PDA

Ver Versão Completa : Manutencao x Consumo

cao
20/10/2008, 11:19
Pessoal gostaria de opniao de vcs?!?!

Comprei minha menina no ano passado , eh uma cherokee Sport 1997 muito bonita, mas como estava com alguns problemas eu acabei dando um trato nela... Pecas trocadas

- Catalizador
- Distribuidor
- Rotor do distribuidor
- Cabos de velas
- Velas
- Sensor de oxigenio up e down (do coletor e catalizador)

Mesmo depois de toda esta manutencao o danado ainda persiste consumir 3,9Km por litro :( Estou quase instalando o GNV, cheguei ate conversar com o GUTOXJ98 (valew mesmo pela ajuda)... Ele comentou na ocasiao que poderia ser minha CA, e na semana passada levei ela em uma oficina que foi muito bem indicada por um pessoal de outro forum de cambio automatico, e os rapazes ficaram com o carro 3 horas e devolveram, com o seguinte diagnostico: CA PERFEITA! nada para fazer...
Neste final de semana andando com o carro, o danado comecou a cortar combustivel, e como eu estava ja proximo de casa, fui bombando o acelerador ate chegar em casa, ja parada eu sigurava o acelerador a 2mil RPM's e ela caia sozina para 800RPM's e subia novamente...:pensativo: Notei tambem que quase metade do tanque foi embora soh nesta situacao!
Sera que trocando os filtros da bomba o carro ficaria melhor e tambem estaria economizando mais gasolina? Me ajudem por favor...?!?!?!:rolleyes:

raven
22/10/2008, 10:08
Cao, o correto seria você levar o carro numa oficina especializada.
Aqui em São Paulo o pessoal do fórum sempre indica a AG3.

http://www.oficinaag3.com.br/

Realmente se você tem uma pilotagem tranquila sem abusar da aceleração, seu Jeep deveria fazer uma média de 5.0km/l. O meu faz entre 5.5 e 6, ando tranquilo e 80% na cidade.

Já ia esquecendo........como está o filtro de ar ????

Abs

Ronaldo B.
22/10/2008, 10:52
Minha última medição de consumo fez 5,3 km/l, rodando na cidade sem pisar muito, sem pegar transito muito pesado e com pneus 31x10,5x15. Essa semana vou rodar com a XJ todo dia porque meu outro carro tá na revisão, aí pegando transito pesado todo dia nem quero ver prá quanto vai essa média de consumo.....

[]´s

cao
22/10/2008, 11:08
Ravem,

Neste final de semana irei fazer a troca do oleo e do filtro de oleo, acho que vou aproveitar e trocar o filtro de ar tambem, mas a ultima troca ocorreu em dezembro passado.
Ja conheci o pessoal da Ag3, mandei o meu carro para eles revisarem o servico de outro meca, achei que fizeram um trabalho legal, mas sei lah! Ainda estou pensando sobre este assunto:pensativo: Gostaria de ter como resolver isto de uma forma facil e rapida!:lol:
Eu falei com o Sandro um tempo atras, e ele jah me indicou colocar gas... a impressao que eu tive eh que nao teria muito o que ser feito neste carro.!! Sera?!?!:rolleyes:

raven
22/10/2008, 11:31
Cao, faz um teste ...... tira o filtro de ar e liga o carro. Se o filtro de ar estiver velho e sujo apresenta consumo alto, motor fraco e variação na aceleração. Coisa simples mas que acaba fazendo o carro trabalhar com excesso de combustível.

cao
22/10/2008, 11:49
Putz!:parede:Este eu nao sabia.....:oops: Eu me recordo que os rapazes do posto que trocaram o oleo o filtro de oleo e o filtro de ar, nao sabiam trabalhar com este tipo de veiculo:twisted: chegaram a quebrar o sensor do oleo!:twisted: Pode ser que colocaram o filtro errado tambem!!! Vou testar... muito obrigado:palmas:

Fernando Magalhaes
22/10/2008, 15:22
Prezado CAO muito me espantou pelas trocas de peças q vc fez poucas tem a ver diretamente com consumo elevado. Brother analisa o seguinte, combustivel vem do tanke certo? Entao como anda a bomba, os pre filtros e o regulador do seu Jeep? vc sabe de la ele segue pra flauta e dai pros bicos, pois eh e esses bicos estao limpos?? Pois isso eh critico em Cherokee, cara esses bicos devem ser limpos regularmente pois vc sabe a beleza de gasolina q nos temos aki no Brasuka!!! dai tem o modulo q eh o cerebro do sistema, e ainda tem o TBI com o filtro de ar!!!! Meu irmao vai por mim o problema deve estar em um desses componentes. Abraço!!

