Att
Tio Balú

onduty
19/04/2009, 16:28
E a bomba injetora desse motor (CAV) ela é lubrificada pelo motor, ou separada igual a bomba injetora bosch do motor 229 ?

Dizendo o mecanico q não precisa colocar oleo em nada pois o proprio motor faz esse serviço.

T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 16:46
É uma BI CAV(inglaterra)-BOSCH rotativa que equipa os motores Volvo, VW, Iveco, outros é lubrificada pelo próprio diesel.
Att
Tio Balú

chassisforce.com.br
19/04/2009, 16:49
sim da problema de junta ?
mais e problema de cabeçote ou bloco que empena bem na parte dos cabeçotes ,tem uma junta que e mais cara e dura , faser os cabeçotes plainar o bloco.bom retificar o motor ele fica zero de novo .quando chega nesse estado e que o motor ja nao esta bom.

dalmolin
19/04/2009, 17:52
f1000 89 pra frente é mwm 229 e de 95 pra frente é mwm serie 10.

ehh pode ser , na epoca da F1000 , eu era "di menor" ainda num lembro bem o motor da bixa .... achava qe era mais fraco qe o 229 , prqe oia qe batia uma marcha aquela F1000 em subida , tercerona e segundona direto :dance: , mas o ronco era bunito 8-)

Walter L. L. Casitta
19/04/2009, 19:20
tenho uma duvida sobre o motor mwm 226 que equipa os f 4000 mais velhos. teve um mecanico que me falou que esse motor queima junta de cabeçote constantemente. ISSO É VERDADE OU NÃO? se for, me expliquem o porque.

Normalmente o mecânico que fala um coisa dessas não consegue consertar esse tipo de motor. Ta dando a dica para você procurar outro...

T.T. Rex - Tio Balú
19/04/2009, 19:44
Boa noite Onduty. Esse motor tem intercooler ?
Att
Tio Balú

onduty
20/04/2009, 18:36
Rapaz, que eu saiba não...

Sobre o motor, deve ser q o pessoal usa muito e acaba ficando velho como o amigo falou ali em cima.

Valeu a todos q deram a força.

Elmer_Jeep
21/04/2009, 11:51
Normalmente o mecânico que fala um coisa dessas não consegue consertar esse tipo de motor. Ta dando a dica para você procurar outro...

Com certeza, troque de mecânico.

Já reformei vários 226 aqui e não vejo isso como problema cronico. Pode acontecer com qualquer motor, vai depender do uso e da manutenção(ou falta dela) :putz:

[]'s

DiEgOsEiChIrLz
21/04/2009, 15:48
diz a lenda q si as juntas de cabeçote n forem originais e sim paralelas, a chance delas queimarem é mt maior.

T.T. Rex - Tio Balú
21/04/2009, 17:14
Assim como existem peças e PEÇAS, existem juntas e JUNTAS. Qualidade é o que importa, principalmente nas peças, de pouco valor, que podem causar um enorme prejuízo, nas de maior valor, se quebrarem.

Tio Eddie
21/04/2009, 21:17
Um breve relato...

Antes de fazer o motor da Milona, tinha anel quebrado, um pouco de queima de óleo os 4 cabeçotes do 229TD tricados até a sede de válvula mas as juntas perfeitas!

Fiz o motor, troquei os 4 kits e os 4 cabeçotes. Todas as peças originais da MWM internacional, bomba injetora e bicos regulados na bancada e após uns 70 mil Km, com todos os reapertos e afins começou a vazar água pelo cabeçote, primeiro por um, depois mais um... Resumindo, 4 juntas de cabeçote ORIGINAIS queimadas...

As juntas foram trocadas e nunca mais nenhum tipo de problema, inclusive a troca não me custou nada pois o distribuidor MWM internacional da região achou estranho e recolheu as juntas danificadas....

No mais, nenhum relato de amigos ou na oficina de queima regular de juntas do 229.

Abraços

Eddie

Elmer_Jeep
22/04/2009, 11:18
Um breve relato...

Antes de fazer o motor da Milona, tinha anel quebrado, um pouco de queima de óleo os 4 cabeçotes do 229TD tricados até a sede de válvula mas as juntas perfeitas!

Fiz o motor, troquei os 4 kits e os 4 cabeçotes. Todas as peças originais da MWM internacional, bomba injetora e bicos regulados na bancada e após uns 70 mil Km, com todos os reapertos e afins começou a vazar água pelo cabeçote, primeiro por um, depois mais um... Resumindo, 4 juntas de cabeçote ORIGINAIS queimadas...

As juntas foram trocadas e nunca mais nenhum tipo de problema, inclusive a troca não me custou nada pois o distribuidor MWM internacional da região achou estranho e recolheu as juntas danificadas....

No mais, nenhum relato de amigos ou na oficina de queima regular de juntas do 229.

Abraços

Eddie

Ótimo relato, aqui já vi 229 queimar junta original e o cabeçote estava plainado, bloco plainado, projeção da camisa ok, parafusos do cabeçote novos e queimava junta.

Nesse caso eu fiquei sem argumentos quanto a questão das marcas pois testei de vários fabricantes nesse motor e a que mais durou foi a que eu menos recomendo...

mistério :pensativo:

Tio Eddie
22/04/2009, 11:47
Vai entender essas coisas....:pensativo:

Abraços

MAGAIVER75
03/08/2009, 00:26
Ola amigos, este motor esta com problemas de lubrificaçao nos balancinhos, apenas o primeiro cilindro esta sendo lubrificado e os demais nao sobe o oleo, retentemente as camisas no bloco foi substituida, pois estava queimando as juntas do cabeçote, e as galerias dos tuchos foram passadas para std e recebeu tuchos novos, a bomba de oleo foi substituida, se alguem tiver alguma dica sera bem vinda.
rony.card@yahoo.com.br

Elmer_Jeep
03/08/2009, 10:54
Magaiver,

Será que o embuchamento das galerias dos tuchos foi feito corretamente ? Pode ter faltado algum detalhe ali que está comprometendo a lubrificação correta.

Outra coisa que sempre faço aqui é remover o tampão do duto de lubrificação, fica abaixo do eixo comando de válvulas na frente e atras do bloco, retirando esse tampão fica fácil pra fazer a limpeza do duto principal que distribui o óleo para comando e tuchos.

Lamento informar mas vai ter que desmontar o motor pra conferir esses detalhes.

O Shimomoto e o Edin devem ter alguma dica a mais.

[]'s

Edintruder
03/08/2009, 13:25
Xiii...
Realmente nesse caso é retirar o motor, abrir e revisar todo o serviço. O detalhe do sistema de lubrificação e que se houver uma perda de pressão em determinado ponto, dali pra frente o sistema de lubrificação inteiro fica comprometido, pois a distribuição correta do lubrificante é feita através da pressão. Com esse "detalhe" não deves ne religar mais o motor, pois numa dessas até a lubrificação do virabrequim está comprometida e se colocar carga nesse motor poderá agarrar tudo.