Ver Versão Completa : Planejamento e dicas para instalar sensor de estacionamento
TylerNTL
22/10/2008, 21:28
Comprei um desses sensores de estacionamento de +- R$ 100 do Mercado livre (http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-6143-sensor_estacionamento__r_4_sensores_edisplay_4x_sj uros).
O meu plano é:
1- reinstalar o reboque (que veio na minha Ranger e retirei simplesmente pq não iria utilizar) sem a peça que recebe a bola.
2- instalar os sensores no reboque, evitando de furar o parachoque. Quando sensores chegarem vou avaliar melhor se vou precisar soldar alguma cantoneira no reboque para posicionar melhor os sensores.
3-alimentar a central com o positivo da luz de ré
4-e instalar o display em cima do painel já junto do párabrisas.
Algém já encarou uma empreitada parecida?
Dicas e sugestões são bem vindas!
evandroff
22/10/2008, 23:45
jah vi uma L200 que o cara nao quis furar o parachoque entao ele pegou os parafusos que prendem o parachoque e fez uma especia de L, fixando um lado no parafuso e otro o sensor, ficou meio feio mas nao furou o parachoque.
Isso muito me interessa... meu sogro furou o para-choques da Frontier dele, como era pintado, até que não ficou feio, mas eu não quero furar os para-choques da Bebel que são cromados... seria um crime...
Quando vc fizer, bate fotos... tem o modelo do reboque? gostei da idéia...
rogeriomasih
23/10/2008, 00:33
2- instalar os sensores no reboque, evitando de furar o parachoque. Quando sensores chegarem vou avaliar melhor se vou precisar soldar alguma cantoneira no reboque para posicionar melhor os sensores.
Andei pensando em fazer isso, mas adaptar prolongadores (seriam as cantoneiras?) para fazer com que a parte frontal do reboque tivesse a mesma extensão do para-choque, como se fosse um painel feito com uma chapinha de aço, pintada de preto e um pouco abaixo do para-choque.
Pequeno jr
23/10/2008, 10:15
Thelmo, teu reboque vai em toda a extremidade do parachoque???
soneca_zzz
23/10/2008, 10:43
Rogeriomasih, isso não seria frágil d+? Penso que se encostasse em algum lugar ou até um montinho de terra poderia entortá-lo...
O problema do pára-choque da Ranger é que a maioria é cromado e lindo pra kct! Deve ficar muito estranho furá-lo para colocar os sensores que devem ser, provavelmente, pretos... :(
Será que, ao invés de colocar no reboque, colocar uma chapinha em cada parafuso que prende o pára-choque e nessas chapinhas prender uma "tira" de metal com os sensores? Não sei como o pára-choque é preso, talvez o que eu tenha falado seja inviável tecnicamente... ou fique igual a prender no local do reboque. Acho que nos parafusos evitaria que ficasse chacoalhando e fazendo barulho, pois teria mais pontos de fixação. :pensativo:
Fiz um desenho (muito tosco) do que imaginei. Uma "tira" preta de metal presa logo abaixo do pára-choque com dois sensores (pontinhos brancos). Não sei quantos sensores são, mas esses kits costumam vir 4, dois para frente e dois para trás.
PS.: mas o meu sonho mesmo é colocar uma câmerasinha em algum lugar do para-choque com uma tela LCD no painel para manobrar, nem precisaria de sensor! hehehe
Edintruder
23/10/2008, 11:01
Na minha eu furei o pára-choque, porém´não é original. Compra uma prancheta de 1,1/2"x3/8" com 1,5m de comprimento e 4 cantoneiras pequenas mas de chapa de no mínimo 3/16". Aparafusa por baixo do pára-choque de forma que fique bem rente e que os sensores fiquem bem para trás e não interfira com o pára-choque. Se ficar embaixo e recuado não vai funcionar.
Comprei um desses sensores de estacionamento de +- R$ 100 do Mercado livre (http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-6143-sensor_estacionamento__r_4_sensores_edisplay_4x_sj uros).
O meu plano é:
1- reinstalar o reboque (que veio na minha Ranger e retirei simplesmente pq não iria utilizar) sem a peça que recebe a bola.
3-alimentar a central com o positivo da luz de ré
4-e instalar o display em cima do painel já junto do párabrisas.
Algém já encarou uma empreitada parecida?
Dicas e sugestões são bem vindas!
Thelmo deixe de besteira e instale o sensor no apra choque mesmo.
No tópico do Bruno Sander da frontier sel tem fotos de algumas com para choque cromado e com sensor. Ficou show.
Tem tb esse topico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34814
Uma dica que dou é que já se pode comprar o sensor específico para usar em para choque de metal, pois esse que vc comprou irá sofrer de pequenas interferencias.
Abraço e boa sorte.
no começo do ano comprei um desses no ML tbem p/ instalar numa Kia, testei fora do carro e funcionou, foi so instalar que o aparelho ficou louco, a sirene dispara direto... nem pude devolver ao vendedor pois colei os 4 sensores no local e não tem como sair sem estragar:parede:, acabei deixando de lado... então toma cuidado c/ o seu, pois não importa o vendedor, todos vem da china ne
de teimoso comprei uma camera de ré diretamente de um site chines p/ instalar na S10, essa sim ficou perfeita, a imagem é muito boa, colorida e invertida como deve ser p/ ter a impressão de espelho, valeu cada centavo:cool:... so precisou fazer um furo no parachoque e outro na cabine p/ passar os cabos p/ dentro
rogeriomasih
23/10/2008, 12:06
Fiz um desenho (muito tosco) do que imaginei. Uma "tira" preta de metal presa logo abaixo do pára-choque com dois sensores (pontinhos brancos). Não sei quantos sensores são, mas esses kits costumam vir 4, dois para frente e dois para trás.
minha idéia era bem parecida com essa (teu desenho) só que fixada (soldada) na estrutura do reboque.
Outra coisa: tem como colar os sensores (fita dupla face, por exemplo) ao invés de furar o para-choque?
TylerNTL
23/10/2008, 23:28
Thelmo, teu reboque vai em toda a extremidade do parachoque???
Não.
Ele é da Keko, muito parecido com este da foto abaixo, porém como se fosse um modelo mais antigo (pq ele é mais feioso dq esse) mas basicamente é a mesma coisa (as dimensões devem ser muito semelhantes) sobra uns 40cm de parachoque de cada lado.
Engraçado como estes engates sumiram das lojas na net. Não encontrei no site da keko, bepo, dakotaparts.
Será que mudou alguma coisa depois daquela lei do juiz que a filha cortou a canela numa esbarrada em um engate?
Rogeriomasih, isso não seria frágil d+? Penso que se encostasse em algum lugar ou até um montinho de terra poderia entortá-lo...
O problema do pára-choque da Ranger é que a maioria é cromado e lindo pra kct! Deve ficar muito estranho furá-lo para colocar os sensores que devem ser, provavelmente, pretos... :(
Será que, ao invés de colocar no reboque, colocar uma chapinha em cada parafuso que prende o pára-choque e nessas chapinhas prender uma "tira" de metal com os sensores? Não sei como o pára-choque é preso, talvez o que eu tenha falado seja inviável tecnicamente... ou fique igual a prender no local do reboque. Acho que nos parafusos evitaria que ficasse chacoalhando e fazendo barulho, pois teria mais pontos de fixação. :pensativo:
PS.: mas o meu sonho mesmo é colocar uma câmerasinha em algum lugar do para-choque com uma tela LCD no painel para manobrar, nem precisaria de sensor! hehehe
Eu instalei uma camera no parachoque traseiro, logo abaixo de onde iria a bola do reboque no parachoque, tem uma parte inclinada para baixo. A camera é ligada no 12v da ré, e quando ligada joga a imagem no DVD que tenho no painel, fica muito bom. Não daria para colocar uns 2 sensores de estacionamento ali embaixo ?
Não.
Ele é da Keko, muito parecido com este da foto abaixo, porém como se fosse um modelo mais antigo (pq ele é mais feioso dq esse) mas basicamente é a mesma coisa (as dimensões devem ser muito semelhantes) sobra uns 40cm de parachoque de cada lado.
Engraçado como estes engates sumiram das lojas na net. Não encontrei no site da keko, bepo, dakotaparts.
Será que mudou alguma coisa depois daquela lei do juiz que a filha cortou a canela numa esbarrada em um engate?
Aqui tem: www.newtrack.com.br
Fica aqui em Fortaleza e mandam pro Brasil todo. Foi onde fiz as proteções inferiores do Troller, berço de guincho, rack de teto, etc.
Washington Braga
24/10/2008, 14:32
Instalei um na minha L-200 (comprei na Veluplast). Não funcionou nem dois dias e tive que trocar por que o display só indicava a distância quando faltavam menos de 10 cm! Voltei lá e eles trocaram por outro aparelho (não me disseram a marca). O instalador me disse que entrou água, pois a central fica dentro da lanterna traseira. Então, a dica é vedar bem o aparelho!
DieselPower
24/10/2008, 20:00
no começo do ano comprei um desses no ML tbem p/ instalar numa Kia, testei fora do carro e funcionou, foi so instalar que o aparelho ficou louco, a sirene dispara direto... nem pude devolver ao vendedor pois colei os 4 sensores no local e não tem como sair sem estragar:parede:, acabei deixando de lado... então toma cuidado c/ o seu, pois não importa o vendedor, todos vem da china ne
de teimoso comprei uma camera de ré diretamente de um site chines p/ instalar na S10, essa sim ficou perfeita, a imagem é muito boa, colorida e invertida como deve ser p/ ter a impressão de espelho, valeu cada centavo:cool:... so precisou fazer um furo no parachoque e outro na cabine p/ passar os cabos p/ dentro
Desculpe a indiscrição, mas quanto pagou a câmera?
Já veio com a tela?
Abraço.
Desculpe a indiscrição, mas quanto pagou a câmera?
Já veio com a tela?
Abraço.
paguei uns 160,00 no cartão de credito e mais 77,00 de imposto no correio, dolar de 3 meses atras, frete gratis, chegou em uma semana... vem completinho, c/ fio de sobra p/ uma cabine dupla, so não veio o botãozinho on/off pq eu queria ligar independente da luz de ré
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.4085
abs
Marcelo-HPE
25/10/2008, 10:33
Tentei instalar o sensor de estacionamento na minha , só que os caras da loja disseram que os sensores de proximidade que são 4 ao todo não ficariam distribuídos uniformemente no parachoque traseiro da l 200. por ter esse parahoque pouco espaço. ( não me convenci da resposta deles )
Se algum colega tiver uma l 200 como o sensor instalado , posta um foto aqui prá gente ver como ficou.
Grato .
aoliveira
25/10/2008, 10:35
Eu instalei furando o parachoque mesmo, achei que ficou muito bom pois coloquei o kit de sensores prateados, então fica praticamente da cor do cromado, só não tem o mesmo reflexo :-D.
Eu não colocaria os kits de dois sensores não, os de 4 são bem melhores.
Abaixo algumas fotos de como ficou:
Marcelo-HPE
25/10/2008, 11:34
Caramba A.Oliveira;
Ficou show de bola mesmo hein !! parabéns .
Esse é o problema da l 200 a parte do parachoque que fica instalada a placa não fica no meio do parachoque e sim deslocada para o lado dificultando a melhor distribuição dos sensores pelo parachoque .
Se alguem tiver alguma ideia aí ,peço que em ajudem ,
grato.
TylerNTL
25/10/2008, 17:53
Eu instalei furando o parachoque mesmo, achei que ficou muito bom pois coloquei o kit de sensores prateados, então fica praticamente da cor do cromado, só não tem o mesmo reflexo :-D.
Eu não colocaria os kits de dois sensores não, os de 4 são bem melhores.
Abaixo algumas fotos de como ficou:
Fudeu!!
Se eu tivesse visto estas fotos teria comprado sensores prata!!!
Agora é tarde comprei sensores pretos.
Alguém em Natal ou proximidades comprou sensores prata e deseja trocá-los por sensores pretos?
Fudeu!!
Se eu tivesse visto estas fotos teria comprado sensores prata!!!
Agora é tarde comprei sensores pretos.
Alguém em Natal ou proximidades comprou sensores prata e deseja trocá-los por sensores pretos?
Thelmo é só mandar pintar, não vai lhe custar quase nada...
TylerNTL
25/10/2008, 22:55
Seguem fotos da engenhoca e do manual em inglês (acompanha o manual em português, que é basicamente uma tradução).
Diversão garantida para próximo FDS!
aoliveira
26/10/2008, 12:59
Caramba A.Oliveira;
Ficou show de bola mesmo hein !! parabéns .
Esse é o problema da l 200 a parte do parachoque que fica instalada a placa não fica no meio do parachoque e sim deslocada para o lado dificultando a melhor distribuição dos sensores pelo parachoque .
Se alguem tiver alguma ideia aí ,peço que em ajudem ,
grato.
Realmente Marcelo, esses dias parei pra reparar no parachoque da l200 e realmente você tem razão, complicado colocar os sensores lá. Mas algum jeito vai ter, só precisa quebrar um pouco a cabeça...hehehe...afinal, o benefício dos sensores instalados é muito grande pra desistir facilmente. :concordo:
aoliveira
26/10/2008, 13:02
X2...isso que eu ia comentar mesmo, os vendedores dos sensores dizem que pode pintar sem problema. Eu só aproveitei que a loja onde instalei já vendia o kit em várias cores e já escolhi o prata, afinal, quanto mais original deixar as peças melhor, sei lá se pintar pode influenciar em alguma coisa o funcionamento :roll:
DieselPower
26/10/2008, 14:57
Será que estes sensores suportam uma cromagem?
FLÁVIO FAF
26/10/2008, 15:44
eu coloquei 4 sensores atras e 04 na frente num unico modulo o sensor traseiro é indispensavel vc pode manobrar sem virar o pescoço com segurança, hoje eu nao colocaria o dianteiro . furei o parachoque e o meu sensor e preto ficou bom se prata ficava perfeito , este negocio de pintar sensor eu nao arriscaria meu carro quando anda por estrada de barro da interferencia nos sensores ao lavar volta ao normal.adaptar sensores de estacionamento sem furar eu optaria por colocar uma microcamera com tela de lcd.segundo o site da bosh picape pela largura tem que ter 04 sensores para nao ter risco de encostar em piquetes mais desviados para o lado.
