Ver Versão Completa : Roda 8" Offset -25 arrasta vitara?
Guto Machado
21/10/2008, 23:03
acabo de comprar um Vitara Sidekick 97 original e me apareceu a oportunidade de comprar uma roda 8” com offset -25 q um amigo está retirando de um galaxie, agora vem minhas dúvidas, eu dei uma olhada no fórum e vi q muitos falam em calço 2” para não arrastar, os pneus q tenho são 235/75/15 scorpion Pirelli, não faço trilhas pesadas, apenas passeios, se eu colocar essas rodas vai arrastar??Preciso dessa resposta pois fiquei de pegar as rodas amanhã.
Obrigado pela atenção abraço a todos e boas trilhas
Walter Carlos Brossel
21/10/2008, 23:43
acabo de comprar um Vitara Sidekick 97 original e me apareceu a oportunidade de comprar uma roda 8” com offset -25 q um amigo está retirando de um galaxie, agora vem minhas dúvidas, eu dei uma olhada no fórum e vi q muitos falam em calço 2” para não arrastar, os pneus q tenho são 235/75/15 scorpion Pirelli, não faço trilhas pesadas, apenas passeios, se eu colocar essas rodas vai arrastar??Preciso dessa resposta pois fiquei de pegar as rodas amanhã.
Obrigado pela atenção abraço a todos e boas trilhas
Roda com off set -25 vai deixar os pneus muito prá fora.
Os pneus traseiros vão raspar na borda do paralamas em situações mais radicais, e podem travar, quebrando semi eixo, etc. Isso aconteceu aqui em Bh com um amigo nosso que insistiu em usar rodas com essa configuração.
O ideal são rodas com off set -12.
Espero ter ajudado.
Guto Machado
21/10/2008, 23:54
Roda com off set -25 vai deixar os pneus muito prá fora.
Os pneus traseiros vão raspar na borda do paralamas em situações mais radicais, e podem travar, quebrando semi eixo, etc. Isso aconteceu aqui em Bh com um amigo nosso que insistiu em usar rodas com essa configuração.
O ideal são rodas com off set -12.
Espero ter ajudado.
Muito Obrigado pela ajuda, Não entendo muito dai começei a pesquisar e fiquei em dúvida, na verdade o carro é só p trilhas leves, mais ficar pensando quando ver umas erosoes se passo ou não passo, é melhor comprar a roda certa,esse seu amigo tinha calço na suspeção??? po valeu mesmo a ajuda...
Ô Guto blz ?
Recebi seu e-mail, mas não consegui retornar por lá.
O topico é grande, mas com certeza vai te ajudar muito e tirar muitas duvidas sua.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37954&page=108
Dê uma pesquisada nele, lá tem um longo e polêmico debate sobre sobre qual Offset ideal, tamanho de rodas/pneus, etc.
E ai tche.
Utilizo no meu vitara 97 rodas Mangels Tala 8 offset -25 com pneus 225/70R15 recape Godlokos. Calço de carroceria de 1" e 2" suspensão. Nao raspa em nada!!! unico " problema é que os pneus ficam 5cm pra fora do paralama, sendo necessário colocar um alargador de paralamas... eu andei sem e voou uma pedra no retrovisor :parede:
Abraço.
Guto Machado
22/10/2008, 21:47
Obrigado mais uma vez pelos conselhos, já tinha dado uma fuçada e vi q essas rodas não raspavam com calço de 2" na suspensão e na carroceria. só q o prob é q a idéia do carro é para viagens em estradas de barro, e feito a manutenção até viagens longas de asfalto, e com essa altura tenho medo de comprometer a estabilidade do carro nas curvas e sua velocidade final ,estava pensando em calço de 1", na verdade queria até o de 2" só q tenho receio de mudar muito o carro, já q não vou usar para trilhas travadas, embora com as rodas 8” e nessa altura o brinquedinho fica muito mais bonito.. abraçoss parabéns pela viatura e boas trilhas...
Não entendo de off-set, assim sendo qual é o off-set correto para as rodas do Vitara-JLX? Estou querendo comprar um jogo de rodas de alumíno para o mesmo.
Desde já agradeço a ajuda.
Abs.
