PDA

Ver Versão Completa : Sistema de partida a frio.



NeRo
02/09/2004, 14:20
Pessoar!

Sabem de que carro é o sistema de partida a frio no Engesa?
Até agora só fui no Koga-Koga e os modelos que encontrei era muito grandes e não achei nada parecido (visualmente) com o do manual.

Se souberem de que carro é para eu procurar, agradeço, mas uma dica de qualquer outro sistema que fique legal ajuda também.

O meu está com uma gambiarra feia... é um reservatório de água :shock:, logo, das duas uma, ou a gasolina está evaporando pelo respiro do reservatório ou, pelo que li hoje em outro tópico, a mangueira injetora esta mau instalada e o vácuo tá puxando a gasolina pro carburador...

[]s

Glauro
02/09/2004, 20:10
NeRo,

Quando comprei o meu Engesa ele veio sem o reservatorio mas com a fiação ok o rele temporizador estava pifado, encontrei um rele parecido em um auto eletrico era de um monza, peça original vou ver se consigo o codigo, o reservatorio comprei no Koga-Koga, já vem com um suporte metalico que dá certo nos furos originais do Engesa, ele vem com um "T" na saida para fazer uma realimentação acho que deve ser para evitar o efeito do vacuo do carburador, já vem até com o motor.

Deixei tudo funcionando, mas ai vai um conselho, depois de alguns dias removi tudo e coloquei uma chave push-button embaixo do painel para injetar manual, porque em manhãs muito frias e com o motor frio o rele temporizador acabava injetando alguns segundos a mais após a tentativa de ignição, como o motor as vezes não pega na primeira, com 2 ou 3 tentativas acabava afogando o carburador. Já com o botão eu controlo a quantidade de gasolina injetada evitando afogar o carburador.

[]s

Glauro

Alemão/ F II
02/09/2004, 22:58
Fala NeRo !
Tb tive este mesmo problema que vc , na verdade eu acabei comprando um reservatório usado do antigo gol , aquela com motor refrigerado a ar .depois de instalado coloquei uma chave no painel assim como disse o Glauro , porque assim controla-se o tanto de gasolina que vc quer. Mas ainda tenho o mistério de que se eu colocar 1 litro de gasolina ela some no mesmo dia ...hehehehe......cruel !!!!!
Vou pensar neste retorna que ele falou....
Abraços

du
03/09/2004, 08:33
Mas ai vai um conselho, depois de alguns dias removi tudo e coloquei uma chave push-button embaixo do painel para injetar manualGlauro

Pessoal,

Meu cunhado teinha uma S-10 convertida para alcool com botão manual, no caso dele tinha uma utilidade incrível, como ele sempre esquecia de por alcool, quando a S-10 começava falhar era só botar o dedo no botãozinho e ir até o posto de gasolina.

Abraços Du.

NeRo
03/09/2004, 10:10
Mas ainda tenho o mistério de que se eu colocar 1 litro de gasolina ela some no mesmo dia.
Fala pessoar! E aí Alemão?

Veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3225

Vou ter que observar isso também... mas vou por eliminação, primeiro o reservatório, depois a questão do vácuo.

Até onde eu sei de mecânica, o meu tá todo quengado! :D Com a ajuda de vocês resolvo isso.

Valeu pessoal!

Alemão/ F II
03/09/2004, 20:52
NeRo , a questão é o seguinte .....temos que fazer vários testes mesmo ....não tem outro jeito :D :D
Vou agora checar o filtro de ar se está aí o problema....
Qual o carburador que o Seu Engesa usa ?
O meu é H34SE caso não esteja enganado.

NeRo
04/09/2004, 11:18
Qual o carburador que o Seu Engesa usa?
Vou demorar 1 mês para te responder isso amigo... o Boi está instalando a capota...

Abração!

haundrich
04/09/2004, 15:13
Quando converti minha saudosa Ipanema 2.0 quatro portas para álcool, foram colocados todos os componentes originais do monza/kadett álcool.
Saiu caro a brincadeira mas ficou muito bom.

Lembro que no sistema havia válvulas de combustível (deveriam ser válvula solenoíde) no sistema de partida a frio.

Isso deve explicar porque a gasolina do reservatório demorava meses para esgotar...