Edintruder
26/10/2008, 23:09
Os sensores podem ser pintados sem problemas que não geram interferências. Cromagem é impossível pois são de plástico.
DieselPower
26/10/2008, 23:28
Cromagem é impossível pois são de plástico.
Pois é Edin, cromagem normal (imerção) tudo bem, concordo que não seria possível. Mas como é feito aquela cromagem em peças plásticas, que estão presentes em algumas peças de veículos e muito frequantes em brinquedos?
Edintruder
27/10/2008, 09:43
Diesel, isso é coisa difícil de encontrar fora de SP, pois tentei cromar umas peças de plástico em uma moto que eu tive e descobri ser impossível ou caríssimo...
Essa cromagem química de plástico nada mias é que uma pintura e pode ser realizado também nos sensores uma vez que todos os fabricantes são unânimes em dizer que os sensores aceitam pintura.
DieselPower
27/10/2008, 10:24
Essa cromagem química de plástico nada mias é que uma pintura e pode ser realizado também nos sensores uma vez que todos os fabricantes são unânimes em dizer que os sensores aceitam pintura.
Com a grande quantidade de picapes com pára-choque cromado, as fábricas destes sensores deveriam vende-los com este acabamento.
Com toda certeza teriam uma boa aceitação, mesmo que cobrassem a mais por isso...
Abraço Edin!
PS.: A algum tempo estou planejando uma viagem para Cassino, numa dessas, quando coloca-la em prática podemos combinar de tomar umas geladas.
FLÁVIO FAF
28/10/2008, 06:26
Thelmo deixe de besteira e instale o sensor no apra choque mesmo.
Tem tb esse topico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34814
Uma dica que dou é que já se pode comprar o sensor específico para usar em para choque de metal, pois esse que vc comprou irá sofrer de pequenas interferencias.
Abraço e boa sorte.
concordo plenamente com vc loyer .sem querer ofender , sei que uma palavra mal colocada pode gerar discursoes interminaveis , esta havendo um preciosismo exarcebado , os sensores sao pequenos , a minha picape e prata colocaram sensores pretos , eu achei que ficou harmonico (ao voltar de viagem coloco fotos). querer nao furar parachoque, cromar sensores ? o parachoque traseiro é metal tem que ao furar fazer o tratamento anti-ferrugem , comprar sensores proprios para metal (que sao mais caros) nao deixar o instalador revetir o sensor com fita isolante (o sensor comum ) e instalar no metal. coisa muito mais feia sao os frisos laterais na cor preta em carro prata ,ai nao resisti mandei pintar.pintar sensores todos fabricantes recomendam ,mas eu nao pintaria os meus ,basta estarem sujos de poeira dao interferencia , compraria ja numa cor mais adequada .
Marcelo-HPE
28/10/2008, 23:31
Aí meus amigos !!
Alguem já instalou na L200 sport/outdoor, queria ver como ficou , para instalar na minha.
grato
NilsinhoRox
30/10/2008, 03:16
Diniz, gostei da ideia... Que site comprou o kit???
Diniz, gostei da ideia... Que site comprou o kit???
comprei aqui:
no site tem varias outras opções de sensores e cameras... é um site so de bugigangas, ja comprei muita tranquera la, tudo frete gratis... a unica coisa que não chegou foi um controle de PS2 que custou uns 5 dolares que acredito que tenha se "extraviado" no nosso confiavel correio
Walter L. L. Casitta
30/10/2008, 16:03
comprei aqui:
no site tem varias outras opções de sensores e cameras... é um site so de bugigangas, ja comprei muita tranquera la, tudo frete gratis... a unica coisa que não chegou foi um controle de PS2 que custou uns 5 dolares que acredito que tenha se "extraviado" no nosso confiavel correio
Acabei de fazer uma compra nesse site. Vamos ver que bixo que dá...
Marcelo-HPE
30/10/2008, 16:45
Vçs são bicho mesmo heim !!! compram até no exterior . e eu que tenho medo até de comprar no mercado livre.
Mas e aí amigos , alguem já instalou sensor de estacionamento na L 200
cuidado p/ não viciar em bugigangas hehehe
olha um acessorio muito bom... pena que ta carinho
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16963
Walter L. L. Casitta
30/10/2008, 19:59
cuidado p/ não viciar em bugigangas hehehe
olha um acessorio muito bom... pena que ta carinho
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16963
Putz! Chinezada sem vergonha :D
rogeriomasih
30/10/2008, 21:28
Desculpem a minha burrice...mas nem entendi para que serve o acessório...:oops::oops::oops:
para que serve mesmo???:putz::putz::putz:
Walter L. L. Casitta
30/10/2008, 21:59
É um tapa placa elétrico com acionamento via controle remoto. (anti radar fográfico de primeira)
NilsinhoRox
30/10/2008, 23:02
Diniz...
Irado essa cam de parachoque, foi esse modelo mesmo que vc comprou???
Esse outro acessorio, aqui em Sampa, num vai da mto certo, pq tao colocando radares que fotografa a placa dianteira... hehehehe
[]s
evandroff
30/10/2008, 23:16
o kit vem com 2 tapa placas...
both hide...
o engraçaco sao os cheiros para carros que colocam no isqueiro do carro..
Diniz...
Irado essa cam de parachoque, foi esse modelo mesmo que vc comprou???
Esse outro acessorio, aqui em Sampa, num vai da mto certo, pq tao colocando radares que fotografa a placa dianteira... hehehehe
[]s
esse mesmo, lembre que pelo valor vai pagar imposto qdo receber, eu paguei 77 reais, o total ficou em uns 220 reais, o dolar tava mais barato :dance:... acho que o valor maximo p/ não pagar imposto é 50 dolares, não tenho certeza, sei que fiz outras compras de 20~30 dolares e não paguei nada de imposto
Walter L. L. Casitta
31/10/2008, 10:12
Essa coisa não vale e pena. Teve um caso de um cara que fez alguma coisa parecida e foi notícia até no Jornal Nacional e esse aí não é nada discreto...
soneca_zzz
31/10/2008, 10:48
Deve ser muito louco isso, mas duvido que alguém conseguiria ficar uma semana com isso no carro sem ser parado pos "homi"! hehehe
Acho que seria mais válido se colocar em uma viagem para um lugar que vai uma vez ou outra por ano e que quase não tenha muito pedágio/postos policiais pelo caminho. Fecha a placa e afunda o pé no acelerador! Depois tira esse "tampa placas" e ninguém poderá falar nada... hehehe
Allan Nielsen
31/10/2008, 11:06
Essa coisa não vale e pena. Teve um caso de um cara que fez alguma coisa parecida e foi notícia até no Jornal Nacional e esse aí não é nada discreto...
Voces viram recentemente no Jornal Nacional sobre este tipo de gambiarra nas placas dos caminhões pra fugirem das balanças, tinham varias "criatividades".....
abs
TylerNTL
02/11/2008, 10:49
Ontem instalei os sensores em um cano de PVC que seria fixado abaixo do pára-choque.
Como eu já havia previsto não deu certo pq o pára-choque tem um ressalto (no local onde vai a placa) e o "meu sistema" fica acusando distância 0m. Tentei direcioná-los mais para baixo mas também não deu certo. Além disso ia ficar uma gambiarra meio feiosa.
Decidi por instalar os sensores no pára-choque mesmo. Furando a parte superior onde tem um acabamento de plástico. O problema agora é o encaminhamento dos fios dos sensores até a central. Gostaria de instalar a central dentro da cabine e o comprimento dos fios sensores-central não é muito grande.
Cheguei até a levar o carro em uma equipadora que teria "experiência comprovada na instalação de sensores de estacionamento". Depois de ver o início do serviço e de meia dúzia de perguntas verifiquei que eles só instalaram senores em sedans. Melhor meter a mão na massa!
Alguém já instalou a central do sensor de estacionamento dentro da cabine?
Alguma sugestão de como lançar os fios do pára-choques para dentro da cabine? E de como entrar na cabine? (numa daquelas tampas de borracha na parte de baixo?)
Walter L. L. Casitta
02/11/2008, 11:20
Ontem instalei os sensores em um cano de PVC que seria fixado abaixo do pára-choque.
Como eu já havia previsto não deu certo pq o pára-choque tem um ressalto (no local onde vai a placa) e o "meu sistema" fica acusando distância 0m. Tentei direcioná-los mais para baixo mas também não deu certo. Além disso ia ficar uma gambiarra meio feiosa.
Decidi por instalar os sensores no pára-choque mesmo. Furando a parte superior onde tem um acabamento de plástico. O problema agora é o encaminhamento dos fios dos sensores até a central. Gostaria de instalar a central dentro da cabine e o comprimento dos fios sensores-central não é muito grande.
Cheguei até a levar o carro em uma equipadora que teria "experiência comprovada na instalação de sensores de estacionamento". Depois de ver o início do serviço e de meia dúzia de perguntas verifiquei que eles só instalaram senores em sedans. Melhor meter a mão na massa!
Alguém já instalou a central do sensor de estacionamento dentro da cabine?
Alguma sugestão de como lançar os fios do pára-choques para dentro da cabine? E de como entrar na cabine? (numa daquelas tampas de borracha na parte de baixo?)
Pelo que eu vi por aqui os caras têm instalado o módulo na caçamba mesmo. Vi um colocado acima do para-lama, todo enrolado pra que a agua não entre. Não goste da solução e não estava funcionando bem e não me lembro qual foi o fim dessa história.
Walter L. L. Casitta
02/11/2008, 11:23
Pelo que eu vi por aqui os caras têm instalado o módulo na caçamba mesmo. Vi um colocado acima do para-lama, todo enrolado pra que a agua não entre. Não goste da solução e não estava funcionando bem e não sei qual foi o fim dessa história.
Esse picape é do Felipe. Estava esquecendo que ele participa aqui no fórum.:rolleyes:
carioca10
02/11/2008, 17:29
O meu 1. coloquei na concessionária Fiat Automax de BH logo que comprei o meu Doblò em 2002, e, funcionava perfeitamente.
Lembro que na época fui chamado de tudo quanto é nome por acharam desnecessário.
Quando comprei a Ranger CD XLS 2.3 em Nov. 2006, a concesionária não quis instalar nada, mas a diferença entre o que davam pelo Doblò e a Ranger era a menor.
Instalei um 1. com indicação de temperatura externa e interna. Me deu muitos problemas. Dele só mantive a leitura de temperatura externa e interna.
Comprei um 2. que deu problemas num dos sensores. Eu mesmo retirei e recoloquei alterando um pouco a sua rotação e colocando mais silicone para fixá-lo, pois não tinha sido bem fixado. Normalmente eles têm que ser fixados com um risco que vem na superfície do sensor indicando a posição "zero graus" de como ele deve ser colocado. Na posição "zero graus" este sensor não funcionou bem, rodei a sua posição e passou a funcionar.
Lógico que quando chove, ou lavo o carro, ou está muitíssimo quente, ele fica biruta, mas 98% do tempo ele funciona normalmente.
Eu talvez coloque a câmera (só que infra vermelha) e a tela de 2,5 polegadas que o Diniz instalou, mas parece que o teto da Ranger não parece ter muito espaço para uma console com esta tela.
Abraços,
Felipe
PS: Hoje colocaria um deste site (que está fora do ar, será que sumiram?), pois ele tem 3 posições do som de alerta (uma delas para desligar o som de alerta!): http://www.tecnoeletronica.com.br/
rogeriomasih
02/11/2008, 19:32
É um tapa placa elétrico com acionamento via controle remoto. (anti radar fográfico de primeira)
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk
acho que os caras leram os meu pensamentos...isso deve dar uma 'cana' tão bonita...
concordo plenamente com vc loyer .sem querer ofender , sei que uma palavra mal colocada pode gerar discursoes interminaveis , esta havendo um preciosismo exarcebado , os sensores sao pequenos , a minha picape e prata colocaram sensores pretos , eu achei que ficou harmonico (ao voltar de viagem coloco fotos). querer nao furar parachoque, cromar sensores ? o parachoque traseiro é metal tem que ao furar fazer o tratamento anti-ferrugem , comprar sensores proprios para metal (que sao mais caros) nao deixar o instalador revetir o sensor com fita isolante (o sensor comum ) e instalar no metal. coisa muito mais feia sao os frisos laterais na cor preta em carro prata ,ai nao resisti mandei pintar.pintar sensores todos fabricantes recomendam ,mas eu nao pintaria os meus ,basta estarem sujos de poeira dao interferencia , compraria ja numa cor mais adequada .
É isso ai.
Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 17:02
Pois é. No dia 30/10 fiz um pedido de U$48,00 no Deal Extreme de 10 lâmpadas de LED automotivas. Acabei de receber, frete grátis da Hong Kong pro Brasil e ainda nem apareceu na fatura do cartão. 8)8)8)8)
Walter,
Usou paypal? Entregam em casa ou tem que buscar na agência dos Correios?
[]'s planejando a encomenda.
Walter L. L. Casitta
21/11/2008, 20:51
Walter,
PayPal e eu nem tinha. Fiz o meu PayPal junto com o pedido. O próprio site te direciona...
A entrega é feita no endereço que você cadastrar e de preferência no mesmo da fatura do cartão.
Também informam dois track numbers, um pra o transporte internacional e outro para o correio brasileiro. Da pra saber o dia que saiu de Hong Kong e o da chegada no Rio de Janeiro. No caso chegou no RJ no dia 11, um dia depois de ter saído de HK. Deve ter ficado a maioria dos dias na alafândega.
Eu compro pelo correio no USA desde a época do presidente Color e nem intenet existia. Tudo era feito via FAX. Pela lei (nem sei se é a mesma hoje), você pode importar sem impostos até U$50,00 a cada 6 meses pelo correio, mas eu ja cheguei a fazer mais de um por mês e nunca deixei de receber nada. Também já comprei acima de U$50,00, algumas vezes fui taxado. Teve uma vez que que a receita questionou e taxou com um valor exorbitante. Simplesmente iguinorei para devolverem à origem, passados 3 meses recebi sem nenhuma taxa. Hoje é um pouco diferente ja que eles podem controlar o volume de pedidos ao CPF, mesmo assim é tranqüilo.8-)
Já me dei mau em algumas compras no Mercado Livre, mas nas compras internacionais até hoje nunca.
Tb já comprei várias coisas nos USA e paguei com PayPal, algumas vezes fui taxado e outras não. Em site chinês (ou HK, que seja!) nunca arrisquei, mas dessa vez vai!! :-)
Valeu pelas dicas Walter!
