PDA

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular Diesel - Dúvidas no NBR 13037 utilizado



tom_shen
21/10/2008, 13:31
A inspeção veicular de diesel basea-se na norma NBR 13037 da ABNT. A norma descreve todos os procedimentos necessários para medir a opacidade da emissão do escapamento. É a normal pela qual empresas credenciados pela CETESB emitem laudos para veiculos a Diesel evitar de ser multado. É mesma norma que a Controlar segue para aprovar o não seu veículo a diesel.
Porem pela falta de clareza da redação dos artigos 5.4 e 5.6, a inspeção veicular pode apresentar resultar diferentes das oficinas autorizadas pelo próprio CETESB e pode até comprometer a integridade do seu motor.

1 - Discrepância de resultados entre oficinas autorizadas pela Cetesb e a empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo.

O artigo 5.6 descreve: "Com o motor em marcha lenta, o acelerador deve ser acionado de modo contínuo e rapidamente, sem golpes, até atingir o final de seu curso".
A diferença de velocidade e o vigor de acionamento do acelerdor pela pessoa, causa resultados diferentes.
Não há referência de qual velocidade que deve ser o acionamento do acelerador. É tão absurdo esta situação que oficinas autorizadas pela Cetesb para esse tipo de ensaio mantem um funcionário com o "pé certo" para poder padronizar suas medições.

2 - Há condição de risco do motor que não é levado em conta pela empresa contratada pela Prefeitura decorrente da dúbia interpretação de sua norma.
O artigo 5.4 que diz "A fim de preservar a integridade mecanica do motor, este deve ser acelerado lentamente até atingir a rotação da máxima livre, certificando-se de sua estabilização na faixa recomendada pelo fabricante. Caso ocorra alguma anormalidade durante a aceleração do motor, desacelerar imediatamente e interromper o ensaio".
As perguntas são;
a - Quando deve aplicar o artigo 5.4 e quando o artigo 5.6?
b - Se a aplicação de 5.4 é só para o início do ensaio, o princípio desse artigo deve ser esquecido ao aplicar o artigo 5.6?
c - Se o motor estourar em consequência da aplicação do 5.6, de quem será a responsabilidade já que há o artigo 5.4 falando sobre a boa prática?
d - Qual a diferença entre "final do curso do acelerador" no artigo 5.6 e a "faixa recomendada pelo fabricante" no artigo 5.4?

Os artigos acima descritos estão na norma NBR 13037 cujo a cópia está comigo. Se alguem foi lesado neste teste pode entrar com processo baseando-se nessa falta de clareza da norma. Para aqueles que ainda vão fazer o teste, e quando perguntarem para voce se podem acelerar 10 vezes até o ponto de corte (???), voce deve responder que não. Isto dependerá de como vai acelerar e até qual a rotação e se ainda vai conforme o artigo 5.4 da norma NBR 13037.

Abraços
Tom

Luiz Antonio C. Bodon
24/10/2008, 12:38
O pior é que a minha Defender 110 já tomou pau nas 2 visitas...:evil:...e até o Luiz Fraga (The Specialist) não entende o por que da reporvação...:cry:

tom_shen
27/10/2008, 17:13
Eu entrei em contato com uma oficina autorizada pela Cetesb para examinar o meu carro que é um Galloper 99 TD. A medição na inspeção foi acima de 6 (m-1) de opacidade quando reprovou na primeira vez e segundo o fabricante (o selo amarelo na coluna da porta) indicava 1,54(m-1) para abaixo de 350m, e 2,08 (m-1) para nível acima de 350m. Após o conserto, foi aprovado com 2,2 (m-1). Ainda bem que a oficina deixou com 1,63 (m-1) dada a discrepância que descrevi acima. De fato, o carro emite quase nada de fumaça diferente mesmo de quando tirei zero, e continua andando bem. Segue o link para a lista de oficinas. Escolha a sua.
http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/documentos/oficinas_credenciadas.pdf

Abraços
Tom

Miker
02/02/2009, 10:59
Olá Tom,
estou realmente bem preocupado com a inspeção pois 4 clientes do meru mecânico tiveram os motores danificados duranto o "teste destrutivo" efetuado no posto de inspeção do Jaguaré.

No noticiário SPTV da Globo, o jornalísta Chico Pinheiro disse que pelo menos 10 motoristas registraram boletins de ocorrêcia contra a ControlAR por terem danificado seu motores.

Levei meu carro (Hyundai H100) numa oficina autorizado da CETSB que consta na relação do link que vc postou.

O mecânico dessa oficina me disse que o limíte de rotação exigido para emissão do laudo é de 5000rpm sendo que a rotação máxima que consta no manual do meu carro é de 4700rpm.

