Conectar

Ver Versão Completa : lavagem de motor em casa

lealrenato
14/10/2008, 07:58
criei esse topico, para que as pessoas exponham o procedimento adotado para se lavar motor diesel, em casa.
renato leal

AKPG
14/10/2008, 08:54
Fofão,

Para fazer isso, você tem que tomar cuidado para o jato de água não pegar diretamente sobre os módulos e sensores eletrônicos.

Eu mando ver na WAP. Depois, com pincéis de vários tamanhos, vou acessando os cantos e limpando as frestas com diesel mesmo. Depois, mando mais água em cima.

Abraços,

Allan Nielsen
14/10/2008, 09:46
Alexandre,

Desaconselho o uso de lavadoras de alta pressão na região do cofre do motor e tambem cx cambio e tcase. Por mais cuidado que se tenha (se for o dono) sempre acaba dando algum jato em locais com possibilidade de penetração dagua. O uso de pinceis, diesel e uma mangueira de baixa pressão normal é o suficiente.

A sujeira nestes locais causa menos prejuizo que a agua.

Abs

soneca_zzz
14/10/2008, 12:18
Concordo que lavadora de alta pressão seja perigoso, ainda mais pq adora arrancar uns fios... hehehe

Diesel não resseca as borrachas? E querosene? Se não ressecar, creio que seja o melhor método...

Se pudessem colocar como limpam motores a gasolina tb (parte elétrica maior), ficaria um tópico completo. Ao menos na minha opinião... ;)

Edintruder
14/10/2008, 13:58
O melhor limpador ainda é o querosene, mas com o preço que está, é melhor deixar sujo mesmo. Eu só lavo quando tenho que mexer em algo, do contrário é melhor deixar sujo mesmo.

Guilherme A. Araújo
14/10/2008, 16:27
O melhor limpador ainda é o querosene, mas com o preço que está, é melhor deixar sujo mesmo. Eu só lavo quando tenho que mexer em algo, do contrário é melhor deixar sujo mesmo.

Pra lavar o motor a gasolina???
Querosene nele?? E depois água normal sem pressao???
qdo eu to com tempo eu passo pano, pq é mais poeira, e qdo
tá mto sujo mando na ford pra lavar completo!

lealrenato
14/10/2008, 19:34
criei esse topico, por achar q nesse caso, literalmente os olhos do dono, engordam o gado.:lol::lol:

vejo q tem muito lugar por ai, q se a gente bobear, vamos pagar, pra ter problema em seguida.

devido a essas lavagens, eu mesmo, tive q trocar uma solenoide de acionamento do 4x4 da L 200, preju de 380,00

logo, melhor consultar aos amigos foristas q sabem fazer.

vou fazer eu mesmo, depois do paulista nesse fds.

ve se aprendi:pensativo:

:arrow:0-deixar o motor esfriar antes de começar os trabalhos

:arrow:1-enxague com agua de mangueira nao muito forte
:arrow:2-limpeza do motor com pinceis molhados no oleo diesel
:arrow:3-enxague, como no item 1

:pensativo:to certo galera??

:pensativo:to certo alemão??

leofs
14/10/2008, 19:44
0a - Se tiverem conectores ou sensores muito expostos e que possam ser "embalados" com plástico e fita, torna o trabalho mais seguro ainda (igual se faz com carros com distribuidor).

abraços

shimomoto
14/10/2008, 19:52
Sou contra motor sujo. Não precisa estar brilhando mas também não dá para encarar motor com uma crosta de oleo+terra+poeira por cima. Até porque em caso de vazamento, nunca se saberá ao certo se é vazamento efetivamente ou se é sujeira encrustrada.

Antigamente eu usava solupam. E bomba de alta pressão mas sempre com o leque aberto.

Hoje abandonei o solupam pois entre outras virtudes, resseca as borrachas. Uso shampoo desses de lavar carro, mas como tenho certa facilidade, eu compro concentrado e diluo em pouca agua. E aplico com "revolver" no compressor ANTES de molhar o motor. Continuo usando bomba mas com o leque aberto, nunca aquele jato concetrado. E sempre a uma certa distância do motor. Dá para colocar a mão na frente sem que o jato arranque a mão da gente.

