PDA

Ver Versão Completa : Ventoinha elétrica - adaptação



Nava
19/10/2008, 23:41
Moçada, alguem tem a receita de adaptação e relato de uso do sistema de ventoinha elétrica ao inves de usar a viscosa?

To querendo economizar umas latinhas para outros fins...a minha ta travada e isso me incomoda muito.

A receita completa, principalmente que tipo de sensor e onde é acoplado ajudariam muito.

Abraço.

Marlo
11/01/2009, 19:31
Vou procurar e postar aqui as imagens "gringas" desta adaptação. Vou procurar em meus arquivos e postar aqui para ficar arquivado. :stop:

Marlo
11/01/2009, 20:46
http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040023_large.jpg <<< O Kit.

Acho que já tinha algo assim aqui no Fórum. Não é produção Minha. No último post coloco o Link Original.

Vou postar uma foto em cada resposta devido ao tamanho das imagens em KB!

Marlo
11/01/2009, 20:55
O Adaptador para o "termostato".

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040024_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 20:57
O Ponto sem retorno. Sem o Radiador.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040025_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 20:58
Sistema de Hélice Removida.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040030_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 20:59
Tudo Removido.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040026_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 21:01
http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040031_large.jpg

Área do Motor Vazio.

Marlo
11/01/2009, 21:03
Montagem do sistema elétrico, junto com suporte em fibra no radiador.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040027_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 21:06
Adaptador da valvula térmica montado.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040028_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 21:07
O Fim do Trabalho.

http://memimage.cardomain.com/ride_images/1/1961/81/4900040029_large.jpg

Marlo
11/01/2009, 21:09
Aqui o Link Desta página. Ví que o Maverick TUrbo participa ..

http://www.cardomain.com/ride/490004/5 (http://www.cardomain.com/ride/490004/5)

e aqui o link da página geral para KIA Sportage.

http://www.cardomain.com/MakeModel/Kia/Sportage

imoveisbranco
30/03/2009, 20:15
ótimo

custa menos que uma original e resolve para sempre o problema :concordo:

otaviofilho
02/05/2009, 17:48
Segue link para procedimento passo-a-passo que executei em um Niva, mas que na prática serve em qualquer veículo:

http://www.technomotors.hpg.ig.com.br/estoque/niva/ventoinha/

Ótima sorte!

Lucena04
13/04/2011, 13:36
Comprei hoje o adaptador para o cebolão do Tempra (R$ 15) e o cebolão de temperatura mais próximo que eu achei foi um de "92 - 87" graus (aciona com 92 e desaciona com 87), será que dá certo? Onde será que fica melhor para instalar, na entrada ou na saída do radiador? Eu estou pensando em por na entrada pq pega a água que sai imediatamente do motor.
Está me dando trabalho encontrar o plug que vai conectado no chicote que sai do motor da ventoinha (ranger 2009), não queria ter que cortar o fio antes do "plug", vcs sabem onde posso encontrar?

EDuarte
13/04/2011, 15:25
O cebolão tem que ser instalado na saida do radiador, se colocar na entrada a ventoinha ficará muito tempo ligada sem necessidade.

[]s
(DU)

Lucena04
13/04/2011, 19:47
O mecânico disse a mesma coisa, valeu Eduardo.
Hj eu cheguei a encontrar o cebolão do corsa que é de 88-83 graus, mas pelo que eu conversei com o Leandro (mecânico) o de 92-87 já vai servir, vai pegar a temperatura ideal do motor e não vai ficar disparando a ventoinha desnecessariamente.
Desisti de procurar o conector / plug da ventoinha Ranger e vou mandar adaptar o do Santana (macho e fêmea).
Estou pensando em deixar o comando da ventoinha no cebolão mesmo, assim:
- Se eu quiser desligar a ventoinha para não ter o risco de disparar em trecho alagado é só abrir o capô e deconectar o fio do cebolão;
- Se for preciso disparar a ventoinha (principalmente no caso de dar pau no cebolão) é só tirar a fiação do cebolão e fazer uma ligação direta.
- se for deixar por conta do cebolão ("automático") é só deixar conectado.
Inicialmente eu queria ter esse controle de dentro da cabine do carro, mas eu acho que pode ser uma coisa a mais que pode dar zica, porém como o cebolão vai ficar saída (parte debaixo) eu não sei se o acesso a ele vai ser fácil, principalmente se encher de barrro... O que vc acha melhor?

EDuarte
13/04/2011, 21:11
Qdo vc passar em alagado se ela estiver desligada vai continuar desligada, pois a agua vai resfriar o carter e o cebolão instantaneamente o que fará ela desligar caso esteja ligada.
O acesso ao cebolão vai ser complicado, por baixo o peito vai atrapalhar e por cima todo o sistema vai estar quente impedindo que vc o alcance.
Eu sugiro que vc coloque uma chave dentro da viatura, se for feito como deve ser não tem o porque dar zica.

[]s
(DU)

Charlincsa
26/04/2011, 13:53
Pessoal vcs sabem a medida exata da ventoinha que devemos utilizar para essa adaptação? e Quantas pás ela tem que ter? vi uma de 42cm com 10 pás no ML e queria saber se cabe, estou terminando de fechar meu motor 2,2 aspirada turbo e já quero estalar sistema elétrico. Já comprei o marcador de temperatura digital que também já estalarei. Comprei tudo novo até o cabeçote e não quero ter o azar de abrir o motor tão cedo!:twisted:

Lucena04
27/04/2011, 07:54
a adaptação do início do tópico é com uma ventoinha de 10 pás, se vc for usar com o defletor original eu acredito que dê para fazer como a adaptação do início do tópico. Se for uma ventoinha muito grande tem que tirar o defletor orininal e usar o defletor da ventoinha adaptada. O maior problema que você pode ter é a profundidade dela, pode ser que não caiba no espaço entre o radiador e o motor.

Luiz Roberto Coura Paiva
13/05/2011, 14:12
Pessoal vcs sabem a medida exata da ventoinha que devemos utilizar para essa adaptação? e Quantas pás ela tem que ter? vi uma de 42cm com 10 pás no ML e queria saber se cabe, estou terminando de fechar meu motor 2,2 aspirada turbo e já quero estalar sistema elétrico. Já comprei o marcador de temperatura digital que também já estalarei. Comprei tudo novo até o cabeçote e não quero ter o azar de abrir o motor tão cedo!:twisted:[/QUOTE]

Boa tarde, Charlincsa!

Gostaria de saber se vc fez a adaptação da ventoinha de 42 cm e 10 pás? Caso tenha feito, qual a marca e onde vc comprou a ventoinha? Sei que este tipo de ventoinha é universal e a maioria dos modelos são fabricados na China.

Lucena04
29/05/2011, 17:30
Participei de uma trilha esse fds e a adaptação da ventoinha elétrica foi aprovada. Eu não estava botando uma fé mas o Eduardo tinha razão, dá certo mesmo, em nenhum momento a temperatura ameaçou subir. Não cheguei a submergir na água/lama para saber se o sistema aguenta. O Cebolão foi instalado na entrada da água do radiador, achei mais prudente assim pq pega a temperatura que sai do motor e também ali tenho fácil acesso ao cebolão para poder disparar a ventoinha ou simplesmente desligá-la. Acho estranho que algumas vezes quando desligo o motor depois de um certo tempo a ventoinha liga e depois desliga, mas isso parece ser comum com carros com ventoinha elétrica, só acho estranho isso acontecer.

EDuarte
30/05/2011, 08:39
Fala Lucena...
O cebolão na entrada do radiador vai deixar a ventoinha ligada muito tempo alem de ligar mais vezes, vai gastar as buxas/rolamentos e escovas rapidinho.
A ventoinha liga depois de desligar o motor pq o motor fica sem ventilação e a temperatura do cofre do motor sobe bem rapido elevando a temperatura da agua, isso é absolutamente normal.

