Ver Versão Completa : Troca de Alternador
matrakaum
20/10/2008, 14:05
Amigos estou com um novo problema.
O meu alternador está morrendo, faz mais barulho que o motor do Jeep.Sem contar que está com o eixo torto.
Ganhei um outro alternador, aparentemente idêntico, mas que tem o regulador externo. O meu acho que nem regulador tem.
Eu não sei como ligar os fios. Liguei no Auto-Elétrico há pouco e o kra disse que tem de puxar o chicote e quer 60 latas pelo trabalho. Eu, desconfiado, acredito que não precise tudo isto.
Será que alguém pode me ajudar.
Vou postar as fotos que tirei. A tempo o que ganhei acho que é do Del Rey ou Corcel.
Um abraço,
Elmer_Jeep
20/10/2008, 16:23
Não entendo nada de sistema elétrico mas veja se aqui tem alguma dica que sirva pra vc
Esquema alternador bosch (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44615)
[]'s
Esse alternador aí só precisa de 1 fio que vai pra bateria e outro pra lampada do painel, nada mais. O antigo com regulador externo que tem aquele emaranhado fdp de fios.
O fio que vai para a lampada ja controla o estabilizador de voltagem interno, o outro vai para a bateria como o Dodger disse, e só alegria.:concordo:
Sempre tem alguem querendo ganhar no mole em cima dos outros,.hehehe
matrakaum
21/10/2008, 13:56
É por isso que cada vez mais vicio neste fórum. Além das info., amizade, tem a vontade de ajudar...Valeu d+ amigos.
Mas continuando.
O meu, o que está no Caroço, tem 3 fios. Destes 3 só vou usar dois, é isto?
O que vem da batera e o que vai para a luz do painel. Esta luz, que se referem, é a luz de iluminalão mesmo, não é?
Um abço,
GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 17:40
Essa Lampada é aquela q acende ( no Velocimetro) quando vc liga a chave de ignicao e apaga alguns segundos depois ( em uma determinada rotacao do alternador)
matrakaum
27/10/2008, 13:54
Vejam se é este o regulador de voltagem.
A propósito, vou ter de refazer toda a elétrica do Caroço, qdo acelero e o pedal encosta no fundo tá dando curto. Vou aproveitar e refazer tudo.
Aí quero saber se alguém tem as bitolas e tamanhos dos fios que devo comprar.
Melhor se tiver todos os itens que vou precisar...aí já compro tdo de uma vez e faço tudo neste fim-de-semana.
Um abraço,
Eu usei na maior parte cabo flexivel de 2,5mm(lampadas, pisca, farol) e 4mm(som, milhas). Para um terra que passei em todo o jeep e algumas ligações gerais até a caixa de fusivel foi de 6mm, para as luzes de painel(led) 1mm e 1,5 para marcadores de combustivel, agua, sensor de freio.
Cabo do alternador e bateria foi o 16mm, e cabo da chave geral foi 10mm.
Antes pecar por fio maior do que torrar algum por tensão menor,.rsssss.
matrakaum
27/10/2008, 17:28
Tb. tô querendo instalar uma chave geral. Pensei naquelas chaves de máquinas, +- igual a da foto.
Qtos metros vc. usou de cada. Sei que é pedir mto, mas, como o fio está kro...não custa perguntar.
O cabo que vem do + da bateria vc. usou qual - 10 ou 16mm.
Eu vi que ele se dividi em algumas partes: Uma segue para o Arranque; Outra para o Alternador; e outra vai para dentro do habítaculo...
:discordo:(incluí este pq. meu filho pediu mas não quer dizer nada)...rs.
O botão que eu quero para chave eh igualzinho este..achei agora mas o preço..220 achei que era voltagem mas não é real mesmo.
Acho que vou mudar tb. a cx. de fusível...não havia me lembrado disto, mas já que vc. tocou no assunto....
matrakaum
27/10/2008, 17:29
Ia esquecendo...confirma se eh aquela cx que devo eliminar se instalar o novo alternador.
Ola, é aquela caixa mesmo o regulador de tensão.
Fiz o seguinte pra não sobrar muito fio:
45mt cabo flexivel 2,5mm(15 /15 / 15) de 3 cores diferentes(farol, lanterna,limpador)
10mt cabo flexivel 4mm(reles de farol de milha,som)
10mt cabo flexivel 6mm 2 cores ( terra(-) e as saidas da chave geral até a caixa de fusiveis)
2mt cabo 10mm(da bateria até a chave geral e terra do motor)
2mt cabo 16mm(bateria/alternador e motor de arranque)
30mt(3 cores) cabo de 1,5mm para ligações de painel, chave de seta, e todos os acionamento do reles, relógios, esse gasta bastante.....
20mt(3 cores) cabo de 1mm para as luzes de de painel, luzes indicadoras de oleo, seta, farol alto, etc.
Faltou alguns metros de fios de 1,5 e de 1mm mais ai fui comprando aos poucos para não perder muito. Para os conecções de bateria com alternador e arranque tem uns conectores de cobre muito bons na medida certa dos cabos(foto). Puxei terra para todos os itens de painel, fiz alguns pontos gerais e de la puxava extenções em bitolas menores.
Sobrou poucos metros de fio de 2,5mm e só.
Soldei quase todos os fios principalmente os de bitolas maiores.
Usei uma chave geral de 500amp que comprei no josewal por 45 reais.