Com relação a querosene, ele de fato derrete a sujeira de óleo e terra. Mas resseca as borrachas. Passo longe de qualquer derivado de petroleo na limpeza de motor e parte de baixo do carro.

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
14/10/2008, 19:54
Pulverizo o Deterjet da Karcher misturado com querosene. Depois é só jogar água com pressão da água normal da rua mesmo. Fica tudo novinho e brilhando...

AKPG
14/10/2008, 20:16
criei esse topico, por achar q nesse caso, literalmente os olhos do dono, engordam o gado.:lol::lol:

vejo q tem muito lugar por ai, q se a gente bobear, vamos pagar, pra ter problema em seguida.

devido a essas lavagens, eu mesmo, tive q trocar uma solenoide de acionamento do 4x4 da L 200, preju de 380,00

Sim!!!!!!!!!!!!!!!!

lealrenato
14/10/2008, 20:39
:concordo::concordo::concordo:obrigado

abreu
14/10/2008, 21:26
Se for motor diesel mecanico, pode lavar sem medo de ser feliz...
Se for eletronico, ai so tomar cuidado com a pressao do jato nos sensores...

Motor a gasolina, tomar cuidado com as velas, sensores e o distribuidor...

Abracos.

Anthoniusnikos
14/10/2008, 21:49
Nada de jato de pressão, mesmo mangueira com pressão normal danifica a colméia dos radiadores ou penetra nos motores elétricos (que devem ser protegido com sacos de plástico). Uso um pouco de querosene com pincel, para as manchas mais grossas, depois passo detergente, muito detergente(de cozinha) com pincel, e enxáguo com canecas de água, ou mangueira com baixa pressão.
Abs
Anthoniusnikos

Allan Nielsen
14/10/2008, 21:49

Se tiver muito sujo com oleo, residuos e fuligem acho que o melhor metodo é com o motor morno (NÃO é quente) aplique oleo diesel ou querosene com um picel onde tiver sujeira, jogue agua, aplique um detergente e agua novamente.

abs

Anthoniusnikos
14/10/2008, 21:53
É isso aí Allan Cardec.
Abs

lealrenato
14/10/2008, 22:01
:concordo::concordo::concordo:antonio e allan

Allan Nielsen
14/10/2008, 22:09
É isso aí Allan Cardec.
Abs

E ai Anthonius tdo bem? voce levou uma sumida grande.

abs

Anthoniusnikos
14/10/2008, 22:10
Estrada e trabalho. Esta semana estarei de folga aquí pela praia. Ontem troquei as bieletas da Ranger (setor da barra de torção, como diria o Edin), já é um reinício das atividades mexanicais.
Abração Allan e LealRenato

Renatopami
14/10/2008, 23:17
Alguém aqui já ouviu um papo que coca-cola é bom para limpar motor?:pensativo:
Procede???
ABRAÇOS!!!

soneca_zzz
15/10/2008, 09:15
Renato, coca-cola é uma química que algum cientista louco criou e não deu certo, aí um espertinho pegou a fórmula e se beneficiou criando uma coisa estranha e preta que muita gente hoje é viciada e que chamam de "refrigerante"! :mrgreen:

Brincadeiras a parte, coca-cola deve deixar tudo melado, isso sim! Ah não ser que jogue muita água depois, se não um belo dia olhará pela janela e verá seu motor passando sendo carregada por um monte de formiguinhas...

Já vi gente usando coca-cola para tirar aqueles adesivos chatos que insistem em deixar cola na lataria e vidro. Bom, já até usei coca-cola para desentupir uma privada uma vez... e, pasmem, funcionou! :concordo:

Eu utilizaria querosene, um pincel, esponjas e panos. No máximo daria um banho rápido de mangueira nas partes com mais "crostas", mas com a pressão normal da torneira, nada de WAP. Não utilizaria detergente algum em qualquer parte que houvesse borracha ou plástico, só em metal e ainda assim deixaria rolar muita água em cima.

Ah, só uma dúvida off-topic, nas Rangers 4x4 que possuem o adesivo 4x4 na caçamba... tem adesivo dos dois lados? Outro dia vi uma Ranger em um anúncio e só tinha adesivo de um lado, achei estranho...