Walter Carlos Brossel
23/10/2008, 09:29
E ai tche.
Utilizo no meu vitara 97 rodas Mangels Tala 8 offset -25 com pneus 225/70R15 recape Godlokos. Calço de carroceria de 1" e 2" suspensão. Nao raspa em nada!!! unico " problema é que os pneus ficam 5cm pra fora do paralama, sendo necessário colocar um alargador de paralamas... eu andei sem e voou uma pedra no retrovisor :parede:
Abraço.
Bela viatura tchê!
Mas seus pneus são 225/70/15, e aí não raspa mesmo.
O Guto perguntou sobre pneus 235/75/15...aí com rodas com off set -25 raspa mêssssssssss.
Umbraçoproçeistudo.
diogo ludovico
23/10/2008, 10:23
Para quem quer entender o que é offset, e quais o offset de cada modelo, segue o arquivo bem esplicativo :mrgreen:
Guto Machado
23/10/2008, 23:06
Bela viatura tchê!
Mas seus pneus são 225/70/15, e aí não raspa mesmo.
O Guto perguntou sobre pneus 235/75/15...aí com rodas com off set -25 raspa mêssssssssss.
Umbraçoproçeistudo.
Walter, tive olhando vcs falando sobre os calços p Butão no tópico da preparação do vitara, e esclareci muitas dúvidas sobre a roda como a suspensão.Como vi q vc foi “compreensivo” em citar q cada um tem suas necessidades e não adianta a mesma receita de bolo p todos gostaria de t perguntar umas coisas.Como havia citado antes o carro é mais p viagens e alguns passeios, mas nada comparado ao q vcs fazem, P isso tenho minha motinha, alias parabéns, muito legal vê o grupo de vcs, queria eu morar longe dessa selva de pedra aqui e brincar todo fds.. mas enfim eu queria colocar um calço daqueles de borracha q tem por ai de 1”, pois tenho medo de colocar o de 2” e dar prob na homocinética fora as adaptações, só q sem conhecer acredito q o de 1” seja muito baixo, o q eu queria somar a um de carroceria de 2”, com isso o jipinho ficaria mais altinho dando um aspecto VISUAL melhor, pq eu entendo q para trilhas travadas ele vai continuar baixo,agora com essa configuração de 1”X2” vc acha q muda muito no conforto e estabilidade do carro? E esse calço de 1” alguém tem ai jogado novo, ou vende alguma loja q eu posso encomendar pelo correio?.... Há a ultima coisa, esse calço de 1” é só acrescentar nas molas ou tem mais alguma modificação??e o curso do amortecedor original vai ficar numa boa?
Obrigado, mais uma vez e boas trilhas...
Walter Carlos Brossel
24/10/2008, 00:47
Walter, tive olhando vcs falando sobre os calços p Butão no tópico da preparação do vitara, e esclareci muitas dúvidas sobre a roda como a suspensão.Como vi q vc foi “compreensivo” em citar q cada um tem suas necessidades e não adianta a mesma receita de bolo p todos gostaria de t perguntar umas coisas.Como havia citado antes o carro é mais p viagens e alguns passeios, mas nada comparado ao q vcs fazem, P isso tenho minha motinha, alias parabéns, muito legal vê o grupo de vcs, queria eu morar longe dessa selva de pedra aqui e brincar todo fds.. mas enfim eu queria colocar um calço daqueles de borracha q tem por ai de 1”, pois tenho medo de colocar o de 2” e dar prob na homocinética fora as adaptações, só q sem conhecer acredito q o de 1” seja muito baixo, o q eu queria somar a um de carroceria de 2”, com isso o jipinho ficaria mais altinho dando um aspecto VISUAL melhor, pq eu entendo q para trilhas travadas ele vai continuar baixo,agora com essa configuração de 1”X2” vc acha q muda muito no conforto e estabilidade do carro? E esse calço de 1” alguém tem ai jogado novo, ou vende alguma loja q eu posso encomendar pelo correio?.... Há a ultima coisa, esse calço de 1” é só acrescentar nas molas ou tem mais alguma modificação??e o curso do amortecedor original vai ficar numa boa?
Obrigado, mais uma vez e boas trilhas...
