Conectar

Ver Versão Completa : Platinado

EduMendes
14/10/2008, 19:42
Senhores,
Sei que muitos de voces não sofrem mais deste mau, mas gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida:

Tenho um motor 6cc no meu CJ5, imagino ser um BF161, e o problema é que queimo um platinado por semana, ou seja, basta eu fazer uma volta mais longa e o JEEP começa a falhar e me deixa na mão.
Segundo o mecanico, a razão deste problema é o fato do motor estar muito fraco e força de mais o platinado.

Pode ser isto mesmo? Não aguento mais ficar na mão por uma peça de 8 latinhas.

Abraço

oliverasap
14/10/2008, 20:56
Senhores,
Sei que muitos de voces não sofrem mais deste mau, mas gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida:

Tenho um motor 6cc no meu CJ5, imagino ser um BF161, e o problema é que queimo um platinado por semana, ou seja, basta eu fazer uma volta mais longa e o JEEP começa a falhar e me deixa na mão.
Segundo o mecanico, a razão deste problema é o fato do motor estar muito fraco e força de mais o platinado.

Abraçocaro amigo!!seu mecanico verificou a (BOBINA)platinado e12v igniçao eletronica kw12v ...obs.nao desfazendo a opiniao do seu mecanico tambem nao descar. essa possib.... :concordo:

junior braga
14/10/2008, 22:43
Senhores,

Abraço

:stop:Edu vai por parte,

To achando essa situação muito estranha...platinado não queima a toa não. Digo isso porque tenho jipe já há +/- 3 anos e nunca fiquei na mão. Mas em compensação da ultima vez que mexi fiquei umas duas semanas namorando o meu distribuidor:parede::parede:, mas fungou redondinho..

Só a titulo de curiosidade esta com o condensador?

Bom, sugere que faça uma revisão por completo no sistema de ignição. De uma pesquisada, aqui tem muita coisa sobre o assunto. Segue alguns links..

:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7453 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7453)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4793 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4793)

Ah da uma olhada também nesse site: www.dedobroca.com (http://www.dedobroca.com/), eu uso e recomendo..

:concordo::concordo:

EduMendes
15/10/2008, 12:01
Obrigado pelas dicas.

O Mecanico sugeriu que eu colocasse ignição eletronica ou um "equalizador de tensão" que deve ser algo parecido como este que voce apontou.

Minha dúvida é se o fato do motor estar nas últimas impacta nestes periféricos, pois o conselho foi que eu trocasse todo o motor e não fizesse estes ajustes na ignição.

Grato
Eduardo

giovanihappy
15/10/2008, 17:38
Comprei hoje um módulo de ignição eletronica pelo mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80679943-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM

Alguém usou essa solução?

Final de semana devo instalar e posto minhas impressões

Abraços,

Giovani

CJ 60
15/10/2008, 18:54
Comprei hoje um módulo de ignição eletronica pelo mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80679943-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-tonella-_JM

Alguém usou essa solução?

Final de semana devo instalar e posto minhas impressões

Abraços,

Giovani

Em 2 posts acima tem sua resposta

Ah da uma olhada também nesse site: www.dedobroca.com (http://www.dedobroca.com/), eu uso e recomendo..

Eu tbm tenho instalado no jeep.. porem como o mesmo esta parado por outros fatores não vou poder opinar plenamente..

Rodrigo Cordeiro
15/10/2008, 21:53
Tenho um potencializador feito por um engenheiro daqui de ribss, ficou muito bom o resultado foi mais do que eu imaginava, em aumento de potencia, e economia ainda mais por eu andar com o bf no alcool.... na gasosa ja vi tb e ficou muito bom. esse que eu uso, é um pouco mais caro mas eu tinha um desses do ml e troquei por o novo ser resistente a agua...

Bicudo4x4
17/10/2008, 12:25
Bom o pessoal anda falando muito bem da Motor Spice
www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br) logo logo vou colocar no meu jeep.

Abs

eder martins
14/07/2014, 18:45
Então se o platinado ta queimando sem motivo 90% de chance de ser condensador ruim?

eder martins
15/07/2014, 13:32
Então se o platinado ta queimando sem motivo 90% de chance de ser condensador ruim?
ninguem q possa responder

antonio umino
15/07/2014, 14:35
Hoje uso ignição eletronica.

