Ver Versão Completa : Troller não liga.
angelusbra
12/10/2008, 11:10
Olá amigos do Forum, Estou postando aqui uma dúvida que aconteceu comigo em minha viatura, eu cheguei ontem em minha casa com meu tanque na reserva, botei o carro na garagem e fui dormir, hoje de manhã quando bati o carro pra sair, o carro não ligava, dae fui ao posto e comprei 3 litros de diesel naqueles sacos de emergência e coloquei no tanque, tentei bater o carro de novo e a mesma coisa aconteceu, o estranho é que meu troller que é 2004, nunca (e quando digo nunca, é nunca mesmo) tinha precisado do que mais de uma virada na chave para pegar. Então liguei para um amigo meu que já tinha me falado sobre entrada de ar no motor e que quando isso acontecesse meu carro iria ficar sem funcionar até o sistema de combustivel ser sangrado, agora vem a infame pergunta, como eu faço para sangrar o MWM 2.8 TDi e botar o carro pra funcionar de novo???
Lucas Nassif
12/10/2008, 12:38
Então liguei para um amigo meu que já tinha me falado sobre entrada de ar no motor e que quando isso acontecesse meu carro iria ficar sem funcionar até o sistema de combustivel ser sangrado, agora vem a infame pergunta, como eu faço para sangrar o MWM 2.8 TDi e botar o carro pra funcionar de novo???
Pegue uma chave de boca 17mm se nao me engano, bambeie as porcas dos 4 injetores do motor e dê na partida, até começar a espirrar diesel pra fora. Depois aperte tudo e vê se pega.
Thunder_ot
12/10/2008, 14:23
Isso aconteceu comigo na minha primeira semana com o Chokito.
Afrouxe as porcas dos bicos injetores em, mais ou menos, 1/4 de volta, começando pelo mais perto de vc, afrouxe todos e peça para um colega dar a partida. Quando vazar um pouco de combustível e o motor começar a pegar, fecho os bicos na ordem inversa que abriu. Sei que parece meio estranho ou mesmo místico :D mas foi assim que me ensinaram e deu bem certo.
E não se esqueça de sangrar regularmente o filtro de óleo (eu dreno mais ou menos uma vez por mês).
[]s
angelusbra
12/10/2008, 18:58
Vlw galera pelos posts, mais o mesmo amigo que eu mencionei veio comigo aqui em casa e descobrimos um parafuso em cima do filtro de óleo, afrouxamos um pouco o parafuso e então bati o mnotor por uns momentos e de repente o motor começou a pegar, então apertamos o parafuso de novo no lugar e tudo funcionando corretamente! =DDD valeu a colaboração pessoal. abs
mecamaniaco
23/10/2008, 04:53
Isso não passava de ar no seu sistema, ao afrouxar o filtro ou os bicos, você diminui a pressão no sistema e possibilita a passagem do Diesel novamente!
Vlw galera pelos posts, mais o mesmo amigo que eu mencionei veio comigo aqui em casa e descobrimos um parafuso em cima do filtro de óleo, afrouxamos um pouco o parafuso e então bati o mnotor por uns momentos e de repente o motor começou a pegar, então apertamos o parafuso de novo no lugar e tudo funcionando corretamente! =DDD valeu a colaboração pessoal. abs
Que bom que resolveu facilmente.
Agora que esta tudo certo, não deixe mais entrar na reserva. Vc não sabe o abacaxi que está procurando fazendo isso...
Reserva nãããããããããão!
Só a titulo de curiosidade, abasteço o meu sempre qnd chega no meio tanque. No máximo deixo chegar em um quarto qnd estou muito atarefado.
Abraço.
andreluna
07/11/2008, 23:24
Pessoal,
So para deixar registrado... (Ja que o defeito e muito parecido)
Um dia desses aconteceu algo parecido com o Troller de um amigo meu... sendo q ele nao estava na reserva... havia mais de meio tanque de combustivel, e o carro nao pegava de forma alguma... sangramos os bicos, e mesmo assim nao obtivemos sucesso.
Dai levamos pra uma oficina, e o mecanico descobriu que o FUNDO DA IGNICAO estava danificado!!
Foi so trocar a peca, e o problema foi resolvido!
E o mesmo do Uno 2002, e custou R$ 90 na Autorizada FIAT!
Valeu...
PAULO CARECA
08/11/2008, 00:10
Pessoal,
So para deixar registrado... (Ja que o defeito e muito parecido)
Um dia desses aconteceu algo parecido com o Troller de um amigo meu... sendo q ele nao estava na reserva... havia mais de meio tanque de combustivel, e o carro nao pegava de forma alguma... sangramos os bicos, e mesmo assim nao obtivemos sucesso.
Dai levamos pra uma oficina, e o mecanico descobriu que o FUNDO DA IGNICAO estava danificado!!
Foi so trocar a peca, e o problema foi resolvido!
E o mesmo do Uno 2002, e custou R$ 90 na Autorizada FIAT!
Valeu...
Se foi o pino do tambor de ignição que gira o comutador que quebrou nem acende o painel, se dava partida no motor de arranque e não pegava, defeito nos contatos de retorno ou mola que retorna para modo de corrente de alimentação elétrica para o motor ou seja comutador de ignição com defeito.
Sds
andreluna
08/11/2008, 18:21
Se foi o pino do tambor de ignição que gira o comutador que quebrou nem acende o painel, se dava partida no motor de arranque e não pegava, defeito nos contatos de retorno ou mola que retorna para modo de corrente de alimentação elétrica para o motor ou seja comutador de ignição com defeito.
Sds
Isso Paulo... o defeito era nos contatos do Comutador de Igniçao!!
Valeu..
edum1312
27/07/2009, 18:52
Também estou tendo problemas na partida do meu troller,
Acabei de comprar um t4 2005 2.8 mwm, pelo que vi a proprietária antiga fez todas as revisões na concessionária... e já esta na hora de fazer as dos 60 mil...
Só que só vou poder deixar ele semana q vem! enquanto isso notei dificuldade para pegar de manha ou qnd fico muito tempo parado!
Uma dificuldade um pouco acima do normal ... mas não de me deixar na Mao... quer dizer,.... rs.....até ontem de manha que estava bem frio aqui em SP...
Isso só de manha pois de tarde qnd cheguei ... forcei a bateria e ele pegou...
Dei uma olhada nos tópicos e vi um pessoal falar das velas de partida (esquentar)... Como não sou mecânico dei uma olhada mas não me parece que este motor tenha essas velas... Dei uma drenada no filtro de combustível mas tmb continua no mesmo....
Também li alguma coisa sobre uma válvula que pode estar ruim e deixando o combustível voltar para o tanque!
Alguma outra coisa?
talvez alguma coisa por ter ficado parado 1ou 2 meses antes de eu comprar?
Valeu!
Edintruder
27/07/2009, 20:09
O problema do frio e motores diesel... A bateria pode fazer muita diferença nessa hora e em dias frios, motores diesel penam pra pegar mesmo.
A durabilidade média de uma bateria é 2 anos em motores diesel.
edum1312
28/07/2009, 11:31
Acho que esse nao é o problema... tenho uma sw4 sei que dias de frio o motor pode demorar mais um pouco para pegar ... mas nao como o do troller hj...... algo de errado tem pois tenho que bombear um pouco no pedal tambem para pegar e ficar la na partida 4 ou 5 x´s....
valeu!
Murillus
30/07/2009, 16:18
A durabilidade média de uma bateria é 2 anos em motores diesel
so isso?
pensei que durava bem mais...
[]s
PAULO CARECA
30/07/2009, 20:15
A do meu Troller está completando 3 anos sem problemas, ainda é a primeira, que veio da fabrica Troller.
chuvinho4x4
02/09/2011, 18:07
amigos...estou com problemas (novamente) no meu troller 2.8 ano 2002,na primeira partida pela manha ele nao pega....toca toca e nada....faz fumaça e nao pega....ai, pego uma chave 17 abro um bico e toco arranque, algumas viradas no motor e bixo pega....durante todo o dia ele pega normanlmete de primeira....levei pro mec. , nao achou nada...procurando a solução comecei trocando...BATERIA..DEPOIS REVISEI MOTOR DE PARTIDA...RIVESEI ALTERNADOR..TIREI O TANQUE E TROQUEI A MANGEUIRA DE ENTRADA E DE RETORNO..TROQUEI TB AS MANGUEIRAS Q UNEM UM BICO AO OUTRO E POR FINAL TROQUEI A MANGUEIRA Q VAI DO FILTRO ATE A BOMBA....NAO SEI MAIS O Q FAZER...DETALHE...BICOS NOVOS E BOMBA INJETORA REVISADA NO INICIO DO ANO.....Alguem tem ideia qual pod ser o problema????
Felipe Glod
02/09/2011, 18:48
Eu ate fiz um topico sobre uma borracha que tem na bomba que fica dentro do tanque tem nos dois motores 2.8 ou 3.0, ela solta e entope dificultando a ida do diesel, no meu 3.0 eletronico o diesel estava em 1/4 e quando foi liga-lo ele estava inclinado a tal borracha soltou e entupiu a bomba e ai parou.
chuvinho4x4
04/09/2011, 16:28
...vou verificar, mas acho dificil ser essa tal borracha,pq quando faço a sangria dos bicos, sai diesel, sinal que o diesel esta vindo do tanque...mas mesmo assim vou dar uma olhada...valeu a dica!!!
JORGE DELMANTO
04/09/2011, 19:16
Foi passar algo que aconteceu comigo e vale verificar.
O mwm tem uma solenoide.
Se essa solenoide ter pau o motor nao pega.
Essa solenoide e alimentada por um fiozinho, q por veses e tb utilizado (cortado ou descascado) para instalacao de alarme. Por vezes este fio pode dar falha devido ao corte e nao deixar passar energia, nao permitindo abertura do solenoide e nao permitindo o motor ligar.
Para ver se e esse fio o probkema basta dar partida e ficar movimentado ele, uma hora a energia passa e o motor pega. Muito simples.
Pode se assim refazer a fiacao ou apenas acertar onde esta rachado ou com mal contato...facil facil.
Ab
Jorge Delmanto
chuvinho4x4
05/09/2011, 08:52
...no fio da solenoide nao é...coloquei um multimetro nela e bati arranque...a energia esta chegando...a nao ser q a propria solenoide esteja estragada....VLW
Felipe Glod
05/09/2011, 12:22
...vou verificar, mas acho dificil ser essa tal borracha,pq quando faço a sangria dos bicos, sai diesel, sinal que o diesel esta vindo do tanque...mas mesmo assim vou dar uma olhada...valeu a dica!!!
Ela nao chega a entupir toda ida de diesel mais dificulta a bomba ainda manda diesel mas nao suficiente pra ligar o motor, boa sorte.
chuvinho4x4
05/09/2011, 14:43
ai pod ate ser...final de semana vou retirar o tanque novamente para dar uma nessa borracha.....outro detalhe....domingo o tempo melhorou aqui no Sul, e agora ele ta pegando....estranho...mas hoje ja ta esfriando de novo....amanha de manha vou ver como ele c comporta...qualquer novidade, posto aqui....VLW!!!
chuvinho4x4
05/09/2011, 15:22
felipe glod...da uma olhada na foto da boia do troller...vc consegue me explicar exatamente onde fik essa borracha...VLW310516
JORGE DELMANTO
05/09/2011, 17:57
Se fosse a solenoide, o carro nao pegaria. Qdo ela pifa, e de uma vez unica....nao tem mal contato.
Ab
Jorge
Felipe Glod
07/09/2011, 23:42
felipe glod...da uma olhada na foto da boia do troller...vc consegue me explicar exatamente onde fik essa borracha...VLW310516 arranca a tela na parte de baixo ela fica ali onde o diesel e puxado.
chuvinho4x4
08/09/2011, 08:12
ok....final de semana vou tirar o tanque novamente e vou tirar essa borracha...nao custa tentar....VLW
Felipe Glod
08/09/2011, 13:54
ok....final de semana vou tirar o tanque novamente e vou tirar essa borracha...nao custa tentar....VLW Quando tirar a peneira por baixo e redondo e tem uma cruz de plastico essa borracha fica por tras com uma pinça puxe ela e bem pequena mais ou menos o tamanho de uma moeda de 1 centavo.
chuvinho4x4
11/09/2011, 11:04
ontem tirei o tanque novamente e desmontei o pescador, mas ja nao tinha mais essa tal borrracha, provavelmente o antigo dono deve ter tirado....q m...ja nao sei mais onde mexer....alguem tem mais alguma dica!!!!!
