Ver Versão Completa : Bomba D'água da Ranger 2.5 TDI
duardobruno
14/10/2008, 15:33
Nobresss companheiros Rangeiros!!!!! Saudações!!!
Preciso de vossos conselhos mais uma vez.
Bem, como sempre, uma pequena histórinha para ambientá-los melhor.
Vinha eu já muito louco pela estrada, voltando de minha chácara no último sábado a noite, quando olhei para o meu painel e me surpreendi com a famosa luz do Check Cage acesa. Então inspirado, filosofei: EITA PORRA!!!!:shock: E parei no acostamento. Verifiquei que a temperatura, já estava colando no vermelho, então abri o capô e deixei a jubiraquinha esfriar o motor. Depois andei mais uns metros e ela novamente começou a passar da metade da marcação,:stop: então já parei em frente a Embrapa e pedi pra guardar meu carro lá. No dia seguinte e no claro, coloquei água e percebi q vazava na frente da bomba d'água. Bem no eixo q segura a polia. Daí liguei pro meu meca e acionei. Pois bem, tava ligando pra umas casas de peça aqui e vendo as bombas entre 180 e 380 conto. Achei uma tal de Xavec, (nem sei se é assim que escreve) por 100,00 reais. Sei que miséria pouca é bobagem. Mas só pra gerar uma polêmica aqui no fórum, :mrgreen:pq eu me amarro nesse site, será que vale a pena?:pensativo:
Já ligaste pro representante MWM-International mais próximo para ver qto fica uma original??
Cuida com a economia porca hein!
Allan Nielsen
14/10/2008, 17:05
siga o conselho do Cibridi.
Coloque uma original International pois a bomba dágua é o coração do motor, e tem umas que são "verdadeiras bombas" e costumam descravar o rotor e quando vc perceber já queimou no minimo a junta.
Boa sorte
soneca_zzz
14/10/2008, 17:07
Caraca, isso está parecendo um guaraná chamado "Xamego" que meu pai comprou no mercado outro dia... hehehe
duardobruno
14/10/2008, 18:53
Caraca, isso está parecendo um guaraná chamado "Xamego" que meu pai comprou no mercado outro dia... hehehe
hahahahahahahh
Vai uma bomba d'água Xavec??? Será que dá gases?
Valeu galera, mandei o meca ver o preço da original.
Abraço.:palmas:
Pequeno jr
14/10/2008, 19:49
Eduardo .. tdo bacana
CAra .. como disse a galera .. não entra nessa de peça de segunda, principalmente tratando-se de Bomba d agua. É pedir para em pouco tempo vc parar de novo a Jabiraca ou quem sabe algo pior acontecer.
Da uma ligada na So Fort (3354-6006 procura Estevan), so camionete (3356-1558 esse é representante International) e na Taguamotor (3399-6000 esse vai querer lhe tirar um dos rins).
Anthoniusnikos
14/10/2008, 20:40
Duardo, a marca é Schadek. A minha já está na viatura funcionando a 90.000 Km. Pretendo desmontar logo que tenha tempo, para ver em que condição ela se encontra. Mas algumas podem chegar aos 150.000 Km, só que aí necessitam uma graxa no rolamento.
A SKF tem a VKPC 84425 A Ranger - motor Maxion 2.5 / 2.8
As Bosch também são excelentes.
Abs
Anthoniusnikos
duardobruno
15/10/2008, 09:22
Duardo, a marca é Schadek. A minha já está na viatura funcionando a 90.000 Km. Pretendo desmontar logo que tenha tempo, para ver em que condição ela se encontra. Mas algumas podem chegar aos 150.000 Km, só que aí necessitam uma graxa no rolamento.
A SKF tem a VKPC 84425 A Ranger - motor Maxion 2.5 / 2.8
As Bosch também são excelentes.
Abs
Anthoniusnikos
Isso!!! Foi o cara da Comando que disse Shavek (e eu escrevi Xavec, rsrsrs).