Se precisar é só gritar.
bons choques :concordo:
matrakaum
28/10/2008, 10:53
Eu vi que o cabo do positivo da Bat. se divide em um monte de fios. A pergunta: Como vc. realizou esta divisão? Para explicar melhor. Como vc. fez a conexão da ponta deste fio com os outros tantos que derivam dele.
Foi emendando e depois isolou?
Eu vi que o cabo do positivo da Bat. se divide em um monte de fios. A pergunta: Como vc. realizou esta divisão? Para explicar melhor. Como vc. fez a conexão da ponta deste fio com os outros tantos que derivam dele.
Foi emendando e depois isolou?
Não.
Da bateria sai se eu não me engano saem 3 fios, um vai para a chave geral, um vai para o alternador receber a carga e um pra o motor de arranque.
Só que usei conexoes direfentes. Da chave geral sairam umas 4 saidas que vão para a caixa de fusiveis e uma que passa para o amperimetro e depois vai para caixa de fuzivel, esta só liguei os farois, por causa do limite de amperagem do aperimetro, nem ia usar ele mais como ja tinha furado a lata liguei ele a alguma coisa só pra não ficar la sem nada ligado.
Essa foto abaixo é do polo negativo mais a ideia da conexão é a mesma.
[]s
matrakaum
29/10/2008, 10:33
No meu o cabo vem um só do positivo aí, acho que cortaram e fizeram umas emendas, depois divide em um monte. Um vai para o Arranque, outro para o alternador e mais alguns somem dentro do carro.
Então o ideal seria sair um direto para o arranque, outro para o Alternador e outro para a chave geral e desta se dividir nos demais.
É isto?
Ah sim tem ainda o que vai para a bobina.
No meu o cabo vem um só do positivo aí, acho que cortaram e fizeram umas emendas, depois divide em um monte. Um vai para o Arranque, outro para o alternador e mais alguns somem dentro do carro.
Então o ideal seria sair um direto para o arranque, outro para o Alternador e outro para a chave geral e desta se dividir nos demais.
É isto?
Ah sim tem ainda o que vai para a bobina.
Isso, é assim mesmo.
Se é o mais usado eu não sei, até por preguiça de quem monta, fazer as emendas é mais rapido, agora que fica mais claro e é melhor para resolver algum problema depois, com certeza ajuda muito desse jeito tudo separado.
matrakaum
30/10/2008, 09:19
Comprei os Fios...agora falta os conectores.
Vc. instalou algum outro dispositivo eletrônico no meio para dar segurança? Fora a chave geral.
Vc. isolou com fita isolante comum?
Comprei os Fios...agora falta os conectores.
Vc. instalou algum outro dispositivo eletrônico no meio para dar segurança? Fora a chave geral.
Vc. isolou com fita isolante comum?
Só instalei a chave geral e a caixa de fusiveis. Relês pra todos os farois, relê pra buzina, relê de seta.
Vish essa parte dos conectores voce vai ficar com os dedos duendo de tanto apertar conector,.rssss. Foi muitos conectores, o cara da loja ja nem pegava mais pra mim, deixava a caixa dele em cima do balcão e eu ia pegando, de tantas vezes que fui la, daquele mais comum foram pelo menos uns 100.
Utilizei fita isolante anti-chama, da 3M ou Tigre, foram 2 rolos. Mais só usei nas conexões, pra fechar mesmo o chicote usei aquele espaguete comum e depois pra juntar todos usei aquele que é usado para fiação de computador que voce vai enrolando. Tem gente que põe fita isolante em tudo só que depois de voce for abrir pra mexer em algum fio vai tar uma meleca só de cola e também é ruim de tirar. Solda de estanho em todas as pontas, isso é muito chato pra fazer, mais não vai dar mal contato nunca.
Distribui assim minha caixa de fusiveis, mais voce tem que calcular tudo que esta ai, essa é só pra ter como base. Na hora de ligar, fui testando um por vez e ligando um fusivel de cada vez. Até dei uns curtos pra testar, hehehe, sem querer claro, rssss.
BAT >---30A---> +Rele do farol de milha (5 farois de 55w)
BAT >---20A---> +Rele Farol alto/baixo (2 farois de 55w)
BAT >---10A---> Acionamento dos reles de milha/luz interna/luz motor
ACC >---10A---> Acionamento do rele do farol alto-baixo/Lanterna/ buzina
ACC >---5A---> Luz de freio
BAT >---10A---> Som
BAT >---10A---> Seta/Pisca alerta
ACC >--- 15A---> Limpador de pára-brisa (2 motores 6A )
ACC >---10A---> Instrumentos de painel
BAT >---15A---> +Relê Buzina
matrakaum
30/10/2008, 16:41
Vamos lá então.
Primeiro vc. tem as medidas dos conectores que usou?
Usou qual cx. de fusível?
Qual é este espaguete comum? Vc. tem foto dele?
Calma que não é interrogatório...Mas que a minha parte elétrica vai ser uma cópia da sua...as chances são grandes...rs
ACC e a parte que vem da Chave não é?
Os conectores voce vai pelos que tem la nas ligações, os que mais usa é aquele que é usado pra ligar alto falantes de carro, tem alguns lugares que tem que ser aqueles conector olhal, tipo este que esta na bateria da foto que te passei, ele tem um buraco no meio pra passar o parafuso, tem 3 tamanhos.
