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Ver Versão Completa : Injeção Eletrônica Programável - Pandoo - injete seu jeep!



rubensx
22/10/2008, 22:22
Pessoal

Vamos lá, meu amigo Fabião da pandoo estava meio tímido de anunciar aqui e sabe que a galera tem duvida pra caramba, bom, eu resolvi intermediar, não estou ganhando absolutamente nada, mas é pra "endosar" o produto e porque acredito que vai melhorar bem a qualidade das viaturas aqui e facilitar umas vidas.

Injeção eletrônica programável Pandoo EFI-4 (http://www.pandoo.com.br/InjecaoEletronica.asp):

- Para que serve?
R: Sim para vc injetar qualquer motor que pode administrar de 4 a 12 bicos (ou seja podendo colocar até 12 bicos num V6 como suplementares ou alimentar um V8). Também pode ao invés de remapear sua injeção que era de outro veiculo ter como regular dentro do carro sem ajuda de computador nem nada em tempo real, na trilha onde for!

- Quer dizer que posso injetar aquele meu motor V8tão, um opala 4cc ou 6 caneco, ou mesmo aquele motor de ranger V6 sem injeção?
R: Sim, vc injeta absolutamente qualquer motor com a vantagem de poder programar até 3 configurações diferentes protegidas por senha (o carro não troca de perfil nem liga se não digitar a senha, melhor quer alarme). Ajustes finos e pode ainda ter configurações de economia, desempenho ou simplesmente limitar giro pra aquele manobrista chato que sai rasgando com teu carro!

- Somente o modulo resolve meu problema?
R: Depende, seu motor precisa de bicos, coletor etc etc, logo nào é só o modulo ma sé uns 70% a 80% do que vc precisa


Mais especificações:



Melhor aproveitamento do combustível;
Maior segurança para a parte mecânica;
Limitador de rotação por corte de ignição;
Limitador de pressão por corte de ignição;
Limitador de temperatura com limitador de rotação especial;
Alimentação ajustável para qualquer faixa de trabalho;
Ajustes especiais que auxiliam na partida do motor frio e quente;
Possibilidade de mapeamento detalhado do ponto de ignição;
Correções automatizadas programáveis de quantidade de combustível e ponto de ignição;
Monitoramento completo de todos os sensores e atuadores da injeção;
Todas as alterações executadas nos mapas são aplicadas instantaneamente em tempo real;
Memorização dos valores mínimos e máximos de diversos sensores;
Diversas saídas auxiliares;
Segurança para o piloto em caso de acidente com o desligamento automático da bomba;
Armazenamento de até 3 ajustes completos e distintos possibilitando dar nomes;
E ainda existe a possibilidade de expansões futuras




Bom vou tentar responder tudo o que sei e o que não souber eu pergunto pro pessoal da pandoo e coloco aqui. Vale a pena conhecer o brinquedo ;-)

VALORES:

R$1.280.00

Lembrando que dependendo da quantidade ou se comprado em grupo esse valor pode ser mexido.

contatos:

rubensx@superig.com.br

11-7232-9846

Frete por conta do comprador e posso enviar para qualquer lugar do Brasil, produto NOVO e com GARANTIA de fábrica!

Elmer_Jeep
23/10/2008, 11:20
Rubens, sabe me dizer se a empresa promove algum treinamento à distância ou na própria fábrica ?

Tenho um amigo que começou à mexer com injeção eletronica apenas por hobby, instalou um AP injetado num fusca, gostou da brincadeira e pretende se especializar no ramo.

[]'s

rubensx
23/10/2008, 11:34
Bom como acho que o pessoal num entendeu bem ai vão fotos e mais explicações:

Resolvi colocar valores completos de adaptação, vem tudo o que precisa pra injeção menos a bomba de combustivel, é plug n play!

Kit completo para motor GM-151 opala 4cc:

vem nele:
-coletor (precisa enviar o seu pra modificar)
-4 bicos
-sensores
-flauta
-pandoo
-indutive

R$2.500,00

Kit completo para motor GM-250 opala 6cc:

vem nele:
-coletor (precisa enviar o seu pra modificar)
-6 bicos
-sensores
-flauta
-pandoo
-indutive

R$2.850,00

Kit completo para motor V8 (qualquer um):

vem nele:
-coletor (precisa enviar o seu pra modificar)
-8 bicos
-sensores
-flauta
-pandoo
-indutive

Se vc for utilizar o distribuidor da MSD a pandoo le ele direto

R$3.500,00


Outros motores consultar!!

o BF-161 está de fora por enquanto por causa do coletor no bloco mas estamos criando uma solução

Se vc contabilizar, o valor de 2500 reais sai mais barato que readaptar cambio, chassis, documentos e tudo mais num motor mais novo

Bom é isso ai, vmaos mandar os carburadores pro museu!

rubensx
23/10/2008, 11:38
Rubens, sabe me dizer se a empresa promove algum treinamento à distância ou na própria fábrica ?

Tenho um amigo que começou à mexer com injeção eletronica apenas por hobby, instalou um AP injetado num fusca, gostou da brincadeira e pretende se especializar no ramo.

[]'s

Fala Elmer!!!

Cara, segundo o Fabio, existe apenas cursos auqi em sampa nas oficinas (posso colocar aqui quando houver algum curso com antecedencia), mas aind anào há apostilas ou curso a distância infelizmente, apesar que pelo manual da pandoo e o mapa que tenho aqui (basico pela potencia) dá pra acertar bem façil esse tipo de injeção, agora se for injeção de fábrica o cara precisa de um curso mais complexo que é mais complicado

Bom de toda forma coloco auqi os cursos logo mais

dá uma olhada que os caras estão fazendo kits completos agora! melhorou pra kct e me prometeram o kit pra BF-161

:-D

Lucas Nassif
23/10/2008, 18:38
Rubens, surgiu uma dúvida: o que foi feito para o distribuidor do motor GM151 ter ido para a parte de trás?

Abrs.

Mourão GP
23/10/2008, 22:06
P/ um AP 2.0 carburado é necess´rio o que? Qual o custo? Valeu.

marcosmoscz
23/10/2008, 23:01
Rubens, surgiu uma dúvida: o que foi feito para o distribuidor do motor GM151 ter ido para a parte de trás?

Abrs.

O que da para entender é que sai o distribuidor e entra o pandoo, que gera as faiscas para as velas! Acho que é isso! Se tiver errado o rubensx vai me corrigir!

leogc
24/10/2008, 09:26
perguntinha básica,

nesses kits (principalmente o GM 151, que é o que mais me interessa), qual a TBI usada e os bicos? as peças são todas novas ou usadas?

abs

rubensx
24/10/2008, 11:01
Rubens, surgiu uma dúvida: o que foi feito para o distribuidor do motor GM151 ter ido para a parte de trás?

Abrs.

calma calmaaaa

eheheh esse motor está com um upgrade que nÀoe stá no kit que é a eliminação do distribuidor uma centralina ainda em testes, por enquanto desconsiderem, tem o DIS que faz isso e tb usa roda fonica (qu não serve pra gente que joga tudo na lama) por enquanto vem o conversor de indutivo pra hal com a pandoo vc mantém o distribuidor e coloca só o conversor ;-)

esse motor está num opala de testes da pandoo ;-) algumas coisas nÀo são muito usuais na lama como por exemplo cromados mil ;-)

rubensx
24/10/2008, 11:02
perguntinha básica,

nesses kits (principalmente o GM 151, que é o que mais me interessa), qual a TBI usada e os bicos? as peças são todas novas ou usadas?

abs

Leo

as peças são todas novas com garantia e tudo mais, a fabricaçãod a TBI é propria, ams o coletor precisamos que vc envie o seu para modificar ele!

verm tudo, bicos pandoo, TBI, etc etc etc

rubensx
24/10/2008, 11:03
P/ um AP 2.0 carburado é necess´rio o que? Qual o custo? Valeu.

opa fala glauco

olha dá sim precisa apenas do coletor com bicos pro AP o valor muda pois já existem coletores etc, mas se quiser modificar o seu dá tb posso cotar o valor do kit pro AP

abraços

Marcos ET
24/10/2008, 12:05
Rubens e ALL,

Para o motor GM151, alguem aih já tentou colocar o COLETOR DO OMEGA com i.e.? vou procurar aqui uma foto do coletor... ao que parece, é plug'n play no motor do Opala e já vem com borboleta, TBI, Flauta, etc... etc... etc... quem sabe isso daih nao baixa o custo do kit?

Elmer_Jeep
24/10/2008, 12:34
Rubens e ALL,

Para o motor GM151, alguem aih já tentou colocar o COLETOR DO OMEGA com i.e.? vou procurar aqui uma foto do coletor... ao que parece, é plug'n play no motor do Opala e já vem com borboleta, TBI, Flauta, etc... etc... etc... quem sabe isso daih nao baixa o custo do kit?

Parece mas não é pois o desenho dos dutos do cabeçote são diferentes... portanto não serve...

[]'s informativos

Marcos ET
24/10/2008, 12:45
miserável... me enganou direitim.....
Elmer, vc tá falando daquele que tem foto aqui no fórum? (putz.... tou procurando mas ainda nao encontrei!)

leogc
24/10/2008, 13:14
Leo

as peças são todas novas com garantia e tudo mais, a fabricaçãod a TBI é propria, ams o coletor precisamos que vc envie o seu para modificar ele!

verm tudo, bicos pandoo, TBI, etc etc etc

Show Rubens...fiquei interessado nesse negócio do kit. já tinha decidido começar o projeto da injeção com o 151 que eu comprei essa semana...mas assim fica mais fácil.

outras perguntas: meu motor está "levemente" :twisted::twisted::twisted: preparado...essa tbi e bicos dariam conta dele? como posso ter certeza disso?

em relação ao coletor, sem problemas de mandar para fazer a instalação.