O mecânico disse que um pouco abaixo que seja de 5mil eles não emitem o laudo.

Vc aconselha para quem não fez a inspeção ainda que "quando perguntarem para voce se podem acelerar 10 vezes até o ponto de corte (???), voce deve responder que não"...

Pergunto: se eu não autorizar eles não podem simplesmente reprovar meu carro?

Forte abraço,
Mike

Patolino
02/06/2009, 15:23
Não estou encontrando os índices para inspeção veicular (SP - Controlar) do meu T4 2002 2.8 Diesel. Vcs sabem onde posso encontra-los?

O meu foi reprovado hoje:putz:. Onde poderia fazer ajustes e verificação dos índices antes de levar lá novamente?:pipoca:
Abraços!!

hariel
06/07/2009, 10:51
Parece que oficialmente a opacidade é 2,80, porém na interpretação da Controlar: 2,50 (o meu foi reprovado no dia 03/07 com esse ultimo limite) !!!!

dudas_308w
20/05/2010, 15:13
Srs.,
levei a Ranger 2.5 HSD para a inspeção algumas vezes. Fui reprovado ou rejeitado, por diferentes motivos. Em março fiz o teste com a bomba totalmente aberta, motor fora do ponto ideal (castanhando) e sem troca de filtros.
Ao acelerar, saia aquela fumaça preta suficiente para manchar o chao, uma fumaça tão densa que impedia a visibilidade dentro de uma garagem fechada. O mesmo ocorria quando eu tentava retomar, por exemplo pondo 5a com o carro a 50km/h.
A media de consumo na estrada estava na casa dos 9km/l, com velocidade maxima de 120km/h.
O resultado no opacimetro deu 3.0 para um limite de 2,16.

Depois disso, o carro teve todos os filtros trocados, passou 2 dias na RASH MOTOREN onde o Mauricio colocou no ponto exato, regulando valvulas e substituindo balancins. O ruido mudou consideravelmente, ficando agora em niveis bem aceitáveis. Não ha fumaça preta em nenhuma situação, mesmo retomadas com o carro frio. Somente uma leve fumaça cinza, mas que ao estabilizar a rotação ja se decipa. O debito do oleo foi fechado, e tambem o LDA, a ponto de comprometer a força em alta rotação.
O consumo baixou consideravelmente, para a casa de 11-11.5 km/l e tenho a impressão que a velocidade maxima aumentou um pouco (não dei final ainda).

Fui novamente para a inspeção, e o resultado no opacimetro, 3.58 p/ um limite de 2,16... e veiculo reprovado.

A unica conclusão possivel, é que a inspeção é uma roubalheira mesmo e tem pouco a ver com a condição real do carro.

Em tempo, as duas medições foram no posto do Jaguare (501).

dudas_308w
26/05/2010, 23:07
Mais uma tarde na RaschMotoren, um pouco mais de aperto no debito de oleo, Diesel Podium, aditivo XP e regulagem do LDA.
Veiculo aprovado com 0,01 (um centesimo mesmo...) de opacidade. Indice de mobilete a alcool... Perguntei se poderia ficar com uns creditos pro ano que vem, mas o Controlar não topou.
Vale ressaltar que desta vez escolhi o posto de São Miguel.

RoadRunner
30/05/2010, 00:09
A toa no youtube encontrei este video:

http://www.youtube.com/watch?v=gT8e9P-BNlk

Aparentemente é de uma inspeção filmada " por completa". No caso das camionetes diesel mecânicas, os procedimentos são os mesmos?

Nava
30/05/2010, 23:23
O pior não é essa inconsistencia entre lei, oficinas "credenciadas" e procedimentos de teste...o pior mesmo é que cada veiculo possui uma tecnologia diferente e isso não é avaliado.
Um motor ano 2000 nunca terá medição de NOx e particulados que um motor 2010 possui...
Fora estas discrepancias entre acelerar até o talo um motor que só produz torque entre 1500 e 2500 rpm...só para quebrar o motor mesmo.

É lamentável.

Guiga Tostes
30/05/2010, 23:34
Só para constar na lista de absurdos, falta de preparo e inconsistencia desta palhaçada de inspeção, ouvi na rádio Sul América Transito(de SP) o relato de uma ouvinte que teve o seu carro reprovado por um vazamento de agua apontado pelo "técnico" da inspeção...

o unico e principal detalhe para configurar este absurdo, é que a agua do dito vazamento era a agua do arcondicionado, isso não é vazamento!!!!...sendo assim, se VC for para a vistoria não ligue o ARcondicionado...ou vc correrá o risco de ser reprovado!!!

E o pior é que isso é verdade!!!....é viva o caça-niquel da inspeção!!!