[]s
(DU)

Chico Almeida
30/05/2011, 11:10
Pessoal, bom dia.

Se a ventuinha for ligada após a chave de ignição, ao se desligar a chave ela não vai disparar, mesmo que o sensor indique temperatura alta. Existe carro que funciona assim, não lembro qual!!! Além disso, pode-se instalar uma chave fazendo ponte. Se houver um problema com o sensor, aciona-se manualmente!!!

Abração,

DouglasMac
30/05/2011, 14:14
A gente já usava isso antigamente nas Kombis diesel (uma chaleira!!!). Lucena, só puxar um par de fios em uma chave liga-desliga no painel. Voce liga no momento que pretender. Te sugiro deixar acionando após desligar o motor, quando parar na trilha, ao arrancar novamente vai estar mais fria a água, só ajuda...

EDuarte
30/05/2011, 14:52
X2...

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
30/05/2011, 15:34
Participei de uma trilha esse fds e a adaptação da ventoinha elétrica foi aprovada. Eu não estava botando uma fé mas o Eduardo tinha razão, dá certo mesmo, em nenhum momento a temperatura ameaçou subir. Não cheguei a submergir na água/lama para saber se o sistema aguenta. O Cebolão foi instalado na entrada da água do radiador, achei mais prudente assim pq pega a temperatura que sai do motor e também ali tenho fácil acesso ao cebolão para poder disparar a ventoinha ou simplesmente desligá-la. Acho estranho que algumas vezes quando desligo o motor depois de um certo tempo a ventoinha liga e depois desliga, mas isso parece ser comum com carros com ventoinha elétrica, só acho estranho isso acontecer.

Lucena, gostaria de saber qual a medida da ventoinha que vc instalou. Estou há mais de um mês esperando chegar a ventoinha de 16" na America Parts. Está demorando muito. Estou pensando em instalar a 14" mesmo, se não chegar a de 16" até o final desta semana.

Lucena04
30/05/2011, 18:50
não sei te precisar o tamanho, só sei que é da Ranger, tomou todo o espaço do radiador e tive que tirar o defletor original da Sportage e usar o que veio com a ventoinha.

Luiz Roberto Coura Paiva
31/05/2011, 10:19
Acho que as ventoinhas originais da Ranger, tanto da 2.5 quanto da 2.8, são de acoplamento viscoso. Teria como você veriuficar, com quem fez a instação, esta dúvida?

Lucena04
31/05/2011, 12:54
é de uma ranger mais nova, 2009, já é com o sistema elétrico. Fui eu que comprei a ventoinha em um desmanche e não o mecânico. Eu fui com a veintoinha original da Sportage e com o defletor (para ter uma idéia do tamanho do radiador) e escolhi essa ventoinha da Ranger pq pegava todo o radiador e estava com um bom preço, pelo estado dela. Se quiser eu posso medir o tamanho dela quando eu estiver com a Sportage.
Até!

Luiz Roberto Coura Paiva
31/05/2011, 17:01
Valeu Lucena. Vou ver se acho esse modelo em um desmanche e, se for o caso, entro em contato novamente para maiores informações.
Grato.

EDuarte
31/05/2011, 18:30
Vc pode usar a do vectra tbm, ja coloquei em algumas sportages.

[]s
(DU)

Lucena04
31/05/2011, 20:39
estava pesquisando na net o tamanho dela e vi um site que deu a impressão que essa da ranger é igual a da S10 que consequentemente pode ser igual a do vectra. Se for comprar uma que é maior que a original é bom comprar com o defletor, ainda mais se ela for embutida nele. no caso da que eu peguei dava a impressão que era a ventoinha sem o defletor, de tão pequeno que ele é. Neste caso (com a ventoinha embutida no defletor) eu achei interessante tirar o defletor original pq ele pode forçar o acumulo de lama na parte inferior formando tipo uma "bolsa". Não medi ainda o tamanho dela pra vc pq estou sem o carro.

Luiz Roberto Coura Paiva
08/06/2011, 10:29
Vc pode usar a do vectra tbm, ja coloquei em algumas sportages.


EDuarte, gostaria que você, se possível, informasse se tem diferença entre as ventoinhas dos modelos do Vectra e maiores informações de como fazer a instalação.

EDuarte
08/06/2011, 10:49
A unica diferença nos modelos é com e sem A/C, com A/C tem dois estagios, e sem A/C tem um estagio só, ou seja, gira sempre na velocidade maxima.
A adaptação é bem simples, tira todo o sistema de ventilação original (hélice, polia, correia e suportes), faz um suporte no defletor original pro motor eletrico, coloca o cebolão na mangueira inferior do radiador, puxa a fiação direto da bateria e coloca uma correia menor pro alternador.
Qquer duvida é só chamar...

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
08/06/2011, 13:07
EDuarte -A unica diferença nos modelos é com e sem A/C, com A/C tem dois estagios, e sem A/C tem um estagio só, ou seja, gira sempre na velocidade maxima.
A adaptação é bem simples, tira todo o sistema de ventilação original (hélice, polia, correia e suportes), faz um suporte no defletor original pro motor eletrico, coloca o cebolão na mangueira inferior do radiador, puxa a fiação direto da bateria e coloca uma correia menor pro alternador.
Qquer duvida é só chamar...

Belza, só não entendi direito a fixação do suporte.
O suporte da ventoinha fica fixado no defletor original ou nos parafusos do suporte do defletor no radiador? Teria como você fazer um croqui desse suporte?


[]s
(DU)

EDuarte
08/06/2011, 14:52
Fica fixada no defletor.
Fiz um desenho meia boca, mas se ainda restar duvida tiro uma foto.

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
08/06/2011, 15:23
O suporte está fixado no defletor original do Sportage? Foram parafusados? Quantos parafusos usou em cada aste do suporte? Qual a espessura da chapa que você usou?

Acho que seria interessate, se não for causar muito incômodo, mandar uma foto.

EDuarte
08/06/2011, 15:49
Sim o suporte é fixado no defletor original, sim foram parafusados, um parafuso em cada ponta do suporte, ferro chato de 2 ou 3 mm é o suficiente, eu usei barra de cremona que é bem resistente e tem um acabamento bonito.
No fds tiro foto.

[]s
(DU)

Lucena04
15/10/2011, 22:52
Como o Eduardo já havia comentado, colocar um cebolão de temperatura (92-87 graus) na mangueira que vai para o radiador faz a ventoinha disparar "desnecessariamente". O mecânico que está trabalhando na minha Sportage sugeriu colocar um cebolão de maior temperatura tendo em vista que está pegando a temperatura da água saindo do motor. O cebolão que de temperatura mais próximo da temperatura (para cima) que eu encontrei foi o do Marea que funciona 97-92 graus, o mecânico já testou e disse que está trabalhando bem, medidor de temperatura continua naquele tanto baixo do meio "imóvel" e a ventoinha não fica tanto tempo ligada desnecessariamente quanto antes.
Eu gostaria de tirar uma dúvida com vcs, a que temperatura abre/fecha a válvula termostática? Desconfio que da forma que estava antes não estava trabalhando em conjunto "temperatura do cebolão" e "temperatura de abertura e fechamento da válvula termostática".
Falando em válvula termostática, tem uma peça de metal em que ela fica dentro (não sei o nome) que inclusive tem um sensor de temperatura original (que se eu não me engano manda informação para o módulo), tem um lugar nessa tal peça que "parece" que foi feito para receber um furo (feito por um torneiro) para colocar mais um sensor de temperatura. Vai ser nesse lugar que eu vou por o medidor auxiliar de temperatura, o meu medo é que provavelmente o meu medidor vai ficar mostrando uma temperatura variando entre 97-92 graus, minha dúvida é: será que essa é a temperatura normal da água que sai logo do motor? Não acho nenhum absurdo a água sair do motor em uma temperatura e sair radiador com 5 graus a menos (acho que até mesmo com a ventoinha desligada), mas sabem como é "Gato escaldado tem medo até de água fria".

