PDA

Ver Versão Completa : 4x2 Só Anda Com Bloqueio E Reduzida



ANDRÉ CORRETOR
21/10/2008, 21:02
DESCOBRI QUE MEU NIVA É 4X2(TRAÇAO NA TRAZEIRA) E PARA ANDAR TEM QUE ENGATAR A REDUZIDA E O BLOQUEIO. TÁ CERTO ISSO? OU VOU ME ARREBENTAR EM GASTOS?:parede:

shuther4x4
21/10/2008, 21:22
O bloqueio sim, devido ao diferencial central, mas a reduzida eu não entendi???

ANDRÉ CORRETOR
21/10/2008, 21:31
Pois é, Eu Também Não, Mas Vou Testar Sem A Reduzida. Ele Não Passa De 60km. Se Confirmar , Tem Jeito Ou Terei Que Pôr O Diferencial Dianteiro?

negreira
21/10/2008, 21:32
Utilização da reduzida e tração positiva O seu Niva está equipado com tração-permanente nas quatro rodas, com sistema de reduzida e bloqueio do diferencial (tração positiva o que permite sua utilização em terrenos acidentados, ), lamacentos e arenosos. Por isto há no assoalho, além da alavanca normal de mudanças, outras duas menores; a da frente corresponde ao engrenamento do bloqueio do diferencial e a de trás ao engate da reduzida. - Recomendações Posição das alavancas: Antes de colocar o veículo em movimento, observe com atenção em que posições se encontram as alavancas, menores e as respectivas indicações para sua utilização, conforme plaqueta de instruções fixada no console. Devem estar desengrenadas, reduzida e bloqueio. - Recomendações Imobilize sempre o veículo e acione o pedal de embreagem para engrenar a reduzida ou o bloqueio do diferencial. Depois de superar as dificuldades desengrene os sistemas, o que pode ser feito com o veículo em movimento. Se houver dificuldade, imobilize o veículo e desengrene. Reduzida:deve ser utilizada quando se requer mais força de tração ou quando for necessário rodar em velocidades baixas e constantes. Tão logo cesse a sua utilização volte, à posição normal, evitando consumo de combustível desnecessário. Bloqueio do diferencial (tração positiva): Utilizado para vencer trechos íngremes, irregulares, de terra solta, arenosa ou outra condição que exija tração efetiva em todas as rodas a um só momento. A luz testemunha, no painel, indica quando o bloqueio está engrenado.

PELO MENOS FOI ASSIM QUE EU APRENDI A USAR.








http://sumanual.com/images/pixel.gif

pedrodoniva
21/10/2008, 21:34
DESCOBRI QUE MEU NIVA É 4X2(TRAÇAO NA TRAZEIRA) E PARA ANDAR TEM QUE ENGATAR A REDUZIDA E O BLOQUEIO. TÁ CERTO ISSO? OU VOU ME ARREBENTAR EM GASTOS?:parede:

Puxa, descobriu isso depois que comprou? Mmmmmmmm...
Olha, usa só bloqueado, vê como fica o consumo e depois me fala, hehehehe.
Abraço

ANDRÉ CORRETOR
21/10/2008, 21:45
Sou Comprador Por Impulso, Quando Gosto E Tenho Latinha Compro, E O Niva Foiu Paixão...nem Liguei Ou Vistoriei, Comprei. Mas Só Com A Reduzida Que Ele Anda.

Revoltz
21/10/2008, 21:49
Isso me assustou descobrir depois???!!!! Vixi como fazer para descobrir ??? no meu doc ta 4x4 mais como realmente saber???!

shuther4x4
21/10/2008, 21:55
Vc tem o diferencial dianteiro? Ele está no lugar ou não?
Se estiver, deve estar sem o cardã (que liga ele a tcase), e aí...
precisa ver se o dono apenas não "desconectou" a tração dianteira pra ver se não gastava menos:pensativo: (alguns faziam isso tá, sem critica, pois nunca fiz pra saber, e nem vou fazer:cool:), ou se o problema é mais embaixo (diferencial com problemas).
Abraços.

GARCIA/SP
21/10/2008, 21:58
Galera...na boa...mas o Niva, desde que "nasceu", é um 4X4 integral...
Se está rodando em 4X2, é pq. foi fuçado, como já foi dito aqui...

Abs
Renatão

shuther4x4
21/10/2008, 22:06
Isso me assustou descobrir depois???!!!! Vixi como fazer para descobrir ??? no meu doc ta 4x4 mais como realmente saber???!

Partindo do principio de que seja um 4x4 permanente (o que ele é tá):

Engate 1º (ou outra), levante uma roda dianteira, tente girá-la, vc vai sentir o diferencial travando. Faça isso com uma traseira, vai sentir o mesmo. Desengate, peça pra alguém girar a roda, olhe por baixo da viatura e vai ver o cardã "rodando" conforme gira a roda.

