Ver Versão Completa : Problemas com turbina variável da Nova Hilux e Nova SW4
Eduardo Eustaquio
21/10/2008, 17:41
Prezados foristas,
Espero que todos estejam bem! Na revisão da SW4 de minha esposa que foi feita na semana passada, graças à curiosidade de meu filho, fomos informados que havia sido realizada a troca da turbina da mesma.
Ele questionou o consultor do porquê de um veículo ainda novo e não tão rodado assim ter que trocar a turbina e a informação é de que ela estava passando óleo para o motor e que isso havia sido diagnosticado na revisão. Não houve nenhum repasse do custo desta troca para mim, tudo foi feito para a garantia.
Eis que, sábado passando perto da concessionária, decidi ir lá para entender melhor o caso. Resumindo, alguém aqui lembra do caso do Recall Branco da Mitsubishi? É algo parecido. Estão ocorrendo alguns casos de problemas nas turbinas destes veículos e para aqueles que mantêm seus veículos no programa de revisão, a turbina é trocada sem custo algum para o cliente. O problema é que, nem todos sabem que houve a troca de suas turbinas.
Conversei ontem com dois amigos que tem Hilux para eles verificarem se havia sido ou não trocado as turbinas. Um me ligou agora confirmando a troca na revisão de 40.000. A do segundo, que está com 68.000 quilômetros, não houve a troca.
Por informação do consultor, não é relacionado ao ano e sim ao uso. Várias, que rodam pouco e apenas em cidade jamais irá ocorrer tal problema. As que têm o uso mais forçado, severo, estradas e etc são as que têm aparecido o problema. A dica que ele me passou é de após grandes deslocamentos, deixar o motor em marcha lenta no mínimo por 3 minutos e não apenas de 30 segundos a 1 minuto em marcha lenta.
Fica ai a dica para os foristas e para aqueles que puderem verificar se houve ou não a troca de sua turbina, que poste para os demais.
Boa semana a todos
Eduardo Eustaquio
21/10/2008, 17:43
Esqueci de informar que na minha Hilux até o momento não houve a troca da turbina, pois já sigo a muito tempo as informações prestadas pelo consultor.
Walter L. L. Casitta
21/10/2008, 17:45
TGV é isso aí. Elas são muito melhores que as WG, mas em média duram menos mesmo...
Marcelo-HPE
21/10/2008, 18:07
Walter ;
Não entendi a sua colocação, vc quiz diser que as TGV´s tem durabilidade menor que as turbinas sem geometria varialvel ?
grato
Sim,ele que falar que o TGV dura menos.
Acho que deve ser por ele andar sempre cheio,com uma pressão alta,ou tentando passar essa pressão...
Não tenho certeza,espero melhores explicações!!!!
Prezados foristas,
Espero que todos estejam bem! Na revisão da SW4 de minha esposa que foi feita na semana passada, graças à curiosidade de meu filho, fomos informados que havia sido realizada a troca da turbina da mesma.
Ele questionou o consultor do porquê de um veículo ainda novo e não tão rodado assim ter que trocar a turbina e a informação é de que ela estava passando óleo para o motor e que isso havia sido diagnosticado na revisão. Não houve nenhum repasse do custo desta troca para mim, tudo foi feito para a garantia.
Eis que, sábado passando perto da concessionária, decidi ir lá para entender melhor o caso. Resumindo, alguém aqui lembra do caso do Recall Branco da Mitsubishi? É algo parecido. Estão ocorrendo alguns casos de problemas nas turbinas destes veículos e para aqueles que mantêm seus veículos no programa de revisão, a turbina é trocada sem custo algum para o cliente. O problema é que, nem todos sabem que houve a troca de suas turbinas.
Conversei ontem com dois amigos que tem Hilux para eles verificarem se havia sido ou não trocado as turbinas. Um me ligou agora confirmando a troca na revisão de 40.000. A do segundo, que está com 68.000 quilômetros, não houve a troca.
Por informação do consultor, não é relacionado ao ano e sim ao uso. Várias, que rodam pouco e apenas em cidade jamais irá ocorrer tal problema. As que têm o uso mais forçado, severo, estradas e etc são as que têm aparecido o problema. A dica que ele me passou é de após grandes deslocamentos, deixar o motor em marcha lenta no mínimo por 3 minutos e não apenas de 30 segundos a 1 minuto em marcha lenta.
Fica ai a dica para os foristas e para aqueles que puderem verificar se houve ou não a troca de sua turbina, que poste para os demais.
Boa semana a todos
Grande EE, sumiu hein? imagino que a correria está grande...
Pois bem, há uns 20 dias atrás trocaram a turbina da nossa SW4 tambem, foi na revisão dos 30.000 KM.
Descobri agora a pouco que a do meu primo tb foi trocada, deve estar havendo algum problema ''crônico''.
Abração.
murilloaquino
21/10/2008, 20:04
Acredito q seja louvavel a atitude da toyotaa....Mas preferiria que fosse avisado a todos os clientes q estejam na garantia, pra verificar a turbina...Em caso de falhas, houvesse a troca, e não na surdina!!!
SÉRGIO HOLANDA
21/10/2008, 20:10
Pelo que estou observando isso está acontecendo com as SW4...não tem registro das SRV...agora, realmente muitos proprietários, após uso pesado, não deixam o motor ligado por um determinado tempo, como é indicado no manual e no adesivo e com isso falta lubirficação na turbina e a mesma continua girando, mesmo com o motor parado, afinal ela está a mais de 100mil rpms...com isso a falta de lubrificação vai prejudicando a mesma...Eu rodei 100mil km com a minha SRV e até a data em que vendi não teve nenhum problema...e olha que era em cima de 180km/h o tempo todo...além de chipada...
Talvez proprietários de Pickups, já acostumados com motor diesel tenham habito de manter o motor ligado e os novos consumidores de SW4 ainda não.
Sérjão
SÉRGIO HOLANDA
21/10/2008, 20:11
eu acredito Murillão que isso se deve mais ao mal uso...
Sérjão
Acredito q seja louvavel a atitude da toyotaa....Mas preferiria que fosse avisado a todos os clientes q estejam na garantia, pra verificar a turbina...Em caso de falhas, houvesse a troca, e não na surdina!!!
murilloaquino
21/10/2008, 20:39
POis é....A causa tudo bem, mal uso...
Mas o ideal, seria que todas as pick-ups fosse avaliadas e se necessario trocadas...
Como ficar sabedo se a turbina foi ou não trocada? Se ninguém falar nada na concessionária, temo como descobrir?
Walter L. L. Casitta
21/10/2008, 23:33
Walter ;
Não entendi a sua colocação, vc quiz diser que as TGV´s tem durabilidade menor que as turbinas sem geometria varialvel ?
grato
Marcelo. é o que ouço dos mecânicos, as TGVs dão mais problemas a acabam durando menos que as outras...
volte e meia tem gente com problemas no tgv da ranger 2.8 tb....
com a wg nunca ouvi falar de problemas.
Pequeno jr
22/10/2008, 01:13
Eduardo ... tdo indica que isso realmente ocorre por mal uso.
Ainda bem que você mantem a sua viatura fazendo as revisões (Algo pouquissimos produtores rurais fazem) nas concessionárias, pois senaõ ... lá se ia uns R$ 8000,00 que é o preço desta turbina.
Pelos demais comentários da galera, para quem desde a compra da viatura não sabe aguardar um tempo para a turbina se lubrificar, esse problema ocorre nos 30.000km, ou seja, pouco demais da conta.
MInha Ranger está com 330.000 km/rodados e até hoje com a turbina WG original.
Marcelo-HPE
22/10/2008, 10:23
Agora amigos ;
Seria interessante sabermos o porquê das tgv's , que alguns mecânicos dizem, segundo o Walter ( obrigado pela atenção Walter ) duram menos que as wg.
