Conectar

Ver Versão Completa : Niva - Reforma do zero...

glausians
15/10/2008, 09:30
Bom, vamos começar do inicio...
nao sou muito experiente em niva...
tenho um desde fevereiro...
tiva reformando ele inteiro...
ja estava ficando do jeito que eu queria, pelo menos pelo tanto de dinheiro que tinha gastado nele...
Mas por uma infelicidade, depois de 3 semanas eu me incomodando com o alternador, que acabei trocando e colocando um mais forte, fui passear numas trilhas e acabei capotando...
Agora meu niva ta encostado...
A carroceria foi pro saco...
Vejam a foto...
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_16587_1.jpg

Agora vou poder reformar inteiramente...

Já consegui uma carroceria inteira...
Vou ter que fazer toda a funilaria, tirar podres...
Mas nao sei ainda como vou fazer isso...
e tbm nao sei com quem, pq nao conheço nenhum bom latoeiro aqui em curitiba...
A principio pretendo mandar a carroceria pro jateamento...
O que vcs acham???

quando eu tirar fotos posto aki pra vcs verem...

Otávio Luiz
15/10/2008, 09:51
Caraca, espero que ninguém tenha se machucado...:shock:
Infelizmente não conheço nehum latoeiro p/ o serviço, mas se sua mecânica está boa acho que vale a pena, pelo menos a viatura vai ficar nova.
Boa sorte!!!

glausians
15/10/2008, 10:08
Faz um mes ja esse acidente...
em acidentes a gente sempre se machuca, mas foi pouca coisa...
uns pontos, mas nada quebrado...
a mecanica tava boa, suspensao, freios, embreagem, apenas o motor que nao tava muito bom, mas isso a gente pode fazer neh...
quem me arranjou a carroceria foi o Bibe, na verdade ele arranjou duas, uma ta batida, mas original e outra ta cortada e feita um monte de coisa diferente...
to vendo se vale a pena consertar a batida... pq é original...

Rones Jr
15/10/2008, 12:55
Cara...q pena, mas vamos lá...bola pra frente. Vi no ML alguns Nivas para desmanche, acho q aproveita-se muito da carroceria.

Sobre jatear....acho q não precisa, mas é bom uma raspagem com produtos específicos, veja em blog abaixo que fiz isto...inclusive com fotos.

A q tah batida....tah muito avariada?

glausians
15/10/2008, 19:03
Eu comentei em jatear pq tem um amigo meu, o dono da empresa de jateamento que jateou a rural dele inteirinha... tirou tudo que é ferrugem.
A carroceria eu ja tenho, tem bastante ferrugem, o que é normal, e se eu fizesse um jateamento, tiraria tudo mesmo...
sobrando apenas para eu fazer o tratamento anticorrosivo, aplicar o primer e dai pintar...
mas antes de tudo isso fazer todos os reparos...
e quem sabe colocar uma gaiola interna...
mas ainda eu gostaria de varias opinioes sobre jateamento...
pq eu ainda acho interessante...
mas ja vi em muitos topicos pessoas desaprovando...

brteles
17/10/2008, 14:04
A coisa ficou meio feia mesmo.
Pobre coitado do Pantranal!:putz: Mas é isso, Bola pra frente, e que a próxima reforma fique ainda melhor que a anterior!:mrgreen:

Boa Sorte

pedrodoniva
17/10/2008, 19:44
Nossa, como aconteceu o acidente? Atropelou um Gol, Corsa ou Palio?

Tenho ctz que agora a próxima reforma vai ficar bem mais do seu agrado, pq vai começar do zero mesmo... Devagar e sempre............ =)

Marcio Rossetto
17/10/2008, 21:47
Camarada , com certeza que jatear a carroceria inteira será ruim .

Já vi o processo de pintura da Fiat . A pintura de robô no final do processo só serve de enfeite .

A carroceria antes passa por um banho químico depois é submergida em um prime especial ( fundo ) , sendo o banho o catodo e o carro o anodo . Depois vai para o forno a 160 ºC.

Se vc jater tudo , não vai conseguir essa proteção , principalmente dentro das longarinas , etc .

Agora , compensa jatear o assoalho por dentro .