Allan Nielsen
15/10/2008, 10:14
Abaixo a transcrição de um pps que circula na web que os naturebas adoram

‘Coca-Cola’

Em muitos estados nos EUA, as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de ‘Coca-Cola’ no porta-malas, para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

Se você colocar um osso numa tigela com ‘Coca-Cola’, ele se dissolverá em dois dias.

Para limpar banheiros despeje uma lata de ‘Coca-Cola’ dentro do vaso e deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga.

O ácido cítrico na ‘Coca-Cola’ remove manchas na louça.

Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis, esfregue o pára-choques com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis, despeje uma lata de ‘Coca-Cola’ sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso emperrado por corrosão , aplique um pano encharcado com ‘Coca-Cola’ sobre o parafuso enferrujado, por vários minutos.

Para remover manchas de graxa das roupas, despeje uma lata de ‘Coca-Cola’ dentro da máquina com as roupas; adicione detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.

A ‘Coca-Cola’ também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisas do seu carro.

O ingrediente ativo na ‘Coca-Cola’ é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. O Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da Osteoporose.

Há alguns anos , fizeram uma pesquisa na ‘Alemanha’ para detectar o porquê do aparecimento de Osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de ‘Coca-Cola’.

Para transportar o xarope de ‘Coca-Cola’, os caminhões comerciais são identificados com a placa de “Material Perigoso”, que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

Os distribuidores de ‘Coca-Cola’ têm usado a “Coca” para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.

A “Coca Light” tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores, como bomba de efeito retardado, por causa da combinação “Coca” + “Aspartame”, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

‘ÁGUA

Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime.

É o que mostra um estudo na ‘Universidade de Washington’.

Falta de água é o ‘fator nº. 1’ da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia, poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.

Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.

Beber 5 copos de água por dia, diminui o risco de:
- câncer no cólon em 45%,
- pode diminuir o risco de câncer de mama em 79%
- e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

Você está bebendo a quantidade de água que deveria, todos os dias?

soneca_zzz
15/10/2008, 10:49
Allan Wikipedia Nielsen :mrgreen:

Outro dia estava assisti o Myth Busters, fizeram vários testes com a coca-cola... a maioria das "lendas" eram verdades... e tem gente que adooora coca-cola (ou está viciada e acha que é gosto) :parede:

VICTOR RJ
15/10/2008, 12:10
Algumas das coisas que foram faladas acima foram confirmadas pelo meu cunhado que trabalha na fábrica da coca-cola em porto real-rj!

Renatopami
15/10/2008, 17:36
Grato pelas informações....:concordo:
É que eu escuto desde moleque que coca-cola é ótimo para limpar motor de carro e limpar mármore(branco) também....:dance:
ABRAÇOS!!!

soneca_zzz
15/10/2008, 17:43
Coca-cola é ótimo para tudo, menos para o seu verdadeiro destino: o corpo humano! hehehe

Duda Sousa
15/10/2008, 18:00
Creio que seja mesmo tudo verdade.
Mas que Coca-Cola é bom é! (Sou viciado, confesso)

Raposo
15/10/2008, 18:18
Depois de tudo o que falaram aqui da Coca Cola, vou de "redonda" mesmo. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços.

RGamaJr_4x4
15/10/2008, 20:08
Muito bom esse tópico. Conhecendo a técnica de lavagem de cada um fica mais fácil.
Desde que comprei a Ranger, sempre tive vontade, mas nunca lavei o motor. Já a S10 (gasolina) lavo com jato mesmo e até hj o único problema foi o limpador que só desligava tirando o fusível até secar tudo. Agora já isolo com uma sacola plástica.

Mas ainda continuo achando complicado lavar um motor todo lameado sem usar um jato... principalmente aquela lama q fica encrustada nas aletas do radiador e do condensador. Essa lama até atrapalha o arrefecimento.

lealrenato
15/10/2008, 20:11
Allan Wikipedia Nielsen :mrgreen:

Outro dia estava assisti o Myth Busters, fizeram vários testes com a coca-cola... a maioria das "lendas" eram verdades... e tem gente que adooora coca-cola (ou está viciada e acha que é gosto) :parede:

por isso viva a CERVEJA!!!!!!!!!!!!!!:dance::dance::dance::dance:

Pequeno jr
16/10/2008, 13:33
Pulverizo o Deterjet da Karcher misturado com querosene. Depois é só jogar água com pressão da água normal da rua mesmo. Fica tudo novinho e brilhando...