Visto que a única diferênça , é que a tgv possui palhetas móveis que são fixadas no corpo espiral ( carcaça) da turbina . elas fecham quando embaixo rotação e a abrem quando em alta . quanto ao conjunto girante de ambas , acho que possuem a mesma base de construção e por isso devem ter as mesmas características de funcionamento . se stiver errado por favor me corrijam .
Aqui na companhia tem um supervisor de produção, que possui uma ranger XLT prata com tgv e que já esta´beirando os 195.000 km rodados .
Estou falando isso porque o cara guarda a picape em minha residência quando vai trabalhar . E como eu e ele somos fãs de picapes 4x4 estamos sempre trocando umas ideias e falando de mecânica e dos pontos positivos e negativos de cada uma e inclusive de tgv . e quanto a isso ele nunca se queixou , exceto alguns vazamentos e a magueiras arrebentadas .
abs
SÉRGIO HOLANDA
22/10/2008, 11:56
Temos que lembrar que as TGV são feitas de várias partes moveis e como tal tendem a ter desgastes maiores...quanto maior a quantidade de peças moveis maior será a probabilidade de problemas e maior a necessidade de manutenção...
volte e meia tem gente com problemas no tgv da ranger 2.8 tb....
com a wg nunca ouvi falar de problemas.
DieselPower
22/10/2008, 15:38
Temos que lembrar que as TGV são feitas de várias partes moveis e como tal tendem a ter desgastes maiores...quanto maior a quantidade de peças moveis maior será a probabilidade de problemas e maior a necessidade de manutenção...
Sem falar que uma TGV "trabalha" muito mais que uma turbina normal. Em baixas rotações do motor ela já esta com altas rotações (do eixo da turbina) e se mantem assim na maior parte do tempo. Já em uma turbina normal, ela atinge altas rotações do eixo, apenas quando há um maior fluxo de gases no escape.
Portanto, o desgaste dos mancais do eixo da turbina, com certeza será maior em uma TGV.
Mas que isto está muuuuuito estranho, está.....
[]'s com a pulga atrás da orelha........
Marcelo-HPE
22/10/2008, 20:49
Concordo em parte com vc amigo DieselPower, porem sabemos que durante o funcionamento normal o eixo do TGV trabalha em cima de um filme de óleo que é bombeado para dentro do mancal e é mantido ali sob pressão via bomba de óleo lub. do motor . Então o eixo da turbina fica levantado por estar envolto do filme de óleo que não deixa o eixo ter contato com o mancal e não havendo então desgaste de ambos.
O desgaste eixo/mancal se dá durante a partida do motor e parada do mesmo, onde ocorre a chamada lubrificação limítrofe que é o tempo que leva para formar esse filme de óleo que retira o contato do eixo com o mancal .mas isso é questão de pequenos segundos para o formar o filme de óleo. e vale tanto para o TGV como para o WG .
Durante a parada do motor o filme tb diminue o que ocasiona o contato do eixo/mancal.
Portanto em funcioamento normal TGV e WG não tem contato metálico entre eixo e mancal mesmo o tgv trabalhando em rotação maior . portanto acho que o desgaste de ambos é similar .
abs .
Ja apareceu problemas com a TGV da L200???
Minha WG também bunca deu problemas...
Viva a WG!!!!!!!8)
Marcelo-HPE
23/10/2008, 10:02
Acho que as TGv´s e WG´s se equiparam em durabilidade mesmo uma trabalhando com maiores rotações que a outra ., pois ambas trabalham sobre um filme de óleo lubrificante .
abs
Pequeno jr
23/10/2008, 10:25
Netão ... ano passado postei aqui os problemas de uma L-200 Sport HPE de um amigo de meu pai que teve problemas com a sua turbina. Na época, buscando comprar a turbina mais em conta, descobrimos que muitas L-200 trocam a TGV na casa dos 150.000km/rodados, mas isso não é regra. Veja que da mesma forma, várias Rangers tiveram problemas com TGV.
Nas concessionárias Ford, já vi Ranger 2.8 com 35.000km/rodados com a turbina no saco. Oléo vazando para tdo que é lado pq o dono da bixa não tava nem ai para ficar ligando e esperar a lubrificação. Ele usava que nem um carro comum.
OU seja, acho que está naquela questão que a galera falou em saber usar e prevenir. Aqueles de 30 segundos a 2 minutos em marcha lenta é quem definem a vida longa da turbina.
Voltando ao assunto da Sport HPE, acho que compramos a turbina na casa de uns R$ 3.000,00 em Goiânia, sendo que o preço normal dela era na casa de R$ 6.000,00 a R$ 7.000,00
POis é....A causa tudo bem, mal uso...
Mas o ideal, seria que todas as pick-ups fosse avaliadas e se necessario trocadas...
Murilo, pelo que entendi é isso mesmo que a toyota tá fazendo, porém só com quem leva pras revisões, quem num leva... paciência, até porque já perderam a garantia mesmo!
Pequeno, tb já vi algumas rangers tendo que trocar a TGV, inclusive tem uma 2005, já do modelo novo e motor 2.8 que com 40.000 km teve de trocá-la, esse caso o dono é muito cuidadoso e entende de mecânica (sabe usar sem estragar) tive uma ranger 2.8 com WG, e cogitei trocá-la por TGV e foi unânime os conselhos que recebi dos distribuidores que contactei, e olha que eles queriam vender, não troque que além de serem caras tem durabilidade menor!
[]´s.
Walter L. L. Casitta
23/10/2008, 10:51
Eu troquei o motor na minha Ranger recentemente por 2.8TGV 0KM e o que venho observando é que essa turbina fica quase o tempo todo cheia. A partir de 60Km/h é só pisar um pouco mais para o ponteiro do manômetro marcar 1.1Kgf e com movimentos abruptos na maioria das vezes. A WG no outro motor só atingia essa pressão acima dos 80Km/h e o ponteiro se mexia bem mais lentamente...
DieselPower
23/10/2008, 12:18
Acho que as TGv´s e WG´s se equiparam em durabilidade mesmo uma trabalhando com maiores rotações que a outra ., pois ambas trabalham sobre um filme de óleo lubrificante .
abs
Concordo Marcelo,
Mas sempre há um desgaste, se não houvesse, motores e turbinas seriam eternos. Podemos tomar como exemplo motores, que possuem muitas partes lubrificadas (filme de óleo) e mesmo assim apresentam um desgaste natural.
Nas turbinas, acredito eu, que este desgaste "natural" é mais elevado na TGV, pois se formos calcular as rotações do eixo de uma TGV em relação a uma WG em um determinado tempo de uso, veremos que a TGV girou muito mais. Sem dúvida, as duas deveriam durar muito, porém ainda acredito que possuindo o mesmo sistema de lubrificação a WG tem uma vida útil maior.
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
23/10/2008, 12:26
Concordo que a vida útil não será a mesma...quanto mais partes moveis tiver um equipamento maior será o desgaste, sem falar que a, exemplo da Toyota a 900rpms a turbina está cheia...ou seja, sempre trabalhando. Mas insisto em dizer que a maioria dos problemas em turbinas é por mal uso!!!
:parede::parede::parede:
Abrs,
Sérjão
Concordo Marcelo,
Mas sempre há um desgaste, se não houvesse, motores e turbinas seriam eternos. Podemos tomar como exemplo motores, que possuem muitas partes lubrificadas (filme de óleo) e mesmo assim apresentam um desgaste natural.
Nas turbinas, acredito eu, que este desgaste "natural" é mais elevado na TGV, pois se formos calcular as rotações do eixo de uma TGV em relação a uma WG em um determinado tempo de uso, veremos que a TGV girou muito mais. Sem dúvida, as duas deveriam durar muito, porém ainda acredito que possuindo o mesmo sistema de lubrificação a WG tem uma vida útil maior.