cao
23/10/2008, 10:23
Fernando,

Muito obrigado pelas dicas, na ultima revisao que eu mandei fazer, acabei refazendo todo o chicote, trocando alguns bicos, limpando a TBI.... a unica coisa que nao fiz foi mexer na bomba, por esta razao eu pedi o regulador e o filtro inferior, assim que chegar eu irei trocar e analisar o consumo novamente.:putz:
Mas sinceramente estou preocupado:pensativo: De qualquer modo todas as dicas aqui postadas por todos serviram para me auxiliar acreditem:grin: Eu nao entendo nadinha disto, e os mecanicos costumas nos enrolar....:-( Na semana que vem eu posto aqui como o carro ira ficar apos a troca destas ultimas pecas...;-)

raven
23/10/2008, 10:43
Cao, primeiro voce fala que trocou

- Catalizador
- Distribuidor
- Rotor do distribuidor
- Cabos de velas
- Velas
- Sensor de oxigenio up e down (do coletor e catalizador)

depois de alguns posts voce completa as peças trocadas (na ultima revisao que eu mandei fazer, acabei refazendo todo o chicote, trocando alguns bicos, limpando a TBI).

Pô, voce está testando o pessoal ou está realmente com problemas? :mrgreen:

Agora que você relatou essas outras peças refeitas e trocadas , pode acrescentálas como sendo talvez motivos dos problemas..........

Abs

jlcarraro
23/10/2008, 16:29
A minha tava consumindo 4,5 km/l (vazia na estrada)...

Troquei:
Velas
Cabo de vela
Sensor de posição da borboleta
Sondas lambda (as duas)

Limpei:
TBI
Bicos

E coloquei gasolina premium

Foi pra 7,8 km/l... agora na gasolina comum tá 7,1 km/l (na estrada)

Também dei uma geral na suspensão e engraxei tudo :cool:

cao
23/10/2008, 17:21
Caro JL Carraro,

Sei que eh feito dizer isto... mas?!?! QUE INVEJAAAAAAA:roll:... ok Mas e na cidade quanto esta fazendo?

Raven vamos la,

Falando serio cara!!! Eu nao estou testando nao!!! Acho que estao me testando, talvez o proprio mecanico!kkk Mas vou tentar relatar o que foi feito ate hoje:

Eu comprei este veiculo em setembro do ano passado, e deixei o veiculo em um mecanico de minha confianca para trocar inicialmente toda a suspensao... molas buchas batentes, amortecedores, etc..

Depois meados de janeiro, o veiculo comecou a ferver, nesta ocasiao eu troquei a tampa do radiador e o sensor de temperatura ou valvula tesmostatica ou cebolao... sei la o nome correto disto.!:lol:

No mes de fevereiro o carro acendeu no painel a luz de CHECK GAUGES (amarela), levei no mecanico e analisando o veiculo ele observou que a fiacao do chicote da sonda up strem estava encostando no coletor e derreteu, e em outros ponto o chicote estava muito seco. Ja nesta epoca o carro estava apresentando este consumo elevado. Entao o mecanico sugeriu fazer um novo chicote, trocar as velas, trocar os cabos de velas, trocas o distribuidor e rotor; colocar um novo catalizador (o carro estava sem, apenas com abafador), e trocar as sondas up e down.

Cheguei a conversar com o GUTOXJ98 pelo orkut pedindo tambem uma ajuda, e ele comentou que talvez poderia ser o cambio, e tambem levei a uma oficina em PINHEIROS, ISAMATIC (muito boa), eles nao acharam nada, o carro etava perfeito.

Todo este trabalho foi feito, o problema eh que hoje o carro consome ainda os mesmo 3,9Km/L (na cidade) e como ele comecou a dar uns cortes de rotacao (mesmo mantendo o veiculo ascelerado.. as vezes ele corta quase morrendo, geralmente quando chove), entao o mecanico sugeriu trocar tambem o filtro da bomba e o regulador (que tambem eh um filtro).

