PDA

Ver Versão Completa : Espaçador de Rodas

Eduardo Pinheiro
06/09/2004, 18:28
Troquei os pneus do CJ5 e agora os novos (255/70R15) estão raspando na carroceria. Alguém sabe de alguma alternativa mais economica que os R$ 260,00 que estão pedindo nos espaçadores ? Será que vale tudo isso um jogo de 4 discos usinados e com 5 prisioneiros cada?
Grato

Mini Zequinha
07/09/2004, 12:36
acho q sobre esse negocio de preço vc diviadar uma pesquisada para ñ faze merda [gasta a toa] :D

Luca
07/09/2004, 16:37
...os R$ 260,00 que estão pedindo nos espaçadores ? Será que vale tudo isso um jogo de 4 discos usinados e com 5 prisioneiros cada? Grato
Eduardo, eu não sei. Sem querer te desanimar, mas acho que é difícil conseguir usinagem em 04 bolachas de ferro, fazer 5 furos equidistantes, comprar e cravar 5 prisioneiros em cada uma delas, por muito menos do que R$ 260,00. Mais o custo do seu tempo. Provavelmente dá, mas a economia vai ser pequena. Isso, acreditando que vai ficar bom logo na primeira.
[]´s

Thiago Rodeghel
07/09/2004, 16:43
É até q simples de se fazer :roll:

Qualquer torneiro faz, mas o q fica caro mesmo é o material utilizado :roll: . Por causa do diâmetro x expessura do espaçador, mas é por aí mesmo q vai sair o jogo de espaçador.

Na minha opnião pega pronto mesmo :roll:

[s]

ronairy
07/09/2004, 19:42
Lembrando que vais forçar as pontas de eixo, de resto é só elegria.

Marisan
07/09/2004, 20:47
E não pode se esquecer do alargador de para lama porque os peneus vão ficar sobrando e isto dá multa brava.

Elmer_Jeep
08/09/2004, 10:52
ae, 260 pelos 4 tá até acessível, andei consultando esses dias um par de 2" pra por apenas no eixo trazeiro e me pediram 190 reais só porque é de 6 furos :shock: já que meu CJ tem os cubos de roda da band.
Se fosse o mesmo preço das de 5 furos eu já teria comprado, heheh. :lol:

Se alguém souber dos espaçadores de 6 prisioneiros mais em conta me avisa.
8)

Scacca
08/09/2004, 11:10
Sinceramente 260 ta barato demais, eu até desconfiaria da qualidade.

Meu pai tem usinagem e só de material meus daria mais q isso, to falando de material de primeira, bolachas de 1020 de 1".

Muito cuidado com oq vc compra, nao vai querer ver sua roda andando seu a viatura por ai.

[]'s

roger_caldas
08/09/2004, 11:36
Caro Eduardo,
uma alternativa beeeeem mais barata e até mais recomendada é a mudança do off-set das tuas rodas.

O peso adicional agregado pelas bolachas de aço força demais as pontas de eixo, no longo prazo.

O porém da mudança do off-set é que a viabilidade do serviço depende do modelo da tua roda. Entra em contato com o Leitão da Maneco Pneus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=1663)e troca uma idéia com ele. Estava coisa de R$100 pra fazer as 4 rodas com ele.

Se não rolar, prefira os espaçadores em liga de alumínio 6061 com tratamento térmico T6. Essa liga é largamente utilizada na indústria aeronáutica por ser bem resistente e ao mesmo tempo leve. O que mata é o preço.

Dá uma olhada nessa criança de alumínio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/espa_adores_140.jpg

No meu caso, optei pelo eixos da Rural, mais largos, que além de outros benefícios como maior estabilidade e amplitude de curso, não preciso mudar o off-set (minha roda da F1000 15" não deixa) nem pôr espaçadores. $ó e$tou e$perando o momento certo.

Boa sorte aê!

Abraço,
Rogério

Santoro
08/09/2004, 18:57
fiz os meus de aço 1020 , la na fabrica , e ficaram muito bons , pra mim saiu a custo zero praticamente ....
peguei o desenho num outro site , acho q o trilha 4x4 , acredito q aki tb tenha .

roger_caldas
08/09/2004, 20:52
Santoro,
se fosse pra fazer na fábrica pra vender, você tem idéia de quanto sairia o jogo de 1+1/2 pol. em aço 1020 ou em Alumínio?!

