PDA

Ver Versão Completa : Manutenção do Setor de Direção Hidráulica da Ranger

Edintruder
18/10/2008, 19:11
Na tentativa de não gastar R$395,00 em um kit de reparos da DH da Ranger, gastei crca de R$50,00 nos retentores da DH, montei tudo porém vazou ...

O problema e que os retentores dos cilindros de pressão medem 47,30mm, 31mm e 7,25mm de altura e não existem no mercado brasileiro. Coloquei uns de 47,50, 28mm e 9,5mm, porém um deles por ter mais borracha no centro virou do avesso.

Vou tentar encomendar direto com a Ford ou fazer um encosto para o retentor para não virar do avesso.

Em um lado o retentor recebe um encosto de latão e nesse ele trabalhou muito bem mesmo com medida diferente, justamente no lado interno o retentor fica apenas retido em uma cava pelas beiradas.

Eu encontrei o retentor que daria certinho, porém o diãmetro externo é de 47mm, e precisaria ser fixado com cola, como o óleo ATF é agressivo, com cereza iria vazar, então preferi esse.

Dá bastante trabalho mas com certeza compensa o valor!

Anthoniusnikos
18/10/2008, 20:00
Katsso, Edin, qual o fabricante dessa peça ? É TRW ou ZF ? Você procurou esses retentores (kit de reparo) na Internet e Autopeças ? A Sabó, ou outro fabricante de auto-peças não os têm ? Apesar que é recomendado, sempre substituir os componentes por originais.
Quais são as peças que devem sair da frente para a remoção da DH ? Foi fácil ?
Abs
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
18/10/2008, 23:11
Edin, achei um Kit de reparo da DH, do fabricante DHB. É bem provável que a TRW e a ZF também tenham. www.dhb.com.br (http://www.dhb.com.br)
Os Kits de Reparo e Componetes para Mecanismos Hidráulicos são os mesmos produtos utilizados no componente original do veículo.
http://www.dhb.com.br/files/img_ptg_1_1_122.jpg (http://www.dhb.com.br/files/img_ptg_2_1_122.jpg)

» Veja a lista de Kits de Reparo para Mecanismos Hidráulicos (http://www.dhb.com.br/index.php?menu=produtos&submenu=lista&tipo=550)

Av. das Indústrias, 864 - Bairro Anchieta - Porto Alegre - RS

dhb@dhb.com.br

(51) 2121- 1244 / 1334

Edintruder
18/10/2008, 23:50
Para tirar o setor tem que tirar a barra estabilizadora, protetor de cárter e a ponteira axial da esquerda.

Na primeira vez que tirei levei a manhã inteira, hoje depois que montei e vi que vazou, tirei tudo e desmontei novamente o setor em cerca de 40 minutos.

Só TRW e a DHB que tem esses kits. Não encontrei as peças avuslsas. Vou tentar na autorizada uma vez que o retentor é original Ford.

Edintruder
18/10/2008, 23:51
Esse kit da DHB não é vendido ao consumidor, apenas às oficinas credenciadas. Por isso que eu desmontei e comprei as peças individualmente.

Anthoniusnikos
20/10/2008, 23:31
Amanhã, vou ver numa oficina especializada, aquí perto, se vendem o kit para o consumidor. Depois posto.
Abs

Rogerrm
21/10/2008, 15:34
Edin, em POA tem uma tal casa dos retentores, foi lá onde meu pai comprou os retentores p/cubo da ranger 98

Da uma olhada nessa lista de lojas em POA

http://www.listaonline.com.br/web/companyCategorySE.aspx?goo=1&/4929/Rolamentos/334/Rio-Grande-do-Sul/Rolamentos-Rio-Grande-do-Sul.htm

Edintruder
21/10/2008, 18:22
Eu encomendei os retentores direto da Ford. Custa R$41,00 a unidade. Então a ranger terá mais uma semana de férias! rsrsrs.

crystyan2003
28/02/2009, 09:02
Eae galera beleza??

Ontem tive um problema no motor de partida o automatico parou!RSRSRS
eita trabalhinho bom esse!

Pois é quando ela estava suspensa percebi que as duas coifas (1) da barra da direção hidraulica estão soltas, mas não estão furadas na verdade estão em perfeitas condições. fui meter o dedo lá e retirei um canduite(2) que tambem está solto e que pela foto do edintruder me parece que ele encaixa dentro da coifa!

agora vamos a sessão perguntas e respostas?