Walter,
ja fiz varias compras nesse site e sempre chega em casa, so da vez que comprei a camera de ré que tive que retirar no correio p/ pagar o imposto:evil:
abs
TylerNTL
25/01/2009, 10:57
Só para dar notícia do destino do meu sensor de estacionamento...
Depois de uma reviravolta profissional tive que comprar uma viatura para minha mulher (clio sedan). Como moro em um prédio com somente uma vaga oficial. O clio fica estacionado numas vagas que em 90% das vezes tem que entrar fazendo baliza.
Instalei o sensor no clio. Gostei demais do funcionamento do acessório, preciso até demais, não sei como consegui viver até hoje sem um desses!
Fatalmente vou comprar outro para a Ranger.
Desvirtuando um pouco o tópico e perguntando sobre outro acessório:
Estava procurando um calibrador manual no ebay e li que por lá (do mesmo jeito que no Brasil é obrigatório espelho retrovisor dos dois lados desde 19XX) é obrigatória a existência de sensores para a pressão dos pneus.
Quando estive por lá dirigi umas vans da Toyota e uns sedans chevrolet e Chrysler e não lembro desses acessórios (talvez fossem apenas algunas luzes no painel)
O acessório que achei interessante é esse do link do ebay abaixo:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/New-TPMS-Sensors-Tire-Pressure-Monitor-System-4-Any-Car_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ72Q3a1171Q7c66Q3a2 Q7c65Q3a12Q7c39Q3a1Q7c240Q3a1318Q7c301Q3a0Q7c293Q3 a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem 160311497309QQitemZ160311497309QQptZMotorsQ5fCarQ5 fTruckQ5fPartsQ5fAccessories
Alguém tem alguma experiência com um desses? Funciona? O display pode ficar dentro do carro ou só apresenta a pressão quando aproximado do pneu (como no vídeo)?
carioca10
15/02/2009, 23:03
Estava dando uma olhada em câmeras de ré na Internet, e, vi que a Ford nos EUA lançou uma para os modelos Superduty, Expedition, Lincoln Mark Lt, F-150 e Lincoln Navigator.
Pelo que li, parece que começaram a surgir nos modelos 2008-2009, e, nada para a Ranger.
Rearview Camera System
YouTube - Rearview Camera System
Ford's new rear camera for '08 in action from Autoblog
YouTube - Ford's new rear camera for '08 in action from Autoblog
Eles são chamados de "tailgate camera", que seria talvez "câmera da maçaneta da caçamba/bagageiro":
http://img6.imageshack.us/img6/1474/maanetacomcmeranj8.th.jpg (http://img6.imageshack.us/my.php?image=maanetacomcmeranj8.jpg)
Para F-150, os códigos para a câmera e a maçaneta da F-150 são respectivamente: 8L3Z9943400AC e 8L3Z19G490A.
No Tasca Ford Parts (http://www.tascafordparts.com/), os preços (respectivamente) são bem salgados: US$ 61,56 e US$ 232,67.
A foto do conjunto está embaixo:
http://img8.imageshack.us/img8/1232/f150xlrearcamerajq2.th.jpg (http://img8.imageshack.us/my.php?image=f150xlrearcamerajq2.jpg)
Mas na ebay.com, Vc já acha alternativas mais em conta para a maçaneta (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/_Car-Truck-Parts-Accessories__08-09-F150-F250-F350-CHROME-TAILGATE-HANDLE-w-CAMERA_W0QQitemZ390025419316QQadiZ2865QQadnZCarQ20 Q26Q20TruckQ20PartsQ20Q26Q20AccessoriesQQcmdZViewI temQQptZMotors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=it em390025419316&_trksid=p4506.c0.m245&_trkparms=72%3A543|65%3A12|39%3A1|240%3A1318 (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/_Car-Truck-Parts-Accessories__08-09-F150-F250-F350-CHROME-TAILGATE-HANDLE-w-CAMERA_W0QQitemZ390025419316QQadiZ2865QQadnZCarQ20 Q26Q20TruckQ20PartsQ20Q26Q20AccessoriesQQcmdZViewI temQQptZMotors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=it em390025419316&_trksid=p4506.c0.m245&_trkparms=72%3A543%7C65%3A12%7C39%3A1%7C240%3A1318 )).
Esta maçaneta nas nossas Rangers, senão estou errado possui o código 55L5599431B82AC5YY, no site http://www.pecas-on-line.com.br, o preço oficial da Ford parece ser de R$ 107,00.
Mas ela não oferece abertura para se colocar uma câmera.
Também vi alternativas em maçanetas que não possuem esta abertura para a câmera:
http://img58.imageshack.us/img58/3335/ndbc2ys5.th.jpg (http://img58.imageshack.us/my.php?image=ndbc2ys5.jpg)
Este modo com a câmera embutida por dentro exatamente como o Diniz já fez no pára-choque me parece mais seguro, mas há outros menos seguros, mas mais simples:
http://img24.imageshack.us/img24/8036/dsc01511fechodacaambafs2.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=dsc01511fechodacaambafs2.jpg)
http://img156.imageshack.us/img156/6981/dsc01512fechodacaambasu1.th.jpg (http://img156.imageshack.us/my.php?image=dsc01512fechodacaambasu1.jpg)
Ainda não retirei a maçaneta, pois se é o que vejo no desenho abaixo sem parafusos e somente 2 encaixes de plástico, a minha é uma Ranger 2006-2007:
http://img210.imageshack.us/img210/185/maanetacaambavg7.th.jpg (http://img210.imageshack.us/my.php?image=maanetacaambavg7.jpg)
Gostaria de ver se há espaço para embutir uma minúscula câmera de ré, mas de ângulo de abertura alto. Também acho que se os encaixes forem de plástico, eles também não ofereceriam segurança quanto a roubos.
Já pesquisei sobre estas minúsculas câmeras e achei algo na China, mas onde estes chineses a estão vendendo, ainda não descobri.
Estas abaixo possuem abertura de até 180 graus!
http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw637.htm
http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw636.htm
Enfim ainda estou pesquisando.
Mas se alguém conseguir progredir mais rápido do que eu, por favor, reporte.
Abraços,
Felipe
PS: Ah, já colocaram uma câmera até no emblema da Ford:
http://img129.imageshack.us/img129/5072/09f150fx4camerave2.th.jpg (http://img129.imageshack.us/my.php?image=09f150fx4camerave2.jpg)
carioca10
16/02/2009, 05:34
http://www.caraudiomag.com/technical/caep_0811_alpine_hce_c105_backup_camera_plate_moun ting/index.html
Este tutorial ensina como construir um suporte da placa para colocar uma câmera de vídeo. Estes suportes comerciais (que normalmente vêm já com a câmera) normalmente quando bem construídos (não os de plástico) por lá são muito caros, e, neste tutorial se explica como construí-los.
Mas com os ensinamentos deste articulista talvez se consiga construir uma maçaneta da caçamba com material mais rígido e seguro tornando quase impossível arrancá-la por fora. Do jeito que ela vem de fábrica hoje parece não oferecer muita segurança.
Eu não gostei do suporte (de plástico ou não) na placa, porque qualquer dano à placa por ladrões também nos custaria caro, com a burocracia e taxas para pagar este dano.
Abraços,
Felipe
a que veio no meu kit parece muito c/ essa segunda que vc postou:
http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw636.htm (http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw636.htm)
mas se vc for comprar uma camera que não seja de kit veja se ela tem a função de "espelho"... assim a imagem fica invertida como se tivesse mesmo vendo um espelho
carioca10
16/02/2009, 08:52
Diniz,
Valeu!
Pela imagem dio site dá a entender que sim:
http://img93.imageshack.us/img93/3379/cameralabeluw3.th.gif (http://img93.imageshack.us/my.php?image=cameralabeluw3.gif)
http://img132.imageshack.us/img132/9062/cameralabel2mt3.th.gif (http://img132.imageshack.us/my.php?image=cameralabel2mt3.gif)
Só que o site me parece que não é para venda direta a consumidor final, senão eles mesmos informariam os preços, não? Estou tentando descobrir onde eles vendem esta câmera.
É difícil para Você, Diniz, moldar a maçaneta da caçamba com este espaço para a câmera? Qual material Vc recomendaria? Como fazer para que ela ficasse presa por dentro e mais segura? Se estiver interessado, por favor, me mande uma MP.
A outra câmera deve ser mais barata: http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw637.htm (http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw637.htm).
Abraços,
Felipe
a que veio no meu kit parece muito c/ essa segunda que vc postou:
http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw636.htm (http://www.sharpvision.cn/waterproof/cw636.htm)
mas se vc for comprar uma camera que não seja de kit veja se ela tem a função de "espelho"... assim a imagem fica invertida como se tivesse mesmo vendo um espelho
TylerNTL
16/02/2009, 19:56
Pois é. No dia 30/10 fiz um pedido de U$48,00 no Deal Extreme de 10 lâmpadas de LED automotivas. Acabei de receber, frete grátis da Hong Kong pro Brasil e ainda nem apareceu na fatura do cartão. 8)8)8)8)
Walter,
Já fez mais alguma compra na DEALEXTREME?
Teve sucesso em todas até agora?
Pretendo comprar umas porcariazinhas de lá e gostaria de saber como foi sua experiência. Pelo que vi teve sucesso total! certo?
fcapitanucci
16/02/2009, 22:01
vi que vcs ficaram interessados em compra internacional
um resumo. compro pelo ebay ha alguns meses, e pago via paypal
comprei lampadas xenon em hong kong, alguns jogos de xbox 360 nos eua, calotas do honda, e mais algumas coisas. algumas passaram de 50 doletas, mas pouco, e eram discretas. nunca fui taxado
comprei um sensor de ré p/ a ranger. ja tenho no taurus e no corolla.
vou furar o parachoque, vou colocar a central atras da lanterna, todo embrulhado e vou puxar o fio até a cabine.
Walter,
Já fez mais alguma compra na DEALEXTREME?
Teve sucesso em todas até agora?
Pretendo comprar umas porcariazinhas de lá e gostaria de saber como foi sua experiência. Pelo que vi teve sucesso total! certo?
Thelmo,
Depois do post do Walter, mandei vir umas bobagens do DealExtreme. Na verdade várias tralhas, já fiz mais de 5 encomendas e todas chegaram sem problemas e passaram pela Receita sem cobrança de impostos. Quanto ao site, pode ir sem medo que os chineses são de fé, inclusive, quando um cartão de memória chegou com defeito, reclamei e mandaram outro, sem precisar de maiores explicações.
Apenas um porém, não encomende nada que faça muito volume e nem que seja muito caro, por exemplo, controles para o Wii. Tenho um colega que foi taxado (e bem taxado) pela Receita ao comprá-los, era uma caixa grande. Todas as minhas encomendas chegaram em envelopes e foram entregues em mãos sem impostos.
[]'s
É difícil para Você, Diniz, moldar a maçaneta da caçamba com este espaço para a câmera? Qual material Vc recomendaria? Como fazer para que ela ficasse presa por dentro e mais segura? Se estiver interessado, por favor, me mande uma MP.
eu acho que é mais facil trabalhar a original c/ massa plastica ou polister, se for fazer uma nova tem o problema do mecanisc=mo de acionamento por tras que complicaria muito... aquela no emblema "ford" seria mais facil ate... a minha eu fiz um suporte c/ durepox mesmo
carioca10
17/02/2009, 14:04
Diniz,
Muito obrigado pela atenção e paciência e conto com a sua ajuda, valeu!
Estou encomendando a TrancaBem ([/URL][url]http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=88908077 (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=88908077)) pelo Mercado Livre e vou ver se dá para adaptar a câmera nela.
Assim mantenho o fecho original caso não goste como ficou.
No emblema da Ford, Vc pensaria em tirá-lo, não? Eu prefiro mantê-lo, por enquanto.
Show é a do Golf alemão:
YouTube - Rückfahrkamera im Golf 6
Alguns já colocaram no suporte para o trailer, mas também não gostei.
http://img24.imageshack.us/img24/1614/rearcam5ee7.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=rearcam5ee7.jpg)
http://img24.imageshack.us/img24/3223/rearcam4xc0.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=rearcam4xc0.jpg)
http://img24.imageshack.us/img24/686/rearcam3dg0.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=rearcam3dg0.jpg)
http://img3.imageshack.us/img3/8909/rearcam2rn7.th.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=rearcam2rn7.jpg)
Abraços,
Felipe
eu acho que é mais facil trabalhar a original c/ massa plastica ou polister, se for fazer uma nova tem o problema do mecanisc=mo de acionamento por tras que complicaria muito... aquela no emblema "ford" seria mais facil ate... a minha eu fiz um suporte c/ durepox mesmo
no emblema ficaria meio ruim mesmo porque teria que furar a tampa... e nesse espaço entre a tampa e o parachoque não cabe ali? parece ter um vão legal... na minha s10 não cabia nesse vão
abs
carioca10
17/02/2009, 21:49
Diniz,
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e paciência.
Vc diz como este da Toyota Prado:
http://img11.imageshack.us/img11/3440/cmeraacimadaplacatoyotanr3.th.jpg (http://img11.imageshack.us/my.php?image=cmeraacimadaplacatoyotanr3.jpg)
Ali na Ranger também parece bem ruim. Profundidade 8 cm e Altura 4 cm. Acontece que a superfície externa da tampa quando toda aberta diminui este espaço de 8 para 1,5 cm. Assim que não adianta adiantar a câmera para fora, porque esta tampa ao ser aberta esbarraria na câmera.
Eu vou acabar colocando uma câmera CMOS mesmo no meio do lado de um dos pára-choques.
Eu também não estou querendo furar a tampa da caçamba.
Abraços,
Felipe
no emblema ficaria meio ruim mesmo porque teria que furar a tampa... e nesse espaço entre a tampa e o parachoque não cabe ali? parece ter um vão legal... na minha s10 não cabia nesse vão
abs
fredycoelho
18/02/2009, 11:32
Saudações,
Estou também procurando um local para instalar uma Câmera de Ré para "RANGEnalda". Este mostrado na PRADO eu achei bastante prático, bom preço, custa 170,00 no site de compras do UOL (todaoferta), porém não comprei ainda pois o "espertos de plantão" já estão esperando eu colocar... Ainda existe o risco de danificar a placa... Os gatunos roubam estepe de 30 kg amarrados com corrente e cadeado...