cegandrade
15/10/2011, 23:24
Bom quando fui adaptar a minha eletrica, o meu mecanico, me disse que todos os carros tem o cebolao na parte de baixo do radiador, devido ao resfriamento natural que o radiador ira fazer, onde ele espandirá o calor pelo radiador inteiro e aí sim se necessario a ventoinha ira ligar.
No meu caso a parte de baixo do meu radiador ja tinha sido substituida por uma de plastico e com isso ja tinha o cebolao o que ficou muito mais facil.
E no meu caso o cebolao que estava e mantive é um 92-87, o que esta fazendo a ventoinha trabalhar mais vezes e menos tempo, o que gostei pois a temperatura esta sendo mantida na metade.
O mecanico disse que se eu quiser baixar mais a temperatura para colocar um cebolao com uma distancia maior, como 90-70.

Lucena04
11/11/2011, 22:34
Sugestão para instalação da ventoinha elétrica:
Pedi para por uma chave/botão de três posições para quando colocar para cima desliga a ventoinha, no meio fica a controle do cebolão e para baixo dispara a ventoinha direto (independente do cebolão). Quando liga a ventoinha acende a luz vermelha ao lado do botão. (acho que aquela luz não servia para nada, servia?)
Pedi para por o mostrador acima do relógio, aproveitando para passar a fiação já que ia desmontar o painel para trocar o radiador de ar quente.

Adrianosiq
30/11/2011, 16:59
Pessoal, boa tarde.

Na primeira foto da receita realizada na Sportage prata tem uma ventuinha pequena do lado de fora do radiador, canto direito. Quando vi já pensei que fosse a ventuinha adaptada, lendo as outras postagens é que percebi que não. Todas as Sportages tem essa ventuinha "auxiliar" do lado de fora? Eu tenho um Rocsta que basicamente é uma Sportage diesel rustica e sem turbina. Esquenta facil facil. E estou querendo travar a helice viscosa e adicionar uma eletrica do lado de fora. estou sendo muito radical?

Outra duvida. Bomba injetora muito fechada ajuda a esquentar ou é exatamente o contrario? Pergunto pois o meu Rocsta está muito fraquinho na estrada e esquentando em subidas longas (serra) e quero abrir a bomba para ganhar uns cavalos.

Abraço.

EDuarte
30/11/2011, 17:13
A ventoinha externa que vc viu é do A/C, travar o viscoso não acho uma boa ideia, o motor vai trabalhar muito frio aumentando o consumo e ira perder uns cavalinhos por causa do peso da helice.
Qto a bomba não sei te informar...

[]s
(DU)

Adrianosiq
30/11/2011, 20:10
Valeu Edu.

Vou partir para a eletrica e pesquisar sobre a bomba. E quanto à valvula termostatica que trabalhe mais fria. Acha viavel?

EDuarte
30/11/2011, 20:36
Sem duvida, uma valvula que abra uns 10º ou 15º antes da original seria perfeito.
Se vc usa a viatura pra trilha, não aconselho a eletrica, pra cidade a eletrica é perfeita, pra trilha o ideal é a viscosa mesmo, tem ventilação permanente e é confiavel.
Se o acoplamento da sua estiver zuado, abra ela e coloque bardal prolonga ou NO SMOKE 90 e faça o teste, a minha eu fiz isso e ficou perfeita.

[]s
(DU)

cegandrade
01/12/2011, 08:16
No meu caso a viatura é alcolina/gnv. Eu estava com a ventuinha travada, so gostava pois todos pensavam que era turbinada por causa do barulho, mais dava um peso no motor terrivel, prendia o giro quando estava muito alto e o consumo nem se fala. Em dias frios so ficava no zero.
Coloquei a ventoinha do monza e mesmo sem a valvula termostatica a temperatura sobe rapido e mantem sempre no meio.
Com isso o desempenho ficou otimo e o consumo nem se fala.

rota71
05/02/2012, 18:19
Eu estou olhando uma ventoinha de uno novo 1.0 1.4 que mede a mesma distância do radiador em largura, parece ser uma boa opção a baixo custo, achei tbm o cano para adaptar o cebolão, gostaria de perguntar aos amigos qual o cebolão que posso usar pois minha sportage é 99 2.0 16v... etbm qual a correia que devo pedir para o alternador dela sem a helice...

cegandrade
06/02/2012, 07:43
No meu caso estou usando um cebolao 90/80, que aciona mais vezes ficando pouco tempo ligada, e esta mantendo a temperatura sempre um pouco abaixo do meio. E no caso da correia, eu cortei a velha no tamanho que precisaria e levei ate uma auto peças e solicitei uma, so nao lembro de que carro era.

andersoncolares
03/09/2013, 15:02
Pessoal, confesso que nunca percebi que minha ventoinha ligasse. Há algum teste que eu possa fazer para saber se há algum problema? Caso eu queira optar por uma elétrica, já que não faço trilhas, seria uma boa opção, mesmo se eu gostar de me arriscar por uns passeios sob chuva e lama de vez em quando?

Abraços a todos.

J.Chaves
03/09/2013, 19:45
oi pessoal

minha historia é o seguinte. minha sporttag 2.0 99 16v . travou 3 bielas. leve-a ao mecânico comprei as peças em campinas sp. 60 dias para o mecânico conseguir me entregar. tudo bem so que durante a montagem ele arrebentou um fio do ar condicionado ali no compressor. e o ar não quer mais funcionar. alguem tem uma boa ideia que possa me ajudar. obrigado.

Henriquemix
16/10/2013, 16:55
oi pessoal

minha historia é o seguinte. minha sporttag 2.0 99 16v . travou 3 bielas. leve-a ao mecânico comprei as peças em campinas sp. 60 dias para o mecânico conseguir me entregar. tudo bem so que durante a montagem ele arrebentou um fio do ar condicionado ali no compressor. e o ar não quer mais funcionar. alguem tem uma boa ideia que possa me ajudar. obrigado.


amigo....talvez um eletricista resolva.....senão....terá que levar pra quem mexe com ar mesmo.

Djalma colombo
03/02/2014, 23:13
Depois do estrago feito, vamos a adaptação!
Esta ventoinha é do new civic, vou colocar a do vectra ou equivalente com 16 polegadas de diametro!

EDuarte
04/02/2014, 07:12
O que aconteceu pra ter quebrado até o suporte?

[]s
(DU)

Djalma colombo
04/02/2014, 14:44
Colisão dianteira, bati na traseira de uma outlander em setembro do ano passado, e no momento não deu pra perceber dano no suporte, acredito que trincou na batida , pois o discofan quebrou o miolo onde tem o rolamemto e a helice tambem quebrou uma pá, de momento coloquei o discofan que veio com a vtr quando comprei e este estava travado!