Abraço.
Marcelo-HPE
23/10/2008, 14:12
As unicas partes moveis que O TGV tem a mais que o WG são as palhetas que são fixadas da carcaça da turbina e trabalham de maneira oscilante para imprimir ou não rotação na turbina .e que não entrão em rotação com junto o conjunto girante .
Marcelo-HPE
23/10/2008, 14:17
TGV trabalhando com as palhetas fechadas , agora .
SÉRGIO HOLANDA
23/10/2008, 14:47
certo Marcelo,
de qualquer forma são mais peças moveis no sistema, sem falar que a turbina nesse caso trabalha praticamente direto, ou seja, maior desgaste no final, vida útil menor...
TGV trabalhando com as palhetas fechadas , agora .
Amigos Foristas!
Quando eu decidi comprar minha primeira Ranger com motor diesel, a meta era uma 2.8 TGV. Acabei comprando uma 2001 (muito apreensivo) com motor HSD e, pelo que aprendi (e como se a aprende neste Forum) turbina WG.
Aí, chego a conclusão: devo zelar muito pela Natasha porque pretendo ficar com ela um bom tempo. Por que? O motor 3.0 common rail (é assim?) é eletrônico tipo carro a gasolina com bomba elétrica no tanque que, segundo relatos, acusa problemas com diesel e tem peças caras.
Já o 2.8 PS TGV apresenta desgaste prematuro da turbina.
Desse modo, ou procuro outra marca de pick up, ou pago pra ver em uma mais moderna, ou fico com a Natasha até se acabar:?:.
Abraços.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 16:23
Pelo que estou observando isso está acontecendo com as SW4...não tem registro das SRV...agora, realmente muitos proprietários, após uso pesado, não deixam o motor ligado por um determinado tempo, como é indicado no manual e no adesivo e com isso falta lubirficação na turbina e a mesma continua girando, mesmo com o motor parado, afinal ela está a mais de 100mil rpms...com isso a falta de lubrificação vai prejudicando a mesma...Eu rodei 100mil km com a minha SRV e até a data em que vendi não teve nenhum problema...e olha que era em cima de 180km/h o tempo todo...além de chipada...
Talvez proprietários de Pickups, já acostumados com motor diesel tenham habito de manter o motor ligado e os novos consumidores de SW4 ainda não.
Sérjão
Sergio Holanda, tudo bem?
Os casos tem acontecido também com as novas hilux camionetes. Essa de meu amigo é uma camionete.
Hoje falei com aquele amigo de meu filho dono da fazenda aonde realizamos os testes. A dele até hoje não teve problema algum e olha que é uma das primeiras hilux. Ele está trocando de veículo, já fez o pedido da hilux 2009.
OBS: Aproveitando, Sergio caso ocorra a expedição para a Amazônia em 2010, pode ter certeza que no final de 2009 irei lhe procurar para ir eu e meu irmão no grupo.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 16:28
Netão ... ano passado postei aqui os problemas de uma L-200 Sport HPE de um amigo de meu pai que teve problemas com a sua turbina. Na época, buscando comprar a turbina mais em conta, descobrimos que muitas L-200 trocam a TGV na casa dos 150.000km/rodados, mas isso não é regra. Veja que da mesma forma, várias Rangers tiveram problemas com TGV.
Nas concessionárias Ford, já vi Ranger 2.8 com 35.000km/rodados com a turbina no saco. Oléo vazando para tdo que é lado pq o dono da bixa não tava nem ai para ficar ligando e esperar a lubrificação. Ele usava que nem um carro comum.
OU seja, acho que está naquela questão que a galera falou em saber usar e prevenir. Aqueles de 30 segundos a 2 minutos em marcha lenta é quem definem a vida longa da turbina.
Voltando ao assunto da Sport HPE, acho que compramos a turbina na casa de uns R$ 3.000,00 em Goiânia, sendo que o preço normal dela era na casa de R$ 6.000,00 a R$ 7.000,00
Pequeno, tudo bem?
Recordo quando a Ford lançou a Ranger com essa turbina, ouvi alguns relatos de problemas nela. Alguns donos tiveram que arcar com o prejuízo devido a Ford não aceitar a garantia.
Só tive problema com turbina com a primeira L-200 sport e deixei para trocar logo quando fiz o motor
SÉRGIO HOLANDA
23/10/2008, 16:44
Tudo tranquilo EEustaquio...
Eu rodei 100mil km em um ano com a minha ex-SRV, a minha foi do promeiro lote, comprada no lançamento em 16 de março de 2005...tive outros problemas com ela, afinal eram as primeiras fabricadas na argentina...mas a turbina é o mesmo fornecedor desde 2002, quando estes motores foram lançados no mercado internacional, mas precisamente na Europa...de modo que não existe "novidade" por assim dizer no equipamento, por isso continuo achando que o problema é a falta de costume dos proprietários de motores turbinados...
Vejamos, muitos deles são novatos em motor diesel, antes não compravam por estes veículos serem lentos e barulhentos, atualmente são tão silênciosos e sem vibração que muitos motores ciclo otto...então, esse pessoal está acostumado a enfiar o pé e quando parar simplesmente desligar o motor...com isso falta lubrificação...a MIT, a Toyota,a Nissan a Ford, já trocaram muitas turbinas em garantia por esse fato...agora, lembrando que a TGV está sempre trabalhando cheia, ou seja, mesmo em baixo giro do motor, 1.500 - 2.000 rpms, ela está na casa dos 100mil rpms, então o simples fato de desligar sem esperar em marcha lenta a turbina parar de girar é o suficiente para ocorrerem problemas futuros...bem etsa é minha opinião.
EEustaquio, devo estar indo em Fevereiro, vai depender do trabalho, mas em fev de 2009, não tenho previsão para ir novamente, mas tudo pode acontecer.
Abrs,
Sergio Holanda, tudo bem?
Os casos tem acontecido também com as novas hilux camionetes. Essa de meu amigo é uma camionete.
Hoje falei com aquele amigo de meu filho dono da fazenda aonde realizamos os testes. A dele até hoje não teve problema algum e olha que é uma das primeiras hilux. Ele está trocando de veículo, já fez o pedido da hilux 2009.
OBS: Aproveitando, Sergio caso ocorra a expedição para a Amazônia em 2010, pode ter certeza que no final de 2009 irei lhe procurar para ir eu e meu irmão no grupo.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 16:52
Eduardo ... tdo indica que isso realmente ocorre por mal uso.
Ainda bem que você mantem a sua viatura fazendo as revisões (Algo pouquissimos produtores rurais fazem) nas concessionárias, pois senaõ ... lá se ia uns R$ 8000,00 que é o preço desta turbina.
Pelos demais comentários da galera, para quem desde a compra da viatura não sabe aguardar um tempo para a turbina se lubrificar, esse problema ocorre nos 30.000km, ou seja, pouco demais da conta.
MInha Ranger está com 330.000 km/rodados e até hoje com a turbina WG original.
Pequeno, costumamos fazer revisões em todos os veículos que possuimos. Como você mesmo mencionou, não são todos as pessoas que trabalham com veículo que cuidam dele, mas aprendi que é melhor ter o veículo pronto para qualquer momento, do que ficar quebrado no meio da estrada com minha família. Lutei muito para ter os bens que tenho hoje e costumo zelar por todos eles.
Na epoca da S-10 passei por bons sustos devido as constantes quebras, mesmo realizando a manutenção.