Devido a correria da vida .. tem tempo que eu mesmo não faço esse serviço. Tenho deixado nos lava-jatos.

Mas .. quando fazia, era mais ou menos isso como o Walter comenta que eu fazia. Só que, antes da pulverização, eu aplicava primeiro o Diesel. Depois começava a pulverização e ao final ... agua normal.

Fod# de ir morar em apartamento vai ser isso ... já era meu canto de brincadeiras aos sábados.

shimomoto
16/10/2008, 13:41
Devido a correria da vida .. tem tempo que eu mesmo não faço esse serviço. Tenho deixado nos lava-jatos.

Mas .. quando fazia, era mais ou menos isso como o Walter comenta que eu fazia. Só que, antes da pulverização, eu aplicava primeiro o Diesel. Depois começava a pulverização e ao final ... agua normal.

Fod# de ir morar em apartamento vai ser isso ... já era meu canto de brincadeiras aos sábados.

Nem me fale...

Esse dai para mim já foi há muito tempo....

Abs!!!

Anthoniusnikos
16/10/2008, 23:02
X 10... Allan: coca-cola, cigarro, hamburguer (Big-Mack), nacos de gordura de churrasco, doces bem doces, bebidas alcoólicas bem fortes, barbitúricos, anfetaminas, coca-ina, etc., devem ser bons porque as pessoas, comuns, esperimentam, gostam, viciam, e morrem de enfarto. Afinal nosso coração é o nosso motor. Vou experimentar lavar o motor (da Ranger) com Coca-Cola, e se funcionar, deve ser mais barato que utilizanto o detergente.
Abs
Anthoniusnikos

edubelem
21/10/2008, 12:25

X2, só que eu uso diesel e gasolina, uso 1lt de diesel e 100ml de gasolina, borrifo no motor e retiro com jato d'água, após borrifo shampoo p/ carro e aplico novamente o jato e por final aplico silicone.

Abs,

edubelem
21/10/2008, 12:31

P/ motor a diesel não precisa de tanta frescura não, pulveriza o diesel ou o querosene e mete um jato d'água, depois aplica um sabão neutro(pode ser sabão de coco), para tirar os resíduos de diesel ou querosene, depois de um jato de ar nos conectores.

Abs,

lealrenato
21/10/2008, 16:14
edu

a L 200 tem uma valvula solenoide de acionamento do 4x4, q precisa ser protegida.ele fica presa no paralama dianteiro direito.

agora

explica melhor esse procedimento com silicone:pensativo::pensativo::pensativo:

edubelem
22/10/2008, 19:30
edu

a L 200 tem uma valvula solenoide de acionamento do 4x4, q precisa ser protegida.ele fica presa no paralama dianteiro direito.

agora

explica melhor esse procedimento com silicone:pensativo::pensativo::pensativo:

O silicone vc encontra em qq loja de acessórios ou peças, ele é em spray é vendido como óleo WD40, ele tem a vantagem de não acumular poeira e manter todos os plásticos, metais e borracha brilhando e protegidos contra a humidade, assim como um carro polido, custa + ou - 9,00 e uso 1/2 tubo a cada lavagem geral.

[],s

rogeriomasih
23/10/2008, 01:29
Aproveitando a discussão, levei a ranger para lavar o chassis após passear pela praia. Sempre costuma pulverizar o carro com um óleo do tipo 'anti-ruste', o qual promete lubrificar e proteger da oxidação sem comprometer as borrachas.

Pois bem, nessa última lavagem o responsável falou que substitui o óleo por vaselina.

Pergunta-se: a vaselina estraga as borrachas?

rogeriomasih
23/10/2008, 02:00
já perguntei isso em outro tópico, mas vou posta aqui novamente:

Hoje fui trocar óleo+filtro+filtro diesel da minha ranger e fiquei impressionado com a quantidade de água acumulada nas cavidades onde os bicos injetores ficam instalados.

Como não costumo lavar o motor, acredito que faz muito tempo que essa água deve estar por lá.

Soprei a água e pulverizei as cavidades com WD40.

No entanto, fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Alguém já havia percebido isso? já foi discutido por aqui? Tem algum outro ponto de acumulação de água?

2. pode ocasionar algum problema?