Usei a caixa de fusivel de opala, tem 9 fusiveis, faltou um pra buzina que eu coloquei um fusivel separado junto com o relê da buzina.
O espaguete é aquele que o pessoal usa pra instalar som de carro, tem de varios tamanhos, dependendo dos fios que fossem passar dentro usa um tamanho. O outro de computador eu usei pra juntar todos os fios depois debaixo do painel, esse voce comprar em loja de informatica na Sta efigênia.
ACC vem do pós chave, preferi deixar as luzes dos milhas e alguns outros direto sem passar pela chave.
Ainda não consegui documentar todo o sistema que fiz, senão eu te enviava.
Vou tomar coragem este fim de semana e desenho meu esquema eletrico todo ai te envio, tenho que fazer isso antes que eu esqueça tudo,.rsss
matrakaum
31/10/2008, 21:57
Amanhã é o grande dia!!! Espero que dê tempo para fazer tudo.
Ainda falta comprar os conectores e a fita isolante.
Um abraço,
matrakaum
01/11/2008, 20:59
Ajuda pelo amor de Deus.
To colocando, tosco, o esq. que utilizei na tentativa, frustrada até agora, de refazer a parte elétrica do Caroço.
Bom resolvi tb. trocar o alternador que era dos antigos p/ um com regulador embutido.
Liguei tudo mas agora qdo dou partida ele apaga...quer dizer nem pega. Faz um barulho, do acionamento do arranque, e apaga.
Me ajudem.
Lucas Nassif
01/11/2008, 21:13
Ajuda pelo amor de Deus.
To colocando, tosco, o esq. que utilizei na tentativa, frustrada até agora, de refazer a parte elétrica do Caroço.
Bom resolvi tb. trocar o alternador que era dos antigos p/ um com regulador embutido.
Liguei tudo mas agora qdo dou partida ele apaga...quer dizer nem pega. Faz um barulho, do acionamento do arranque, e apaga.
Me ajudem.
Não sei se tô falando bobagem, mas se o motor não pega, vc errou em alguma coisa no sistema de ignição.
Portanto, tá aí o esquema de ignição ELETRONICA!! Se o seu Jeep for platinado, desconsidere-o.
:concordo:
GIOVANNI LUIS
02/11/2008, 08:03
No Borne 3 do seu esquema, esta indo um fio para o borne 15 da bobina, e isso que eu saiba nao existe.
O Alternador possui ligacoes com o positivo da bateria, passando pelo motor de arranque, aterramento(pela carcaca ou por borne proprio), e Lampada de painel. (alguns ainda possuem o conector W, que é do contagiros).
GIOVANNI LUIS
02/11/2008, 08:50
Olha, eu fiz rapidinho esse esquema , porem, tomei como base uma ignicao eletronica com Sensor Indutivo.
Espero q vc entenda.
Onde esta escrito "Corte 1", eu fiz uma pequena ampliacao para q vc possa entender como é feita essa ramificacao no Motor de Arranque.
matrakaum
02/11/2008, 18:58
Giovanni,
Errei...aquele fio não vai para a bobina. Na verdade naquele borne da bobina vai o fio para o distribuidor.
E como uma "m" nunca vem sozinha...o meu erro era ter esquecido de ligar o cabo da bobina do Distribuidor ( O cabo tipo de vela)...
Acho que era cansaço.
Só tira uma dúvida o alternador tem de ser aterrado, não é?
Bom, de qualquer maneira, já terminei a parte da bateria...agora vou partir para dentro.
Tive uma idéia mas não sei se vai dar certo.
Queria comprar um conectores, 3 na verdade, onde eu ligaria em uma ponta, o terra, por exemplo, e neste conector tem um monte de entrada aí em cada uma eu ligaria um terra...É para não ficar fazendo emendas.
Agora não sei se isto dá certo para o fase...será que aguenta?
Um abraço,
GIOVANNI LUIS
02/11/2008, 19:08
Derpende do Alternador, alguns prescisam outros nao!
Giovanni,
Errei...aquele fio não vai para a bobina. Na verdade naquele borne da bobina vai o fio para o distribuidor.
E como uma "m" nunca vem sozinha...o meu erro era ter esquecido de ligar o cabo da bobina do Distribuidor ( O cabo tipo de vela)...
Acho que era cansaço.
Só tira uma dúvida o alternador tem de ser aterrado, não é?
Bom, de qualquer maneira, já terminei a parte da bateria...agora vou partir para dentro.
Tive uma idéia mas não sei se vai dar certo.
Queria comprar um conectores, 3 na verdade, onde eu ligaria em uma ponta, o terra, por exemplo, e neste conector tem um monte de entrada aí em cada uma eu ligaria um terra...É para não ficar fazendo emendas.
Agora não sei se isto dá certo para o fase...será que aguenta?
Um abraço,
Ola Matraka, beleza !!!
Desculpa não ter respondido antes mais é que cortaram minha conexão no trabalho e o servidor daqui de casa esta em manutenção até semana que vem, por isso consegui fazer uma gambi e conectar na linha discada agora pouco.
Sobre o terra, foi isto que eu fiz, pequei um daqueles conectores de bateria e liguei um cabo grosso(6mm) da bateria(-) e coloquei na parede corta fogo la fora perto da bobina, o proprio parafuso que varou para dentro do jeep servio de conexão para os pontos (-) do painel, e na parte de fora todas as conexões partiram desse pra não ficar amontoando fio na bateria.