Meu amigo Guto!
O objetivo maior dese fórum é a gente se ajudar, trocar experiências.
Eu, particularmente acho que colocar um calço de 1" pouco vai resolver na sua vida, se vc quiser fazer um off road sério, claro!
Para passeios, vai ficar muito bom.
Resumindo: A sua viatura tem que ter a sua cara, ou seja, aquilo que vc quer fazer.
Se vc optar por trilhas mais radicais, isso vai acontecer naturalmente, e vc vai aprender a superar os obstáculos, seus medos, os problemas mecânicos, enfim, superar as dificuldades do nosso esporte.
Se vai acontecer aqui em BH, em Salvador ou em Porto Alegre, pouco importa, o importante, ao meu ver, é vc ficar de bem com sua viatura e com a turma que vc está andando.
As receitas para colocar 1 polegada, ou duas ou tres, vc vai encontrar aqui no fórum, que já foram amplamente discutidas. Qualquer dúvida pontual não tenha receio em entrar em contato que a galera aqui vai te ajudar no quer fôr possível ok?
No mais brother, fique a vontade para perguntar, dar suas opniões, e não repare se alguém te zoar, pois aqui vale o que Jesus disse na Galiléia: Se andar de jipe, não bobéia! hauhauhuahuahuahua.
Mas respondendo a sua pergunta: Eu colocaria calço de 2" na suspensão, rodas com off set -12 e pneus 30/9,5/15.
Troca os amortecedores traseiros pelo do Omega suprema e pronto. Seja feliz! Não mexe em carroceria não. Pelo menos por enquanto..ehehehehehehe...
Umbraçoproçê.
PS.: Entra em contato com o Baeta aí no Rio que os caras sempre estão fazendo uns passeios/trilhas legais.
Guto Machado
26/10/2008, 01:03
Meu amigo Guto!
O objetivo maior dese fórum é a gente se ajudar, trocar experiências.
Eu, particularmente acho que colocar um calço de 1" pouco vai resolver na sua vida, se vc quiser fazer um off road sério, claro!
Para passeios, vai ficar muito bom.
Resumindo: A sua viatura tem que ter a sua cara, ou seja, aquilo que vc quer fazer.
Se vc optar por trilhas mais radicais, isso vai acontecer naturalmente, e vc vai aprender a superar os obstáculos, seus medos, os problemas mecânicos, enfim, superar as dificuldades do nosso esporte.
Se vai acontecer aqui em BH, em Salvador ou em Porto Alegre, pouco importa, o importante, ao meu ver, é vc ficar de bem com sua viatura e com a turma que vc está andando.
As receitas para colocar 1 polegada, ou duas ou tres, vc vai encontrar aqui no fórum, que já foram amplamente discutidas. Qualquer dúvida pontual não tenha receio em entrar em contato que a galera aqui vai te ajudar no quer fôr possível ok?
No mais brother, fique a vontade para perguntar, dar suas opniões, e não repare se alguém te zoar, pois aqui vale o que Jesus disse na Galiléia: Se andar de jipe, não bobéia! hauhauhuahuahuahua.
Mas respondendo a sua pergunta: Eu colocaria calço de 2" na suspensão, rodas com off set -12 e pneus 30/9,5/15.
Troca os amortecedores traseiros pelo do Omega suprema e pronto. Seja feliz! Não mexe em carroceria não. Pelo menos por enquanto..ehehehehehehe...
Umbraçoproçê.
PS.: Entra em contato com o Baeta aí no Rio que os caras sempre estão fazendo uns passeios/trilhas legais.
Como diz minha muié, com o tempo eu pego tudo desse TREM aqui, mas voltaldo ao assunto, vc sabe me dizer se esse 2" quebra a homocinética?? mesmo se fizer todas as adptações como prolongamento do cardam,sei lá vi vários palpites p isso não acontecer...vi muitos amigos ai de bh se questionar disso, vc já teve prob com a viadonética?? queria o carro alto , mas q pudesse confiar, como faço viagens tenho receio de ficar na mão em uma estrada dessas qq ou a caminho de uma cachoeira sei lá ... só q original o bichinho é muito baixo!!! eu garoto novo na brincadeira nem tinha me atentado q p levantar a carroceria, tem várias modficações como alongar o cambio, baixar radiador.. o melhor mesmo se não der prob é o de 2" na suspenção..