Henriquemix
07/02/2014, 22:59
450055 450056450057450054 Am450058igos o meu radiador ficou assim, adaptei uma ventoinha Xsara Picasso, mandei soldar o cebolão 82 / 72 graus embaixo....nas fotos eu ainda não havia feito a solda do tubo de entrada da água do reservatório....pois além de mudar o sistema de arrefecimento para o elétrico....eu também optei por deixar a circulação de água lacrada...ou seja...a água não sai mais pra fora do vaso de expansão....ela circula por um ambiente fechado....coloquei a válvula termostática do opala de 75 graus... e a tampa do radiador....retirei a mola....foi deixado somente a pampa mesmo.....então a água corre livre para o reservatório selado e retorna para o radiador...bem....é isso...só posso dizer que o problema de aquecimento acabou....

alexandrodorner
08/02/2014, 17:51
450055 450056450057450054 Am450058igos o meu radiador ficou assim, adaptei uma ventoinha Xsara Picasso, mandei soldar o cebolão 82 / 72 graus embaixo....nas fotos eu ainda não havia feito a solda do tubo de entrada da água do reservatório....pois além de mudar o sistema de arrefecimento para o elétrico....eu também optei por deixar a circulação de água lacrada...ou seja...a água não sai mais pra fora do vaso de expansão....ela circula por um ambiente fechado....coloquei a válvula termostática do opala de 75 graus... e a tampa do radiador....retirei a mola....foi deixado somente a pampa mesmo.....então a água corre livre para o reservatório selado e retorna para o radiador...bem....é isso...só posso dizer que o problema de aquecimento acabou....
Bom trabalho Henrique , ecelente , voce e o cara . (no bom sentido sem sacanagem)
Tira umas fotos do medidor de temperatura , com a temperatura na facha de operaçao do motor .
Valeu amigao parabens .
AlexandroDorner

Djalma colombo
08/02/2014, 21:38
450055 450056450057450054 Am450058igos o meu radiador ficou assim, adaptei uma ventoinha Xsara Picasso, mandei soldar o cebolão 82 / 72 graus embaixo....nas fotos eu ainda não havia feito a solda do tubo de entrada da água do reservatório....pois além de mudar o sistema de arrefecimento para o elétrico....eu também optei por deixar a circulação de água lacrada...ou seja...a água não sai mais pra fora do vaso de expansão....ela circula por um ambiente fechado....coloquei a válvula termostática do opala de 75 graus... e a tampa do radiador....retirei a mola....foi deixado somente a pampa mesmo.....então a água corre livre para o reservatório selado e retorna para o radiador...bem....é isso...só posso dizer que o problema de aquecimento acabou....

O defletor é o da sptg ou do xsara?

Henriquemix
10/02/2014, 16:33
Bom trabalho Henrique , ecelente , voce e o cara . (no bom sentido sem sacanagem)
Tira umas fotos do medidor de temperatura , com a temperatura na facha de operaçao do motor .
Valeu amigao parabens .
AlexandroDorner


Opa...beleza Alexandro.....tiro sim as fotos depois coloco aqui, ok ?
abração

Henriquemix
10/02/2014, 16:35
O defletor é o da sptg ou do xsara?

Olá Djalma...o defletor é o original da Sportage mesmo....inclusive, se vc observar de perto.....vai perceber que eu instalei a ventoinha com aquelas cintinhas de trava....( Hellerman, não sei se é assim que se escreve...rs ), ficou show

Djalma colombo
16/02/2014, 17:00
Segue as fotos da troca da ventoinha do new civic que era de 10 pol, por uma de 16 pol, usada em maverick v8, coloquei um led acima do volante que acende quando a ventoinha aciona! Ta uma beleza agora!

Henriquemix
26/02/2014, 10:36
E aí Djalma....como ficou ???

Djalma colombo
27/02/2014, 14:58
Tá show, aciona e desarma no tempo certo, quero por um medidor auxiliar de temperatura, melhorou até o consumo!

lorpa
16/03/2014, 20:21
Boa noite,

Vou postar as imagens da minha adaptação da ventoinha elétrica para a SPT turbo diesel.
Gostaria de agradecer a todos os foristas que relataram suas experiências, foram de grande valia para a minha empreitada.

Ainda não está terminado, conforme o andamento vou postar aqui as novidades.

Para migrar para a ventoinha elétrica, resolvi usar um controlador, similar ao que o Marcus Pereira utilizou (vide post abaixo)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/30085-sportage-fervendo-62.html#post1020748

Entretanto, achei alto o custo (200 pilas + envio) e resolvi importar um. Depois de muita pesquisa, decidi por este controlador, pequeno o suficiente para ser colocado naquele espaço que existe embaixo do radio, e com um preço adequado (30 obamas)
455040
100% New ,DC12V ,PID Temperature Controller,thermocouple thermometer-in Temperature Instruments from Industry & Business on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/100-New-DC12V-PID-Temperature-Controller-thermocouple-thermometer/309396256.html)

Para trabalhar com o controlador, eu comprei um sensor PT100 pelo ebay, com cabo blindado de 2m de comprimento, por 10 obamas. Aqui no BR estava querendo mais de 100 pilas, caro demais.
455041
PT100 PT1000 Platinum Resistance Teflon Three Wire Temperature Sensor | eBay (http://www.ebay.com/itm/PT100-PT1000-platinum-resistance-Teflon-three-wire-temperature-sensor-/281089440061?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item41723c793d)

A ventoinha escolhida foi a do Astra, aparentemente idêntica a do Vectra. Achei um pouco pequena, mas as outras que encontrei tinham diametro parecido, ou eram muito caras.

455042


Quem irá acionar a ventoinha será um cebolão que será instalado na saída de água do radiador.
O controlador+pt100 irá medir a temperatura do cabeçote, naquele espaço para parafuso M5 que tem sobrando. Ele será responsável por comutar um segundo relé para acionamento da ventoinha e também acionar um buzzer de alarme, ajustado para alguns graus a mais que o cebolão. Isto para tornar o sistema robusto, para caso ocorra uma falha e o sistema fique sem água.
O controlador também tem a função de mostrar numéricamente a temperatura do cabeçote, visto que o termômetro do painel é quase como um enfeite.

Em breve eu posto novas fotos assim que as próximas etapas estejam concluídas.
Abraço!

lorpa
23/03/2014, 22:12
Atualizando.

Viatura voltou da oficina essa semana, foi dado uma geral, trocada a junta (estava vazando oleo entre cabeçote e bloco), trocados alguns retentores que estavam vazando oleo, feita a instalação do cebolão de temperatura, entre outras coisas.

Passei o sensor pelo mesmo buraco onde passa o cabo do afogador, só foi preciso fazer um furinho na borracha. O cabo do sensor tem 2 metros, não sobrou nem faltou. Se fosse passado junto com os outros cabos, pela lateral, seria necessário um cabo mais longo. O sensor foi fixado no parafuso M5 que sobra logo abaixo dos bicos injetores. Na foto abaixo, é mostrado onde o sensor ficou posicionado (destacado em vermelho)
455995

Para a fixação do sensor, eu fiz uma peça para servir de gaiola e guia para o cilindro do sensor. Esta peça foi feita usando um anél de lata de cerveja :brinde:.

455986

E finalmente, o sensir fixo no cabeçote.
456004


O interruptor térmico instalado foi o de 82-87°C (ou algo parecido, não me lembro ao certo). Optei por este por conservadorismo. A viatura não está muito boa, bem embaralhada logo quando liga, tomou uma fervida em agosto do ano passado, não foi arrumada direito e nunca mais foi a mesma.
Vou rodar com este interruptor térmico até ganhar mais confiança e acertar melhor o sistema, mais pra frente, se tudo der certo, vou troca-lo e colocar um de 3 terminais (vulgo modelo com ar condicionado) com temperatura de acionamento mais elevada, a ventoinha que usei vem com o resistor para reduzir a rotação.

Do jeito que está agora, pude fazer alguma observações.
Saindo com o motor frio, a temperatura sobe muito mais rápido que com a ventoinha original. Isso pode ser visto como algo bom ou ruim. Do ponto de vista do funcionamento normal do motor, isto é bom, atinge rapidamente a temperatura ideal de funcionamento mais rápido, reduzindo desgaste e consumo e aumentando o desempenho. Isto pode ser ruim em caso de falha, levando mais facilmente ao superaquecimento (me corrijam se esse meu pensamento estiver errado).

