PDA

Ver Versão Completa : Jeep Willys CJs



Jeferson Luís de Souza
16/10/2008, 16:07
Bem sou novo na parada...:-D e então gostaria de saber dos meus ilustres amigos o seguinte: Eu gostaria de comprar o meu 1º jeep, gosto mais do Willys(admiração própria) nada contra os demais 4x4, só que tenho dúvidas entre um Jeep 51,52 desse tipo ou um cj5???:-?:???::rolleyes: E gostaria de saber se entre os dois tipos de motor melhor e etc... o que puderem me ajudar!!! To com um 51 em vista com motor de maverick 4cc o que acham???:neutral::pensativo::putz:vlw

Jeferson Luís de Souza
16/10/2008, 16:11
Bem sou novo na parada...:-D e então gostaria de saber dos meus ilustres amigos o seguinte: Eu gostaria de comprar o meu 1º jeep, gosto mais do Willys(admiração própria) nada contra os demais 4x4, só que tenho dúvidas entre um Jeep 51,52 desse tipo ou um cj5???:-?:???::rolleyes: E gostaria de saber se entre os dois tipos de motor melhor e etc... o que puderem me ajudar!!! To com um 51 em vista com motor de maverick 4cc o que acham???:neutral::pensativo::putz:vlw
aguardo respostas

wcas
16/10/2008, 16:13
Cara, bem vindo ao forum.
seguinte, não sei se vão concordar comigo, mais quando comprei o meu achei um com motor de maveco 4cc também, mais preferi pegar um com o bf-161 porque acho mais facil de encontrar peças, não que eu tenha procurado peças de maverick antes, mais para o bf voce acha em muitas lojas de 4x4, então pra mim ficava mais facil.

megadeth
16/10/2008, 16:32
Jeferson, bem vindo ao fórum.
Recomendo à vc horas de pesquisa nesse fórum no que tange à suas dúvidas mecânicas. Inclusive, tem a parte da Frota 4x4 que vc pode sapear no que já foi feito pelos doentes daqui e ter mais idéias. Não tem melhor absoluto, nem pior, tem o que melhor atende suas necessidades. Seu Jeep será de shopping ou de trilha? Ou misto ( nem quente nem frio, USO misto :) )?

[]s
Caio

rubensx
16/10/2008, 18:57
Bem sou novo na parada...:-D e então gostaria de saber dos meus ilustres amigos o seguinte: Eu gostaria de comprar o meu 1º jeep, gosto mais do Willys(admiração própria) nada contra os demais 4x4, só que tenho dúvidas entre um Jeep 51,52 desse tipo ou um cj5???:-?:???::rolleyes: E gostaria de saber se entre os dois tipos de motor melhor e etc... o que puderem me ajudar!!! To com um 51 em vista com motor de maverick 4cc o que acham???:neutral::pensativo::putz:vlw


BOm meu veio, bem vindo...

51 - é puta jeep, bem legal mesmo, mas com motor de maveco é adaptado, e esse motor é bom mas quando bem acertado, logicamente menor manutenção e mais facil de arrumar é o motor de opala 4cc, facil!

esse jeep tem um curso de suspensão beeemmm legal, motor é forte e serve pra um belo offroad pesado!

Marcos ET tem um tb os donos desse modelo cj3 podem te explicar melhor

Luciano Mariussi
16/10/2008, 22:04
Boa noite amigo,

Ja tive um 51 no passado com motor original 4cc, e realmente ele è animal, quanto ao Jeep com motor adaptado, fique esperto com as questóes de documentacao, podem dar uma certa dor de cabeca.

Eu prefiro o Bf 6cc como o amigo mencionou anteriormente, è mais gastáo do que o 4cc mas è lindo de ouvir roncar

gde abraco e boa sorte

Julinot
17/10/2008, 08:17
O ronco do BF-161 é mesmo simpático.
No meu CJ entretanto você tem que prestar muita atenção, pois o que mais se houve é a cantoria da reduzida. Ainda não cheguei a uma conclusão sobre a instalação do "pino chorão", pois muita gente coloca, mas ninguém confirma se acaba ou não com a cantoria. Eu tenho um CJ-5 1959, mas acho mais bonitos os CJ-2 e 3.

Abraços a todos...


Boa noite amigo,

Ja tive um 51 no passado com motor original 4cc, e realmente ele è animal, quanto ao Jeep com motor adaptado, fique esperto com as questóes de documentacao, podem dar uma certa dor de cabeca.

Eu prefiro o Bf 6cc como o amigo mencionou anteriormente, è mais gastáo do que o 4cc mas è lindo de ouvir roncar

gde abraco e boa sorte

a.veiga
17/10/2008, 09:57
CJ-3 é lindão msm, andei em um este fim de semana com motor de opala. Porém tenho um CJ-5 motor BF-161 e não troco por nada (pai coruja) eu levaria em consideração a compra do CJ-5 tb abraços!!!