[]´s,
Rogério

Alexandre Vaz Ferreira
08/09/2004, 23:54
Santoro,
se fosse pra fazer na fábrica pra vender, você tem idéia de quanto sairia o jogo de 1+1/2 pol. em aço 1020 ou em Alumínio?!

[]´s,
Rogério

Opaaaaaaa
Se for um brecim daqueles tb quero :lol:

Um abração

Elmer_Jeep
09/09/2004, 09:08
Santoro,

[]´s,
Rogério

Opaaaaaaa
Se for um brecim daqueles tb quero :lol:

Um abração

:idea: opa opa opa, também quero saber esse orçamento, preciso de um par apenas pro eixo trazeiro com 2" de expessura, lembrando que os meus são de 6 x 5,5". :D

Diz ae santoro :!:
8)

Scacca
09/09/2004, 09:51
Pessoal, espaçadores forçam as pontas de eixo, aconselho algo de 1" a 1" e 1/2 no máximo.

Para colocar mais q isso é melhor investir em eixos de Rural ou F75.

[]'s

Elmer_Jeep
09/09/2004, 09:57
Pessoal, espaçadores forçam as pontas de eixo, aconselho algo de 1" a 1" e 1/2 no máximo.

Para colocar mais q isso é melhor investir em eixos de Rural ou F75.

[]'s

ok, ontem eu tava pensando nisso que em todos os tópicos que falam de espaçadores a galera sempre informa que força as pontas de eixo.

E no caso dos semi eixos flutuantes :?: :?:

Vinicius Hauagge
09/09/2004, 10:10
Pessoal, fiz uma alternativa barata no meu jeep, mas o unico problema é que ela afasta as rodas apenas 0,8 mm (+ ou -) é a seguinte :
cortar um tambor de freio e colocar apenas a "bolacha" dele entre o tambor (ou disco) e a roda....
Fiz isso tanto na dianteira e na trazeira do meu jeep e ele parou de pegar os pneus na lata.
Gastei bem pouquinho (menos de 40,00) para cortar os quatro tambores (que tem de monte por ai nas oficinas que mexem com CJ) e deu o resultado esperado (parar de pegar o pneu).
Abraço,
Vinicius!

Scacca
09/09/2004, 10:12
ok, ontem eu tava pensando nisso que em todos os tópicos que falam de espaçadores a galera sempre informa que força as pontas de eixo.

Seu semi eixo é de Band né? :?

Putz cara, vou ficar te devendo essa. :wink:

[]'s

Elmer_Jeep
09/09/2004, 10:25
Pessoal, fiz uma alternativa barata no meu jeep, mas o unico problema é que ela afasta as rodas apenas 0,8 mm (+ ou -) é a seguinte :
cortar um tambor de freio e colocar apenas a "bolacha" dele entre o tambor (ou disco) e a roda....
Fiz isso tanto na dianteira e na trazeira do meu jeep e ele parou de pegar os pneus na lata.
Gastei bem pouquinho (menos de 40,00) para cortar os quatro tambores (que tem de monte por ai nas oficinas que mexem com CJ) e deu o resultado esperado (parar de pegar o pneu).
Abraço,
Vinicius!

Fiz isso uma vez pra afastar as rodas 15X10 das enormes pinças de freio da band só que não confiei porque o prisioneiro fica curto. :?
Resolvi(esse caso) passando a lixadeira nas 4 pinças :twisted:

8)

Elmer_Jeep
09/09/2004, 10:29

Seu semi eixo é de Band né? :?

Putz cara, vou ficar te devendo essa. :wink:

[]'s

Poizé, eu adaptei os flutuantes da band, e como os cubos de roda tem 2 rolamentos cada e a manga de eixo é mais robusta que a original do CJ acredito que aguenta espaçadores de 2" ou mais pois mesmo que force não chega à metade da carga sofrida pelo sistema original. 8)

Scacca
09/09/2004, 10:38
Realmente, meu pai tem uma Band Curta, é mais reforçado mesmo.

Acho q no seu caso da pra arricar um 2" na boa, mas e na dianteira?

[]'s

Elmer_Jeep
09/09/2004, 11:18
Realmente, meu pai tem uma Band Curta, é mais reforçado mesmo.

Acho q no seu caso da pra arricar um 2" na boa, mas e na dianteira?