Mas pra facilitar, testa as alavancas:
Alavanca do bloqueio tanto ativada (luz painel acende) como desativada a viatura tem de andar (se estiver 4x2 a vtr não anda com ela desativada). Mas teste no reto ou no barro:concordo:. Neutro o carro não anda, direto é normal e reduzida ele fica lento, mas com mais força. Deu pra entender mais ou menos? Não sou bom de explicar por teclado!!!
Abraços.

Marcio Rossetto
21/10/2008, 22:20
Calma , Camarada .

Como o Shuther falou, primeiro verifique se tem o diferencial da frente .

Agora, a alavanca da reduzida tem 3 posições :
Toda pra frente esta na reduzida ,
No meio esta no Neutro ( não anda)
Toda para tras esta na posição normal .

Será que vc não esta engatando por completo a posição normal ?
Também pode ser que alguma coisa esteja obstruindo esse engate , por exemplo , algum plastico , lata pegando na alvanca .
Uma outra hipótese é um problema interno na redução , não esta engrenando.

ANDRÉ CORRETOR
21/10/2008, 22:28
No Meu Não Tem Cardã Nem Diferencial Dianteiro.

alexandre roveri
21/10/2008, 22:55
Gente não acredito que isso possa ser realidade ! :palmas::palmas::palmas::palmas:

ANDRÉ CORRETOR
21/10/2008, 23:06
comtodo respeito, mas porra, isso sério. amanhã vou verificar se algo obstrui o engate.

GARCIA/SP
21/10/2008, 23:15
No Meu Não Tem Cardã Nem Diferencial Dianteiro.

????????????????:pensativo::?:

Luciano SHAKALL
22/10/2008, 01:31
"... DESCOBRI QUE MEU NIVA É 4X2(TRAÇAO NA TRAZEIRA) E PARA ANDAR TEM QUE ENGATAR A REDUZIDA E O BLOQUEIO ..."Realmente, quando a tração dianteira não está funcionando (tipo, com a remoção do cardã),
ele precisa está com o diferencial central bloqueado para poder andar,
caso contrário, esse mesmo diferencial central se encarregará de enviar todo o torque
ao eixo que tiver menor resistência, no caso o dianteiro (sem o cardã "pesando",
a saída dianteira da T-Case estará oferecendo menor resistência) e,
conseqüentemente ele não vai andar, pois não há o cardã para transmitir ao diferencial dianteiro o torque que chega da T-Case . . .

Quanto à reduzida.....
Como os CAmaRAdas já falaram: Perceba que a respectiva alavanca possui 3 posições (a do bloqueio somente duas).
Tem certeza que a posição "Direto" (toda pra trás) está engatando? Não está ficando no meio (em "Neutro") não :pensativo: ?




"... Alavanca do bloqueio tanto ativada (luz painel acende) ... "Em caso de testes, é melhor não se confiar na Luzinha :discordo: ,
pois ela pode está queimada, ou removida (como estava no meu), ou com problemas no interruptor (cebolinha),
ou seja: Se a luz NÃO ACENDER não significa necessariamente que o bloqueio não está engatado :discordo: . . .





"... No Meu Não Tem Cardã Nem Diferencial Dianteiro ..."O cardã deve ter sido removido para "transformá-lo" em 4x2, mas o diferencial :rolleyes: .....

Olha pode parecer absurdo o que vou falar (e desculpo-me se sentir-se ofendido), mas....
você sabe que o diferencial dianteiro do Niva NÃO é igual ao traseiro, né?
Não há um EIXO com uma bola (o diferencial) no meio com há atrás, ou seja:
O diferencial dianteiro não fica TÃO VISÍVEL quanto o traseiro :rolleyes: . . .
Tem certeza que ele realmente não está lá :pensativo: ?

[]'s

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 11:10
Vou Postar Fotos Mais Tarde Da Parte Dianteira.

JuniorScartezini
22/10/2008, 11:23
Vou Postar Fotos Mais Tarde Da Parte Dianteira.
Essa eu quero ver, e o vendedor o que disse?
Não se esqueça de postar as fotos!
Abraços e boa sorte.

shuther4x4
22/10/2008, 20:51
Essa eu quero ver, e o vendedor o que disse?


La garantia soy jo????

shuther4x4
22/10/2008, 20:55
Algumas vtr quando dão problema no diferencial dianteiro, retira-se o cardã. No seu caso provavelmente retiraram todo o diferencial para consertar e não recolocaram. tente conversar com o antigo dono sobre isso, talvez esteja lá, jogado em algum canto. Mas reze pra ele não ter vendido. Se bem também que se procurar acha diferencial dianteiro completo, mas aí é um pouco salgado, pois terá de vir com diferencial, cardã, os 2 semi-eixos com as duas homocinéticas cada, e mais algumas frescurinhas (?).
Abraços e boa sorte.