Bicudo4x4
17/10/2008, 12:20
Bom cara, eu tenho um CJ5 com motor OHC 4CC com GNV, uso ele no dia a dia e nos Fds trilha, trilha, trilha. não tenho problemas... alias o Up grade que vou fazer é a ignição da Motor Spice.

Abs

Jeferson Luís de Souza
18/10/2008, 01:28
Obrigado! :concordo:Ta mais e ai que motor é esse?? não coneço é de que car? sera que é muito caro compra só motor bf-161???:confused::)

Luciano Mariussi
18/10/2008, 10:19
Jefferson,

O BF 161 è o motor oiriginal 6cc que equipa Jeep Willys, na verdade náo sei de que ano atè que ano............alguns amigos mais experientes podem informar.................ta ai na verdade ja ouvir falar que estes motores BF existem 02 modelos 6cc: o 2.6 e o 3.0.....Amigos experientes istò è verdade e se sim como posso identificar...........:?::?::?::?::?::pensativo::p ensativo::pensativo:

abraco a todos e bom sabado de chuva e trilhas:palmas::palmas::dance::dance:

Eder Borges Boeira
18/10/2008, 11:15
O motor bf 161 eu não colocaria, se for pra trocar de motor colocaria o 6 cilindros do maverik que é do mesmo tamanho que o bf mas é 3000, tem muito mais torque e gira muito mais. Tinha no meu jeep o bf 161, depois coloquei o 3000 do aero willys, a diferença é muito grande. Alem do bf ja ser um motor ultrapassado. Mas dai vai da vontade de cada um, e de manter a originalidade.

Mas um bf 161 você acha por 500 reais, tem muita gente que tirou este motor.

Abraço

Paulo Sabra
19/10/2008, 10:24
Jeferson,
Bem Vindo ao Fórum.
Todos que aqui estão, começaram como você, perguntando muito e pesquisando na internet sobre Jeep. Cronograma de Fabricação, motorização etc...
Em 1954 o CJ-3B começou a ser fabricado no Brasil, antes eram importados;
Em 1955, a Willys do Brasil, recebeu novas estampas e começou a fabricar o modelo CJ-5;
Em 1957, iniciou-se a fabricação do Jeep com 80% da nacionalizção das peças;
Em 1959, foi substituido o motor "Hurricane" Americano pelo BF 161 6 Cil em linha 2600 cc, 90 HP a 4.400 rpm, torque apróximado de 18,6kgfm, totalmente nacional, fabricado em Taubaté/SP;
Em 1960, foi modificado o modelo das caixas de rodas traseiras, que antes eram oval e passou a ter o formato trapezio;
Em 1968, a Ford comprou a fabrica da Willys e passou o Jeep a recer a denominação de Ford Willys;
Em 1976, o valente motor BF 161, foi substituído por um mais moderno, o Ford OHC 4 cil. 90 HP 2400 cc, e novo câmbio de 4 marchas;
Em 1981, entra no mercado o Motor movido à álcool;
Em 1983, encerra-se a fabricação do Jeep no Brasil.
Eu não me lembro quem mencionou a utilização do motor GM do Opala, mas hoje os companheiros jipeiros vem utilizando de uma versatilidade enorme e os motores mais usados para susbtituir os antigos são os GM do Opala e o AP.
Boa sorte.

Luciano Mariussi
19/10/2008, 21:18
Em 1959, foi substituido o motor "Hurricane" Americano pelo BF 161 6 Cil em linha 2600 cc, 90 HP a 4.400 rpm, torque apróximado de 18,6kgfm, totalmente nacional, fabricado em Taubaté/SP;


Gde Paulo,

Mate minha curiosidade, eu tenho um CJ5 68 Willys, o motor é um 6cc original, através de algumas fotos que vi e desenho de motor ele é um BF 161, mas na tubagem do carburador esta escrito Hurricane, ele é mesmo BF.........?????

Abraço

wcas
19/10/2008, 23:29
Ja que o assunto é motor, vou expor minha duvida.
Tenho um CJ5 1970, e o motor parece um BF-161, mais além de estar escrito 'ford' na parte superior do motor, tem alguns detalhes que são diferentes da foto de um bf que tem nos manuais.
Um mecanico falou que é o motor do maverick, dei uma pesquisada e pela data foi bem no meio da transição na compra da willys pela ford, mais também não é identico a um motor bf-3000, por exemplo, o filltro de óleo é la em cima como no bf-2600. Sera que fizera um mix dos 2 nesse ano ??:pensativo:

JUNINHO_BITTENCOURT
20/10/2008, 07:33
sera que é muito caro compra só motor bf-161???:confused::)[/quote]




Por R$ 800,00 acha de rolo por aqui.
Mas se fosse vc optaria por um 4cc mais moderno, um AP 1.8 ou 2.0 por exemplo, meu cj5 e cj4b estão equipados com ele, so alegria...

