PDA

Ver Versão Completa : Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?



rctorrezam
20/10/2008, 10:39
Alguém tem idéia de Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?

Tem como adaptar o do opala 6 cil.

Lembro que o problema é o sentido de rotação!

GBarros
20/10/2008, 13:10
Se for meter a cara pra fazer isso, o que não acho um bicho de sete cabeças (basta achar um torneiro com paciencia e com imaginação pra inventar tal mecanismo), coloca logo um com sensor hall, pra facilitar futuramente a instalação de uma injeção!

rctorrezam
20/10/2008, 14:55
Parece que o vendido por aí é feito com a carcaça de um distribuidor de fusca.

E o que vai dentro? É do opala 6 cil? Não serve o do próprio opala, porém mudando o sentido de rotação? Como fazer a gambiarra?

GBarros
20/10/2008, 17:14
Parece que o vendido por aí é feito com a carcaça de um distribuidor de fusca. E o que vai dentro? É do opala 6 cil? Não serve o do próprio opala, porém mudando o sentido de rotação? Como fazer a gambiarra?

Cara, é o seguinte: meu motor não é o BF, mas quando pensei em colocar uma injeção eletronica no motor do meu jeep (GM151), o cara que ia fazer o serviço logo falou no distribuidor. Não poderia ser o indutivo (tipo aranha) teria que ser um com sensor hall. O com sensor hall pra opala é caríssimo e raro de se encontrar. Bem, logo pensei numa adaptação ao qual eu colocaria a parte inferior do distribuidor do opala com uma superior de um outro carro, com sensor hall. Teria que ser feita por um torneiro e bem feita mesmo, por questões de ponto do motor, etc.... Ele disse que já tinha fieto isso, mas que ficaria trabalhoso e um pouco mais caro. Bom, respondendo sua pergunta aí de cima, o ideal seria vc conhecer o distribuidor de alguem que possui ignição eletronica pra ver a engrenagem da parte inferior do distribuidor, o sentido dos dentes, o tamanho dela, etc etc. Se tiver paciencia, e respeitar alguns itens importantes de encaixe, fixação do distribuidor e marca do ponto, acho que ficará bom. E outra: não fale gambiarra. Não se faz gambiarra em coisa que é pra nós, ou um dia a casa cai, rs.... o minimo que devemos ter é paciencia, porque se ninguem ainda fez, é porque dá trabalho, o que realmente precisa de paciencia pra fazer. Calma que aparecerá muitas dicas aqui, espero....e observe de alguem, veja como funciona, e dê um jeito de vc fazer um pra vc. Abração!:concordo:

wcas
20/10/2008, 20:17
Alguém tem idéia de Como montar um distribuidor para ignição eletrônica para BF161?

Tem como adaptar o do opala 6 cil.

Lembro que o problema é o sentido de rotação!


O que eu temho no meu BF é de opala a carcaça, e o eixo é feito outro no torneiro na medida para o BF, comprei na paulista 4x4, ja discutimos isso bastante por aqui, o mestre Sukys monta alguns modulos que não me recordo o nome pra uma regulagem dessa parte eletrica, procura aqui por CDI ou RDI que voce acha o que estou falando.

[]s

rctorrezam
20/10/2008, 21:43
Blz,

Já falei com o Sukys a respeito, porém não ficou claro que não necessita mais dos avanços à vácuo e centrífugo.

O meu também é de opala, mas foi montado de forma que gira ao contrário, portanto gostaria de saber exatamente esta parte, o que é trocado dentro dele para girar para o lado certo?

eniomurara
21/10/2008, 10:04
Caros Colegas ...

Vcs ja virão esse produto instalado em algum JEEP ???

D.I.S. (ignição digital)

Deem uma espiada no site: www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)
Fiquei impressionado com as imagens.

Aguardo algum comentário.
Abraço...ENIO

eniomurara
21/10/2008, 10:19
Penso ser uma possibilidade para aqueles que ainda tem seu Jeep no sistema antigo e estão pensando em trocar do platinado para ignição.

Quem ja tem ignição talves não seja interessante fazer outra alteração que aparentemente tem um resultado parecido.

Abraço.