[]'s

A dianteira tá legal, até dava pra fazer o mesmo esquema com espaçador de 2" porque é tudo ponta de eixo band.
Mas o que me incomoda é a trazeira porque botei uns alargadores meio largos e quero que as rodas trazeiras fiquem rente à eles e também que os pneus parem de encostar no fundinho da caixa de rodas quando dá aquela torção lateral. 8)

Scacca
09/09/2004, 11:37
Realmente vai ficar um estilão legal.

Depois coloca as fotos.

[]'s

Santoro
09/09/2004, 14:26
gente , eu me espressei mal , pra mim saiu a custo zero pq eu tinha sobra de material , peguei da sucata q sobrou aki , pq o aço 1020 ou o propio aluminio (tb cogitei em fazer no msm ) e muito caro tb , mão de obra eu n tenho pois e tudo funcionario da firma msm . o q pesa mais e o material , q e bastante caro , o resto em 1 dia e meio mais ou menos e muita fumaça eu fiz os 4 espaçadores com prisioneiros . acho q tem alguma foto no meu album , se n tem eu ponho la depois , tenho aki umas fotos .

roger_caldas
09/09/2004, 14:44
Fala Santoro, você não se expressou mal não.... :lol: :lol: :lol:
A gente que deu uma de migué e tentou arrumar uns alargadores de grátis...heheheh :lol: :lol: :lol:

Agora falando sério, há uma demanda reprimida pra esse tipo de peças. A intenção de de pedir pra cotar um jogo era de tão somente te dar a oportunidade de capitalizar em cima, fazer uma compra de material alavancada e produzir pra vender, pagando tua mão de obra e custos operacionais, naturalmente... E claro, incluindo o lucro, tb...

É viável?!

Abraço,
Rogério

Pavani
09/09/2004, 14:54
Aï Santoro....
Quanto sai o material bruto pra fazer os alargadores?!?
Onde vc procurou?!? E que parada é essa de sucata?!? Vc encontra sucata com essa espessura toda?!?
Valeu....
Abraço..
Pavani

Elmer_Jeep
09/09/2004, 14:58
Santoro, ninguém quis dizer que pq teve custo zero pra vc pode ter pra gente tb.
O q eu pensei(e creio que os outros tb) é que como o Roger falou vc podia verificar o preço do material, o valor do seu serviço de usinagem e se caso te interessasse em fabricar os espaçadores podia fazer um orçamento e informar o preço pros interessados. :D

[]'s aguardando orçamento. 8)

Santoro
09/09/2004, 20:27
hhehe gente eu sei , n entendi q sairia a custo zero pra vcs heuheuheue :P

n foram feitos com sucatas , foram feitos com aço 1020 q é usado pra fazer matrizes dew estampo , e como eles n foram utilizados , estavam guardados e um bom tempo , usei pra fazer os espaçadores

vc ate acha isso em ferro velho , mas em ferro velho industrial .
posso cotar o material pra ver quanto sairia mais ou menos .
so de prisioneiro e porca deu 90 reais

posso cotar o aço 1020 e o aluminio tb , agor a, akjele preço de 260 , bom n sei n . so vendo quanto sairia a materia prima , mao de obra etc . se bem q 260 ta ate barato .... resta saber o material ....
bom , vou cotar o material . preciso saber quem se interessa , pra eu ver quanto de material eu coto , pq quanto maior a quantidade menor o preço do material .

consegui 2 fotos . segue abaixo .

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1944655f682401cf049bf57ae2f19049.jpg

eles prontos

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/128e4b0a560ad65bb03df0aee7b595fb.jpg

os traseiros eu deixei com uma camada fininha no centro pra poder deixar eles tampados , apenas para dar o acabamento estetico .
qualquer duvida e so perguntar pro sergio rocha aki do forum , ele teve aki hj e viu os msm ...

Alexandre Vaz Ferreira
09/09/2004, 20:45
Tá Santoro

Já me convenceu, é esses espaçadores mesmo que eu quero, fico D+ :D

Faz as conta aí, to na fila :wink: 8)

Um abração

Pavani
09/09/2004, 21:05
Aí Santoro, cota os preços onde vc encontra isso....
Por que eu tenho onde fazer, o unico problema é o material....
Que não sei onde vende ou onde eu encontro....
Valeu...
Abraço...
Pavani

roger_caldas
10/09/2004, 08:49
Santo,
dependendo do $$, tô dentro!