É isso mesmo?
É possivel eu colocar essa coifa sem retirar a direção?
Pra que serve esse canduite?

É possivel que as presilhas saiam ou quebrem?

Marcelo-HPE
28/02/2009, 10:33
Edin !! vc procurou esses retentores no catálogo da Sabó ? com Ø do eixo, Ø do alojamento do retentor e a alturado retentor (H) da para enquadra no catálogo .
abs.

Marcelo-HPE
28/02/2009, 11:03
Edin ; se vc não já viu . de uma olhada no catálogo da Sabó. abaixo
abs.

Walter L. L. Casitta
28/02/2009, 17:38
Eae galera beleza??

Ontem tive um problema no motor de partida o automatico parou!RSRSRS
eita trabalhinho bom esse!

Pois é quando ela estava suspensa percebi que as duas coifas (1) da barra da direção hidraulica estão soltas, mas não estão furadas na verdade estão em perfeitas condições. fui meter o dedo lá e retirei um canduite(2) que tambem está solto e que pela foto do edintruder me parece que ele encaixa dentro da coifa!

agora vamos a sessão perguntas e respostas?

É isso mesmo?
É possivel eu colocar essa coifa sem retirar a direção?
Pra que serve esse canduite?

É possivel que as presilhas saiam ou quebrem?

- É isso mesmo.

- Dá pra montar tudo sem desmontar retirar a caixa.

- Aquilo é um tubo e não um conduite. Serve para que o ar passe de uma coifa para a outra durante os movimentos da caixa de direção.

- O cara que mexeu por último não recolocou as braçadeiras. Você tem que colocar outras novas...

Patoso
28/02/2009, 19:44
Edin,
Estou com uma pequena folga em minha Direção....Levei em uma oficina meia boca que mexe com direção hidráulica e o cara disse que é a cremalheira que gasta e gera essa folga.....Não acreditei...na verdade eu acredito que pode ser alguma bucha que segura a cremalheira ao corpo da direção....Já que voce desmontou lá, sabe me dizer c são buchas de bronze ou c é comum ficarem desgastadas....
Quem tiver conhecimento de algum motivo da folga me conta ai pq to querendo mexer eu mesmo, pois assim como muitos do forum nao confio nos porcânicos!!!
Alem do mais a cremalheira é feita e depois passa por um processo de cementação para endurecimento da superfície do aço para evitar desgaste....e o cara da oficina disse que é só enxer de solda e usinar denovo....é foda...não arrisco fazer isso em uma peça tão importante assim...

abraço

crystyan2003
28/02/2009, 19:59
- É isso mesmo.

- Dá pra montar tudo sem desmontar retirar a caixa.

- Aquilo é um tubo e não um conduite. Serve para que o ar passe de uma coifa para a outra durante os movimentos da caixa de direção.

- O cara que mexeu por último não recolocou as braçadeiras. Você tem que colocar outras novas...

Valew Walter!!!
Obrigado!!!

Walter L. L. Casitta
28/02/2009, 20:39
Edin,
Estou com uma pequena folga em minha Direção....Levei em uma oficina meia boca que mexe com direção hidráulica e o cara disse que é a cremalheira que gasta e gera essa folga.....Não acreditei...na verdade eu acredito que pode ser alguma bucha que segura a cremalheira ao corpo da direção....Já que voce desmontou lá, sabe me dizer c são buchas de bronze ou c é comum ficarem desgastadas....
Quem tiver conhecimento de algum motivo da folga me conta ai pq to querendo mexer eu mesmo, pois assim como muitos do forum nao confio nos porcânicos!!!
Alem do mais a cremalheira é feita e depois passa por um processo de cementação para endurecimento da superfície do aço para evitar desgaste....e o cara da oficina disse que é só enxer de solda e usinar denovo....é foda...não arrisco fazer isso em uma peça tão importante assim...

abraço

99% da folga estar nos tirantes da caixa de direção. Se for na caixa de direção (duvido muito), tem que retirar abrir e trocar os calços de regulagem. Já fiz isso em outro veículo, mas não acredito que seja o caso...