Agora outra dúvida de principiante....



calma calmaaaa

eheheh esse motor está com um upgrade que nÀoe stá no kit que é a eliminação do distribuidor uma centralina ainda em testes, por enquanto desconsiderem, tem o DIS que faz isso e tb usa roda fonica (qu não serve pra gente que joga tudo na lama) por enquanto vem o conversor de indutivo pra hal com a pandoo vc mantém o distribuidor e coloca só o conversor


Meu motor é original com platinado....to querendo colocar ignição (sei que tem uns módulos que controlam ignição e injeção, e é desses que eu quero) e sei que não posso eliminar o distribuidor por conta da bomba de óleo (a não ser que arranje outra alternativa). o mecanico (que é especialista em opala e não em jipes, já que estamos dando uma mexidinha leve no motor) me disse que poderia colocar um sensor ótico no distribuidor (acho que era isso)...e que poderia usar roda fonica...agora a pergunta: mesmo com tudo isso ainda preciso da DIS? e a roda fônica? qual o problema dela com a lama? o ideal é rodar sem?

abs

Elmer_Jeep
24/10/2008, 13:24
miserável... me enganou direitim.....
Elmer, vc tá falando daquele que tem foto aqui no fórum? (putz.... tou procurando mas ainda nao encontrei!)

Coletor do Powertech 4.1
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=67747273_5273.jpg&v=O

Coletor do GM250
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=82526783_8210.jpg&v=O

A primeira imagem tá meio tosca mas dá pra perceber que no powertech(omega) o retângulo está na vertical, já no GM250(opala) o desenho é horizontal.

Rubão, desculpe o off.

[]'s

rubensx
24/10/2008, 18:13
outras perguntas: meu motor está "levemente" :twisted::twisted::twisted: preparado...essa tbi e bicos dariam conta dele? como posso ter certeza disso?

R: dá tranquilamente a pandoo regula qualquer motor turbo, aspirado, supercharger qualquer coisa, sobre os bicos, se vc tiver uma idéia +/- de quantos cv vc quer tirar dele ao todo e o combustível que vc vai usar eu calculo a vazão dos bicos e já era! ;-)

em relação ao coletor, sem problemas de mandar para fazer a instalação.

R: deixa entender vc quer que eu faça a instalação? se for o valor do kit não inclui instalação, mas acho que seja facil apenas precisa "acertar" a pandoo nas configs que pode ser acertado até memso por telefone com o pessoal da tecnica deles

Agora outra dúvida de principiante....



Meu motor é original com platinado....to querendo colocar ignição (sei que tem uns módulos que controlam ignição e injeção, e é desses que eu quero) e sei que não posso eliminar o distribuidor por conta da bomba de óleo (a não ser que arranje outra alternativa). o mecanico (que é especialista em opala e não em jipes, já que estamos dando uma mexidinha leve no motor) me disse que poderia colocar um sensor ótico no distribuidor (acho que era isso)...e que poderia usar roda fonica...agora a pergunta: mesmo com tudo isso ainda preciso da DIS? e a roda fônica? qual o problema dela com a lama? o ideal é rodar sem?

R: Vamos lá... sim o distribuidor tem de ficar no opala o pessoal do DIS está desenvolvendo uma alternativa e a pandoo tb, mas no momento ainda não se pode retirar ele, sobre a roda fonica simples, é um sensor ótico se pegar lama bau bau, ou seja não dá rpa usar porque vc vai usar seu jeep na lama certo? o DIS não é necessário vc colcoa se quiser aumentar a potencia da faisca e etc, inclusive um ótimo produto, roda fonica não poderá usar de modo algum a pandoo vem no kit com um sistema que converte o sinal indutivo do distribuidor em HAL e ela lê isso

rubensx
25/10/2008, 11:34
Pessoal atualizando

nos Kits vão naquele valor mesmo mas tem coisas a mais que num avisei

1- vai com bomba eletrica SPA "Talibam" de 9k de pressão ok? :twisted: (se quiser uma de 12k +200 reais no valor).

2- Os Kits para motor de OPALA já vão configurados para funcionar (motores originais ok? turbo vai configurado mas precisa de acerto).

Pessoal tá de graça

2.500 reais COM TUDO de bomba, bicos, sensores, pandoo e TBI? tá muito barato e sem mexer em nada de suportes, documentos e nada, vale a pena... coloquem no papel todo o necessáiro pra um SWAP de motor e o de injetar o seu motor que vale muito a pena


Faltou mais uma coisa

Kit de injeção pro motor do NIVA pronto tb (vai tudo, bomba eletrica, tbi, etc etc como nos outros motores)

valor do kit R$ 2500,00

Pronto falta só o BF-161 que está no forno e talvez um godevil huahuahuahua

Marcos ET
25/10/2008, 17:02
Cof cof cof... encontrei!

Elmer, Rubenzzz e ALL, na verdade, eu tava me referindo a este coletor daqui...
(retirei do tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26127&page=3 )

"conjunto de admissão e injeção para motor GM 4 cilindros Opala, Commodoro completo. Com borboleta de 72mm, 4 bicos bosch tudo cromado e polido."

Será que ESTE daih serve?
Elmer, espero que estes meus comentários nao sejam tao "Off Topic"... quem sabe estes coletores nao sejam uma boa alternativa para otimizar o kit?

leogc
25/10/2008, 18:52
rubão...essa parada tá me deixando animado....

vou usar álcool, a expectativa são 160 cavalos.

pelo que entendi fora o kit só preciso arrumar uma DIS e adaptar o distribuidor com sensor HAL...é isso?

me diga uma coisa....é possível parcelar esse valor?

abs

ANDRÉ CORRETOR
25/10/2008, 19:16
Tenho Um Niva Com Motor Original, Consigo Algum Ganho De Potencia Nele?

rubensx
26/10/2008, 23:21
rubão...essa parada tá me deixando animado....

vou usar álcool, a expectativa são 160 cavalos.

pelo que entendi fora o kit só preciso arrumar uma DIS e adaptar o distribuidor com sensor HAL...é isso?

me diga uma coisa....é possível parcelar esse valor?

abs

Fala leo

não na verdade vc nu precisa de absolutamente mais nad asó do kit, se quiser uma faisca mais potente ai sim vc coloca o DIS (eu acho uma boa) mas pra funcionar nào rpecisa, só o seu distribuidor nào pode ser com platinado, se for tem de trocar pro eletronico, mas se já for eletronico já vem o conversor de indutivo pra hal no kit e já vem bomba de combustivel


sobre parcelar num sei se consigo vou confirmar com o fabio ok?

rubensx
26/10/2008, 23:22
Tenho Um Niva Com Motor Original, Consigo Algum Ganho De Potencia Nele?

Fala André blz??

ganhod e potência sempre tem um pouco, o quanto exatamente não sei te dizer mas em eficiencia é certeza

abraços

leogc
27/10/2008, 08:33
valeu rubão...to esperando...

o ideal era juntar mais alguns interessados, mas parece que o pessoal não se animou muito.

na verdade não tem muita pressa, já que o motor ainda está sendo revisado.

abs

rubensx
27/10/2008, 11:56
na verdade tem muito desconfiado, é que nào postei muitas fotos nem videos mas logo os farei...

se o cara calcular valor d eum motor seja lá qual for injetado, flanges de adaptação rpa cambio, suportes de chassis repintura do chassis adaptação nervosa de parte eletrica, remapear e mais documentos vc vai ver que a pandoo compensa bem mais.

Alexandre Henrique Olivei
27/10/2008, 12:08
Fiquei muito interessado, porém gostaria de fazer a instalação no BF-161. Poderia me dizer se já está disponível para este motor ?

Pexe
27/10/2008, 13:31
Rubens,
Queria mais detalhes sobre o funcionamento com o distribuidor MSD.
O que seria cortado do kit que voce falou e quanto sairia o total?
Abraço

rubensx
27/10/2008, 13:53
Fiquei muito interessado, porém gostaria de fazer a instalação no BF-161. Poderia me dizer se já está disponível para este motor ?

ale blz??

o kit do bf-161 ainda nÀo está pronto está em testes ok?

rubensx
27/10/2008, 13:56
Rubens,
Queria mais detalhes sobre o funcionamento com o distribuidor MSD.
O que seria cortado do kit que voce falou e quanto sairia o total?
Abraço


Fala Pexe blz?

Seguinte, o distribuidor MSD se liga diretamente na pandoo sem rpecisar o conversor de indutivo pra hal (vou confirmar ainda mas parece que diminui o valor do conversor uns 150 reais algo assim, ainda vou confirmar) claro o distribuidor da msn se vc já tiver ele pois não vendemos esse distribuidor.

pra qual motor seria?

KitiU.
28/10/2008, 01:01
Dae Rubens... Blz???

Cara fiquei interessado nesse kit, tenho um opalinha 4cc a álcool preparado, retificado pra 2.8, comando 288, 4x2, cabeçote "arrombado", válvula maior e tucho mecânico ignição eletronica e bobina do MI!! o cara que preparou acha que deve ta com uns 150cv...
Bom com esse sistema de injeção é possível aumentar a potência??
Como é feito o acerto da injeção??