3. Tem vantagem em aplicar graxa marítima nessas cavidades?

Aguardo vossos comentários.

lealrenato
23/10/2008, 07:23
Aproveitando a discussão, levei a ranger para lavar o chassis após passear pela praia. Sempre costuma pulverizar o carro com um óleo do tipo 'anti-ruste', o qual promete lubrificar e proteger da oxidação sem comprometer as borrachas.

Pois bem, nessa última lavagem o responsável falou que substitui o óleo por vaselina.

:discordo::discordo::discordo:estraga as borrachas. ja usei na minha como lubrificante do chassis e seus componentes.

[ ]'s

cbridi
23/10/2008, 08:31
Recentemente troquei as buchas da barra estabilizadora dianteira, comprei original Ford e vieram lubrificadas com muita vaselina, portanto....

rogeriomasih
23/10/2008, 12:09
OK.

por outro lado acho que a vaselina não tem nenhum efeito anti-corrosivo; procede?

NilsinhoRox
23/10/2008, 12:39
Anti-corrosivo, do tipo wd40, creio que não... Mas se vc usar Vaselina Industrial, que é bem espessa. Com certeza não entrará agua no local...

Já usei mto dessa vaselina industrial, qdo possuia Jetski na praia... E fazia bem o papel, ja que agua marina destroi tudo...

Abssss

edubelem
23/10/2008, 17:29

Não estraga não, eu ja usei e é quase igual ao silicone é muito bom.

[],s

Anthoniusnikos
23/10/2008, 17:56
Rogério, na cavidade dos bicos injetores a temperatura sobe, com o motor ligado, e a água evapora. Portanto ...?
Quanto as peças de borracha (buchas, retentores, bieletas, coxins, etc.) quando na formulação da massa é colocado substâncias que vão conferir a borracha (peça) resistência aos solventes orgânicos (Ex.: parafina.), aí pode-se usar esses solventes para limpeza. Porém em peças de segunda linha, quase sempre, por medida econômica e lucrativa, não dão as peças o mesmo tratamento, e daí o barato sai caro: - Se borrifamos com diesel, querosene, gasolina, vaselina, ou outro solvente orgânico, as peças amolecem e estouram. - Se não borrifamos nada, elas ressecam e estouram.
Prova de que o barato sai caro.
Sugestão: Adquirir peças originais ou de primeira linha.
Abs
Anthoniusnikos

TylerNTL
22/01/2010, 21:36
Tempos atrás li em algum lugar sobre uns lavajatos que utilizavam água quente sob pressão e navegando em uns classificados aqui da cidade vi uma lavadora à vapor da Britânia que nova custa uns R$350.

Sou consciente que o maquinário utilizado em um lavajato com água quente é de outro nível (material da Kracher com altapressão e custando alguns kR$) mas fiquei tentado a fazer um teste nessa lavadora dos classificados, o vendedor pede R$ 300, mas acredito pode ser negociada por até menos de R$ 200...

Essa lavadora a vapor teria alguma utilidade para limpar a viatura especialmente por baixo e o motor?
Alguém tem alguma experiência lavando a viatura com vapor ou água quente?
Seria necessário algum cuidado especial (além de não deixar uns plásticos/borrachas derreterem com o calor) no uso do vapor?

http://www.britania.com.br/produto.aspx?s=4&d=20&sd=35&p=106

Edintruder
23/01/2010, 00:11
O vapor ajuda a tirar graxa, mas não faz milagres. Na minha Wap velinha, eu tirei o gatilho e coloquei o esguicho direto na mangueira, dessa forma consigo manobrar a mangueira nos cantinhos, que também tira muito bem a graxa. O ideal é a lavadora com água quente, mas só conheço linha "industrial".

TylerNTL
25/01/2010, 20:31
E o que funcionaria melhor uma jeringonça dessas a vapor uma Wap dessas de R$ 250?

Tenho medo de comprar esse vaporeto e ele não servir é para nada!

Walter L. L. Casitta
25/01/2010, 21:09
E o que funcionaria melhor uma jeringonça dessas a vapor uma Wap dessas de R$ 250?

Tenho medo de comprar esse vaporeto e ele não servir é para nada!

Nada é melhor que pulverizar um desengraxante, um produto para limpeza de alumínio e a WAP em seguida.