:putz:ah! que pena que só vi agora. Mandei o meca colocar a Bosch, 187,00 reais.
Mas valeu galera, eu gosto é da polÊÊÊÊmicaaaaa!!!!:mrgreen: Esse Fórum é muito massaaa!!!
Abraço:concordo:
F. França
23/10/2008, 09:41
Tem Umas Bombas Ai Que São Verdadeiras Bombas Mesmo Hein Rapaz!
O Barato Sai Caro E Demorado As Vezes.
Hauhauaauahua
Viu, Na Duvida Fique Com A Original
Forte Abraço!
A Natasha quebrou de bomba d'água em São Pedro D'Aldeia, num sábado perto do meio dia. Fez um barulho no motor. Parei, abri o capô e vi só um fiapo da correia poli V no lugar. Pensei comigo: arrebentou a correia. Fui devagarinho procurando um meca até que me indicaram um chamado "Curió". Lá chegando, ele abriu o capô e deu o diagnóstico: bomba d'água. Tirou o fiapo de correia balançou o eixo e me mostrou "tá vendo só". Realmente o eixo estava folgado e vazava água. Fomos até a auto peças, comprei a bomba, correia, aditivo. A oficina é especializada em motor diesel e a auto peças é do mesmo dono. Em duas horas o carro estava pronto. Dei a maior sorte: peças e mão de obra R$ 400,00 reais. A bomba custou 220,00. A marca da bomba: lá sei eu. Só sei que está no motor até hoje sem vazar nada e o ponteiro da temperatura não passa do meio. Já tem uns 30.000 km.
Abraços.
duardobruno
23/10/2008, 16:33
A Natasha quebrou de bomba d'água em São Pedro D'Aldeia, num sábado perto do meio dia. Fez um barulho no motor. Parei, abri o capô e vi só um fiapo da correia poli V no lugar. Pensei comigo: arrebentou a correia. Fui devagarinho procurando um meca até que me indicaram um chamado "Curió". Lá chegando, ele abriu o capô e deu o diagnóstico: bomba d'água. Tirou o fiapo de correia balançou o eixo e me mostrou "tá vendo só". Realmente o eixo estava folgado e vazava água. Fomos até a auto peças, comprei a bomba, correia, aditivo. A oficina é especializada em motor diesel e a auto peças é do mesmo dono. Em duas horas o carro estava pronto. Dei a maior sorte: peças e mão de obra R$ 400,00 reais. A bomba custou 220,00. A marca da bomba: lá sei eu. Só sei que está no motor até hoje sem vazar nada e o ponteiro da temperatura não passa do meio. Já tem uns 30.000 km.
Abraços.
Cara, não sei se foi pq era em São Pedro D'Aldeia, mas não foi caro não?:pensativo: Pq aqui em Brasólia City, 187,00 é da Bosch. As genéricas custam 100 conto, 114 uma melhorzinha lá:rolleyes:. 60,00 foi a mão de obra do mecânico, tb especialista em diesel e olha q ele ainda aproveitou e trocou a junta da minha turbina e do coletor que tava encarniçando o motor todo com fuligem (isso meio na amizade né:D).
Abraço!:concordo:
Anthoniusnikos
23/10/2008, 18:58
Em Bra$ólia o preço está na média, mas em São Pedro da Aldeia o Curió meteu a faca.
Abs
Anthoniusnikos
Tô entendendo não, esse negócio de preços. Em Niterói querem me cobrar R$ 400 de mão-de-obra para trocar a bomba d'água, correia dentada e esticadores. No Rio tem uma oficina que faz o mesmo serviço por R$ 460 e outro em São Cristóvão por R$ 280 (mas nesse não levo nem a pau, já tive mal serviços feitos com ele). Ora, é um serviço que leva no máximo 4 horas, o mais chato é tirar o radiador e o ventilador. Dá para entender??