O que no meu jeep estava igual o seu e eu alterei, foi esta conexão de um fio só(+) entre o motor de arranque e o alternador. Eu liguei um só para o arranque e outro entre a bateria e o alternado.
boa sorte ai !!!!
O meu alternador esta aterrado sim, mais creio que este que só tem um fio deve ser aterrado na carcaça, como o chassi ja esta aterrado.
Não esquece o fio terra do motor e um para o chassi, use um fio grosso, tipo aquele da bateria e o alternador.
Alias, tenho que colocar um assim aqui no meu jeep, qual modelo voce usou, de que carro ??? quantos amperes??
matrakaum
03/11/2008, 09:07
Bom Dia Wcas,
Kra eu ganhei o alternador do meu primo (Ele tem desmanche).
Tava escrito Corcel...é idêntico ao original a diferença é o regulador embutido.
Ia colocar o do Tipo 1.6 mas, neste caso, teria de adaptar a alça da regulagem.
Preferi optar pelo mais cômodo...hehehe...
Mas já estou vendo que não terei como continuar com o comodismo...Por exemplo vou colocar freio a disco na traseira..Vou "roubar" um kit do Kadett que tá lah jogado.
Vou colocar as pedaleiras suspensas..ganhei tb.
Por eqto é só...mas é lógico que isto vai ter de esperar pois a latas sumiram.
Ia até comprar as molas de um amigo aqui do fórum mas o carro usual (Peugeot 206) furou o radiador do Ar quente, resultado, a água do carro todo vazou nos meus pés...preço da brincadeira??? 400 paus...
É uma zica danada...
Mas tah valendo.
Um abraço,
Eduardo_Peixoto
08/08/2009, 22:29
Pessoal...
Primeiro quero agradecer a todos que postaram nesse tópico pois dele tirei base teorica e principalmente coragem para refazer toda a parte eletrica da viatura. :twisted:
Hoje 08/08 comecei os trabalhos, ao começar a retirar a fiação antiga me assustei com o nível de emboloramento e qualidade dos fios que eu não sei como já não tinham pegado fogo :shock:.
Buenas, terminei a parte da ignição mas como sou um eletricista de 1º viagem gostaria de que alguem me ajudasse e me diga se fiz tudo certo pois estou com um pouco de medo de testar.
Em anexo o esquema (feito no paint)
Desde já agradeço
Julio Rebello
09/08/2009, 00:54
Pessoal...
Primeiro quero agradecer a todos que postaram nesse tópico pois dele tirei base teorica e principalmente coragem para refazer toda a parte eletrica da viatura. :twisted:
Hoje 08/08 comecei os trabalhos, ao começar a retirar a fiação antiga me assustei com o nível de emboloramento e qualidade dos fios que eu não sei como já não tinham pegado fogo :shock:.
Buenas, terminei a parte da ignição mas como sou um eletricista de 1º viagem gostaria de que alguem me ajudasse e me diga se fiz tudo certo pois estou com um pouco de medo de testar.
Em anexo o esquema (feito no paint)
Desde já agradeço
Pelo pouco que entendo, posso te dizer que nao esta legal!
Se puder, refa'ca o dezenho e numere os bornes que fa'co a legenda pra vc ligar tudo certo.
Soh pra citar, o motor de arranque recebe alimentacao + pelo automatico e pode ser aterrado direto na bateria ou levar o cabo massa ao motor.
O T'OPICO EST'A VIVO!!!
Eduardo_Peixoto
09/08/2009, 02:52
Julio
Obrigado pela resposta. Refiz o desenho (novamente no Paint pois estou em viagem). Creio que o desenho esteja bem claro. Era exatamente no motor de partida e na chave de ignição que eu depositava minhas piores desconfianças :???:.
Não coloquei no desenho mas o motor está aterrado sim, creio que assim o motor de partida tambem esteja correto??
matrakaum
09/08/2009, 09:37
Bom Dia,
Será que é por isso que a minha batera está descarregando???
Um abraço,
Eduardo_Peixoto
10/08/2009, 13:52
Entrei em contato com o pessoal que me vendeu a ignição eletrônica e ele me passaram o esquema de ligação que para mim pareceu muito simples::-D
MARRON - TERRA
VERDE - NEGATIVO DA BOBINA
PRETO - POSITIVO DA BOBINA
Então agora acho que o problema se resume ao sistema normal de ligação do sistema do motor de partida e na chave correto?:pensativo:
matrakaum
30/08/2009, 01:45
Boa Noite,
Veja só...
Comprei uma bateria nova...coloquei uma gasola no bura e bati na chave pegou...
aí resolvi tirar o bura p/ uma limpeza, já que estava dando aqueles buracos na aceleração rápida, como já fazia uns 3 meses que o Caroço não dava sinal de vidas....limpei o bura.
E na hora de religar não queria ligar mais...começou a apresentar o velho problema...parece que a bateria está arriando.
Pedi para minha esposa dar partida enqto eu dava uma olhada...DESCOBRIII.
Tá saindo várias faíscas do meu alternador...uma das vezes saiu uma grande faísca...
Agora a pergunta pq. isto está acontecendo????
A faísca tá saindo daquele Pólo perto do regulador de voltagem
Aproveitando o gancho...
Se eu colocar um alternador mais potente igual ao do Fiat Tipo, que eh de 100ah, estraga a bateria?