SDS

Eu comentei em jatear pq tem um amigo meu, o dono da empresa de jateamento que jateou a rural dele inteirinha... tirou tudo que é ferrugem.
A carroceria eu ja tenho, tem bastante ferrugem, o que é normal, e se eu fizesse um jateamento, tiraria tudo mesmo...
sobrando apenas para eu fazer o tratamento anticorrosivo, aplicar o primer e dai pintar...
mas antes de tudo isso fazer todos os reparos...
mas ainda eu gostaria de varias opinioes sobre jateamento...
pq eu ainda acho interessante...
mas ja vi em muitos topicos pessoas desaprovando...

shuther4x4
18/10/2008, 08:19

Essa realmente é uma boa idéia (51)
Sobre o jateamento, realmente existem opiniões diversas. Se fosse necessário (necessário) EU, digo EU faria o jateamento sim, pois você vai tirar toda (TODA) a ferrugem, fazer os reparos necessário (e se prepare que vai aparecer, pois dependendo da ferrugem o jateamento abre uma "loca" no lugar), preparar a superficie corretamente e beleza.
Talvez não fique como a original, mas convenhamos, que proteção antioxidação mequetrefe essa da lada heim (pelo menos no meu 91 é)
Abraços e boa sorte.

SERGIO MOLLO
18/10/2008, 08:44
Glausians; Tenho tanbem um cj, e quando comecei a reforma, que era só pouca funilaria e a pintura, resolvi jatear.Conclusão: tive que trocar todo o assoalho.parte da lateral,paralama e tampa trazeira, pois apos o jateamento aparece tudo. Agora se voce pretende ficar com o carro por muitos anos Compença, se não, evite jatear,pois a pressão do jato, tambem ondula a lata em algumas partes. obs..se jatear, assim que acabar, já de uma mão de fundo fosfatizante, pois só de pegar na lata já começa a enferrujar.
Abs

glausians
19/10/2008, 19:47
Obrigado pelas opinioes...

Ainda to pensando no jateamento...

tava mexendo nela hj, e com um esticardor, emprestado, fui colocando as coisas no lugar...
e como sempre depois do acidente, quando mexemos no carro sempre vemos mais coisas pra fazer...

esse foi o primeiro dia que mexi no carro depois do acidente...
é entristecedor ver ela nesse estado...
mas no final vai valer a pena...

uahuahua

Bom...

quando tiver mais fotos posto aki...

glausians
18/11/2008, 09:02
Ola amigos...
voltando pra postar mais um passo para a reforma...
To anexando umas fotos da provavel carroceria que vou utilizar no meu niva...
vou continuar usando meus docs...
pois vou remarcar essa carroceria...
mas ja estou quase que desistindo do jateamento...
vai direto para a pintura e funilaria...

glausians
18/11/2008, 09:02
mais duas fotos

Savius
18/11/2008, 16:30
Amigo Glausians, olhando para foto de como ficou sua vtr após o acidente, e a foto da carroceria que voce pretende trocar, acho que voce poderia verificar a possibilidade de trocar só o teto e talvés a frente da sua própia carroceria usando essas partes da outra carroceria (vermelha), pois pelo menos pelas fotos parece-me que sua carroceria original não têm podres, e a outra tá bem feinha.

E essa história de que carro monobloco quando troca a frente não fica bom, é pura balela, se o serviço for realizado por gente competente e com equipamentos certos, fica muito bom mesmo.

Quanto a jateação, existem vários métodos e equipamentos diferentes para isso, realmente alguns métodos são capazes de amassar a lataria e até furar, tamano é o desgaste que eles causam, porém se voce levar a um profissional no assunto, com certeza ele irá verificar qual é o método mais indicado e ficará bom sim.

Dê fato é preciso usar um tratamento adequado no material após o jateamento, geralmente um líquido fosfatizante que converte óxido ferroso em óxido neutro, gerando um almágma que isola a superfície do material do oxigênio do ar (FERROX).
Nada que um bom pintor não tire de letra...
Abraços e boa sorte.

Savius
18/11/2008, 16:36
HÁ........ia me isquecendo de dize........

É ISSO AÍ....NÓIS CAPOTA MAIS NÓIS NUM BREKA.......

glausians
18/11/2008, 17:23
essa outra carroceria que peguei tem menos podres que a que eu capotei...
so que a capotada eu tava fazendo uns tratamentos pra diminuir os podres...
e tbm tenho planos para essa carroceria capotada

Savius
19/11/2008, 08:53
Há.....tá...

