Conectar

Ver Versão Completa : shimmi troller 2003 possivel causas 1,2,3

Floko
22/10/2008, 17:36
Saudações galera,
Shimmi a saga-
3 meses atrás quando comprei era um balanção na direção de 60 a 80km/h,mandei alinhar e balancear e ficou bem sutil...Bacana - 100 latinhas gastos..
Semana passada o trolha saiu da oficina com 2 terminais de direção 2 buchas da barra banhard,1 rolamento e 4 retentores novos.mandei alinhar e balancear.
Fui viajar,uma roda livre estava travada no 4x4,fui mesmo assim,tava sentindo uma tremedera danada entre 85,100km/h,achei que fosse a roda livre.como a viagem era inádiavel,fui mesmo assim 1200km ida e volta.
Bacana,chegei essa semana e ele foi direto pro mecanico,HJ boas novas ele consigiu recuperar a roda-livre que tinha uma engrenagem desencaixada,e graxa em demasia.
Bacana,pegei o trolha e fui fazer um teste achando q a tremedera ja tinha parado..engano meu,ok,vamos alinha-lo novamente....Chegando la(borracharia de caminhão) o alinhador,me disse que o terminal da barra de direção,aquele que vem com a barra está com folga...por isso nao dava pra alinhar...e este é o possivel causa do shimmi
Porém fica a duvida,sera mesmo q só aquele terminalzinho pode tremer o carro inteiro(pq de 40a 85 treme a direção(sutil) 84 a 100 o carro treme inteiro,não só a direção,parece massagem) e sinto tremer mais quando faço curvas nessa velocidade(ae parece q vai desmontar).
O que me estranhou é o carro ter saido da oficina com mais shimmi que entrou,achei q trocando as bucha panhard ia melhorar oq já era sutil...e os mecanicos nao tinham diagnosticado a folga em tal terminal,será q a roda livre ativada pode ter algo a ver(Acho q não?!).Ja li os topicos sobre shimmi,e vi os possiveis problemas citados,mais como o preço da barra é salgada resolvi perguntar pois vai que troco tb e não para:parede:.
Obs:os pneus sao 33 AT,estão gastos irregular pq o dono anterior era descuidado,com isso.porém os de trás estão piores,mais nunca tremeu o carro como agora mesmo com esses mesmos pneus....e mesmo assim acredito que aquele tipo de tremedeira não pode ser o pneu..pq ja andei com camionetes do meu pai,ranger,f100 com pneus bem mais irregulares e nao tinha isso não.
costumava usar 28 e nao tinha tremedera,só o leve shimmi acima citado..agora baixei pra 25psi e a tremedera persiste
Desde já obrigado

abreu
22/10/2008, 20:58
Cheque isso:

- Rodas empenadas
- Pneus deformados
- Amortecedor de direcao
- Pivos
- Por fim, cheque as pontas de eixo!

Abracos!

Floko
23/10/2008, 00:37
valeu abreu...o negocio das rodas empenadas...tem q tirar o pneu pra checar ? o cara da borracharia notaria ?

mecamaniaco
23/10/2008, 04:41
a roda você consegue verificar só de coloca-la na maquina para balancear!!! Porém o ideal é que você desmonte os pneus e verifique se os pneus não foram reformados, pois geralmente quando se rasga o pneu e o reforma fica uma parte dele mais pesada que a outra ao não tem como parar de tremer!!!!

RezendeDF
23/10/2008, 17:56
No meu Troller só consigo um bom balanceamento fazendo com as rodas no lugar. Já tentei por 3 vezes fazer o balanceamento tradicional e não fica bom. Treme muito.

Tente fazer esse com as rodas montadas no próprio eixo. Como os pneus estão "diferentes" dificilmente conseguirá um excelente resultado.

moraespedro
23/10/2008, 18:07
Floko, só por curiosidade, qtos km ta seu troller??

E quem mais puder responder, na média, com qtos km vcs fizeram a troca dos pivos (é assim q escreve?) do sistema de direção?

[]

Loyer
23/10/2008, 19:21
No meu Troller só consigo um bom balanceamento fazendo com as rodas no lugar. Já tentei por 3 vezes fazer o balanceamento tradicional e não fica bom. Treme muito.

Tente fazer esse com as rodas montadas no próprio eixo. Como os pneus estão "diferentes" dificilmente conseguirá um excelente resultado.

Rezendão aonde vc tem feito balanceamento aqui no DF?

abreu
23/10/2008, 19:26
Meu antigo Troller nao pegava balanceamento com as rodas fora...
O novo, pega...

As rodas da para ver apenas girando eles e olhando pela parte de dentro.