Lembra-se do Jurandir o amigo que lhe apresentei na saída de Brasília? Ele é um dos que usa até quebrar. Quebrou, troca. Ele só compra S-10 cabine simples, a mais simples delas, diesel e 4x4. Já houve anos dele trocar duas vezes de camionete. Mas há de se falar que ele só faz a primeira revisão e dai por diante, seja o que o veículo aguentar. Troca de óleo é feita bem depois do que é recomendado pelo fabricante.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 17:21
Tudo tranquilo EEustaquio...
Eu rodei 100mil km em um ano com a minha ex-SRV, a minha foi do promeiro lote, comprada no lançamento em 16 de março de 2005...tive outros problemas com ela, afinal eram as primeiras fabricadas na argentina...mas a turbina é o mesmo fornecedor desde 2002, quando estes motores foram lançados no mercado internacional, mas precisamente na Europa...de modo que não existe "novidade" por assim dizer no equipamento, por isso continuo achando que o problema é a falta de costume dos proprietários de motores turbinados...
Vejamos, muitos deles são novatos em motor diesel, antes não compravam por estes veículos serem lentos e barulhentos, atualmente são tão silênciosos e sem vibração que muitos motores ciclo otto...então, esse pessoal está acostumado a enfiar o pé e quando parar simplesmente desligar o motor...com isso falta lubrificação...a MIT, a Toyota,a Nissan a Ford, já trocaram muitas turbinas em garantia por esse fato...agora, lembrando que a TGV está sempre trabalhando cheia, ou seja, mesmo em baixo giro do motor, 1.500 - 2.000 rpms, ela está na casa dos 100mil rpms, então o simples fato de desligar sem esperar em marcha lenta a turbina parar de girar é o suficiente para ocorrerem problemas futuros...bem etsa é minha opinião.
EEustaquio, devo estar indo em Fevereiro, vai depender do trabalho, mas em fev de 2009, não tenho previsão para ir novamente, mas tudo pode acontecer.
Abrs,
Com certeza não pode-se julgar o problema pelo fato em sí, mas sim analisar o passado para chegar em um resultado.
A hilux do nosso amigo de Posse está com mais de 150.000 e os problemas que ela apresentou foram de suspensão dianteira (4x feita manutenção neste período), Caçamba (com o tempo e as cargas ela se abre e fica ruim de fechar) e vazamentos no cambio e diferencial (solucionados todas em concessionárias). Ou seja, são problemas normais de quem usa o veículo a trabalho e não apenas para passeios ou apenas dentro de cidade.
Sergio, se os nossos trabalhos por aqui derem certo, com certeza dois veículos a mais estarão contigo na expedição em 2010.
simaoall
23/10/2008, 17:22
Amigos Foristas!
Quando eu decidi comprar minha primeira Ranger com motor diesel, a meta era uma 2.8 TGV. Acabei comprando uma 2001 (muito apreensivo) com motor HSD e, pelo que aprendi (e como se a aprende neste Forum) turbina WG.
Aí, chego a conclusão: devo zelar muito pela Natasha porque pretendo ficar com ela um bom tempo. Por que? O motor 3.0 common rail (é assim?) é eletrônico tipo carro a gasolina com bomba elétrica no tanque que, segundo relatos, acusa problemas com diesel e tem peças caras.
Já o 2.8 PS TGV apresenta desgaste prematuro da turbina.
Desse modo, ou procuro outra marca de pick up, ou pago pra ver em uma mais moderna, ou fico com a Natasha até se acabar:?:.
Abraços.
só lembre-se que QUALQUER que seja o carro vai existir um defeito crônico.
inclusive o seu carro tem vários problemas crônicos (suspenção por exemplo),sendo assim não deixaria de trocar por uma ranger 3.0 por que algumas apresentaram defeito na turbo,isso é normal,qualquer pickup diesel vai apresentar algum defeito.
a nissan frontier da problema no motor de arranque,tem um exemplo de triton que foi trocentas vezes à concessionaria e não resolveu o problema,de forma que compraram o carro pelo mesmo valor pago quando 0km.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 17:34
Simaoall e Raposo,
Como foi dito, não há um veículo bom de tudo. Um esquenta, o outro quebra o cambio, suspensão e diferencial, o outro dá probelmas sérios de embreagem cedo, um tem suspensão que quando ver disnível sai de lado, o outro tem carenagens fracas que quebram constantemente e por ai vai.
O que temos que fazer é nos adaptar a aquilo que queremos. Se você quer sim ter o veículo, o tenha. Realize o seu sonho.
Eduardo Eustaquio
23/10/2008, 17:37
Foristas, meu avião sai daqui a 40 minutos. Fiquem com Deus e até a próxima semana.
Luis Antonio, te ligo lá do Sul. Só vi agora a sua mensgem privativa.
poisé pessoal,acho que chegamos a uma conclusão,que ja era conhecida por todos nós...
O tgv é uma maravilha,mas se não bem cuidado torna-se fragil...
Mas me respondam uma coisa,qual peça automotiva que não bem cuidado dura muito tempo????
Então fica ai mais um exemplo para matermos nossas viaturas em dia com durabilidade!!!!
Carlão Rover
23/10/2008, 18:02
Contribuindo um pouco...meu cj5 tem uma tgv zero desde que foi montado com o motor zero...tenho uma wg na land...portanto a grande diferença que noto é que a tgv entra em baixas rotações(nisso o tipo de motor e regulagem da bomba influencia, pela saída dos gases do escape) e a wg não.Como no meu jeep eu consigo escutar bem a rotação desta turbina, as vezes ela demora mais de 30 segundos para diminuir a rotação(depende da temperatura do motor, tipo de injeção(mecânica no meu caso ou eletrônica).Resumindo, se desligar o veículo com ela em alta rotação aí sim terá problemas mais rápido.Uma pergunta para todos: Quando vão abastecer no posto vocês deixam os frentistas esperando no mínimo os 30 segundos antes de desligar o veículo para abastecer?é um hábito que se não tiver não se faz sempre.E está aí na minha opinião, a grande diferença...
Abraços
DieselPower
23/10/2008, 18:12
Vejamos, muitos deles são novatos em motor diesel, antes não compravam por estes veículos serem lentos e barulhentos, atualmente são tão silênciosos e sem vibração que muitos motores ciclo otto...então, esse pessoal está acostumado a enfiar o pé e quando parar simplesmente desligar o motor...
Pois é Sejão,
Eu explico isto até para pessoas que vejo fazerem isso na rua, mesmo que não conheça...
Um dia chegando na missa um cidadão encostou, acelerou e desligou uma Ranger 2.5, chequei para ele e disse que queria lhe explicar uma coisa, o cara só faltou sair correndo... Porém, depois que viu que o intuito era ajudar, pediu desculpas e disse que iria começar a cuidar melhor....
Mas muitos de meus amigos, mesmo depois de esclarecidos, continuam fazendo a mesma coisa...
Tento ensinar o maior número de pessoas possivel, pois amanhã ou depois posso estar comprando a camionete de um cara desses....
Abraço.
Marcelo-HPE
23/10/2008, 18:13
Olhem só esta parte de uma reportagem da 4 patas referente ao turbo da frontier com motor MWM.
" Foi pensando em transportar cargas pesadas e encarar longas viagens que o engenheiro Paulo Werle comprou uma picape com motor turbodiesel. Acabou optando por uma Nissan Frontier Strike zero-quilômetro, para utilizar no trajeto que costuma fazer entre São Paulo e o interior do Rio Grande do Sul, onde possui uma fazenda. Numa dessas viagens, teve início seu problema com o turbocompressor da picape. "Aos 14 000 quilômetros, o turbo quebrou na estrada pela primeira vez. A quebra começou com um forte barulho no motor e logo depois provocou a perda de uns 4 litros de óleo, que foi jogado pelo escapamento, seguido de uma cortina de fumaça. Foi preciso um guincho para levar a picape até a autorizada", afirma o engenheiro."
E olha que o MWM tanto da Nissan quanto da GM. usam WG´s .