Abraço,
Rogério

Santoro
10/09/2004, 09:03
pavani , ai em sp tem isso .... procura por empresas q fornecem material pra isso , na paginas amarelas o meu fornecedor aki e a vectrametal , acredito q eles tem filial em sp . o seu torneiro tb concerteza sabe onde comprar tb .
vou cotar o material hj ou segunda feira , e mais provavel q seja na segunda , pois preciso terminar meu jeep . :P

uma coisa q vcs tem q pensar tb e q isso pesa pra cacete , ou seja , ainda tem o valor do frete pra onde quer q seja , transportadora sei la o q .

dou uma resposta pra vcs ou hj ou na segunda blz ?

Elmer_Jeep
10/09/2004, 09:58
Blz Santoro, serviço de primeira hein :!: :D
Seguinte, eu tenho uma retífica aqui, fazemos serviço de tornearia só que em componentes de motor, eu nunca me meti a fazer espaçadores ou refurar cubos/semi eixos por medo de deixar os furos desbalanceados. :?
Outra dificuldade aqui na cidade vai ser pra encontrar material de qualidade :shock: , aço 1020 vou encontrar lá por manaus(à 800km de distância).
Como vc falou, dependendo do preço(e do frete) tenho que analisar antes o que vai ficar mais viável pra mim. Mandar fazer ou conseguir a matéria prima e fabricar.
De qualquer forma me inclui na cotação ae, como disse no início é apenas um orçamento.

[]'s 8)

Marisan
10/09/2004, 17:14
Camaradas,

Já tentei todas as alternativas, mudança de offset e alargador de rodas, estou optando pelo mudança de eixo. Duas são as perguntas para a decisão final:
1- Eixo da rural ou da F75?
2- O preço do eixo que tem sido mencionado aqui no site em outras oportunidades é do eixo completo, com miolo do diferencial, semi eixos e ponta de eixo, ou é somente da capa do eixo?

Já encontrei e cotei os eixos dianteiro e traseiro da F75, $500 os dois, só as capas. Parece que terei que encompridar os semi eixos, o resto é só colocar o de CJ. É barato comparando com os preços que tem sido anunciado aqui no site, mas do que é que estamos falando mesmo?
Só as capas vale isto?

Marcos Ojeda
10/09/2004, 17:59
Em São Paulo no Interior a gente acha eixo inteiro por 400 cada, mas tem que gastar a sola do sapato o preço medio nos desmanches é de 800 cada.

O eixo traseiro é diferente, o da Rural é mais estreito, e tambem a bola do diferencial é muito no centro e força o cardan, o da F75 e mais largo a roda fica mais para fora, de qualquer maneira tera que mexer nas molas pois o chassi das Rurais é mais largo, resumindo dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado compensa.

roger_caldas
10/09/2004, 18:43
Rapêize,
vocês têm noção por quanto eu consigo vender os meus canela grossa do CJ?

[]´s especulativos,
Rogério

Marisan
10/09/2004, 20:36
Desculpe a insistência, mas estamos falando só da capa, ou este preço é de miolo do diferencial+semi-eixo+as capas de eixo?
Desculpe também se aqui temos uns termos diferentes aí do sul e sudeste.
Grato mais uma vez.

Marisan
11/09/2004, 11:56
Camaradas,

Encontrei um eixo dianteiro de F75, com meu mecânico, com miolo (semieixo+ponta de eixo,etc). Tudo por $350, sem choro, acredito que com chorinho ele faz por $300. Acho que o preço tá bom.
Fica a dúvida apenas quanto à diferença de tamanho. Algúem sabe a diferensa de bitola entre o CJ5, a rural e a F75?

Elmer_Jeep
11/09/2004, 18:32
Aproveitando q eu naum tinha o q fazer achei esse tópico aqui, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4257&highlight=eixos+rural dá uma visualizada lá Marisan, derrepente tu acha o q tu quer saber sobre as carcaças do diferencial pra gente não fugir muito do assunto desse tópico que é sobre os espaçadores.
8)
[]'s

Marisan
12/09/2004, 11:07
Fiz a pesquisa ontem e encontrei a informação que precisava. O eixo dianteiro da rural e da F75 são da mesma media (20 centímetros maiores do que o CJ5).
Mas acho que não estou fugindo do assunto não. Veja que antes de partir para esta solução para o problema dos peneus raspando na ponta do feixe de molas tentei os tais espaçadores. E até este momento não sabia que o eixo da rural resolveria o problema de forma mais econômica e segura. Acho que é por aí.
De qualquer forma encerro minha participação neste tópico. Na minha humilde opinião, de quem já passou pelo problema, acho melhor estudar a alternativa da troca dos eixos.
Abraços.