Explica melhor o que é os componetes do kit, pois não entendo nada de injeção e alguns nomes nem faço idéia do que é e para que serve!!!

Forte abraço!!!

Rogério Barthy
28/10/2008, 12:33
Rubens,
Os testes com o BF-161 estão no começo ou em fase final ?....
Eu pensei na possibilidade de se utilizar o coletor de admissão do 3.000 pelo fato do mesmo ser separado do cabeçote.
Mas se já estão com projeto em fase de testes co o cabeçote do 2.600.... OK !!!!!
Ficamos no aguardo de como ficará e o que será necessário fazer.
Rogério

rubensx
28/10/2008, 16:24
Dae Rubens... Blz???

Cara fiquei interessado nesse kit, tenho um opalinha 4cc a álcool preparado, retificado pra 2.8, comando 288, 4x2, cabeçote "arrombado", válvula maior e tucho mecânico ignição eletronica e bobina do MI!! o cara que preparou acha que deve ta com uns 150cv...
Bom com esse sistema de injeção é possível aumentar a potência??
Como é feito o acerto da injeção??

Explica melhor o que é os componetes do kit, pois não entendo nada de injeção e alguns nomes nem faço idéia do que é e para que serve!!!

Forte abraço!!!


Bom a injeção guenta a bronca sim e vai dar mais potencia, serio o memso que vc mudar uma weber algo assim com a vantagemd e regular como vc quer

na tela da injeção vc tem todos os parametros que pelo manual e com um mecanico que entenda de injeção consegue regular tudo facilmente


os componentes são o coletor com os bicos, o sensor MAP, a TBI (corpo de borboleta) com TPS (sensor de posição), bomba injetora, a centralina da pandoo, bicos e conversor de sinal indutivo pra hal

rubensx
28/10/2008, 16:26
Rubens,
Os testes com o BF-161 estão no começo ou em fase final ?....
Eu pensei na possibilidade de se utilizar o coletor de admissão do 3.000 pelo fato do mesmo ser separado do cabeçote.
Mas se já estão com projeto em fase de testes co o cabeçote do 2.600.... OK !!!!!
Ficamos no aguardo de como ficará e o que será necessário fazer.
Rogério

Fala Rogério!

na fase final há um motor BF-161 andando em um willys em FRANCA com o corpo de borboletas do monza e em testes tá quaaaaaassseeee

KitiU.
28/10/2008, 18:00
os componentes são o coletor com os bicos, o sensor MAP, a TBI (corpo de borboleta) com TPS (sensor de posição), bomba injetora, a centralina da pandoo, bicos e


Blz Rubens....

Tive conversando com meu mecânico, o mesmo que preparou o motor, e ele me deu uma rápida explicação do funcionamento da injeção, usando um gol mi como base... e falou que era fácil de fazer essa adaptação no opala e disse pra mim ver se eu conseguia comprar só a centralina que o resto ele consegue!!!

Mas vamos ver se eu entendi...

-TbI (corpo de borboleta) tenho um carburador 446 e coletro duplo... meu mecanico não tem certeza mas ele acha que da bem certo nos parafusos a tbi do gol gti, aquela que é dupla...

-Sonda no descarga não precisa ou temoutro nome??... se sim, meu coleteor é 4 em 2 como faz?? usa duas ou só em 2 canos??

- sensor MAP ele não me falou o que é??? onde vai?? o que faz???

- conversor de sinal indutivo pra hal??? também não me disse o que é???

KitiU.
28/10/2008, 18:14
Ha... Pesso desculpas ao Rubens e aos entendidos em injeção, se to falando bobagens, pois fiquei empolgado e posso ta viajando na maionese....hehehehe

MARCOS AFONSO
28/10/2008, 18:43
Fala RUBENS,
Tem alguma informação quanto ao consumo?
Abraços

rubensx
28/10/2008, 19:17
Tive conversando com meu mecânico, o mesmo que preparou o motor, e ele me deu uma rápida explicação do funcionamento da injeção, usando um gol mi como base... e falou que era fácil de fazer essa adaptação no opala e disse pra mim ver se eu conseguia comprar só a centralina que o resto ele consegue!!!

R: Simmm num é dificil a centralina vc pode conseguir comigo tb com um desconto melhor que no mercado pois falo direto na pandoo ok? Dá pra fazer sim o que é o maior problema é o coletor, e não a TBI do Gol GTI "bolinha" não serve direto tem de mexer no coletor (eu estou usando essa TBI no meu coletor do OHC, depois posto fotos pra vcs se animarem mais), depois cada "sede" de bico tem de ser angulada corretamente para o "leque" do spray do bico nào bata na parede do coletor e volte ao estado liquido (e nào nuvem de combustivel) enfim dificil nÀo é



Mas vamos ver se eu entendi...

-TbI (corpo de borboleta) tenho um carburador 446 e coletro duplo... meu mecanico não tem certeza mas ele acha que da bem certo nos parafusos a tbi do gol gti, aquela que é dupla...


R: Como disse lá em cima dá pra por mas tem de mexer no coletor logo num adianta precisa soldar aluminio etc, agente entrega pronto com o corpo certinho e com a centralina já regulada rpa esse coletor


-Sonda no descarga não precisa ou temoutro nome??... se sim, meu coleteor é 4 em 2 como faz?? usa duas ou só em 2 canos??


R: Sonda Lambda, sim pode se usar, mas ai precisa d emais um interpretadopr dela que vai ser lançaod em janeiro na pandoo, não é necessário, mas pode ajudar a afinar a regulagem, seu coletor tem 4 canos mas no fim ele junta tudo em um só, simples ;-)

- sensor MAP ele não me falou o que é??? onde vai?? o que faz???


R: Sensor MAP vai no coletor e ele mede o vácuo que o sistema impõe, que na pandoo vai com o próprio sensor (especifico pra ela) que também lê pressão positiva caso vc turbine o motor


- conversor de sinal indutivo pra hal??? também não me disse o que é???
R: Seguinte isso o sukys te explicaria melhor, mas em miudos o sistema dos carros injetados para definir avanço e ponto do motor que vem do distribuidor é chamado de HAL e esse sistema é diferente um pouco o distema carburado (INDUTIVO) que existe hj no seu carro, o sukys vende tb esse conversor procura ele no forum que os produtos dele são bem legais!


não esquenta com as duvidas é normal e ajuda a sanar da galera tb

é Possivel fazer o kit sozinho, claro!, mas precisa saber o que está fazendo, não perde um coletor de bobeira, o pessoal auqi já fez varios coletores de opala e não tem problemas com acerto, tme angulaçãoc erta e locar certo pros bicos ok? não é dificil mas tb eu nÀo sou "mestre" nisso rpa conseguir explicar aqui ;-)

rubensx
28/10/2008, 19:22
Fala RUBENS,
Tem alguma informação quanto ao consumo?
Abraços

Fala marcão

depende da configuração tanto do motor, quanto de cambio e relação, mas em todos os casos vc ganha um pouco na economia devido a exatidão da injeção, claro... isso se vc regular pr aeconomia, caso vc tente ganhar uns cavalos a mais, vc ganha facil na pandoo, mas, obviamente quanto mais potencia mais gasto

apenas aumenta a eficiencia do motor, não tem mais problemas em subidas nem nada disso, e claro acaba virando um tipo de alarme muito bom, já que sem a senha na injeção não se faz nada no carro

Lucas Nassif
28/10/2008, 19:33
Galera, no site da PANDOO está disponível para download o manual dessa Injeção Eletrônica. Eu baixei lá e tô lendo (112pags). É muito bom.:dance:



:concordo:

leogc
28/10/2008, 19:53
rubens,

qual a vantagem de usar o sistema com a sonda lambda? esse produto novo será complementar? ou atualização do produto?

sei que to enchendo o saco, mas não entendi uma coisa. a pandoo também controla o ponto de ignição? a DIS também faz isso né? como fica essa confusão?

abs

rubensx
28/10/2008, 21:38
sonda lambda dá a queima exata se está rica ou pobre e dá rpa vc calibrar melhor a queima sempre em todas as faixas de giro.

o sistema será complementar, a pandoo se preocupou em criar "plugins" e não descontinuar uma injeção e criar outra, isso ajuda a quem quiser compra ro kit agora e no futuro upgradeá-lo e deixar mais equipada com data logger USB ou cosias assim...


agora sobre a DIS pelo que eu entendi (não sou profundo conheceodr ainda de tudo estou aprendendo tb): quando tem a DIS vc desabilita o controle interno da pandoo e faz com que a DIs administre isso, a DIS tb é um modulo de faiscas etc só que a pando apenas regula ponto (ou fixa ele) já a DIS regula ponto e "praticamente inutiliza" (a não pelo sistema de bomba de oleo) o distribuidor

manual:

Manual da Pandoo (http://www.pandoo.com.br/Manuais.asp)

fpc3
28/10/2008, 23:18
não deixem de ver o D.I.S, distribuidor eletronico que compoe com a injeção de monza pra motor de jeep e é programavel.
www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)

KitiU.
29/10/2008, 00:44
Dae Rubens... olha eu aqui de novo!! heheheh

Bom é o seguinte o dono de um dos ferro velho aqui da minha cidade, é bem meu amigo e me faz um precinho especial, sem falar que posso pagar bem parcelado, então gostaria de saber o que eu posso comprar por aqui e o que precisa ser especial...

Pois acredito eu então que precisarei somente da centralina pandoo, e do coletor!!!