Não sei exatamente o nome dos produtos que compro a granel, uns R$10,00 num galão de 5 litros diluindo em agua na hora de limpar. Levo quase um ano pra gastar tudo.

Na foto a caixa de marchas que era da cor da terra depois de limpa com uma parte do produto e 5 de agua. A sujeira incrustada acumulada de anos simplesmente derrete de dar gosto.:mrgreen: Então é só jogar um jato d'agua e fica tudo 0Km de novo.

Aqueles lugares inacessíveis do chassi ou do motor ficam 0Km. A roda fica parecendo nova. Tira até a ferrugem daqueles pontos que ficaram sem tinta por batida de pedra principalmente no chassi.

Adoro jogar no cardam que é de alumínio. O bicho fica até reluzente.

http://img510.imageshack.us/img510/5584/exten2.jpg

TylerNTL
25/01/2010, 22:29
Walter,

Seria abusar muito pedir para vc olhar o nome desse desengraxante? (Emulsin?)
Em que tipo de loja ele é colocado a venda?

Walter L. L. Casitta
25/01/2010, 22:37
Walter,

Seria abusar muito pedir para vc olhar o nome desse desengraxante? (Emulsin?)
Em que tipo de loja ele é colocado a venda?

Sempre que vou comprar isso os caras me falam o nome, mas eu nunca lembro. É vendida numa casa de produtos químicos industriais.

Já que postei, agora tenho que passar lá pra não deixar dúvidas aqui. Não é mesmo?:mrgreen: Deixa comigo...

eduardo1968
25/01/2010, 23:25
Nada é melhor que pulverizar um desengraxante, um produto para limpeza de alumínio e a WAP em seguida.

Não sei exatamente o nome dos produtos que compro a granel, uns R$10,00 num galão de 5 litros diluindo em agua na hora de limpar. Levo quase um ano pra gastar tudo.

Na foto a caixa de marchas que era da cor da terra depois de limpa com uma parte do produto e 5 de agua. A sujeira incrustada acumulada de anos simplesmente derrete de dar gosto.:mrgreen: Então é só jogar um jato d'agua e fica tudo 0Km de novo.

Aqueles lugares inacessíveis do chassi ou do motor ficam 0Km. A roda fica parecendo nova. Tira até a ferrugem daqueles pontos que ficaram sem tinta por batida de pedra principalmente no chassi.

Adoro jogar no cardam que é de alumínio. O bicho fica até reluzente.

http://img510.imageshack.us/img510/5584/exten2.jpg

Valter
Isso daí não é METACIL?

Edintruder
26/01/2010, 02:15
Depende de quem fabrica.
Eu uso muito essa marca pois a fábrica é aqui na cidade mesmo.
Pra limpeza leve e em peças com pintura, eu uso o esse, http://www.allchem.com.br/index2.php?lng=&selecQ=4&selecsubQ=10&lkpaginaQ=produtos/produto_auto.php&idprod=45&bg=1 , limpa que é uma beleza. Tira graxa e não tira a tinta.

Pra limpeza pesada, pré-pintura, superfícies sem pintura ou que possa deteriorar a pintura, eu uso esse, http://www.allchem.com.br/index2.php?lng=&selecQ=4&selecsubQ=10&lkpaginaQ=produtos/produto_auto.php&idprod=46&bg=1 , se cai na pele arde pra dedéu, mas a peça parece nova! É mais forte que o Sulopam. Esse só usei pra lavar o motor da Ranger pois a coisa estava realmente muito feia de sujeira. Numa moto, uma vez usei pra lavar a coroa e o cubo traseiro e pra minha surpresa, o produto arrancou quase todo o verniz do cubo... :parede:

Deivid/silveira
26/01/2010, 11:58
X 2!! a querosene é a melhor opção, até para lavar a viatura,
bota um pouco no sabão neutro, tira qualquer tipo de sujeira e dá um brilho tambem,

é isso que as lojas de carros usados fazem.

Walter L. L. Casitta
26/01/2010, 12:12
X 2!! a querosene é a melhor opção, até para lavar a viatura,
bota um pouco no sabão neutro, tira qualquer tipo de sujeira e dá um brilho tambem,

é isso que as lojas de carros usados fazem.