Abracos.

RezendeDF
23/10/2008, 19:59
Rezendão aonde vc tem feito balanceamento aqui no DF?

Loyer fiz aqui em Sobrado mesmo. Hoje estive com o Luis Antonio no SOF Norte para ele arrumar algumas coisas na L200 dele e vi que o pessoal tem o balanceador local.

Aqui em Sobrado pago 15,00 conto pelo balanceamento. Só o eixo dianteiro que dá pra fazer no local, o traseiro tem que ser feito com o conjunto no balanceador tradicional por conta do bloqueio.:concordo:

moraespedro
24/10/2008, 10:18
O meu foi feito o balanceamento na Colonial, com a roda fora do carro, e normal...

Ficou muito bom...

[]

Elmer_Jeep
24/10/2008, 11:15
Semana passada o trolha saiu da oficina com 2 terminais de direção 2 buchas da barra banhard,1 rolamento e 4 retentores novos.mandei alinhar e balancear.
Fui viajar,uma roda livre estava travada no 4x4,fui mesmo assim,tava sentindo uma tremedera danada entre 85,100km/h,achei que fosse a roda livre.como a viagem era inádiavel,fui mesmo assim 1200km ida e volta.
Bacana,chegei essa semana e ele foi direto pro mecanico,HJ boas novas ele consigiu recuperar a roda-livre que tinha uma engrenagem desencaixada,e graxa em demasia.
Bacana,pegei o trolha e fui fazer um teste achando q a tremedera ja tinha parado..engano meu,ok,vamos alinha-lo novamente....Chegando la(borracharia de caminhão) o alinhador,me disse que o terminal da barra de direção,aquele que vem com a barra está com folga...por isso nao dava pra alinhar...e este é o possivel causa do shimmi
Porém fica a duvida,sera mesmo q só aquele terminalzinho pode tremer o carro inteiro(pq de 40a 85 treme a direção(sutil) 84 a 100 o carro treme inteiro,não só a direção,parece massagem) e sinto tremer mais quando faço curvas nessa velocidade(ae parece q vai desmontar).
Quando os terminais e buchas da panhard estavam velhos dividiam as folgas, agora que está apenas com um terminal gasto ele está absorvendo e transmitindo toda a vibração do conjunto, ainda mais na posição que fica montado (erro de projeto)

O que me estranhou é o carro ter saido da oficina com mais shimmi que entrou,achei q trocando as bucha panhard ia melhorar oq já era sutil...e os mecanicos nao tinham diagnosticado a folga em tal terminal,será q a roda livre ativada pode ter algo a ver(Acho q não?!).Ja li os topicos sobre shimmi,e vi os possiveis problemas citados,mais como o preço da barra é salgada resolvi perguntar pois vai que troco tb e não para:parede:.
Andar com uma roda livre ativada prejudica a dirigibilidade...

Obs:os pneus sao 33 AT,estão gastos irregular pq o dono anterior era descuidado,com isso.porém os de trás estão piores,mais nunca tremeu o carro como agora mesmo com esses mesmos pneus....e mesmo assim acredito que aquele tipo de tremedeira não pode ser o pneu..pq ja andei com camionetes do meu pai,ranger,f100 com pneus bem mais irregulares e nao tinha isso não.
costumava usar 28 e nao tinha tremedera,só o leve shimmi acima citado..agora baixei pra 25psi e a tremedera persiste
Desde já obrigado
O movimento do sistema de direção o troller é muito sensível, devido ao sistema de montagem das barras aliado ao angulo de caster e transmite qualquer folga ou irregularidade do piso para o volante...

[]'s

fugger
07/01/2012, 21:55
Alguém já teve shimmi na viatura por causa dor pivôs da suspensão? A vibração do meu está absurda :shock: e estas são as únicas peças que não foram trocadas...

[]´s

Adrianotbl
09/01/2012, 09:23
Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
Da uma verificada nisso tb.
Valeu e abraço.

Horacio Teles
09/01/2012, 09:35
Diferença

Está vibração no carro, pode ser os cardans também, tive um troller 2007 que o cardan dianteiro estava com folga e vibrava o carro todo. Ela já estava muito desgastado(sem lubrificação) que a unica solução foi trocar.
Da uma verificada nisso tb.
Valeu e abraço.
São coisas diferentes. O carro meio bobo, descambando de um lado para o outro, exigindo a correção de rumo, é o efeito "shimmi". O resto é vibração por várias razões, inclusive por conta das cruzetas, pneus com diferença de massa na banda. Geralmente o efeito "shimmi" tem relação com as buchas da barra Panhard ou pivôs. A questão do alinhamento é quando o carro puxa para um dos lados. No percurso, o carro não fica bobo.