Pensei na colocação no reboque (camuflado), e até no interior da lanterna traseira num local transperente, que pode ser no local da lâmpada de ré, estou pensando em retirar uma das lâmpadas de ré e colocar aquela camera cilíndrica 32 mm... vou amadurecer a idéia...
carioca10
19/02/2009, 05:27
fredycoelho,
Foto de uma câmera traseira na luz de ré:
http://img3.imageshack.us/img3/8117/cmeranaluzderiy0.th.jpg (http://img3.imageshack.us/my.php?image=cmeranaluzderiy0.jpg)
Abraços,
Felipe
Saudações,
Estou também procurando um local para instalar uma Câmera de Ré para "RANGEnalda". Este mostrado na PRADO eu achei bastante prático, bom preço, custa 170,00 no site de compras do UOL (todaoferta), porém não comprei ainda pois o "espertos de plantão" já estão esperando eu colocar... Ainda existe o risco de danificar a placa... Os gatunos roubam estepe de 30 kg amarrados com corrente e cadeado...
Pensei na colocação no reboque (camuflado), e até no interior da lanterna traseira num local transperente, que pode ser no local da lâmpada de ré, estou pensando em retirar uma das lâmpadas de ré e colocar aquela camera cilíndrica 32 mm... vou amadurecer a idéia...
se eu tivesse reboque teria colocado nele, seria mais facil soldar uma chapinha fina e discreta e pintava tudo de preto fosco e ninguem veria... não acho uma boa colocar na lanterna porque a imagem vai ficar centralizada num so canto e isso atrapalha um pouco na manobra... a minha fica ao lado da placa e ja da uma diferença mesmo a camera sendo imagem de 180*... qto mais centralizada melhor
abs
carioca10
19/02/2009, 06:55
Diniz,
Muito obrigado pela atenção e paciência.
Numa capota de fibra com luz de freio traseiro central é que seria o ideal.
Abraços,
Felipe
se eu tivesse reboque teria colocado nele, seria mais facil soldar uma chapinha fina e discreta e pintava tudo de preto fosco e ninguem veria... não acho uma boa colocar na lanterna porque a imagem vai ficar centralizada num so canto e isso atrapalha um pouco na manobra... a minha fica ao lado da placa e ja da uma diferença mesmo a camera sendo imagem de 180*... qto mais centralizada melhor
abs
fredycoelho
20/02/2009, 11:05
Carioca,
Tá perfeito este local, da Hilux na luz de freio. Estou tentando comprar uma capota de fibra e aí surge mais uma opção...(No emblema, reboque, ou na capota de fibra)
Ok Diniz, valeu, centralização é importante mesmo...
carioca10
27/02/2009, 07:05
http://img4.imageshack.us/img4/8333/30810570007large.th.jpg (http://img4.imageshack.us/my.php?image=30810570007large.jpg)
Código: 8L2Z19G490A.
carioca10
14/03/2009, 20:22
Diniz,
Comprei uma telinha LCD de 3 polegadas (http://cgi.ebay.com/3-TFT-Color-LCD-Car-Rear-View-Video-Audio-Monitor_W0QQitemZ280316857722QQcmdZViewItemQQptZCa r_Video_Navigation?hash=item280316857722&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=66%3A2|65%3A15|39%3A1|240%3A1318 (http://cgi.ebay.com/3-TFT-Color-LCD-Car-Rear-View-Video-Audio-Monitor_W0QQitemZ280316857722QQcmdZViewItemQQptZCa r_Video_Navigation?hash=item280316857722&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=66%3A2%7C65%3A15%7C39%3A1%7C240%3A1318)) .
Foi bom tê-la comprado primeiro, porque deu para perceber que uma câmera CCD muito mais cara pouco melhorará a sua qualidade de imagem. Assim vou partir para uma CMOS para auxílio no estacionamento. A princípio, colocaria a telinha escondida no pára-sol do motorista presa com fita dupla face.
Vou tentar conseguir uma câmera no mesmo preço desta que me custou abaixo de US$ 50,00, e, veio direto para a minha casa sem ter que pagar nada nos correios daqui.
Abraços,
Felipe
http://img144.imageshack.us/img144/5840/30monitor2.th.jpg (http://img144.imageshack.us/my.php?image=30monitor2.jpg)
carioca10
14/03/2009, 23:53
Diniz,
Comprei a câmera no ebay da Alemanha com marcação em escala de distância, não é a distância real, mas "proporcional": melhor do que não tê-la.
Link: [/URL][url]http://cgi.ebay.de/110-Nachtsicht-Farb-IR-Auto-Rueckfahrkamera-mit-Skala_W0QQitemZ310079925018QQcmdZViewItemQQptZAuto _TFT_Monitore?hash=item310079925018&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1229|66%3A4|65%3A12|39%3A1|240%3A13 18 (http://cgi.ebay.de/110-Nachtsicht-Farb-IR-Auto-Rueckfahrkamera-mit-Skala_W0QQitemZ310079925018QQcmdZViewItemQQptZAuto _TFT_Monitore?hash=item310079925018&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1229%7C66%3A4%7C65%3A12%7C39%3A1%7C 240%3A1318)
Custo: R$ 76,00. Com a câmera à minha disposição vou analisar com bastante calma o melhor local.
Abraços,
Felipe
http://img8.imageshack.us/img8/8180/sca01041t.th.jpg (http://img8.imageshack.us/my.php?image=sca01041t.jpg)
http://img8.imageshack.us/img8/2794/sca01042.th.jpg (http://img8.imageshack.us/my.php?image=sca01042.jpg)
http://img24.imageshack.us/img24/4053/sca01062.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=sca01062.jpg)
http://img24.imageshack.us/img24/8610/sca01064.th.jpg (http://img24.imageshack.us/my.php?image=sca01064.jpg)
preço bom hein, so essa camera que provavelmente vai pagar um impostinho qdo chegar, da-lhe Brazil!!!
qdo for instalar tenta centralizar e deixar na posição mais alta possivel apontada p/ baixo, é o melhor angulo de imagem... tava querendo tirar a minha do parachoque e tentar colocar naquela maçaneta da tampa tbem, da uma visão melhor
abs
Diniz,
Comprei a câmera no ebay da Alemanha com marcação em escala de distância, não é a distância real, mas "proporcional": melhor do que não tê-la.
Link: http://cgi.ebay.de/110-Nachtsicht-Farb-IR-Auto-Rueckfahrkamera-mit-Skala_W0QQitemZ310079925018QQcmdZViewItemQQptZAuto _TFT_Monitore?hash=item310079925018&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1229|66%3A4|65%3A12|39%3A1|240%3A13 18 (http://cgi.ebay.de/110-Nachtsicht-Farb-IR-Auto-Rueckfahrkamera-mit-Skala_W0QQitemZ310079925018QQcmdZViewItemQQptZAuto _TFT_Monitore?hash=item310079925018&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1229%7C66%3A4%7C65%3A12%7C39%3A1%7C 240%3A1318)
Custo: R$ 76,00. Com a câmera à minha disposição vou analisar com bastante calma o melhor local.
Abraços,
Felipe
[/URL]
(http://img8.imageshack.us/my.php?image=sca01041t.jpg)
[URL="http://img24.imageshack.us/my.php?image=sca01064.jpg"] (http://img24.imageshack.us/my.php?image=sca01062.jpg)
carioca10
15/03/2009, 14:42
Diniz,
Não pago nenhum imposto porque está abaixo de US$ 50,00.
Mas confesso que tive que procurar muito e por muito tempo.
Alguns não querem nem vender para o Brasil.
Eu quando chegar a câmera vou tentar colocar na maçaneta também.
Com escala, ainda Vc centraliza o carro ao estacionar, percebeu?
http://img141.imageshack.us/img141/6073/rvcflat.th.png (http://img141.imageshack.us/my.php?image=rvcflat.png)
Abraços,
Felipe
preço bom hein, so essa camera que provavelmente vai pagar um impostinho qdo chegar, da-lhe Brazil!!!
qdo for instalar tenta centralizar e deixar na posição mais alta possivel apontada p/ baixo, é o melhor angulo de imagem... tava querendo tirar a minha do parachoque e tentar colocar naquela maçaneta da tampa tbem, da uma visão melhor
abs
TylerNTL
15/03/2009, 19:02
Carioca &cia,
Vocês chegaram a pesquisar alguma camera na www.dealextreme.com.
Fiz uma compra qualquer de lá (relógio xing ling) só para testar, atualmente ele está em alguma lugar entre o RJ e RN devendo ser entregue semana até 3ª.
Mas a idéia e comprar uma tela (tem uma de 3,5" que acho que funcionaria bem para uma camera de ré) e uma camera (tem inúmeras).
TylerNTL
15/03/2009, 19:28
Como já faz alguns dias que acessei a dealextreme tinha esquecido que minha real intenção é compara um desses do link abaixo:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.4065
Um espelho retrovisor que vira display para camera de ré, das organizações tabajara!!! Poderia ser melhor!! Para que F-150 se posso pendurar um desses na minha Ranger 2.5???
Não fechei o negócio ainda pq não cheguei a uma definição de um bom lugar para instalar a camera na traseira da Ranger. Tenho receio que instalando abaixo do para-choque a imagem fique muito "baixa"
carioca10
15/03/2009, 19:57
Thelmo,
A tela de LCD de 3 pol. comprei por menos de US$ 50,00 (custo total = preço + despesas de correio), chegou na minha casa sem ter que ir aos correios e ter que pagar imposto nenhum.
A câmera foi do mesmo jeito, menos de US$ 50,00, deve chegar da mesma forma na minha casa sem ter que ir aos correios pagar imposto nenhum.
Pesquisei no ebay.com, ebay.co.uk, ebay.fr, e ebay.de. Procurei que cada aparelho custasse individualmente menos de US$ 50,00. Pela câmera da ebay da Alemanha paguei 4 Euros de despesas postais.
Em nenhum dos 2 casos, pedi desconto ou que fizessem declaração a menor do custo total. Comprando câmera e tela LCD separadamente não pagarei nenhum imposto.
Comprando a câmera Vc, que é quem vai usá-la, deve experimentar para saber qual o melhor local de instalação para Vc.
Para a câmera de ré para ajudar nos estacionamentos, as câmeras CMOS, mais baratas, servem. Mas se for para melhor a visão traseira do retrovisor central do carro, talvez uma câmera CCD, mais cara, seja mais apropriada.
A escolha é de cada um: Boa Sorte!
Abraços,
Felipe
Como já faz alguns dias que acessei a dealextreme tinha esquecido que minha real intenção é compara um desses do link abaixo:
[/URL][url]http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.4065 (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.4065)
Um espelho retrovisor que vira display para camera de ré, das organizações tabajara!!! Poderia ser melhor!! Para que F-150 se posso pendurar um desses na minha Ranger 2.5???
Não fechei o negócio ainda pq não cheguei a uma definição de um bom lugar para instalar a camera na traseira da Ranger. Tenho receio que instalando abaixo do para-choque a imagem fique muito "baixa"
carioca10
01/11/2009, 19:17
[/URL][url]http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/2009/10/29/um-pouquinho-mais-para-frente/ (http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/2009/10/29/um-pouquinho-mais-para-frente/)
Um pouquinho mais para frente… (http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/2009/10/29/um-pouquinho-mais-para-frente/)
Parecia uma tarefa simples, estacionar um BMW X5 em uma vaga larga de um estacionamento. Mas o motorista do vídeo acima conseguiu algo bem mais difícil. Acelerou ao invés de frear, transformando os dois sedãs parados à frente em rampas. Dá quase para imaginar a expressão aterrorizada do autor de proeza, que chega a parar por alguns segundos para tentar entender o que fez. Não bastasse, ainda completa o feito saindo de fininho… Os motoristas dos outros carros não devem ter entendido nada até assistirem o vídeo de segurança.
Alberto Cataldi
YouTube - [Original] Extreme Fitness BMW parking failure. [As seen on the CP24/CTV] Worst parking job ever!
Telmo, eu coloquei a câmera do lado esquerdo da placa...na parte de plástico preto...ficou bem escondida e a visão perfeita...ruim foi só furar o parachoque por dentro...foi broca vuando pra todo lado..kkk
valeu
aoliveira
02/11/2009, 09:42
João, posta umas fotos de como ficou a instalação e se possível de como fica a imagem na tela :concordo: Estou pesquisando onde colocarei a câmera na minha ranger.
João, posta umas fotos de como ficou a instalação e se possível de como fica a imagem na tela :concordo: Estou pesquisando onde colocarei a câmera na minha ranger.
O cabo da câmera tá no interior, só tô indo por lá na quarta-feira...depois posto as fotos...
a imagem ficou boa, porém, no meu dvd ficou preto e branco...uma bosta...mas eu testei em outro dvd e ficou colorido...bem melhor...acho que o meu dvd é antigo...sei lá...
só sei de uma coisa, ajuda bastante na hora da ré...além de ser bem mais barato e com menos chances de problemas que o sensor de estacionamento...
valeu
carioca10
02/11/2009, 12:05
Melhor posição para visualizar o párachoque por cima, sem colocar numa capota de fibra, que descobri na Web foi alguém que colocou no emblema de uma F150 X4:
http://img59.imageshack.us/img59/3171/09f150fx4camera.th.jpg (http://img59.imageshack.us/i/09f150fx4camera.jpg/)
Será que daria para colocar no emblema "Ford" que vem na tampa da caçamba de nossas Rangers, ou teríamos que buscar um "emblema maior"?
Melhor posição para visualizar o párachoque por cima, sem colocar numa capota de fibra, que descobri na Web foi alguém que colocou no emblema de uma F150 X4:
http://img59.imageshack.us/img59/3171/09f150fx4camera.th.jpg (http://img59.imageshack.us/i/09f150fx4camera.jpg/)
Será que daria para colocar no emblema "Ford" que vem na tampa da caçamba de nossas Rangers, ou teríamos que buscar um "emblema maior"?
Carioca, na ranger o símbolo não tem essa largura não...e por essa foto aí o cara só deve tá vendo o asfalto...ela tá apontada pra baixo...
valeu
carioca10
02/11/2009, 18:18
João,
Maldito emblema vagabundo, :parede:!
Abraços,
Felipe
aoliveira
02/11/2009, 20:39
As idéias que eu tô tendo são instalar na maçaneta da tampa da caçamba, por dentro dela, tendo que fazer uma adaptação pra ficar bem feita, ou então ter coragem de tentar fazer um esquema no emblema como no golf, onde o emblema abra expondo a câmera. As duas formas acho que vai dar bastante trabalho, mas estou tendendo à maçaneta que acho menos difícil. Alguém já se aventurou a fazer um projeto pra isso?