Abraço e boa sorte.

wcas
20/10/2008, 08:18
Até por 500 voce acha um BF, mais se é pra trocar, ja troca por um mais novo como o Juninho disse.

rubensx
20/10/2008, 17:32
Jeferson,
Bem Vindo ao Fórum.
Todos que aqui estão, começaram como você, perguntando muito e pesquisando na internet sobre Jeep. Cronograma de Fabricação, motorização etc...
Em 1954 o CJ-3B começou a ser fabricado no Brasil, antes eram importados;
Em 1955, a Willys do Brasil, recebeu novas estampas e começou a fabricar o modelo CJ-5;
Em 1957, iniciou-se a fabricação do Jeep com 80% da nacionalizção das peças;
Em 1959, foi substituido o motor "Hurricane" Americano pelo BF 161 6 Cil em linha 2600 cc, 90 HP a 4.400 rpm, torque apróximado de 18,6kgfm, totalmente nacional, fabricado em Taubaté/SP;
Em 1960, foi modificado o modelo das caixas de rodas traseiras, que antes eram oval e passou a ter o formato trapezio;
Em 1968, a Ford comprou a fabrica da Willys e passou o Jeep a recer a denominação de Ford Willys;
Em 1976, o valente motor BF 161, foi substituído por um mais moderno, o Ford OHC 4 cil. 90 HP 2400 cc, e novo câmbio de 4 marchas;
Em 1981, entra no mercado o Motor movido à álcool;
Em 1983, encerra-se a fabricação do Jeep no Brasil.
Eu não me lembro quem mencionou a utilização do motor GM do Opala, mas hoje os companheiros jipeiros vem utilizando de uma versatilidade enorme e os motores mais usados para susbtituir os antigos são os GM do Opala e o AP.
Boa sorte.

Não me lembro o ano, mas a BERNARDINI repotencializou diversas viaturas militares com os motores GM-151 de opala e era praticamente uma linha de produção, muito bem acertado, enfim!

Gustavo Engeseiro
18/05/2010, 02:03
Opa , perai!!!:stop:

Bernardini sou eu!!!

kkkkk

André Luiz Rossetim
18/05/2010, 08:46
Jefferson,

O BF 161 è o motor oiriginal 6cc que equipa Jeep Willys, na verdade náo sei de que ano atè que ano............alguns amigos mais experientes podem informar.................ta ai na verdade ja ouvir falar que estes motores BF existem 02 modelos 6cc: o 2.6 e o 3.0.....Amigos experientes istò è verdade e se sim como posso identificar...........:?::?::?::?::?::pensativo::p ensativo::pensativo:

abraco a todos e bom sabado de chuva e trilhas:palmas::palmas::dance::dance:


Bom..até hoje só ouvi falar de BF161 em jeeps, e o 161 significa 161 pol³ de cilindrada, que fazendo a conversão dá exatamente: 161*2,54³ = 2638,31 cm³, ou seja aproximadamente 2,6l.
Agora se existiu algum BF 182 (que eu desconheço), ai sim ele seria 3,0l.

paraujo98
18/05/2010, 09:35
Bom..até hoje só ouvi falar de BF161 em jeeps, e o 161 significa 161 pol³ de cilindrada, que fazendo a conversão dá exatamente: 161*2,54³ = 2638,31 cm³, ou seja aproximadamente 2,6l.
Agora se existiu algum BF 182 (que eu desconheço), ai sim ele seria 3,0l.

Existiu o BF-184...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=316

Rodolfo Ourique
18/05/2010, 10:18
Não me lembro o ano, mas a BERNARDINI repotencializou diversas viaturas militares com os motores GM-151 de opala e era praticamente uma linha de produção, muito bem acertado, enfim!

Tenho os manuais da Bernardini aqui comigo e é verídico o o RubensSX afirmou. Aliás só vi um CJ Bernardini até hj, é mosca branca de óio azul mesmo...Mas se achar um pega pq ele é todo reforçado!!!
Com relação ao OHC fica com ele, é mt bom...se der problema aí parte pra um mais moderno.

[]'s

Robertux
18/05/2010, 10:20
Eu não sei detalhes, mas o motor BF 161 (2600cc) equipou os Jeep, Rural, Pick-up Jeep (posteriormente rebatizada pela Ford para F-75) e Aero Willys 2600. O motor 3000, que era um BF aumentado, equipou o Itamarati (que era um Aero-Willys de luxo) e depois, retrabalhado pela Ford, equipou os primeiros Maverick.
Em 1976 tanto o 2600 quanto o 3000 foram substituídos pelo Georgia 2.3 OHC.