Rogério Barthy
21/10/2008, 10:56
Segundo constatado por um colega jipeiro, o DIS melhora a resposta de aceleração, economia, regulagem das velas, faz o avançode distribuição para quem usa GNV, podendo regular o motor para melhor rendimento em gasolina ou alcool, como combustível básico e quando da seleção de GNV, automaticamente, altera-se a regulagem do avanço (variador de avanço), além de tornar o motor bem mais resistente à água, podendo fazer travesias mais arriscadas e profundas !!!!
Rogério

Dic3
21/10/2008, 14:00
Usa-se a propria carcaca do distribuidor Willys mas com toda parte interna do Opala, para isto basta pedir a um torneiro que faca um retrabalho na parte interna da carcaca do distribuidor para que o eixo do opala entre sem problemas. Na ponta do eixo corta-se a original e solda-se a ponta da Willys.

Nao tem mt segredo nao

Quando eu for fazer, seguirei esse esquema aqui, a ideia é bem interessante

http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/sensorhall.htm



..

.

s

GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 15:58
Blz,

Já falei com o Sukys a respeito, porém não ficou claro que não necessita mais dos avanços à vácuo e centrífugo.

O meu também é de opala, mas foi montado de forma que gira ao contrário, portanto gostaria de saber exatamente esta parte, o que é trocado dentro dele para girar para o lado certo?

Olha, so pra ajudar, tem dois topicos que falaram varios detalhes a respeito disso, Um deles é

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41071


No caso do Avanco Centrifugo e á Vacuo nos distribuidores é o seguinte:
Como no caso do BF-161, onde o sentido de giro é anti-horario, a mesa do distribuidor possue o mesmo sentido, oq em caso de adaptacao sem observar esses detalhes, acaba por anular esses mesmos avancos.
Pra se resolver esse problema, existem tres possibilidades:
1° Adaptar um distribuidor q seja de um carro onde o sentido de giro seja o mesmo do BF;
2° Que requer um pouco mais de conhecimento, seria fazer a troca da mesa do distribuidor original, por uma q utilize o mesmo sentidode giro 8 em virtudo dos avancos) , so q para ignicao eletronica (com sensor indutivo ou Hall),
3° Utilizar um distribuidor para a distribuicao eletronica (como o desses kits que sao vendidos por ai), anular os avancos existentes que sao inoperantes e instalar um RCI (ou algum que possua as mesmas propriedades do RCI)!

* Nota: Nem comentei a respeito da adaptacao do eixo do distribuidor pois é um detalhe obvio.


O que o Grande Sukys explica é o seguinte, no caso do RCI nao havera mais a necessidade dos avancos, pois o mesmo possui uma curva de avanco que esta programada dentro dele em um microprocessador. Ou seja, de acordo com a rotacao do teu motor, esse circuito processado do RCI lhe da o ponto de faisca ideal. Digo ideal, pois no ponto de faisca q o RCI vai lhe passar, ja vem calculados os fatores de avanco atualizados, onde a grande diferenca é q nessa curva programada levasse em conta, a mistura de combustivel q temos hoje em dia ( 26 % alcool).
Trocando por miudos, oq os avancos antigos lhe forneciam, o RCI lhe fornece agora.
Existe um detalhe a ser observado tbm, qualquer distribuicao mesmo com a instalacao do RCI, exige a necessidade de que o avanco mecanico esteja devidamente ajustado.

O RCI lhe permite ainda, em cima desses novos pontos de faiscas, atraze ou adiante o ponto atravez de um Potenciometro, pra q vc tenha a possibilidade para um eventual ajuste, quando por exemplo exista uma mudanca de pressao atmosferica absoluta( quando se sobe uma serra por exemplo).

Com a observacao das necessidades atuais de alteracao do ponto de faisca, vc estara simplismente retirando a devida energia do combustivel q vc alimenta o motor. Resultado:

ECONOMIA!!!!!!

rctorrezam
21/10/2008, 16:45
Existe um detalhe que a distribuicao depende mesmo com a instalacao do RCI, que o avanco mecanico esteja devidamente ajustado.

Giovani, Não entendi esta parte. Tem que estar funcionando o avanço mecanico ou não?

GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 16:51
Giovani, Não entendi esta parte. Tem que estar funcionando o avanço mecanico ou não?


O Avanco mecanico é aquele q vcregula quando se afrouxa os parafusos de fixacao do distribuidor e gira para um lado ou para o outro!