TylerNTL
02/11/2009, 22:18
X2
Também no aguar do das fotos da câmera.
Comprei uma tela de LCD+Câmera na dealextreme por uns R$ 100, deve levar ainda um mês para chegar, link para o produto:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29612
Inicialmente o plano é instalar a câmera no reboque e o LCD no quebra-sol do motorista.
Aceito sugestões, críticas, dicas etc.
carioca10
02/11/2009, 22:18
Oliveira,
Vou tentar trocar por uma Ranger a diesel até o final da validade de redução do IPI para as picapes, e, não compensa instalar ou consertar nada na minha agora.
Dê uma olhada nas instalações da VR3 wireless backup camera. O preço caiu mas descobri que ela interefere nas freqüências de Bluetooth e atrapalharia meu celular e GPS.
Install VR3 Color Wireless Backup Camera - etrailer.com
YouTube - Install VR3 Color Wireless Backup Camera - etrailer.com
Use também os Scotchloks para o serviço ficar bem feito:
Scotch Lock Wiring Connector - etrailer.com
YouTube - Scotch Lock Wiring Connector - etrailer.com
Abraços,
Felipe
As idéias que eu tô tendo são instalar na maçaneta da tampa da caçamba, por dentro dela, tendo que fazer uma adaptação pra ficar bem feita, ou então ter coragem de tentar fazer um esquema no emblema como no golf, onde o emblema abra expondo a câmera. As duas formas acho que vai dar bastante trabalho, mas estou tendendo à maçaneta que acho menos difícil. Alguém já se aventurou a fazer um projeto pra isso?
a idéia da maçaneta não é ruim...eu propus isso ao cara da instalação mas ele fez questão de tirar a maçaneta e fazer um teste...além dela ficar muito alta (vc só veria o capô de carros menores, ou seja, todos os obstáculos abaixo dessa altura passariam despercebidos...e caso vc colocasse inclinado para baixo a visão ficaria super restrita pelo espaço e profundidade da maçaneta) e ainda teria a questão da iluminação...ficaria um tanto escura...mas faça o teste, pode ser que vc goste...
pensei em colocar no reboque, mas como é o local do carro mais "pra fora", em caso de qualquer encosto traseiro seria a câmera que sofreria o primeiro impacto...então...acho que não resistiria por muito tempo...
por favor, não pensem que quero ser dono da verdade ou coisa parecida...foi pq fiquei quase duas horas com o cara da instalação pra encontrar o lugar mais adequado...que não atrapalhasse o campo de visão, que ficasse escondido e que não sofresse tanto no caso de trilha, buracos ou pancada...
valeu e amanhã posto as fotos
X2
Comprei uma tela de LCD+Câmera na dealextreme por uns R$ 100, deve levar ainda um mês para chegar, link para o produto:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29612 (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29612)
Inicialmente o plano é instalar a câmera no reboque e o LCD no quebra-sol do motorista.
Telmo, vc tá pensando em adaptar por trás do quebra-sol??? mas sem aquela parte que fica grudada no vidro né?? acho que vai ficar bem prático, além de não chamar tanta atenção dos larápios...
valeu
carioca10
03/11/2009, 09:49
João,
Vc vê para mim serviria ter a visão do pára-choque traseiro e do capô do "outro" carro, eu quero acabar com os pontos cegos para estacionar. Não quero só confiar no sensor de ré: ver para crer. No calor extremo, p. ex., o sensor de ré fica completamente biruta. Se comprar uma câmera de ré com LEDs de visão noturna, já solucionaria a dificuldade de visão noturna. Por favor, Vc tem fotos de como a visão ficaria com a câmera de ré na maçaneta da tampa da caçamba vendo o pára-choque traseiro ou deste teste de instalação?
O gosto é pessoal mesmo, cada um coloque o que lhe achar mais conveniente.
Abraços,
Felipe
a idéia da maçaneta não é ruim...eu propus isso ao cara da instalação mas ele fez questão de tirar a maçaneta e fazer um teste...além dela ficar muito alta (vc só veria o capô de carros menores, ou seja, todos os obstáculos abaixo dessa altura passariam despercebidos...e caso vc colocasse inclinado para baixo a visão ficaria super restrita pelo espaço e profundidade da maçaneta) e ainda teria a questão da iluminação...ficaria um tanto escura...mas faça o teste, pode ser que vc goste...
...
por favor, não pensem que quero ser dono da verdade ou coisa parecida...foi pq fiquei quase duas horas com o cara da instalação pra encontrar o lugar mais adequado...que não atrapalhasse o campo de visão, que ficasse escondido e que não sofresse tanto no caso de trilha, buracos ou pancada...
TylerNTL
03/11/2009, 13:53
Telmo, vc tá pensando em adaptar por trás do quebra-sol??? mas sem aquela parte que fica grudada no vidro né?? acho que vai ficar bem prático, além de não chamar tanta atenção dos larápios...
valeu
Exatamente.
Vou ter que baixar o quebra-sol para ver a tela.
Tô na expectativa da espessura da telinha.
João,
Vc vê para mim serviria ter a visão do pára-choque traseiro e do capô do "outro" carro, eu quero acabar com os pontos cegos para estacionar. Não quero só confiar no sensor de ré: ver para crer. No calor extremo, p. ex., o sensor de ré fica completamente biruta. Se comprar uma câmera de ré com LEDs de visão noturna, já solucionaria a dificuldade de visão noturna. Por favor, Vc tem fotos de como a visão ficaria com a câmera de ré na maçaneta da tampa da caçamba vendo o pára-choque traseiro ou deste teste de instalação?
O gosto é pessoal mesmo, cada um coloque o que lhe achar mais conveniente.
Abraços,
Felipe
Carioca, a minha tem leds mas mesmo assim não ficou legal...eu não tenho como tirar fotos pq já faz algum tempo e não me preocupei no momento em tirar fotos da instalação...foi mal...mas quando vc for fazer a instalação vc pede pro cara testar no local...
valeu
carioca10
03/11/2009, 19:25
João,
Valeu.
O que não ficou legal para Vc é que me deixou em dúvida, entendi que a posição com campo visual mais restrito não lhe agradou, mas a visão noturna mesmo com LEDs também?
Abraços,
Felipe
João,
Valeu.
O que não ficou legal para Vc é que me deixou em dúvida, entendi que a posição com campo visual mais restrito não lhe agradou, mas a visão noturna mesmo com LEDs também?
Abraços,
Felipe
as duas coisas felipe...pra mim, além de ficar alto, ficou escuro e com a visão limitada...o bom é que fica escondida...mas como vou instalar a chave na tampa traseira aí não daria pq ficaria incoberta...
valeu
carioca10
03/11/2009, 22:00
João,
Valeu!
Estava vendo o emblema do Fusion, não parece ser igual ao do F-150 X4?
Mas eu acho que usaram câmeras minúsculas de informática. Dessas que vendem em casa de eletrônica.
F-150 X4
http://img689.imageshack.us/img689/3171/09f150fx4camera.jpg (http://img689.imageshack.us/i/09f150fx4camera.jpg/) http://img689.imageshack.us/img689/09f150fx4camera.jpg/1/w700.png (http://g.imageshack.us/img689/09f150fx4camera.jpg/1/)
Emblema Ford Fusion
http://img688.imageshack.us/img688/2391/emblemafordfusion.jpg (http://img688.imageshack.us/i/emblemafordfusion.jpg/) http://img688.imageshack.us/img688/emblemafordfusion.jpg/1/w1024.png (http://g.imageshack.us/img688/emblemafordfusion.jpg/1/)
A foto do Ford Fusion eu tirei do final do vídeo da propaganda do atual Ford Fusion ("Novo Ford Fusion Daqui a 5 Anos"):
YouTube - Novo Ford Fusion Daqui a 5 Anos
Abraços,
Felipe
as duas coisas felipe...pra mim, além de ficar alto, ficou escuro e com a visão limitada...o bom é que fica escondida...mas como vou instalar a chave na tampa traseira aí não daria pq ficaria incoberta...
valeu
realmente parece, mas acho q o da f 150 é mais alto (mais largo)...as câmeras são pequenas realmente...mas aquela deve ser minúscula...a minha deve ter uma polegada +-
galera, as fotos só a noite quando chegar em casa...
valeu
Walter L. L. Casitta
04/11/2009, 13:31
Eu comprei uma câmera de ré e monitor no http://www.DealExtreme.com pra instalar numa F350.
A Câmera vai instalada nos parafusos da placa traseira, vem com iluminação IV e gera um gráfico sobreposto ao vídeo para ajudar o posicionamento sobre a vaga do estacionamento. Acompanhando a câmera vem um link com transmissor e receptor de áudio e vídeo. Esse link testei e não gostei. Não vou usar e já até joguei fora. (U$47,00)
http://www.dealextreme.com/productimages/sku_15747_2.jpg
O monitor é LCD de 3,5" é muito bom e vai sobre o painel com adesivo. Liga automaticamente com a presença do sinal de vídeo. (U$50,38)
http://www.dealextreme.com/productimages/sku_20415_2.jpg
Aqueles conectores que o Felipe sugeriu são ótimos. A minha Ranger está cheio deles. É só procurar por conectores de derivação nas casas de material elétrico/eletrônico...
Galera peço desculpa pela fraca qualidade das imagens, mas com o celular foi o que deu pra fazer...
como eu falei o local da minha ficou do lado esquerdo da placa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7229 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7229)
a distância entre os carros era de mais ou menos um metro...talvez um pouco mais...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7227 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7227)
e a imagem no meu dvd...preto e branco...uma merda...mas foi o que deu pra fazer...mesmo assim ajuda bastante...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7226 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7226)
valeu e desculpa a demora...
fui
carioca10
04/11/2009, 21:06
João,
Não estou vendo nada.
Se puder, por favor tente carregar para o http://imageshack.us/ (http://imageshack.us/).
Mesmo assim, obrigado.
Abraços,
Felipe
aoliveira
04/11/2009, 21:39
Dê uma olhada nas instalações da VR3 wireless backup camera. O preço caiu mas descobri que ela interefere nas freqüências de Bluetooth e atrapalharia meu celular e GPS.
Felipe, também vou instalar na minha próxima Ranger, estou para trocar de viatura, mas já estou procurando a melhor solução.
Wireless pra mim também não serve, prefiro convencional com fio, até porque meu GPS já tem a entrada para câmera de ré.
João,
Não estou vendo nada.
Se puder, por favor tente carregar para o http://imageshack.us/ (http://imageshack.us/).
Mesmo assim, obrigado.
Abraços,
Felipe
felipe olha agora nos links...foi mal...kkkk
aoliveira
04/11/2009, 21:47
João, pelo jeito você quer o mesmo que eu...hehehe...que fique com boa visão e a câmera fique escondida.
Bom saber que você testou a idéia da maçaneta, como minha ranger atual a maçaneta é diferente, vou poder analisar direito as possibilidades só quando para para olhar uma modelo 2005 em diante. Eu estava pensando em colocar inclinada mesmo, pra poder ver o parachoque. Por dentro realmente deve ficar complicada a área de visão colocando inclinado :pensativo:. E o grande problema é que as cameras com os LEDs de IV são bem grandes.
Alguém já testou com câmeras sem visão noturna pra ver se dá pra ver bem a noite? se der seria o ideal, pois são bem menores, aí fica mais fácil arrumar um lugar pra colocar sem chamar muita atenção. Pensei em comprar uma câmera como a que o Walter mostrou e separar a câmera dos LEDs, colocando em lugares separados, será que dá?
Alguém já tirou o emblema da ford pra ver se tem algum furo na lata onde daria pra instalar uma câmera? pois essa é outra idéia, fazer o emblema basculante e a câmera por baixo, como no vídeo do golf que tinha aí pra trás no tópico.
aoliveira
04/11/2009, 21:51
e a imagem no meu dvd...preto e branco...uma merda...mas foi o que deu pra fazer...mesmo assim ajuda bastante...
Será que ter ficado preto e branco no seu dvd e colorido no outro não tem alguma coisa a ver com o sistema da câmera (NTSC OU PAL-M) ser diferente do dvd?
Até que não ficou ruim do jeito que você colocou, mas realmente o ideal seria a imagem estar centralizada. Vou gastar um bocado de neurônio pra descobrir uma solução.
carioca10
04/11/2009, 21:57
A que o Walter escolheu parece ótima.
Eu não vou pedir agora, porque final do ano fica tudo muito bagunçado, e, não sei se chegará a tempo.
Vai ficar para 2010. Talvez eu experimente com uma destas pequenas câmeras de computador/vigilância eletrônica.
O tráfico mesmo em BH está cada vez mais caótico, ainda mais com tantas motocicletas, que já estou pensando até em colocar direto no retrovisor.
Imagino como deve ser em SP ou RJ!
Muitos reclamaram que esta VR3 interfere no Bluetooth.
Possuo um TomTom 740, e, é muito fácil colocá-lo/tirá-lo do carro. Pois ele usa um conector na base que já fornece alimenta-o com 12 Volts ao fixá-lo.
Se tivesse como usar um conector só na base do monitor para fazer a alimentação, e conectar a fiação do vídeo, daria para tirar e colocar facilmente.
Estou falando isto, porque gostaria de fazer o que faço com o meu TT 740, "é só tirar da base", sem precisar tirar fio nenhum.
Felipe, também vou instalar na minha próxima Ranger, estou para trocar de viatura, mas já estou procurando a melhor solução.
Wireless pra mim também não serve, prefiro convencional com fio, até porque meu GPS já tem a entrada para câmera de ré.
carioca10
04/11/2009, 22:06
Muito obrigado, João!
http://img39.imageshack.us/img39/3736/pictureep.th.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1165&pictureid=7229)
http://img39.imageshack.us/img39/1714/pictureyl.th.jpg (http://img39.imageshack.us/i/pictureyl.jpg/)
http://img7.imageshack.us/img7/3252/picturemo.th.jpg (http://img7.imageshack.us/i/picturemo.jpg/)
pessoal, o bom dela ficar por alí que ela fica quase imperceptível...eu disse que tinha colocado a câmera e meu irmão ainda demorou um pouco pra encontrá-la...
quanto ao sistema no dvd não sei bem...no meu não tem entrada de vídeo...a câmera entra pelo auxiliar...também não sei se é por isso...ou pelo próprio sistema do dvd...
um amigo meu comprou uma câmera parecida com a do walter...como ela fica acima da placa, fica bem visível...mas a imagem centralizada de deve ser bem melhor...ainda não via as imagens...
valeu e boa escolha a todos...
fredycoelho
05/11/2009, 01:08
Depois de muita pestana queimada, instalei a Câmera de Ré na minha Ranger há uns 6 meses. Estaciono a Rangenalda onde antes não estacionava... Manobras de retorno sensacionais... Etc... Satisfação total !!