Leco1974
18/05/2010, 10:29
aguardo respostas

Seja bem-vindo ao nosso democrático forum. Aqui vc vai ver de tudo quanto é opinião, todas merecendo respeito e consideração, ainda mais as dos mais antigos na casa, via de regra, mais experientes em CJ.
Uma coisa que me dei conta é que vc estava em dúvida entre os CJ's anteriores e o CJ-5. O pessoal comenta que o espaço interno do CJ-5 é maior que o dos outros CJ's anteriores, tornando-o mais confortável. Mas isto não o faz melhor que os demais, é apenas é uma característica sua. Analise isto tb, ainda mais se vc precisa de espaço interno. Boa sorte e nos avise o que comprou. Abs.

todeschini
19/05/2010, 12:52
tambem sou nova e tenho um cj 5 com motor de opala 4cc.
minha duvida "bem inocente" é a seguinte:
voces falam em BF, OHC, hurricane, entre outros
pois bem, quando se fala em motor de opala 4cc existe outra denominação
para este tipo de motor???
este motor nunca sofreu alteração para ter outra denominação???:parede:

Lucas Nassif
19/05/2010, 13:04
Motor de Opala 4cil tem denominações GM151, GM151S e GM153. Não lembro de outras.

Robertux
19/05/2010, 22:24
Motor de Opala 4cil tem denominações GM151, GM151S e GM153. Não lembro de outras.

Complementando,
Essas denominações são para o 4cc.
O 6cc é 250, 250S ou 4.1 e 4.1S

RIQUIZON
21/05/2010, 00:14
Bom cara, eu tenho um CJ5 com motor OHC 4CC com GNV, uso ele no dia a dia e nos Fds trilha, trilha, trilha. não tenho problemas... alias o Up grade que vou fazer é a ignição da Motor Spice.

Abs
ALô Bicudo
Fiquei curioso, como vc adptou seu gnv [casco] no seu CJ ? qual a capacidade dele [m3] ? vc usa o GNV em trilhas ? tenho um CJ5 6 cc e tou pensando em colocar um GNV também.
abraços

todeschini
21/05/2010, 13:24
lucas nassif e robertux,
beleza
porem, qual a diferença entre gm 151, 151s e 153, por exemplo...

Robertux
21/05/2010, 19:15
Como esses motores são de procedência americana as medidas deles são em polegadas cúbicas, assim 151 significa 151 polegadas cúbicas, que convertidas em centímetros cúbicos ou mililitros da, de forma arredondada, 2.500 centímetros cúbicos ou 2,5 litros. O BF 161 tem 161 pol. cúbicas ou 2,6 litros, o 250 tem 4.1 litros e assim por diante. O 302 V8 do Maverick, por exemplo tinha 302 pol. cub., ou 5 litros. O S usado pela GM indica uma geração mais moderna, mais aperfeiçoada com mais potência, mas eu não sei exatamente o que foi feito, deve ter alguém que possa explicar melhor, acho que devem ter mexido no comando, carburador, válvulas e coisas do gênero.

André Luiz Rossetim
21/05/2010, 19:28
lucas nassif e robertux,
beleza
porem, qual a diferença entre gm 151, 151s e 153, por exemplo...

Sei que o 153 pertence a modelos mais antigos, cujo pistão era menor, mas tinha mais curso (biela curta e vira brequim longo).
O que tem gente q faz é usar vira brequim e biela deste 153, em motores 151 (assim vc fica com maior curso e maiores pistões), chegando perto dos 3.0L, o
Os motores "S", equipavam os opalas/caravam SS (Super Sport) e já vinham ligeiramente invenanados de fabrica. Sei que cada um deles era pintado com uma cor diferente (bloco azul, vermelho.....) mas não sei q cor era cada um, basta pesquisar um pq.

todeschini
22/05/2010, 08:33
então, desculpe a insistencia mas,
tem como, olhando o motor, um BOM mecanico
saber essas diferenças?? ou isto é coisa de
cientistas como vcs...:rolleyes:

Campi
22/05/2010, 19:56
Não precisa ser cientista não, um bom mecanico concerteza saberá diferenciar um do outro, se o motor estiver com a numerção original de fábrica dá pra diferenciar sem ter que abrir o motor, do contrário o geito é abrir o motor e verificar nas medidas.
Espero ter ajudado.:concordo:

rubensx
22/05/2010, 22:39
sinceramente motor de opala 4cc se foi mexido ou não é muito mas muito dificil notar se tem alguma alteração do kit 3.0 só olhando por fora, quase impossivel eu diria...

na real o kit é pra 2.8 pois 3.0 mesmo só dava com o kit VOLVO PENTA de marinização da empresa VOLVO PENTA

como não se acham mais pistões e bielas volvo penta e etc... impossivel quase a nãos er saindo de um barco mesmo