Se o platinado queima com facilidade. deve ser o condensador ruim

Experimenta colocar um novo...

ressuscitou um tópico antigo. mas tá valendo.

abçs

eder martins
15/07/2014, 16:51
Nos já ate estávamos pensando em ignição eletrônica mas ouvi dizer de quem também tem Jeep q seus platinados duram mais de um ano e o nosso também já durou ate mais de dois anos e so a alguns meses que começou a queimar vou trocar o condensador pra ver então obg!

Jacimar
15/07/2014, 18:55
Boa noite prezados ! como não foi feita nenhuma modificação no seu Jeep, foi o que entendi, deve ser o condensador mesmo, ele tem a função de diminuir as faíscas que são produzidas pela abertura/fechamento do mesmo . . . o CJ58 funcionou anos a fio com platinado, só colocamos ignição eletrônica em 2009, 7 anos depois de comprado, devemos ter cuidado ao trocar as bobinas, existem as bobinas para platinado e para ignição eletrônica, e ambas existem as que precisam de resistor ou não . . . abraço !

AnTiPoP
16/07/2014, 08:33
Usei esse modulo de ignição eletrônica assistida do tonella por uma semana, estava procurando kit de ignição eletrônica na net e fiquei curioso para ver se funcionava... funciona muito bem se usar uma bobina para ignição eletrônica, mas acabei tirando pq, devido a falta de conhecimento (ou ignorância) dos meus parceiros de trilha, qualquer problema q acontecesse no meu jeep seria por causa da caixinha "tabajara" q eu coloquei então acabei instalando o kit de ignição mesmo....

eder martins
16/07/2014, 13:42
jacimar teria uma foto desse resistor pois acho que e o que eu estou pensando estava ligado so no negativo da bobina como no positivo nao tinha nada desliguei do negativo tambem se vc ou outro amigo nao conseguir a foto eu tiro e posto uma amanha

Jacimar
16/07/2014, 19:33
jacimar teria uma foto desse resistor pois acho que e o que eu estou pensando estava ligado so no negativo da bobina como no positivo nao tinha nada desliguei do negativo tambem se vc ou outro amigo nao conseguir a foto eu tiro e posto uma amanha

Amigo Eder, boa noite ! o resistor é parecido com o da foto, mas é preciso saber se precisa e também se já não o tem, alguns automóveis usam um fio resistivo que faz o mesmo papel . . . para saber se o seu Jeep precisa do resistor é só olhar o catálogo da bobina, e para saber se já tem resistor/fio resistivo meça com um multímetro a tensão no terminal positivo da bobina, com o platinado aberto ou fechado se tiver cerca de 12Vcc - não tem resistor - e com o platinado aberto 12Vcc e fechado 8Vcc - tem resistor - isso com a chave de ignição ligada, não dê partida pois poderá levar um choque, em funcionamento mesmo o primário da bobina que trabalha em 12 ou 8Vcc gera pulsos de cerca de 300 Volts ! abraço !

Sergioporto
16/07/2014, 21:04
Hoje uso ignição eletronica.

Se o platinado queima com facilidade. deve ser o condensador ruim

Experimenta colocar um novo...

ressuscitou um tópico antigo. mas tá valendo.

abçs
Tive um willys com motor do maverick quatro cilindro com platinado ,depois coloquei eletronica.Certa vez queimava platinado um atrás do outro ,trocava platinado várias vezes ,troquei condensador e nao adiantava !Certa vez parei em frente à um acesserio de um amigo e peguei uma bobina para testar ,tiro e queda ,era bobina com muita tensao que fazia queimar platinado !Tenta uma outra bobina primeiro para depois testar o restante.É um pitaco mas pode resolver.Nao poe bobina de igniçao eletronica.
boa sorte

eder martins
17/07/2014, 15:14
e esse sera q e necessario

Sergioporto
17/07/2014, 16:21
e esse sera q e necessario
Este usa uma resistencia .Esta que está acima da bobina.É como amigo relatou antes ,ou usa um fio resistivo ou resistor mas dependendo do modelo da bobina nao precisa.

eder martins
17/07/2014, 16:36
Este usa uma resistencia .Esta que está acima da bobina.É como amigo relatou antes ,ou usa um fio resistivo ou resistor mas dependendo do modetlo da bobina nao precisa.mas será que da pra saber se essa ai precisa da pra ligar ele e testar? Ese de pra testar como?