Porque pelo que eu entendi, pode-se usar a TBI do gol gti "bolinha" mas não serve certinho no coletor como meu mecânico achou que serviria (olhando a peça parecia que dava certinho heheh), mas da pra fazer um "pézinho" não da???? Pois gostaria de usar essa TBI só não sei se ela tem TPS mas deve ter...

Mas quanto aos bicos, de que carro pode ser??

E esse tal de sensor MAP??? de que carro eu uso???

E o conversor de sinal indutivo pra hal?? onde consigo isso? é de algum carro?

Gostaria que vc me falasse o tipo das peças que preciso arrumar, mas tipo assim... tbi eu pego do gol gti, sensor map do fuca hehehe, flauta do vectra etc... que fica mais fácil pra mim entender e dae é só ir lá e pedir no ferro velho pro meu amigo!!!

Ha outra dúvida, e essa DIS??? como funciona??? de que carro eu tiro isso??? hehehehe:twisted: pelo videozinho que vi é show de bola!!!!

Forte abraço a todos!!!

leogc
29/10/2008, 09:09
fala ae rubens.....valeu pelas respostas...

to aguardando aquele lance do parcelamento....

abs

Pexe
29/10/2008, 10:46
Fala Pexe blz?

Seguinte, o distribuidor MSD se liga diretamente na pandoo sem rpecisar o conversor de indutivo pra hal (vou confirmar ainda mas parece que diminui o valor do conversor uns 150 reais algo assim, ainda vou confirmar) claro o distribuidor da msn se vc já tiver ele pois não vendemos esse distribuidor.

pra qual motor seria?

Seria pra um opala 6 cilindros.
Queria saber o quanto diminui no valor pra saber se vale a pena importar um.
Outra coisa, voce teria uma ideia por baixo da economia de combustivel que a injeção traria pro motor?
So lembrando que é um opala 6 que esta fazendo 4, 4,5 km/l no alcool com um h34.
Perguntinha meio chata mas nao custa nada.
Abraço

rubensx
29/10/2008, 10:56
Pois acredito eu então que precisarei somente da centralina pandoo, e do coletor!!!

R: Ai é que está engano seu, pois só comprando a pandoo vc terá de programar ela sozinho o que pode complicar e somente a tbi vc vai encontrar em desmanches

Porque pelo que eu entendi, pode-se usar a TBI do gol gti "bolinha" mas não serve certinho no coletor como meu mecânico achou que serviria (olhando a peça parecia que dava certinho heheh), mas da pra fazer um "pézinho" não da???? Pois gostaria de usar essa TBI só não sei se ela tem TPS mas deve ter...

R: Sim senhorprecisa mudar toda a flange da TBI ela normalmente vem com TPS já, muito boa eu recomendo (e uso tb) , mas lembr aque o problema é espaço vc tem de ANGULAR os bicos e colocar uma flauta etc.. não é asism UAU tão simples, possivel de fazer é mas acredite os caras apanharam pra acertar isso, por isso vendem em kit, (pois pra eles venderem só a injeção é mais o carro chefe deles, eu que enchi o saco pra criarem um kit e em parceria com o pessoal do hotchevy rolou)

Mas quanto aos bicos, de que carro pode ser??

R: Precisam ser "abertos" em eletroerosão, os nossos aqui já vem especificamente para o motor que vc pedir, existe um calculo de bicos e ele é um pouco complexo rpa se mostrar aqui, é com BSFC, vazão, etc... eu mesmo me perco um pouco, por isso deixo pros profissionais

E esse tal de sensor MAP??? de que carro eu uso???

R: De nenhum, esse sensor vem já com a pandoo e dé da pandoo específico

E o conversor de sinal indutivo pra hal?? onde consigo isso? é de algum carro?

R: De nenhum carro esse é um conversor, a pandoo tem um a venda e o Sukys tb tem

Gostaria que vc me falasse o tipo das peças que preciso arrumar, mas tipo assim... tbi eu pego do gol gti, sensor map do fuca hehehe, flauta do vectra etc... que fica mais fácil pra mim entender e dae é só ir lá e pedir no ferro velho pro meu amigo!!!

R: Cara como disse nosso kit é feito NOVO inclusive a TBI, (salvo o do bf-161 que vai usar do monza) tudo novo feito por parceiros e empresa, a flauta tudo tudo tudo, inclusive minha flauta no meu coletor é nova feito do ZERO em aluminio Bilet

Ha outra dúvida, e essa DIS??? como funciona??? de que carro eu tiro isso??? hehehehe:twisted: pelo videozinho que vi é show de bola!!!!

R: Sinceramente nàos ei te explicar sobre a DIS direito pois nào sou profundo conhecedor www.motorspice.com.br o frequentador do forum representante deles é muito gente fina, recomendo

rubensx
29/10/2008, 10:58
fala ae rubens.....valeu pelas respostas...

to aguardando aquele lance do parcelamento....

abs


Fala leo!

por enquanto o parcelamento está um pouco longe pois depende de volume de vendas e etc, como são kits específicos que EU enchi o saco do pessoal da pandoo para criar, agora preciso mostrar "a razão de ser" entende?

enfim vai depender do interesse

que até agora todos se interessam mas... parece que $$$$ tá curto

rubensx
29/10/2008, 11:05
Seria pra um opala 6 cilindros.
Queria saber o quanto diminui no valor pra saber se vale a pena importar um.
Outra coisa, voce teria uma ideia por baixo da economia de combustivel que a injeção traria pro motor?
So lembrando que é um opala 6 que esta fazendo 4, 4,5 km/l no alcool com um h34.
Perguntinha meio chata mas nao custa nada.
Abraço

Fala pexe!

bom vamos lá...

vc tira do kit apenas o valor do conversor indutivo rpa hal ou seja menos 180 reais, (o distribuidorr da msd custa bem mais caro, mas dependendo da preparação vale a pena)
Sobre economia eu não consigo te precizar de modo algum, pois tudo depende, da regulagem feita, do mapa utilizado, escape, pneus, coroa e pinhào etc etc... mas (chutando sem parametro algum) pelo que vi dos carros no "antes e depois" creio que se carro faça (se bem regulado para economia etc) un 6 km/l (até chegaria nuns 7 mas eu nào contaria com isso).
Lembrando que é chute e mantendo um certo GANHO de desempenho, impossivel precisar corretamente isso e caso vc queira enfraquecer o motor logicamente vc ganha mais em economia.

A parte boa é que vc pode cambiar os mapas de injeção, digamos assim vc cria um mapa pra economia outro pra desempenho... vc andando no carro sem nem desligar ele só troca o mapa no mesmo instante ele muda de desempenho

ok?


Vamos lá pessoal todo mundo sempre quis melhorar os motores etc, tá ai a solução mais barato que "SWAP" de motor

KitiU.
29/10/2008, 11:30
Dae Rubens...

Então se eu adquirir a tbi separadamente, igual precisarei envia-la junto com o coletror para deixar todo o conjunto acertado??? é isso??

Bom dae não vale a pena, ja que vc disse que os componentes do kit são todos novos inclusive a tbi... bom, isso justifaca e muito o preço do kit, tudo novinho e sob medida...e pelo que entendi é plug-and-play... muito bom... parabéns pra quem teve a idéia e para quem esta desenvolvendo!!!

Blz Rubens, muito obrigado pela atenção e explicações... Tenho um enorme interesse nesse kit mas como meu jeep esta em reforma, tenho algumas prioridades antes de adquirir esse kit de injeção!!!

Pois como vc disse " até agora todos se interessam mas... parece que $$$$ tá curto " e ta mesmo...hehehehe mas vou estipular como méta para começo de 2009 até la acabo a reforma e quem sabe sobra algum...

Forte abraço!!!

Santoro
29/10/2008, 11:38
entao rubens , a ideia e exelente , so que os custao são puxados(não estou comparando com nenhuma adaptação pq sabemos que são altos tb ) a ideia do parcelamento ou quem sabe msm um consorcio no estilo do que temos aqui no forum acredito que vá atrair mais pessoas ..

como ta o esquema pro ohc ? vc ta testando no seu motor ?????

leogc
29/10/2008, 11:39
Fala leo!

por enquanto o parcelamento está um pouco longe pois depende de volume de vendas e etc, como são kits específicos que EU enchi o saco do pessoal da pandoo para criar, agora preciso mostrar "a razão de ser" entende?

enfim vai depender do interesse

que até agora todos se interessam mas... parece que $$$$ tá curto

Fala Rubens,

espero que vc não tenha me entendi mau. Eu VOU comprar uma Pandoo ou uma fueltech...a pandoo, por ser mais barata, era a preferida. Com a disponibilidade do kit facilitou a minha vida pois o trabalho fica mais fácil. Não sei se eu disse, mas acabei de comprar o motor e ele está em fase de revisão e não tenho previsão para coloca-lo no lugar, já que o carro está andando com o motor atual. Só perguntei pelo parcelamento pois facilitaria muito a nossa vida...enfim, como eu disse eu comprarei esse kit, só que preciso esperar mais um ou dois meses para me capitalizar. só perguntei pelo parcelamento pois sei que tanto a compra da pandoo como da fuel tech podem ser feitas parceladas.

bom, é isso aí...vou continuar de olho no tópico até estar preparado para a aquisição.

abs

rubensx
29/10/2008, 23:04
Ow Leo entendi, espero que num tenha me entendido errado ;-)

é que o kit eu enchi os ao dos caras pra criarem e por enquanto eles num parcelam...

