Conectar

Ver Versão Completa : T Case Jpx Ou Willys



ERNESTO ANGEL
11/10/2008, 22:14
Sres
Boa noite,gostaria de alguem q possa me ajudar nas minhas duvidas.
Estou fazendo uma reforma no meu javali,motor q20b cambio clarck 240 v 4 marchas d-60,engesa,quero acoplar uma t-case,tenho uma do jpx,e tenho uma do willys file,por sinal com uma adaptaçao no carretao infinitamente superior a aqueles rolamentos conicos,q estao vendendo por ahi e q ja na minha oficina peguei tres jipes com reduzidas moidas.
minha duvida e a seguinte,qual reduzida es melhor?,sera q a do jota vai a aguentar a torque do q 20 b em primera marcha com a reduçao de ese cambio[e de quasi 5 x 1].
sera q e melor acoplar a do willys?
ou sera q pego a clarck 260f original do javali,compro a flange para adaptaçao da t-case do willys e pronto.
desde ja agradeço a ajuda e fico no aguardo de esclarecimentos

joão k. chikui
12/10/2008, 12:04
Ernesto , tem coisas que não estão batendo: 240V é 5 M e não 4 , relação de 1ª é de 6,9:1...
A T-case Auverland é inquebrável , porém vai ter dificulade em acoplá-la ao cambio.

No mais , se o Javali tem algum problema não é no 260F/Red Willys.

Zepi
13/10/2008, 09:39
Amigo,

Que adaptação você fez na reduzida?Qual seria essa adaptação melhor do que estão vendendo?
Qual seria o problema desse sistema?


Abraço

Elmer_Jeep
13/10/2008, 15:34
Sres
Boa noite,gostaria de alguem q possa me ajudar nas minhas duvidas.
Estou fazendo uma reforma no meu javali,motor q20b cambio clarck 240 v 4 marchas d-60,engesa,quero acoplar uma t-case,tenho uma do jpx,e tenho uma do willys file,por sinal com uma adaptaçao no carretao infinitamente superior a aqueles rolamentos conicos,q estao vendendo por ahi e q ja na minha oficina peguei tres jipes com reduzidas moidas.
minha duvida e a seguinte,qual reduzida es melhor?,sera q a do jota vai a aguentar a torque do q 20 b em primera marcha com a reduçao de ese cambio[e de quasi 5 x 1].
sera q e melor acoplar a do willys?
ou sera q pego a clarck 260f original do javali,compro a flange para adaptaçao da t-case do willys e pronto.
desde ja agradeço a ajuda e fico no aguardo de esclarecimentos

Algumas informações sobre adaptação da tcase do jpx nesse mesmo cambio seu:
Transferência e redução do JPX (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13744)

ERNESTO ANGEL
13/10/2008, 15:43
Obrigado pela resposta,
a clarck e 240 fs nao v, cometi um erro na hora de digitar.
e 4 marchas.
meu javali estava com cambio original,questionei,colocar a rabeta no cambio 260f do javali com reduzida willys.
desde ja grato a sua resposta de q e inquebravel confirma a minha teoria.

ERNESTO ANGEL
13/10/2008, 15:48
O q tem no mercado,sao c/rolamentos conicos 30205,mais rolamentos conicos,tem q ajustar folgas,e nao tem como faze-lo nessa adaptaçao.
O q eu fiz usa rolamentos de esfera de pista dupla,e nao debilito a engranagem em 52,00 mm.

Zepi
13/10/2008, 16:52
Amigo, que bem eu me lembre esse sistema tem sim como ajustar, e fez-se isso sem desmontar a caixa.
Poderia colocar fotos desse rolamento de pista dupla?
Quanto a não retirar material é uma boa idéia, mas no kits que vi tira-se 19 mm.

Abs

Elmer_Jeep
13/10/2008, 17:39
Ué, mas todo Javali vem com tcase willys roletada. Não seria essa mesma que vc ta se referindo ?

[]'s

ERNESTO ANGEL
14/10/2008, 08:28
A t-case do javali e uma copia com engranagens maiores q a do willys,e com o carretao roletado conico,e como ninguem os ajusta a caixa se faz pedaços.
fora isso tem alguma coisa errada na construçao da mesma,porque ja estou no terceiro java,e todos estavam bangelos na t-case.
peguei uns tres meses atras um de um cliente q compro no parana,llego de guincho na oficina,fuimos a dar umas voltas com ele e adivinha?um barulho de moinho na t-case.
Abrimos a dita cuja e estava moida.
um abraço,e as ordens

Zepi
14/10/2008, 08:57
Bem não sei sobre essa do javali, mas a willys o pessoal usa original durante anos e dificilmente apresenta problemas, inclusive com motores mais fortes que o original.
A minha já está com quarenta anos, e são originais as engrenagens.
Acredito que a principal vantagem, no kit seria o fim( pelo menos em parte) do ronco, culo qual desconheço, pois minha rural não faz trilhas.