Hoje comprei a bomba d'água SKF por R$ 148. Botei fotografias dela. Alguém sabe COMO identificar se realmente é SKF?? Tem componente de plástico (a ventoinha).
soneca_zzz
02/12/2008, 22:26
Sei que a SKF produz rolamentos, mas bomba d'água nem faço idéia...
Walter L. L. Casitta
02/12/2008, 22:33
Hoje comprei a bomba d'água SKF por R$ 148. Botei fotografias dela. Alguém sabe COMO identificar se realmente é SKF?? Tem componente de plástico (a ventoinha).
Pela embalagem...
Walter, a embalagem não vem lacrada e é fácil trocar o conteúdo por um produto não original.
Pela embalagem...
Alguém sabe COMO identificar se realmente é SKF??
No site da SKF (http://www.skf.com/portal/skf_br/home?lang=pt) tem um atendimento online, talvez eles possam te ajudar... :-D
Allan Nielsen
03/12/2008, 12:08
Hoje comprei a bomba d'água SKF por R$ 148. Botei fotografias dela. Alguém sabe COMO identificar se realmente é SKF?? Tem componente de plástico (a ventoinha).
Pela foto do catalogo da SKf, a flange que prende a polia é diferenta; o que tambem não quer dizer não seja SKF.
abs
Hoje comprei a bomba d'água SKF por R$ 148. Botei fotografias dela. Alguém sabe COMO identificar se realmente é SKF?? Tem componente de plástico (a ventoinha).
Não quero te assustar. Mas SKF sem a sigla em alto relevo no corpo da bomba? Se a embalagem não estava lacrada duvido que seja.
Abs.
Pois é, Allan, já tinha percebido esse detalhe no catálogo da SKF, daí minha dúvida.
Raposo: a peça tem que ter mesmo a sigla SKF em alto relevo?
Pela foto do catalogo da SKf, a flange que prende a polia é diferenta; o que tambem não quer dizer não seja SKF.
abs
Pois é, Allan, já tinha percebido esse detalhe no catálogo da SKF, daí minha dúvida.
Raposo: a peça tem que ter mesmo a sigla SKF em alto relevo?
Miguel, eu não vejo a obrigatoriedade do alto relevo. Porém, quando trabalhei em metalúrgica, alguns componentes produzidos pela SKF vinham com a marca em alto relevo. Inclusive os rolamentos vinham com a marca gravada na lateral. Nestes tempos bicudos, pode ser que a fábrica tenha retirado a marca por questão de economia e competitividade de mercado com marcas inferiores, baixando o custo de produção.
O que me causou estranheza, principalmente foi a embalagem.
Abraços
Raposo, há um tempo comprei também um atuador SKF com o mesmo tipo de embalagem, também sem lacrar. Ambas as compras foram na Nova Altese, na Penha (Rio). Enviei um email para SKF, mas nada de resposta. Vou contatá-los pelo telefone. Não vou ficar com dúvidas, não! Abraço.
Raposo, há um tempo comprei também um atuador SKF com o mesmo tipo de embalagem, também sem lacrar. Ambas as compras foram na Nova Altese, na Penha (Rio). Enviei um email para SKF, mas nada de resposta. Vou contatá-los pelo telefone. Não vou ficar com dúvidas, não! Abraço.
Acho que você está corretíssimo. Certa vez, fui trocar os amortecedores dianteiros de um carro, coloquei COFAP (com dois anos de garantia). Pra encurtar a conversa posso te garantir que não eram novos (talvez recondicionados). Por isso é bom ficar de olho.
abraços.
duardobruno
17/12/2009, 09:24
Véi, só pra constar. A bomba d'água Bosh durou exatamente 1 ano e 2 meses. Moeu todinha, o rolamento quebrou todo. Troquei por uma SKF. 140,00 + 50,00 da mão de obra. Vamos ver.
Abraço.
LeoLeone
17/12/2009, 11:51
Véi, só pra constar. A bomba d'água Bosh durou exatamente 1 ano e 2 meses. Moeu todinha, o rolamento quebrou todo. Troquei por uma SKF. 140,00 + 50,00 da mão de obra. Vamos ver.