Cristiano Faria
07/03/2009, 12:05
99% da folga estar nos tirantes da caixa de direção. Se for na caixa de direção (duvido muito), tem que retirar abrir e trocar os calços de regulagem. Já fiz isso em outro veículo, mas não acredito que seja o caso...

Olá!! Ando lendo mais o fórum e vi que vc e o Edin devem ter sido alguns dos engenheiros projetistas da Ranger.... já fizeram ou desmontaram pessoalmente quase tudo nelas... :mrgreen:

Tive outra Ranger bem diferente antes, americana, 1995 gas, que sempre dava uma cantada na DH quando virava muito. Estou com uma do mesmo ano e modelo da de vcs e ela também canta bastante a DH quando vira um pouco mais ou manobra.... Fluido ok, no nível... Isso é normal nelas?

Um abraço!

Marcelo-HPE
07/03/2009, 16:24
Essa cantada aí pode ser a correia da bomba da D.H
abs

Edintruder
07/03/2009, 21:28
Cristiano,
Normalmente a DH da Ranger não deve cantar pois a correia multi-v trabalha com bastante tensão. Se fizer isso é sinal de desgaste da correia, tensionador com pouca pressão ou bomba da DH pesada, porém nesse caso faria bastante barulha na bomba também.
Te acostuma a limitar o giro de torção do volante antes do batente pois a bomba da DH da Ranger costuma se entregar muito cedo nas mãos de quem abusa do final do curso.

Marcelo, esse manual da Sabó eu conheço de cór e salteado...

Patoso
08/03/2009, 20:19

Tirantes da caixa de direção são o que?? seria os olhais internos??
obrigado

Cristiano Faria
09/03/2009, 08:43
Cristiano,
Normalmente a DH da Ranger não deve cantar pois a correia multi-v trabalha com bastante tensão. Se fizer isso é sinal de desgaste da correia, tensionador com pouca pressão ou bomba da DH pesada, porém nesse caso faria bastante barulha na bomba também.
Te acostuma a limitar o giro de torção do volante antes do batente pois a bomba da DH da Ranger costuma se entregar muito cedo nas mãos de quem abusa do final do curso.

Marcelo, esse manual da Sabó eu conheço de cór e salteado...

Beleza! Valeu pela dica, novamente!!
Ela só canta mesmo quando chega perto do final, mas vou passar a evitar isso.
Um abraço!

Edintruder
09/03/2009, 12:58
Os tirantes são as ponteiras axiais. Fazem o acoplamento do setor com as ponteiras de direção e acompanham todo o trabalho da suspensão dianteira.

Patoso
12/03/2009, 01:05
Os tirantes são as ponteiras axiais. Fazem o acoplamento do setor com as ponteiras de direção e acompanham todo o trabalho da suspensão dianteira.

entendi.....mas os 99% de chance da folga ser nos tirantes é na ponteira que liga o tirante na caixa de direção né (interno)...porque a ponteira do tirante na manga de eixo está OK na minha....e o que folga são as ponteiras por o tirante é um aço rigido correto??

Patoso
14/03/2009, 03:42
Vou dar uma olhada nos tirantes e vê c a folga pode ser lá...no caso d estar na caixa de direção poderia ser a cremalheira?? não acredito muito nao...acho mais facil ser as buchas!!!

Anthoniusnikos
14/03/2009, 09:09
Olá Patoso. Tire umas fotos do setor, das peças e post, pois ainda não mexi nesse setor, e isso vai facilitar muito para todos.
Caro Edin, a sugestão vale para você também. FOTOS !!! :concordo:
Abração
Anthon

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 12:29
Boa tarde pessoal.
Fui retirar uma mangueira de pressão da direção hidráulica, porque está com vazamento no bico que enrrosca embaixo da polia ao lado do alternador (foto 3, mangueira metálica), mas o parecia uma simples troca de tubo, complica na retirada da porca da outra extremidade que está na bomba da DH, lá existem quatro porcas que fixam quatro entradas de tubos. Daí que para tirar a que preciso, teria que tirar os outros que atrapalham.
Será que dá para consertar esse bico(foto 4), sem que o mesmo venha a dar vazamento depois ? :pensativo:
Agradeço sugestões dos amigos.
Att
Tio Balú

sergiomfff
29/04/2009, 16:38
Boa tarde pessoal.
Fui retirar uma mangueira de pressão da direção hidráulica, porque está com vazamento no bico que enrrosca embaixo da polia ao lado do alternador (foto 3, mangueira metálica), mas o parecia uma simples troca de tubo, complica na retirada da porca da outra extremidade que está na bomba da DH, lá existem quatro porcas que fixam quatro entradas de tubos. Daí que para tirar a que preciso, teria que tirar os outros que atrapalham.
Será que dá para consertar esse bico(foto 4), sem que o mesmo venha a dar vazamento depois ? :pensativo:
Agradeço sugestões dos amigos.
Att
Tio Balú