Ah, e optei pelo botão manual de injeção a frio. Dificilmente era utilizado. Até porquê, ao abastecer com álcool, eu completava o tanque com +- 7 litros de gasolina. Isso bastava para eliminar qualquer falha na combustão. E quando eu conseguia álcool puro, nem precisava desta adição de gasosa... E funcionava melhor ainda! A sempre 10, sempre 20, consumo era 10km/L !!

[ ]'s - Carro a álcool é excelente. Problema foi que venderam álcool com água e merda na época do Prooalcool, filhas das p.....! E continuam vendendo ainda!!

Luca
04/09/2004, 17:18
Nero,
A sugestão do "T", da válvula solenóide e da chave liga-desliga, está correta (lembram da malandragem do Cut-Off da Fiat?).

O "efeito do vácuo" no conteúdo do reservatório, se faz ampliado quando o reservatório fica muito elevado em relação ao coletor. Se tiver condição de instalá-lo mais abaixo, melhor. Você não precisará de solenóide. O "T" é imprescindível. Mas isto complicará na hora do reabastecimento do reservatório.


Carro a álcool é excelente. Problema foi que venderam álcool com água e merda na época do Prooalcool, filhas das p.....! E continuam vendendo ainda!!
Haundrich, eu também sou fã do motor movido à álcool. Mas penso que tem muito folclore nesta história de adulteração do álcool. O álcool hidratado aceita muito menos porcaria do que a gasolina. O óleo queimado não se mistura ao álcool. Solventes custam mais caro do que ele. Gasolina mais ainda. Dá prá por água. Mas somente um pouco mais, depois ela decanta. Neguinho num consegue nos enganar assim fácil, não.
[]´s etílicos

Luiz Claudio
04/09/2004, 17:58
Mas penso que tem muito folclore nesta história de adulteração do álcool. O álcool hidratado aceita muito menos porcaria do que a gasolina. O óleo queimado não se mistura ao álcool. Solventes custam mais caro do que ele. Gasolina mais ainda. Dá prá por água. Mas somente um pouco mais, depois ela decanta. Neguinho num consegue nos enganar assim fácil, não.

Luca,

O álcool sofreu adulteração por adicionamento de água durante muito tempo (ainda se encontram donos de postos que adotam essa prática atualmente), mas hoje em dia a "malandragem" mais comum é comprar álcool direto das usinas que sai bem mais barato do que o álcool da distribuidora.

O problema é que esse álcool proveniente de usinas não passa por todos os processos necessários de filtragem e acaba trazendo junto micro-pedacinhos de cana que, com o passar do tempo, acaba prejudicando o veículo.

[]'s...

Luca
04/09/2004, 18:49
Luis,
Eu quase ia citar seu nome, mas não pensei que você tivesse pelo fórum, neste feriadão. Valeu a informação.
Me parece que ações erradas do passado formaram um preconceito sobre o álcool combustível, dando-lhe uma imagem de produto de pilantras. Criou-se uma atmosfera, de que ele pode ser facilmente adulterado. Basta adicionar toda água do mundo. Penso que é puro folclore. É justamente o contrário, ou seja se você quer um combustível menos "adulterável" o melhor é o álcool hidratado.
[]´s etílicos

Luiz Claudio
05/09/2004, 00:18
Luca,


Me parece que ações erradas do passado formaram um preconceito sobre o álcool combustível, dando-lhe uma imagem de produto de pilantras.

Infelizmente hoje, na minha opinião, não é só o álcool que tem essa má fama. Arrisco inclusive a dizer que a gasolina, hoje, tem fama pior...


Criou-se uma atmosfera, de que ele pode ser facilmente adulterado. Basta adicionar toda água do mundo. Penso que é puro folclore.

Qualquer combustível poder ser adulterado, mas a adulteração do álcool é a mais fácil e mais barata de todas, afinal é só adicionar água.

Alguns colocam menos, outros mais...

É claro que existe um percentual máximo aceitável nesse tipo de adulteração, mas como isso é feito através do "olhômetro", muitas vezes o álcool fica tão ruim que o carro que abasteceu não consegue sequer sair do posto...Absurdo total!!!


É justamente o contrário, ou seja se você quer um combustível menos "adulterável" o melhor é o álcool hidratado.

Concordo em termos...

Hoje o grande filão é comprar álcool direto das usinas, então a adulteração com água "saiu de moda".

Só que, apesar do álcool de usina não receber nenhum tipo de adulteração, existe o grande problema de impurezas contidas nele que mais cedo ou mais tarde acabam trazendo problemas.