O querosene é bom mas tem que esfregar senão a sujeira não sai. Os produtos que citei basta pulverizar e depois é só enxaguar...

Deivid/silveira
26/01/2010, 12:15
Sem alcool!!!

TylerNTL
27/01/2010, 14:07
Sempre que vou comprar isso os caras me falam o nome, mas eu nunca lembro. É vendida numa casa de produtos químicos industriais.

Já que postei, agora tenho que passar lá pra não deixar dúvidas aqui. Não é mesmo?:mrgreen: Deixa comigo...

Encontrei um da Becker, tem inclusive uma diluição recomendada para lavagem de motor e chassis, R$ 39,99 por 5lt no Armazém Pará (Rede de lojas local que começou vendendo material de construção e hoje é quase uma loja de departamentos). Achei caro e ainda não comprei.
Alguém da Natal saberia dizer onde encontro esse tipo de coisa num preço melhor?

Walter L. L. Casitta
28/01/2010, 14:24
Encontrei um da Becker, tem inclusive uma diluição recomendada para lavagem de motor e chassis, R$ 39,99 por 5lt no Armazém Pará (Rede de lojas local que começou vendendo material de construção e hoje é quase uma loja de departamentos). Achei caro e ainda não comprei.
Alguém da Natal saberia dizer onde encontro esse tipo de coisa num preço melhor?

Os caras da loja foram um pouco vagos, não souberam dizer que eram o fabricantes.

O produto de limpeza é o Limpa Alumínio Super Active. Deve ser diluido em agua numa proporção entre 1:5 a 1:10 conforme a sujeira. O líquido é de cor rosa. Preço R$2,15 o litro.

O desengraxaste é o Super Mac 200 IT e tembém deve ser diluido em agua na mesma proporção do outro. Tem a cor bege claro. Preço 2,50 o Litro.

Como disse essa loja vende esse produtos a granel. La ficam armazenados em bombonas de plástico sem identificação do fabricante...

Walter L. L. Casitta
28/01/2010, 14:57
Limpa Alumínio: http://www.comercialseara.com.br/catalogo/detailprod.asp?idprod=439

Desengraxante : http://www.comercialseara.com.br/catalogo/detailprod.asp?idprod=404

O fabricante deve ser a Rodol... http://www.rodol.com.br

Comprava no depósito do fabricante sem saber. :roll::roll::roll:

TylerNTL
31/01/2010, 18:16
Quando fui comprar o material escolar pro filhote (Na Casa Norte quem é do RN conheçe) e esbarrei nesse detergente a R$15 por 5l. Tinha também um limpa alumínio por uns R$20, mas depois de uma análise técnica criteriosa (no rótulo tinha limpa chassis!).

O dia estava meio sem graça hoje e aproveitei para experimentar um Wap e esse produto.
O detergente é razoávelmente forte, sujei as mãos com ele já diluido e não foi muito agradável. Acabei o serviço usando umas luvas de latex e com medo desse negócio respingar no olho.

Na mesma loja tinha um aditivo para radiador para motores a diesel, dessa mesma marca por R$ 6,74. Pelo jeitão da embalagem e diluição recomendada 1:25, não duvido que seja a mesmo produto vendido nos representantes MWM por R$ 10,00.

Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 20:24
Quando fui comprar o material escolar pro filhote (Na Casa Norte quem é do RN conheçe) e esbarrei nesse detergente a R$15 por 5l. Tinha também um limpa alumínio por uns R$20, mas depois de uma análise técnica criteriosa (no rótulo tinha limpa chassis!).

O dia estava meio sem graça hoje e aproveitei para experimentar um Wap e esse produto.
O detergente é razoávelmente forte, sujei as mãos com ele já diluido e não foi muito agradável. Acabei o serviço usando umas luvas de latex e com medo desse negócio respingar no olho.

Na mesma loja tinha um aditivo para radiador para motores a diesel, dessa mesma marca por R$ 6,74. Pelo jeitão da embalagem e diluição recomendada 1:25, não duvido que seja a mesmo produto vendido nos representantes MWM por R$ 10,00.

Eu pulverizo com ar comprimido. A névoa que forma no ar, quando chega na garganta me da um crise de tosse. Tem que tomar cuidado com isso...

Esse produto na embalagem da MWM é vendido aqui por R$2,50 500ml.