Patolino
12/09/2011, 20:34
Acho que vc já verificou toda a linha para ver se não tem ar, né?
Durante um tempo tive o mesmo problema, ar que entrava na linha, durante a noite, já que o carro ficava parado.
Sei lá, de resto pode tentar um despacho em alguma encruzilhada, ou inventar alguma promessa bem doida (vai que o cara lá de cima escuta...) rs...
PAULO CARECA
13/09/2011, 11:57
:pensativo: É um caso para pai de santo chinês.:drunk:
chuvinho4x4
13/09/2011, 19:34
vai sabe....as vezes tenho vontade de bota fogo nele e acaba com meus problemas d vez....rsrsrs
Marcio Zuruê
13/01/2013, 17:57
Olá amigos do Forum, Estou postando aqui uma dúvida que aconteceu comigo em minha viatura, eu cheguei ontem em minha casa com meu tanque na reserva, botei o carro na garagem e fui dormir, hoje de manhã quando bati o carro pra sair, o carro não ligava, dae fui ao posto e comprei 3 litros de diesel naqueles sacos de emergência e coloquei no tanque, tentei bater o carro de novo e a mesma coisa aconteceu, o estranho é que meu troller que é 2004, nunca (e quando digo nunca, é nunca mesmo) tinha precisado do que mais de uma virada na chave para pegar. Então liguei para um amigo meu que já tinha me falado sobre entrada de ar no motor e que quando isso acontecesse meu carro iria ficar sem funcionar até o sistema de combustivel ser sangrado, agora vem a infame pergunta, como eu faço para sangrar o MWM 2.8 TDi e botar o carro pra funcionar de novo???
O meu Troller 2.8 /2004 com 66.000Kms também apresentou derrepente o mesmo problema, não funcionava, girava o motor até descarregar a bateria e nada ( às vezes funcionava e outras nem por reza ). Então fui a uma autorizada MWM e o técnico falou que era 99% de chance que o retentor da BI tinha "dado pau", só que para levar o jeep lá na autorizada tinha que faze-lo funcionar..então o mecânico veio até minha casa tentou mas não conseguiu, constatou que não chegava diesel no filtro e que tinha de guinchá-lo até a oficina.
Por fim ao ler as várias sugestões e experiencia da galera do blog, resolvi antes de mexer na BI e gastar uma baba R$$$, eu mesmo com muita paciência resolvi arriscar algumas manobras, retirei o tanque, limpei-o, (não continha muita sujeira) apenas um pouco agarrado na famosa telinha, averiguei se havia algum problema no conjunto boia e nada, então meti água com muita pressão em tudo, depois sequei com ar comprimido e montei tudo novamente. Troquei também as mangueiras de combustível de alimentação e retorno ( Azul da GATE = R$90,00) e o filtro de diesel (Original R$34,00). Fiz o teste puxando (sucção) o diesel ,com a boca mesmo, com mangueira provisória (transparente ) instalada na saída do filtro que vai para a BI até eliminar todo ar do circuito e filtro. Após isso engatei a mangueira definitiva e pronto, na 1ª virada pegou!
Conclusão: Aprendi pra caramba um monte de coisas pois não tinha experiencia nenhuma do funcionamento do sistema diesel e o mais importante o problema acabou e o danado tá funcionando redondinho.
Tempo gasto para fazer o serviço: 3 dias no período das 18:00 às 21:00hs.
Abç
Marcio Zuruê
Marcio Zuruê
17/01/2013, 17:04
O meu Troller 2.8 /2004 com 66.000Kms também apresentou derrepente o mesmo problema, não funcionava, girava o motor até descarregar a bateria e nada ( às vezes funcionava e outras nem por reza ). Então fui a uma autorizada MWM e o técnico falou que era 99% de chance que o retentor da BI tinha "dado pau", só que para levar o jeep lá na autorizada tinha que faze-lo funcionar..então o mecânico veio até minha casa tentou mas não conseguiu, constatou que não chegava diesel no filtro e que tinha de guinchá-lo até a oficina.
Por fim ao ler as várias sugestões e experiencia da galera do blog, resolvi antes de mexer na BI e gastar uma baba R$$$, eu mesmo com muita paciência resolvi arriscar algumas manobras, retirei o tanque, limpei-o, (não continha muita sujeira) apenas um pouco agarrado na famosa telinha, averiguei se havia algum problema no conjunto boia e nada, então meti água com muita pressão em tudo, depois sequei com ar comprimido e montei tudo novamente. Troquei também as mangueiras de combustível de alimentação e retorno ( Azul da GATE = R$90,00) e o filtro de diesel (Original R$34,00). Fiz o teste puxando (sucção) o diesel ,com a boca mesmo, com mangueira provisória (transparente ) instalada na saída do filtro que vai para a BI até eliminar todo ar do circuito e filtro. Após isso engatei a mangueira definitiva e pronto, na 1ª virada pegou!
Conclusão: Aprendi pra caramba um monte de coisas pois não tinha experiencia nenhuma do funcionamento do sistema diesel e o mais importante o problema acabou e o danado tá funcionando redondinho.
Tempo gasto para fazer o serviço: 3 dias no período das 18:00 às 21:00hs.
Abç
Marcio Zuruê
Pessoal, alegria de pobre dura pouco, funcionou bem 5 dias e depois pifou de vez não teve jeito, tá na autorizada mexendo na BI
Murillus
19/01/2013, 09:46
o uso de Diesel tipo "A" (de aguado) dá muita dor de cabeça tb... precisei trocar o filtro, limpar o tanque e a bomba...
Maurício Fernandes
05/02/2013, 19:41
O meu Trolley (2.8) deu uma falha numa trilha.
Após passar num atoleiro com pé no bucho, estacionei e apagou sozinho.
Com ajuda de amigos, lá no meio do barro, sangramos e pegava, mas sem lenta (???).
Fizemos isso muitas vezes. Creio que foram uns 8 "sangramentos".
Após andar uns 20 minutos com ele, voltou ao normal!!
Importante dizer que a BI, bicos e filtro totalmente novos e revisados.
Também é importante dizer que nesse tanque coloquei aditivo (TECCON 10) pela primeira vez.
Conclusões dos mexânicos: a) o aditivo limpou o tanque e entupiu o sistema. b) problemas no pescador (já tivemos um caso assim no grupo).
O jipe estava com meio tanque.
E aí????
maico lapschies
23/02/2015, 15:01
Quando tirar a peneira por baixo e redondo e tem uma cruz de plastico essa borracha fica por tras com uma pinça puxe ela e bem pequena mais ou menos o tamanho de uma moeda de 1 centavo.
Boa tarde pessoal.
Pela primeira vez o troller(mwm 2.8) apresentou uma certa dificuldade na partida. primeira coisa que fiz foi trocar o filtro(tinha um pouco de sujeira). Mas com filtro novo não puxou mais diesel do tanque. Coloquei diesel em um galão com uma mangueira por fora e funcionou normal.
Tirei o tanque para limpar e não tinha sujeira. E o pescador estava com essa borrachinha que está circulada de vermelho ai na foto. Agora não sei se monto com a tal borrachinha ou não.
493681
jipeiroMT
24/02/2015, 00:10
Boa tarde pessoal.
Pela primeira vez o troller(mwm 2.8) apresentou uma certa dificuldade na partida. primeira coisa que fiz foi trocar o filtro(tinha um pouco de sujeira). Mas com filtro novo não puxou mais diesel do tanque. Coloquei diesel em um galão com uma mangueira por fora e funcionou normal.
Tirei o tanque para limpar e não tinha sujeira. E o pescador estava com essa borrachinha que está circulada de vermelho ai na foto. Agora não sei se monto com a tal borrachinha ou não.
493681
Essa borrachinha que estava entupindo? Não entendi.
maico lapschies
24/02/2015, 17:48
Essa borrachinha que estava entupindo? Não entendi.
eu também não entendi.
a borrachinha não tem como ter entrado sozinha ali, tem tela no tubo. na minha idéia ela só serve para não deixar o óleo retornar. mas da mesma forma como tranca o retorno pode tb não deixar puxar. só se ela era de um diametro menor e expandido. se fosse menor trancaria só o retorno. mas tem também a esfera na outra parte do pescador. TO PERDIDO!!!
troll123
08/05/2016, 19:10
Ola pessoal. Vi que o topico ja foi aberto ha um bom tempo atras, mas estou na esperança de uma resposta kkk.
Questiono aos colegas quais as solucoes encontradas aos problemas narrados(troller 2.8 nao ligar).
To com um troller 04/05 com 132mil km. Quando ele fica parado(uso somente nos fins de semana) fica com dificuldade para ligar. Troquei a bateria pois ela ja tinha 3 anos, mas o prblema persiste.
Na maioria das vezes, consigo ligá-lo fazendo a sangria e ai funciona normalmente.
Mas ja estou cansado e ansioso por uma solucao definitiva para resolver o problema.
Aguardo uma resposta 🙏🏻🙏🏻
Sergio c
08/05/2016, 20:20
Ola pessoal. Vi que o topico ja foi aberto ha um bom tempo atras, mas estou na esperança de uma resposta kkk.
Questiono aos colegas quais as solucoes encontradas aos problemas narrados(troller 2.8 nao ligar).
To com um troller 04/05 com 132mil km. Quando ele fica parado(uso somente nos fins de semana) fica com dificuldade para ligar. Troquei a bateria pois ela ja tinha 3 anos, mas o prblema persiste.
Na maioria das vezes, consigo ligá-lo fazendo a sangria e ai funciona normalmente.
Mas ja estou cansado e ansioso por uma solucao definitiva para resolver o problema.
Aguardo uma resposta
Na minha opinião a bomba injetora está dando sinais de "cansaço" e os bicos injetores tb estão pulverizando menos o diesel, deixando ele mais concentrado. Uma revisão na BI e a troca dos bicos injetores ficaria 100%.
gustavomuzel
22/06/2016, 10:22
Ola o meu troller é 3.0 Tem esta borrachinha. Ontem desmontei tudo para limpeza e montei com a borrachinha. Depois de tudo montado com o tanque no lugar não puxa combustível. Seria esta borrachinha? Alguem já retirou ela? Uma ajuda ai.
AlisonMT
08/09/2016, 21:54
Olá amigos do Forum, Estou postando aqui uma dúvida que aconteceu comigo em minha viatura, eu cheguei ontem em minha casa com meu tanque na reserva, botei o carro na garagem e fui dormir, hoje de manhã quando bati o carro pra sair, o carro não ligava, dae fui ao posto e comprei 3 litros de diesel naqueles sacos de emergência e coloquei no tanque, tentei bater o carro de novo e a mesma coisa aconteceu, o estranho é que meu troller que é 2004, nunca (e quando digo nunca, é nunca mesmo) tinha precisado do que mais de uma virada na chave para pegar. Então liguei para um amigo meu que já tinha me falado sobre entrada de ar no motor e que quando isso acontecesse meu carro iria ficar sem funcionar até o sistema de combustivel ser sangrado, agora vem a infame pergunta, como eu faço para sangrar o MWM 2.8 TDi e botar o carro pra funcionar de novo???
Amigos, voltei rebocado semana passada de um passeio que fiz com meu troller 2.8 2004/2005. O troller simplesmente não ligou mais depois de eu desligá-lo no meio do passeio durante um churrasco.
Como era tarde da noite, na volta, rebocamos ele para casa de um amigo mecânico. Pra minha surpresa, o rapaz ficou um dia inteiro tentando achar o problema e não conseguiu.