A temperatura que o controlador mostra se eleva bem rápido, mais que o ponteiro do painel. Nos testes que fiz, a temperatura medida pelo controlador ficou entre 92 a 98° na maioria do tempo andando na cidade. Em alguns momentos ela subiu mais que isto, chegando até 101°C quando forcei mais o motor em uma subida, e em uns 90°C em um trecho longo de descida suave, descendo desengrenado (motor em marcha lenta).

Fiz um trecho de estrada, coisa de 10km, em um trecho meio sinuoso. Na ida, em descida, a temperatura oscilava entre os mesmos 92 a 98°C. Na volta, subindo, chegou algumas vezes em picos de 102° durante os trechos mais forçados, mas em geral variava entre 96 e 100°C.


Essa semana vou tirar umas fotos do sensor colocado no painel. Ele foi colocado meio no provisório, por isso não tirei as fotos. Vou colocar o buzzer do alarme e também fixar 2 LEDs para indicar a operação da ventoinha.
Pretendo também medir a temperatura da saída de água do motor usando um termometro de infravermelho para saber qual a diferença da temperatura entre a água e o ponto onde o sensor está fixo no cabeçote.

[]s

lorpa
29/03/2014, 14:16
Atualizando

Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

Antes de ligar pela manhã, 22°C
456927

Depois de dar umas voltas, 95°C
456928

Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

[]s
[]s

andersoncolares
30/03/2014, 22:23
Atualizando

Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

Antes de ligar pela manhã, 22°C
456927

Depois de dar umas voltas, 95°C
456928

Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

[]s
[]s

Show Lorpa, siga dando notícias para seguirmos sua engenharia.

Abraços

Henriquemix
05/06/2014, 08:05
Atualizando

Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

Antes de ligar pela manhã, 22°C
456927

Depois de dar umas voltas, 95°C
456928

Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

[]s
[]s



Muito bom mesmo....obrigado pelas informações !
Eu já fiz tbm a adaptação para o sistema de ventilação elétrica e sistema de circulação vedada, o meu motor é o diesel aspirado 2.2, postei uma época atrás algumas fotos, etc...
Se observarem lá atrás no fórum, vão ver que passei por um grande dilema ( já foram 3 cabeçotes e 01 comando de válvulas...quilos de juntas e parafusos de cabeçote...rs ), enfim, acho que agora está tudo certo.

Bem...também fui obrigado a colocar o Led para verificação da ventoinha, pois o cebolão, mesmo novo, deu pau e quase fritou o motor ( diga-se de passagem que também já havia colocado um mostrador independente de temperatura ), mas a gente não fica 100% observando o relógio....e por um descuido, subiu a temperatura....mas de fato, não chegou a afetar o cabeçote. A partir daí coloquei o led, bem como instalei um botão de acionamento manual da ventoinha ( posteriormente colocarei as fotos ). ficou show.
Só uma ressalva, eu sempre achei que a mangueira de água que sai da válvula termostática ficava com uma pressão a mais que o normal, pois o sistema vedado não foi concebido originalmente para ela....e vi em outra Sportage que essa mangueira estava sem pressão....então, acabei fazendo um furinho de 1mm na tampa do reservatório....pronto....problema resolvido....motor sem aquecimento exagerado....tirei a pressão excessiva do sistema ( o que muitas vezes queima a junta do cabeçote pela própria pressão interna ), e não baixa água de jeito nenhum.
Única coisa que ainda tenho que fazer, e regular o ponto da bomba,..
Ahh....só mais um detalhe....uso a válvula termostática do opala ( 75 ° ), e o cebolão 86 / 76 senão me engano.
abçs

Henriquemix
05/06/2014, 16:57
E aí Djalma....como ficou ???


E aí Djalma, tudo bem ?
Quais as medidas que vc usou na válvula termostática e no bulbo ?

Djalma colombo
05/06/2014, 22:20
E aí Djalma, tudo bem ?
Quais as medidas que vc usou na válvula termostática e no bulbo ?

Tudo jóia Henrique, o cebolão usei o 86/76 e a valvula é a original kia, sem alterar nada! tá funcionando que é uma beleza, ja rodei bem e dando uns galeto nervoso, não alterou nada na temperatura e a ventoinha deu conta do recado, não sei ainda quanto a usar em trilhas, não deu tempo de testar, mas assim que der farei um relatório. Forte abraço!

lorpa
06/06/2014, 02:17
Tudo jóia Henrique, o cebolão usei o 86/76 e a valvula é a original kia, sem alterar nada! tá funcionando que é uma beleza, ja rodei bem e dando uns galeto nervoso, não alterou nada na temperatura e a ventoinha deu conta do recado, não sei ainda quanto a usar em trilhas, não deu tempo de testar, mas assim que der farei um relatório. Forte abraço!

Eu to usando o cebolão de 82/88°C, e a termostática é aquela com 2 estágios (pelo que eu vi é da gasolina, correto? O motor da viatura é o tdi). Esta combinação está funcionando bem, mas não utilizei em condições mais pesadas (temperatura ambiente alta e/ou andando por bastante tempo forçando).

Estava pensando em mudar a termostática para a de estágio único original e mudar o cebolão para um mais "quente", um 87/92 ou algo parecido.
Pelo tempo que estou usando, não vejo necessidade de utilizar temperaturas de acionamento mais baixas que estas para utilização urbana, principalmente para quem é do sul.

[]s e agora é cuidar das velas aquecedoras pra encarar o inverno!

Henriquemix
07/06/2014, 17:54
Eu to usando o cebolão de 82/88°C, e a termostática é aquela com 2 estágios (pelo que eu vi é da gasolina, correto? O motor da viatura é o tdi). Esta combinação está funcionando bem, mas não utilizei em condições mais pesadas (temperatura ambiente alta e/ou andando por bastante tempo forçando).

Estava pensando em mudar a termostática para a de estágio único original e mudar o cebolão para um mais "quente", um 87/92 ou algo parecido.
Pelo tempo que estou usando, não vejo necessidade de utilizar temperaturas de acionamento mais baixas que estas para utilização urbana, principalmente para quem é do sul.

[]s e agora é cuidar das velas aquecedoras pra encarar o inverno!


Olá Lorpa, a termostática original da diesel é a 82/88 sim.....agora o cebolão com a mesma temperatura eu não sei se é ideal,....mas se for.....vou mudar na minha.....pois na verdade eu acho que perco um pouco de potencia trabalhando um pouco mais frio, mas é que tive tantos problemas com super aquecimento que fiquei com medo de colocar uma temperatura mais alta.

lorpa
07/06/2014, 20:09
Não é o ideal mesmo, deveria ter temperatura de acionamento maior. Mas eu escolhi este por precaução, para ver o comportamento, analisar com cautela. A ventoinha que utilizei é aquelas de carro com ar condicionado, tem 2 velocidades. A ideia é que o próximo cebolão seja um com 2 saídas.
Eu vou alterar isto mais futuramente, primeiro quero acertar a termostática, colocara a termostática de um estágio só e limpar o sistema de arrefecimento. Pelo que eu vi, o primeiro estágio da termostática da gasolina abre muito cedo, agora estou sentindo isso no frio do norte do RS. Mas um passo de cada vez

[]s

Ocyre
23/06/2014, 17:05
Atualizando

Fotos do controlador instalado. Ainda falta colocar o buzzer do alarme.

Antes de ligar pela manhã, 22°C
456927

Depois de dar umas voltas, 95°C
456928

Aguém tem idéia de até quanto eu posso deixar a temperatura do cabeçote chegar?
Quero trocar o interruptor térmico, colocar um que acione em temperatura maior e que tenha 2 saídas. Alguém teria algum para me recomendar?