Como tenho capota de fibra instalei lá em cima, apontada para baixo, fiz um buraco na fibra com serra copo bem centralizado. Quis deixar apontando pro meu parachoque só que ficou impossivel dar esta angulação para baixo. Da pra ver uns 20 cm de distância do meu parachoque, vejo bem o capô e o parachoque do carro que está atrás e quando o parachoque do carro some sei que estou a 20 cm e paro de dar Ré.
Problema: Tirei a capota de fibra... Só coloco agora para viajar, e fiquei mal acostumado, estou sem a camera de Ré...:parede:
Estou atras de outra solução... Furar a tampa da caçamba é crime... Ou furo um emblema ford grande ou adapto no suporte de engate.
A imagem, ao meu ponto de vista, tem que ser centralizada.
carioca10
07/11/2009, 15:03
Na verdade, estou tentando descobrir qual o diâmetro da câmera da F150, será que tão maior que a das que encontramos no mercadolivre? Vou continuar pesquisando.
Coletei alguns links interessantes.
Pelos desenhos, vou tentar ver se compro um emblema da Ford Ranger mesmo e tentar colocá-lo embaixo de onde está escrito Ford.
Efetuando uma gogglada em Ford Tailgate Camera with Emblem dá para achar muitos links de pessoas que usaram a câmera 19G490 que pode ser encontrada na amazon.com por mais de US$ 360: http://www.amazon.com/Ford-8L3Z-19G490-A-CAMERA-PARKING/dp/B001H2RG3Y. US$ 291,49 na Tasca Auto Group para o Brasil por correio prioritário. Vou ver quanto fica sem a câmera somente a carcaça, mas caberá justo e corretamente na tampa da Ford Ranger?
Pelos diversos links que pesquisei, antes parece que este emblema com câmera era vendido paralelo por US$ 100, mas não encontrei ainda nenhum tanto no ebay.com como no amazon.com. Não devem estar vendendo mais.
Este link http://www.f150forum.com/f38/09-rear-view-camera-18468/ possui muita informação, e, algumas fotos só são vistas se estiver registrado no forum.
A imagem de como ela fica numa F250 parece que ficou excelente:
Link: http://www.powerstroke.org/forum/6-0l-electronics-discussion/102478-09-tailgate-camera-my-06-f250.html
http://img21.imageshack.us/img21/5980/img0054es.th.jpg (http://img21.imageshack.us/i/img0054es.jpg/)
http://img21.imageshack.us/img21/7617/img0059ev.th.jpg (http://img21.imageshack.us/i/img0059ev.jpg/)
Este outro colocou numa F-150 de 04-08, que parece que não vinha com esta câmera como opcional, e, instalou a original. Ele cortou o que prendia o emblema na tampa e recolocou com fita duplo adesiva e silicone. Será que o emblema fica realmente bem preso depois de instalada a câmera?
Link: http://www.f150online.com/forums/articles-how-tos/383069-add-09-backup-camera-emblem-04-08-a.html
http://img97.imageshack.us/img97/8223/image090k.th.jpg (http://img97.imageshack.us/i/image090k.jpg/)
http://img97.imageshack.us/img97/7366/image091z.th.jpg (http://img97.imageshack.us/i/image091z.jpg/)
http://img692.imageshack.us/img692/2614/image101l.th.jpg (http://img692.imageshack.us/i/image101l.jpg/)
http://img52.imageshack.us/img52/3580/image092.th.jpg (http://img52.imageshack.us/i/image092.jpg/)
http://img97.imageshack.us/img97/5830/image102c.th.jpg (http://img97.imageshack.us/i/image102c.jpg/)
aoliveira
08/11/2009, 16:09
Carioca, estou pensando no mesmo que você, furar o emblema embaixo do escrito...estava dando uma olhada hoje e acho que cabe uma câmera ali desde que seja uma sem ser com aqueles LEDs de infravermelho. Achei umas câmeras relativamente pequenas no ebay, menos de $30.
Alguém já experimentou as câmeras sem LEDs pra dizer se a imagem de noite é boa?
carioca10
08/11/2009, 17:15
João,
A câmera da Ford (8L2Z19G490A) é muito cara, eu quero comprar uma câmera mais barata e aqui no mercadolivre. Alguns vendem esporadicamente o conjunto completo da F-150 no ebay por US$ 250, mas com imposto, frete, etc. para nós fica proibitivo.
Pelo que pude descobrir todos estes emblemas (logos) da Ford possuem um mesmo tamanho padrão 2 3/4" tall x 7" wide (7 cm de altura por 18 cm de largura).
Com a armação do emblema da F-150 na carrosseria fica maior que o espaço disponível para o emblema na Ranger. Será que vai danificar ou riscar a lataria da tampa da caçamba? Dá para ver isto pelo que o colega da F-250 fez.
Para fazer isto eu vou precisar de 3 peças:
9L34-19H438-A CHROME BEZEL
9L34-19H438-AB GREY MOUNT BRACKET
9L34-15402A16-AB FORD LOGO
Conforme a figura abaixo:
http://img21.imageshack.us/img21/7005/explodedviewh.th.jpg (http://img21.imageshack.us/i/explodedviewh.jpg/)
Só que não está fácil encontrar estas peças.
Abraços,
Felipe
aoliveira
08/11/2009, 22:39
O ideal seria conseguir só a camera...mas no amazon tá muito caro, mais de $300. Será que colocando esse emblema projetado pra fora não fica estranho na ranger? :pensativo:
carioca10
08/11/2009, 23:12
Oliveira,
Qualquer "oferta" com esta câmera, estou fora: muito cara.
Vc pode também colocar uma luz de ré no lugar do emblema e ou não mover o emblema original para baixo à direita, como fez o colega da F-250.
A do Peugeot 2.6 possui 6 cm de altura por 16 cm de largura:
http://img4.imageshack.us/img4/7176/2062g.th.jpg (http://img4.imageshack.us/i/2062g.jpg/)
http://img188.imageshack.us/img188/6323/peugeot20614.th.jpg (http://img188.imageshack.us/i/peugeot20614.jpg/)
Sem importação (imposto, frete, etc.), sem apurrinhação.
Estas câmeras de ré podem ser colocadas dentro destas luminárias:
http://img38.imageshack.us/img38/8334/cmeranaluzder.th.jpg (http://img38.imageshack.us/i/cmeranaluzder.jpg/)
Roubaram, quebraram, o prejuízo é menor: só trocar sem desembolsar muito com o mesmo resultado.
The choice is yours!
Abraços,
Felipe
João,
A câmera da Ford (8L2Z19G490A) é muito cara, eu quero comprar uma câmera mais barata e aqui no mercadolivre. Alguns vendem esporadicamente o conjunto completo da F-150 no ebay por US$ 250, mas com imposto, frete, etc. para nós fica proibitivo.
Pelo que pude descobrir todos estes emblemas (logos) da Ford possuem um mesmo tamanho padrão 2 3/4" tall x 7" wide (7 cm de altura por 18 cm de largura).
Com a armação do emblema da F-150 na carrosseria fica maior que o espaço disponível para o emblema na Ranger. Será que vai danificar ou riscar a lataria da tampa da caçamba? Dá para ver isto pelo que o colega da F-250 fez.
Para fazer isto eu vou precisar de 3 peças:
9L34-19H438-A CHROME BEZEL
9L34-19H438-AB GREY MOUNT BRACKET
9L34-15402A16-AB FORD LOGO
Conforme a figura abaixo:
http://img21.imageshack.us/img21/7005/explodedviewh.th.jpg (http://img21.imageshack.us/i/explodedviewh.jpg/)
Só que não está fácil encontrar estas peças.
Abraços,
Felipe
Carioca,
a posição é ótima, só não entendi como vc vai fazer...pq o símbolo da ranger é bem baixinho, ou seja, vc vai ter que fazer um buraco no símbolo não é isso???? mas o local realmente é o melhor...
outra coisa, se lembre que vc vai precisar passar a fiação pra ré...ou seja, como a fiação vai ficar por dentro da tampa, vai ter que sair por algum lugar...já pensou nisso?
valeu
carioca10
09/11/2009, 14:38
João,
O símbolo da Ranger F-150 é "levantado" pelo suporte GREY MOUNT BRACKET, é neste suporte que fixam o logo (símbolo) e é este suporte que vem furado para a câmera. O logo (símbolo) não é furado.
A fiação passa por dentro da porta da caçamba. Tem que procurar ou fazer um furo para sair com os fios. Na F-150 parece que existe um buraco embaixo da tampa.
As antigas Rangers também vinham com o logo (símbolo) à direita. A da figura abaixo é de uma XL 1997:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/%5BURL=http://img510.imageshack.us/i/0911091404.jpg/%5D%5BIMG%5Dhttp://img510.imageshack.us/img510/8828/0911091404.th.jpg%5B/IMG%5D%5B/URL%5D)http://img510.imageshack.us/img510/8828/0911091404.th.jpg (http://img510.imageshack.us/i/0911091404.jpg/)
Estou mais propenso a colocar a lanterna de ré do Peugeot 206. Se ficar permanente e achar conveniente coloco também o logo (símbolo) à direita.
Mas vou esperar pela definição se troco ou não de carro.
Abraços,
Felipe
Carioca,
a posição é ótima, só não entendi como vc vai fazer...pq o símbolo da ranger é bem baixinho, ou seja, vc vai ter que fazer um buraco no símbolo não é isso???? mas o local realmente é o melhor...
outra coisa, se lembre que vc vai precisar passar a fiação pra ré...ou seja, como a fiação vai ficar por dentro da tampa, vai ter que sair por algum lugar...já pensou nisso?
valeu
João,
O símbolo da Ranger F-150 é "levantado" pelo suporte GREY MOUNT BRACKET, é neste suporte que fixam o logo (símbolo) e é este suporte que vem furado para a câmera. O logo (símbolo) não é furado.
A fiação passa por dentro da porta da caçamba. Tem que procurar ou fazer um furo para sair com os fios. Na F-150 parece que existe um buraco embaixo da tampa.
As antigas Rangers também vinham com o logo (símbolo) à direita. A da figura abaixo é de uma XL 1997:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/%5BURL=http://img510.imageshack.us/i/0911091404.jpg/%5D%5BIMG%5Dhttp://img510.imageshack.us/img510/8828/0911091404.th.jpg%5B/IMG%5D%5B/URL%5D)http://img510.imageshack.us/img510/8828/0911091404.th.jpg (http://img510.imageshack.us/i/0911091404.jpg/)
Estou mais propenso a colocar a lanterna de ré do Peugeot 206. Se ficar permanente e achar conveniente coloco também o logo (símbolo) à direita.
Mas vou esperar pela definição se troco ou não de carro.
Abraços,
Felipe
Felipe, qual carro vc tá pretendendo pegar???
vc tem uma ranger ou uma f-150 ou uma F-250????kkkk é pq vc sempre fala nos logotipos da f-150...
valeu
carioca10
09/11/2009, 15:55
João,
Rangers novas: CD 3.0 XL 4x4 diesel com ABS e airbag duplo ou Ranger GNV CD XLS 2.3.
Falo da F-150, porque é a única que vem com a câmera no logo (símbolo).
Embaixo os furos (buracos) na tampa da caçamba para passar os fios:
http://img121.imageshack.us/img121/9397/0911091457.th.jpg (http://img121.imageshack.us/i/0911091457.jpg/)
Abraços,
Felipe
Felipe, qual carro vc tá pretendendo pegar???
vc tem uma ranger ou uma f-150 ou uma F-250????kkkk é pq vc sempre fala nos logotipos da f-150...
valeu
João,
Rangers novas: CD 3.0 XL 4x4 diesel com ABS e airbag duplo ou Ranger GNV CD XLS 2.3.
Falo da F-150, porque é a única que vem com a câmera no logo (símbolo).
Embaixo os furos (buracos) na tampa da caçamba para passar os fios:
http://img121.imageshack.us/img121/9397/0911091457.th.jpg (http://img121.imageshack.us/i/0911091457.jpg/)
Abraços,
Felipe
Agora entendi...boa sorte na escolha...nunca prestei atenção na tampa, mas acho que não vem com os buracos...acho que vc tem q furar...vou verificar...
abraço
TylerNTL
24/11/2009, 23:14
X2
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.29612
Depois de muita espera finalmente a jeringonça chegou!!!
Quando vi a embalagem achei que R$ 100 foi um ótimo preço, mas depois de ver a qualidade do display acho que R$ 30 seria um valor mais adequado.
Por enquanto testei usando 12V da fonte do computador e me surpreendi com a qualidade de imagem.
O plano é arranjar uma capa de silicone (tipo essas que usam em Iphone)para protejer o display, que será instalado no quebra sol do motorista. A câmera pretendo colocar no lugar do reboque.
carioca10
24/11/2009, 23:33
Thelmo,
Quando puder, por favor, mande as fotos da instalação e da visão que a câmera proporciona.
Por favor, qual marca/modelo de engate de reboque que Vc está usando?
No engate do reboque, não mexe em nada do carro.
Eu comprei uma nova Ranger e vou instalar o sensor de ré. Na minha Ranger atual, não levei num instalador de qualidade e me dei mal. Não quero cometer o mesmo erro, e, quero presenciar a instalação.
Se o sensor funcionar bem, o engate do reboque pode ser uma boa opção.
Boa sorte, estou torcendo por Vc!
Abraços,
Felipe
TylerNTL
28/11/2009, 14:26
Num primeiro momento o plano era instalar um ckt exclusivo com chave liga/desliga. Para fazer bem feito teria que instalar fusível, fio entre a traseira da viatura, chave, etc, etc, etc.
Estou achando melhor ligar mesmo tudo no ckt da luz de ré. Que aparentemente é a forma para qual este sistema foi projetado. Alimentações "independentes" para câmera e para o LCD.