Segue a lista de coisas que ele tentou:
- Bateria
- Motor de partida
- Linha de combustível (não está entupida)
- Filtro de combustível
- Sangria dos bicos (ar no sistema)
- Sincronismo das engrenagens (parece estar correto)
Ele está desconfiado de que a válvula elétrica da bomba injetora ou a solenóide estejam com problemas. Ele vai testar com uma solenóide boa pra ver se pega. Se não pegar, ele disse que só trazendo um técnico da bosch pra olhar.
Sinceramente nem sabia que tinha válvula elétrica no MWM 2.8! Estou um pouco desapontado, fiquei na mão e passei vergonha com o jipão.
O troller tem apenas 119 mil kms, e é de procedência, não foi maltratado. Alguém tem alguma dica ou já passou por problema semelhante?
Sergio c
09/09/2016, 08:37
Na minha opinião ele devia ter tirado a solenoide e testado ela fora, para ver se ela abre p passagem de combustível quando é acionada eletricamente. Acredito ser 99% que seja essa válvula, pois é ela que corta o combustível quando se desliga o motor de veículos a diesel "na chave".
AlisonMT
09/09/2016, 21:58
Na minha opinião ele devia ter tirado a solenoide e testado ela fora, para ver se ela abre p passagem de combustível quando é acionada eletricamente. Acredito ser 99% que seja essa válvula, pois é ela que corta o combustível quando se desliga o motor de veículos a diesel "na chave".
Sergio, obrigado pela dica. Problema foi resolvido hoje. Não era a válvula no final das contas. Chamamos um bombista bosch e o mesmo atestou que a bomba injetora estava fora do ponto.
Sergio c
09/09/2016, 23:42
Sergio, obrigado pela dica. Problema foi resolvido hoje. Não era a válvula no final das contas. Chamamos um bombista bosch e o mesmo atestou que a bomba injetora estava fora do ponto.
Que estranho sair de ponto um veículo a diesel, mas, se conseguiu resolver o problema, melhor assim. Um abraço.
Fabio_Roberto
10/09/2016, 09:20
Um post sobre o assunto..
Oficina Troller | O Site do Seu Troller (http://www.oficinatroller.com.br/single-post/2016/07/07/Motor-Sprint-MWM-Montagem-e-Sincronismo-da-Bomba-Injetora-1)
Walter da Camper
10/09/2016, 17:58
O motor 2.8 tem o sincronismo da bomba feito por engrenagens. Assim é praticamente impossível sair do ponto entre uma parada funcionando e uma partida no mesmo dia. Engrenagens de distribuição não patinam e não pulam dente.
A única possibilidade é os parafusos que seguram o corpo da bomba estarem frouxos e ela girar sozinha e sair do ponto. Mesmo assim o motor pegaria, embora o funcionamento ficasse irregular (adiantado ou atrasado).
Esse diagnóstico não bate com a experiência prática.
O que pode ter acontecido é a eletroválvula (solenóide) ter destravado ao mexerem na bomba e tudo voltou ao normal.
Essas válvulas costumam apresentar defeito intermitente, às vezes causados por sujeira. Em alguns casos o motor não desliga na chave porque ela trava aberta.
Recomendo que desconfie e fique de olho no funcionamento.
Sergio, obrigado pela dica. Problema foi resolvido hoje. Não era a válvula no final das contas. Chamamos um bombista bosch e o mesmo atestou que a bomba injetora estava fora do ponto.
AlisonMT
11/09/2016, 01:55
O motor 2.8 tem o sincronismo da bomba feito por engrenagens. Assim é praticamente impossível sair do ponto entre uma parada funcionando e uma partida no mesmo dia. Engrenagens de distribuição não patinam e não pulam dente.
A única possibilidade é os parafusos que seguram o corpo da bomba estarem frouxos e ela girar sozinha e sair do ponto. Mesmo assim o motor pegaria, embora o funcionamento ficasse irregular (adiantado ou atrasado).
Esse diagnóstico não bate com a experiência prática.
O que pode ter acontecido é a eletroválvula (solenóide) ter destravado ao mexerem na bomba e tudo voltou ao normal.
Essas válvulas costumam apresentar defeito intermitente, às vezes causados por sujeira. Em alguns casos o motor não desliga na chave porque ela trava aberta.
Recomendo que desconfie e fique de olho no funcionamento.
Walter, valeu pelas dicas.
O que foi me passado pelo técnico da bosch é que é bem comum casos intermitentes assim com bombas da marca (bosch). Sendo mais comum acontecer do veículo pegar quando frio (ou quando quente) e não pegar quanto quente (ou quando frio). Por folgas, desgastes etc. Falou pra não deixar de fazer regulagem básica de preferência entre 80 e 100 (se for só estrada) mil km de uso e também não esquecer da regulagem de válvula do motor (nunca tinha feito no meu) pois se estiver fora pode bater o motor.
Aproveitando, eu repeti uma frase que sempre ouvi: Que eu "poderia colocar qualquer diesel nesse motor, sem dores de cabeça, que rodaria até com óleo de pastel" (ouço muito isso entre meus amigos). O rapaz arregalou o olho e me advertiu na mesma hora: Colocar sempre o melhor diesel possível e trocar o filtro de combustível religiosamente, pois essas bombas não aguentam desaforo algum. Segundo ele, bomba injetora que aguenta desaforo são as lubrificadas por óleo do motor, não por diesel. Que essas sim, não param por nada. O resto, que é lubrificado com combustível, trava e corrói tudo na menor adulteração das características do diesel sendo mais prejuízo inclusive que nas eletrônicas do common rail que não dependem da lubrificação na maior parte das peças, sendo necessário apenas pra 1 ou 2 válvulas e dispensam as regulagens. Sinceramente, fiquei com vontade de instalar aquele filtro racor no meu depois de ouvir isso.
Sergio c
11/09/2016, 21:23
Arilson, não pesquisei, mas que veículos seriam equipados com essas BI lubrificadas pelo óleo do motor, não dependendo da qualidade do diesel para serem lubrificadas corretamente?
Walter da Camper
12/09/2016, 09:24
São as bombas injetoras em linha, como as Band com motor MB 314 e 364 e as F-1000 com MWM-229. Que eu me lembre, todos os outros 4x4 nacionais utilizam bomba rotativa.
Arilson, não pesquisei, mas que veículos seriam equipados com essas BI lubrificadas pelo óleo do motor, não dependendo da qualidade do diesel para serem lubrificadas corretamente?
Edintruder
12/09/2016, 11:52
AlisonMT, filtra o que escutas por aí. Motores MWM fizeram a fama pelo modelo 229, o que nada tem a ver com o 4.07 ou 6.07 sprint. De fato os 229 queimam qualquer porcaria que jogar no tanque, mas os sprint não, assim como nenhum sprint dura 1.000.000 de km.
Realmente esse motor não tem como sair do ponto, salvo se afrouxar e correr nos parafusos de fixação. Nesse caso é possível sim, e se ela sair de ponto quando estiver funcionando, perceberias na mesma hora, porém é possível de ter ocorrido sim, mas nunca ter pulado dente.
AlisonMT
12/09/2016, 21:44
São as bombas injetoras em linha, como as Band com motor MB 314 e 364 e as F-1000 com MWM-229. Que eu me lembre, todos os outros 4x4 nacionais utilizam bomba rotativa.
Isso mesmo amigo walter! Acho que as band com 14B já usavam rotativas não é mesmo?
AlisonMT
12/09/2016, 22:01
AlisonMT, filtra o que escutas por aí. Motores MWM fizeram a fama pelo modelo 229, o que nada tem a ver com o 4.07 ou 6.07 sprint. De fato os 229 queimam qualquer porcaria que jogar no tanque, mas os sprint não, assim como nenhum sprint dura 1.000.000 de km.
Realmente esse motor não tem como sair do ponto, salvo se afrouxar e correr nos parafusos de fixação. Nesse caso é possível sim, e se ela sair de ponto quando estiver funcionando, perceberias na mesma hora, porém é possível de ter ocorrido sim, mas nunca ter pulado dente.
Edin, não sei o que de fato ocasionou sair do ponto, mas pelo simples fato de ser engrenagem, não quer dizer que não sai do ponto. Já vi S10 2.8 que saiu do ponto nas engrenagens, travou tudo. E esses MWM 4.07 são filhotes do 6.07 e chegam sim fácil fácil a 1 milhão de kms. Só cuidar...
Esses motores diesel eu nunca vi um acabar por acabar. Todas as vezes que vi um detonado, ao abrir era visível que era descuidos na manutenção, aquecimento, etc. Já trabalhei com frota de S10 2.8, Ranger 2.8 e 3.0. Eu dirigi por 5 anos na empresa onde trabalhei uma S10 com quase 1.500.000 (1 milhão e 500 mil kms) no hodômetro e segundo o chefe da oficina que prestava serviço pra empresa, das 15 que a empresa tinha, só 2 tinham batido o motor ou tido problemas mais sérios, e todas com kms bem alta, (uma por aquecimento devido a rompimento de mangueira e outra travou as engrenagens), o resto era só manutenção de óleo e filtros normalmente. Mas, sem dúvida, houveram problemas outros diversos, enguiçando por motor de partida, problemas elétricos, bomba injetora, etc.
Alison, seu mecânico e bombista estão certíssimos. Essas bombas mecânicas rotativas são sensíveis. Inclusive, muito mais suscetíveis a problemas do que a maioria das bombas de alta pressão do common rail, justamente pela menor necessidade de lubrificação das do CR. Você pode parar em qualquer bombista de esquina e encontrará muitas detonadas pela má qualidade do diesel. Recomendo a meus clientes usarem aditivos e filtros especiais como o que você citou, se eles puderem arcar com o gasto extra, pois vale a pena se prevenir.
Walter da Camper
14/09/2016, 10:06
Sim, o 14B utiliza bomba rotativa Denso (uma cópia da Bosch VE).
Isso mesmo amigo walter! Acho que as band com 14B já usavam rotativas não é mesmo?
gustavo25
14/09/2016, 10:29
meu jipe apresentou corte em rotações elevadas (não é o corte do motor normal para evitar sobregiro, mas sim ele "afofa" quando passa de 3000rpm em WoT e com carga - passando em atoleiros, por exemplo) e a luz da injeção acende
passei o scanner e acusou erro "P0092 - solenóide de medição de combustível - curto circuito no positivo". Teoricamente é o sensor que fica no common rail, mas segundo meu mecânico, poderia ser a solenóide da bomba de alta. Atrelado ao fato de que o veículo sempre teve certa dificuldade em pegar, parece que essa peça, além de não estar retendo combust~ivel na linha, ainda está prejudicando a vazão quando exige-se muito do motor
deixei em um "bombista" hoje, ele vai medir pressão de bomba, vazão de bicos, etc... mas se alguém tiver alguma dica, será de grande valia
Walter da Camper
14/09/2016, 10:49
Código P0092 é falha na válvula PCV que controla a pressão na saída da bomba de alta.
A medição de pressão pode ser feita com o Scanner, inclusive com o carro andando. Em WOT a partir de uns 3.500 RPM, a pressão tem que atingir 1600 BAR.
Muitos mecânicos usam o scanner apenas para ler códigos de falha, mas não sabem que todos os parâmetros do motor, como pressão, tempo de abertura do bico, avanço da injeção, etc... podem ser medidos e usados para um diagnóstico mais preciso.
gustavo25
14/09/2016, 11:18
Código P0092 é falha na válvula PCV que controla a pressão na saída da bomba de alta.
A medição de pressão pode ser feita com o Scanner, inclusive com o carro andando. Em WOT a partir de uns 3.500 RPM, a pressão tem que atingir 1600 BAR.
Muitos mecânicos usam o scanner apenas para ler códigos de falha, mas não sabem que todos os parâmetros do motor, como pressão, tempo de abertura do bico, avanço da injeção, etc... podem ser medidos e usados para um diagnóstico mais preciso.
valeu Walter
o rapaz que encontrou esse erro foi quem remapeou o motor, ele disse que não entende de motor diesel, faz apenas a troca dos mapas de injeção. A pessoa com quem deixei o Troller hoje disse que iria medir tudo, inclusive com o scanner dele, com o veículo em movimento. Andando comigo e pisando fundo, ele mencionou que o motor está um pouco irregular e "quadrado", confesso que não entendo nem tenho experiência com esse tipo de mecânica para compreender o que ele quis dizer, hehehe
no final da tarde eu ligo na oficina pra ver se ele já tem um diagnóstico, mas parece ser essa válvula da bomba de alta mesmo...