mas enfim o kit é muito bom a vantagem da pandoo sobre a fueltech é que pode-se usar tanto motor turbinado quanto aspirado sem rpecisar trocar de injeção já a fueltech precisa ter uma aspro para aspirado e pro-f1 pra turbo, logo vc tem de trocar etc.... e vai mais grana

leogc
30/10/2008, 09:47
Ow Leo entendi, espero que num tenha me entendido errado ;-)

é que o kit eu enchi os ao dos caras pra criarem e por enquanto eles num parcelam...

mas enfim o kit é muito bom a vantagem da pandoo sobre a fueltech é que pode-se usar tanto motor turbinado quanto aspirado sem rpecisar trocar de injeção já a fueltech precisa ter uma aspro para aspirado e pro-f1 pra turbo, logo vc tem de trocar etc.... e vai mais grana

No problems Rubens....:concordo::concordo::concordo: imagino como deve ser a galera toda animada perguntando, mas que ninguem compra nada...

eu reconheço a vantagem do kit....mas essa da fueltech eu discordo de vc...a prof1 serve para qualquer carro e controla ignição também...a aspro só controla injeção para carros aspirados....acho que a principal diferença é o preço, e para mim essa já é uma diferença suficiente.

como te disse, me aguarde que eu compro esse kit logo logo...

caso os caras se decidam por algum parcelamento, não esqueça de nos avisar!!

abs

rubensx
30/10/2008, 10:25
No problems Rubens....:concordo::concordo::concordo: imagino como deve ser a galera toda animada perguntando, mas que ninguem compra nada...

eu reconheço a vantagem do kit....mas essa da fueltech eu discordo de vc...a prof1 serve para qualquer carro e controla ignição também...a aspro só controla injeção para carros aspirados....acho que a principal diferença é o preço, e para mim essa já é uma diferença suficiente.

como te disse, me aguarde que eu compro esse kit logo logo...

caso os caras se decidam por algum parcelamento, não esqueça de nos avisar!!

abs
Então a PROF1 só administra turbo ou supercharger, vai lá e pergunta pro Pedro da fueltech e se vc for montar aspro tem de cair na aspro memso, ou seja 2 produtos diferentes

mas a fueltech não é ruim pelo contrário é muito boa mesmo apenas são concorrentes e a fueltech nÀov em sensor nenhuma a pandoo vem com o MAP próprio

sraposo
30/10/2008, 21:13
Olá, pessoal.

Vi algumas citações ao módulo DIS da Motor Spice e achei que seria adequado me manifestar.

O DIS *** NÃO *** usa roda fônica, muito menos uma roda fônica ótica, o que seria contra-producente para o uso off-road. Na verdade, um sistema ótico seria impróprio até para um carro urbano.

O DIS não é apenas um equipamento para prover a imunidade à água (no que tange à ignição): é um reforçador de centelha e remapeador de ignição ajustável e seletivo. Por exemplo, o DIS pode funcionar como "variador de avanço" em veículos que usam GNV, somente modificando o mapa de ignição quando usa gás. Eventualmente, por meio de um acessório, pode-se ter a possibilidade de retrabalhar o mapa para combustível líquido e para GNV, separadamente.

Não é necessário usar um distribuidor especial para usar o DIS, muito menos se houvesse uma combinação DIS + Pandoo. Pelo que entendi, os aparelhos não conflitariam entre si, complementar-se-iam. Se por acaso este equipamento da Pandoo necessitar de algum sinal especial como "sinal de rotação", coisa que eu não acredito, o DIS poderá ser adaptado para isso.

Com relação à idéia de retirar o distribuidor inteiro, o que parece ser um desejo de muitos, em questão de dias será lançado um módulo que, junto com o DIS, permitirá essa remoção. Vale lembrar, o que muitos desconhecem, que a árvore do distribuidor de muitos motores é necessária para acionar a bomba de óleo, de forma que eliminar o distribuidor inteiro implicaria em compensações.
Outro aspecto esquecido é que o distribuidor, apesar do nome, cumpre uma nobre missão: prover o mapa de ignição. Assim, a falta do distribuidor exige que "algo" forneça este mapa. O novo lançamento da Motor Spice fará isso, porém a reconstrução de um mapa de ignição requer conhecimento técnico para construir bem. Será uma possibilidade bem interessante.

Não esqueçamos de que um motor antigo tem suas limitações por conta (da idade e dos compromissos) do projeto, e a obtenção de um desempenho extra sem fazer alterações mecânicas (uma atualização do motor - coisa para engenheiro mecânico) vai até certo ponto. O DIS e o Booster fazem isso, acredito que o módulo da Pandoo também faça. Usei o termo "acredito" pois ainda não o conheço, mas tem tudo para dar certo.

Quem quiser ver algumas imagens do DIS em ação, visite a página em www.motorspice.com.br/dis/dis.htm

Um abraço!

rubensx
31/10/2008, 01:06
prontooooo

valeu pela explicação Sergio!!!! Pedi a ele em mp que visitasse o topico e ganhamos uma explicação até mais profuda, logo acho bem legal que podemos ter uma solução muito legal o DIS junto ao kit da pandoo e com o modulo de retirada do distribuidor deve ficar animal!

vamos ver até onde vai essas doideras o negocio é juntar tudo o que podemos do forum e melhorar auqilo que tempos, tudo depnede de paciência, conhecimento e investimento ;-)

Gustavo Niva
07/11/2008, 16:28
E aí Rubens.... e as fotos??? Não precisa ser de Niva, serve de cj também :)

[]s

rubensx
07/11/2008, 17:30
estou esperando o fabio sampa ele vai ter videos tb logo mais posto... do niva pedimos ao proprietário mas ele ainda não retornou

assim que tiver novidades posto aqui 'e que tme uns 4 kits motnando e n`ao est'a havendo tempo suficiente pra fazer tudo!

;-)

leogc
10/11/2008, 09:15
Rubens,

acho que vou comprar esse negócio antes do fim do mês...te mandando o coletor, em quanto tempo fica pronta a adaptação?

abs

Mauricio(chilly wyllis68)
10/11/2008, 13:28
Rubensx blz onde fica o atelier pra gente visitar a inovação? ao vivo é tudo melhor c num acha? abs
Mauricio

Marcelo Godoy
10/11/2008, 15:36
Rubens,

Qdo tiver mais informações sobre a IE para BF-161, por favor nos avise.

Grande abraço,

Sds.

rubensx
14/11/2008, 17:01
Bom pra quem esperou...

tá ai o videozinho rapido do Fabio Sampa (que é quem faz os kits) com o motor de opala com o kit...

o som tá meio bagunçado por causa da helice do radiador mas dá pra ver


OPALA-4CC-INJETADO - Pandoo (http://videos.streetfire.net/video/OPALA-4CC-INJETADO_199091.htm?ref=ec628afe-7a6b-454b-a7df-9b3e00c7d6dd)



mais duvidas entrem em contato comigo no no mail do fabio avisem que são do forum 4x4 brasil ok???


contatos@hotchevy.com.br
rubensx@superig.com.br

dalmo cruz torres
20/11/2008, 22:29
Tem algum projeto para motores diesel eletrônicos?

rubensx
21/11/2008, 02:48
fala dalmo blz??

é no momento nãot emos nada para diesel, somente o supercharger mas devido a falta de investimento ainda parado

dalmo cruz torres
21/11/2008, 17:07
Rubens, sabe de alguém que esteja desenvolvendo módulo para diesel?

fpandur
23/11/2008, 21:12
Meu CJ está com um GM151 "moderno" (ano 90), original a álcool. Embora o 3E seja um ótimo carburador, achei interessante o kit. Algumas dúvidas:
- a mudança é irreversível ? Ou seja, se numa eventualidade de uma pane no sistema eletrônico, consigo instalar o bura novamente e colocar pra rodar ou não ? Logicamente não no meio da trilha ...
- pode-se continuar a utilizar o mesmo filtro de ar ? Ou seja, a peça que substitui o bura tem o mesmo diâmetro da "boca" do 3E ?
- como fica o acionamento do acelerador ? Tem que modificar também ou se aproveita o sistema original ?
- meu CJ faz de 4,5 a 5Km na estrada e tem a relação de diferencial longa (4,27:1). Em um modo de economia, será que consigo alguma melhora nesse consumo ?
- outra coisa: foi comentado que pode-se ter 3 mapas programados. Pensando ainda num deslocamento de estrada: poderia se deixar num modo econômico e quando em uma subida ou ultrapassagem, por exemplo, eu poderia mudar para um modo mais "apimentado", para ganhar um fôlego extra no motor ? :twisted:

rubensx
23/11/2008, 22:22
hehehe fala meu veio... vamos as respostas



- a mudança é irreversível ? Ou seja, se numa eventualidade de uma pane no sistema eletrônico, consigo instalar o bura novamente e colocar pra rodar ou não ? Logicamente não no meio da trilha ...

Sim sem problema algum PORÉM vc vai precisar de um coletor de admissão novo e religar alguns fios aqui e acolá, nada muito complexo, mas sinceramente depois de instalaod nunca mais vc volta pra carburador e aliás se der problema a pandoo vem com 1 ano de garantia e tudo mais... só trocar se for problema com ela, mas muito dificil


- pode-se continuar a utilizar o mesmo filtro de ar ? Ou seja, a peça que substitui o bura tem o mesmo diâmetro da "boca" do 3E ?