Abrs

Twix
02/06/2010, 16:54
Quando comprei minha viatura, ela ja tinha a Inspeção de 2009. Ao perguntar ao antigo dono, ele me disse: " Quando vc tiver indo para o posto da inspeção, nas descidas, desengata o carro e da umas boas aceleradas..."

Sera que isso é valido???

Pelo que eu estou lendo aqui no tópico, não é isso que resolve, e sim a sorte

[]'s preocupados com a inspeção

acqualoco
02/06/2010, 19:39
Ouvi tambem que motor sujo (por fora) é motivo de reprovação! :shock: Alguem tem uma explicação lógica? :pensativo:
Muitos motores (injeção) hoje em dia não se recomenda lavar. E se lavar somente para a inspeção e der problema, quem paga o prejuizo?
Boa sorte a todos nós!

flavio11o
27/07/2010, 20:52
Pessoal,
só pra constar, levei semana passada meu Troller 2002 (2.8 tdi)

como eu não estava a fim de ficar voltando lá e já pretendia regular meu carro fiz o seguinte

1 - levei na oficina e pedi pra fazerem uma regulagem garantida, pelo que sei foi feito:
lavagem do motor (já estava precisando)
fechamento da bomba no limite possível
regulagem da marcha lenta
retirada do elemento filtro de ar
colocação de todos os lacres exigidos

2 - aprovação com grande margem

3 - voltei na oficina e pedi pra regularem corretamente, pois antes de tudo o motor já estava mal regulado, então foi feito:
abertura da bomba no limite de não soltar fumaça além do normal
aumento da pressão da turbina
regulagem pra tudo ficar redondinho

agora o carro tá bem melhor, com mais força no motor e com um selinho laranja no vidro :concordo:

abraços
Flavio

flavio11o
27/07/2010, 20:55
Ouvi tambem que motor sujo (por fora) é motivo de reprovação! :shock: Alguem tem uma explicação lógica? :pensativo:
Muitos motores (injeção) hoje em dia não se recomenda lavar. E se lavar somente para a inspeção e der problema, quem paga o prejuizo?
Boa sorte a todos nós!

acqua
um amigo meu perguntou isso lá...
disseram que se o carro estiver com muito barro e ele não puder verificar se tem vazamentos é reprovado porque não deu pra inspecionar...

nesse caso acho que só tendo muuuuito barro pra reprovarem por isso :shock:

abçs
Flavio

Ricardo Passoni
28/07/2010, 09:04
All o meu é gasolina , mas vi muitos diesel por lá , e o que pega mesmo são as aceleradas ate o max do motor diesel , isso doi , alem de vazamanetos , escapamentos furados e motor muito sujo ( com vazamanetos) isso reprova mesmo , pois tudo e visual ( 1 a parte da inspeção , mesmo antes de ligar o motor ) , mas como ja disse em outros posts , se vc faz manutenção 110% e leva a viatura , com certeza vai passar!
Abraços

Twix
28/07/2010, 11:08
Flavio,

Aonde que vc levou pra fazer essas regulagens.

Pois ate agora só ouvi gente reclamando que levou ao mecânico, ele cobrou uma nota, garantiu que ia passar, e não passou!


[]s



Pessoal,
só pra constar, levei semana passada meu Troller 2002 (2.8 tdi)

como eu não estava a fim de ficar voltando lá e já pretendia regular meu carro fiz o seguinte

1 - levei na oficina e pedi pra fazerem uma regulagem garantida, pelo que sei foi feito:
lavagem do motor (já estava precisando)
fechamento da bomba no limite possível
regulagem da marcha lenta
retirada do elemento filtro de ar
colocação de todos os lacres exigidos

2 - aprovação com grande margem

3 - voltei na oficina e pedi pra regularem corretamente, pois antes de tudo o motor já estava mal regulado, então foi feito:
abertura da bomba no limite de não soltar fumaça além do normal
aumento da pressão da turbina
regulagem pra tudo ficar redondinho

agora o carro tá bem melhor, com mais força no motor e com um selinho laranja no vidro :concordo:

abraços
Flavio

flavio11o
28/07/2010, 20:02
Twix, levei no Pavani, garagem 4x4
e passou com folga
não to com o papel aqui, mas um item que podia chegar em 4 (acho que é o co2) marcou 0,8

e realmente dá dó ver os caras acelerando os diesel no talo...
mas pelo que percebi no meu, dar umas bombadas no acelerador solta mais fumaça do que acelerar devagar até chegar no limite e segurar, que é o que eles fazem

abçs
Flavio

RoadRunner
24/08/2010, 13:26
Aqui tem uma fonte OFICIAL sobre os parametros corretos para a inspeção :

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467