Abs

ERNESTO ANGEL
14/10/2008, 08:58
O kit q tem para vender,usa rol 30205 25 x 52 x 16,25 mm,isso quer dizer q tem q tornear o externo com 52 e disminuir o pino para 25 fora a rosca q vc fala para ajuste,
[por sinal qual mecanico reaperta?].
Eu uso rolamento de esfera pista dupla 30 x 47 x 20 mm,nao precissa ajuste.

Zepi
14/10/2008, 10:54
perguntas colega:

Como você trava a engrenagem?Como evita o movimento axial da engrenagem?
Esse rolamento, de pista dupla, encaixa perfeitamente na engrenagem, ou se tira um pouco de material?


Abs

Zé Renato
11/01/2009, 20:54
Só para esclarecer!
A tcase do java, é realmente prima do willis( em funcionamento),diferindo apenas no carretel (como tôdos sabem ) que é rolamentado e no tamanho (numero de dentes) das engrenagens. Daí a má fama que quebra.:parede: Porém o que muitos não sabem é que esta tcase na verdade é forte e silenciosa. O problema está justamente no macête para o ajuste dos rolamentos, que nas mão de pessoal sem experiência na mesma, apertam a porca externa de ajuste com o carretel parado, aí a desgraça ta feita, os rolamentos estouram como em qualquer sistema desse tipo. O meu javali é ano 91, nunca deu problema, a tcase é silenciosa e tudo fuciona normalmente. Nunca deixo nenhum mexânico pôr a mão nêle, na maioria das vêzes os ajustes quando precisa sou eu mesmo que faço, de resto o procedimento mecânico é igual ao willis sem segredos.:pipoca:

ferraz
13/01/2009, 15:33
è possivel instalar a T-case do JPX no CJ-5 pois já me falaram que ela é muito grandfe e eria necessário cortar o chassis pois nção caberia nem mesmo nos Engesa.
Será verdade?

Elmer_Jeep
13/01/2009, 16:34
Ferraz, acho que exageraram no comentário.

Fui medir alguns chassis ali no quintal:

JPX = 54CM
ENGESA = 52,5CM
CJ5 = 65cm
(medidas retiradas entre as longarinas do chassi)

Portanto, se vem original no JPX porque não caberia nos demais ?

[]'s

ferraz
13/01/2009, 17:36
Meu caro muito obrigado.
Estou vendo que o mecanico não tem ideia doque esta falando, vejo que é hora de procurar outro mecanico.
Pelo que eu proprio andei lendo e vendo o conjunto cambio clarck 2215 e t-case Jpx formâo um ótimo conjunto.

Hudson Buck
13/01/2009, 21:36
Ferraz.

A tcase do JPX é uns 15 cm mais longa que a do CJ5.
No meu CJ5 uso a tcase original (dana t-19) com motor maxion 2.5 (ranger) com intercooler (115 hp e 29 kgf de torque), com pneus 32 3k. Já rodei uns 60 mil km e nunca nem abri para olhar. Posso dize que ela aguenta o tranco.
Como disseram a do JPX é muito muito mais robusta, alguns blindados leves da auverland usam essa mesma tcase.

Abraços.

ferraz
13/01/2009, 23:31
Tenho primos em Portugual militares , posuem muitos amigos Legionários, me fazem muita propaganda da T-case auverland, pois segundo eles esta t-casa são muito confiaveis e são instaladas em pequenos caminhões , blindados e alguns jeeps da categoria do Hummer, que estam surgindo pela Europa.
Meu problema são os ditos especialistas que não sabem o que dizem , como ser impossivel instalar esta T-case em Engesa ou em Willys.

Chiari
14/01/2009, 22:16
A t-case do javali e uma copia com engranagens maiores q a do willys,e com o carretao roletado conico,e como ninguem os ajusta a caixa se faz pedaços.
fora isso tem alguma coisa errada na construçao da mesma,porque ja estou no terceiro java,e todos estavam bangelos na t-case.
peguei uns tres meses atras um de um cliente q compro no parana,llego de guincho na oficina,fuimos a dar umas voltas com ele e adivinha?um barulho de moinho na t-case.
Abrimos a dita cuja e estava moida.
um abraço,e as ordens

Olá ernesto, nesses KITs te como regolar o rolamento sim, pois o eixo é alterado de forma a permitir a montagem de uma porc de regulagem.

Abraço.