PDA

Ver Versão Completa : Interruptores elétricos



andretomasi
16/06/2003, 20:16
Pessoal, estou com uma dúvida.. estou interessado nos interruptores da MarGirius, que me indicaram aqui no fórum.. só que nas informações, eles são todos 110Volts /220V, e variam de 5A a 20A.. Como não entendo muito de elétrica, queria saber se tem problema usar esses interruptores no cj, pros faróis, ventoinhas, etc, ou se dá pra usar sem problema.. e tem alguns modelos de interruptores que tem uma lâmpada interna pra mostrar que está acionado.. essa lampada funcionaria no sistema 12 Volts do cj??
[ ]´s elétricos :lol:

Eduardo Chaves
16/06/2003, 20:59
Keko,

Quando eu tinha meu Niva, instalei essas mesmo que vc disse com a luz interna, eram verdes, e o que fiz foi trocar as lâmpadazinhas por led's verdes, e liguei no 12v, já os interruptores nunca me deram problemas, os usava para os milhas, mas tb não sei se eram corretos para a função :roll: :roll: :!: :!: :!:

[]'s alumiados...

fugger
17/06/2003, 00:50
:D Olá Keko

:D Para estes equipamentos que vc mencionou ( que são os que consomem mais energia) o ideal é utilizar os interruptores para acionamento de um relê que por sua vez acionará o equipamento.

:) Se vc utilizar somente os interruptores, acaba por sobrecarrega los e queimando-os, o que pode ainda ocasionar mais problemas no chicote eletrico gerando um problema ainda maior.

[]'s eletrificados

fpandur
17/06/2003, 07:52
Olá Keko

Pode utilizar sim. Essa especificação de tensão (110/220) é a máxima suportada pelo interruptor. Fique atento à corrente elétrica. Um de 20 A por exemplo, dá p/ acionar diretamente um par de faróis de milha de 55 W. Neste caso, a corrente elétrica seria cerca de 8 A (100/12). Se for acionar uma ventoinha, já fica meio que no limite, pois a mesma consome de 15 a 20 A. O ideal, como o Fugger comentou, é utilizar relês. Mesmo a chave sendo de 20 A, uma corrente de 8 A passando por ela irá danificando aos poucos os contatos. Demooooora, mas acaba desgastando. Com um relê, a corrente "pesada" passa todo por ele. Coloque relês de 40 A e nunca mais se lembre deles ... :D

Agora uma coisa: você já verificou a dimensão/tamanho dessas chaves p/ 20 A ? Essa corrente é alta, considerando chaves "comuns". Verifique se essa de 20 A não é um "monstrengo" de difícil instalação no painel do Jeep. No meu caso, eu instalei um modelo da Marília, que é todo em metal, inclusive a alavanca/haste. Sua instalação é extremamente simples, basta fazer um furo no painel e fixar com a porca. Os contatos são p/ 3 ou 5 A (não me recordo agora), mas utilizei relês em todos os dispositivos. Como deixei a fiação também já superdimensionada, se eu quiser instalar faróis mais fortes, como fiz recentemente, não há problema algum, que a instalação suporta. :wink:

Abraços

João Ricardo
17/06/2003, 08:37
É isso aí, Keko.

O Flávio está corretíssimo em suas explicações. O segredo é somente esse: simplesmente dividi-se a quantidade total de watts pela voltagem, para saber a amperagem. Há pouco tempo, coloquei dois milhas de longo alcance (100 watts cada um) ligado num interruptor do mesmo tipo que o Flávio utilizou, juntamente com um relê de 30 ampéres. Pode passar a noite inteira com eles ligados que não há superaquecimento do interruptor nem dos fios. Não esqueça de utilizar fio grosso. :wink:

[ ]'s Iluminados.

João Ricardo.
CJ 5 - 63.

andretomasi
17/06/2003, 12:34
Obrigado pessoal, vou utilizar esse esquema dos relés! Valeu!

[ ]´s