Um abraço,
Quanto mais forte o Alternador melhor, a bateria só usa a quantidade de corrente que ela necessitar, exemplo: bateria de 46 amperes e alternador de 100 AH ele só usa o que precisa para carregar ( quanto a regulador do alternador está bom).
O ponto negativo é quanto mais forte o alternador mais ele prende o motor, podendo causar danos na correia, mas de qualquer forma não costuma ser relevente não..
Daher
matrakaum
31/08/2009, 14:26
Blza...
Então se o regulador estiver bom é ele quem vai para de enviar energia qdo a bateria estiver carregada?
Eu peguei o Alternador do Tipo hj...depois vou tirar as fotos e postar aqui.
Um abraço,
Tb. tô querendo instalar uma chave geral. Pensei naquelas chaves de máquinas, +- igual a da foto.
....
Eu usei o interruptor de luz alta, que fica no assoalho, ao lado da embreagem, para servir de chave geral. A luz alta da minha viatura está na chave de setas. É muito prático e fácil de usar.
matrakaum
31/08/2009, 15:55
Este Alternador do Tipo que peguei é 14V. Tem algum problema?
matrakaum
31/08/2009, 16:35
Outra dúvida
O alternador que está no Caroço é uma do Corcel c/ o regulador já nele. Neste existem 3 pontos de ligação. Acho que um vai p/ bateria, outro na lâmpada piloto e outro acho que é terra.
Neste do Tipo só existem dois, conforme as fotos...??? E agora???
Outra dúvida
O alternador que está no Caroço é uma do Corcel c/ o regulador já nele. Neste existem 3 pontos de ligação. Acho que um vai p/ bateria, outro na lâmpada piloto e outro acho que é terra.
Neste do Tipo só existem dois, conforme as fotos...??? E agora???
Um é o positivo (parafuso grande) que vai direto ligado no polo positivo da bateria. O outro é a luz do alternador que vai ligado no painel.
matrakaum
01/09/2009, 16:21
Gbarros,
E o terra? Não tenho que aterrar?
Há algum problema no foto deste alternador ser 14V?
Desculpe minha ignorância, mas prefiro perguntar do que torrar o Caroço..hehehehe
Mto Obrigado,
Matrakaum
leopoldo
01/09/2009, 18:37
todos os automotivos leves são !
Gbarros,
E o terra? Não tenho que aterrar?
Há algum problema no foto deste alternador ser 14V?
Desculpe minha ignorância, mas prefiro perguntar do que torrar o Caroço..hehehehe
Mto Obrigado,
Matrakaum
A carcaça dele já é o negativo. E outra: todos os alternadores geram tensões maiores que 12 volts. A questão é que o regulador de tensão existe justamente pra estabilizar esta tensão que é gerada. Olha, se bem me lembro, esta tensão maior é pra compensar em corrente. É só vê no voltimetro quando vc dá a partida: a tensão vai lá embaixo, pois a corrente que está sendo puxada da bateria pelo motor de partida é grande. Pode ligar seu alternador sem medo. Eu instalei um do tempra (120 A) no meu jeep. Carrega a batera rapidim (70 A), e ele só tem dois conectores igual ao seu. Agora vai uma dica: Compra um conector tipo arruela com garras pra prender o fio que liga o cabo que vai pra bateira. Depois, coloque algo isolante em cima deste terminal que está no alternador. Ele fica muito exposto e qualquer coisa que caia em cima dele, como chave de fenda, pode fechar curto e babau bateria e alternador. Lembre-se, este fio é ligado direto no positivo da bateria, então, tem tensão presente sempre. Falo isto, pois mexendo no jeep um dia, caiu uma chave conjugada de metal bem em cima do danado, e a bagaceira foi feia. A sorte é que o terminal da bateria tava praticamente solto e puxei rápido, antes que pegasse fogo em tudo. Isole nem que seja com fita isolante. Abração!
matrakaum
02/09/2009, 14:18
Boa Tarde,
Gbarros vc. tem fotos deste tipo de terminal? Mto boa sua dica...aliás como tudo neste fórum....
C/ este alternador eu não preciso ligar nenhum fio dele no arranque?
Deste Alternador do Corcel que tá ainda nele vai um fio p/ o arranque. Neste caso este fio irá direto na Bateria, não é?
Boa Tarde,
Gbarros vc. tem fotos deste tipo de terminal? Mto boa sua dica...aliás como tudo neste fórum....
C/ este alternador eu não preciso ligar nenhum fio dele no arranque?
Deste Alternador do Corcel que tá ainda nele vai um fio p/ o arranque. Neste caso este fio irá direto na Bateria, não é?
Dá uma olhada neste terminal:
http://www.decorlux.com.br/newsite/wp-content/uploads/2008/05/prod_terminal_cobre_anel.jpg
Eu usei este pra instalar o meu.