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 21:50
PEÇO DESCULPAS A TODOS OS NIVEIROS QUE POSTARAM NESTE TÓPICO. O ANIMAL QUE VOS ESCREVE NÃO SOUBE PÔR SEU NIVA PARA ANDAR. HOJE FIZ OQ OS CAMARADAS DISSERAM: O BLOQUEIO ACIONADO E A REDUZIDA NORMAL, ANDOU...AGORA, PERCEBI QUE NA PARTE DE TRAZ DAS RODAS EXISTE UM BURACO, ACHO QUE É ONDE SE PÕE A HOMOCINÉTICA E ESTÁ VAZIO. MAS AMANHÃ POSTAREI AS FOTOS.:parede::parede::parede::parede::parede::par ede::parede::parede:

JuniorScartezini
22/10/2008, 21:53
PEÇO DESCULPAS A TODOS OS NIVEIROS QUE POSTARAM NESTE TÓPICO. O ANIMAL QUE VOS ESCREVE NÃO SOUBE PÔR SEU NIVA PARA ANDAR. HOJE FIZ OQ OS CAMARADAS DISSERAM: O BLOQUEIO ACIONADO E A REDUZIDA NORMAL, ANDOU...AGORA, PERCEBI QUE NA PARTE DE TRAZ DAS RODAS EXISTE UM BURACO, ACHO QUE É ONDE SE PÕE A HOMOCINÉTICA E ESTÁ VAZIO. MAS AMANHÃ POSTAREI AS FOTOS.:parede::parede::parede::parede::parede::par ede::parede::parede:
oxi?
das rodas traseiras?
ou das dianteiras?
e não esquenta não vc ainda terá muitas surpresas e micos pela frente.
huauhahuahuauha

JuniorScartezini
22/10/2008, 21:57
oxi?
das rodas traseiras?
ou das dianteiras?
e não esquenta não vc ainda terá muitas surpresas e micos pela frente.
huauhahuahuauha
Pense bem, homocinéticas só nas rodas dianteiras, a não ser se as suas rodas traseiras fazem curvas hehehehe
Ai tah tudo folozado, tem certeza que é um niva?
huahauuahuauahauau

shuther4x4
22/10/2008, 22:32
Mensagem dupla
Desculpem-me. __________________

shuther4x4
22/10/2008, 22:35
AGORA, PERCEBI QUE NA PARTE DE TRAZ DAS RODAS EXISTE UM BURACO, ACHO QUE É ONDE SE PÕE A HOMOCINÉTICA E ESTÁ VAZIO. MAS AMANHÃ POSTAREI AS FOTOS.:parede::parede::parede::parede::parede::raz z:ar ede::parede::parede:

Corretíssimo! Tá aprendendo rápido!!! (eu ainda não sei bulhufas:mrgreen:)
O lugar é esse mesmo!!!!
E aí, já fez contato sobre o paradeiro do diferencial?
Abraços.

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 22:38
Este Maravilhoso Niva Foi Compra Do Em Um Leilão.MAS NADA ME ABORRECE, ESTOU MUITO FELIZ, MESMO COM ESTES PERCAUÇOS. É MUITO BOM TER PESSOAS "COMO" VOCÊS PARA AJUDAR OS NOVATOS E CURIOSOS IGUAIS A MIM. OBRIGADO!

shuther4x4
22/10/2008, 22:40
Então é correr atrás do diferencial. Mas antes levante tudo que precisa, pois dependendo de onde encontrar pode fazer um "lote" de peças e abraçar tudo mais importante que precisa.
Abraços.

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 22:48
FAREI ISSO, AFINAL ELE NASCEU 4X4 FULL!:dance:

ANDRÉ CORRETOR
22/10/2008, 22:50
AGORA É PEDIR AJUDA AO AMIGO FLUUUUUUGEEEEEEEECIIIIIOOOOO!!!!!:dance::dance::da nce::dance:

wltreis
22/10/2008, 23:49
FAREI ISSO, AFINAL ELE NASCEU 4X4 FULL!:dance:
ANDRE TENTE ENTRAR EM CONTATO COM ALGUÉM DE BH , LA´TEM UNS CARAS QUE DESMANCHARAM UM NIVA RECENTEMENTE :concordo:

JuniorScartezini
23/10/2008, 00:34
André tem uma senhora aí no RJ, Cyntia, que desmontou um niva ela tem muita coisa vale a pena vc falar com ela.
Abraços e boa sorte.

Flugêncio
23/10/2008, 08:09
AGORA É PEDIR AJUDA AO AMIGO FLUUUUUUGEEEEEEEECIIIIIOOOOO!!!!!:dance::dance::da nce::dance:

Estamos aí!
Acho que posso lhe ajudar com um conjunto completo da transmissão dianteira. É só ligar.