Dúvidas:
Onde encontro a alimentação da luz de ré na cabine? Algum diagrama elétrico indicando de onde sai o chicote para as luzes na traseira?
Não descarto instalar o ckt exclusivo, mas gostaria de colocá-lo integrado ao sistema elétrico. Como consigo aproveitar uma das posições vagas da caixa de fusívies de dentro da cabine?
eduardo1968
28/11/2009, 15:27
Num primeiro momento o plano era instalar um ckt exclusivo com chave liga/desliga. Para fazer bem feito teria que instalar fusível, fio entre a traseira da viatura, chave, etc, etc, etc.
Estou achando melhor ligar mesmo tudo no ckt da luz de ré. Que aparentemente é a forma para qual este sistema foi projetado. Alimentações "independentes" para câmera e para o LCD.
Dúvidas:
Onde encontro a alimentação da luz de ré na cabine? Algum diagrama elétrico indicando de onde sai o chicote para as luzes na traseira?
Não descarto instalar o ckt exclusivo, mas gostaria de colocá-lo integrado ao sistema elétrico. Como consigo aproveitar uma das posições vagas da caixa de fusívies de dentro da cabine?
Thelmo
Dá uma olhada na página 5 desse manual, lá estão os chicotes q vc precisa localizar.
Abs
Eduardo
TylerNTL
28/11/2009, 23:06
Thelmo
Dá uma olhada na página 5 desse manual, lá estão os chicotes q vc precisa localizar.
Abs
Eduardo
Pela foto o lugar de pegar os 12V da luz de ré deverá ser naquela volta que o chicote faz por perto do pedal do freio de estacionamento.
A bronca de descobrir qual dos 1.234 cabos é o certo!
carioca10
29/11/2009, 08:28
... A câmera pretendo colocar no lugar do reboque.
Não me lembro de onde peguei na Internet.
http://img694.imageshack.us/img694/8297/rearcam2.th.jpg (http://img694.imageshack.us/i/rearcam2.jpg/)
http://img268.imageshack.us/img268/9919/rearcam3.th.jpg (http://img268.imageshack.us/i/rearcam3.jpg/)
http://img200.imageshack.us/img200/5929/rearcam4.th.jpg (http://img200.imageshack.us/i/rearcam4.jpg/)
http://img195.imageshack.us/img195/4256/rearcam5.th.jpg (http://img195.imageshack.us/i/rearcam5.jpg/)
Comprei este sensor de ré prata por R$ 147,00 (R$ 99,90 + SEDEX para BH + tarifa MercadoPago): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120411182-sensor-estacionamento-re-amp-temperatura-c-tc-de-volume-nf-_JM. O de cor preta é em outro link e custa R$ 89,90 (preço nominal sem frete ou outras tarifas): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118343298-sensor-estacionamento-re-amp-temperatura-c-tc-de-volume-nf-_JM. (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118343298-sensor-estacionamento-re-amp-temperatura-c-tc-de-volume-nf-_JM)
Ele possui uma chave que liga/desliga e gradua a intensidade do aviso. Se eu vou carregar algum dia um reboque, iria me apurrinhar o trajeto inteiro "apitando que nem um doido": basta desligar na chave o aviso sonoro.
O meu anterior não tinha este liga/desliga nem graduava, somente também além do sensor de distância, tinha sensor de temperatura.
http://img686.imageshack.us/img686/7497/imgsmlbf1013143128543.th.jpg (http://img686.imageshack.us/i/imgsmlbf1013143128543.jpg/)
TylerNTL
29/11/2009, 21:25
O plano era colocar exatamente como essa das fotos postadas pelo Carioca, sendo que de forma mais discreta.
-Peguei 1/2 litro de antiferrugem, uma lata de spray preto fosco, lixa, escova de aço e passei a manhã do domingo preparando o reboque, que veio na ranger e estava guardado a nem sei quantos anos, para a pintura.
Quando o sol esfriou, a tarde fui para debaixo da viatura para fazer uma instalação qualquer da camera:
-Os alegados 5m de um cabo RCA meio vagabundo que vieram com a camera não foram suficientes para ir da traseira até o quebra sol. Só para testar coloquei o display sobre o painel mesmo.
-Alimentei a camera direto da luz de ré, como o cabo é beeeeem fino encaixei ele na fêmea do terminal e conectei a lâmpada normalmente. A gambiarra O arranjo técnico ficou muito bom! Finalizado com fita de autofusão não vai dar problema.
-Lá na lanterna direita o cabo positivo da luz de ré é preto/vermelho, mas analizando o mazaroio de fios que é o chicote lá perto do pedal do freio de estacionamento, não me atrevi nem a ficar olhando muito tempo, encontrar o suposto preto/vermelho e fazer uma conexão ali, nem pensar! Só para fins de teste alimentei o LCD com um ckt exclusivo.
-Coloquei a camera em um chapinha em L fixada por baixo no buraco do meio do para-choque. O campo de visão ficou muito bom de forma que abortei a idéia de reinstalar o reboque.
Até agora o plano é colocar ela "para baixo" da viatura em uma cantoneira de alumínio ou algo semelhante, de modo que o parte superior da imagem seja o párachoque. Com ela levemente apontada para baixo dá para ver uns 10m de distância.
O reboque foi lixado e ficou com uma demão de antiferrugem.
Se alguém de Natal-RN ou proximidades se interessar aceito propostas...
carioca10
29/11/2009, 23:03
Hoje eu abri a porta da caçamba por dentro.
Há um espaço de menos de 3 cm de largura. Só que quando se puxa a alavanca para abrir a caçamba, a altura disponível se reduz para 2 cm.
Assim largura reduzida e pouco altura.
Apesar de morar em BH, antes de furar, gostaria de dar um tratamento antiferrugem, mas não sou técnico e não sei qual tratamento seria.
http://img691.imageshack.us/img691/9597/fechodacaambapordentro.th.jpg (http://img691.imageshack.us/i/fechodacaambapordentro.jpg/)
http://img17.imageshack.us/img17/1638/fechodacaambaporforacpi.th.jpg (http://img17.imageshack.us/i/fechodacaambaporforacpi.jpg/)
Teria assim que ficar bem para fora, só que qual tratamento antiferrugem a aplicar?
http://img32.imageshack.us/img32/5360/dsc01511fechodacaamba.th.jpg (http://img32.imageshack.us/i/dsc01511fechodacaamba.jpg/)
http://img192.imageshack.us/img192/3394/dsc01512fechodacaamba.th.jpg (http://img192.imageshack.us/i/dsc01512fechodacaamba.jpg/)
Tinha um cara vendendo uma no mercadolivre que seria ideal para tão pouco espaço e com "reversing guard line".
Mas não a está vendendo no momento: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109352684-camera-de-re-cmd-colorida-pronta-entrega-promoco-_JM.
Se quiser desfazer, compra-se um fecho de caçamba novo e encobre o burado deixado.
Eu também queria dar um tratamento antiferrugem nos buracos do pára-choque para onde irão o sensor de ré. Cobrir só com zincão resolve?
carioca10
03/12/2009, 22:46
Proyecto "park distance" en SW4 2008 [fotos] [VIDEOS 2009]
http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=22636&page=1
http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=22636&page=2
http://www.toyoteros.com.ar/foro//showthread.php?tid=22636&page=3
ZZZZhttp://www.youtube.com/watch?v=LiRq6HFiJn0
http://img707.imageshack.us/img707/645/23012008033w.th.jpg (http://img707.imageshack.us/i/23012008033w.jpg/)
http://img707.imageshack.us/img707/8304/23012008032.th.jpg (http://img707.imageshack.us/i/23012008032.jpg/)
http://img707.imageshack.us/img707/6725/23012008035.th.jpg (http://img707.imageshack.us/i/23012008035.jpg/)
http://img707.imageshack.us/img707/7290/26012009037.th.jpg (http://img707.imageshack.us/i/26012009037.jpg/)
http://img707.imageshack.us/img707/9712/26012009038.th.jpg (http://img707.imageshack.us/i/26012009038.jpg/)
http://img706.imageshack.us/img706/3853/dsc04737.th.jpg (http://img706.imageshack.us/i/dsc04737.jpg/)
http://img706.imageshack.us/img706/9197/dsc04735.th.jpg (http://img706.imageshack.us/i/dsc04735.jpg/)
O pára-choque da Keko K1 não serviria:
http://img4.imageshack.us/img4/9161/engatereboque22083maior.th.jpg (http://img4.imageshack.us/i/engatereboque22083maior.jpg/)
Não existiria de maior resistência que o da Casa das Capotas? Algo tão resistente como o Keko, mas neste formato?
http://img709.imageshack.us/img709/7642/imgsmlbf956272229130.th.jpg (http://img709.imageshack.us/i/imgsmlbf956272229130.jpg/)
Hoje vi uma loja instalando esta camera semelhante ao que o colega argentino colocou, mas no pára-choque de um Chevrolet Captiva. A camera não ficava embutida, isto é, uns 10 mm da camera ficavam para fora do pára-choque.
Os caras odeiam furar lataria de qualquer espécie, as brocas vagabundas chinesas quebram logo na primeira tentativa!
carioca10
06/12/2009, 01:31
João,
Algumas dúvidas.
Talvez seja melhor fazer no pára-choque traseiro, porque este está mais sujeito a acidentes mesmo, e, dá para protegê-lo melhor contra a ferrugem a menor custo e interferindo menos com a pintura original. Além de eu já ir furá-lo mesmo para colocar os 4 sensores de ré.
E o seu ficou bem invisível ao colocar na parte mais escura do pára-choque traseiro: :palmas:!
Por favor, me explique, porque Vc optou por instalar no lado esquerdo, e, não no lado direito? Para mim, a maior dificuldade de visualizar (área de ponto cego) é no lado direito. A sua camera está ligada somente quando aciona a ré, ou, quando o veículo está ligado? Uma justificativa para colocar a esquerda é para usá-la também com o carro em movimento, estando em ré ou não. Estou certo?
Fizeram algum tratamento anti-ferrugem, pintaram com zarcão, etc.?
Pelo que li no mercadolivre, algumas cameras possuem uma saliência na parte mais externa para serem embutidas como sensor de ré. Pelo que entendi instalaram a sua como um sensor de ré e ficou muito bem embutida: :palmas:!
O Diniz foi o pioneiro, e, sou eternamente grato a ele pelo incentivo, mas acho que vou fazer o mesmo que Vc fez.
Abraços,
Felipe
http://img39.imageshack.us/img39/3736/pictureep.th.jpg (http://img39.imageshack.us/i/pictureep.jpg/)
http://img39.imageshack.us/img39/1714/pictureyl.th.jpg (http://img39.imageshack.us/i/pictureyl.jpg/)
http://img7.imageshack.us/img7/3252/picturemo.th.jpg (http://img7.imageshack.us/i/picturemo.jpg/)
pensei em colocar no reboque, mas como é o local do carro mais "pra fora", em caso de qualquer encosto traseiro seria a câmera que sofreria o primeiro impacto...então...acho que não resistiria por muito tempo...
TylerNTL
06/12/2009, 17:01
Seguem fotos da produção do fds...
1-Botão para ligar e desligar o display
2-Imagem no LCD
3-Instalação do LCD no quebra sol, fixei usando um desses suportes de óculos escuro que vende por R$ 3,00 em qq camelô.
Observações:
A câmera ficou instalada embaixo do pára-choques e ficou praticamente invisível.
O ângulo não ficou muito bom, sem dúvida ficaria muito melhor numa posição mais alta. Na altura da tranca da caçamba apontando para baixo mostrando parte do pára-choque, ficaria ideal.
Vou apontar ela um pouco mais para baixo e ver se melhora.
carioca10
06/12/2009, 17:57
Thelmo,
Ficou excelente, :palmas:.
Por favor, onde Vc instalou o botão liga/desliga?
Depois, quando puder, poste as fotos de onde instalou a câmera.
Abraços,
Felipe
TylerNTL
06/12/2009, 18:02
O botão ficou a direita da trava do capô, ele aparece na primeira foto (que é da tampa de plástico que cobre toda a parte abaixo da direção).
Ainda estou considerando alimentar a câmera através desse botão, para ligar todo o sistema quando desejar.
No momento estou achando meio incômodo a câmera desligar quando desengato a ré, ela também dá umas piscadas quando piso no freio (provavelmente devido a uma queda de tensão ou um ruído provocado pelo acionamento da luz de freio).
Abaixo a foto da câmera instalada.
Não reparem no arranjo técnico realizado para construir um suporte que permita o ajuste preciso da posição/ângulo da câmera.
Passei em umas 3 sucatas procurando uma chapa de alumínio (ou de qualquer outra coisa +-maleável) com uns 40x20cm e 2mm de espessura para fazer esse suporte. Pela foto conclui-se que não encontrei...
carioca10
06/12/2009, 19:48
Thelmo,
Fim de ano é complicado. Acho que vou fazer com calma em janeiro: pior que estou sempre adiando.
Ao mesmo preço das atuais, as cameras lá fora estão diminuindo de diâmetro e ficando mais nítidas (de CMOS para CCD): http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260505767049 (http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260505767049). Esta o vendedor só vende dentro da Alemanha.
Abraços,
Felipe
O botão ficou a direita da trava do capô, ele aparece na primeira foto (que é da tampa de plástico que cobre toda a parte abaixo da direção).
Ainda estou considerando alimentar a câmera através desse botão, para ligar todo o sistema quando desejar.
No momento estou achando meio incômodo a câmera desligar quando desengato a ré, ela também dá umas piscadas quando piso no freio (provavelmente devido a uma queda de tensão ou um ruído provocado pelo acionamento da luz de freio).
Abaixo a foto da câmera instalada.
Não reparem no arranjo técnico realizado para construir um suporte que permita o ajuste preciso da posição/ângulo da câmera.
Passei em umas 3 sucatas procurando uma chapa de alumínio (ou de qualquer outra coisa +-maleável) com uns 40x20cm e 2mm de espessura para fazer esse suporte. Pela foto conclui-se que não encontrei...
Thelmo, o importante foi o resultado...ficou muito bom...parabens.
valeu
aoliveira
08/12/2009, 12:52
Ao mesmo preço das atuais, as cameras lá fora estão diminuindo de diâmetro e ficando mais nítidas (de CMOS para CCD): [/URL][url]http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260505767049 (http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260505767049). Esta o vendedor só vende dentro da Alemanha.