Próximos upgrades serão alguns LEDs de monitoramento para ver quando a ventoinha está ligada, talvez um led para monitorar o estado das velas de aquecimento.

[]s
[]s

Sou novo em dar pitaco neste posto porém como trabalho com parte de automação industrial tem um controlador muito bom da COEL em 12Vcc que possui duas saídas programáveis para PT100 que pode lhe ser interessante procure por controlador de temperatura Coel Modelo: R38FARR, já está em tamanho 72X48 que é o mesmo que você cortou em seu carro, esta configuração do modelo já está para 12 VCC específico com duas saídas a Relé até 8A, ou seja se for carga maior instalar um rele auxiliar de maior potência, espero ter ajudado e gostaria de colocar essa modificação em minha SPT pois já fiz 2 vezes o cabeçote e falta pouco para conseguir deixar ela rodando novamente e definitivamente sem mais problemas, comprei vários monitores auxiliares para controlar diversos itens do carro, desde pressão interna do motor, temperatura de água, de óleo e pressão da turbina, após estas instalações irei para a adaptação da parte de arrefecimento, cujo já estou aprendendo muito neste post

eduardommelo
11/07/2014, 21:52
Estava vendo esse tópico e me deu vontade de fazer uma adaptação na minha, mas vi várias opções, gostaria de saber qual a melhor. Quero usar válvula termostática do opala de 75 graus, quero também que o motor trabalhe no máximo a 80 graus. A minha Sportage está com a ventoinha travada e percebi que fica mais pesado o motor e mais barulhento, só percebi isso quando estava viajando e parafuso que estica as correias do alternador torou e com isso a ventoinha não rodava direito e muito menos gerava energia pra bateria, andei 120km na maciota. O motor ficou muito silencioso. Chegando em casa tirei o alternador e extrai o resto do parafuso que estava quebrado, comprei outro e montei, dei a partida e voltou a mesmo barulho que eu jurava ser do turbo, rsrsrsrs, resumindo é que gostei do carro 80 vezes mais silencioso e por isso que quero fazer a adaptação. Alguém pode me dizer as peças que devo usar para a adaptação elétrica?

Fla_Vinho_Tinto
16/07/2014, 00:06
Eduardommello,
vou lhe avisando que não existe a melhor opção, existe grandes debates e discusoes sobre varias idéias e propostas cabe a voce ler todos os artigos pesquizar muito bem e escolher a idéia que vc considerar mais adequada.
Vou aproveitar e colocar minha gambitec para o publico.Assim como vc eu estava com a ventuinha travada.Faz apenas um mes que fiz o sistema, hoje 15/07/14, aqui no Rio Grande do Sul é inverno (15º é a media de temperatura atual)e com este sistema o motor esta trabalhando exatamente nos 90º(recomendado pela kia)isto com pequenas variaçoes, constatadas pelo termometro digital.
1º recomendo instalar um termometro digital com aviso sonoro para o caso de superaquecimento, (é uma garantia)
2º valvula termostatica 75º com um furo 3,5 no corpo por garantia se a valvula tranque.
3º na saida do radiador(parte de baixo) celolão 87º(fecha circuito eletrico)82º(volta a abrir circuito, desligando ventoinha)segue foto.cebolão 82-87º
3º ventoinha eletrica - quanto mais potente sera melhor, fala-se que a do gol serve plug-play junto com seu suporte e que da conta, outros falam que a da ranger 2009 serve tambem(esta acredito que da conta)me falaram que a ventoinha da ducato é um furacão. sportage TDI pode procurar ventoinha de 16 polegadas o radiador se não me engano tem 52x42 centimetros.

A ventoinha do ar condicionado consome aproximadamente 6Amperes 6Ax12V = 72 watts de potencia
Eu optei por experimentar 3 ventoinhas pequenas colocadas diretamente no radiador( por minha conta e risco) e por enquanto esta tudo bem, são marca "ching-ling" mas com custo de 60,00 cada .cada uma tem 25cm ou 10polegadas.
Consumo de 4 Amperes cada 4 A x 12 V = 48 Watts x 3 unidades = 144Watts de potencia. comprei como se fossem de 80watts cada mas ching-ling nunca fala a verdade.
Estou falando de potencia porque a unidade de medida de ar é muito relativa ( CFM ) depende do numero de pás do formato delas da cabine de vento e bla-bla-bla, potencia é uma coisa mais palpavel não a mais adequada mas mais palpavel (multiteste nelas) as minhas ching-ling falavam em 1200 CFM cada mas se mentiram a potencia imagina o CFM!
A questao é que por enquanto esta funcionando e se uma queimar tem as outras duas bombando, para identificar se uma queimou ou se não estão funcionando ou ficando ligadas direto puxei um fio da saída do cebolão e liguei um diodo led no painel da viatura para ficar mais esperto.(segue foto) tem aqueles botoes cegos no painel, furo de 4mm e conectei ali.
Quanto aos beneficios: muito silencio,(apenas o barulho do motor) melhoria no consumo, reduziu a fumaça no escapamento.Com a ventoinha travada o motor não passava dos 62° motor trabalhava frio, e estou gastando meu atual tanque para poder tirar a media de consumo (semana que vem) mas o ponteiro do combustivel não quer baixar mais, esta muito mais economica,motor mais quente queima melhor o combustivel, rende mais e menos fumaça. quanto ao desempenho pelo fato do motor ter aliviado o peso da ventoinha ganhei aproximadamente de 4 a 5 KM pela media do giro do motor, ainda não isolei a polia da ventoinha pois tenho que comprar duas correias mais curtas.apenas retirei a helice e coloquei polcas trava no lugar.
Eduardo não sou profissional do ramo sou "mexanico"mas no site tem caras antigos e muito feras com dicas espetaculares, mas espero que alguma idéia seja de valia. Tenho fotos do sitema no meu album do perfil, e é isto, abraço de quebrar costelas.

Fla_Vinho_Tinto
16/07/2014, 00:23
Fotos .4708494708504708514708524708534708544708574708584 70861

eduardommelo
16/07/2014, 07:48
Flávio, eu agradeço demais sua atenção, muito obrigado mesmo, sua modificação ficou show e que sem dúvidas deve ter melhorado e muito no barulho, economia e potência. Você colocou uma válvula termostática de 75 graus e um cebolão que liga as ventoinhas com 87 graus e desliga com 82 graus, mantendo a temperatura nos 90 graus. A minha pergunta é, teria como eu manter a temperatura nos 80 graus? Eu teria que colocar outro cebolão que ative as ventoinhas com 80 graus? Ou teria que mudar outra coisa? Fico com medo de deixar nos 90 graus porque esses carros aquecem muito e subindo uma serra forçando o motor talvez ele possa ultrapassar essa temperatura, você já fez um teste desses?

ROAD TECH
16/07/2014, 07:48
Bom dia Amigos,

Comprei recentemente uma SPTG TDI 2001 e de cara fiz a adaptação de uma ventoinha elétrica do Opala 6 cil que estava jogada fazia alguns anos aqui na oficina. Coube no espaço entre o radiador e o motor com folga.

Adaptei um cebolão universal da Wahler 86/76 ºC no tanque inferior do radiador (parte mais fria) e fiz um circuito selado de água usando um reservatório de expansão do Uno. Mantive a válvula termostática original (peça nova) do SPTG, pelo menos numa primeira fase de teste.

Resultados: Temperatura medidas com termômetro infravermelho

Na carcaça da válvula termostática, ponto mais quente onde a água sai do cabeçote para o radiador: 89/88º C
No tanque inferior, junto ao cebolão: 85º C
Tempo em que a ventoinha permanece ligada: 25 segundos
Temperatura após desligamento: 82ºC (ponto mais quente)
Indicação original no painel fica "um ponto" abaixo do meio da escala do marcador.