ANDRÉ CORRETOR
23/10/2008, 15:19
Estamos aí!
Acho que posso lhe ajudar com um conjunto completo da transmissão dianteira. É só ligar.


tentei te ligar, mas ta fora da área....tô precisando da guia da corrente, aquela do comando.

Flugêncio
23/10/2008, 15:32
tentei te ligar, mas ta fora da área....tô precisando da guia da corrente, aquela do comando.

André
Não tenho, dá uma ligada pro Dinho 2561-7874, é possível que ele tenha, fica em Ramos.

ANDRÉ CORRETOR
23/10/2008, 22:11
Pois é, Flugêncio, Consegui Recuperar A Peça, Não Ficou Ruim, Mas A Regulagem Está No Fim, Tenho De Trocar O Do Bloco E O Do Comando. OU SERÁ QUE POSSO TROCAR A BORRACHA QUE ESTÁ GASTA POR UMA MAIS ESPESSA?

ANDRÉ CORRETOR
03/11/2008, 21:50
FOTO DA RODA DIANTEIRA.


http://img262.imageshack.us/img262/2318/dsc00093ep9.jpg (http://imageshack.us)
http://img262.imageshack.us/img262/dsc00093ep9.jpg/1/w320.png (http://g.imageshack.us/img262/dsc00093ep9.jpg/1/)

JuniorScartezini
03/11/2008, 22:18
Posso estar enganado mas ali na sua foto é a homocinética, já verificou como está o estado geral dela?
Abraços.

(se eu estiver enganado por favor me corrijam)

Flugêncio
03/11/2008, 22:29
Posso estar enganado mas ali na sua foto é a homocinética, já verificou como está o estado geral dela?
Abraços.

(se eu estiver enganado por favor me corrijam)

É a homo sim, se tirar ela de lá, solta o cubo, folga os rolamentos e será uma quebradeira danada.

JuniorScartezini
03/11/2008, 22:35
É a homo sim, se tirar ela de lá, solta o cubo, folga os rolamentos e será uma quebradeira danada.
Pois então sorte dele se essa homocinética estiver boa, porque pela foto dá pra ver seu miolo, daí é pelo menos um gasto a menos para ele.
Abraços e boa sorte, precisando de alguma coisa estarei as ordens, lembrando que estou vendendo pivôs novos, muito barato.

braszil
04/11/2008, 05:33
Bem galera eu ja rodei sem o carda dianteiro quando mandei alongar ele um poco, trocar as crusetas e balancear. O carro anda muito bem sem o dianteiro. Nao notei nenhuma anormalidade nele na cidade mas acredito que fora dela nao seja muito bom. Agora estou sem o traseiro pois estou fazendo o mesmo no carda traseiro. tambem nao senti nada de muito anormal a nao ser que com a tracao na traseira apenas ele anda mais que com tracao apenas na dianteira. Nao pretendo deixar ele assim por muito tempo mas sei que se for preciso por algum motivo ele se comporta muito bem com apenas um deles.

JuniorScartezini
04/11/2008, 09:32
Bem galera eu ja rodei sem o carda dianteiro quando mandei alongar ele um poco, trocar as crusetas e balancear. O carro anda muito bem sem o dianteiro. Nao notei nenhuma anormalidade nele na cidade mas acredito que fora dela nao seja muito bom. Agora estou sem o traseiro pois estou fazendo o mesmo no carda traseiro. tambem nao senti nada de muito anormal a nao ser que com a tracao na traseira apenas ele anda mais que com tracao apenas na dianteira. Nao pretendo deixar ele assim por muito tempo mas sei que se for preciso por algum motivo ele se comporta muito bem com apenas um deles.
Amigo Braszil, me desculpe a falta de conhecimento, por acaso o uso prolongado do 4x2, em um veículo originalmente 4x4 integral, principalmente por ser uma plataforma monobloco, geralmente com mais de 15 de uso, não teria algum tipo de dano estrutural?
Não sei se você usa o motor original, mas reduz o consumo?
Você disse que melhorou o desempenho, pode nos contar mais sobre isso?
Obrigado e perdoe-me pela sabatina.
Abraços

Luciano SHAKALL
04/11/2008, 15:24
" ... Amigo Braszil ... Não sei se você usa o motor original, mas reduz o consumo? ... Você disse que melhorou o desempenho, pode nos contar mais sobre isso? ... O "motorzinho" dele é um AP 2000 :twisted: ! ! !

Quanto ao desempenho, pelo que entendi, ele andou de 4x2 dianteira e 4x2 traseira,
com a impressão que dessa última forma (4x2 Traseiro) ele andava melhor,
mas apenas comparando entre os 4x2 :pensativo: . . .

[]'s