Marcos Barth
09/01/2012, 21:57
Amigo,tive um problema parecido com o seu no meu antigo Troller a uns quatros anos.
Tinha vezes que quando ia fazer uma leve curva ou ate mesmo correção com o volante ele ficava
louco balançava tudo parecia que ia desmontar até ficava sem controle kkkk.
Já tinha mexido em tudo caixa de direção cardam terminal tudo, quando resolvi de trocar o amortecedor da direção aquele que vai junto com a barra de direção, nem eu acreditei ficou um espetaculo o bichinho. no meu troller usei um coofap da D20 na epoca paguei R$120,00.
Fica a dica troca ou tira ele fora para fazer um teste pois o meu trancava quando encolhia o amortecedor ...

Abel Mário
24/02/2013, 08:20
Olá galera, tenho um Troller 07/08, coloquei esta semana pneus 33"/12.5", alinhei e balanceie o bixo, mas apresentou Shimmy violento, dá medo, parece que vai desmontar o carro, não tem velocidade especifica, noto que quando passo em alguma irregularidade do piso, a tremedeira inicia, ai tenho que parar o carro pois não consigo controlar. Isto nunca aconteceu com os pneus originais, alguem já teve problema semelhante ao trocar os pneus? Como solucionou?

Horacio Teles
24/02/2013, 12:58
Se não tinha o problema com os pneus originais, o aparecimento do problema tem relação com a troca de pneus. São várias as possibilidades, mas a primeira que merece atenção é com a qualidade do balanceamento. Não todo lugar que tem o cubo adequado para a máquina. Se zerar com os chumbos, tira a roda e recoloca na máquina de balanceamento. Se aparecer diferença, é porque o cubo de colocação da roda não deu boa fixação. Assim, toda vez que fizer balanceamento, vai dar diferença. Nesse caso, a alternativa é o balanceamento da roda no lugar. Esse procedimento não é adequado nas rodas traseiras por conta do bloqueio.

Olá galera, tenho um Troller 07/08, coloquei esta semana pneus 33"/12.5", alinhei e balanceie o bixo, mas apresentou Shimmy violento, dá medo, parece que vai desmontar o carro, não tem velocidade especifica, noto que quando passo em alguma irregularidade do piso, a tremedeira inicia, ai tenho que parar o carro pois não consigo controlar. Isto nunca aconteceu com os pneus originais, alguem já teve problema semelhante ao trocar os pneus? Como solucionou?

ORIONE
24/02/2013, 13:06
Pra quem tiver c/ folga no terminal d direção q é direto na barra, ou seja ñ tem como trocar só o terminal, a solução para mim e mtos outros é simples e é essa aqui:

Barra Direção Troller 2001 Em Diante - R$ 222,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462082544-barra-direco-troller-2001-em-diante-_JM)

Esse anúncio é da Toroffroad.

Para aqueles q ñ conseguem um lugar q faça o balanceamento com a roda no lugar, é melhor deixar todas sem chumbo nenhum!

Shimmy verificar:
Todos os terminais de direção q são 4
Buchas da panhard
Amortecedor d direção

Alem desses q são os mais comuns do pessoal veridicar tem o disco flexivel de direção q fica em frente a cx. de direção. Troquei o meu e melhorou absurdamente!
Também pode ter folga na própria cx. d direção, essa é bom verificar c/ o carro ligado (cx. pressurizada).

Levantar as rodas do chão e c/ uma mão em cima outra em baixo balançar e ver se tem folga no rolamento e precisa ajustar...

[]´s

Spike
24/02/2013, 22:11
Pra quem tiver c/ folga no terminal d direção q é direto na barra, ou seja ñ tem como trocar só o terminal, a solução para mim e mtos outros é simples e é essa aqui:

Barra Direção Troller 2001 Em Diante - R$ 222,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462082544-barra-direco-troller-2001-em-diante-_JM)

Para aqueles q ñ conseguem um lugar q faça o balanceamento com a roda no lugar, é melhor deixar todas sem chumbo nenhum!

Shimmy verificar:
Buchas da panhard
Amortecedor d direção

Alem desses q são os mais comuns do pessoal veridicar tem o disco flexivel de direção q fica em frente a cx. de direção. Troquei o meu e melhorou absurdamente!
Também pode ter folga na própria cx. d direção, essa é bom verificar c/ o carro ligado (cx. pressurizada).

Levantar as rodas do chão e c/ uma mão em cima outra em baixo balançar e ver se tem folga no rolamento e precisa ajustar...