TGv´s tem maior rotação pois são projetados para isso . se é para maior rotação os metais patentes dos mancais com certeza são de camada mais espessa , juntamentes com eixos de maiores Ø. o balanceamento do conjunto girante tb deve ser refinado . sendo então mais robustos . depende muito do projeto de cada fabricante .
Não é possivel que os caras vão projetar um TGV´com materias de mesma características e dimensões que um WG. sendo que um tem rotação maior que o outro .
abs
Pois é Sejão,
Eu explico isto até para pessoas que vejo fazerem isso na rua, mesmo que não conheça...
Um dia chegando na missa um cidadão encostou, acelerou e desligou uma Ranger 2.5, chequei para ele e disse que queria lhe explicar uma coisa, o cara só faltou sair correndo... Porém, depois que viu que o intuito era ajudar, pediu desculpas e disse que iria começar a cuidar melhor....
Mas muitos de meus amigos, mesmo depois de esclarecidos, continuam fazendo a mesma coisa...
Tento ensinar o maior número de pessoas possivel, pois amanhã ou depois posso estar comprando a camionete de um cara desses....
Abraço.
eu também explico para muitas amigos meus,iclusives parentes.Mas não adianta dar murro em ponta de faca...
O que temos que fazer é zelar pelas nossas.Pelo menos eu tenho todo o cuidado,por que foi com ''suor'' que eu comprei!!!!
DieselPower
23/10/2008, 18:29
Quando vão abastecer no posto vocês deixam os frentistas esperando no mínimo os 30 segundos antes de desligar o veículo para abastecer?
Eu sempre espero 30 segundos...
Quando vou abastecer, o frentista que espere.... E geralmente ficam de cara feia do lado da Verdona...
Mas fazer o que, "quem cuida sempre tem"!
Abraço.
Anthoniusnikos
23/10/2008, 18:37
Maior durabilidade ainda é trocar o óleo do motor a cada 5.000 Km, e colocar óleo do bom, às vezes + Bardall B12 ou STP.
Abs
Anthoniusnikos
Olhem só esta parte de uma reportagem da 4 patas referente ao turbo da frontier com motor MWM.
" Foi pensando em transportar cargas pesadas e encarar longas viagens que o engenheiro Paulo Werle comprou uma picape com motor turbodiesel. Acabou optando por uma Nissan Frontier Strike zero-quilômetro, para utilizar no trajeto que costuma fazer entre São Paulo e o interior do Rio Grande do Sul, onde possui uma fazenda. Numa dessas viagens, teve início seu problema com o turbocompressor da picape. "Aos 14 000 quilômetros, o turbo quebrou na estrada pela primeira vez. A quebra começou com um forte barulho no motor e logo depois provocou a perda de uns 4 litros de óleo, que foi jogado pelo escapamento, seguido de uma cortina de fumaça. Foi preciso um guincho para levar a picape até a autorizada", afirma o engenheiro."
E olha que o MWM tanto da Nissan quanto da GM. usam WG´s .
TGv´s tem maior rotação pois são projetados para isso . se é para maior rotação os metais patentes dos mancais com certeza são de camada mais espessa , juntamentes com eixos de maiores Ø. o balanceamento do conjunto girante tb deve ser refinado . sendo então mais robustos . depende muito do projeto de cada fabricante .
Não é possivel que os caras vão projetar um TGV´com materias de mesma características e dimensões que um WG. sendo que um tem rotação maior que o outro .
abs
Marcelo na nossa S-10 eletronic 06/06 a turbina (mesmo motor e turbina da frontier em questão) começou a expelir óleo com 7.000 Km. E olha que foi nosso primeiro carro a diesel, ou seja, seguia piamente o que o manual mandava (marcha lenta de 30 segundos a 2 minutos antes de desligar dependendo da velocidade) e só foi trocada aos 18.000 Km. A garantia da GM é uma porcaria.
Eu ja contei essa história aqui, pois bem, na época saiu uma reportagem sobre o defeito nessas turbinas que equipavam a S-10 eletronic. O pequeno jr. até escaneou a amtéria da 4 patas e postou aqui.
Abraço.
DieselPower
23/10/2008, 19:07
Marcelo na nossa S-10 eletronic 06/06 a turbina (mesmo motor e turbina da frontier em questão) começou a expelir óleo com 7.000 Km. E olha que foi nosso primeiro carro a diesel, ou seja, seguia piamente o que o manual mandava (marcha lenta de 30 segundos a 2 minutos antes de desligar dependendo da velocidade) e só foi trocada aos 18.000 Km. A garantia da GM é uma porcaria.
Eu ja contei essa história aqui, pois bem, na época saiu uma reportagem sobre o defeito nessas turbinas que equipavam a S-10 eletronic. O pequeno jr. até escaneou a amtéria da 4 patas e postou aqui.
Abraço.
Loyer,
Li certa vez, que o Sprint da S-10 utiliza turbina Garret e o da Frontier Borg Warner. Portanto seriam problemas distintos entre as picapes.
Você tem alguma informação a respeito disto?
Abraço.
Marcelo-HPE
23/10/2008, 19:14
x2........ é isso ai amigo Loyer em tb me lembro desta reportagem ..
.Há tb muitas quebras em relação a WG´s na mesma proporção que as TGV´s
ambas envolvendo defeitos de fábrica como as Hiliux novas e as frontier /S-10 cada qual com o seu tipo de turbo .
Pequeno jr
24/10/2008, 09:54
Quando vão abastecer no posto vocês deixam os frentistas esperando no mínimo os 30 segundos antes de desligar o veículo para abastecer?é um hábito que se não tiver não se faz sempre.E está aí na minha opinião, a grande diferença...
Abraços
Eu pelo menos faço isso. Paro, inicio o abastecimento ... depois de alguns minutos que desligo o motor. Na Ranger não preciso desligar o motor para abastecer. Fiz um segredo diferente para poder fazer assim.
Como dizem meus amigos: Tenho manias de velhos. Só que o velhinho aqui com essas manias até hoje não teve alguns problemas que outros novinhos vivem tendo, por não aceitar a voz da experiência.
Pequeno jr
24/10/2008, 10:13
x2........ é isso ai amigo Loyer em tb me lembro desta reportagem ..
.Há tb muitas quebras em relação a WG´s na mesma proporção que as TGV´s
ambas envolvendo defeitos de fábrica como as Hiliux novas e as frontier /S-10 cada qual com o seu tipo de turbo .
tbm já vi problemas com WG devido a mesma questão. Mal uso.
murilloaquino
24/10/2008, 12:35
Os fornecedores de turbina pros motores MWM são diferentes entre a nissan e a GM...
A gm agora utiliza as garret, mas já utilizaram turbinas mitsubishi tambem...
A nissan, pelo menos na 2003 que tinhamos aki em casa, utilizava as borg-warner. Nas mais novas eu não sei....
A Nissan utilizou até 2005 (motores mecanicos) a Garret, nos modelos 06 (motores eletronicos) passou a utilizar a Borg-warner. Isto como linha e regra!
abraço
SÉRGIO HOLANDA
24/10/2008, 14:31
Diesel...
faço o mesmo que você, acho que não custa nada informar...:concordo::concordo::concordo:
Abrs,
Sérjão
Pois é Sejão,
Abraço.
murilloaquino
24/10/2008, 15:15
Engraçado é que no manual do carro da minha 03/04 ricardo, constava as turbinas da frontier como borg-warner
Fernandes Kappes
24/10/2008, 17:38
Na minha s10 2006/2006 eletronica a turbina é borg warner, por sinal quando troco o filtro de ar após 20.000km tem um pouco de óleo no filtro. Sds
Engraçado é que no manual do carro da minha 03/04 ricardo, constava as turbinas da frontier como borg-warner
Por via de regra, o MWM 4.07TCA utiliza a turbina Garret GT20, já o MWM 4.07TCE utiliza Borg-warner.