Walter Carlos Brossel
26/10/2008, 07:50
Como diz minha muié, com o tempo eu pego tudo desse TREM aqui, mas voltaldo ao assunto, vc sabe me dizer se esse 2" quebra a homocinética?? mesmo se fizer todas as adptações como prolongamento do cardam,sei lá vi vários palpites p isso não acontecer...vi muitos amigos ai de bh se questionar disso, vc já teve prob com a viadonética?? queria o carro alto , mas q pudesse confiar, como faço viagens tenho receio de ficar na mão em uma estrada dessas qq ou a caminho de uma cachoeira sei lá ... só q original o bichinho é muito baixo!!! eu garoto novo na brincadeira nem tinha me atentado q p levantar a carroceria, tem várias modficações como alongar o cambio, baixar radiador.. o melhor mesmo se não der prob é o de 2" na suspenção..
2" na suspensão não vai ser a causa de quebra da homocinética não.
Logicamente ela vai trabalhar um pouco mais "estrangulada" mas não vai sair quebrando por causa disso não.
Básicamente a homocinética quebra nas seguintes situações: Com a reduzida ligada vc pisando fundo e o carro levanta (não precisa ser muito) as rodas dianteiras. Quando as rodas tocam o solo novamente PRACK! Quebrou.
Ou então vc vira as rodas (com a reduzida ligada) dentro de uma erosão por exemplo, e pisa fundo com as rodas presas...PRACK traveiz...ehehehehehe...
Resumindo: Se tiver o pé leve e bom senso suas homo vão durar muito. Mas se vc fôr fazer TRILHA pesada esquece...a chance de quebrar é enorme.
Mas se quebrar é só desligar a 4x4 e seguir viagem...não vai ficar na mão não. Apenas não vai mais tracionar a roda do lado que tiver quebrado a bichonética.
Umbraçoproçê.
Guto Machado
27/10/2008, 00:21
2" na suspensão não vai ser a causa de quebra da homocinética não.
Logicamente ela vai trabalhar um pouco mais "estrangulada" mas não vai sair quebrando por causa disso não.
Básicamente a homocinética quebra nas seguintes situações: Com a reduzida ligada vc pisando fundo e o carro levanta (não precisa ser muito) as rodas dianteiras. Quando as rodas tocam o solo novamente PRACK! Quebrou.
Ou então vc vira as rodas (com a reduzida ligada) dentro de uma erosão por exemplo, e pisa fundo com as rodas presas...PRACK traveiz...ehehehehehe...
Resumindo: Se tiver o pé leve e bom senso suas homo vão durar muito. Mas se vc fôr fazer TRILHA pesada esquece...a chance de quebrar é enorme.
Mas se quebrar é só desligar a 4x4 e seguir viagem...não vai ficar na mão não. Apenas não vai mais tracionar a roda do lado que tiver quebrado a bichonética.
Umbraçoproçê.
Po show de bola, dúvida mais do q esclarecida quando eu começar a mexer na criança e aparecer mais dúvidas dou uma pesquisada novamente.. valeuu grande abraço..
Pessoal.
Estou trocando meus 225/70R15 recapados por uns 235/75R15 recapados godlokos da ost com gomos de 25mm de altura. pergunta: utilizando 2" na suspensao + 1" carroceria e montando com rodas tala 8 off set -29 irá raspar?
Achei o 225 mto pequeno para o vitara, deixou o carro baixo d+....
Abraço.
Léo
O Off Set é -25 e nao -29!!!!!
Walter Carlos Brossel
30/10/2008, 10:14
Pessoal.
Estou trocando meus 225/70R15 recapados por uns 235/75R15 recapados godlokos da ost com gomos de 25mm de altura. pergunta: utilizando 2" na suspensao + 1" carroceria e montando com rodas tala 8 off set -29 irá raspar?
Achei o 225 mto pequeno para o vitara, deixou o carro baixo d+....
Abraço.
Léo
Pode ser que os pneus da frente raspem na cx de ar...principalmente em situações radicais.