Rapaz, eu tive o mesmo problema que vc; era só ligar o motor q já começava a pingar óleo direto.
Mas a mihna parou só com um simples aperto, pois essa conexão veda no flange.
Eu cheguei a pedir pro meca arrumar outra mangueira, mas não foi preciso, ah, eu tb desanimei com essas 4 porcas; e fique atento com o nível do óleo, pq depois de uns 6 meses minha bb pifou e acho que foi desgaste dessa ocasião, morri em 410 pilas isso pq eu q trokei.
Abs e boa sorte.

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 20:02
Valeu Sergio.
Mas, tenho receio de remontar com a mesma rosca e voltar a vazar novamente, pois ela já estava bem apertada, e dá um trabalhão danado ter que tirar um montão de peças da frente e ter que desmontar tudo de novo.
Minha dúvida é se eu soltar todos os outros três canos da DH, se eles não darão vazamento ao serem respostos.
Att
Tio Balú

Kim
29/04/2009, 21:27
Pessoal!

Uma solução simples e funcional.

Na quarta foto, mostra a conexão e o tubo, então vamos às explicações técnicas! :mrgreen:

Leve a conexão mais para traz da ponta do tubo e, enrole umas quatro voltas de fita veda-rosca. (fique atento ao lado de enrolar, tem que ser no sentido de que quando apertar a rosca, apertar mais a fita ali colocada - segurar o tubo com a mão direita e passar a fita com a mão esquerda, no sentido anti-horário, entendeu)

Depois proceder da mesma forma na rosca, colocando umas dez voltas, deixando a parte perto do sextavado com mais fita.

Sempre resolve!

Até na tubulação do freio.

Cade as pedradas????

Abraços.

Kim.

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 22:19
Boa noite Kim.
Primeiro obrigado pela sugestão.
Mas...
Pedrada n. 1) 10 voltas não é muito não ? Não acaba escorregando tudo ? Talvez 7 ?
Pedrada n. 2) essa fita Teflon aguenta a temperatura alí naquele ponto ?
Bom... Por outro lado, para trocar esse tubo, se eu desatarraxar as outras conecções dos três tubos, será mais arriscado alguma dar vazamento que realizar o procedimento que você porpôs ?
Essa afirmação que funciona até em tubulação de freio me deixa muito tranquilo, então.
Att
Tio Balú

Kim
29/04/2009, 22:33
Opa!

Resposta da pedrada 1.

10 voltas não é muito, pois a fita tem uma ótima deformação, o importante é o preenchimento dos espaços no fio de rosca.

Resposta da pedrada 2.

A fita só queimará se colocada no escapamento, caso contrário, sem problema!:concordo:

Conexões com atf, quanto menos mexer, melhor é, vai por mim.

Uma super dica:
ao reabastecer o sistema, coloque o fluido até o nível indicado no reservatório, funcione o motor na marcha lenta, gire o volante para a direita, depois para a esquerda (todo o curso).

Alinhe o volante e complete o fluído (sem desligar o motor).

Não desligue, espere o fluído para de espumar (estará com um aspecto espesso e tom rosado).

Caso ache necessário, vá acelerando gradativamente e, pouco (não precisa fazer o ponteiro do giro sair do painel!)

Basicamente é isso!

Abraços.

Kim.

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 22:45
Obrigado Kim, já posso dormir sossegado. Amanhã parto para a limpeza e remontagem. Vamos fazer direito para não ter que desmontar tudo de novo.
Boa noite, caro colega.
Tio Balú

Walter L. L. Casitta
29/04/2009, 22:59
A fita teflon agüenta um monte de temperatura. Na quele ponto não tem temperatura suficiente, mas a fita teflon foi fita para vedar rosca e não é o caso.
A vedação ali é feita entre o flange no terminal da bomba e o flange na ponta do tubo. Aquela porca serve só pra segurar tudo junto. Se o flange na ponta do tubo estiver deformado só outro novo e tem que trocar a tubulação completa.

Numa casa especializada em tubos e conexões hidráulicas você deve gastar uns R$30,00 pra consertar se for o caso. A Original é muito cara, Uns R$350,00...

Kim
29/04/2009, 23:02
CORRIGINDO.

No tubo deverá passar no sentido anti-horario (conforme roscara, apertará mais a fita), e na rosca, sentido horário.

Para não ficar dúvidas, figura 2 e 6:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.soletrol.com.br/especiais/passo_a_passo/temp_shower/seq_06.jpg&imgrefurl=http://www.soletrol.com.br/especiais/passo_a_passo/temp_shower/index.php&usg=__GvJRVZ3XVn33z4_FOManjruRKv4=&h=197&w=197&sz=5&hl=pt-BR&start=8&um=1&tbnid=p2slt2NUB7TnPM:&tbnh=104&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3Dcomo%2Baplicar%2Bfita%2Bveda%2Brosca% 26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN%26um%3D1

Grande Walter!
Não é o caso, como disse, mais funciona, e como funciona, experiência própria.
Palavra de quem já bateu muito a cabeça com maquinários agrícolas.

T.T. Rex - Tio Balú
29/04/2009, 23:22
Obrigado Walter, mas por aquí não deve existir essa casa especializada.
Dá para ver que dentro da conecção tem um anel de borracha, o que não dá é para saber se ele está inteiro. Pelo fato de terem apertado o máximo e não ter vedado, acho que vai ser difícil segurar.
A ponta do tubo não está deformada, mas parece um pouco mais aberta que deveria.
Vou tentar como o Kim sugeriu, mas depois vou enfaixar a conecção com um pano, para pelo menos, se der vazamento, não espirrar em tudo. Já estava chegando óleo nas caixas e escapamento.
Com relação as 4 conecções na caixa de direção:
Caracas, meu, esses engenheiros não poderiam facilitar mais as coisas ? Só sai uma se tirar antes outras tantas ! Falta de espaço ! :putz:
Muito obrigado.
Att
Tio Balú

Edintruder
30/04/2009, 00:08
Com relação as 4 conecções na caixa de direção:
Caracas, meu, esses engenheiros não poderiam facilitar mais as coisas ? Só sai uma se tirar antes outras tantas ! Falta de espaço ! :putz:

Isso é RANGER!
Bem vindo ao mundo da falta de espaço para pôr a mão!!! :mrgreen:

Tem um selo atrás do bloco da minha Ranger que furou e eu colei com durepóxi no ano passado, voltou a vazar e eu completo a água a cada 4 dias só porque não tem como trocar o tal selo sem ter que tirar o motor fora... é mole?

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 00:46
Edintruder, lí no seu Memorial de Posts que você fez um selo de tarugo de alumínio e colocou !? Foi em algum lateral ? Não deu certo ?
Obs.: Não dá para trocar esse selo fazendo um buraco a partir de dentro do painel da picape ? Aí só restaria saber se é mais fácil retirar o painel ou o motor.
Abração
Tio Balú

Patoso
30/04/2009, 05:50
Pessoal!

Uma solução simples e funcional.

Na quarta foto, mostra a conexão e o tubo, então vamos às explicações técnicas! :mrgreen:

Leve a conexão mais para traz da ponta do tubo e, enrole umas quatro voltas de fita veda-rosca. (fique atento ao lado de enrolar, tem que ser no sentido de que quando apertar a rosca, apertar mais a fita ali colocada - segurar o tubo com a mão direita e passar a fita com a mão esquerda, no sentido anti-horário, entendeu)

Depois proceder da mesma forma na rosca, colocando umas dez voltas, deixando a parte perto do sextavado com mais fita.

Sempre resolve!

Até na tubulação do freio.

Cade as pedradas????

Abraços.

Kim.

Não seria no sentido horário??? pensa bem!!!

foi mals essa msg....não vi que tinha a 4ª pagina que houve a correção!!! uhhuu

Edintruder
30/04/2009, 19:13
Balú,
Não pensei nisso.
Vou estudar um pouco, mas com certeza desmontar o painel, abrir uma jenala atrás do motor, fabricar uma tampa com boa vedação deve dar mais trabalho que tirar o motor...
Não cheguei a fazer o selo de alumínio para esse motor. Só meti cola epóxi em todos os selos. Mesmo sem furo meti cola!

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 19:33
Edintruder, ainda não sei bem onde estão e como são esses selos(são marcas redondas?), mas penso se daria para furarmos de vez, aqueles que estejam dando vazamento, e fazermos rosca e aparafusarmos com material de dilatação semelhante a do bloco ? Qual a utilidade desses selos aquí no Brasil, além das poucas regiões que podem fazer frio muito abaixo de zero ?
Abs
Tio Balú

Edintruder
30/04/2009, 20:55
Os selos são tampas de metal colocados nos furos de acesso para os moldes do bloco. Após a retirada da forma de fundição, os buracos são tampados com esses tais selos que ao meu ver são pra lá de vagabundos!
Quando furam tem que trocar mesmo, mas o problema é o trabalho que dá para fazer o serviço.

Walter L. L. Casitta
30/04/2009, 21:41
Os selos são tampas de metal colocados nos furos de acesso para os moldes do bloco. Após a retirada da forma de fundição, os buracos são tampados com esses tais selos que ao meu ver são pra lá de vagabundos!
Quando furam tem que trocar mesmo, mas o problema é o trabalho que dá para fazer o serviço.

Eles furam pela utilização errada do liquido de arrefecimento...

T.T. Rex - Tio Balú
30/04/2009, 22:13
Devem ser tipo tuchos. É possivel trocar esses selos por fora, sem precisar abrir o motor ?

Walter, se for por esse motivo os selos da minha Ranger vão durar até a primeira retífica. Espero acima dos 300.000 Km. Tenho trocado a água aditivada (1/3add + 2/3H20) a cada 10.000 Km, e ela já sai marrom. Vou passar a trocar até com mais freqüência.

Abs
Tio Balú

Edintruder
01/05/2009, 00:16
Sim, esses selos são trocados sem abrir nada, mas falando em Ranger, para conseguir tocar o dedo em qualquer selo tem que passar 30 minutos desmontando periféricos.

Walter, esse é o preço que se paga por comprar veículos usados...

Walter L. L. Casitta
01/05/2009, 09:46
Walter, esse é o preço que se paga por comprar veículos usados...

Por isso não, eu comprei 0Km e já tive que trocar o radiador justamente por ficar trocando o liquido desnecessariamente. O próximo prejuízo sera por conta do radiador do aquecedor que tá obstruído...

T.T. Rex - Tio Balú
01/05/2009, 19:36
Walter, se puder trocar o líquido semanalmente, melhor ainda. O que se precisa é colocar o fluído adequado na proporção adequada.
Posso afirmar que: Se deixar passar muito a troca, ou colocar fluido de menos ou a mais, vai ajudar a furar o selo por corrosão.

Walter. O radiador do aquecedor está obstruído ? Faz idéia com quê ? Vai tirar o painel da picape ?
Balú

filipecyriaco
20/08/2009, 14:19
Olá, minha ranger 2.5 gasolina está com um barulho "chiado" meu mecanico disse que é BOMBA HIDRÀULICA.... falou que vai abrir e trocar os retentores? Gostaria de saber se é simples assim? o chiado encomoda e quando viro o volante piora...

Anthoniusnikos
21/08/2009, 10:45
Para um mecânico experiente é fácil. Deve ficar zerada.
Mas se você for fazer o serviço, leia este tópico desde o início que vai conseguir. Se tiver dúvidas, o Tio Edin está sempre por perto.
Abs
Anthon

Edintruder
21/08/2009, 11:39
Tem certeza que é bomba da DH? É uma peça cara de mexer caso esteja na dúvida. Normalmente se mexe nela quando dá vazamentos de fluído ou a DH começa a pesar e ficar barulhenta. Mas acerta com o meca que se o defeito não for na bomba da DH tu não pagas a bomba ou a MO pois o defeito continuará.

jesuino b ferreira
31/08/2009, 23:49
Olá, minha ranger 2.5 gasolina está com um barulho "chiado" meu mecanico disse que é BOMBA HIDRÀULICA.... falou que vai abrir e trocar os retentores? Gostaria de saber se é simples assim? o chiado encomoda e quando viro o volante piora...
:discordo: amigo.bomba hidraulica so chia se o nivel de oleo estiver baixo mesmo assim somente ao esterçar.se der qualquer defeito sua direçao fica pesada.se ela nao perdeu pressao nao mexa que vai jogar dinheiro pelo ralo e ficar com o mesmo problema.manda medir a pressao dela antes de abrir.qualquer duvida estou a disposiçao.

Marvila
17/02/2010, 15:25
Pois é, vou apelidar esse problema da DH (bomba hidráulica) da Ranger como "calcanhar de Aquiles". :cry:

Estou em viagem (neste momento em Ouro Preto) e deixei a viatura numa oficina recomendada para verificar um baita vazamento do fluido da DH. Isto sem falar no barulho (ou chiado) que está fazendo. Começou em Sete Lagoas. :putz:

Estou completando o fluído para evitar que ela fique muito dura e sem óleo na bomba. Daqui a pouco saberei o veredicto e vou ver se consigo um paliativo para ir levando até Salvador.

Coincidência ou não o problema apareceu logo após uns km rodados da troca das ponteiras, pivôs inferiores e articuladores da direção (fiz alinhamento, claro!). :-|

roberto.cardoso@ig.com.br
14/03/2011, 13:20
Pessoal,

Aos que realizaram a troca do braço axial da caixa de direção, é possível fazer o serviço sem a necessidade de retirar a caixa de direção?

Estou pensando em fazer o serviço no final de semana e confesso que não queria retirar a caixa de direção.

Será que se virar o volante até o final de curso será possível acessar e soltar o braço axial do lado da caixa de direção?

Alguém utiliza esse axial da marca SKF? Encontrei o par por R$ 60,00, na concessionária fornecem apenas o kit reparo junto com os terminais de direção. Meus terminais estão com 10.000KM (são originais e comprados na FORD).

Abraços,

Edintruder
14/03/2011, 17:00
Tem como trocar assim mesmo como queres fazer, mas terás dificuldade de prender as coifas nos braços da caixa. Eu usei abraçadeiras de nylon pra prender esses tapa-pós com o auxílio de alicates de bico fino. Pra colocar as abraçadeiras de metal, tem que soltar a caixa de direção.
O serviço é simples e rápido de realizar. Pouco mais de 30 minutos por lado.

14/03/2011, 17:05
Tem como trocar assim mesmo como queres fazer, mas terás dificuldade de prender as coifas nos braços da caixa. Eu usei abraçadeiras de nylon pra prender esses tapa-pós com o auxílio de alicates de bico fino. Pra colocar as abraçadeiras de metal, tem que soltar a caixa de direção.
O serviço é simples e rápido de realizar. Pouco mais de 30 minutos por lado.

Valeu Edintruder,

No caso as abraçadeiras originais são impossíveis de prender mesmo, mas será que aquelas com parafuso não sejam mais fácil de fixar?

O próprio kit da SKF está com duas "enforca gato" pra utilizar.

Abraços,

Edintruder
14/03/2011, 17:17
Não tem como meter chave. Se conseguires te dou um prêmio!

17/03/2011, 11:39
Apenas mais um detalhe, precisa de alguma ferramenta especial para soltar o axial da caixa? Ou bastam as chaves 22mm e 32mm.

Existe espaço para encaixar a 32mm do lado da caixa de direção?

Abraços,

Edintruder
17/03/2011, 22:18
Até chave de cano tira isso. Só meter força com a ajuda de um cano que solta. Pra apertar faz o mesmo procedimento.

19/03/2011, 18:18
Não tem como meter chave. Se conseguires te dou um prêmio!

Pessoal,
Acabei de trocar os braços axial da direção, o serviço é mais fácil do que eu pensava, em 1h30min os dois lados estavam novos!

Tanto na 22mm como na 42mm utilizei uma chave inglesa, se virar o volante até o final de curso o espaço é mais do que suficiente.

Edintruder,
Você está me devendo um prêmio, pois consegui colocar abraçadeiras de ferro com aperto por parafuso.

Segue fotos para eventuais consultas de espaço disponível e de como colocar e apertar a abraçadeira.

Abraços,

19/03/2011, 18:20
Faltou a ultima foto.

fabaumm
19/03/2011, 21:02
Show Roberto!!!

Paguei uma nota para trocar isso, axiais e terminais e bandejas superiores, exatamente R$ 450,00 me arrependo até o ultimo por não ter tentando e não ter consultado o forum.

abraço

Faltou a ultima foto.

Edintruder
20/03/2011, 00:19
Conseguisses fazer esse milagre??? :palmas:
Então me manda o teu endereço por MP que eu mando o teu prêmio! ahahah!

21/03/2011, 10:50
Conseguisses fazer esse milagre??? :palmas:
Então me manda o teu endereço por MP que eu mando o teu prêmio! ahahah!

Que nada rapaz, fica tranquilo... o prêmio eu ja ganhei... foi colocar a abraçadeira de inox ao invés da de nylon.

Abraços,

21/03/2011, 11:18
Show Roberto!!!

Paguei uma nota para trocar isso, axiais e terminais e bandejas superiores, exatamente R$ 450,00 me arrependo até o ultimo por não ter tentando e não ter consultado o forum.

abraço

Fábio,

O problema não é pagar pela mão de obra, uma vez que ela seja executada corretamente.
Quando troquei os terminais de direção da carroça paguei R$ 80,00 de mão de obra, só pq não tinha uma chave 22mm. Pedi para o mecânico marcar a posição dos terminais antigos para não precisar alinhar o carro, o mesmo me disse que não era possível, que mesmo marcando a posição do carro ficaria desalinhado.
Resultado.. paguei R$ 80,00 de mão de obra + R$ 40,00 no alinhamento.

Dessa vez eu mesmo resolvi fazer, e marquei a posição dos terminais contando número de voltas até ele soltar da rosca do braço axial. Pensei que teria que alinhar o carro novamente, mas pra minha surpresa o volante está reto e o carro não está puxando.

Infelizmente hoje em dia não existem ais mecânicos de confiança, o que existe são pessoas que de passam por mecânicos, mas que na verdade são meros trocadores de peças, isso quando conseguem trocar peças corretamente.

Cada vez mais eu fico convencido que o melhor mecânico é você mesmo. Se tem um problema, pesquise, estude e faça.... mesmo que errado... pelo menos você não pagou para alguém fazer M**DA no seu carro.

Abraços,

Rogergodoi
29/08/2015, 11:56
Reabrindo o assunto após algum tempo, parabéns pelas dicas aos mestres foristas.

Meu caso foi o seguinte, mecânico retirou o setor de direção e encaminhou para oficina hidráulica realizar o reparo, na oficina o técnico disse que as cremalheiras estavam gastas e que talvez não vedasse mesmo após lixar e cromar. Caixa montada e vazou muito o mecânico retirou e encaminhou novamente (viatura nem saiu da oficina), pronto, montado novamente e não vazou no momento, mas, após 20 dias de uso leve, voltou a vazar e muito agora, faz poça na minha casa.

Técnico disse que só outra caixa nova; agora vem, não concordo em ter que trocar uma caixa inteira só por causa de um retentor que não veda...

Gostaria da ajuda, com opinião dos amigos e se for realmente trocar alguma indicação.

Edintruder
30/08/2015, 19:11
Roger, te respondi no outro tópico que fizesses a mesma pergunta.
Não faz a mesma pergunta em vários tópicos que no adianta nada. Está nas regras de postagem do fórum para não fazer isso.

Rogergodoi
31/08/2015, 08:16
Obrigado pela orientação Edintruder, novato é assim mesmo.

Edintruder
31/08/2015, 13:41
Faz parte Roger! Mas não some do fórum. Acompanha e participa, pois o fórum é isso, é a soma de todo mundo contribuindo um pouquinho de cada vez.

Paulo_RJ
21/12/2016, 16:40
Boa tarde a todos, desculpa reavivar o tópico, sou novo no forum, estou com um vazamento na caixa da ranger 2005 powerstroke 3.0, estou estudando removela, porem estou comprando antes o kit de reparo. ai que vem o problema.. todos os vendedores diz que tem dois modelos e a diferença que uma caixa e engate rápido e outra de rosca... a minha é rosca... Mas isso procede..

LeoLeone
21/12/2016, 19:50
Boa noite Paulo. Eu tive um vazamento na caixa e quando comprei o reparo tb esbarrei nesta questão. a minha e de rosca. comprei de rosca e veio certinho. Sei que tem das duas formas, porque comprei também a mangueira da bomba a caixa, e veio as conexões para os dois tipos.

muito boa sorte.