Abraço.
só pra constar a bomba d'água original na MWM international custa R$ 153,00 na penha do Rio de Janeiro. Acredito que seja tabelado para todo o Brasil.
Abç
LeoLeone
Ranger xl2000 CD 4x4 :-D
duardobruno
17/12/2009, 14:19
só pra constar a bomba d'água original na MWM international custa R$ 153,00 na penha do Rio de Janeiro. Acredito que seja tabelado para todo o Brasil.
Abç
LeoLeone
Ranger xl2000 CD 4x4 :-D
Rs. Só pra constar acho que vai chegar aqui em Brasília por 253,00. Aqui, tudo é caro.
Pequeno jr
17/12/2009, 14:21
Rs. Só pra constar acho que vai chegar aqui em Brasília por 253,00. Aqui, tudo é caro.
Liga na Pick-up Car (representante international) fala com o Rubens, não chega a R$ 160,00
duardobruno
17/12/2009, 14:34
Liga na Pick-up Car (representante international) fala com o Rubens, não chega a R$ 160,00
Já butei a outra. Agora só daqui a 1 ano se não vender a Jubiraca.
Véi, só pra constar. A bomba d'água Bosh durou exatamente 1 ano e 2 meses. Moeu todinha, o rolamento quebrou todo. Troquei por uma SKF. 140,00 + 50,00 da mão de obra. Vamos ver.
Abraço.
Só pra constar: Aquela que o "Curió" colocou e eu nem sei a marca está na Natasha até hoje (02 anos) e nem pinga.
Abraços.
TylerNTL
17/12/2009, 19:13
A minha BH2O vai com 165k km e não tem qualquer sintoma de problema, mas esses dias tive que troca a válvula termostática e um rolamento do tensor da polia da poli V. Estou inclinado a fazer a troca preventiva da BH2H para aumentar a confiabilidade da viatura.
É uma boa idéia fazer esta troca preventiva?
Dá para trocar a bomba d'água em casa?
O que é necessário (Bomba Nova, junta, silicone)?
LeoLeone
17/12/2009, 21:00
É uma boa idéia fazer esta troca preventiva?
Dá para trocar a bomba d'água em casa?
O que é necessário (Bomba Nova, junta, silicone)?
A bomba de água nao faz parte da revisão preventiva.
Algumas autorizadas fazem a troca baseado nao sei em que.
Normalmente, quando ela está pra ir pro saco, ela apresenta barulho de rolamento roncando e posteriormente vazamento, ou as duas coisas.
Acho que, na dúvida, vale a pena ter uma de reserva, logicamente se a sua já tem longo tempo de uso.
Acho a troca facil, tendo as ferramentas, eh claro.
Acho mais dificil eh achar uma em uma viagem por exemplo.
Como eu nao sei a idade da minha, ando com uma embaixo do banco traseiro.
A bomba ja eh vendida junto com a junta.
Sugiro comprar em uma representante MWM international. (No Rio custa R$ 153,00).
Abçs
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D
Anthoniusnikos
18/12/2009, 12:15
A minha BH2O vai com 165k km e não tem qualquer sintoma de problema, mas esses dias tive que troca a válvula termostática e um rolamento do tensor da polia da poli V. Estou inclinado a fazer a troca preventiva da BH2H para aumentar a confiabilidade da viatura.
É uma boa idéia fazer esta troca preventiva?
Dá para trocar a bomba d'água em casa?
O que é necessário (Bomba Nova, junta, silicone)?
X@ ! Leonel !
Thelmo, é a coisa mais fácil. É só por a mão-na-massaroca.
Já tieness la xave chata de boca 32 mm, para remoçion de lo coplamiento viscosssso ?
La bombita, com desquionto, sae por mienos di R$ 125,00.