A minha é 04/04 e usa garret já a de uma amigo é 05/06 e é borg mas a dele é eletronica...
Pequeno jr
24/10/2008, 21:05
Na minha s10 2006/2006 eletronica a turbina é borg warner, por sinal quando troco o filtro de ar após 20.000km tem um pouco de óleo no filtro. Sds
Troco oleo do motor + filtro de Oleo + filtro de diesel + filtro de ar a cada 5.000km/rodados.
Nessa km aproveito tbm para fazer o rodizio dos pneus.
Higor-PY
24/10/2008, 22:38
Vou deixar meu relato aqui aos amigos foristas:
Meu pai adquiriu uma toyota 2005, umas das primeiras que chegaram ao Paraguay (nao zuem que e do Paraguay, vem da Argentina tambem) nao tinha guarda po dos parlamas dianteiros (foi colocado apos reclamaçao) porta copo e filtro do ar condicionado (continua sem os dois). Primeira revisao 100000 km (longe da capital e relaxo mesmo) serviço: troca de oleo do motor, oleo da caixa e oleo do diferencial, troca das faixas de freio traseira e amortecedores e filtros a turbina nao foi trocada tenho certeza (de novo... Paraguay) e aos 147000 troca do cilindro ou bomba da embreagem (o pedal ia ate o fim do curso e nao voltava) mas ta redondinha, sera o que ta acontecendo? Ponderando com os posts dos foristas tbm concordo que a turbina TGV pode ser mais suceptivel a fadiga, mas aqui o uso e severo, o asfalto mais proximo e a 40 km quando a estrada ta boa uma hora... e quando vim pra ca (hilux com uns 80000 km) sempre zelei por fazer o oleo subir ate a turbina (abasteço com o carro ligado), desculpem a empolgaçao mas e que sou toyoteiro :parede:
Higor-PY
24/10/2008, 22:47
Em tempo! Estou impressionado com a km das viaturas dos foristas! Parabens aos propietarios :palmas:, aqui se foi um motor de uma Hilux japonesa 2.5 D4D com 120000 km por falta de troca de filtro de ar :oops:
FlavioLouveira
25/10/2008, 18:10
Eu sempre espero 30 segundos...
Quando vou abastecer, o frentista que espere.... E geralmente ficam de cara feia do lado da Verdona...
Mas fazer o que, "quem cuida sempre tem"!
Abraço.
eu espero no maximo uns 10 segundos hehe...
pq tem que ser 30? pq nao pode ser 22 segundos?
alguem ai me explica?
Walter L. L. Casitta
25/10/2008, 18:25
alguem ai me explica?
Pra falar a verdade, eu também!!!:mrgreen:
DieselPower
25/10/2008, 18:52
alguem ai me explica?
Esse é o tempo que a maioria dos fabricantes recomenda no manual e no adesivo fixado do para-brisas.
Como eles chegaram a estes 30 segundos eu não sei, mas a maioria deles recomenda este tempo.
Quanto aos 10 segundos que você espera, acredito que é pouco, ainda mais no seu caso que possui TGV, e em rotações baixas do motor a trubina já está em altas rotações.
Abraço.
Troco oleo do motor + filtro de Oleo + filtro de diesel + filtro de ar a cada 5.000km/rodados.
Nessa km aproveito tbm para fazer o rodizio dos pneus.
Filtro de diesel a cada 5.000 KM? Não é exagero não?
O meu troco de 10 em 10.
Loyer,
Li certa vez, que o Sprint da S-10 utiliza turbina Garret e o da Frontier Borg Warner. Portanto seriam problemas distintos entre as picapes.
Você tem alguma informação a respeito disto?
Abraço.
Não sei te dizer, mas o murillo e o Ric ja explicaram...
Abraço.
O meu troco de 10 em 10.
filtro do diesel troco de 20 em 20mil!
agora vou começar a trocar o oleo, filtro de oleo e ar a cada 7milkm. deixei a concessionaria de lado.
Pequeno jr
26/10/2008, 09:21
O meu troco de 10 em 10.
Loyer, se é exagero ou não não sei ...mas como vc sabe, só fui fazer minha bomba injetora com mais de 250.000km/rodados. Muita gente aqui no forum tem feito na casa de 100.000 e alguns até menos.
Alem do mais, o bixo é baratim
Loyer, se é exagero ou não não sei ...mas como vc sabe, só fui fazer minha bomba injetora com mais de 250.000km/rodados. Muita gente aqui no forum tem feito na casa de 100.000 e alguns até menos.
Alem do mais, o bixo é baratim
Mesmo assim acho exagero. Vc drena ele com qual intervalo?
Troco o meu de 10 em 10 e dreno ele a cada 1.000 Km.
filtro do diesel troco de 20 em 20mil!
agora vou começar a trocar o oleo, filtro de oleo e ar a cada 7milkm. deixei a concessionaria de lado.
Jera, tranquilo? Sumiu hein?
Cara acho oleo e filtro de oleo uma coisa tão em conta que vale a pena trocar de 5 em 5.
Pelo menos o meu MWM todo mundo recomenda trocar nessa Km.
Abraço.
SÉRGIO HOLANDA
26/10/2008, 19:40
Um turbina gira na faixa de 100mil rpms, quando paramos o veículo, se ante a turbina entrou, sem TGV, ela continuará a girar mesmo com o motor desligado, o que acarreta falta de óleo na lubirficação da turbina...na TGV que funciona praticamente full time, ou seja, passou dos 1.000rpm já está girando, esse tempo é o recomendado para que a mesa reduza a velocidade o suficiente para não ser afetada pela falta de lubirficação...por isso que também é dito que quando se anda a mais de 100kmh por x tempo, ou tiver subido um serra, etc, deve ficar pelos menos 2 minutos, já que além do giro da turbina está no máximo a temperatura também está altissíma!!!
Sérjão
alguem ai me explica?
FlavioLouveira
27/10/2008, 08:54
Um turbina gira na faixa de 100mil rpms, quando paramos o veículo, se ante a turbina entrou, sem TGV, ela continuará a girar mesmo com o motor desligado, o que acarreta falta de óleo na lubirficação da turbina...na TGV que funciona praticamente full time, ou seja, passou dos 1.000rpm já está girando, esse tempo é o recomendado para que a mesa reduza a velocidade o suficiente para não ser afetada pela falta de lubirficação...por isso que também é dito que quando se anda a mais de 100kmh por x tempo, ou tiver subido um serra, etc, deve ficar pelos menos 2 minutos, já que além do giro da turbina está no máximo a temperatura também está altissíma!!!
Sérjão
Valeu Serjao, obrigado!!!
Esssa minha turbina esta aguentando mesmo entao.... puts
Apesar que sempre que estou em estrada, e vou entrar em um posto , ja vou indo devagar ate a bomba ou a parada..
.mas fico parado na bomba uns 10 segundos mesmo no max com o motor ligado....
SÉRGIO HOLANDA
27/10/2008, 10:00
Grande Flavio,
só o fato de já ir reduzindo a velocidade, ou seja, sem precisar utilizar a turbina, já que está desacelerando e não acelerando, já reduz a rotação da mesma...
Abrs,
Sérjão
Valeu Serjao, obrigado!!!
Esssa minha turbina esta aguentando mesmo entao.... puts
Apesar que sempre que estou em estrada, e vou entrar em um posto , ja vou indo devagar ate a bomba ou a parada..
.mas fico parado na bomba uns 10 segundos mesmo no max com o motor ligado....