Pensei que fosse o contrário, mas de qualquer forma não desista não, camarada, vai dar um pouco mais de trabalho mas voce ficará com a viatura novinha.
Aproveite que vai ter que mexer em tudo e deixe sua Vtr do jeitinho que voce gosta.
Abraços e boa sorte.

glausians
19/11/2008, 10:08
Alem da lata, to pensando em fazer um upgrad no motor, continuar usando o original, sou fã dele, hehehe, mas quero tirar tudo desse motor, ver o que ele aguenta...
na verdade quero botar meu niva do lado do de um amigo meu e nao ficar para tras, pois o do meu amigo é o niva com motor original mais forte que eu ja vi...
bate muito ap por ai...:dance::dance::dance:
To pensando num turbo ou algo do genero...
ja que o motor vai ser feito do zero tbm...
quem sabe uma injeçao eletronica, um dis...

Girti
19/11/2008, 16:09
Alem da lata, to pensando em fazer um upgrad no motor, continuar usando o original, sou fã dele, hehehe, mas quero tirar tudo desse motor, ver o que ele aguenta...
na verdade quero botar meu niva do lado do de um amigo meu e nao ficar para tras, pois o do meu amigo é o niva com motor original mais forte que eu ja vi...
bate muito ap por ai...:dance::dance::dance:
To pensando num turbo ou algo do genero...
ja que o motor vai ser feito do zero tbm...
quem sabe uma injeçao eletronica, um dis...

Procure informar-se sobre o kit da Aerocar (www.aerocar.com.br) para o Niva. O comando modificado e a polia que o acompanha já ajudam pacas (experiência própria), talvez nem seja necessário instalar o kit completo.

glausians
19/11/2008, 18:23
POis é, gostei desse kit, mas há bastante controversias sobre ele...
mas achei muito interessante...
Eu estava pensando um upgrad assim...

Retifica no motor para deixa-lo 1.7...
Pistoes e bielas forjadas...
Kit turbo, com coletor de escape feito sobre medida para o turbo...
Injeção eletronica (Pandoo) "quem sabe..." ou outro kit...
Trabalhar o coletor de admissao para que o ar entre sem tanta restrição...
Kit de injeção de GNV (kit 5ª geraçao)

Esses sao os up's para o motor...
eu tbm quero o motor mais forte devido a gaiola de proteçao que pretendo fazer...

Vai anexo a ideia do projeto da gaiola...
Esse é um niva modificado na russia...
Adorei a ideia dos caras...

Girti
19/11/2008, 23:17
POis é, gostei desse kit, mas há bastante controversias sobre ele...
mas achei muito interessante...
Eu estava pensando um upgrad assim...

Retifica no motor para deixa-lo 1.7...
Pistoes e bielas forjadas...
Kit turbo, com coletor de escape feito sobre medida para o turbo...
Injeção eletronica (Pandoo) "quem sabe..." ou outro kit...
Trabalhar o coletor de admissao para que o ar entre sem tanta restrição...
Kit de injeção de GNV (kit 5ª geraçao)

Esses sao os up's para o motor...
eu tbm quero o motor mais forte devido a gaiola de proteçao que pretendo fazer...

Vai anexo a ideia do projeto da gaiola...
Esse é um niva modificado na russia...
Adorei a ideia dos caras...

Se você pretende fazer trilhas com ele, melhor esquecer o turbo, trilhas requerem torque em baixa rotação, o que contraria frontalmente o conceito de um motor turbo, onde a potência vem em alta rotação. Além disso, vem de repente, o que comprometeria o necessário controle da potência em certas situações nas trilhas.

glausians
20/11/2008, 08:56
Se você pretende fazer trilhas com ele, melhor esquecer o turbo, trilhas requerem torque em baixa rotação, o que contraria frontalmente o conceito de um motor turbo, onde a potência vem em alta rotação. Além disso, vem de repente, o que comprometeria o necessário controle da potência em certas situações nas trilhas.

Bom, eu ja pensei nisso...
e lendo muitas coisas eu pensei em utilizar um turbo pequeno, que enche mesmo em baixas rotaçoes, com isso ganhando torque em baixa...
pq eu tbm nao queria fussar tanto no motor para conseguir a potencia que quero...
mas tbm ainda to estudando isso...
pq primeiro tenho que terminar a parte da lata ainda....
hehhe