Abs
Anthon
A minha BH2O vai com 165k km e não tem qualquer sintoma de problema, mas esses dias tive que troca a válvula termostática e um rolamento do tensor da polia da poli V. Estou inclinado a fazer a troca preventiva da BH2H para aumentar a confiabilidade da viatura.
É uma boa idéia fazer esta troca preventiva?
Dá para trocar a bomba d'água em casa?
O que é necessário (Bomba Nova, junta, silicone)?
Tá sobrando grana, Thelmo?
Retira a Poli V e verifica se tem folga no eixo da Bomba. Se não tem folga nem vazamento, trocar para que?
abraços.
Anthoniusnikos
18/12/2009, 21:27
Ferifica tambiem las paletas do rotor; hoje sõn di plastecos prieto, bem merrores que los di alumínio mucho más pessados, uzados antigamiente. Nô vá esquicier di adquirir la juinta, pôs lo usso del cilicon puede prerudicar las palestas du rotor; identicamiente quando si instalea la tubinea.
Abs
Anthon
TylerNTL
18/12/2009, 22:25
Anthoniusnikos,
?Viraste un hermano? O estás sólo a practicar el español?
á tieness la xave chata de boca 32 mm, para remoçion de lo coplamiento viscosssso ?
Isso aí é para tirar a ventoinha?
Tem que tirar a ventoinha para trocar a BH2O?!
Anthoniusnikos
19/12/2009, 19:31
Anthoniusnikos,
?Viraste un hermano? O estás sólo a practicar el español?
á tieness la xave chata de boca 32 mm, para remoçion de lo coplamiento viscosssso ?
Isso aí é para tirar a ventoinha?
Tem que tirar a ventoinha para trocar a BH2O?!
Estoi praticando o portunhol para entendier las propostas delo Huguito Chaves.
Brincadeira Thelmo.
Quanto a retirada da ventoinha(acoplamento viscoso), talvez não precise para a troca da bomba d'água, porém sempre calhou de eu fazer a troca, sem o radiador, ventoinha, polias, etc.
Se der, é só retirar as mangueiras da frente, a correia Poly-V e a polia da bomba. É moleza !
Abs
Anthon
TylerNTL
19/12/2009, 22:56
Tá sobrando grana, Thelmo?
Retira a Poli V e verifica se tem folga no eixo da Bomba. Se não tem folga nem vazamento, trocar para que?
abraços.
Fiz esse teste dias atrás quando troquei o rolamento do tensor.
Não tinha folga e rolava macio.
Depois de um problema com a Válvula Termoestática fiquei meio cismado com o arrefecimento. Apesar de ela não estar esquentando tô desconfiado de tudo: Radiador sujo, ventoinha mole, BH2O velha, etc,etc,etc.
TylerNTL
24/12/2009, 18:19
Decidi por trocar a Ventoinha, tenho mexido em toda ranger que vejo com o capô aberto e a minha está bem mais mole. Pensei em travar a minha por uns dias mas pelo que pesquisei não é uma gamba das mais simples (envolve mesmo um calço entre o hélice e a parte de alumínio?)
Depois de encontrar só a "viscosa" por R$720 (que depois de muito choro baixou para R$500), encontrei por R$ 400 (viscosa+hélice) que deve chegar segunda 28/12/09.
Estou até inclinado a fazer a troca eu mesmo. Estou reunindo algumas dicas.
-Folgar a poli V no tensor
-Deixar a viatura em marcha, para não girar o virabrequim quando for folgar a ventoinha
-Chave 32 para o acoplamento viscoso (ou uma chave de regulagem 12")
Algum outro macete?
O parafuso é rosca normal (aperto no sentido horário)?
É necessário algum cuidado especial com o torque aplicado?
LeoLeone
24/12/2009, 21:46
Estou até inclinado a fazer a troca eu mesmo. Estou reunindo algumas dicas.
-Folgar a poli V no tensor
-Deixar a viatura em marcha, para não girar o virabrequim quando for folgar a ventoinha
-Chave 32 para o acoplamento viscoso (ou uma chave de regulagem 12")
Algum outro macete?