Enquanto a ANP não tomar medidas mais severas em relação a esses trambiqueiros, nós, os consumidores, é que vamos sempre pagar o pato...

[]'s...

Eduardo Velo
05/09/2004, 10:21
Nero , o Celso (Engesa Branco) tbm estava com esse problema , colocou um reservatório com injetor semana passada , vou pedir pra ele entrar no tópico ...
o Alcool Anidro , que é o que deveria ser usado na mistura da gososa pela ANP , é negociado mais caro , aí acabam usando o Hidratado na mistura ... isso nos postos que a fiscalização é burlada (uns 70%) , os de Bandeira sofrem a fiscalização da Bandeira e da ANP .
Se essa fiscalização é séria , aí já é outra coisa ... , sei que ano passado muitos postos BR perederam a Bandeira por adulteração , mas quem garante que as que não perderam estão com combustível 100% ...

[]s...

Luca
05/09/2004, 22:24
Edú,
Isto que vc disse reforça o meu entendimento. Parece mais fácil e vantajoso "batizar" gasoza do que álcool. :D
[]´s

haundrich
06/09/2004, 09:56
A primeira vez que se teve álcool bão de verdade no tanque a gente nunca esquece.!! hehehe

Lembrei que no caso das "sujeirinhas" da cana no álcool, pode ser durante a manipulação. E nada como um filtro de combustível depois do tanque...

[ ]'s - Na próxima visita a usina vou questionar a presença de fibras.. achei interessante saber disso

NeRo
06/09/2004, 18:18
A primeira vez que se teve álcool bão de verdade no tanque a gente nunca esquece.
Discordo amigão... eu sempre encho o tanque com álcool bom lá no Ibira e raramente lembro de algo depois! :twisted: Não sei sequer como o Luiz Cláudio, que sempre me dá carona entende o que falo, pois consigo trocar quase todas as consoantes por X! :D

Como não manjo nem de mecânica e nem de elétrica, vou tentar montar algo o mais próximo possível do manual... e estudar as sugestões...

Edu amigão... se o Celso puder indicar como montou e de que carro comprou as peças seria legal... o dele é 4 ou 6 canecos?

Abraços!

CELSOJ
06/09/2004, 22:39
Nero,
O reservatório que foi usado no meu é do Opala, meu mecânico disse que o do Monza até serviria mas tem um formato meio esquisito.
Este que coloquei encaixou certinho naquele buraco do paralama direito.
Entre o reservatório e o carburador tem uma válvula que bloqueia o fluxo p/ que não ocorra de o vácuo puxar toda a gasolina.
O mecânico não soube me informar o nome da peça, talvez alguém aqui saiba, mas ele disse que é a válvula usada no sistema de partida a frio dos Voyage 83/84.
Eu gastei de peças, que foram usadas, 50 latinhas mas se fosse p/ comprar tudo novo sairia umas 100 latinhas.
Optei pelo acionamento manual p/ controlar a quantidade que injeto no carburador.
O fio positivo do botão passa pela bomba e vai até essa válvula, então quando se aciona o mesmo a válvula tbm abre liberando a gasosa p/ o carburador.
Tirou o dedo do botão (ops..) a válvula fecha novamente...
Por enquanto tá tudo funcionando que é uma beleza!!!!
Acabaram-se os problemas de partida pela manhã.

[]s

haundrich
07/09/2004, 07:42
Nero,

O mecânico não soube me informar o nome da peça, talvez alguém aqui saiba, mas ele disse que é a válvula usada no sistema de partida a frio dos Voyage 83/84.
O fio positivo do botão passa pela bomba e vai até essa válvula, então quando se aciona o mesmo a válvula tbm abre liberando a gasosa p/ o carburador.
Tirou o dedo do botão (ops..) a válvula fecha novamente...

[]s

Antônio

Essa é a tal da válvula solenoíde que falei......

Nero

hehehehe Entendi o seu ponto de vista...

Falouws

Jorge Grego
07/11/2004, 21:14
Pessoal, sei que este não é o tópico certo, mais de tão bom que ficou, tenho que falar.
Troquei a bobina do meu Engesa 6cc, motor do opala, pela bobina do golf.
Gente antes eu tinha que deixar o carro esquentando para poder sair, hoje parece que e um carro com injeção eletrônica, vc liga e ele já esta com força total, as faíscas são muito mais fortes.
Abraços
Jorge