Mas é só levar num lanterneiro e mandar cortar ali uns 2cm ali (na lata) e fazer um acabamento. Nem vai parecer que cortou e fica 10!
Com roda off set -25 os pneus traseiros vão raspar nas abas do para lamas. O ideal são rodas com off set -12.
Ainda mais os Goodlokos que tem gomos maiores.
Um abração!
MARCELO VITARA SUBMARINO
30/10/2008, 11:11
Pessoal, o Wartin é show de bola nas explicações, tá certinho. Por isso aqui ele é conhecido como professor, só pense duas vezes quando ele gritar: ENCHE O PÉ!!!!! hauhauhuahuahuahua
Walter Carlos Brossel
30/10/2008, 11:42
Pessoal, o Wartin é show de bola nas explicações, tá certinho. Por isso aqui ele é conhecido como professor, só pense duas vezes quando ele gritar: ENCHE O PÉ!!!!! hauhauhuahuahuahua
My friend Yellow Submarine,
Detesto fofoca, mas o Sr. já está sendo chamado de desiquilibrado aqui no Fórum. Além de semeador de discórdia.
Cuidado com os moderadores. Apenas avisando que sua reputação está cada dia mais complicada...hauhauhauhauhauhau...
Pode ser que os pneus da frente raspem na cx de ar...principalmente em situações radicais.
Mas é só levar num lanterneiro e mandar cortar ali uns 2cm ali (na lata) e fazer um acabamento. Nem vai parecer que cortou e fica 10!
Com roda off set -25 os pneus traseiros vão raspar nas abas do para lamas. O ideal são rodas com off set -12.
Ainda mais os Goodlokos que tem gomos maiores.
Um abração!
E ai tchê.
Mesmo com esses 3" de altura ( 2" suspensao + 1" carroceria) irá raspar no paralama ??
Eu usava pneus mud 31 em rodas de liga tala 7 e nao raspava...
derrepente a saida será montar os 235 recapados nas rodas de liga...
o que acha?
abraço.
JOSE CANDIDO
30/10/2008, 12:13
pode levantar seu sidekik 2 + 2, ou 1 + 2 tranquilamente, que vc nao vai sentir muita diferença na estrada nao .....
essa levantada, faz muita diferença na trilha, mas muito pouca no asfalto, ainda mais quando se passa a usar pneus mais largos, rodas mais largas , e mais pra fora ...... basicamente, vc estaria compensando a altura um pouco maior do carro, com a maior largura do pneu (ja que, de um original 195, pra um 235, sao 40 mm a mais !!!), e com seu posicionamento mais pra fora, ja que as rodas 15x8, -25, ficam bem mais pra fora do que as originais do vitara (tala 5,5, e off set positivo, "pra dentro")
digo de carteirinha ..... todos nós aqui em BH tinahmos esse certo receio ..... mas, depois de mexermos nos nossos carros, percebemos que a diferença é muito pequena ..... logico, se vc levanta, e mantem pneus e rodas originais, daí sim vai sentir um pouco, mas se muda roda e pneu, quase nada ...... alem do que, jipe foi feito pra andar devagar, se quer andar depressa, compra um golf .... heheheheh (alem do que, nao da pra procurar trilhas ou apreciar as montanhas andando depressa !!!heheheheh) ...
abs a todos ....
candas
JOSE CANDIDO
30/10/2008, 12:18
roda 8, off set -25, fica mais facil de raspar que as tala 7, off set -12 ... afinal, fica uma polegada e meia mais pra fora .... as rodas tala 7 quase nunca vao raspar, mesmo com pneu 30 ou 31 .... ja as tala 8, se for maior que 235 (leia-se 235 recapado é maior !!!) só nao vai raspar se levantar 3 ou 4 polegadas (leia-se 2 de carroceria, 1 ou 2 de suspensao ....) ....
meu carro ja teve roda tala 8, -25 .... meu carro é 2+2 , e nao raspava com pneu 30 .... um outro colega aqui de BH, tbem tinha roda 8, os mesmo pneus , mas como nao tinha carroceria levantada, raspava sempre ....
abs, candas
Amigo,
Pelo que entendi, se o carro tiver calços de carroceria e suspensao que somem 3" ou 4" no total, nao irá raspar o pneu na lata mesmo usando rodas tala 8 -25 e pneus recapados.
minha preocupaçao é que pelo fato de usar bloqueio, acho que se a roda trancar na lata, ela nao ira travar, e sim seguir forçando, o que ocasionara uma quebra de semi eixo ( acho eu).
tenho preferência em montar nessas rodas de ferro, mas se nao tiver outro jeito, montarei nas rodas de Liga tala 7.