Fabio_Roberto
14/09/2016, 11:34
Walter é fera nesse motor 3.0...
Colaborando....
536086
CODIGO DTC - P0092
Tipo de Falha
Controle de pressão do rail:
• Pressão nominal do rail não alcançada.
• Controlador de pressão do rail (PI) no batente superior / posição final (MÁX.).
Valor substituto da estratégia de limphome (emergência).
O motor pára. A partida não é possível:
• Limitação de FUP e torque.
• Limitação de rotação do motor
• Redução de torque / Limitação de PCV
Condições de apagamento para limphome (emergência)
Fatores novamente dentro das tolerâncias.
Lista completa aqui;....... Oficina Troller | O Site do Seu Troller (http://www.oficinatroller.com.br/codigos-erro-ecu-troller-30-ngd)
gustavo25
14/09/2016, 16:27
feedback: mecânico me ligou, condenou os 4 bicos injetores de uma só vez
custo de cada um: R$1.700,00
tive um acesso de riso ao telefone, pedi para ele montar tudo de volta, falei que pago a MO e o tempo gasto, mas que o jipe vai morrer manco...
Walter da Camper
14/09/2016, 18:48
O fóda é ficar na mão desses caras.
Hoje ele chuta que o problema está nos bicos e troca.
Amanhã o problema continua e ele chuta que é a bomba de alta. Mais 4.000 vão pro ralo.
Como a bomba nova vem com uma PCV nova, o problema fica resolvido.
Conclusão: Gastou 8.000 para arrumar algo que dava para resolver com 600 (troca da PCV).
Cada vez mais eu me convenço que valeu à pena gastar horas estudando esse tal common-rail e R$ 3500 para comprar meu scanner.
feedback: mecânico me ligou, condenou os 4 bicos injetores de uma só vez
custo de cada um: R$1.700,00
tive um acesso de riso ao telefone, pedi para ele montar tudo de volta, falei que pago a MO e o tempo gasto, mas que o jipe vai morrer manco...
Sergio c
14/09/2016, 18:58
O fóda é ficar na mão desses caras.
Hoje ele chuta que o problema está nos bicos e troca.
Amanhã o problema continua e ele chuta que é a bomba de alta. Mais 4.000 vão pro ralo.
Como a bomba nova vem com uma PCV nova, o problema fica resolvido.
Conclusão: Gastou 8.000 para arrumar algo que dava para resolver com 600 (troca da PCV).
Cada vez mais eu me convenço que valeu à pena gastar horas estudando esse tal common-rail e R$ 3500 para comprar meu scanner.
A melhor mão de obra é aquela feita em casa, o cara cuida de cada detalhe. Os mecânicos, se escorrem um parafuso, fingem que nada aconteceu, apertam o restante e deixam a bomba estourar na nossa mão, além de cobrarem caríssimo.
feedback: mecânico me ligou, condenou os 4 bicos injetores de uma só vez
custo de cada um: R$1.700,00
tive um acesso de riso ao telefone, pedi para ele montar tudo de volta, falei que pago a MO e o tempo gasto, mas que o jipe vai morrer manco...
gustavo, 99% chance de ser PCV. Essa é a válvula citada acima pelo bombista do alison. As válvulas PCV e VCV se danificam no uso de diesel estragado ou adulterado e principalmente com impurezas, e são baratas (R$ 400 a 800 cada). Ao estragar estas válvulas, é possível que alguns bicos tenham estragado também. Mas para estragar os 4, só se você colocou alguma coisa muito feia no teu tanque de combustível que nada teria a ver com diesel (digo você ou algum antigo proprietário).
Não faz sentido na minha opinião, condenar 4 bicos... é 1 ou outro que poderia estar ruim. O cara está chutando feio! E principalmente pulando etapas! Valeria a pena na minha opinião procurar outro diagnóstico, explicar a situação.
Se for resolver no troca-a-troca de peças, que infelizmente é moda, use a cabeça, não vá pela cabeça do "mexânico" que já foi no mais caro. Trocar 4 bicos sai mais caro que trocar a bomba de alta inteira! Vou tentar resumir uma ordem para o 3.0 para as causas possíveis e mais comuns:
1-Filtro de combustível
2-Bomba auxiliar de combustível (pode inclusive estar entupida, ou com peneira do tanque entupida)
3-Bomba d'água (fácil diagnosticar)
4-Válvula PCV / VCV -> Pode haver bicos danificados também
99% das vezes que esse motor entra em modo de segurança acendendo a luz ou não, está entre as 3 primeiras causas. A 4 está intimamente ligada a qualidade do combustível e manutenção desleixada de filtros ou filtros que não fizeram seu papel de filtrar. Se não for nenhuma das 4,dependendo de como ocorre o corte, pode-se pensar em chicote danificado também, mas isso é bem raro.
gustavo25
15/09/2016, 07:00
obrigado Walter, Sergio e Pumba
também acho muito estranho ter dado problema nos 4 bicos de uma vez. Um ou outro falhar é relativamente normal, mas quatro juntos seria muita "sorte". Sendo assim, vou jogar na mega-sena, já que estou iluminado, hehehe
disse ele que plugou o scanner na OBD e foi pra estrada. Achou que o jipe estava xoxo, motor "quadrado" e sem força ("pior que Gol 1000"). Pelo computador aferiu q a pressão do sistema está normal, mas o retorno está problemático. Falei de tirar os bicos e testar na bancada, ele disse que não resolveria
enfim, vou atrás de uma segunda opinião. Além do que vocês disseram aqui sobre a probabilidade de ter dado defeito justo nos bicos, a pedida inicial serem módicos R$6.800,00 apenas em peças também contribuiu diretamente para não aceitar cegamente o primeiro laudo. Não vou mexer em bico por enquanto, mesmo porque, ao meu ver, o jipe está andando normalmente, falhou em duas situações de uso mais severo de torque, no dia a dia está ok (exceto pela dificuldade de partida, mais um indicativo de problema na válvula já citada pelos colegas)
para quem precisar:
. sai do bombista que passou esse prognóstico e fui pro mecânico que cuida do Troller, expliquei o que foi feito e o veredito passado. O mecânico disse que tem uma empresa aqui na minha cidade (Technomotor) que recupera esse tipo de bico, parece que já teve um caso assim de um cliente da oficina e foi feito isso, hoje vou correr atrás de mais informações, assim já fico com essa carta na manga
. pesquisei pelos bicos na internet, achei uma empresa de Catalão/GO que está vendendo bicos novos e originais no mercadolivre por preço muito bom, R$1.029,99 cada. De 6.800 para 4.120 já é uma diferença bem considerável....
Walter da Camper
15/09/2016, 10:07
Complementando as informações do Pumba, outro fator que prejudica a PCV e VCV, além de água no diesel, é o hábito de deixar o motor muitos dias sem funcionar. O biodiesel (ou as bactérias por ele alimentadas) causam corrosão nas partes em contato com o combustível. As válvulas PCV e VCV não passam de um fino duto cujo fluxo é controlado pelo fechamento de um furo por uma esfera (PCV) ou um pistonete metálico (VCV) que traballham com uma folga muito pequena e tem sua abertura e fechamento controlado eletricamente por um solenóide interno.
Qualquer corrosão ou contaminação que crie folgas ou obstrua o movimento das delicadas peças internas irá causar mal funcionamento do motor, pois é através da abertura e fechamento dessas válvulas que a central controla a pressão (PCV) e o fluxo de combustível (VCV) para o rail e bicos.
O que será que seu mecânico chama de "retorno problemático"?. O único parâmetro do retorno que pode ser monitorado pelo scanner é a temperatura do diesel.
De fato, quando um ou mais bicos vão para o pau, ele deixa vazar diesel pelo retorno e isso acarreta em mal funcionamento pela perda de pressão do rail. Logo, dizer que há problema no retorno dos bicos não bate com a informação de que a pressão está normal. Pra mim é chute.
536138536139
gustavo25
15/09/2016, 16:06
Complementando as informações do Pumba, outro fator que prejudica a PCV e VCV, além de água no diesel, é o hábito de deixar o motor muitos dias sem funcionar. O biodiesel (ou as bactérias por ele alimentadas) causam corrosão nas partes em contato com o combustível. As válvulas PCV e VCV não passam de um fino duto cujo fluxo é controlado pelo fechamento de um furo por uma esfera (PCV) ou um pistonete metálico (VCV) que traballham com uma folga muito pequena e tem sua abertura e fechamento controlado eletricamente por um solenóide interno.
Qualquer corrosão ou contaminação que crie folgas ou obstrua o movimento das delicadas peças internas irá causar mal funcionamento do motor, pois é através da abertura e fechamento dessas válvulas que a central controla a pressão (PCV) e o fluxo de combustível (VCV) para o rail e bicos.
O que será que seu mecânico chama de "retorno problemático"?. O único parâmetro do retorno que pode ser monitorado pelo scanner é a temperatura do diesel.
De fato, quando um ou mais bicos vão para o pau, ele deixa vazar diesel pelo retorno e isso acarreta em mal funcionamento pela perda de pressão do rail. Logo, dizer que há problema no retorno dos bicos não bate com a informação de que a pressão está normal. Pra mim é chute.
Pois é Walter, tudo indica que o cidadão só está chutando mesmo
Hoje fui atrás do proprietário da Ranger que teve os bicos avaliados pela Technomotor, expliquei meu caso pra ele, ele disse que quem resolveu o problema dele (o qual era a PCV), após um outro bombista ter condenado os bicos que ele testou e estavam ok, foi um mecânico perto de onde eu moro. Fui lá, falei com o proprietário expliquei os sintomas do jipe e, quando mencionei o nome do bombista onde levei o Troller, ele torceu o nariz e soltou um "pqp, não faz isso, não deixa seu carro lá !!"
Perguntei o motivo. Ele explicou que conhece um proprietário de uma Amarok que gastou 6mil reais para trocar os 4 bicos por indicação desse mesmo bombista e, adivinhem ? O problema não foi solucionado, era outra coisa.
Conversei bastante com o cara e ele sugeriu exatamente o que o Pumba disse: assim que o nível de combustível baixar, irei deixar o Troller lá, ele vai baixar o tanque, limpar tudo por dentro, limpar a bomba auxiliar e seus dois filtros, checar os conectores da PCV (visto que o erro acusou "curto-circuito do positivo") e trocar o filtro de combustível. Vou encher o tanque com S10 e rodar com o carro. Se o problema não se manifestar novamente, questão resolvida. Se a luz da injeção voltar a acender, eu terei pago 200 reais por uma limpeza do tanque/filtros, ou seja, não considero dinheiro jogado fora. Aí eu parto pra troca da válvula.
Enfim, agradeço novamente as dicas, se ninguém tivesse se manifestado sobre esse problema eu provavelmente já teria gastado em bicos novos...
Walter da Camper
15/09/2016, 18:56
Legal. Não esqueça de depois dar retorno sobre a solução do problema.
Isso ajuda a acumular conhecimento prático e cada vez teremos mais autonomia para resolver por conta própria os problemas que aparecem.
Abç.
Pois é Walter, tudo indica que o cidadão só está chutando mesmo
Hoje fui atrás do proprietário da Ranger que teve os bicos avaliados pela Technomotor, expliquei meu caso pra ele, ele disse que quem resolveu o problema dele (o qual era a PCV), após um outro bombista ter condenado os bicos que ele testou e estavam ok, foi um mecânico perto de onde eu moro. Fui lá, falei com o proprietário expliquei os sintomas do jipe e, quando mencionei o nome do bombista onde levei o Troller, ele torceu o nariz e soltou um "pqp, não faz isso, não deixa seu carro lá !!"
