Ver Versão Completa : Relógio Nível de Óleo
haundrich
05/09/2004, 17:10
Pessoal
A pickup Ranger a diesel tem um interessante relógio indicador de nível de óleo (além de pressão e temperatura..).
Quero colocar isso no meu motor MWM Sprint.
Achei muito prático..Imagina que as varetas fininhas destes motores novos são muito fraquinhas e já estão tortas e o frentista ainda fica forçando sua inserção. Com o relógio indicador de nível de óleo da ranger, quase não precisa mais abrir o capô...
Quem sabe me dizer como funciona ou que tipo de sensor (ou se é de bóia) é utilizado na pickup ranger diesel? E como é fixado no carter?
Beto Lacerda
06/09/2004, 15:11
hum relogio indicador de nivel de oleo , interessante ... , tb. tenho curiosidade em saber como funciona
[]'s
na verdade ñ é bem um sensor de nível... é só um interruptor o qual aciona uma lâmpada piloto no painel qd o nível fica baixo. Vários carros possuem esse sensor preso direto no Carter (Omega por ex.) porem
o modelo mais fácil de se adaptar seria o que equipava os antigos Ford Escort Ghia, o qual faz conjunto
com a própria vareta de óleo .
haundrich
09/09/2004, 10:59
na verdade ñ é bem um sensor de nível... é só um interruptor o qual aciona uma lâmpada piloto no painel qd o nível fica baixo. Vários carros possuem esse sensor preso direto no Carter (Omega por ex.) porem
o modelo mais fácil de se adaptar seria o que equipava os antigos Ford Escort Ghia, o qual faz conjunto
com a própria vareta de óleo .
autognv...
Esse sistema que vc descreveu já conhecemos e todo mundo tem sua lâmpada piloto no painél..
Eu preciso te explicar melhor e vou até tirar foto do painel da ranger.
É um relógio indicador de nível mesmo. É como se fosse aquele indicador de combustível, só que ele mostra o quanto que tem de óleo no carter. Muito jóia isso.
Motivo? Quando a lâmpada piloto acende falta de óleo no seu painél, acredito que já é muito tarde para tomar providencias. Só evita mesmo a perda do motor. Mas vc fica na estrada, não tem como se programar.
No meu caso, além das vantagens mencionadas no início deste tópico, é que surgiu depois que a rosca do bujão destes motores modernos, empenou, depois de uma troca de óleo. Ficou lá vazando..
Nestes carters onde é tudo de alumínio e antimônio, qualquer coisiinha os tornam sensíveis. Imagine numa travessia num lamaçal e um toco atingiu o carter. Dificilmente vc vai notar uma poça de oléo se formando , até porque vc só vai parar kms depois.. Ou imagina uma viagem de trocentos kms..Ou mesmo um problema em seu motor..
Vendo o nível de óleo no painel, vc pode perceber o problema com a vantagem de programar sua parada. Porque está lá, baixando o ponteiro devagarinho.
E no meu caso, vendo o ponteiro de óleo sempre no nível, vai me manter feliz e informado, heheheh
Neste quesito, a Ford Ranger 4x4 está de parabéns pela idéia.
[ ]'s - querendo comissão da Ford...
acho que seria muito pratico um sistema desses. Gostaria de conhecer melhor. o sensor (bóia) teria que ser muito robusto para aguentar a vibração, o calor etc... que ano e motor é essa Ranger que o sr. viu. :?:
descobri que alguns veiculos renault tambem tem sensor de nivel no carter, vi um aqui na oficina que qd voce liga a chave ele marca o nivel de oleo, quando da partida ele para de marcar (acho que por que com o motor funcionando ele iria oscilar muito) :wink:
[ ]', dando idéias...
Edintruder
05/03/2005, 17:43
Sério? Não sabia! Nunca vi nada escrito no manual quanto a sensor de nível de óleo. O único "relógio" é o manômetro do óleo que indica a pressão somente.
Flávio, em que ano da Ranger visses esse dispositivo?
haundrich
07/03/2005, 17:27
Edintruder e turma
Me desculpem. Pisei feio na bola.
Realmente , fui conferir, não é nível de óleo o relógio, apesar de muito parecido esse relógio dessa ranger modelo 2000.
Fica valendo a idéia do sistema. Não é impossível de desenvolver um sistema desses.
Flávio
Edintruder
08/03/2005, 21:58
Mas que seria muito bom um indicador de nível de óleo do motor ah isso seria. Uma luz que acendesse em relação ao nível de óleo anteciparia qualquer problema de falta de óleo antes de cair a pressão e acender a luz do óleo que por muitas vezes ocorre na pior hora possível! É mais fácil olhar uma luz no painel que ficar procurando nível de óleo em vareta no escuro! Muita gente já passou por isso! No meio da estrada acende a luz do óleo e não enxerga o nível para ver se realmene está sem óleo ou o bulbo do óleo pifou! Aconteceu comigo de Santana 1.8 Mi, de madrugada no meio da estrada voltando para casa, a luz do óleo acendeu, desliguei a chave e encostei na mesma hora. Botei 2 litros de óleo no motor pq não achava o nível na luz do farol. Resumindo, a luz não apagou mais, mas toquei assim mesmo antes que algo pior ocorresse. Chegeui em casa numa bnoa, mas no outro dia olhei o nível e estava alto demais, tanto que vazou óleo por um monte de lugar que não deveria.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.