O parafuso é rosca normal (aperto no sentido horário)?
É necessário algum cuidado especial com o torque aplicado?
Para retirar o acoplamento viscoso vc precisa:
- retirar o tubo do filtro de ar a turbina.
- retirar o radiador de agua e suas mangueiras junto com a proteção da helice.
- nao soltar a poli V.
- com uma chave 32mm, que tem ser fina de espessura pra entrar entre a polia e o acoplamento, girar no sentido horário (rosca inversa).
Boa sorte e BOM NATAL.
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:-D
TylerNTL
25/12/2009, 08:55
Ok serviço está se esclarecendo.
Parafusão 32mm fixa o acoplamento viscoso a polia.
Não tem jeito dele sair sem tirar o radiador?
Allan Nielsen
25/12/2009, 09:27
Thelmo,
porque vc vai trocar a ventoinha? ela tá aquecendo? a ventoinha só é responsavel por aquecimento em baixa velocidade.
Mecanica é igual a merda, quanto mais mexe mais fede.
abs
LeoLeone
25/12/2009, 11:10
Ok serviço está se esclarecendo.
Parafusão 32mm fixa o acoplamento viscoso a polia.
Não tem jeito dele sair sem tirar o radiador?
Isso mesmo Thelmo
Pra tirar o aclopamento tem que tirar a proteção da hélice, eu acho que não dá pra tirar sem tirar o radiador.
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:x
TylerNTL
25/12/2009, 11:28
Thelmo,
porque vc vai trocar a ventoinha? ela tá aquecendo? a ventoinha só é responsavel por aquecimento em baixa velocidade.
Mecanica é igual a merda, quanto mais mexe mais fede.
abs
Ela não está aquecendo, mas o hélice da ventoinha está mole (o acoplamento viscoso não está tão viscoso) e a viatura está com um barulho chato quando passo de 2krpm que estou creditando a ventoinha (que é a única coisa que não está 100% no compartimento do motor)
Allan Nielsen
25/12/2009, 12:05
Ela não está aquecendo, mas o hélice da ventoinha está mole (o acoplamento viscoso não está tão viscoso) e a viatura está com um barulho chato quando passo de 2krpm que estou creditando a ventoinha (que é a única coisa que não está 100% no compartimento do motor)
Faça o seguinte teste, aqueça bem a viatura e estacione por uns 15 a 20 minutos, neste momento todo o calor do motor e radiador terá irradiado e o aclopamento estará na condição maxima de atrito. Se voce sair neste momento com a viatura e acelerar até uns 2000 rpm vc escutará o barulho do helice.
Prá retirar o acoplamento não há necessidade de retirar nada.
abs
Pequeno jr
25/12/2009, 12:55
Thelmo, é natal.
Esquece um pouco isso e vá curtir o perú, a rabanada e etc com uma cervejinha gelada.
Achava que vc já tinha resolvido esse problema.
Thelmo, vc pode tb colocar o motor em lenta e verificar se ta puxando bem o ar, tb qdo aquecida.
Oura dica é instalar um guster digital que custa uns 130 conto e vc sossega de vez com isso, pois qq alteração na temperatura ele vai soar um alarme.
Dai vc nao gasta muito em preventiva e curte mais tranquilo a viatua em qq situação.