Esse deve estar devidamente regulado em qualquer uma das alternativas anteriores!

GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 17:03
Olha, eu denominei como sendo Avanco Mecanico, mas nao tenho certeza se a nomenclatura em portugues é esta, pode ser q no Brasil se denomine como Avanco Estatico!
Tenho q confirmar!

rctorrezam
21/10/2008, 17:15
Existem dois avanços
1 O avanço centrífugo (do movimento da aranha - dentro do distribuidor)
2 O avanço a vácuo (utiliza o avanço do motor)

O que você quer dizer com avanço mecânico é a situação de soltar o parafuso que prende o distribuidor e girá-lo para regular o ponto inicial?

GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 17:21
Isso mesmo, essa alteracao na posicao atravez do afrouxamento dos parafusos, é a regulagem do Avanco Mecanico ou Estatico como queira!

rctorrezam
21/10/2008, 17:44
Blz,

Então é isso aí.

Vou desistir dessa idéia de montar um distribuidor e aderir à tecnologia do Sukys colocando um RCI.

Coisa que já deveria ter feito a tempo.

GIOVANNI LUIS
21/10/2008, 17:49
Olha, vc pode achar q seja propaganda, mas nao é!
Eu so passo pra frente coisa q tenho certeza q é de qualidade!

O Sukys é simplesmente demais, inteligentissimo e de um carater maravilhosos! E isso tudo se reflete nos produtos dele. O meu CDI e RCI estao la em casa, pra q no final do ano, nas minhas ferias, fazer a eletrica toda do "Tornado" nova. Nao vejo a hora!
Tem algo melhor do que ficar "fussando no proprio Jeep"? kkkkkkkkk

rctorrezam
21/10/2008, 20:35
Blz,

Qual a finalidade de instalar também o CDI?

Ele faz o trabalho do módulo da ignição eletrônica?

GIOVANNI LUIS
22/10/2008, 04:34
Blz,

Qual a finalidade de instalar também o CDI?

Ele faz o trabalho do módulo da ignição eletrônica?

Digamos que sim!

Nesss topicos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41071&page=9

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45199&page=3


e tbm aqui http://www.geocities.com/rsukys/produtos/produtos.html

o proprio "Pai" da crianca explica perfeitamente sobre o CDI-D.

So nao esqueca de um detalhe importantissimo q o Sukys sempre alerta, quando a qualidade de isolacao dos componentes da ignicao, ou seja, se os cabos sao supressivos, se a Bobina é de qualidade (preferencia á KW da Bosch) tampa do distribuidor em bom estado.....
Em um circuito de ignicao convencional ja se trabalha com uma alta-tensao perigosa, com o CDI-D o "Coice" é +- 12x maior!

rctorrezam
04/02/2009, 11:29
Já que niguém deu a resposta, eu continuei buscando e cheguei à seguinte conclusão:

- Usa-se como base o distribuidor de opala 6 cilindros ignição eletrônica.

- o eixo tem que ser o do distribuidor original que deve cortado, soldado ao do opala e passado no torno.

- o avanço centrífugo pode ser utilizado o do "monza quadrado", pois ele gira no sentido anti-horário como o BF161.

- a mesa, bobina e aranha mantem a do opala 6 cilindros ignição eletrônica.

- mantém-se a tampa e rotor do opala 6 cilindros ignição eletrônica.

Na boa, ......................, aqui em Palmas-TO, pelo preço das peças e serviço não vale a pena a mão de obra, até porque achar um distribbuidor de opala 6 cilindors aqui é missão impossível.

É melhor comprar um pronto ! ! ! A não ser que disponha das peças e um amigo torneiro.

Ta aí, pelo menos agora sei como é feito e espero ter colaborado com a curiosidade de alguns.:mrgreen:

cangu
29/05/2015, 08:52
Usa-se a propria carcaca do distribuidor Willys mas com toda parte interna do Opala, para isto basta pedir a um torneiro que faca um retrabalho na parte interna da carcaca do distribuidor para que o eixo do opala entre sem problemas. Na ponta do eixo corta-se a original e solda-se a ponta da Willys.

Nao tem mt segredo nao

Quando eu for fazer, seguirei esse esquema aqui, a ideia é bem interessante

http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/sensorhall.htm



..

.

s

ja fez funcinou?? tb queria fazer