Na verdade jah troquei muita coisa que ate deveria ter sido trocado mesmo pela idade do carro, mas o problema eh que o consumo ainda esta alto, e eu nao tenho a minima ideia do que seria. Ate porque nao entendo nada nada nada de carro!:oops:

Se depois de tudo isto vcs ainda puderem me ajudar eu agradeceria!?!?:eek:

Fernando Magalhaes
23/10/2008, 17:53
Prezado CAO, todas as pecas q vc trocou apresentam sim um bom desgaste e fadiga pela propia idade e condicoes de uso do carro, nesse ponto vc ta certo, o q me deixa intrigado eh q vc deve ta gastando um bom dinheiro nisso, e ta fazendo manutencao corretiva q eh o contrario da preventiva. Vc ta tentando resolver seu problema na tentativa e erro, ou seja no chute. A Cheroka agradece pq ta ganhando um monte de componentes novos, seu bolso talvez nao. Agora pq vc nao faz o seguinte, pega seu carro e leva na AG3, ai mesmo em Sao Paulo, eles sacam mais do que os babacas de autorizada, chegando la vc conta seu problema q eles vao te ajudar. Continuar gastando pq um mecanico anda sugerindo isso ou akilo nao eh eficiente, pode ser eficaz mas nao eficiente.

cao
23/10/2008, 18:22
Fernando,

Eu jah levei para o Sandro da AG3 dar uma olhada, e ele nao achou nada, na verdade eu levei para ele revisar o que o mecanico havia feito, pois o carro na epoca nao estava legal, e o mecanico imaginava ser o modulo...:parede: Na duvida, antes te fazer qq coisa, eu levei para o Sandro dar uma olhada geral, e nao havia localizado nada nem no modulo nem no carro:?:
Na verdade ele comentou que poderia ser o prorpio chicote, e de fato era! Depois quando voltou, revisando de acordo com a dica do Sandro, eram os conectores:lol:
Enfim, ainda chego la!:twisted:

jlcarraro
24/10/2008, 09:12
Cao... não desanima cara... já sofri muito com a minha no começo... agora realmente estou com o carro que eu esperava... e inclusive superando minhas expectativas...
Na cidade eu ainda não consegui fazer uma média direito... me trajeto normal tem mais de 50% de estrada e o restante sem sinaleiras... neste trajeto ela costuma fazer 6,6 km/l... mas devo confessar, é muito na maciota... meu pé é bem levinho :p

raven
24/10/2008, 11:09
Cao meu camarada, que saga essa sua heim? Não imaginava que você já tinha trocado tanta coisa.
Carro com injeção é mesmo cheio de frescura, as vezes o problema está onde ninguém imagina. É sensor pra todo canto e parte eletrônica é de lua.
Você já trocou de posto que você abastece , ou conseguiu assimilar o problema depois de ter abastecido em certo posto ?
Gasolina ruim faz o carro ficar doidim doidim. :mrgreen:

Abs

cao
24/10/2008, 11:27
Fala Raven,

Eu jah troquei de posto sim, na verdade estou indo por eliminacao a esta altura do campeonato:-(

Como eu comentei em algum post anterior, vou trocar os filtros da bomba de gasolina e tambem o filtro de ar, farei isto na proxima semana, sabe como eh $$$$ curto!

Depois eu posto como ela ira se comportar. Por hora agradeco a ti a aos demais para o auxilio, e se minha humilde ignorancia:p servir para alguem, pode me consultar para ajudar tambem.

Bye

Darwin
07/12/2008, 06:56
Fala Raven,

Eu jah troquei de posto sim, na verdade estou indo por eliminacao a esta altura do campeonato:-(

Como eu comentei em algum post anterior, vou trocar os filtros da bomba de gasolina e tambem o filtro de ar, farei isto na proxima semana, sabe como eh $$$$ curto!

Depois eu posto como ela ira se comportar. Por hora agradeco a ti a aos demais para o auxilio, e se minha humilde ignorancia:p servir para alguem, pode me consultar para ajudar tambem.

Bye
Oi Cao,

Mano, a minha XJ tá sofrendo do mesmo mal que a tua... sofre alguns "cortes" super rápidos (parece falha elétrica ou de alimentação) do nada e, dependendo da rotação, o motor morre... é raro, mas acontece... nenhum erro ou alarme aparece no painel... a marcha lenta fica doida às vezes, me obrigando a desligar e ligar o motor novamente pra estabilizar... e às vezes isso não funciona... na AGIII o diagnóstico via scanner Chrysler foi cabos de velas... coloquei NGK pra XJ... nada... no Daniel (R. Michigan - SP) o diagnóstico foi sensor de temperatura "oscilando" (o carro ficou 2 dias com ele e nada de falhas... peguei o carro - com reset do módulo - e no dia seguinte, tome falhas)... o sensor tá rachado e eu estou ainda procurando quanto custa pra trocar. Anyway, ela faz 4,3Km/l no máximo, e isso porque meu pé leva ela a não mais que 3.000rpm, sendo que 2.000rpm é como ando uns 80% do tempo (cidade... nem dá pra andar mais mesmo)... 300Km com 70l à R$ 2,30 não tá mole não. Depois que eu trocar o sensor de temperatura (bem em cima e na frente do cabeçote, quando olhando o motor da frente do carro) vou ver no que dá!