Perguntei o motivo. Ele explicou que conhece um proprietário de uma Amarok que gastou 6mil reais para trocar os 4 bicos por indicação desse mesmo bombista e, adivinhem ? O problema não foi solucionado, era outra coisa.
Conversei bastante com o cara e ele sugeriu exatamente o que o Pumba disse: assim que o nível de combustível baixar, irei deixar o Troller lá, ele vai baixar o tanque, limpar tudo por dentro, limpar a bomba auxiliar e seus dois filtros, checar os conectores da PCV (visto que o erro acusou "curto-circuito do positivo") e trocar o filtro de combustível. Vou encher o tanque com S10 e rodar com o carro. Se o problema não se manifestar novamente, questão resolvida. Se a luz da injeção voltar a acender, eu terei pago 200 reais por uma limpeza do tanque/filtros, ou seja, não considero dinheiro jogado fora. Aí eu parto pra troca da válvula.
Enfim, agradeço novamente as dicas, se ninguém tivesse se manifestado sobre esse problema eu provavelmente já teria gastado em bicos novos...
urso branco
17/09/2016, 16:44
... boa noite amigos do troller alguem sabe onde eu posso comprar um scanner pelo Trolller T 4 NGD ??
Abracos Jurgen
Walter da Camper
18/09/2016, 09:20
O mais barato que eu encontrei foi esse aqui:
Scanner Kaptorcom V2 Start 20 Credit 15 Packs Auto com Conexao Bluetooth - ALFATEST-50901019 ALFATEST-50901019 - R$ 3.526.38 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/79754/3/49/scanner-kaptorcom-v2-start-20-credit--15-packs-auto-com-conexao-bluetooth-alfatest-50901019)
Nem adianta tentar aqueles genéricos tipo ELM327, ou outros chineses, que não funciona nesse carro.
Lembrando que a ECU teve uma programação diferente da Ranger, por isso os xing-ling funcionam na Ranger e não no Troller.
urso branco
19/09/2016, 06:19
Obrigado Walter pelo esse "LINK" o preco e caro... caramba ! mais talvez vale a pena...de comprar um scanner... porque nas officinas vc nunca sabe.... se elles tem uma possibilidade de achar os defeitos num Troller NGD / TGV...
Abracos Jurgen
O mais barato que eu encontrei foi esse aqui:
Scanner Kaptorcom V2 Start 20 Credit 15 Packs Auto com Conexao Bluetooth - ALFATEST-50901019 ALFATEST-50901019 - R$ 3.526.38 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/79754/3/49/scanner-kaptorcom-v2-start-20-credit--15-packs-auto-com-conexao-bluetooth-alfatest-50901019)
Nem adianta tentar aqueles genéricos tipo ELM327, ou outros chineses, que não funciona nesse carro.
Lembrando que a ECU teve uma programação diferente da Ranger, por isso os xing-ling funcionam na Ranger e não no Troller.
Tõ pensando em comprar uma válvula (PCV), 600 no mercadolivre, pois quanto mais eu leio sobre o NGD3.0 verifico que ela é grande encrença quando se trata de defeito envolvendo a bomba de alta. Tô olhando no forum da Ford e no site Argentino das Ranger. Quase sempre quando o defeito é na bomba de alta, basta trocar esta válvula e resolve o problema. Par o TGV já não sei.
Abraços
Obrigado Walter pelo esse "LINK" o preco e caro... caramba ! mais talvez vale a pena...de comprar um scanner... porque nas officinas vc nunca sabe.... se elles tem uma possibilidade de achar os defeitos num Troller NGD / TGV...
Abracos Jurgen
Urso, a não ser que você seja um entusiasta e queira estudar as minúcias do sistema common rail, como nosso amigo walter, não vejo necessidade de comprar scanner. O scanner é quase indispensável para se mexer no ciclo otto (motores gasolina/álcool), mas para o common rail de primeira geração (sem TGV e sem DPF) posso te garantir 99% dos problemas você resolve tranquilamente sem scanner. E pro 1% dos problemas que pedem uma leitura de parâmetros, com um multímetro de 30 reais e o manual de serviço do motor, você resolve 100% dos problemas, bastando saber medir valores de resistência.
De fato, muitas oficinas nem usam o scanner. Sem falar que pra maus profissionais, ou mal treinadas ou com pouco conhecimento, o scanner mais atrapalha do que ajuda!
O sistema de injeção do troller (NGD 3.0) é muito simples. Basta seguir o roteiro de troubleshoot tradicional de um motor mecânico na maioria das vezes, ou seja, testar a linha de combustível (filtro, bomba de baixa/bomba de alta/bomba injetora) e atentar para a bomba d'água que foge um pouco da regra (ela quebra e o veículo continua funcionando normal, só cortando potência e ar-condicionado quando muito exigido) - normalmente em outro veículo que não tem um arrefecimento tão superdimensionado quanto o do troller, o motor aqueceria até queimar a junta do cabeçote. Problemas que podem dar alguma dor de cabeça são relacionados a chicotes quebrados (scanner não ajuda muito, dando pistas erradas muitas vezes) ou terminais de sensores quebrados. Esse tipo de problema é raro de acontecer, mas observando alguns sinais e usando um pouco a cabeça você vai medir a tensão nos terminais de meia dúzia de sensores ou a resistência dos mesmos e rapidamente identificaria o problema, usando apenas um multímetro.
O scanner foi feito pra ajudar o diagnóstico, deixá-lo mais rápido no dia a dia das oficinas, não substitui o cérebro do mecânico.
Tõ pensando em comprar uma válvula (PCV), 600 no mercadolivre, pois quanto mais eu leio sobre o NGD3.0 verifico que ela é grande encrença quando se trata de defeito envolvendo a bomba de alta. Tô olhando no forum da Ford e no site Argentino das Ranger. Quase sempre quando o defeito é na bomba de alta, basta trocar esta válvula e resolve o problema. Par o TGV já não sei.
Abraços
Amigo, se você for fazer uma expedição dando a volta ao mundo, acho que valeria a pena sim. Também recomendo comprar a bomba d'água, válvula VCV, correia poly-V, arruela de bico injetor, mangueira de retorno, entre outras coisas de desgaste natural.
Porém, se essa válvula receber só diesel bom vai durar mais que a vida útil inteira do motor....
urso branco
20/09/2016, 06:30
Obrigado Pumba pela seu resposto rapido ! Eu sou mechanico de carros.. sim... mais eu mexei a vida todo com motores de gasolina....por isso o motor diesel e uma coisa differente para me. O meu Troller infelizmente faz muito problemas com o system de injecao... por isso eu estava pensado de comprar esse scanner.. ...
Abracos Jurgen
Obrigado Pumba pela seu resposto rapido ! Eu sou mechanico de carros.. sim... mais eu mexei a vida todo com motores de gasolina....por isso o motor diesel e uma coisa differente para me. O meu Troller infelizmente faz muito problemas com o system de injecao... por isso eu estava pensado de comprar esse scanner.. ...
Abracos Jurgen
Urso, se você é mecânico de carros a gasolina, com poucas horas de leitura você deveria ser capaz de solucionar qualquer problema do seu carro. Aconselho baixar o manual do seu motor e fazer uma leitura e assistir vídeos gratuitos sobre common rail que existem na internet. Você não deveria ter dificuldades de entendê-los. Não tem bobina, velas, cabos de vela, sonda lambda e a ECU do seu carro (troller) é mamão com açúcar, não codificada, etc, é muito mais fácil qualquer diagnóstico e tem muito menos coisas pra dar problema. Boa sorte!
Urso, se você é mecânico de carros a gasolina, com poucas horas de leitura você deveria ser capaz de solucionar qualquer problema do seu carro. Aconselho baixar o manual do seu motor e fazer uma leitura e assistir vídeos gratuitos sobre common rail que existem na internet. Você não deveria ter dificuldades de entendê-los. Não tem bobina, velas, cabos de vela, sonda lambda e a ECU do seu carro (troller) é mamão com açúcar, não codificada, etc, é muito mais fácil qualquer diagnóstico e tem muito menos coisas pra dar problema. Boa sorte!
Olá, meu prezado amigo Pumba ...
Bom dia.
Meus respeitos pelos seus bons comentários, e também de outros ilustres colegas ... acompanho-os com muito interesse ...
Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do amigo ...
Sou absolutamente leigo em mecânica de autos, porém, apesar de rodar pouco, optei por um veículo movido a diesel ... é um veículo com 3 anos de uso e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com ele ... até agora, não gastei um centavo sequer com manutenção corretiva (nem um parafusinho, sequer!!!!!) ... claro que isso se deve a vários fatores, os quais, na qualidade de leigo, não saberia enumerá-los, porém, vão aqui alguns deles: Veículo de boa qualidade e bem robusto; no dia-a-dia não forço o veículo e dirijo sempre preventivamente e com prudência; tenho muito zelo pelo mesmo quanto aos cuidados mínimos preventivos, muitos deles aprendidos aqui neste fórum com os colegas mais experientes; etc; etc. ... apesar de rodar pouco, não me arrependi da compra, pois sei que, quando resolver revendê-lo, mesmo no curto prazo, recuperarei meu capital para reemprego em outro veículo, bem mais rapidamente e com menos perdas do que se fosse a gasolina, e isso, financeiramente, dentre outros fatores relevantes, pesa muito na balança favoravelmente a um movido a diesel ... já fiz um comentário em outro tópico a respeito desse assunto, e não é este o caso em questão ... porém, um fator que pesa favoravelmente ao veículo movido a gasolina, e que ainda não consegui entender, é o fato de muitos colegas comentarem que a manutenção corretiva de veículo movido a gasolina é mais barata do que dos movidos a diesel ... porém, diante desse quadro que o amigo nos brinda, com ponderações relevantes, essa dúvida ainda prevalece para mim, para não dizer que intensifica ... rsrsrs ... por isso, apreciaria muito saber a respeitável opinião do amigo relativamente a esse fator ... diante dessas ponderações, atualmente, como se justifica a manutenção mecânica de um veículo a diesel ser mais onerosa do que de um veículo movido a gasolina?
Forte abraço.
E.T.:
Meu pedido de desculpas ao criador do tópico, pelo "off-topic" ... e sem querer criar celeuma ...
... não vejo necessidade de comprar scanner ... 99% dos problemas você resolve tranquilamente sem scanner ... muitas oficinas nem usam o scanner. Sem falar que pra maus profissionais, ou mal treinadas ou com pouco conhecimento, o scanner mais atrapalha do que ajuda ... O scanner foi feito pra ajudar o diagnóstico, deixá-lo mais rápido no dia a dia das oficinas, não substitui o cérebro do mecânico.
Por falar em scanner ... Só mais um último questionamento à apreciação do prezado amigo ...
Pensei em adquirir um leitor, do tipo OBDII (esse do “link” abaixo) para instalar no meu veículo para leitura de determinados "parâmetros" ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-29.html#post2292694
Porém, diante das colocações do amigo, eu gostaria de ponderar melhor sobre essa aquisição, pela seguinte razão: Se, nem mesmo determinados mecânicos sabem ler esses scanners, imagina eu, que sou leigo???!!!! ... além disso, o computador de bordo do veículo já oferece vários tipos de leitura, numa linguagem, digamos, mais "amigável" ... assim, em termos de custo x benefício, mesmo custando barato, qual seria a vantagem em adquirir esse aparelho? ... até mesmo considerando que, diante do aparecimento de um problema no veículo, e identificação do mesmo no dispositivo, ainda assim, terei que submetê-lo à apreciação de um técnico com conhecimento, aparelhagem mais adequada e mais recursos para interpretação, identificação e correção do problema, de forma que acabarei pagando o mesmo preço pela assistência desse profissional, quer tendo esse dispositivo, ou não ... e, pior, ainda ... utilizando esses dispositivos, posso, sem querer, ou querendo, “apagar um erro”, vindo a “mascarar” ou “esconder” um determinado problema importante que poderá agravar-se, além de tornar ainda mais difícil sua identificação pelo mecânico, posteriormente ... ou, mesmo assim, o amigo acha interessante a aquisição desse OBDII, até mesmo para não ficar tanto assim, digamos, “na mão” do mecânico???!!!!! ... eis a questão ...