duardobruno
30/04/2010, 09:54
Gente! Eu não boto fé não! Vcs podem ver aqui no fórum que troquei minha bomba d'agua em dezembro do ano passado. Esta semana a jubiraca começou a dar um piadinho, parecia uns grilos no motor. Abri o capô já desconfiado e tá lááá o corpo estendido no chão! Bomba d'agua de novo!!! Galera, em 2 anos foram 4 bombas d'agua!!! O que pode estar acontecendo??? E foram 2 mecânicos, que considero bons, que fizeram o serviço. O que pode estar errado??? Tá certo que das 1 vez eu coloquei uma bombinha safada mesmo. Uma azul que não lembro nem a marca e teve uma bosch, mas estas 2 últimas foram SKF. O que pode estar errado???:pensativo:
Abraço
Walter L. L. Casitta
30/04/2010, 09:57
Gente! Eu não boto fé não! Vcs podem ver aqui no fórum que troquei minha bomba d'agua em dezembro do ano passado. Esta semana a jubiraca começou a dar um piadinho, parecia uns grilos no motor. Abri o capô já desconfiado e tá lááá o corpo estendido no chão! Bomba d'agua de novo!!! Galera, em 2 anos foram 4 bombas d'agua!!! O que pode estar acontecendo??? E foram 2 mecânicos, que considero bons, que fizeram o serviço. O que pode estar errado??? Tá certo que das 2 primeiras vezes eu coloquei umas bombinhas safadas mesmo. Umas azuis que não lembro nem a marca, mas estas 2 últimas foram SKF. O que pode estar errado???:pensativo:
Abraço
Esse picadinho pode ser só a correia. Joga um pouco de agua nela. Se parar o barulho será só ela mesmo...
duardobruno
30/04/2010, 10:03
Esse picadinho pode ser só a correia. Joga um pouco de agua nela. Se parar o barulho será só ela mesmo...
Walter, era bomba mesmo. O rolamento foi pro buraco, já troquei. Só to achando estranho tanta troca de bomba d'agua. Isso não deveria durar uns 100.000 km???
Walter L. L. Casitta
30/04/2010, 10:47
Walter, era bomba mesmo. O rolamento foi pro buraco, já troquei. Só to achando estranho tanta troca de bomba d'agua. Isso não deveria durar uns 100.000 km???
Deveria durar a vida inteira do motor. 300.000Km...
Pequeno jr
30/04/2010, 10:51
Eduardo, já fez alguma vez limpeza nesse sistema de arrefecimento???
duardobruno
30/04/2010, 13:32
Eduardo, já fez alguma vez limpeza nesse sistema de arrefecimento???
Simmmm!!! Já fiz.
Hugo Boaretto
05/05/2010, 14:40
Pessoal. Estou com o seguinte problema. Minha ranger 2.8 está sumindo agua. O vasamento se dá na junta entre a franja da bomba d´agua. Já troquei a junta por uma original e nada. Por último, em vez da junta meu mecanico colocou um tipo de cola especial que forma junta. Resultado. Continua vasando agua por ali.
Eu e meu mecanico estamos desconfiados que a peça onde fica a bomba d´agua está meio empenada - preço MWM - R$ 700,00.
Alguem já teve problema semenlhante? Minha ranger está com 193.000 km e tirando isso está ótima.
Pequeno jr
05/05/2010, 15:27
Eduardo,
Será que vc não está com alguma polia empenada?
duardobruno
05/05/2010, 15:59
Eduardo,
Será que vc não está com alguma polia empenada?
Hummmmmmmmmm!!! Boa! Pode ser. Mas se estivesse empenada, não teria que estourar primeiro a correa? Teoricamente a correa é mais frágil que o rolamento.
Pequeno jr
05/05/2010, 16:59
Bruno se a polia tiver um mínimo de empeno vai criar uma vibração no rotor da bomba d agua e desta forma cria a folga e causa o vazamento.
A correia também seria afetada, mas desde que o empeno seja mediano a grande. Acho que um empeno pequeno não seria problema não.
To aqui pensnado melhor nesse assunto.
duardobruno
06/05/2010, 08:29
Boto fé véi!! Deve ser a polia com um empenozinho de nada mesmo. Isso faria o rolamento vibrar e com o passar dos meses, quebrar sem quebrar a correa.
Pequeno jr
06/05/2010, 09:14
Bruno .. só pode ser isso.
Acho que é a terceira que vc troca não é!? E outra, tu só colocou peça boa, não era para ter dado isso.