O que nao posso é trocar novamente de pneus!!!!
Abraço.
Walter Carlos Brossel
30/10/2008, 13:37
roda 8, off set -25, fica mais facil de raspar que as tala 7, off set -12 ... afinal, fica uma polegada e meia mais pra fora .... as rodas tala 7 quase nunca vao raspar, mesmo com pneu 30 ou 31 .... ja as tala 8, se for maior que 235 (leia-se 235 recapado é maior !!!) só nao vai raspar se levantar 3 ou 4 polegadas (leia-se 2 de carroceria, 1 ou 2 de suspensao ....) ....
meu carro ja teve roda tala 8, -25 .... meu carro é 2+2 , e nao raspava com pneu 30 .... um outro colega aqui de BH, tbem tinha roda 8, os mesmo pneus , mas como nao tinha carroceria levantada, raspava sempre ....
abs, candas
Pera aí galera!
Vamos definir onde são as "raspadas" e tamanho de pneus. O cara tá perguntando pneu 235 recapado, da OST (Godlokos) que é um 31", ou até mais um pouco. Pneu 30" é outra história...
Com a configuração 2"+2" e pneus 31":
Com rodas off set -12 os pneus da frente não raspam nas longarinas, na parte interna do para lamas, porém pegam na beirada da cx de ar. Ali tem que cortar (veja a foto 1 onde eu cortei p/ não raspar os 31"). Pode levantar o que quiser a carroça, pois independe da altura e sim do tamanho do pneu.
Atrás não pega nada. No máximo vai ter que rebater as abas internas dos paralamas traseiros.
Com rodas off set -25, na frente fica igual o exemplo acima, porém atrás os pneus ficam muito p/ fora, e em situações radicais raspam nas abas do para lamas, igual aconteceu com o Marcão (foto2). Aì se travar quebra mesmo.
O problema é que os pneus recapados não são 100% iguais. O que é bom p/ um pode não ser p/ outro. A medida 235 da OST é diferente da Geninho e etc,etc. Por isso rola muita discussão tbém...
Na dúvida cortei 2cm n frente e atrás, já pensando em pneus 32" e diferenciais de Hilux...hauhauhauauahauha...não acaba essa porr@@@@!!!
Para resolver o problema da foto 2 acima, tem que colocar um calço de no máximo 2" naquele batente de borracha triangular que fica no alinhamento central da mola.
Acho que dá pra ver na foto abaixo. Na foto está com mola de chevete, suprema's amortecedô e sem o calço. Testei assim e bateu. Coloquei o calço e meus problemas acabaram.
O meu está com a seguinte configuração e não bate:
2" + 3" + GG31" com 15x8 -25
Sds,
Walter Carlos Brossel
30/10/2008, 16:34
Para resolver o problema da foto 2 acima, tem que colocar um calço de no máximo 2" naquele batente de borracha triangular que fica no alinhamento central da mola.
Acho que dá pra ver na foto abaixo. Na foto está com mola de chevete, suprema's amortecedô e sem o calço. Testei assim e bateu. Coloquei o calço e meus problemas acabaram.
O meu está com a seguinte configuração e não bate:
2" + 3" + GG31" com 15x8 -25
Sds,
Então o off set dele(vitara azul, o marcão) era mais negativo que -25 pois ele tem exatamente essa configuração:
Calço de suspensão de 2", amortecedor de suprema, e mola dianteira de chevette e veja a foto...depois que ele inverteu o off set os problemas acabaram...
Walter,
Quando eu coloquei esta configuração não tinha colocado o calço do batente e pegava exatamente como na foto. Depois que eu coloquei o calço para limitar o fechamento, no mesmo local que batia, passava um dedo, hehehehehe.
Abs,
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.