Pode sim, a TBI que vai nele tem a boca muito parecida posso só confirmar com o fabio sampa muito provavelmente use o mesmo, por questões de compatibilidade nÀo há problema nenhum vc pode colcoar qualquer filtro ou memso turbina

- como fica o acionamento do acelerador ? Tem que modificar também ou se aproveita o sistema original ?

Aproveita o original ainda fica com cabo pra abrir as borboletas da TBI e passa a acionar o TPS tb (sensor de borboleta) que é transparente pro usuário, ou seja não se nota diferença no pé, somente na "pegada" e na exclusão total de afogador, ele é automatico pela injeção que mede a necessidade e acelera mais naturalmente e vai normalizando quando a tmeperatura do motor estabiliza


- meu CJ faz de 4,5 a 5Km na estrada e tem a relação de diferencial longa (4,27:1). Em um modo de economia, será que consigo alguma melhora nesse consumo ?

Sem dúvida alguma, mesmo no mapa com certa "pimenta" na injeção eu creio que faça 6km/l se seu motor for original, agora em modo de economia dá pra alcançar 7 ou dependendo da config mais, isso depende do pé e da regulagem que vc fizer

- outra coisa: foi comentado que pode-se ter 3 mapas programados. Pensando ainda num deslocamento de estrada: poderia se deixar num modo econômico e quando em uma subida ou ultrapassagem, por exemplo, eu poderia mudar para um modo mais "apimentado", para ganhar um fôlego extra no motor ? :twisted:[/QUOTE]

Olha a maldade do garoto.... huehueuheuhe Sem problema algum, vc andando no modo de economia atrás de um mala e digamos que vc se irrita... simplesmente vc vai nos controles da pandoo efetua a troca do mapa (nÀo é assim dois clics e pronto, se tiver senha pra troca de mapa tem de digitar a senha, senào é só mudar tipo video-game ehehe) e soca o pé heheheheh sim resolve totalmente seu problema e vontade de judiar dos lerdos na frente ehehehehhe

Muita gente tem essa dúvida e realmente vira quase um video game, pois vc tem de lembrar que toda mudança muda o comportamento geral, ou seja aconselho mudar pro outro modo (mesmo andando) e dar alguns segundos rpa injeção se readaptar depois soca o pé e seja feliz huahuahuahua

rubensx
23/11/2008, 22:23
Rubens, sabe de alguém que esteja desenvolvendo módulo para diesel?

fala dalmo eu vou consultar se a pando tem alguma solução o seu motor é common rail?

coloma
05/01/2009, 10:18
fala dalmo eu vou consultar se a pando tem alguma solução o seu motor é common rail?
Alguma novidade para o KIT MOTOR BF?

gnecchi
23/02/2009, 12:48
Rubens,

Houve alguma atualização de preço ou de forma de pagamento?
Já rodo com DIS na viatura, portanto gostaria de saber o preço do kit para um 6CC :concordo:


[]'s

cabral mecanica esportiva
23/02/2009, 20:39
Tenho Uma Injeçao Pandoo Pra Colocar No Viva,inclusive Chicote,bomba E O Principal(distribuidor) Tem Q Ser Hall E Travado,pois A Injeçao Interpola Na Igniçao.faço Completo 1800.00 Ja Com Corpo De Borboleta Monoponto.ensino A Montar E Programar Ao Futuro Comprador. 16 9186 9609 16 3253 6073

rubensx
23/02/2009, 22:03
Alguma novidade para o KIT MOTOR BF?

coloma infelizmente nada de novo no motor BF-161 estamos melhorando ainda pois do jeito que está nÀo é aceitável para vender o kit

rubensx
23/02/2009, 22:06
Rubens,

Houve alguma atualização de preço ou de forma de pagamento?
Já rodo com DIS na viatura, portanto gostaria de saber o preço do kit para um 6CC :concordo:


[]'s

respondido por MP

rubensx
23/02/2009, 22:08
Tenho Uma Injeçao Pandoo Pra Colocar No Viva,inclusive Chicote,bomba E O Principal(distribuidor) Tem Q Ser Hall E Travado,pois A Injeçao Interpola Na Igniçao.faço Completo 1800.00 Ja Com Corpo De Borboleta Monoponto.ensino A Montar E Programar Ao Futuro Comprador. 16 9186 9609 16 3253 6073

amigo cabral...

Caso prefira, por favor abra seu proprio topico, eu represento a pandoo e passo a peça com garantia de fabrica em forma de kit, caso prefira vender seu equipamento usado e fazer seus serviços abra um topico somente para você, é de graça e nào "ATRAVESSA" o proprio fabricante da pandoo ok?

sei que vc é novo no forum, logo preste mais atenção, obrigado

mir000
23/02/2009, 22:34
Rubens...

Como e quanto ficaria para injetar um Samurai carburado???

Motor 1.3 8V original...

[s]

rubensx
23/02/2009, 22:47
Rubens...

Como e quanto ficaria para injetar um Samurai carburado???

Motor 1.3 8V original...

[s]

caraca esse é novo, vou verificar com o fabio sampa, vamos ver as opções mas esse motor sim fica econimio ao extremo 1.3 !!!!

mas, quarta ou quinta já consigo contato com o pessoal da pandoo e te aviso

mir000
23/02/2009, 22:51
Blz!!!

Apesar dele estar anunciado, estou com dó de vendê-lo...

Então uma injeção seria um bom upgrade...

Valeu!!!

rubensx
23/02/2009, 23:03
cara... se vc injetar acho que nàov enderia ele vai fazer uma media enorme, nào quero chutar assim absurdos mas deve chegar nos seus 10k/l na cidade quase, é um motor muito economico e custo x beneficio melhor que o samuka...

pra trilha?


sem chances

guenta ai num vende ainda, deixa voltar com as informações necessárias

Barão Vermelho
24/02/2009, 10:20
ola , se eu colocar este , produto num opala 151 a gasolina , posso usar um conversor de combustivel para alcool. grato

cabral mecanica esportiva
24/02/2009, 20:20
caro rubens sx!!nao estou te atravessando.sou patrocinado pela pandoo em arrancada,por isso este topico me interessou.tem centenas de (REVENDEDORES)igual o (SR).só nao se esqueça de falar q pra usar uma pandoo ou ft nao é tao simples assim,ainda se tratando de niva.sou mecanico e preparador e nao comerciante e entendo de injeçao.caso o (SR) precise de algumas dicas sobre inatalaçao é so postar aqui q com prazer responderei as perguntas.

Gustavo Niva
25/02/2009, 13:08
Rubens,
tem como postar foto dessa TBI que vocês fazem?

Aliás, tu tá devendo umas fotos pra gente faz tempo :mrgreen:

abs.

mir000
27/02/2009, 13:34
cara... se vc injetar acho que nàov enderia ele vai fazer uma media enorme, nào quero chutar assim absurdos mas deve chegar nos seus 10k/l na cidade quase, é um motor muito economico e custo x beneficio melhor que o samuka...

pra trilha?


sem chances

guenta ai num vende ainda, deixa voltar com as informações necessárias

Blz Rubens!

Fico no aguardo!

Abraço

rubensx
27/02/2009, 16:52
caro rubens sx!!nao estou te atravessando.sou patrocinado pela pandoo em arrancada,por isso este topico me interessou.tem centenas de (REVENDEDORES)igual o (SR).só nao se esqueça de falar q pra usar uma pandoo ou ft nao é tao simples assim,ainda se tratando de niva.sou mecanico e preparador e nao comerciante e entendo de injeçao.caso o (SR) precise de algumas dicas sobre inatalaçao é so postar aqui q com prazer responderei as perguntas.

Ahhh agora explicou, não tem problema eu preparo alguns tb não sou expert e nem é minha profissão, mas conhece o Fabio Sampa né?? ele quem faz os ajustes e resolve essa parte, de toda forma obrigado, é bom saber que tem gente que pode instalar ai, porque vira e mexe alguém de longe pede e eu nnao tenho como me deslocar até lá

muito obrigado pela força (se tiver fotos ou videos do niva passa que eu agradeço)

rubensx
27/02/2009, 16:58
ola , se eu colocar este , produto num opala 151 a gasolina , posso usar um conversor de combustivel para alcool. grato

Fala Barão, sim vc pode rodar no alcool compensando a taxa na regulagem da pando e ponto, mas claro seria legal taxar um pouco o motor ;-)

rubensx
27/02/2009, 17:03
Rubens,
tem como postar foto dessa TBI que vocês fazem?

Aliás, tu tá devendo umas fotos pra gente faz tempo :mrgreen:

abs.

Fala gustavo, pois eh o figura que colocou no niva amigo do tb niveiro Fabio Sampa, sumiu de franca e não conseguimos contato rpa pegar fotos do sistema, mas a TBI utilizada é a mesma do gol de 55mm

estou tentando conseguir alguma foto e logo mais posto, mas tah de rosca :-(

rubensx
27/02/2009, 17:06
Blz Rubens!

Fico no aguardo!