Carlão Rover
27/10/2008, 13:45
Para ajudar ou atrapalhar de vez a galera srsrsrs:
Lembremos que o motor produz energia térmica(calor) que é transformada em energia mecânica pelo sistema de pistôes, biela,virabrequim, volante, câmbio, cardã, diferencial).Portanto em relação a troca de óleo e filtros,devemos levar em conta além da Km, o tipo de uso do veículo...para o motor diesel, muito tempo em altas rotações significa maior utilização do óleo lubrificante...portanto 5 mil km para um é diferente de outro...quem usa na terra tem que trocar mais vezes o filtro de ar...
Resumindo, cada um deve procurar entender o porque da troca e realizar na medida certa...o bolso agradece!!!srsrsrsrs assim como a viatura...
abraços
Carlão Rover
27/10/2008, 13:46
Além é claro de seguir as recomendações do manual do proprietário!!!!!!!
SÉRGIO HOLANDA
27/10/2008, 14:09
caandreu...
quando comprei a Nova Hilux SRV, as trocas erão de 10 em 10 mil, tive problemas na autorizada, pois não queriam carimbar o manual, pois mesmo o manual informando de 10 em 10 eu trocava de 5 em 5 mil km...então tinha uma página do Manual que eu fiquei utilizando para o carimbo da autorizada...
Para ajudar ou atrapalhar de vez a galera srsrsrs:
Lembremos que o motor produz energia térmica(calor) que é transformada em energia mecânica pelo sistema de pistôes, biela,virabrequim, volante, câmbio, cardã, diferencial).Portanto em relação a troca de óleo e filtros,devemos levar em conta além da Km, o tipo de uso do veículo...para o motor diesel, muito tempo em altas rotações significa maior utilização do óleo lubrificante...portanto 5 mil km para um é diferente de outro...quem usa na terra tem que trocar mais vezes o filtro de ar...
Resumindo, cada um deve procurar entender o porque da troca e realizar na medida certa...o bolso agradece!!!srsrsrsrs assim como a viatura...
abraços
Marcelo-HPE
27/10/2008, 17:40
Quando eu troco o óleo lubrificante eu troco tb o filtro sempre.
pois o resíduo do óleo lubrificante antigo no filtro, reduz em 30% a vida útil do óleo novo .
Filtro de diesel eu troco a cada 10.000 km e dreno a cada 2500 km, não espero a luz indicativa ascender no painel .
abs
DieselPower
27/10/2008, 18:27
não espero a luz indicativa ascender no painel .
Quanto a drenagem do filtro, eu sou um pouco relapso. Já cheguei a trocar o filtro sem ter drenado nenhuma vez e nunca acendeu a luz. Acredito que o diesel (sempre abasteço no mesmo posto) é de boa qualidade.
Mas tenho que prestar mais atenção nisto, afinal, não custa nada e é rapidinho.
Abraço.
Quanto a drenagem do filtro, eu sou um pouco relapso. Já cheguei a trocar o filtro sem ter drenado nenhuma vez e nunca acendeu a luz. Acredito que o diesel (sempre abasteço no mesmo posto) é de boa qualidade.
Mas tenho que prestar mais atenção nisto, afinal, não custa nada e é rapidinho.
Abraço.
Dieselpower é rapidinho e uma forma a mais de saber se o diesel que vc usa é realmente de boa qualiade...
Vc vai conseguir ver se tem água, resíduos, ciscos...
Abraço.
FlavioLouveira
28/10/2008, 08:50
putz, nos meus 90 mil km de L200 eu NUNCA drenei...
mas tbem nunca ascendeu a luz...
as trocas do filtro de diesel é feita conforme manda a fabrica.
eu desisti de drenar quando descobri que tem que pegar uma chave para fazer isso hehehe...:oops:
putz, nos meus 90 mil km de L200 eu NUNCA drenei...
mas tbem nunca ascendeu a luz...
as trocas do filtro de diesel é feita conforme manda a fabrica.
eu desisti de drenar quando descobri que tem que pegar uma chave para fazer isso hehehe...:oops:
kkk.Muitas pessoas desistem quando sabem disso...
Acho que nós somos privilegiados por nos dedicarmos tantos a nossas viaturas!!!
Além é claro de seguir as recomendações do manual do proprietário!!!!!!!
Pois é. O manual da Natasha manda trocar o óleo a cada 10.000 juntamente com o filtro. Não uso a viatura em condições severas. Só que, aqui no Forum, vários colegas aconselham a troca com 5000 km. E agora?
Abraços.
SÉRGIO HOLANDA
28/10/2008, 17:29
Raposo,
se amas a Natasha então troques a cada 5mil km...é só observar o óleo como fica depois de 1mil km rodados, imagina 10mil km!!!
Pois é. O manual da Natasha manda trocar o óleo a cada 10.000 juntamente com o filtro. Não uso a viatura em condições severas. Só que, aqui no Forum, vários colegas aconselham a troca com 5000 km. E agora?
Abraços.
DieselPower
28/10/2008, 17:33
Não uso a viatura em condições severas.
A maioria dos manuais do proprietário, traduzem "condições severas" como engarrafamentos ou transitar com o veículo por curtos períodos de tempo, onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento.
Com isso, meu uso é muito severo, pois na maioria das vezes meus deslocamentos não passam de 10 minutos.
Abraço.
Raposo,
se amas a Natasha então troques a cada 5mil km...é só observar o óleo como fica depois de 1mil km rodados, imagina 10mil km!!!
Sérgio, obrigado pelo conselho. Mas, todos sabemos que o óleo lubrificante para motores diesel escurece logo nos primeiros quilômetros porém, sem perder as propriedades. Estou trocando de 5 em 5 mil e o filtro a cada dez mil, mas percebo que o óleo ainda está com viscosidade fazendo o teste dos dedos. Para mim, não faz muita diferença trocar de cinco em cinco porque rodo, em média, 23.000 km por ano o que daria uma economia de R$ 160,00 por ano trocando de dez em dez. Mas para quem roda bastante a economia seria significativa.
Abraços.
Marcelo-HPE
28/10/2008, 19:30
Amigo Raposo.
A Natasha parece ser muito bem cuidada . parabens .
Mas para medir a viscosidade do óleo existe um aparelho chamado viscosímetro que é o que realmente mede a viscosidade do óleo .
Com o teste dos dedos não dá para se medir nada , e é perigoso basear- alguma coisa por esse método .
abs
e contiunue cuidando da Natasha , uma picape bonita ( bem cuidada ) é que nem mulher bonita todo mundo gosta de apreciar .
edpadilha
28/10/2008, 19:52
Abraços.
Raposo,
Siga o que o manual do proprietario indica e use o oleo especificado pela fabrica. Troca a cada 5 mil km neste caso e desperdicio de dinheiro!
Ed
Renatopami
29/10/2008, 00:22
Na minha humilde opinião,troca de óleo é melhor ser feita de 5 em 5 mil km......Devido unicamente à qualidade dos combustíveis vendidos no Brasil....Quanto ao filtro...o ideal seria a troca do mesmo junto com as respectivas trocas de óleo,uma vez ouvi como ex,que quem troca o óleo e não troca o filtro,seria como tomar café numa xícara e logo à seguir tomar agua nesta mesma xícara sem lavar.....a agua ficaria com resíduos de café....:pensativo:
É isso..falei,falei e não falei nada...rsrsrs:mrgreen:
ABRAÇOS!!!
shimomoto
29/10/2008, 01:34
Sérgio, obrigado pelo conselho. Mas, todos sabemos que o óleo lubrificante para motores diesel escurece logo nos primeiros quilômetros porém, sem perder as propriedades. Estou trocando de 5 em 5 mil e o filtro a cada dez mil, mas percebo que o óleo ainda está com viscosidade fazendo o teste dos dedos. Para mim, não faz muita diferença trocar de cinco em cinco porque rodo, em média, 23.000 km por ano o que daria uma economia de R$ 160,00 por ano trocando de dez em dez. Mas para quem roda bastante a economia seria significativa.