Se vc ligar o fio positivo do alternador na bateria ou no arranque, dá na mesma, pois todos estão em paralelo (o fio positivo do alternador não vai pra bateria? Então. Se vc puxar o fio do arranque no polo da bateria, dá na mesma. Eu acho melhor puxar da bateria, pra evitar menos gambi)
Alessandro Henrique
04/09/2009, 15:57
A carcaça dele já é o negativo. E outra: todos os alternadores geram tensões maiores que 12 volts. A questão é que o regulador de tensão existe justamente pra estabilizar esta tensão que é gerada. Olha, se bem me lembro, esta tensão maior é pra compensar em corrente. É só vê no voltimetro quando vc dá a partida: a tensão vai lá embaixo, pois a corrente que está sendo puxada da bateria pelo motor de partida é grande. Pode ligar seu alternador sem medo. Eu instalei um do tempra (120 A) no meu jeep. Carrega a batera rapidim (70 A), e ele só tem dois conectores igual ao seu. Agora vai uma dica: Compra um conector tipo arruela com garras pra prender o fio que liga o cabo que vai pra bateira. Depois, coloque algo isolante em cima deste terminal que está no alternador. Ele fica muito exposto e qualquer coisa que caia em cima dele, como chave de fenda, pode fechar curto e babau bateria e alternador. Lembre-se, este fio é ligado direto no positivo da bateria, então, tem tensão presente sempre. Falo isto, pois mexendo no jeep um dia, caiu uma chave conjugada de metal bem em cima do danado, e a bagaceira foi feia. A sorte é que o terminal da bateria tava praticamente solto e puxei rápido, antes que pegasse fogo em tudo. Isole nem que seja com fita isolante. Abração!
A tensão maior visa compensar quedas de tensão ao longo da fiação e principalmente, tornar possível a operação de carga do acumulador (bateria). Para que haja circulação de corrente é necessário que haja diferença de potencial e neste caso, diferença de potencial entre bateria e alternador.
Realmente a corrente solicitada pelo motor de arranque é elevada no momento da partida, mas não entendi o por que de você querer relacionar este fato com a tensão fornecida pelo alternador.
Com relação ao superdimensionamento do alternador em relação a bateria cuidado, ela pode ser realmente carregada de forma rápida assim como sua vida útil poderá ser breve.
Sds.
felipebrde
05/09/2009, 21:19
A tensão maior visa compensar quedas de tensão ao longo da fiação e principalmente, tornar possível a operação de carga do acumulador (bateria). Para que haja circulação de corrente é necessário que haja diferença de potencial e neste caso, diferença de potencial entre bateria e alternador.
Realmente a corrente solicitada pelo motor de arranque é elevada no momento da partida, mas não entendi o por que de você querer relacionar este fato com a tensão fornecida pelo alternador.
Com relação ao superdimensionamento do alternador em relação a bateria cuidado, ela pode ser realmente carregada de forma rápida assim como sua vida útil poderá ser breve.
Sds.
Alessandro, para um BF 161 com motor de partida original q alternador eu devo usar? E a bateria de quantos A?
Alessandro Henrique
06/09/2009, 02:29
Alessandro, para um BF 161 com motor de partida original q alternador eu devo usar? E a bateria de quantos A?
Só deixando claro que não existe relação entre alternador e motor de partida. O que se deve levar em consideração é o dimensionamento da bateria em função do motor de partida e alternador em função da bateria e demais cargas presentes no veículo.
Na minha opinião, creio que um alternador de 65A e uma bateria de 55 à 65Ah estejam de bom tamanho para um veículo original, com relativa sobra de capacidade.
Quando digo original é sem guincho, faroletes, amplificador e demais acessórios elétricos.
Sds.
felipebrde
07/09/2009, 10:30
Só deixando claro que não existe relação entre alternador e motor de partida. O que se deve levar em consideração é o dimensionamento da bateria em função do motor de partida e alternador em função da bateria e demais cargas presentes no veículo.
Na minha opinião, creio que um alternador de 65A e uma bateria de 55 à 65Ah estejam de bom tamanho para um veículo original, com relativa sobra de capacidade.
Quando digo original é sem guincho, faroletes, amplificador e demais acessórios elétricos.
Sds.
Sim, entendi a relação, obrigado. Consegui um alternador pro meu jeep, mas não consigo instalar ele, não sei onde prende, todas as fotos q encontrei mostram apenas de cima. Segue fotos, na foto 1 e 2 não bate o local da polia, do modo da foto 3 bate. Notei q em todas as fotos que vi ele eh fixado pela frente do suporte, mas dae não fixa o parafuso da frente embaixo como na foto 3. Sei lah, os parafusos estavam nele mesmo, retirei de um Huricane 6cc, era pra ser o mesmo não? Estava fixado como na foto 1. Ih... que complicação... hehehe...
abraços!
matrakaum
07/09/2009, 20:18
Felipe,
O que está errado no seu é o esticador. Ele está por dentro daqueles guia q fica preso ao motor. Qdo ele tem que ficar a frente do mesmo.
No caso do meu, no suporte inferior, existe apenas um único parafuso que passa pelos dois furos.
____________________----------------
Hj descobri o real problema do Caroço. Vejam se concordam comigo.
Qdo o bicho esquenta mesmo o alternador para de carregar. Descobri isto hj num treino livre em Carapicuíba qdo eu e o meu primo estavamos brincando num barro perto da FAtec.
Aí ele deixou o Caroço morrer e qdo foi dar partida o famos "crec" seguido do silêncio...sorte que ele mora ali perto foi lá pegou a Hilux e veio para arrastarmos...Ele trouxe um cabo de chupeta e foi bater e pegar. Detalhe a batera do Caroço é nova, 01 semana...
Será que é o regulador de voltagem?