Ainda não medi o consumo em ampéres da ventoinha e nem coloquei a SPTG para ralar. Preciso verificar essas duas coisas para certificar que a adaptação foi bem sucedida.

Removi o cavalete da polia do ventilador viscoso, pois ela não faz mais sentido como a ventoinha elétrica. Com isso, a parte frontal do motor fica mais exposta a receber o ar que vem da ventoinha. Se não fizer bem, mal não vai fazer (rsrsrs). Usei as mesmas correias (10 x 1120), pois fiz outras adaptações na carcaça da bomba d´água por conta do sistema selado. O ideal teria sido adotar as correias 10 x 1100 da Galloper (difíceis de achar). As de medidas 10 x 1090 ficaram curtas no meu caso.
Desenhei e mandei cortar do plasma um esticador mais longo por conta da nova posição do alternador. A montagem ficou 100%. Seguem fotos.
Para finalizar, falta instalar o termômetro digital, um sensor de nível no reservatório de expansão e um led para verificação do acionamento da ventoinha (todos já comprados)

eduardommelo
16/07/2014, 15:51
Muito boa essa também, mas vamos esperar você fazer os testes em que o motor utilize da força máxima pra ver o que acontece com a temperatura, se ela vai manter ou se vai oscilar... Aguardando os testes! :D

Fla_Vinho_Tinto
16/07/2014, 22:05
Beleza Eduardo,
Não realizei nenhuma viagem pela serra, por enquanto meu trajeto é de 60km diarios no tempo de 40 minutos, mudei a rota e pego apenas uma longa e ingrime subida 2ºmarcha a 2.200 giros num tempo de 53 segundos já proposital para teste e tenho ficado nos 93º de temperatura, mas longe de ser serra, lembrando que aqui esta clima frio, longe de um dia de 39ºC, mas acredito que deva se manter e apenas acionar mais a ventoinha.
Como falei não sou especialista sou mexanico, mas pela logica se voce baixar todo o sistema 10º tera o seu objetivo. valvula termostatica de 65º e cebolão de 77º-72º. Não sei se existe exatamente estes valores mas talvez aproximados. Mas é melhor aguardar a dica de algum especialista que realmente manje do assunto.A dica do RoadTec esta mais proxima do seu objetivo de 80º. é isto, abraço quebra costela.

eduardommelo
16/07/2014, 22:26
Valeu Flávio, existe sim um cebolão do opala de 75° graus e que desliga com 70°, encontrei no mercado livre, como também a válvula termostática do opala de 75° graus, acho que com esse conjunto o sistema de arrefecimento do meu carro deva trabalhar por volta de 80° graus no máximo. Aqui em Maceió o clima varia de 22° a 35°. Com a temperatura de 80° a 85° acho que ela deva trabalhar muito bem longe de acontecer algum dano a junta de cabeçote, prefiro prevenir pois gosto de andar acima do aconselhável. rsrsrsrsrs Abraço.

mflaviorodrigues
09/02/2015, 13:21
Fala galera blz, vou colocar uma Elétrica na minha viatura também, o meu viscoso acabou de dar pau, deixei ele travado ate chegar as peças que pedi para colocar a ventoinha elétrica, só uma duvida os parafusos que prendem o suporte da ventoinha original, posso tirar ou tenho que deixar os parafusos no bloco sem o Suporte da ventoinha?

EDuarte
09/02/2015, 13:58
Fala galera blz, vou colocar uma Elétrica na minha viatura também, o meu viscoso acabou de dar pau, deixei ele travado ate chegar as peças que pedi para colocar a ventoinha elétrica, só uma duvida os parafusos que prendem o suporte da ventoinha original, posso tirar ou tenho que deixar os parafusos no bloco sem o Suporte da ventoinha?

Pode tirar.
Se vc faz trilhas, não sugiro colocar a elétrica, a viatura trabalha muito no limite de temperatura com a elétrica e ela pode travar com barro ou alguma outra coisa.

[]s
(DU)

Christen Eagle
09/02/2015, 14:37
Eu uso elétrica de 16" com cebolão e uma chave de 3 posições que permite ligar e desligar manualmente, quando vejo um subidão já aciono a ventoinha antes, em alagados desligo para não quebrar as pás... E na duvido a hélice mecanica ta na caixa de ferramenta... kkk

mflaviorodrigues
10/02/2015, 07:47
Pode tirar.
Se vc faz trilhas, não sugiro colocar a elétrica, a viatura trabalha muito no limite de temperatura com a elétrica e ela pode travar com barro ou alguma outra coisa.

[]s
(DU)
Grande Eduarte blz? Cara eu não faço trilha com a VTR não, eu faço trilhas de BIKE mesmo, mais quando vou para o Sitio, pego bastante lama, e terra batida, mais nada que vai prender barro no radiador, Cara aproveitando o Tópico, no mês 04 eu devo sair de ferias, ai vou levar a viatura para você dar aquela olhada no motor, assim que sair a data certinho das ferias eu agendo com você.

EDuarte
10/02/2015, 08:37
Grande Eduarte blz? Cara eu não faço trilha com a VTR não, eu faço trilhas de BIKE mesmo, mais quando vou para o Sitio, pego bastante lama, e terra batida, mais nada que vai prender barro no radiador, Cara aproveitando o Tópico, no mês 04 eu devo sair de ferias, ai vou levar a viatura para você dar aquela olhada no motor, assim que sair a data certinho das ferias eu agendo com você.

Maravilha...

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
15/02/2015, 21:31
Coloquei o ELETRO Ventilador, e mantendo a temperatura normal usei o cebolão do opala,fico muito bom.

calberto_bb
23/02/2015, 13:26
Boa tarde a todos, comprei uma válvula termostática do motor AP, mas tive que limar a lateral dela pra caber, e não consegui colocar o oring que veio nela, está sem, fica passando agua. Sera que a do opala vai ficar melhor? Desde já agradeço a todos.

rDuran
23/02/2015, 16:21
Boa tarde a todos, comprei uma válvula termostática do motor AP, mas tive que limar a lateral dela pra caber, e não consegui colocar o oring que veio nela, está sem, fica passando agua. Sera que a do opala vai ficar melhor? Desde já agradeço a todos.

Na minha 2001 tdi uso do opala o encaixe é perfeito, se você não tem a junta você tem que ir em casa de juntas e comprar o papel e cortar.

calberto_bb
24/02/2015, 00:10
Na minha 2001 tdi uso do opala o encaixe é perfeito, se você não tem a junta você tem que ir em casa de juntas e comprar o papel e cortar.
Boa noite rDuran, obrigado pela ajuda, a junta eu consegui, tem uma loja que o cara faz na hora por Cincão, o problemas é aquele anel de borracha que não consegui colocar, aí fica passando agua como se não tivesse a valvula, aquele anel de borracha vai em cima ou em baixo da válvula?

Djalma colombo
24/02/2015, 10:53
Anel de borracha na valvula termostática pra mim é novidade, tira uma foto e posta pra gente ver!!!

calberto_bb
24/02/2015, 13:22
Anel de borracha na valvula termostática pra mim é novidade, tira uma foto e posta pra gente ver!!!
Ola Djalma, boa tarde, segue as fotos:493765493766493767493768
esta válvula é do motor AP, e esta marcado 80 graus nela.

EDuarte
24/02/2015, 14:48
Não precisa dessa borracha, é só a valvula encaixar certinho no rebaixo que tem na carcaça.
Essa borracha é pra carcaça do ap que é maior.