Obrigado, e, mais uma vez, minhas desculpas a todos pelo “abuso” ... rsrsrs.
Forte abraço.
Olá, meu prezado amigo Pumba ...
Bom dia.
Meus respeitos pelos seus bons comentários, e também de outros ilustres colegas ... acompanho-os com muito interesse ...
Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do amigo ...
Sou absolutamente leigo em mecânica de autos, porém, apesar de rodar pouco, optei por um veículo movido a diesel ... é um veículo com 3 anos de uso e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com ele ... até agora, não gastei um centavo sequer com manutenção corretiva (nem um parafusinho, sequer!!!!!) ... claro que isso se deve a vários fatores, os quais, na qualidade de leigo, não saberia enumerá-los, porém, vão aqui alguns deles: Veículo de boa qualidade e bem robusto; no dia-a-dia não forço o veículo e dirijo sempre preventivamente e com prudência; tenho muito zelo pelo mesmo quanto aos cuidados mínimos preventivos, muitos deles aprendidos aqui neste fórum com os colegas mais experientes; etc; etc. ... apesar de rodar pouco, não me arrependi da compra, pois sei que, quando resolver revendê-lo, mesmo no curto prazo, recuperarei meu capital para reemprego em outro veículo, bem mais rapidamente e com menos perdas do que se fosse a gasolina, e isso, financeiramente, dentre outros fatores relevantes, pesa muito na balança favoravelmente a um movido a diesel ... já fiz um comentário em outro tópico a respeito desse assunto, e não é este o caso em questão ... porém, um fator que pesa favoravelmente ao veículo movido a gasolina, e que ainda não consegui entender, é o fato de muitos colegas comentarem que a manutenção corretiva de veículo movido a gasolina é mais barata do que dos movidos a diesel ... porém, diante desse quadro que o amigo nos brinda, com ponderações relevantes, essa dúvida ainda prevalece para mim, para não dizer que intensifica ... rsrsrs ... por isso, apreciaria muito saber a respeitável opinião do amigo relativamente a esse fator ... diante dessas ponderações, atualmente, como se justifica a manutenção mecânica de um veículo a diesel ser mais onerosa do que de um veículo movido a gasolina?
Forte abraço.
E.T.:
Meu pedido de desculpas ao criador do tópico, pelo "off-topic" ... e sem querer criar celeuma ...
Em geral, a manutenção de um veículo a diesel em longo prazo, seja corretiva ou preventiva, é mais barata do que um veículo a gasolina. Aqui no Brasil não temos muito parâmetro pra comparar. As montadoras adotam o diesel como versão de luxo, colocando motores maiores e com desempenho muito diferente nos SUVs e motores a gasolina menores e mais baratos como versão de entrada (ou raramente, vice-versa). Obviamente, observando os preços de manutenção, em alguns casos observa-se que o custo de manutenção preventiva e corretiva desses modelos a gasolina com motores menores parece ser mais barato, ao menos em curto prazo, mas ao analisar a médio e longo prazo, sem dúvida o diesel será mais vantajoso devido a menor frequência de manutenção. Porém, não espere ver o reflexo disso em preços de revisão em autorizada!
Analisar uma manutenção corretiva isoladamente, na minha opinião não faz muito sentido, mas nesse caso, sem dúvida é mais barato para veículos a gasolina, porém, temos que levar em consideração também que manutenções corretivas podem ser muito mais frequentes em veículos a gasolina devido a maior quantidade de componentes e maior interdependência entre estes. Uma simples pane no alternador pode prejudicar bobinas, velas, sondas, bateria(sobrecarga ou descarga), etc e exigir diversas manutenções corretivas num ciclo otto. Num veículo a diesel, isso só causaria problemas de bateria (sobrecarga ou descarga). Posso citar um exemplo de preventiva no modelo do seu carro: Há alguns anos atrás eu troquei a corrente de comando de uma pajero full 3.2 com 410 mil kms, kit original ainda. Algum dono de pajero full 3.8 tem coragem de rodar 100-150 mil kms com o kit original de correia dentada? E o preço do kit de correia dentada? Em torno R$ 800-900. O preço da corrente de comando pro diesel que pode durar facilmente 300-400 mil kms é R$ 1000-1100. Fazendo uma conta rápida de gastos, a diferença de gasto em longo prazo é muito grande, sem falar na confiabilidade e durabilidade. Mesmo que o 3.8 gasolina fosse tocado por corrente, temos tantos outros itens de manutenção que são trocados com frequência curta/média e são de custo relativamente alto para uma frequência curta/média. Por exemplo, temos veículos gasolina com uma bobina por cilindro e cada uma custando em torno de R$ 500-1000. Num veículo de 4 cilindros, o gasto pode chegar a R$ 4000. Sem falar nos kits de vela custando R$ 400-600. Pra efeito de comparação, há pouco tempo atrás havia bombas de alta pressão da linha leve diesel, o coração da injeção common rail, sendo vendidas por R$ 3000-3500 e essas bombas só estragam 2 válvulas com combustível ruim, totalizando um gasto de R$ 1000 a R$ 1500. Então, dizer que o veículo a gasolina sempre será mais barato nas corretivas me parece uma análise superficial e parcial.
A grande desvantagem do diesel no quesito manutenção é o estrago que pode ser causado na injeção, tanto em sistemas mecânicos (bomba injetora) como no common rail (bomba de alta pressão) por combustível velho e cheio de bactéricas (vira lodo). Coloco como desvantagem, pois não é necessário nenhuma adulteração ilícita do combustível por parte de postos de combustíveis para que isso aconteça. Abastecer um tanque de veículo a diesel e não usar esse combustível, pode ser oneroso. Vale atentar que muitas pessoas tem o costume de não deixar o tanque esvaziar muito, acumulando diesel velho sendo misturado com o novo. Em algum momento que o veículo fique parado, pode-se criar um ambiente propício para proliferação de bactérias assim também. Deixar o tanque muito vazio sempre também acaba gerando maior condensação de água dentro do tanque. Na minha opinião, o certo é encher o tanque e usar até quase a reserva e fazer uma limpeza do tanque do veículo no mínimo a cada 5 anos ou 100 mil kms preventivamente. O uso de produtos para combater a proliferação de bactéricas nem sempre é aprovado por montadoras e pode também danificar componentes da injeção, principalmente se usados em quantidade exacerbada. O que me parece menos ofensivo seria a utilização de óleo 2T ou aditivos de boa procedência como o bardhal, etc que tenham como ação principal a função detergente e melhora na lubrificação (não são aditivos para aumento de desempenho), sem exagerar nas doses também. Mas, veículos antigos, que nunca limparam o tanque ou o fizeram há muito tempo atrás, devem usar com cautela, pois o aditivo pode soltar diversas impurezas grudadas nas paredes do tanque e comprometer a injeção.
Com relação a scanner, não vejo como este aparelho possa ser de alguma utilidade se o utilizador não tiver conhecimentos básicos a médios de mecânica. Infelizmente, o scanner não ajudará em relação a lubridiação de mecânicos. Se não te cobrarem por "passar" o scanner, o que na minha opinião é um absurdo, vão te cobrar pela "análise do técnico nos resultados do seu scanner".
Sergio c
21/09/2016, 20:39
Bom relato Pumba, eu sou fã de carteirinha de veículos a diesel, tenho 2 veículos 4x4 e não troco por nada. A patroa tem um carro bom a gasolina, mas é quase só ela que o usa.
Prezado Pumba
Bom dia.
Meus sinceros agradecimentos ao amigo pela gentil atenção dispensada. Tenha certeza que seu comentário, muito bem elaborado, ajudou-me bastante no esclarecimento de vários pontos, bem como no fortalecimento de outros conceitos.
Valeu, meu caro!!!!!!
Forte abraço.
Arildo MT
22/09/2016, 11:35
Essa questão diesel x gasolina tem variáveis quase infinitas quase tudo que o pumba relatou sobre os custos pode se inverter em muitos casos, a depender muito de quais motores se esta comparando, alguns comparam mwm 229 versus qualquer ciclo otto, alem das preventivas, filtros, litragem de óleo, se compara vela, bobina, catalizador, bomba, precisa comparar, egr, dpf, vela aquecedora, turbina, sensores, bicos injetores, custo de retifica (tem retifica diesel e otto a 8/12/15/25/40/50.000,00), durabilidade (tem motor otto lacrado com mais de 700.000 km e diesel retificado com menos de 150.000 km, mas o contrario também), tem correia dentada que roda 80.000 km a 100,00 e kit corrente que roda 120.000 km e custa 3.000,00), motores diesel ou otto que precisam ou não de ajuste de folga na válvulas, mesmo comparando a mesma marca modelo com diesel ou otto tem diferenças absurdas pros dois lados com seus estremos, cada caso é um caso, principalmente dependendo do uso que se destinara o veículo, eu comparo os veículos pretendidos em um período médio de 500.000 km e no meu uso qualquer diesel se torna muito mais caro, se eu comparar com o mesmo modelo otto que possuo com a versão diesel meu custo triplicaria, mas seu eu mudar os modelos comparados e uso pretendido, facilmente isso poderia se inverter.
Essa questão diesel x gasolina tem variáveis quase infinitas quase tudo que o pumba relatou sobre os custos pode se inverter em muitos casos, a depender muito de quais motores se esta comparando, alguns comparam mwm 229 versus qualquer ciclo otto, alem das preventivas, filtros, litragem de óleo, se compara vela, bobina, catalizador, bomba, precisa comparar, egr, dpf, vela aquecedora, turbina, sensores, bicos injetores, custo de retifica (tem retifica diesel e otto a 8/12/15/25/40/50.000,00), durabilidade (tem motor otto lacrado com mais de 700.000 km e diesel retificado com menos de 150.000 km, mas o contrario também), tem correia dentada que roda 80.000 km a 100,00 e kit corrente que roda 120.000 km e custa 3.000,00), motores diesel ou otto que precisam ou não de ajuste de folga na válvulas, mesmo comparando a mesma marca modelo com diesel ou otto tem diferenças absurdas pros dois lados com seus estremos, cada caso é um caso, principalmente dependendo do uso que se destinara o veículo, eu comparo os veículos pretendidos em um período médio de 500.000 km e no meu uso qualquer diesel se torna muito mais caro, se eu comparar com o mesmo modelo otto que possuo com a versão diesel meu custo triplicaria, mas seu eu mudar os modelos comparados e uso pretendido, facilmente isso poderia se inverter.
Arildo, como falei, vai de caso a caso. Compare um motor 1.0 gasolina com 1.0 diesel na europa e vai entender porque muita gente prefere diesel até mesmo onde a gasolina é barata como nos EUA, principalmente o público de SUV e offroad. Os americanos clamam há décadas por wranglers a diesel lá.
A questão é que EGR, apenas alguns motores a diesel possuem e fechá-la é algo que até um menino poderia ser capaz de fazer. DPF é uma tecnologia nova (pós 2012), a maioria dos donos de Troller também só deve ter ouvido falar por causa dos problemas do TGV (2013/2014). Aqui nesse fórum mesmo, provavelmente nenhum trolleiro nem mesmo sabe o que significa EGR... talvez só os donos dos mais novos, TGV e Novo Troller. E retirar um DPF, apesar de não ser tão fácil quanto tampar uma EGR, também é um serviço tranquilo e conheço muitos TGV que o fizeram. Outros inclusive estão mecanizando o TGV. A ECU não analisa mistura pós combustão como no ciclo otto. É muito fácil brincar com a tecnologia dos diesel, dada a concepção dos diesel. Não é a toa que se tira 60%, 70% ou 80% de rendimento com um simples remapeamento de injeção, sem trocar uma peça mecânica nos common rail e no ciclo otto mal se consegue 10%-15%.