Alessandro Henrique
08/09/2009, 01:26
Qdo o bicho esquenta mesmo o alternador para de carregar. Descobri isto hj num treino livre em Carapicuíba qdo eu e o meu primo estavamos brincando num barro perto da FAtec.
Aí ele deixou o Caroço morrer e qdo foi dar partida o famos "crec" seguido do silêncio...sorte que ele mora ali perto foi lá pegou a Hilux e veio para arrastarmos...Ele trouxe um cabo de chupeta e foi bater e pegar. Detalhe a batera do Caroço é nova, 01 semana...
Será que é o regulador de voltagem?
1-Verifique a cabeação/bornes de contato;
2-Verifique cordoalha/cabo de conexão entre motor e massa(lataria/chassis);
3-Verifique o motor de partida;
4-Verifique o alternador/regulador de tensão externo e conexões se for o caso.
Para os ítens 3 e 4 recomendo levar a um auto-elétrico.
Sds.
felipebrde
08/11/2009, 11:13
Bom, a instalação física consegui fazer, olhei no jeep de um amigo e ele tinha instalado pra frente do suporte com uma bucha no parafuso da frente, fiz uma bucha e ficou tudo perfeito, agora não sei como ligar ele nos fios, pois o alternador antigo tinha 3 fios. Alguém teria o esquema elétrico deste? É um Motorcraft Wapsa M: AR-A-1 30 37 / V 14 30 A S 406, nem sei de que veículo é este alternador, mas tirando aquela "caixinha" atrás e o fato de não ter os 3 encaixes dos fios é identico ao original. Na foto 3 tem um regulador eu acredito, não sei o que é nem para que serve, estava desligado, alguém sabe?
matrakaum
08/11/2009, 15:46
Um é energia e o outro, se não me engano, vai para luz espia, piloto, sei lá o nome. O terra, de novo, se não estou enganado, é feito na própria carcaça do alternador.
Aproveitando...é possível o motor de arranque estar roubando carga do carro??? Um amigo me informou ser mto mais provavel que o fato do Jeep não ter carga mesmo depois de mto tempo ligado seja o motor de arranque que está "colando". Ele informou isto depois de medir c/ um multimetro a carga vinda do alternador...segundo ele o mesmo está carregando.
leonardoro
08/11/2009, 22:19
Aproveitando o embalo do tópico: alguém aqui que conhece alternadores, poderia me indicar o "menor" alternador que conhece?
Quando falo em menor estou me referindo ao tamanho, preciso de algo de diâmetro reduzido para fazer uma adaptação. Quero tentar colocar um alternador dentro da "casca" de um dínamo.
Obrigado por qualquer ajuda! :-D
felipebrde
10/11/2009, 15:52
Bom pessoal, agradeço a todos q me ajudaram, solucionei o problema, era algo além do meu alcance, então levei o alternador para uma auto elétrica e o problema era ele mesmo. Teve q trocar sei lah o q das escovas, rolamentos e o relé, deu R$ 115,00 a brincadeira. Quanto a ligação estava correta, era o pos ligado no motor de arranque q eh ligado na bateria (+), e o AMP ligado na luz piloto. Se naum ligar a luz piloto ele naum magnetiza, ae naum funciona. Mas agora to sabendo! hehehehe.
Abraços a todos e mais uma vez obrigado!
Ola, é aquela caixa mesmo o regulador de tensão.
Fiz o seguinte pra não sobrar muito fio:
45mt cabo flexivel 2,5mm(15 /15 / 15) de 3 cores diferentes(farol, lanterna,limpador)
10mt cabo flexivel 4mm(reles de farol de milha,som)
10mt cabo flexivel 6mm 2 cores ( terra(-) e as saidas da chave geral até a caixa de fusiveis)
2mt cabo 10mm(da bateria até a chave geral e terra do motor)
2mt cabo 16mm(bateria/alternador e motor de arranque)
30mt(3 cores) cabo de 1,5mm para ligações de painel, chave de seta, e todos os acionamento do reles, relógios, esse gasta bastante.....
20mt(3 cores) cabo de 1mm para as luzes de de painel, luzes indicadoras de oleo, seta, farol alto, etc.
Faltou alguns metros de fios de 1,5 e de 1mm mais ai fui comprando aos poucos para não perder muito. Para os conecções de bateria com alternador e arranque tem uns conectores de cobre muito bons na medida certa dos cabos(foto). Puxei terra para todos os itens de painel, fiz alguns pontos gerais e de la puxava extenções em bitolas menores.
Sobrou poucos metros de fio de 2,5mm e só.
Soldei quase todos os fios principalmente os de bitolas maiores.
Usei uma chave geral de 500amp que comprei no josewal por 45 reais.
Se precisar é só gritar.
bons choques :concordo:
Obrigado pela dicas das metragens.
Alessandro Henrique
12/11/2010, 22:22
Aproveitando o embalo do tópico: alguém aqui que conhece alternadores, poderia me indicar o "menor" alternador que conhece?
Quando falo em menor estou me referindo ao tamanho, preciso de algo de diâmetro reduzido para fazer uma adaptação. Quero tentar colocar um alternador dentro da "casca" de um dínamo.
Obrigado por qualquer ajuda! :-D
Tchê,
De modo à caber na carcaça do dínamo...será difícil. O alternador é mais volumoso em virtude do espaço ocupado pelo enrolamento trifásico do estator. Em relação ao dínamo o alternador é mais curto porém, com diâmetro maior.