Eu gostei bastante desta daqui: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=180441439942
Estou pensando em comprar uma destas, é bem pequena e tem a imagem boa, além de não ser muito cara.
Tem também este outro modelo que talvez dê até pra instalar direto na maçaneta da tampa da caçamba: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=180441224568
carioca10
08/12/2009, 13:04
CCD SMALL EMBEDDED WIDE ANGLE REAR VIEW BACKUP CAMERA
[/URL]http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&Item=260504481193&Category=48605 (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&Item=260504481193&Category=48605)
3020 EONON 10.2" LCD REAR VIEW MIRROR MONITOR FREE SHIP
[url]http://cgi.ebay.com/ebaymotors/3020-EONON-10-2-LCD-REAR-VIEW-MIRROR-MONITOR-FREE-SHIP_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2a03222406QQitemZ1 80441195526QQptZCarQ5fAudioQ5fVideo (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/3020-EONON-10-2-LCD-REAR-VIEW-MIRROR-MONITOR-FREE-SHIP_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem2a03222406QQitemZ1 80441195526QQptZCarQ5fAudioQ5fVideo)
Vou esperar passar o Ano Novo.
TylerNTL
27/12/2009, 23:08
Gamba finalizada!
Modifiquei o acionamento da câmera para o mesmo botão liga desliga que comanda o display.
PS: Só depois que instalei a câmera que percebi que no último momento da aproximação meu reflexo mais rápido era desengatar a ré. O que, para minha frustração, desligava a camera e não permitia admirar a obra completada.
instalei a camera quase do mesmo jeito que o amigo da ranger, porem ja me arependi a camera suja toda hora, assim que tiver tempo vou retirar da proxima vez compro um sensor mesmo...
FLÁVIO FAF
28/12/2009, 07:19
instalei a camera quase do mesmo jeito que o amigo da ranger, porem ja me arependi a camera suja toda hora, assim que tiver tempo vou retirar da proxima vez compro um sensor mesmo...
eu uso um sensor de estacionamento de 04 pontos dos bem simples e baratos e em parachoque metalico , não sinto necessidade de instalar camera de ré.
seu problema so vai piorar c/ os sensores, são 4 vezes mais chances de qquer sujeirinha grudar neles e anunlar o equipamento... melhor tentar por a camera num lugar mais alto
FLÁVIO FAF
28/12/2009, 08:09
seu problema so vai piorar c/ os sensores, são 4 vezes mais chances de qquer sujeirinha grudar neles e anunlar o equipamento... melhor tentar por a camera num lugar mais alto
olá Diniz , os meus sensores mesmo com o carro sujo funcionam bem , eles são os segundo que instalo o 1º foi na propria revenda com o carro zero , marca valeo , este nunca funcionou bem, com sol, sujeira ,chuva disparava , mas os novos ate o momento (04 meses ) são perfeitos , mas antes deles eu estava pensando tambem em uma camera de ré.
TylerNTL
05/06/2010, 22:19
Gamba finalizada!
Modifiquei o acionamento da câmera para o mesmo botão liga desliga que comanda o display.
PS: Só depois que instalei a câmera que percebi que no último momento da aproximação meu reflexo mais rápido era desengatar a ré. O que, para minha frustração, desligava a camera e não permitia admirar a obra completada.
Depois de praticamente 10 meses um fdp de um lavador "injetou" água na camera e ela ficou maluca. Coloquei ela 3 dias no sol e voltou a funcionar. Detalhe que no modo visão noturna ela ficou com uma mancha no centro depois que a água evaporou, encomendei outro kit (display+camera) no DX.
Aproveitei que a viatura agora tem uma capota de fibra e instalei ela por dentro "vendo" através do vidro traseiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=228586&d=1275738400
O angulo ficou 100x melhor do que quando ela estava no parachoques.
LeoLeone
28/08/2011, 18:20
Instalei um sensor de estacionamento na minha Ranger. Pra não furar o parachoque coloquei uma gambiarra (ainda em carater experimental).
309328309329
Moisés S.M
28/08/2011, 18:34
Instalei um sensor de estacionamento na minha Ranger. Pra não furar o parachoque coloquei uma gambiarra (ainda em carater experimental).
309328309329
Ficou bom...eu acho bem melhor assim...nada contra furar o para choque,mas se da pra fazer de outro jeito prefiro do seu...
Aki em Porto Alegre,pesquisei,liguei,conversei com algumas lojas de acessórios,o preço do sensor é de 100 reais colocado,mas quando falo que é pra uma Ranger sobe pra 200,só pra fura o para choque...cheguei a achar por 250 instalado,um roubo!
Pode instalar sensor com engate de reboque?
LeoLeone
28/08/2011, 18:56
Não sei lhe responder com exatidão, mas creio que sim, desde que o engate não esteja muito projetado para tras.
abs.
Pedro Eduardo Patussi
29/08/2011, 00:16
Ficou bom...eu acho bem melhor assim...nada contra furar o para choque,mas se da pra fazer de outro jeito prefiro do seu...
Aki em Porto Alegre,pesquisei,liguei,conversei com algumas lojas de acessórios,o preço do sensor é de 100 reais colocado,mas quando falo que é pra uma Ranger sobe pra 200,só pra fura o para choque...cheguei a achar por 250 instalado,um roubo!
Pode instalar sensor com engate de reboque?
aqui o pessoal tbm pede nessa faixa para instalar ....porem... comprei no ml por 50 reais na epoca...
e um amigo meu istalo pra min...porem pra ele furar o parachoque...precisou ir com o compressor de ar do lado da furadeira para esfriar ela...se não ia queimar...
e aqueles "furadores" q vem no kit...foi 1 daquele pra cada furo no parachoque da silverado... ate chegar no final de cada furo eles estavam totalmente sem dentes...
qt a engate...na minha silverado nunca tinha dado interferencia não....
gostei do esquema q o amigo ai fez para não precisar furar o parachoque... poderia passar mais detalhes de como fez?
LeoLeone
29/08/2011, 07:30
gostei do esquema q o amigo ai fez para não precisar furar o parachoque... poderia passar mais detalhes de como fez?
Então, comprei um pedaço de plastilom (metalom de plástico, usado em forro de pvc), cortei em angulo, tampei as laterais com durepox, lixei, furei com a broca que vem no kit do sensor, pintei na cor do parachoque e colei com fita dupla face sob o para choque. No mas, é só seguir as intruções de instalação do kit.
abs.
Pedro Eduardo Patussi
24/09/2011, 20:47
Coloquei um Gps com camera com o tal suporte butterfly na minha ranger....
fiquei com dó de furar o parachoque cromado hehe...
http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAIaGLNrOrJExlA4DohciBNfcr3UxfozCC2rK97gjFGYJhs up7Aezc8ORzOjQ-Jn8TA94ewVK6weeZACb7hDmjBwAm1T1UDpaFMVSd-btipT-MnFxV2on9rGv.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAN_sv77R0tgFgMag7gJHohKlBPE6wXg6K2hdE5_E4KTb4q flQoCZFBmfZzNQVFqXPn0Ewv51pYFv1lnuDfM2FgIAm1T1UO5e GSF2OG-yXa-BrBaG6I0zVVDM.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAP3bH1Kxq7Hrt62MW2jJri8--xnRF_S6Zjo1Higt05hBc88It-ezp5QbAXQGusD-8jKNbgPGcCXgU499UJm48FkAm1T1UM97NAo5pUdrPB8RAjZzcI 64anzl.jpg
Imperador!
24/09/2011, 21:13
Eu prefiro é furar logo o parachoque.
Fica mais bem instalado, mais funcional (porque fica bem fixo) e mais "original".
carioca10
11/03/2012, 10:02
Estava refuçando e parece que os chineses lançarão uma que é o ideal. Dá para colocar no meio (parte inferior) do fecho da tampa da caçamba, que para mim é o local ideal:
Câmera de opinião traseira do carro da montagem do furo do parafuso da chapa de matrícula - portuguese.alibaba.com (http://portuguese.alibaba.com/product-gs-img/number-plate-screw-hole-mount-car-rear-view-camera-214116738.html)
335330
Mas gogglei "license plate screw hole camera" e não achei nada semelhante disponível para o consumidor final.
A Ford lançou a câmera traseira lá fora na nova Ford Ranger, mas por aqui vai esperar quantos anos para disponibilizá-la? Nada apareceu na mídia "regional" a respeito!
All-new Ford Ranger (http://media.ford.com/article_display.cfm?article_id=34178)
335328
All-new Ford Ranger's Got Your Back
http://www.youtube.com/watch?v=Qd1TsAm4UGo
carioca10
11/03/2012, 12:37
Achei um na dhgate.com e já encomendei (R$55,xx):
Wholesale - Hang outside by screw,waterproof,car rear view camera,reversing backup for retail/pcs, Free shipping, $24.03-29.64/Piece, 1 piece/Lot | DHgate.com (http://www.dhgate.com/hang-outside-by-screw-waterproof-car-rear/p-ff808081353c09d2013557e71f393069.html)
Devo prender num dos parafusos laterais da placa.
Gilvan S
20/03/2013, 20:23
Amigos, boa noite, sou novo aqui, eu comprei um sensor de estacionamento para por na minha Ranger, só que gostaria de saber se pode ser de qualquer tipo, poiis se pode dar algum tipo de interferencia pelo para-choque ser de ferro, e talz.
Paguei 40 reais na internet, e eu mesmo estou querendo instalar, pois sou curioso! kkk
Obrigado a todos.
giovanefortuna
21/03/2013, 09:10
e ae...alguem já arriscou comprar uma dessas?
2009 13 Ford F 150 Black Edge Tailgate Camera"Custom Black Emblem" 7" Cover Rear | eBay (http://www.ebay.com/itm/2009-13-Ford-F-150-BLACK-EDGE-Tailgate-Camera-CUSTOM-BLACK-EMBLEM-7-Cover-REAR-/251243420243?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a7f465a53&vxp=mtr)
Imperador!
22/03/2013, 08:37
2009 13 Ford F 150 Black Edge Tailgate Camera"Custom Black Emblem" 7" Cover Rear | eBay (http://www.ebay.com/itm/2009-13-Ford-F-150-BLACK-EDGE-Tailgate-Camera-CUSTOM-BLACK-EMBLEM-7-Cover-REAR-/251243420243?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a7f465a53&vxp=mtr)
Tenho que medir pra ver se é do tamanho do da Ranger, mas eu achei interessantíssimo!
Neto Morruga
23/03/2013, 10:38
Eu tenho vontade de adaptar uma dessas na ranger
Neto Morruga
01/01/2014, 22:03
Segue o sensor de estacionamento que instalei em minha ranger.
ficou prefeito sem interferências e tal,eu mesmo instalei e não tem segredo nenhum.
Só para furar o para choque que precisa de paciência e um pouco de jeito,o resto é tranquilo.
Segue fotos(Ruins,tirei do celular).
445300.445301445302445303445304
Segue o sensor de estacionamento que instalei em minha ranger.
ficou prefeito sem interferências e tal,eu mesmo instalei e não tem segredo nenhum.
Só para furar o para choque que precisa de paciência e um pouco de jeito,o resto é tranquilo.
Segue fotos(Ruins,tirei do celular).
445300.445301445302445303445304
Ficou muito bacana!
Meu kit de sensores chegou ontem, e hoje vou bolar onde vou instalar... Estou pensando em usar o espaço entre o engate e o parachoque para os sensores centrais e os parafusos laterais das hastes do parachoque para colocar os sensores laterais. Ainda não faço idéia de como fazer isso, rsrs, mas não vou furar no meio do parachoque como o pessoal faz tradicionalmente.
[]s!
Neto Morruga
12/01/2014, 00:16
no começo eu também relutava em furar o para choque,ate que vi uma ranger com
o sensor furado igual ao meu ai não tive dúvida.
Acho que furando o para choque fica mais funcional e bem feito,fora que onde furei nunca deu interferência.
Mas do jeito que você esta pensando fica bom também.
Posta fotos para gente ver como ficou.
E vou te dizer uma coisa,nem olho mais no retrovisor para estacionar....
Abraço.
no começo eu também relutava em furar o para choque,ate que vi uma ranger com
o sensor furado igual ao meu ai não tive dúvida.
Acho que furando o para choque fica mais funcional e bem feito,fora que onde furei nunca deu interferência.
Mas do jeito que você esta pensando fica bom também.
Posta fotos para gente ver como ficou.
E vou te dizer uma coisa,nem olho mais no retrovisor para estacionar....
Abraço.
Olá Neto!
Olhei, olhei, olhei e não consegui definir um lugar para instalar o sensor próximo ao engate... Ele ficaria recuado demais e daria interferência! A sua instalação é a que achei mais bacana, porém o meu sensor é desses tradicionais, parece maior que o seu, e o seu parece "emborrachado", é isso mesmo? Outra coisa, o pisante do parachoque, onde vc instalou, não é totalmente vertical, ele é meio inclinado pra cima, isso não trouxe problemas de pontos cegos?
[]s!
carioca10
16/01/2014, 11:33
Ref.: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/99778-camera-de-re-na-ranger-xlt-4.html#post1853856
Giovane,
É a melhor solução, Vc pode usar os suportes da Ranger atual (são maiores e encobririam a anterior), veja no link acima.
Abs,
Felipe
Neto Morruga
25/01/2014, 17:06
Olá Neto!
Olhei, olhei, olhei e não consegui definir um lugar para instalar o sensor próximo ao engate... Ele ficaria recuado demais e daria interferência! A sua instalação é a que achei mais bacana, porém o meu sensor é desses tradicionais, parece maior que o seu, e o seu parece "emborrachado", é isso mesmo? Outra coisa, o pisante do parachoque, onde vc instalou, não é totalmente vertical, ele é meio inclinado pra cima, isso não trouxe problemas de pontos cegos?
[]s!
Eles não são emborrachados não,são normais iguais as outros.
Quanto a instalação no plastico do para choque não teve problema nenhum,nem ponto cego,nem interferência em dia de chuva.
Eu acho que é o melhor lugar,porque não tive coragem de furar no cromado do para choque.
Se colocar posta fotos para gente ver na dua ranger.
Abraço.
Adriano Leonardo
12/09/2018, 00:13
Pessoal, estou querendo instalar um sensor de estacionamento e a câmera de ré na minha S10 2010 queria saber qual o melhor lugar de passar os fios de fora para dentro da cabine para ficar o melhor acabamento tbm.
Agradeço a todos!