[ ]'s Darwin

Rones Jr
07/12/2008, 10:55
Li em algum forum americano sobre o sensor de temperatura do ar que fica no coletor. Este sensor raramente aparece nos scanners e pode ficar indicando baixa temperatura...ai o carro fica afogando, 'pensanso" q tá frio. Lá os caras disseram que bastava desconectar....e a medida entraria no padrão ideal sempre...só não vale para o caso de vc estar na neve!

BlackJeff
08/12/2008, 09:07
Oi Cao,

Mano, a minha XJ tá sofrendo do mesmo mal que a tua... sofre alguns "cortes" super rápidos (parece falha elétrica ou de alimentação) do nada e, dependendo da rotação, o motor morre... é raro, mas acontece... nenhum erro ou alarme aparece no painel... a marcha lenta fica doida às vezes, me obrigando a desligar e ligar o motor novamente pra estabilizar... e às vezes isso não funciona... na AGIII o diagnóstico via scanner Chrysler foi cabos de velas... coloquei NGK pra XJ... nada... no Daniel (R. Michigan - SP) o diagnóstico foi sensor de temperatura "oscilando" (o carro ficou 2 dias com ele e nada de falhas... peguei o carro - com reset do módulo - e no dia seguinte, tome falhas)... o sensor tá rachado e eu estou ainda procurando quanto custa pra trocar. Anyway, ela faz 4,3Km/l no máximo, e isso porque meu pé leva ela a não mais que 3.000rpm, sendo que 2.000rpm é como ando uns 80% do tempo (cidade... nem dá pra andar mais mesmo)... 300Km com 70l à R$ 2,30 não tá mole não. Depois que eu trocar o sensor de temperatura (bem em cima e na frente do cabeçote, quando olhando o motor da frente do carro) vou ver no que dá!

[ ]'s Darwin

Cara, esse sensor na minha está quebrado, e quando comentei com o mecânico ele disse que apesar disso ainda está funcionando. Acho que devo trocar esse danado também. Agora, não tenho paciência para andar atrás de madame freando em retas, e ainda tenho um ronco maluco e acabo pisando ainda mais só para ver a cara de assustada da madame... hehehe:palmas:. Mesmo na maciota 3 na cidade é foda com um V8 5.2. Acho que a XJ deve ser bem mais econômica. Vou tentar a podium, mas aqui custa R$ 3,00 o litro. No GNV na cidade ela roda a R$ 0,45 o Km, mas agora com esses desbarrancamentos em SC estou só na gasosa. Valeu:roll:

cao
08/12/2008, 16:31
Darwin,

No meu caso eu acabei trocando os filtros de combustivel (regulador e pre-filtro) o regulador nao tem jeito, tem que ser original mesmo, mas o pre-filtro pelo que eu me lembro era muito parecido com o do Zafira ou Meriva.
Nao adiantou nada...nada... Entao em mais testes, descobri que o chicote que era ligado no sensor up stream (sensor de oxigenio) que fica apos o coletor estava ruim e com mal contato.. Foi revisado e agora esta 10..
A minha esta fazendo 4,9Km/L aqui na cidade, mas eu jah sei que ainda falta mais uma peca para ser trocada... Cara esta questao de consumo eh uma bosta para ser honesto contigo, poque pode ser uma infinidade de coias que fazem parte do conjunto, mas como nossas meninas ja sao quase idosas a gente acaba arrumando tudo....
O meu as vezes fica pesado, como se ligasse o ar condicionado em carro 1.0.. Eh completamente perceptivel, o mecanico comentou comigo que era o acoplamento viscoso, que faz parte do sistema de arrefecimento, e esta peca e cara para cacete.. Ainda estou poupando$$$.. Quem sabe no proximo ano....

Bye

Oi Cao,

[ ]'s Darwin

cao
08/12/2008, 16:37
Isto eh verdade esta bosta falha e os caras condenam outra coisa!