[ ]'s apostando na polia.
duardobruno
05/11/2010, 12:00
Gente! Ontem numa arrancada noturnica pela BR 020, para ir a casa da minha mina, coisa pouca, só pra chegar aos 120 km/h, percebi uma subida de temperatura, acima do meio, coisa anormal. Tipo eu tinha pisado mais forte nem 1.5 km. Parei na casa da minha namorada abri o capô e escutei o motor, barulhinho FDP, que já to reconhecendo de lonnnge. BOMBA D'AGUA DE NOVO!!! Hoje fui no meca de manhã (já tinha que ir mesmo pq ia trocar as pastilhas de freio), o cara não acreditou. Ele tá jurando que não é a polia empenada. Então qual a explicação??? Cara! De 2 anos pra cá é a única coisa que a minha camionete quebra. BOMBA D'AGUA!!! Se não me engano, troquei bomba d'agua em abril. Mandei ele trocar a polia do mesmo jeito. Vamos ver né.
Deivid/silveira
05/11/2010, 12:36
Duardo, qual a marca que tu trocou em abril?
duardobruno
05/11/2010, 13:25
SKF. Mas já teve Bosch, já teve genérica, já teve de tudo.
Deivid/silveira
05/11/2010, 13:52
Pois é Duardo... mas tu não tentou da Indisa uma marca muito boa.
E outra, é um sistema que não tem segredo, não é normal dar problema toda hora, é somente um rolamento com a elice da bomba, nada de mais.
1° tenta a indisa... tem um rolamento bem forte.
2° ou é alguma coisa com as outras polias de oleo e altenador ou o tensor automático.
duardobruno
05/11/2010, 14:46
Pois é Duardo... mas tu não tentou da Indisa uma marca muito boa.
E outra, é um sistema que não tem segredo, não é normal dar problema toda hora, é somente um rolamento com a elice da bomba, nada de mais.
1° tenta a indisa... tem um rolamento bem forte.
2° ou é alguma coisa com as outras polias de oleo e altenador ou o tensor automático.
Pois então cara! É um sistema bem simples. Um rolamento com uma hélice que gira e movimenta a água. Não entendo. Ainda bem q nao é uma peça tão cara assim né. O perigo é o aquecimento.
TylerNTL
10/08/2014, 10:11
Depois de um tempinho venho relatar a falência da bomba d'água...
Na hora pensei ser a correia ou o tensor (Pq da última vez que deu problema, uns 150 kkm atrás, troquei apenas o rolamento). Ao abrir o capô vi que a correia estava inteira mas "saindo" das polias e até agora o "defeito" identificado foi o eixo da bomba d'água desalinhado.
O ruim é que foi sábado a noite...
A incursão para troca da bomba só vai ser possível na segunda à tarde...
Pessoal, alguém tem alguma opinião sobre a bomba d'água da MAGNETI MARELLI? Vale a pena?
Abraços
LeoLeone
15/09/2015, 19:57
Então Foxtrot
O melhor lugar para comprar bomba de água ainda eh a MWM, peca original e bom preço.
Empresa:Fortgiro Distribuidora de Auto Peças Ltda.
E-mail:lfalcao@hotmail.com
Endereço:R. Sá Andrade, 368Bairro:Varadouro
Telefone:(83) 3133-1770
Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Então Foxtrot
O melhor lugar para comprar bomba de água ainda eh a MWM, peca original e bom preço.
Empresa:Fortgiro Distribuidora de Auto Peças Ltda.
E-mail:lfalcao@hotmail.com
Endereço:R. Sá Andrade, 368Bairro:Varadouro
Telefone:(83) 3133-1770
Opções de atuação:Distribuidor de Peças Genuínas
Obrigado pela dica Leo!! Infelizmente fui comprar na RR retifica que é autorizada MWM mas pra minha surpresa eles só tinham a bomba d'água da Magneti Marelli. Na urgência terminei comprando mas ficou aquela sensação de que logo vou ter que trocar novamente. Essa Fortgiro eu não conhecia. Sua dica foi de grande valia.
Abraço
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