Abraços.
Mas ai é que a coisa pega!!!
Muitas vezes o cara só dirige no asfalto por estradas...ai o uso é outro, as solicitações do motor são outras enfim.
Andando só na estrada asfaltada, motor trabalhando em rotação constante, temperatura idem, mesmo rodando mais quilometros, é um uso menos servero do que aquele que às vezes, roda até menos por ano, mas pega estradas de terra, ou então, no anda e pára da cidade, liga e desliga a todo instante, com o motor variando de temperatura, rotação etc.
Ai vai também do bom senso do usuário...Como ando muito no asfalto, mas também trafego em estradas de terra e no anda e pára da cidade, troco com 7.500km. Mas ai vai do julgamento pessoal.
Outra coisa: Óleo só de boa marca!!!
Abs!!!
Outra coisa: Óleo só de boa marca!!!
Abs!!!
Aproveitando, o Castrol Turbomax Guardian III é uma boa marca?
SÉRGIO HOLANDA
29/10/2008, 16:37
Sim Raposo...é uma ótima marca...eu particularmente uso castrol da mais de 11 anos...
Aproveitando, o Castrol Turbomax Guardian III é uma boa marca?
abs
e contiunue cuidando da Natasha , uma picape bonita ( bem cuidada ) é que nem mulher bonita todo mundo gosta de apreciar .
Obrigado, Marcelo!:concordo:
Sim Raposo...é uma ótima marca...eu particularmente uso castrol da mais de 11 anos...
Valeu, Sérgio. Perguntei porque é o óleo que estou usando.
shimomoto
29/10/2008, 18:53
Valeu, Sérgio. Perguntei porque é o óleo que estou usando.
É isso ai Raposo!
Tem gente que prefere Castrol, tem gente Texaco Ursa, ai não importa..
O importante é ter a especificação API de graduação mais moderna (CH-4 e hoje, CI-4), a viscosidade correta, enfim.
Qaundo falo boa marca, é para fugir de umas marcas baratinhas que vez ou outra a gente acaba topando por ai. Mobil, Shell, Valvoline, Castrol, Texaco, BR, Ipiranga...ai fica a questão de gosto pessoal, disponibilidade, enfim. Mas todas as citadas são marcas consagradas e que não se exporiam a colocar porcaria no mercado.
Entretanto, sabe lá Deus como, tá cheio de marcas esquisitas no mercado, muitas delas colocando (até de maneira falsa) o selo da API na embalagem. São essas que requerem cuidado. Presenciei certa vez um caso de um sujeito (isso eu falo porque eu vi) colocou um lubrificante desses baratos num trator MF 235 e o motor travou. Na desmontagem, além da borra, mandaram o resto do óleo para análise que não passou em qualquer especificação contida na embalagem.
Abs!!!
É isso ai Raposo!
O importante é ter a especificação API de graduação mais moderna (CH-4 e hoje, CI-4), a viscosidade correta, enfim.
Qaundo falo boa marca, é para fugir de umas marcas baratinhas que vez ou outra a gente acaba topando por ai. Mobil, Shell, Valvoline, Castrol, Texaco, BR, Ipiranga...ai fica a questão de gosto pessoal, disponibilidade, enfim. Mas todas as citadas são marcas consagradas e que não se exporiam a colocar porcaria no mercado.
Entretanto, sabe lá Deus como, tá cheio de marcas esquisitas no mercado, muitas delas colocando (até de maneira falsa) o selo da API na embalagem. São essas que requerem cuidado. Presenciei certa vez um caso de um sujeito (isso eu falo porque eu vi) colocou um lubrificante desses baratos num trator MF 235 e o motor travou. Na desmontagem, além da borra, mandaram o resto do óleo para análise que não passou em qualquer especificação contida na embalagem.
Abs!!!
Estou usando na L200 2.5, ano 2001 com 130k rodados, o TOP TURBO da BR, alguém conhece?
:pensativo:
Vi tb numa comunidade sobre MIT alguem elogiando o castrol Enduron 10w40 com o redutor de atrito militec-1. E esse, alguem sabe citar algo?
:concordo:Valeu.
É isso ai Raposo!
Abs!!!
Em outro post,eu falei da situação do meu primo que colocou oleo de baixa qualidade no motor e trncou literalmente...
Como nós somos precavidos,só oleos de boa qualidade.
Eu só uso o castrol,seja na F25o,na Savana ou na F1000,esse principalmente,pois ja esta com 600 mil rodados!!!
Renatopami
02/11/2008, 18:39
Eu também só uso castrol,mas é mais por hábito....pois sempre via meu pai usar castrol e acabei pegando a mania:-D
Mas como meus carros geralmente são vendidos bem rodados,resolvi não mudar de marca,pois nunca tive problemas nos meus motores..... em time que está ganhando.....Mas existem várias marcas de primeira linha como bem falou o Daniel....Só para constar nos diesel uso turbomax e nos gasolina magnatec:concordo:
ABRAÇOS!!!
Renatopami
02/11/2008, 18:40
E no fusca do meu avatar uso castrol mineral....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
ABRAÇOS!!!
Chalbuque
07/11/2008, 23:18
Estou usando na L200 2.5, ano 2001 com 130k rodados, o TOP TURBO da BR, alguém conhece?
:pensativo:
Vi tb numa comunidade sobre MIT alguem elogiando o castrol Enduron 10w40 com o redutor de atrito militec-1. E esse, alguem sabe citar algo?
:concordo:Valeu.
Olá amigo,
estou usando na minha L200 GLS 2000 o Top Turbo.
O meu mecânico, que trabalha basicamente com Mit, foi mecânico da revenda mais antiga daqui de Porto Alegre-RS (está sempre entupido de pick-up lá), me falou que prefere o Castrol, pois o Br top turbo baixa o nível com o decorrer do uso e vários clientes reclamaram disso.
Eu não notei nada ainda, mas é a segunda troca apenas com esse óleo.
Em outros carros que tive, a gasolina, sempre usei óleos da BR e sempre baixou o nivel mesmo.
Vamos ver o que ocorre, assim que tiver novidades posto por aqui!!!
Abraço a todos
Pequeno jr
25/11/2008, 13:15
Desde zero km, a Ranger usa todos os óleos da Motorcraft e até hoje não tive problema algum nestes mais de 320.000km/rodados.
A dois meses apareceu uma nova mensagem nos óleos de motor vendidos pela ford que é esse "Premium".... Se mudou algo no oleo, ainda naõ sei dizer sei que em time que se ganha não se mexe.
Troco os oleos de motor a cada 5.000 ou no máximo do máximo a cada 7.000km/rodados, sendo que sempre troquei o conjunto Oleo d Motor, Filtro de Diesel, Filtro de Oleo e Filtro de ar (este é o unico que não compro na Ford e compro Tecfil ou Fram).
Preço de tudo isso fica em R$ 120,00.
Valor do litro do óleo R$ 9,00 no DF.
Caros,
Segue uma tabelinha de equivalencia de oleos
Uso o Castrol Turbomax ou CRB Turbo 15W40 API CF-4, mas na tabela abaixo voce encontra oa correspondentes de varios fabricantes.
Uma lata de 20 litros fica por menos de R$ 200,00, ou seja menos de 10 reais o litro.
http://www.transvita.com.br/similaridades.htm
cantodopirão
25/04/2009, 21:03
Senhores sei que o tópico aqui é sobre TGV da HILUX, mas estou com problemas na TGV da Ranger.
Está com um vazamento de óleo, que notei hoje!
Vou levar no Meca na Segunda feira, mas se possível gostaria de dicas sobre tal fato: Causas, riscos, etc.
Saudações!!:concordo: