Ver Versão Completa : Manutenção CT Ranger - Retentores e Corrente
Edintruder
18/10/2008, 13:49
Srs,
Como a minha Ranger resolveu começar a menstruar por onde andava, resolvi trocar os retentores dos flanges dos cardans. Para minha surpresa, o flange do cardam dianteiro não tem parafuso para removê-lo e ele estava praticamente solto.
Fui obrigado a abrir a CT, resolvi fazer o serviço no lugar, e realmente a manutenção da CT é muito fácil e rápida.
Descobri que o motivo da entrada de água na CT há algumas semanas atrás e posterior degradação dos retentores foi causada pela trava do eixo de força do cardam dianteiro que se partiu e o eixo se deslocou para frente, forçando a corrente e deixando passar óleo e água pelo retentor...
Encontrei o anel de aço quebrado em 4 partes.
Dei uma limpada geral na CT e notei que a corrente apresenta um folga que eu não considerei normal então deverei trocá-la daqui ha algum tempo para frente, porém todas as demais peças estão muito boas, inclusive as guias de nylon internas. A Minha Ranger está com 111800km e o estado interno das peças eu considero exceletes, considerando ainda que eu uso muito o 4x4 e a reduzida.
A montagem também é muito simples, basta retirar tudo, limpar e colocar na ordem correta sem pressa e com calma que depois é só colocar a tampa e está pronto. Parar trocar o retentor dianteiro é necessário retirar a corrente.
O retentor original tem duas argolas e possui 12mm de altura, como não encontrei igual, comprei dois retentores de 6mm de altura.
Os retentores são iguais, então coloquei 4 retentores Sabó no custo de R$10,00 cada. O serviço todo levou cerca de 6 horas incluindo a procura de outro anel de pressão para travar o eixo no rolamento.
Anthoniusnikos
18/10/2008, 22:41
Olá Edin. Essa CT é mesmo uma Borg Warner 1354 ? Será que ela usa retentores da ZF ?
Abração
Anthoniusnikos
Allan Nielsen
19/10/2008, 01:41
Edi, nunca soube da quebra deste anel trava da saida da CT, pois ele não trabalha sob tensão. Dá uma revisada nos coxins e apoios (motor, cx e eixo dianteiro).
abs
Edintruder
19/10/2008, 18:43
Inclusive porque a homocinética do cardam faz esse trabalho....
Vocês, com mais experiência, poderiam me ajudar!:concordo:
Como faço para drenar o óleo da CT, náo é como na caixa de marcha, que tem o bujão de dreno?:parede:
Quero trocar o óleo e não sei como esvaziá-lo, pois só achei o bujáo para completar e verificar o nível.
Walter L. L. Casitta
21/10/2008, 17:50
Vocês, com mais experiência, poderiam me ajudar!:concordo:
Como faço para drenar o óleo da CT, náo é como na caixa de marcha, que tem o bujão de dreno?:parede:
Quero trocar o óleo e não sei como esvaziá-lo, pois só achei o bujáo para completar e verificar o nível.
Tem o segundo bujão sim. Ele tá escondidinho lá do mesmo lado do outro...
Edintruder
21/10/2008, 18:00
O dreno fica atrás do balanceador dinâmico. Tira esse balanceador que encontrarás o dreno.
Anthoniusnikos
23/10/2008, 19:16
E aí Smyle, encontrou o dreno ?
Abs
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos
19/12/2008, 23:22
E aí Edin, como ficou a sua CT depois de remontada?
Teve muita dificuldade na remontagem?
Tem mais fotos dos serviços?
Abração
Antho
Edintruder
20/12/2008, 11:27
Barbada de montar! 100%!
Feliportugalo
28/12/2008, 21:52
Boa noite amigo!!
Sou novo aqui no fórum 4x4 e tenho uma Ranger Cab. simples 2001 diesel 4x4 comprada em um leilão!! Depois posto a novela que foi reformá-la pois era um sonho ter um carro diesel.
Minha caixa de transferência está com um defeito no garfo de metal e nylon pela segunda vez!! Foi trocado a uns 5000 km atrás pois simplesmente o carro desengrenou em uma rodovia. Eu trocava as marchas com ela parada apertando a embreagem e quando soltava a mesma o carro não andava mesmo engatando dando uns estalos terríveis e solavancos tendo que ser rebocado. O mecanico disse que era o desgaste no garfo de metal e buchas de nylon. Realmente ele estava bem desgastado e sem as buchas de nylon!! Troquei o garfinho de metal da CT que eu consegui pela auto peças Dragão em Sampa e toquei em frente!! Agora voltou a dar o mesmo problema!! O que poderia ser? Eu ando sem o cardan dianteiro pois o meu veio com defeito!! Será um problema andar sem o cardã dianteiro?? O que eu posso fazer para sanar esse defeito pois ele pode vir a acontecer de novo!! Tenho conhecimento de peças para Ranger pois andei comprando várias no Ebay com preços super em conta!! Mando os links se precisarem!!!
Abraços!!
Edintruder
29/12/2008, 13:04
Pode ser problema no ajuste de posição do motor elétrico. Se tu tirares o motor elétrico, observa a posição que fica o acionador. Se ainda tiver curso disponível no sentido para o 4x2, é possível que o garfo fique constantemente forçando.
Anthoniusnikos
29/12/2008, 20:25
Portugalo, seja Bem-Vindo ao Fórum.
Primeiro, você está usando o 4x4 em chão duro ?
Andar sem o cardão dianteiro não tem problema, não.
Abs
Anthoniusnikos
Edintruder
30/12/2008, 11:14
Outra opção é usar o 4x4hi que faz o garfo de nylom a trabalhar em otra posição. No caso do garfo de metal pode ser o posicionador com desgaste, porém se o mecânico trocou o garfo isso deveria ter resolvido. O disco de metar que faz o acoplamento da reduzida não estava trincado?
Anthoniusnikos
30/12/2008, 22:20
Edin ou Portuga. Dá para voces postarem a foto desse garfo ?
Abs
Antho
Walter L. L. Casitta
30/12/2008, 23:50
Boa noite amigo!!
Sou novo aqui no fórum 4x4 e tenho uma Ranger Cab. simples 2001 diesel 4x4 comprada em um leilão!! Depois posto a novela que foi reformá-la pois era um sonho ter um carro diesel.
Minha caixa de transferência está com um defeito no garfo de metal e nylon pela segunda vez!! Foi trocado a uns 5000 km atrás pois simplesmente o carro desengrenou em uma rodovia. Eu trocava as marchas com ela parada apertando a embreagem e quando soltava a mesma o carro não andava mesmo engatando dando uns estalos terríveis e solavancos tendo que ser rebocado. O mecanico disse que era o desgaste no garfo de metal e buchas de nylon. Realmente ele estava bem desgastado e sem as buchas de nylon!! Troquei o garfinho de metal da CT que eu consegui pela auto peças Dragão em Sampa e toquei em frente!! Agora voltou a dar o mesmo problema!! O que poderia ser? Eu ando sem o cardan dianteiro pois o meu veio com defeito!! Será um problema andar sem o cardã dianteiro?? O que eu posso fazer para sanar esse defeito pois ele pode vir a acontecer de novo!! Tenho conhecimento de peças para Ranger pois andei comprando várias no Ebay com preços super em conta!! Mando os links se precisarem!!!
Você esta com problemas na caixa de de marchas ou de transferência?
Feliportugalo
31/12/2008, 15:14
Caros amigos rangeiros!!
Obrigado pelas boas vindas e venho lhes dizer que o mecânico abriu a caixa de transferência e ela estava simplesmente destruída!! Quebrada!! Quebrou o bocal onde vai a haste do garfo de metal, um pedaço da bombinha de óleo e o garfo de plástico. Enfim... vou ter que trocar a caixa de transferência inteira!!
O meu mecânico já tinha me dito que a melhor coisa era trocar ela inteira e não partes. Alguém sabe de alguma caixa usadinha com um preço bom ou onde eu possa comprá-la? Moro em Santos-SP e pertinho de Sampa!!
Abraços!!!!
Feliportugalo
31/12/2008, 15:23
Pode ser problema no ajuste de posição do motor elétrico. Se tu tirares o motor elétrico, observa a posição que fica o acionador. Se ainda tiver curso disponível no sentido para o 4x2, é possível que o garfo fique constantemente forçando.
Acho que poderia ser isso mesmo!! Porém não me liguei nessa possibilidade e tava andando normal com a Ranger. O problema veio depois que eu coloquei o motorzinho elétrico novo que veio dos EUA ou a caixa já tava com problemas mesmo(haste do garfo de metal com folga, torta ou algum problema de outro componente como correia e etc.). Enfim... quebrou mesmo!!! Trincou tudo!! Era zero ou um!!! Ainda bem que quebrou!! Vou trocar e ver se acaba a dor de cabeça!!
Amigo com nome grego Anthoniuskus... Acertei??? Olha o link do mercadolivre com a foto do garfinho de metal(tem um de plástico também mas não é ele.)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83119900-garfo-da-cx-transferencia-de-metal-ranger-98-4x4-orig-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83119900-garfo-da-cx-transferencia-de-metal-ranger-98-4x4-orig-_JM)
Abraços a todos e feliz ano novo!! :cry::cry::cry::cry: To chorando!!
Edintruder
31/12/2008, 16:36
Procura na seção de vendas de peças que deves encontrar. Depois procura no www.baretaautopecas.com.br
Anthoniusnikos
02/01/2009, 22:25
Valeu Portuga. Agora sei que é este aquí da foto.
Edintruder
03/01/2009, 21:08
Se o garfo estava torto é sinal que deve ter algo mal montado. O metal do garfo é algum tipo de fundição, dessa forma tem muita resistência à deformação. Com certeza forçou em algum momento. Esse garfo de metal é apenas para seleção da redução. Então é High, Neutro e Low nessa ordem. Se tiver alguma arruela extra com certeza já causa problemas no funcionamento, por isso é importante que essa caixa seja revista.
Vais comprar outra mesmo ou vais comprar as peças pelo e-bay?
Se por acaso fores vender quebrada, tens idéia de preço e quais as peças estão boas?
Anthoniusnikos
03/01/2009, 22:13
Portuga. Qual é o modelo da sua CT? (Existe uma porrada de modelos, mas todas se parecem muito semelhantes).
Edin, segue alguns kits de reparo para a CT BW 1354.
Se puder vai explicando o funcionamento, como fez acima, para ficar melhor entendido o funcionamento.
Pela textura da para perceber qual é o garfo de plástico e o metálico?
Abs
Anthon
Edintruder
04/01/2009, 02:06
O garfo de plástico é o da 4a foto, ele serve apenas para acoplar o 4x4. No primeirio estágio do giro do motor elétrico, ele aciona somente esse garfo, o metálico fica parado. Quando faz a redução, movimenta-se apenas o metálico com a continuação do movimento giratório da haste. Se reparar no primeira foto que o Anthonius postou ainda na outra página, vê-se apenas o garfo de metal, o de plástico vai montado no mesmo eixo deslizante do garfo metálico. Ele retorna para o 4x2 através apenas de uma mola.
Portanto, são dois garfos, o de plástico não faz tanto esforço, pois apenas empurra os dentes para acoplar o engrezado da corrente, o de metal briga com esforços, e precisa ficar sempre com tensão para não deslocar de reduzida ou da alta para o neutro.
Anthoniusnikos
04/01/2009, 02:35
É, pela foto do sistema montado não dá para perceber o garfo de plástico, que está por baixo.
Edin. Existe alguma maior dificuldade para a desmontagem da CT ? Ex.: sacar os rolamentos, engrenagens, retentores ?
Abração
Anthon
Edintruder
04/01/2009, 09:58
Anthonius, na foto da caixa montada o garfo de plástico não estó no local.
Quando desmontamos, fica tudo no lugar, exceto por uma ou duas molas que saltam fora e a haste giratória de comando que acaba saindo com a tampa...
É muito fácil e simples de abrir, desmontar e montar a CT.
Basta soltar o cardam com uma chave allen de 10mm e um caninho de ferro, tira o flange do cardam com uma chade cachimbo de se não me engano 27mm, tira o motor elétrico, solta um mondaréu de parafusos 15 ou 17mm que fecha a CT e com uma chave de fenda fina, um martelinho, vai separando as carcaças rompendo a cola.
Em no máximo 2 horas se troca a corrente da CT embaixo da Ranger mesmo ou troca qualquer peça da CT.
Anthoniusnikos
04/01/2009, 12:09
Então o garfo de plástico vai por cima do garfo de metal?
Edin, você tinha perguntado sobre preços de reparos das CT. Achei estas aquí. Devem servir para comparação. As CTs mencionadas são até o ano de 1.999. O resto fica com o www.ebay.com (http://www.ebay.com) , que, aliás, ainda não sei como funciona.
Nota: Quando se tenta postar, as tabelas de peças e preços não saem organizadas. Melhor consultar direto no site:
http://www.drivetrain.com/transfercaseapp.html (http://www.drivetrain.com/transfercaseapp.html)
Transfer Case Remanufactured
Chevrolet, Dodge, Ford, Jeep, Daihatsu and many more!
Borg-Warner 1354
Part-Time Transfer Case
1990 Bronco II / 1990 - 1999 Ranger / 1991 - 1995 Explorer
Recommended fluid for BW1354 -- ATF
Borg-Warner 4405
Part-Time Transfer Case Electric Shift
1995-99 Explorer
Recommended fluid for BW4405 -- ATF
Bandinho
15/01/2009, 11:24
Pessoal, vou aproveitar o tópico pra tirar a dúvida q surgiu na minha Ranger esse dias. Começou um barulho, exatamente, como se fosse foga nas cruzetas ou seja, quando vc desacelera e volta a acelerar dá o barulho q pra mim era folga na cruzeta. Levei no mecânico e com ele embaixo da picape, simulei a mesma situação, com a picape freiada e um pouco acelerada em 1a. marcha, soltava e pisava novamente na embreagem. Pra minha surpresa o mecânico disse que não havia nenhuma folga nas cruzetas e q o barulho vinha da caixa de redução. Minha Ranger é 2002, 2.8, nunca tive nenhum problema de caixa, redução, ou outra coisa relativa a transmisão, só troquei até hoje o cardã dianteiro, tô preocupado de mandar abrir a caixa de redução, será q o mecânico pode estar certo?
Abraços.
Anthoniusnikos
15/01/2009, 11:32
Olá Bandinho. Além do mecânico, você também percebeu que o barulho vinha da CT ?
Se tiver que abrir a CT, acompanhe os serviços, e peça para ele te mostrar o problema. De repente pode ser o tal garfinho, ou não.
Abs
Anthon
Bandinho
15/01/2009, 12:29
Anthoniu, não como eu não saí da picape pra mim continuava sendo da cruzeta, vou verificar com mais tempo. Agora se for esse garfinho a redução funciona normalmente?
Abs
Edintruder
15/01/2009, 23:00
Anthoniu, não como eu não saí da picape pra mim continuava sendo da cruzeta, vou verificar com mais tempo. Agora se for esse garfinho a redução funciona normalmente?
Abs
Basta testar. Se está funcionando o de ser nada sério. O melhor seria abrir a CT para ver o que está fazendo barulho e programar o reparo.
Feliportugalo
16/01/2009, 00:21
Boa noite amigos rangeiros!!
A minha caixa está montada na ranger e veio com um fio marrom cortado!! Já li tópicos sobre e pergunto se é bom aterrar ou simplesmente isolar?
Continuo encanado se pode andar sem o cardan dianteiro. A caixa tem um sobrepeso que deve compensar o cardan dianteiro. As peças eu posso ir vendendo pouco a pouco. Os garfos estão condenados e um lado da carcaça está quebrado onde vai a haste de metal que gira com o motor elétrico e a bombinha de óleo também quebrou uma parte. O disco não está rachado e todas as peças que sobraram parecem intactas. Continuo ouvindo ruídos vindos da caixa e não tenho bons pensamentos. Nunca comprem uma ranger de firma amigos!!! Nunca!! Abraços!!
Edintruder
16/01/2009, 13:29
Detalhe: se tem o fio marrom é bem possível que essa CT seja de uma Explorer.
É mais fácil comprar uma CT semi-nova do que tentar fazer adaptações. Procura www.baretaautopecas.com.br que ele tem.
Outra alternativa é fazer a relação das peças e comprar pelo e-bay direto dos EUA que deverá ficar bem em conta.
As caixas da Explorer e Ranger são muito similares, a diferença é pouca, e entre elas, a CT possui um sistema magnético para apertar um sistemas de discos de atrito para fazer o engate de 4x2 para 4x4 de forma suave. Na Ranger esse sistema é mecânico. Esse fio deve ser conectado no local correto da própria caixa.
O peso atrás da CT é um balanceador dinâmico, para evitar propagação de vibrações e ressonâncias oriundas da transmissão.
Pode andar sem o cardam sem problemas, mas será uma Ranger 4x4 capada, como alguns dizem...
Bandinho
16/01/2009, 17:15
Edin, a traçao e redução estão funcionando normalmente, hoje mesmo foi preciso usar, tanto 4x4HI quanto 4x4Low. Esse é o motivo de estar preocupado em abrir a CT, tudo está muito bom, a não ser o barulho, segunda feira vou ao mecânico com mais calma pra verificar com ele, depois dou mais detalhes.
Abs.
Anthoniusnikos
16/01/2009, 21:58
Olá Portuga. Na minha opinião, se o fio existe é para ser usado.
Veja na foto as ligações das extremidades desse fio: base da bolacha do cardã e conector preto.
http://www.clubranger4x4.com.ar/images/IMG_0789_L.JPG
Feliportugalo
07/02/2009, 17:23
Tudo bem!! O fio marrom deve ser usado!! Mas aonde?? Não tem lugar nenhum para conectá-lo visto que a minha caixa anterior não tinha esse fio!! Estou vendendo a caixa borg warner estourada e os motores elétricos de acoplamento de 4x4... E detalhe!! Estou vendendo a Ranger também!! Carro assim só zero!!!
Abraços!!
Anthoniusnikos
09/02/2009, 10:57
Bom dia Felipe. É bem verdade que são pouquíssimos os mecânicos que entendem ou tem capacidade, e vontade, de fazer um serviço bem feito, principamente nos carros que, cada vez mais, tem um número maior de equipamentos eletro-eletrônicos-mecânicos embarcados. Se puder adquirir um desses modelos zero, muito melhor. Deve rodar uns 60.000 Km sem problemas, desde que tenha muito $$$$$$$$. Mas, para a manutenção dos usados vai precisar de muita paciência, aprender um pouco para fazer ou instruir (acompanhar) o mecânico, que se tiver boa vontade, faz, senão, realmente, vai ter dor de cabeça constante. :putz::putz::putz:
Esse trabalho pode ser realizado por um bom eletricista. Porém, se ele nunca tiver aberto uma CT, vais ter que instruí-lo.
Abraços
Anthon