Boa sorte
Alexandre cj2a
08/08/2015, 21:36
Olá,
Vi a mensagem do Alessandro Henrique (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1762-alessandro-henrique/)
e estou querendo fazer a mesma coisa. Quero adaptar um alternador na carcaça de um dinamo.
Alessandro Henrique (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1762-alessandro-henrique/)
, você conseguiu fazer essa adaptação?
Algum amigo jipeiro sabe se é possivel fazer essa adaptação? Tenho um jeep 1948 e o dinamo original, mas não quero usar o sistema de dinamo pela dor de cabeça de sempre ficar sem bateria. rs
Abs
NiltonPedroso
23/06/2016, 13:15
1-Verifique a cabeação/bornes de contato;
2-Verifique cordoalha/cabo de conexão entre motor e massa(lataria/chassis);
3-Verifique o motor de partida;
4-Verifique o alternador/regulador de tensão externo e conexões se for o caso.
Para os ítens 3 e 4 recomendo levar a um auto-elétrico.
Sds.
sei que jáfaz tempo euestava muito problemas com o alternador original na f75 motor 6cc,adaptei um alternador igual ao seo carregava beleza mas um barulho infwernal dentro da viatura e o alternador fevia mas não parava mas o problema é o seguinte motores 6cc rodam no sentido anti horario por isso da muito pau no alternador tem que mudar a elice
matrakaum
23/06/2016, 15:48
Aproveitando o ensejo.
Estou usando um alternador de BMW - 140a - Ele tem um borne grosso que é o fio que vai direto para a bateria e tem um outro plug pequeno que é um fiozinho fino. Este eu não sei aonde ligar.
Um conhecido me disse que isto eu deveria ligar em algum no pós chave, pois, sem este fio o alternador não carregaria corretamente.
O fato é que o alternador realmente não está carregando, fica só em 11.
Será que o tal fiozinho realmente tem função? E se tiver aonde eu ligo este fio?
squinzani
23/06/2016, 17:19
Aproveitando o ensejo.
Estou usando um alternador de BMW - 140a - Ele tem um borne grosso que é o fio que vai direto para a bateria e tem um outro plug pequeno que é um fiozinho fino. Este eu não sei aonde ligar.
Um conhecido me disse que isto eu deveria ligar em algum no pós chave, pois, sem este fio o alternador não carregaria corretamente.
O fato é que o alternador realmente não está carregando, fica só em 11.
Será que o tal fiozinho realmente tem função? E se tiver aonde eu ligo este fio?
sim, tem que ligar no pós chave.
nesse topic eu falo da instalação do alternador do astra/vectra 120A no bf161.. talvez possa te ajudar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/154889-instalacao-alternador-astra-vectra-120a-no-bf161.html
alexrs1610
23/06/2016, 20:49
sim, tem que ligar no pós chave.
nesse topic eu falo da instalação do alternador do astra/vectra 120A no bf161.. talvez possa te ajudar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/154889-instalacao-alternador-astra-vectra-120a-no-bf161.html
Acrescentando:na minha opinião, 11 volts é muito baixo, mesmo sem a lâmpada piloto/espia ( a qual é ligada com este fio fininho que vc comentou)...esta lâmpada tem a função de "excitar" o alternador, iniciando assim a carga, pois o alternador passa a fornecer 14 volts...
Abs
matrakaum
24/06/2016, 16:15
Esta lâmpada espia pode ser qualquer lampadinha para eu fazer um teste ou tem que ser algo próprio para isto?
alexrs1610
24/06/2016, 22:16
Esta lâmpada espia pode ser qualquer lampadinha para eu fazer um teste ou tem que ser algo próprio para isto?
Ola Matrakaum,
Vai uma lampada 12 volts /3w comum..
Abs
RAMIROCOUTINHO
24/10/2024, 19:42
Distribui assim minha caixa de fusiveis, mais voce tem que calcular tudo que esta ai, essa é só pra ter como base. Na hora de ligar, fui testando um por vez e ligando um fusivel de cada vez. Até dei uns curtos pra testar, hehehe, sem querer claro, rssss.
BAT >---30A---> +Rele do farol de milha (5 farois de 55w)
BAT >---20A---> +Rele Farol alto/baixo (2 farois de 55w)
BAT >---10A---> Acionamento dos reles de milha/luz interna/luz motor
ACC >---10A---> Acionamento do rele do farol alto-baixo/Lanterna/ buzina
ACC >---5A---> Luz de freio
BAT >---10A---> Som
BAT >---10A---> Seta/Pisca alerta
ACC >--- 15A---> Limpador de pára-brisa (2 motores 6A )
ACC >---10A---> Instrumentos de painel
BAT >---15A---> +Relê Buzina
Use este calculo: valor em ( W ) dividido por tensão { no caso dos farois, devem ser considerado os dois ligados + lanternas dianteiras e traseiras 21w cada lampada de lanterna + 55w de cada lampada do farol e luz de placa + luz do painel 15w }.
lampadas das lanternas e luz de placa ----------- 21w x 5 = 105W
luz do painel ----------------------------------------15W x 1 = 15W
lampadas dos faróis -------------------------------- 55w x 2 = 110W
TOTAL = 19,16 ( lOGO PODEMOS USAR UM FUSIVEL DE 25 AMPERES
Espero poder ter ajudado
Esta formula aplica-se a todos os sitemas eletricos como regra geral.