[]s
(DU)

Djalma colombo
24/02/2015, 16:11
Quando comprei pra minha não veio com estas borrachas, e é original do Santana, com logo da vw / audi e tudo!

calberto_bb
24/02/2015, 16:17
Grande EDuarte, Djalma, a sua veio um pouco maior, pois esta tive que comer, ui, a lateral pra encaixar, mas ela fica passando agua normal, pois estava lavando o sistema de arrefecimento e a Afuá passava normal, como se estivesse com a válvula aberta.

Djalma colombo
24/02/2015, 16:24
Tem algo errado, isto não deve acontecer!

calberto_bb
24/02/2015, 19:09
Estava pensando justamente isto Djalma, a do opala, é qualquer ano, 4 ou 6 canecos? Obrigado pela ajuda.

calberto_bb
25/02/2015, 20:29
Boa noite a todos, comprei a válvula termostática do opala, mas veio um pouco maior, assim como a do motor AP, fiz o teste da panela, e as duas funcionaram perfeitamente, então resolvi manter a do AP, que é pra 80 graus, a do opala é 75, depois que tiver resolvido outras coisas, como instalar o outro marcador de temperatura de água, vou providenciar a válvula original.

Djalma colombo
26/02/2015, 16:18
Estava pensando justamente isto Djalma, a do opala, é qualquer ano, 4 ou 6 canecos? Obrigado pela ajuda.

Pode ser de qualquer ano desde que seja do 4 caneco, ou usa a do santana 2.0!

mflaviorodrigues
02/03/2015, 11:46
Pessoal alguém da foto da polia viscosa desmontada, ou esquema da mesma, eu desmontei a minha para ver, e para mim esta faltando alguma peça, a minha tem só a parte de baixo(onde fixa na polia) essa parte tem um disco, e tem a parte de cima não tem nada entre as duas peças.

EDuarte
02/03/2015, 12:09
So tenho do lado da serpentina.
494167

[]s
(DU)

ivancgbsb
02/03/2015, 12:36
Pessoal alguém da foto da polia viscosa desmontada, ou esquema da mesma, eu desmontei a minha para ver, e para mim esta faltando alguma peça, a minha tem só a parte de baixo(onde fixa na polia) essa parte tem um disco, e tem a parte de cima não tem nada entre as duas peças.

Andei aprendendo muito dessas viscosas até fazer uma "recuperação" em uma de Hilux. Não deve ser muito diferente da da Sportage. Entre as metades não existe nenhuma peça mesmo.
Veja: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos

EDuarte
02/03/2015, 14:11
Andei aprendendo muito dessas viscosas até fazer uma "recuperação" em uma de Hilux. Não deve ser muito diferente da da Sportage. Entre as metades não existe nenhuma peça mesmo.
Veja: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos

O principio é o mesmo, mas o mecanismo é diferente.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
03/03/2015, 08:19
So tenho do lado da serpentina.
494167

[]s
(DU)
Du e justamente isso, entre esse lado que você postou e o outro Lado, onde prende na polia, não vai nada no meio?
se não vai nada no meio, como esse mecanismo acopla?

EDuarte
03/03/2015, 09:11
Du e justamente isso, entre esse lado que você postou e o outro Lado, onde prende na polia, não vai nada no meio?
se não vai nada no meio, como esse mecanismo acopla?

Nessa parte (foto) fica o reservatorio do gel, na outra parte fica o disco, qdo o radiador esquenta muito, esse calor atinge a serpentina que fica na frente do acoplamento abrindo o reservatorio e liberando o gel, esse gel vai ficar entre o disco e a carcaça deixando o sistema preso e assim girando a helice com mais velocidade.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
03/03/2015, 17:04
entendi, então quanto de gel ou oleo bem grosso eu devo colocar neste reservatório?

EDuarte
03/03/2015, 18:29
entendi, então quanto de gel ou oleo bem grosso eu devo colocar neste reservatório?

Não pode ser usado óleo comum, o óleo afina em alta temperatura, dessa forma o sistema fica ineficiente.
Tem que ser óleo de silicone, costumo usar o de viscosidade 10.000.
Depois de lavar bem e tirar todo o resquício do gel velho, encha o reservatorio até o limite (como na foto).

[]s
(DU)

Caparaó
07/03/2015, 17:49
Não pode ser usado óleo comum, o óleo afina em alta temperatura, dessa forma o sistema fica ineficiente.
Tem que ser óleo de silicone, costumo usar o de viscosidade 10.000.
Depois de lavar bem e tirar todo o resquício do gel velho, encha o reservatorio até o limite (como na foto).

[]s
(DU)
Ja li para utilizar Aditivo Prolong e bardal B12 - imagino que sejam óleos de silicone - Mas e quanto ao gel, não existe no mercado? como pedir nas lojas ? Qual é o nome / marca?

EDuarte
07/03/2015, 19:13
Bardhal ou pronlong são como óleo, tbm afinam com aumento da temperatura, mas continuam um pouco grossos.
Procure o silicone em lojas de modelismo.

[]s
(DU)

Caparaó
07/03/2015, 19:44
Bardhal ou pronlong são como óleo, tbm afinam com aumento da temperatura, mas continuam um pouco grossos.
Procure o silicone em lojas de modelismo.

[]s
(DU)
Obrigado por responder.
Não seria o mesmo deste que se usa nos caros para limpeza e brilho no painel? Não sei onde achar loja de modelismo em Vitória.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/interior-en-acessorios-carros-20987-MLB20200461517_112014-Y.jpghttp://mlb-s1-p.mlstatic.com/interior-en-acessorios-carros-20710-MLB20197011582_112014-Y.jpg

Caparaó
07/03/2015, 20:00
Encontrei na NET ÓLEO silicone. é mesmo que vocês chamam de gel? No anúncio diz viscosidade vai até 1000. Qual é a quantidade para usar o acoplamento? será 60 ml dá?

https://www.mercadolibre.com/jm/img?s=MLB&v=O&t=T&f=3651632084_012013.jpg&sll=464581

EDuarte
08/03/2015, 08:46
Não é o mesmo que se usa pra passar nos pneus ou painel do carro.
Procure pela internet em lojas de modelismo, é usado em diferenciais e amortecedores, a viscosidade tem que ser entre 7.000 e 10.000.

[]s
(DU)

Caparaó
08/03/2015, 09:13
Não é o mesmo que se usa pra passar nos pneus ou painel do carro.
Procure pela internet em lojas de modelismo, é usado em diferenciais e amortecedores, a viscosidade tem que ser entre 7.000 e 10.000.

[]s
(DU)

Encontrei este com 110 ml. Será que esta quantidade basta? Densidade 10000:
RB lança sua gama de óleo de silicone de elevada qualidade para amortecedores e diferenciais. Testado com longas horas de trabalho em diferentes faixas (empoeirado e úmido), com diferentes marcas de amortecedores e diferenciais, mesmo assim estes óleos permanecem constantes, com isso atingindo as normas de qualidade profissional.

Quanto maior o número do cst, mais denso será o silicone.

Embalagem com 110 ml.
http://www.hobbyville.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_4436_85e75972bbf0bb775ba8fcb048766332.jpg

EDuarte
08/03/2015, 10:40
Vai usar em torno de 30, 40 ml.

[]s
(DU)

Caparaó
09/03/2015, 11:16
Encontrei uma loja na minha cidade. O problema agora é a viscosidade que lá tem de 5000 e depois 30000
Estou pensando neste de 5000. será que dá certo, ou é problema?

EDuarte
09/03/2015, 12:33
Encontrei uma loja na minha cidade. O problema agora é a viscosidade que lá tem de 5000 e depois 30000
Estou pensando neste de 5000. será que dá certo, ou é problema?

"Pode ser" que o de 5000 de certo, o de 30000 é muito grosso.

[]s
(DU)