Agora, bobinas, velas, cabos de velas, sonda lambda... nunca conheci um dono de carro tocado por correia dentada que tivesse coragem de rodar nem 100 mil kms com a mesma, mesmo o manual falando pra trocar com 120 mil por exemplo, porém conheço vários donos de veículos tocados por corrente (gasolina ou diesel) que tiveram coragem de rodar 500 mil kms, sem se preocupar muito, mesmo a vida útil sendo prevista para 300, 400 ou 500 mil kms. Motor gasolina ou diesel travar com 150 mil kms não é nada. Meu dia a dia de oficina eu vejo gente que destrói cummins com 70 mil kms. Que chega pra trocar óleo de motor de grand vitara 2.0 pela primeira vez com 45 mil kms, e só tem graxa no cárter, entre tantos outros casos de negligência. A questão é que diesel sempre foi opção de motor pra trabalho pesado, comercial, frota, carga e veículos fora de estrada e os projetos contemplam isso, adotando baixa frequência de manutenção, durabilidade e confiabilidade, desde que a preventiva seja feita.
E se você colocar na ponta do lápis corretamente a manutenção preventiva da grande totalidade de motores diesel x motores a gasolina, em alguns casos até sem considerar a diferença de tamanhos e potência, enquanto no ciclo otto você troca filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar, correia de serviço, correia dentada, regulagem de válvula, velas e bobinas, e pagando pela MO de regulagem, troca de vela, bobina, correia dentada e correia de serviço, o ciclo diesel está trocando filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar e correia de serviço e pagando pela MO da correia de serviço apenas, em alguns casos, regulando válvula também. Os cuidados com combustível, limpeza de tanque, eventuais regulagens valem pros dois ciclos. E dizer que uma manutenção corretiva que venha acontecer no diesel sempre será mais cara que no ciclo otto, é bem relativo, vide o que falei no post acima. A probabilidade de falha no ciclo otto é muito maior e uma simples falha em um componente pode comprometer vários. Fique sem trocar vela, e você trocará bobina e não raro até queima um cilindro, como já peguei vários casos aqui. Conheço dono de siena com 400 mil kms. Troca vela de 20 em 20 mil kms (quando novo trocava com 40 mil kms, mas depois...), regula válvula de 30 em 30 mil kms. Correia dentada de 40 em 40 mil kms, religiosamente. Esse não bate o motor tão cedo. Regulo as válvulas dele e o motor dele tá melhor que muito veículo com 120-140 mil kms que nunca regulou e não troca óleo no intervalo, etc. Mas, ainda assim, se eu somar tudo que ele já gastou de MO + peças nesses serviços... sem dúvida saiu mais caro até que o gasto em motor de um 2.8 ou 3.0 diesel de troller na mesma quilometragem, nem precisa levar em consideração o preço da gasolina x diesel em tantos kms rodados.
Arildo MT
23/09/2016, 00:47
Pumba, concordo na quase totalidade do que explanou, mas analisando todos dados expostos, somando a isso o local que resido e recursos disponíveis em todos os sentidos a que tenho acesso, saiu convencido que o menor custo no meu caso com grande margem de segurança hoje é gasolina, e como cada caso é um caso, esta tudo certo, mas um dia mudando os fatores, poderei mudar o produto, me readequando a novas conjunturas.
Arildo MT
23/09/2016, 00:48
Agora voltem a prosa do troller, que tá muito :curtir:.
Pumba, concordo na quase totalidade do que explanou, mas analisando todos dados expostos, somando a isso o local que resido e recursos disponíveis em todos os sentidos a que tenho acesso, saiu convencido que o menor custo no meu caso com grande margem de segurança hoje é gasolina, e como cada caso é um caso, esta tudo certo, mas um dia mudando os fatores, poderei mudar o produto, me readequando a novas conjunturas.
:concordo: E ainda mais se falando de veículos usados, o certo é comprarmos o que podemos pagar com folga, deixando uma boa reserva para imprevistos. Gastar todo o capital que se tem na compra de um veículo usado (novo também, na minha opinião, mas há controvérsias), seja diesel ou gasolina, sem deixar reserva, é correr um grande risco de se frustar.
gustavo25
24/09/2016, 13:36
apenas um feedback: ainda não consegui deixar o jipe no mecânico pois essa semana precisei usá-lo para ir para SP a trabalho, minha idéia era retornar quinta e levá-lo sexta na oficina, mas o cliente atrasou os procedimentos e só saí de SP ontem a tarde
na estrada, ele falhou em retomadas quando eu puxava uma 4ª e data WoT no acelerador, especialmente em subidas. Andando "no sapatinho", nada de anormal
Gustavo D
25/09/2016, 16:35
apenas um feedback: ainda não consegui deixar o jipe no mecânico pois essa semana precisei usá-lo para ir para SP a trabalho, minha idéia era retornar quinta e levá-lo sexta na oficina, mas o cliente atrasou os procedimentos e só saí de SP ontem a tarde
na estrada, ele falhou em retomadas quando eu puxava uma 4ª e data WoT no acelerador, especialmente em subidas. Andando "no sapatinho", nada de anormal
Já tive um problema semelhante. No meu caso, acendia a luz da injeção em quarta, pisando fundo, subindo serra. Troquei o filtro de combustível, não resolveu. Na troca do filtro, estranhei um pouco a vazão do combustível, pois ao trocar o filtro, eu posiciono uma mangueira na saida do filtro de combustível levando até uma garrafa pet, afim de, encher todo o filtro de combustível de diesel até a boca de saída do filtro onde encaixa a mangueira da bomba de alta, evitando assim que o veículo falhe por ar no sistema ao dar a primeira partida e com isso notei que a garrafa não encheu até o usual.
Na hora, relacionei isso ao zumbido da bomba de baixa que tinha aumentado. Segundo um mecânico que pedi pra apenas medir a pressão da bomba de baixa, ela estava dentro da normalidade, mas fui teimoso e comprei uma nova. Resolveu. Nem aos 3800 RPM em subida íngreme cortou potência mais. Hoje, sei que uma simples limpeza da bomba de baixa teria resolvido o problema, mas por desinformação na época acabei comprando uma nova.
gustavo25
25/09/2016, 19:49
Já tive um problema semelhante. No meu caso, acendia a luz da injeção em quarta, pisando fundo, subindo serra. Troquei o filtro de combustível, não resolveu. Na troca do filtro, estranhei um pouco a vazão do combustível, pois ao trocar o filtro, eu posiciono uma mangueira na saida do filtro de combustível levando até uma garrafa pet, afim de, encher todo o filtro de combustível de diesel até a boca de saída do filtro onde encaixa a mangueira da bomba de alta, evitando assim que o veículo falhe por ar no sistema ao dar a primeira partida e com isso notei que a garrafa não encheu até o usual.
Na hora, relacionei isso ao zumbido da bomba de baixa que tinha aumentado. Segundo um mecânico que pedi pra apenas medir a pressão da bomba de baixa, ela estava dentro da normalidade, mas fui teimoso e comprei uma nova. Resolveu. Nem aos 3800 RPM em subida íngreme cortou potência mais. Hoje, sei que uma simples limpeza da bomba de baixa teria resolvido o problema, mas por desinformação na época acabei comprando uma nova.
opa, fala xará, tudo bem ?
pois é, infelizmente não nascemos sabendo tudo, hehehe... então quando conseguimos adquirir um pouco de conhecimento é que vemos as coisas que poderíamos ter feito de maneira diferente
tenho tentado estudar um pouco do assunto, achei um canal no Youtube chamado MRG Automotivo, o cara dá umas dicas boas para identificar as causas desse problema nos motores 3.0 da Ranger/Troller com o uso de um simples multímetro. Como o pessoal aqui já me aconselhou, espero resolver essa questão como foi feito aqui:
Ranger 3.0 uma falha bem comum - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PGZg8WlK4og)
Gustavo D
29/09/2016, 01:43
opa, fala xará, tudo bem ?
pois é, infelizmente não nascemos sabendo tudo, hehehe... então quando conseguimos adquirir um pouco de conhecimento é que vemos as coisas que poderíamos ter feito de maneira diferente
tenho tentado estudar um pouco do assunto, achei um canal no Youtube chamado MRG Automotivo, o cara dá umas dicas boas para identificar as causas desse problema nos motores 3.0 da Ranger/Troller com o uso de um simples multímetro. Como o pessoal aqui já me aconselhou, espero resolver essa questão como foi feito aqui:
Ranger 3.0 uma falha bem comum - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PGZg8WlK4og)
Ótimas dicas! Acho que tenho esse vídeo salvo nos meus arquivos aqui. Mas, vale atentar que salvo engano, no troller, não tem esse pré-filtro na bomba de baixa. Na Ranger, essa bomba fica imersa dentro do tanque de combustível. No Troller, ela fica fora, presa no chassi. O Troller até possui uma peneira no tanque de combustível, antes de ir para bomba de baixa, mas acho que nunca vi ou ouvi falar de um caso de entupimento dessa peneira, talvez ela deixe passar bastante coisa. Normalmente entope direto a bomba de baixa ou lá no filtro de combustível mesmo. Agora, na Ranger, já vi um monte desses casos de entupimento no pré-filtro, a peneira é bem fininha, segura tudo.
gustavo25
20/11/2016, 09:16
voltando ao tópico para dar um retorno e também agradecer as dicas dadas
deixei o jipe no mecânico, o mesmo retirou o tanque, limpou por dentro, limpou as peneiras da bomba de baixa. Completei com diesel S10 de um posto BR bem próximo de casa (aliás, com preço bem elevado, porém, achei melhor gastar mais de 200 reais em combustível bom do que arriscar e prejudicar todo o trabalho feito até então)
bom, depois disso, o Troller não corta mais ao chegar em 3000 RPM, a rotação sobe linear e brutalmente até o corte após os 4000. A luz da injeção acendeu em uma subida quando a rotação estava baixa e eu dei WoT no acelerador, mas o motor não falhou. Como ando pouco com o jipe ainda estou monitorando
como nem tudo são flores, o medidor nível do combustível parou de funcionar. Se por um lado isso é um indicativo de que o mecânico realmente mexeu no tanque, por outro agora eu estou controlando o abastecimento pela km rodada. Em alguns momentos o nível fica na metade, mas via de regra o indicador fica zerado e a luz da reserva não acende. É um sinal de Osmar (os mar contato), porém só terá como ser resolvido quando baixar os quase 70L de diesel do tanque para que consigamos baixá-lo novamente
enfim, agradecendo novamente as dicas, aparentemente o procedimento resolveu o problema. Ao invés de gastar módicos R$1.700,00 em cada bico + MO pedidos pelo bombista inicialmente, gastei 200 reais pela limpeza do tanque/peneiras/bomba de baixa
:euforico:BORRACHINHA DO PESCADOR DA BÓIA DO TANQUE TROLLER
- :freaking: PARA QUE SERVE ESSA DESGRAÇA????
Acho que ninguém neste Fórum soube responder, então vou explicar para que serve e esclarecer de vez para que serve essa encrenquinha.
:torcendo:PARA QUE SERVE A BORRACHINHA - Trata-se de uma borrachinha redonda, do tamanho de uma moeda de um centavo, afixada no final do pescador - prensada contra uma cruzinha, dentro do recipiente cilíndrico da bóia, dentro do tanque de combustível diesel do Troller. Esta borrachinha serve para controlar o REFLUXO (retorno) do diesel dentro do tanque.
:screwy: ESSA BORRACHINHA ENTOPE O SISTEMA - Porém, com o passar do tempo, ela não serve para porcaria nenhuma, pois perde a função e ENTOPE a puxada do diesel para o filtro. Portanto, se vc desmontar o seu tanque para limpeza, abra cuidadosamente esse conjunto cilíndrico da bóia (cuidando para não quebrar as travinhas e tb o encaixe das mangueirinhas) e retire essa imundície dessa borrachinha:freaking: que só serve para ENTUPIR o sistema e impedir a puxada do diesel para o filtro de combustível, lá na frente, junto ao motor.
:palmas:Quem me deu essa explicação, foi o "SAGUÍ" - um dos melhores mecânicos E CHEFE DE OFICINA de Troller e Off Roads do Brasil, que trabalha em uma revenda Troller aqui no meu Estado do RS - Porto Alegre.