Abraço

Fala Mir

seguitne preciso s'o que me confirme ou tenha uma foto do distribuidor do Samuka como é, pois me parece que é viavel sim, consultei o Fabio e ele disse que se existir um distribuidor "normal" 'e vi'avel sim e fica o valor do sistema do opala 4cc
ok?

leogc
27/02/2009, 21:48
ola , se eu colocar este , produto num opala 151 a gasolina , posso usar um conversor de combustivel para alcool. grato

O barão, desistiu do diesel?!

não precisa usar conversor, basta uma programação para cada combustível. lembrando que não pode usar muita taxa para poder rodar na gasolina.^

abs

Gustavo Niva
28/02/2009, 22:43
Fala gustavo, pois eh o figura que colocou no niva amigo do tb niveiro Fabio Sampa, sumiu de franca e não conseguimos contato rpa pegar fotos do sistema, mas a TBI utilizada é a mesma do gol de 55mm

estou tentando conseguir alguma foto e logo mais posto, mas tah de rosca :-(Pois é Rubens, mas agora tô mais curioso é pelas fotos do GM 6cil... eita motorzinho chato pra injetar...... :mrgreen:

[]s

rubensx
01/03/2009, 00:21
Pois é Rubens, mas agora tô mais curioso é pelas fotos do GM 6cil... eita motorzinho chato pra injetar...... :mrgreen:

[]s

ueh é ruim?? tem kit auqi quer ve rum rodando, logico que o corpo de borboletas nàos e aplica em jeep mas vou te mostrar:


http://www.hotchevy.com.br/site/pagina.asp?htmlid=51

dá uma olhada na caravan de manobras eheehehhehe


facil injtear o mairo problema é o coletor precisa ser bem dividido a saida dele e entrar um pouco no cabeçote... vou ver se ahco uma foto

enfim, 6cc injetado pandoo

só explicando as empresas JR preparações, giovani performance e hotchevy é ond eo fabio sampa trabalha além de representande da pandoo, qualquer cduvida sobres os carros perguntem que tenho os dados deles ok?

abraços

Gustavo Niva
01/03/2009, 22:36
ueh é ruim?? tem kit auqi quer ve rum rodando, logico que o corpo de borboletas nàos e aplica em jeep mas vou te mostrar:Corpo de borboleta acho que nem em carro de rua se aplica, só de "pista" mesmo hehehe :mrgreen:


facil injtear o mairo problema é o coletor precisa ser bem dividido a saida dele e entrar um pouco no cabeçote... vou ver se ahco uma fotoIsso mesmo que to achando o maior problema... esse coletor separa os dutos siameses no cabeçote??? Aí sim! :concordo:

[]s

ALBEG
14/05/2009, 12:07
Rubens

Achei ótima a iniciativa de propor esse tipo de produto, mas vejo que as descrições que compõem o kit estão um pouco vagas, por isso listarei abaixo a relação dos ítens que acho de suma importância para esclarecimento do produto, conf. segue:

- O coletor tem que ser em alumínio ou pode ser o de ferro, originais dos motores GM 4CL carburação simples.
- Listar os sensores discriminados por tipo
- A respeito do distribuidor ral, seria a base de troca, faz parte do kit ou não.
- A respeito da bomba elétrica de combustível, pois atualmente o sistema funciona com a mecânica e pelo que sei a mecânica não atende ao sistema injetado.
- No kit vem o chicote com todas as fiações e terminais, sem necessidade de emenda de fios?
- Os bicos injetores, são os mesmos, quando em funcionamento normal ou preparado, motor com possibilidade para injeção a gasolina ou a alcool, pois pelo que percebi dá p/ programar mais ou menos injeção pelo módulo
- Se as peças do Kit são novas ou recondicionadas, prazo de garantia do conjunto, se a garantia vem por escrito, sendo que no caso de termos problemas tremos um endereço p/ reparo ou verificação.

O preço, forma de pagamento, se o pagamento pagamento será efetuado no ato do recebimento de retorno do coletor

Necessitamos de contato de alguma pessoa que adquiriu seu kit, ou se vc tem algum modelo p/ eu ver em funcionamento (não em vídeo) depois de montado, pois ele tem um custo elevado p/ ser adquirido sem consulta prévia e análise de acabamentos.

No aguardo de breve retorno

Atenciosamente

Alceu

rodrigocbt
14/05/2009, 14:41
Boa tarde, Rubens, me desculpe a intromissão.

Só como referência, sou cliente do trinômio Rubens/Fabio Sampa/ Pandoo , meu kit pra injetar um GM 151 2.8 acaba de ficar pronto.

Semana que vem o motor deve roncar.

Só a título de informação, tenho uma oficina que trabalha com injeção eletrônica de carros, e faz restaurações e adaptações em 4x4 e antigos pq gostamos de carros diferentes. No início da conversa, pretendia comprar apenas algumas partes do kit, porém, no desenrolar da negociação, preferi comprar o kit completo pois o valor é bastante razoável, e eu não precisaria perder tempo pra reinventar a roda. Se o kit tá prontinho, aproveito o know how deles e gasto em desenvolvimento de coisas que ninguém fez, ou que não se encontram na prateleira.

O motor em questão está sendo montado em uma Camper e está a disposição pra ser vista e ouvida na nossa oficina em Osasco, e possivelmente na Fenajeep tbm comparecerá!

Em breve abrirei um tópico pra mostrar detalhes!!! Esperamos 160 cv no motorzinho...

abraços

Rodrigo Cbt

Henanh
14/05/2009, 15:04
Rubens, minha dúvida é a seguinte...

Tenho um samurai ap monoponto... breve quero transformá-lo MI, no caso seria necessário comprar apenas o coletor (completo) e a pandoo? Usando os sensores monoponto?

leogc
14/05/2009, 15:08
opa rodrigo, blz?!

cara vc instala a pandoo?! eu comprei um kit aqui com o rubens também e estou procurando alguem para instalar, e o cara recomendado aqui no rio acho que está meio maluco...ele quer R$ 800 pratas só para instalar tudo e ligar....é isso mesmo ou o cara tá doido?

abs

rubensx
14/05/2009, 17:28
Amo lá Alceu repondendo algumas duvidas:



- O coletor tem que ser em alumínio ou pode ser o de ferro, originais dos motores GM 4CL carburação simples.
Pode ser de alumínio ou de ferro, como falado com vc no telefone depende do motor estamos indo mais no de ferro por certas facilidades, mas como no caso do meu OHC usamos de alumínio, indifere o que vc achar melhor


- Listar os sensores discriminados por tipo
Não entendi muito bem aqui, os sensores foram discrinados mas no momento do cotnato depende muito do que cada um quer fazer, por exemplo a lambda pode ser usada ou não, depende da preparação por isso o serviço é rpestado como uma consultoria, pois o kit tme de ser adequado caso a caso, mesmo motores que parecem óbvios sempre tme algum porém já que jipeiros não seguem regra nenhuma de nada, complica, mas basta mandar mail que agente acerta


- A respeito do distribuidor ral, seria a base de troca, faz parte do kit ou não.
a conversão para Hall é feio no distribuidor do prórpio clinete, é uma alteração, assim como o coletor na propria peça do cliente


- A respeito da bomba elétrica de combustível, pois atualmente o sistema funciona com a mecânica e pelo que sei a mecânica não atende ao sistema injetado.

sim enviamos a bomba da SPA turbo de 12k, bomba mecância em hipótese alguma funcionaria

- No kit vem o chicote com todas as fiações e terminais, sem necessidade de emenda de fios?
O kit acompanha a ficação do chicote e plugues dos bicos, como cada motor é colocado de uma forma e cada jeep e dono prefere colcoar a pandoo em certos lugares o chicote vai com plugues e tamanhos aproximados, cada instalador ou proprietário define o tamanho, logo sim, chicote tem de ser "melhorado" e adequado a cada instalação


- Os bicos injetores, são os mesmos, quando em funcionamento normal ou preparado, motor com possibilidade para injeção a gasolina ou a alcool, pois pelo que percebi dá p/ programar mais ou menos injeção pelo módulo
Bicos injetores dependem tambem da preparação do motor, vc regula tempo de abertura dos mesmos e intermitência, porém a vazão deles depende de quantos CV vc pretende tirar do motor e por isso eles são trabalhados na eletroerosão para a vazão correta do motor, logo utilizamos bicos que são mais fáceis de preparar e com garantia (são novos e apenas retrabalhados)


- Se as peças do Kit são novas ou recondicionadas, prazo de garantia do conjunto, se a garantia vem por escrito, sendo que no caso de termos problemas tremos um endereço p/ reparo ou verificação.
Sobre garantia a pandoo tem grantia de 1 ano na centralina (e evidentemente depende de avaliação de mau uso, caso a queima seja ocasionada por má instalação ou não conformidades com as regras descritas no manual que vem por escrito tudo isso) o coletor e distribuidor é dado como serviço de retrabalho e tem garantia de 6 meses (o que dificilmente dá algum problema e vou confirmar estou falando 6 meses mas me aprece que é 1 ano volto e confirmo) endereço vcs terão o emsmo de Franca/SP que será enviado o coletor e o distribuidor.


Espero ter esclarecido, lembrando que o kit é um "agregado" de serviços prestados pela http://www.hotchevy.com.br sendo a pandoo apenas FORNECEDORA da centralina de injeção e todos os serviços executados pela Giovanni Performance e pela Hotchevy em Franca - SP

O "kit" é definido assim por ser algo próximo de um plug n play mas deve ser considerado uma "Consultoria" que fornece a solução já pronta para equipar diversos motores, porém, cada motor tem sua peculiaridade e tudo tem de ser adequado a cada necessidade, lembrando também que isso é apenas um agregado de produtos e serviços que são prestados para a melhor facilidade e comodidade em colocar injeção no seu veículo, logo caso você queira fazer por si próprio as informações que buscamos para criar o kit foram tanto em experiências quanto em internet e é livre para todos aprenderem e fazer como bem entendem, apenas indicamos qual o melhor caminho e não que seja a verdade suprema, mas até agora é o que melhor se encaixa e melhor funciona.