Elmer_Jeep
13/09/2004, 15:33
Alguém poderia me informar quais os riscos de se fazer os espaçadores com chapa de ferro comum :roll: :?:
Como eu imaginava não encontrei o aço 1020 aqui na cidade e estou analizando as possibilidades de fazer os espaçadores com material comum. :x
Verifiquei a medida ideal e será com 1,5" de largura por 18cm de diâmetro e vou usar um cubo de roda como molde.

Marcos Ojeda
13/09/2004, 16:14
Alguém poderia me informar quais os riscos de se fazer os espaçadores com chapa de ferro comum :roll: :?:
Como eu imaginava não encontrei o aço 1020 aqui na cidade e estou analizando as possibilidades de fazer os espaçadores com material comum. :x
Verifiquei a medida ideal e será com 1,5" de largura por 18cm de diâmetro e vou usar um cubo de roda como molde.

Com essa parede acho que não tem problema, mas eu fiz sem prisioneiro rosqueando o parafuso da roda direto no alagador, se for fazer com um aço mais mole eu recomendo voce usar com prisioneiros de aço igual aos do Jeep.

Elmer_Jeep
13/09/2004, 16:52
Com essa parede acho que não tem problema, mas eu fiz sem prisioneiro rosqueando o parafuso da roda direto no alagador, se for fazer com um aço mais mole eu recomendo voce usar com prisioneiros de aço igual aos do Jeep.

Ok, se eu for fazer vai ser com prisioneiros mesmo, tipo os das fotos postadas na pagina 2.
Fiz o orçamento do material, duas "arruelas" nas medidas que eu falei antes, fica 60 reais cada peça bruta.

Max Terry
14/09/2004, 16:14
Eu paguei mais de R$300 nos 4 espacadores de roda, há uns 2 anos...

Max Terry
14/09/2004, 16:16
Eu comprei meus 2 eixos de rural com miolo e sapatas por R$ 700 em 3x, há uns 4 meses, e o cara ainda levou pra mim na oficina

roger_caldas
14/09/2004, 18:29
Eu comprei meus 2 eixos de rural com miolo e sapatas por R$ 700 em 3x, há uns 4 meses, e o cara ainda levou pra mim na oficina
Max, quem é esse Santo?!
Abraço,
Rogério

Max Terry
16/09/2004, 18:30
Ele se chamava cesar, era de Nepomuceno em MG, mas capotou um audi e morreu... :cry:

roger_caldas
16/09/2004, 18:32
Ele se chamava cesar, era de Nepomuceno em MG, mas capotou um audi e morreu... :cry:

Vixe. Que Deus e Santo Antonio, o protetor dos Jipeiros, o protejam...

Alguém o está substituindo no business?

Abraço,
Rogério

Max Terry
16/09/2004, 18:41
Parece que a mulher dele continua tomando conta da oficina, mas ela não entende muito, então tem que perguntar preço pra alguem, e depois ve se vende ou não.

caj
19/09/2004, 21:06
olá amigos
fica bom por atrás do jipe eixos da rural que como disseram é mais estreito do que f-75? ficando mais bonito. mas e a estabilidade, fica boa tanto com eixos de rural e f-75 atrás?
grato

valmor
14/07/2005, 23:32
Se me passarem as medidas do espacador ( diametro externo , diametro do furo central e espessura da chapa ) posso fazer uma cotação em aço sae1020. Trabalho ha mais de 15 anos com corte de chapas da aço.
Dai é so procurar um torneiro pra usinar a peça e fazer os furos ....

Fábio Alexandre
19/07/2006, 09:24
Alguem por favor teria as medidas (diametros) dos espaçadores?

E sabem me dizer como fixar os parafusos no espaçador? São soldados?

Obrigado.

Fábio Alexandre
21/07/2006, 10:27
Meu tio é dono de uma tornearia e tem o material lá +/- na faixa e disse que não me cobraria nada na usinagem, por isso o meu interesse próprio em faze-lo, alguem teria as medidas por favor. E saberiam me esclarecer qual o tipo de parafuso e modo de fixação.
Acredito que não custa nada tentar, pois acho um absurdo no valor pedido.

Obrigado!!!!!!!!!!!