Portanto, a "ordem" de retirada desta maldita borrachinha é dica de um especialista em Troller :safari-rig:
Meu nome é Edsongz, sou advog. e eu mesmo fiz a desmontagem e limpeza do tanque comb. de meu Troller. Tomei um pau,:boxing: mas descobri a maldita função da borrachinha. Levei uns 03 dias na "operação" de limpeza.
SINTOMA DE ENTUPIMENTO PASSO A PASSO - Abra o capô, localize o filtro de combustível. Desconecte a mangueirinha de entrada do diesel no filtro. Coloque uma garrafinha de água min. na ponta desta mangueirinha. Peça para alguém virar a chave de ignição - sem ligar - apenas para acionar a bombinha de combustível que fica embaixo do jipe, perto da roda traseira, lado do motorista. Desvire e vire a ignição umas 3x -sempre sem bater o arranque - e observe o fluxo do diesel dentro da garrafinha. Se mal e mal escorrer na mangueirinha, tá entupido e existe 90% de possibilidade de ser essa borrachinha que se prendeu no pescador, impedindo o bombeamento de diesel.
Esvazie e desmonte o tanque e a bóia-bomba de dentro do tanque e remove a maldita borrachinha redonda, acima especificada. Limpe bem a telinha quadrada na parte de baixo da bomba - vai sair uma sujeira cor de terra, barro. Lave cuidadosamente com uma escovinha e shampoo de carro e dp dê um bom jato d"água - cuidando para não danificá-la. Deixe secar e a recoloque no lugar. Nunca use água e sabão para a limpeza do tanque - pode contaminar todo o sistema; use apenas diesel para lavá-lo. Jogue fora esse diesel que usou para a limpeza. Não tente reutilizá-lo, não presta mais.
Essas medidas deverão "desentupir o sistema." Remonte tudo e teste novamente o fluxo de diesel na mangueirinha de entrada do diesel no filtro, aquele que vc tinha desconectado, usando novamente uma garrafinha. Veja se o fluxo agora é farto. Acho que umas 2-3 viradas na chave devem encher uma garrafinha de 500ml - assim que tenha saído o ar do sistema de mangueiras. Volto a dizer, apenas gire a chave sem bater o arranque. Escute o zunido da bombinha por baixo do jipe.
**DICA - Sempre comece a tentar resolver a falha no motor (não pega, apaga, etc), -pelas coisas mais simples, como estas que mencionei - entupimento, sujeira, etc, em vez de imaginar logo o pior (como bomba inj., bicos, válvulas e outros componentes, os quais são extremamente caros. Aposte sempre no simples!:brinde:
Espero ter ajudado a comunidade Troller, pois, não encontrei essa resposta em parte alguma. Meu Troller é 2007/2007, motor 3.0, NGD, MWM, 163cv, com 94.000km, e não estava mais dando a partida - não pegava nem com reza brava. O tanque não estava sujo em si, mas dentro do recipiente do pescador havia uma espécie de grãozinhos de areia pretos, uns farelinhos (sujeira) e também a tela quadrada que vai por fora do cilindro, na parte baixa, estava encardida de sujeira.
Limpei com shampoo de carro e uma escovinha macia. Em seguida, com ela fora do conjunto, dei um forte jato d'água. Ficou zero. Tenha muito cuidado na limpeza, pois, há peças muito delicadas e quebradiças. Se vc danificar alguma coisa, pode ter de gastar R$ com um conjunto novo.
Abrçs. à tds Trolleiros do Brasil. edsongz.:euforico:
:euforico:BORRACHINHA DO PESCADOR DA BÓIA DO TANQUE TROLLER
- :freaking: PARA QUE SERVE ESSA DESGRAÇA????
Acho que ninguém neste Fórum soube responder, então vou explicar para que serve e esclarecer de vez para que serve essa encrenquinha.
:torcendo:PARA QUE SERVE A BORRACHINHA - Trata-se de uma borrachinha redonda, do tamanho de uma moeda de um centavo, afixada no final do pescador - prensada contra uma cruzinha, dentro do recipiente cilíndrico da bóia, dentro do tanque de combustível diesel do Troller. Esta borrachinha serve para controlar o REFLUXO (retorno) do diesel dentro do tanque.
:screwy: ESSA BORRACHINHA ENTOPE O SISTEMA - Porém, com o passar do tempo, ela não serve para porcaria nenhuma, pois perde a função e ENTOPE a puxada do diesel para o filtro. Portanto, se vc desmontar o seu tanque para limpeza, abra cuidadosamente esse conjunto cilíndrico da bóia (cuidando para não quebrar as travinhas e tb o encaixe das mangueirinhas) e retire essa imundície dessa borrachinha:freaking: que só serve para ENTUPIR o sistema e impedir a puxada do diesel para o filtro de combustível, lá na frente, junto ao motor.
:palmas:Quem me deu essa explicação, foi o "SAGUÍ" - um dos melhores mecânicos E CHEFE DE OFICINA de Troller e Off Roads do Brasil, que trabalha em uma revenda Troller aqui no meu Estado do RS - Porto Alegre.
Portanto, a "ordem" de retirada desta maldita borrachinha é dica de um especialista em Troller :safari-rig:
Meu nome é Edsongz, sou advog. e eu mesmo fiz a desmontagem e limpeza do tanque comb. de meu Troller. Tomei um pau,:boxing: mas descobri a maldita função da borrachinha. Levei uns 03 dias na "operação" de limpeza.
SINTOMA DE ENTUPIMENTO PASSO A PASSO - Abra o capô, localize o filtro de combustível. Desconecte a mangueirinha de entrada do diesel no filtro. Coloque uma garrafinha de água min. na ponta desta mangueirinha. Peça para alguém virar a chave de ignição - sem ligar - apenas para acionar a bombinha de combustível que fica embaixo do jipe, perto da roda traseira, lado do motorista. Desvire e vire a ignição umas 3x -sempre sem bater o arranque - e observe o fluxo do diesel dentro da garrafinha. Se mal e mal escorrer na mangueirinha, tá entupido e existe 90% de possibilidade de ser essa borrachinha que se prendeu no pescador, impedindo o bombeamento de diesel.
Esvazie e desmonte o tanque e a bóia-bomba de dentro do tanque e remove a maldita borrachinha redonda, acima especificada. Limpe bem a telinha quadrada na parte de baixo da bomba - vai sair uma sujeira cor de terra, barro. Lave cuidadosamente com uma escovinha e shampoo de carro e dp dê um bom jato d"água - cuidando para não danificá-la. Deixe secar e a recoloque no lugar. Nunca use água e sabão para a limpeza do tanque - pode contaminar todo o sistema; use apenas diesel para lavá-lo. Jogue fora esse diesel que usou para a limpeza. Não tente reutilizá-lo, não presta mais.
Essas medidas deverão "desentupir o sistema." Remonte tudo e teste novamente o fluxo de diesel na mangueirinha de entrada do diesel no filtro, aquele que vc tinha desconectado, usando novamente uma garrafinha. Veja se o fluxo agora é farto. Acho que umas 2-3 viradas na chave devem encher uma garrafinha de 500ml - assim que tenha saído o ar do sistema de mangueiras. Volto a dizer, apenas gire a chave sem bater o arranque. Escute o zunido da bombinha por baixo do jipe.
**DICA - Sempre comece a tentar resolver a falha no motor (não pega, apaga, etc), -pelas coisas mais simples, como estas que mencionei - entupimento, sujeira, etc, em vez de imaginar logo o pior (como bomba inj., bicos, válvulas e outros componentes, os quais são extremamente caros. Aposte sempre no simples!:brinde:
Espero ter ajudado a comunidade Troller, pois, não encontrei essa resposta em parte alguma. Meu Troller é 2007/2007, motor 3.0, NGD, MWM, 163cv, com 94.000km, e não estava mais dando a partida - não pegava nem com reza brava. O tanque não estava sujo em si, mas dentro do recipiente do pescador havia uma espécie de grãozinhos de areia pretos, uns farelinhos (sujeira) e também a tela quadrada que vai por fora do cilindro, na parte baixa, estava encardida de sujeira.
Limpei com shampoo de carro e uma escovinha macia. Em seguida, com ela fora do conjunto, dei um forte jato d'água. Ficou zero. Tenha muito cuidado na limpeza, pois, há peças muito delicadas e quebradiças. Se vc danificar alguma coisa, pode ter de gastar R$ com um conjunto novo.
Abrçs. à tds Trolleiros do Brasil. edsongz.:euforico:
Colega, problema de motor procura no forum da Ranger pois tem mais coisa por lá, afinal vendeu muito mais ranger do que Troller. Outro excelente lugar para procurar sobre motores NGD é no Forum Argentino "Club Ranger". Com um pouco de paciência dá para achar muita coisa boa lá. Parece que os argentinos gostam muito de fuçar nos seus carros. Não estou desmerecendo esta sala do forum. Abraços
Neves boa noite. Qdo vc troca o filtro de comb e ligs a chave 3 ou 4 vezes e vc acha que encheu o filtro e em seguida dá partida no motor que funciona nas logo em seguida ele morre e não pega mais. Entrou ar no sistema.... como tirar o ar????
Walter da Camper
25/08/2017, 12:10
Quando troca o filtro é preciso fazer um desses procedimentos:
-encher o filtro novo de diesel antes de instala-lo OU
-instalar primeiro a mangueira de entrada, ligar a chave para que a bomba elétrica encha o filtro até sair diesel pelo local onde será conectada a mangueira de saída OU
-instalar o filtro e abrir o parafuso superior de dreno (não é o bico de pneu) e ligar a chave até sair diesel por esse dreno.
Todos esses procedimentos tem a mesma finalidade: retirar o ar de dentro do filtro novo, substituindo-o por diesel.
Se ligar a bomba elétrica sem que tenha algo aberto para o ar sair, ele irá para a bomba de alta e causará exatamente esse efeito: o motor liga e morre assim que o ar chega na bomba.
Uma vez eu dei bobeira na troca do filtro e esqueci de abrir o dreno. O carro ligou e depois não pegava mais.
A solução (gambiarra) que encontrei na hora foi obstruir a mangueira de retorno do regulador de pressão (aquela peça que fica logo após a bomba elétrica embaixo do carro) com um alicate, de modo a forçar o total da pressão da bomba para a linha de combustível, enquanto outra pessoa batia arranque. Em condições normais, esse regulador só deixa passar 0,45Bar para a linha que vai ao filtro e o restante da pressão da bomba volta ao tanque por esse retorno do regulador.
Neves boa noite. Qdo vc troca o filtro de comb e ligs a chave 3 ou 4 vezes e vc acha que encheu o filtro e em seguida dá partida no motor que funciona nas logo em seguida ele morre e não pega mais. Entrou ar no sistema.... como tirar o ar????
Walter de Camper valeu pela dica!
Eu fiz o procedimento do filtro (coloquei a mangueira de entrada e deixei o diesel fluir normalmente pela saída) e após ter purgado, aproximadamente 1 litro de diesel, dei na partida, e por uns 10 segundos o motor pegou sem misturar, sem falhar.... funcionando redondinho. É muito fácil tirar o ar desse propulsor.
Abraços.
No feriado (12/10) tirei o tanque do troller para fazer uma limpeza.... o tanque não tava muito sujo, apenas a peneira que fica na parte inferior do pescador (copo). Lavei a peneira e montei novamente. Para a minha supresa quando fui fazer o procedimento de sangria do sistema pelo filtro de diesel, só vinha bolhas de ar.... insisti por várias vezes e somente bolhas de ar.... fiquei pensando... desconectei o tubo que fica na bomba de baixa, coloquei uma mangueira num carote com diesel e fiz o teste da bomba... o diesel chegava no filtro com pressão. Concluí que o problema estava no tanque. Tirei novamente o tanque para ver o que tava impedindo o fluxo normal do diesel. Detectei que a famosa borrachinha que fica no tubo do pescador, estava solta e impedindo a passagem do diesel. Não pensei duas vezes. Eliminei a porcaria da borracha e o bugão ficou só o filé. Espero ter contribuído para quem for limpara o tanque ou coisa parecida.
Abraço.
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