Jacimar
17/07/2014, 16:45
Eder, esse resistor está em série com a bobina ? ou seja, ligado entre o +12Vcc e o positivo da bobina ? para saber se precisa do resistor é só olhar no catálogo referente a bobina que está usando . . .

eder martins
17/07/2014, 17:08
Eder, esse resistor está em série com a bobina ? ou seja, ligado entre o +12Vcc e o positivo da bobina ? para saber se precisa do resistor é só olhar no catálogo referente a bobina que está usando . . . esse catalogo seria algo que vem com a bobina ou que eu acho na net

Marcos
17/07/2014, 17:35
esse catalogo seria algo que vem com a bobina ou que eu acho na net

http://paulofurtadoacsolidaria.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html]

De uma olha aqui ajudará a entender o que os colegas falaram aí

eder martins
17/07/2014, 18:50
Decha eu vê se entendi segundo o que diz no link a bobina da foto que postei e azul e não precisa de resitor e isso mesmo?

Paulo Leit
17/07/2014, 21:12
Olá galera vou dar meu pitaco,

Jeep 6cc - Bobina bosch K12 , não necessariamente azul.

E12 não serve ,pouca faísca.
KW12 pouco resistiva , o platinado queima ,nunca vi mas talvez com a resistência funcione .

Valeu vai a dica..

Marcos
17/07/2014, 21:54
Decha eu vê se entendi segundo o que diz no link a bobina da foto que postei e azul e não precisa de resitor e isso mesmo?

O link tem uma breve descrição das bobinas, a classificação delas e os diagramas, inclusive como fazer o teste que o pessoal recomendou.. Quanto ao Vermelho, Azul e Alumínio da Bosch (KW, K e E), você precisa verificar a identificação (codigo )da sua bobina, para saber se precisa ou não resistor. Qual é a marca da bobina que você tem? 6 ou 12V?

Jacimar
17/07/2014, 22:08
Boa noite prezados ! Eder, olhe na bobina a identificação da mesma, além da marca, Bosch, Echlin, Marflex . . . com os dados é só olhar na Internet mesmo, vai acabar descobrindo se precisa de resistor, só como curiosidade a minha C-10 veio com platinado e uma bobina para ignição eletrônica, o platinado não durava 3 meses ! troquei e nunca mais deu problema, depois coloquei ignição eletrônica e esqueço do distribuidor . . .

eder martins
18/07/2014, 14:20
A bobina e essa ai Olinpic. B4010. 1054. 26000v. 12v.

Jacimar
18/07/2014, 16:37
A bobina e essa ai Olinpic. B4010. 1054. 26000v. 12v.

Olá Eder, no site Olimpic - Especializada na fabricação de peças de ignição e elétrica para veículos automotivos (http://olimpic.com.br/v3/produtos.html) tem os catálogos, abraço !

eder martins
18/07/2014, 19:59
Finalmente entendi obg a todos. ah jacimar a um tempo atrás vc tinha pedido meu telefone pra quando vc estiver em Guaçuí e eu não consegui enviar a mp e depois acabei esquecendo então ta ai (28) 999167960

Jacimar
18/07/2014, 21:14
Finalmente entendi obg a todos. ah jacimar a um tempo atrás vc tinha pedido meu telefone pra quando vc estiver em Guaçuí e eu não consegui enviar a mp e depois acabei esquecendo então ta ai (28) 999167960

Valeu amigo ! quando for aí visitar minha irmã te dou uma ligada, o meu nº é (31) 9988-4850, abraço !

Marcos
19/07/2014, 11:50
Olá Eder, bom que voce achou a solução! Essa resistência que tem no seu Jeep provavelmente é sobra da época dos 6V (acho que no ano 64 não era 12V ainda), pois para se obter a potência necessária na bobina com 6V era necessário o dobro da corrente (cerca de 8A) então deixe o resistor lá de enfeite.