Caso necessário prestamos consultoria também em preparações diferenciadas

abraços

rubensx
14/05/2009, 17:33
Rubens, minha dúvida é a seguinte...

Tenho um samurai ap monoponto... breve quero transformá-lo MI, no caso seria necessário comprar apenas o coletor (completo) e a pandoo? Usando os sensores monoponto?

Olá Henah blz??

Bom vc tem duas opções, se falando em motor AP vc pode procura rum kit completo em qualquer desmanche de um MI coletor, TBI, bicos e até a injeção... a vantagem é tudo ser original e se espera rodar a gasolina e sem turbo tudo certinho...

Caso opine pela pandoo para usufluir do sistema de segurança de senhas e poder modificar mapas ou para turbo, ai sim acho justificável, e sim apenas o coletor e confirme se o distribuidor já é hall que o resto funciona perfeitamente

;-) :concordo:

Henanh
14/05/2009, 23:56
Correto, estou ciente que posso comprar tudo completo, chicote e tudo... aqui deve sair no desmanche por volta 800 reais com módulo e tudo...

Mas a ideia era justamente essa, comprar apenas o coletor e o usar a pandoo e suas vantagens...

sim, ja tem o sensor hall...

rubensx
15/05/2009, 10:57
opa henanh

ficou fáicl então, só comprar a pandoo e ser feliz

vai a centralina, chicote e sensor MAP

o esto pegue tudo do MI, coletor, bicos (referentes a cilindrada do motor) flauta etc

tá faaacilll, a centralina auqi conosco R$1.290,00

só dizer ;-)

Henanh
15/05/2009, 11:01
Ok rubens... qualquer coisa entre em contato...

abraço

rodrigocbt
15/05/2009, 18:28
Voltando com meus pitacos,

Sim, a partir de agora vamos também fazer instalações de Injeção pra quem quiser.

Quanto ao custo Léo, creio que esse valor não esteja tão fora, ainda não tenho um custo padrão nosso, mas acredito que vá ficar na faixa de 700 reais, pelo o que já discuti com outros profissionais, um valor justo a ser cobrado é de 350 reais pela instalação física, e cerca de 400 para programação.

Essa questão valor de serviço depende sempre da quantidade de horas/homem envolvida e no conhecimento técnico, se o seu mecânico daí tiver bom conhecimento técnico, o valor está justo, pois em uma primeira instalação ele gastará muitas horas/homem da oficina.

Valeu

abraço tumultuando...

Rodrigo Cbt

leogc
15/05/2009, 19:18
Voltando com meus pitacos,

Sim, a partir de agora vamos também fazer instalações de Injeção pra quem quiser.

Quanto ao custo Léo, creio que esse valor não esteja tão fora, ainda não tenho um custo padrão nosso, mas acredito que vá ficar na faixa de 700 reais, pelo o que já discuti com outros profissionais, um valor justo a ser cobrado é de 350 reais pela instalação física, e cerca de 400 para programação.

Essa questão valor de serviço depende sempre da quantidade de horas/homem envolvida e no conhecimento técnico, se o seu mecânico daí tiver bom conhecimento técnico, o valor está justo, pois em uma primeira instalação ele gastará muitas horas/homem da oficina.

Valeu

abraço tumultuando...

Rodrigo Cbt

Rodrigo,

Essa é uma conversa bem interessante. Quem sou eu para achar quanto cada um cobra pelas suas hora trabalhada....mas vejamos só. Se eu compro um kit desses, teoricamente a instalação é bem simples....além disso, esse cara com quem falei foi indicado pelo revendedor autorizado pandoo no rio....e acerta o carro na rua...e não no dinamometro...se ele acerta no dinamometro, eu nem questiono tanto, pois sei que pode-se levar horas para acertar....mas na rua?! achei meio desaforado. portanto, eu já decidi que eu mesmo vou instalar e vou usar o acerto indicado pelo fabio sampa...depois de tudo ligado levo no meu mecanico e colocamos no dinamometro para fazer o acerto final.

abs

buica
15/06/2009, 15:43
tem esse kit ainda para vender? meu jeep está com motor de opala 4cc com ignicao eletronica.

rubensx
03/09/2009, 19:15
Fala Murilo

O kit hoje em dia custa 2.850 reais pode ser dividio em 50% a vista e o restante em 3x no cartão pode ir com a central da PANDOO ou a RACE

;-)

diego4x4
21/09/2009, 21:16
amigo tu sabe me diser se tem esse kit de injecão para o motor 3.6 falcon? e quanto custa?

willys1960_ctba
03/11/2009, 14:11
Boa tarde,

tem o kit para instalação no motor de opala 6cc alcool? com ignição eletronica.

se sim qual o valor?

[]s

rubensx
03/11/2009, 16:28
Boa tarde,

tem o kit para instalação no motor de opala 6cc alcool? com ignição eletronica.

se sim qual o valor?

[]s

tenho sim 3.600 reais completo

;-)

abraços

willys1960_ctba
03/11/2009, 17:13
Rubens,

Tem fotos e mais detalhes do que compõe esse kit?
Sobre a instalação é simples? quanto tempo mais ou menos entre instalação e acertos?
Com relação ao uso de alcool que no meu caso é o original do motor?

grato

Raphael

C 14
03/11/2009, 21:08
amigão tem kit para GM 262 6 CILINDROS DA C10 C14 C15 quanto $$$

rubensx
03/11/2009, 23:38
Rubens,

Tem fotos e mais detalhes do que compõe esse kit?
Sobre a instalação é simples? quanto tempo mais ou menos entre instalação e acertos?
Com relação ao uso de alcool que no meu caso é o original do motor?

grato

Raphael

Fala Raphael blz??

Estou sem fotos do kit de opala 6 mas vai a lista

- Modificação no coletor de adm. original colocada TBI + TPS, sedes de bisos + Flauta
- Modificação no distribuidor para sistema HALL
- Bomba de combustivel
- Sensor Lambda
- os 6 bicos
- TBI com o TPS
- Sensor MAP
- Centralina RACE engine control com possibildiade de até 4 mapas com chicote e todo o encessário para ligar

Estamos fazendo uma promoção e nos primeiros mandaremos um funcionario nosso para fazer o acerto, a isntalação é simples mas exige experiência e conhecimentos em injeção, o ideal é cotar com sue mecanico de confiança para a instalação, não tem misterio, mas melhor se a pessoa já tiver experiência com motores injetados.

Sobre o alcool é sem problema algum, na real até motor a gasolina vc pode usar alcool só com a injeção, sem fazer mais nada (alémd e regular claro)

Tempo estimado num sei precisar, no momento só voltaremos a comercializar os kits no final de novembro já com a RACE..


C14

O valor é o mesmo citado a cima... 3.600 reais o kit completo

abraços

Magaiver3000
23/11/2009, 09:31
Tentei mandar esse post para teu e-mail citado na primeira pagina, mas ele retornou com invalido o endereço, entao vai por aqui mesmo.

Bom dia Rubens, em minha pesquisa por um kit injeção eletronica para Opala,
acabei encontrando o teu forum no 4x4 Brasil. Tenho um cj5/63 com motor 4cc
do Opala, gostaria de saber quanto custaria e o que viria junto com esse kit
para transforma-lo em um motor injetado? Pelo que vi no forum não viria
junto a bomba de combustivel, voce teria como me fornece-la ? Gostaria que
esse kit vinha o mais completo possivel, pois conforme for o desempenho
funcional dele, irei coloca-lo no meu Opala. Por ser uma centralina
programavel, teria como voce me fornecer alguns mapas especificos para
jipeiros, principalmente para situação onde irá exigir um regime de trabalho
mais forçado não havendo dessa forma o corte de combustivel ? Quais são os
sensores que vem e o que eu tenho que remeter para voce alterar ? Na questao
distribuidor, o meu é a platinado com modulo de ignição assistida, esse
terei que remeter para voce alterar ou somente irá algum sensor especifico
nele ? Em condições normais de uso, no caso em um carro e não em um Jeep,
qual foi a média de consumo em um motor bom ? Falando em motor bom, no caso
de estar fumando um pouco, a sonda lambda sofre alteração em sua leitura ?
Grato e no aguardo Rubens...
Att. André

Magaiver3000
23/11/2009, 09:32
Se possivel me passe um e-mail para contato. Grato...

João Eduardo
08/03/2010, 14:31
E o Kit do BF-161, está pronto? Quanto custa?

hugocamaras
17/03/2010, 23:14
Beleza Rubens?

É o seguinte, um Opala Diplomata 4.1 6 meninos certo? Com esse kit, o último em que vc sitou a lista de componentes, pode-se "salvar" se não me engano, uns 3 a 4 mapas de ignição;

Posso com essa ignição usar alcool ou gasolina, ou ainda mistura alcool + gasolina, num motor originalmente a gasolina? tornaria-se (flex)

A minha maior duvida é a seguinte: Essa ignição, tem como funcionar num modo super econômico, tipo num 6cc, funcionar só 3 cilindros ou 4 ou ainda 2 cilindros... Desculpe a minha pergunta tão DEVASSA! rsrsrs

Mas tipo se isso for possível e viável, seria de muita necessidade para quem tem Jeep, Opala... tanto para um quanto para outro; pros Jipeiros, fazer o deslocamento até o local da trilha... viajar com maior autonomia, usando o poder do motor apenas quando for necessário! hehehe
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo:

Fico no aguardo,

Hugo.