[]´s

ORIONE

Tem um tópico que o pessoal está adaptanto barras de direção eterminais do mercedes 608. Vi relatos que ficoumais robusto e melhorou a direção, já pensou em aplicar essa idéia?

O meu não tem esse flexivel, não sei o porque, dei uma olhada no sistema e enontrei somente duas cruzetas, mas nada do flexivel. At;e o momento nunca tive nenhum problema. Esse disco flexivel tem alguma função adicional ou é somente especifica para a segurança?
Abrs

ORIONE
25/02/2013, 01:56
Spike,
O meu eu peguei c/ 76.000Km em 03/2011 e logo no "teste drive" antes da compra ja verifiquei q estava c/ umas férias em um dos terminais, sendo assim troquei ele, e c/ o passar do tempo os outros apresentaram folga tbm sendo o último o q é direto na barra e troquei mês passado pela barra q troca só o terminal. Agora ele está c/ 100.000, todos terminais bons e se Deus quiser por um bom tempo.

Também dei uma geral numa cx. d direção q tive q comprar devido a minha original ter quebrado o eixo junto o pitman num incidente q tive q explico no tópico q criei sobre o problema d câmbagem..

O disco flex. d dir. serve p/ amortecer a dif. d mov. entre o chassi/carroceria, um amigo d Barroso MG q tbm tem um T4 02 ao invés d trocar colocou direto. O problema é a vibração q passa pro volante em estradas d terra por exemplo.
Notei q a peça msm nova se vc forçar ela vai ceder um pouco no sentido d giro entre as 2 metades, dessa forma eu guardei a usada c/ folga e qdo a q eu instalei apresentar folga (espero q demore) irei "recondicionar" a orig. colocando junto a "bolacha" d borracha q separa as 2 metades uma "bolacha" d alumínio, bronze, teflon ou polipropileno c/ os furos justos ñ permitindo o mov. d giro entre as 2 metades e somente o mov. q a peça tem q ter q é afastar/aprox. uma da outra.

Não pretendo mudar o sist. ñ, ainda + agora q está tudo "em cima".

Acho q vale p/ quem faz trilha HARD e fica FORÇANDO a direção o tempo todo nas erosões e etc.
Eu ñ forço a direção! Dá uma dó qdo ouve o barulho da cx./bomba chiando, prefiro ir manobrando devararinho e virando devagar ou usar uma picareta...

Segue foto do disco flex. dir. e o link c/ foto em outro ângulo
396956

Junção Elástica Direção Troller - Disco Flexível Cardan - R$ 231,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459493292-junco-elastica-direco-troller-disco-flexivel-cardan-_JM)

Qlq coisa só falar.

[]´s

Horacio Teles
25/02/2013, 07:12
Colega, a vibração e o "shimmy" ou a instabilidade direcional são coisas diferentes. A segunda deixa o carro meio bobo, geralmente associada a desgaste das buchas da Panhard ou folga no braço Pitman, por exemplo, enfim, correção de folgas de modo geral. No caso da instabilidade direcional, quase sempre tem que ficar corrigindo o volante para a garantia de percurso. Não tem nada a ver com vibração.

Shimmy verificar:
Buchas da panhard
Amortecedor d direção

[]´s

Elmer_Jeep
25/02/2013, 09:33
No caso da instabilidade direcional, quase sempre tem que ficar corrigindo o volante para a garantia de percurso. Não tem nada a ver com vibração.
Exatamente, isso é por conta do cáster deficiente e também devido ao sistema de montagem das barras de direção originais.

[]'s

ORIONE
26/02/2013, 05:41
Colega, a vibração e o "shimmy" ou a instabilidade direcional são coisas diferentes.

Perfeitamente!
Talvez pq eu coloquei a sujestão p/ quem ñ consegue um lugar p/ balancear, entre a sugestão da barra d direção c/ terminal e sobre o shimmy, vc intendeu errado! Por isso q logo abaixo coloquei Shimmy verificar:... + ñ associei o shimmy c/ vibração!

Sandrãobh
26/02/2013, 10:58
O meu dava uma vibração no volante ao passar em imperfeições na pista, era uma bucha da panhard, troquei e tá beleza. E olha que não estava tão ruim, disse o meu meca....

Spike
26/02/2013, 11:16
O meu 2004 apresentou o shimmy também, a principio comecei pelos terminais de direção (não resolveu), troquei amortecedor de direção (não resolver) ai resolvi esse problema trocando as buchas da barra panhard.
Abrs

Abel Mário
02/03/2013, 13:15
Troquei o amortecedor de direção pelo da D20, até agora o shymmi sumiu.