Ver Versão Completa : sonda lambda cherokee sport
joaobanana
11/10/2008, 10:08
gostaria de saber se alguem ja usou sonda lambda(sensor de oxigenio)de outro carro na cherokee sport.
essa sonda lambida é aquela que fica no escapamento? Se for desconecta e bota um pausinho enfiado no tubo para vedar. Deu.
samukanvas
12/10/2008, 01:14
Essa dica vc pegou com o jipe clube de campinas ou pelotas?
:mrgreen:
Eu falei para "botar" o pausinho e não "levar".kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eos eixos????
Badia
Essa dica vc pegou com o jipe clube de campinas ou pelotas?
:mrgreen:
gutoxj98
12/10/2008, 12:53
gostaria de saber se alguem ja usou sonda lambda(sensor de oxigenio)de outro carro na cherokee sport.
Fala joao Banana, nao vai na destes caras ai de Campinas nao !!!! enfiando pausinho nos buracos.......esses dois estao muito estranhos por aqui !!!! acho que vai dar namoro !!! hahahahaha
Cara a XJ tem duas sondas, no coletor e no catalizador.........pelo que sei elas tem 4 fios, ja ouvi dizer que a sonda do fiesta DÁ certo !!!!
abs
Mas, deixando Campinas e Pelotas de lado, sem segundas intenções, na minha XJ/01 2 portas 90, acontecia q o carro em lenta engazopava até apagar o motor.
Ficou uma semana na revenda autorizada e o orçamento de 1.800 latas na época previa trocar um montão de coisas. Topei mediante assinatura da revenda q se o problema persistisse eu nada pagaria.
Tirei o carro naquela tarde e um amigo ao ver o carro engazopando pediu para eu abrir o capo e "isolou" a tal da sonda lambida do coletor e o carro ficou bom como em um passe de mágica.
Essa sonda lambida do coletor tem a função de afogador, enquanto ela "lê" que o coletor esta frio ela continua mandando gasolina a mais, por isso engazopava/afogava o carro em lenta.
Sem brincadeira, ele usou o pedaço de um galho q estava no chão para vedar o cano de plástico que levava o calor até a sonda.
Dois anos depois vendo o carro e só tinha trocado o "pausinho" por um parafuso.
Ou seja para o nosso calor essa sonda não faz falta.
Fernando Magalhaes
13/10/2008, 14:18
Prezado amigo Badia muito cuidado quando se fala q isso nao serve aki porque aki eh clima tropical, esse topico eh interessantissimo e aki podemos discutir um calcanhar de akiles dos carros injetados, a sonda lambda. A sonda lambda eh um corpo q comtem particulas de ceramica capaz de detectar a quantidade de O2 existente nos gases da queima da mistura de combustivel, ela eh responsavel por enviar informacao ao sistema de injecao dizendo para o mesmo q o motor hora precisa de mais ou menos combustivel para trabalhar, isso pq um motor em temperatura de trabalho consome menos do que um motor frio. O problema eh q existe o desgaste, e na falta de manutencao preventiva o sistema deixa de funcionar ou simplesmente envia informacoes erradas ao modulo q " atoxa " combustivel na hora q nao deve , afogando o motor, hj existe uma serie de sondas genericas q servem bem nas XJ, eh plug and play. Para se ter uma ideia da sua importancia, em carros turboalimentados ela eh item NO GO, ou seja sem sonda nem de a partida q QUEBRA, e quebra feio, pois as temperaturas em um sistema de escape de um carro turbocomprimido sao elevadissimas e na falta de combustivel nos cilindros a temperatura se eleva a tal ponto de fundir tudo, soh q aki entra um instrumento importantissimo q sao os olhos da sonda lambda, o Hallmeter, ele diz ao condutor se existe rico de quebra por falta de combustivel ou se ha excesso do mesmo. Espero ter contribuido.
eu troquei as minhas por umas universais da bosch. dá um certo trabalho montar os conectores mas funciona muito bem.
Grande Fernando, parabens pelo teu texto, realmente impressionante parece meu mecâncio falando.
Porém não li nada diferente do q escrevi, álias este é o propósito do nosso forum, postar experiências próprias que ajudem aos colegas.
Concordar ou discordar é outra discussão, mas reafirmo o q escrevi, isolei e nunca substitui a sondalambida que fica no coletor do escape da minha ex-Cherokee. Ela só tem a função de "afogador"
Nunca senti falta, isso sempre usando os 33"mud e fazendo trilhas direto e olha que nosso clima não pode ser considerado tropical.
Era isto.
Badia
Prezado amigo Badia muito cuidado quando se fala q isso nao serve aki porque aki eh clima tropical, esse topico eh interessantissimo e aki podemos discutir um calcanhar de akiles dos carros injetados, a sonda lambda. A sonda lambda eh um corpo q comtem particulas de ceramica capaz de detectar a quantidade de O2 existente nos gases da queima da mistura de combustivel, ela eh responsavel por enviar informacao ao sistema de injecao dizendo para o mesmo q o motor hora precisa de mais ou menos combustivel para trabalhar, isso pq um motor em temperatura de trabalho consome menos do que um motor frio. O problema eh q existe o desgaste, e na falta de manutencao preventiva o sistema deixa de funcionar ou simplesmente envia informacoes erradas ao modulo q " atoxa " combustivel na hora q nao deve , afogando o motor, hj existe uma serie de sondas genericas q servem bem nas XJ, eh plug and play. Para se ter uma ideia da sua importancia, em carros turboalimentados ela eh item NO GO, ou seja sem sonda nem de a partida q QUEBRA, e quebra feio, pois as temperaturas em um sistema de escape de um carro turbocomprimido sao elevadissimas e na falta de combustivel nos cilindros a temperatura se eleva a tal ponto de fundir tudo, soh q aki entra um instrumento importantissimo q sao os olhos da sonda lambda, o Hallmeter, ele diz ao condutor se existe rico de quebra por falta de combustivel ou se ha excesso do mesmo. Espero ter contribuido.
Grande Fernando, parabens pelo teu texto, realmente impressionante parece meu mecâncio falando.
Porém não li nada diferente do q escrevi, álias este é o propósito do nosso forum, postar experiências próprias que ajudem aos colegas.
Concordar ou discordar é outra discussão, mas reafirmo o q escrevi, isolei e nunca substitui a sondalambida que fica no coletor do escape da minha ex-Cherokee. Ela só tem a função de "afogador"
Nunca senti falta, isso sempre usando os 33"mud e fazendo trilhas direto e olha que nosso clima não pode ser considerado tropical.
Era isto.
Badia
Badia e deixa sem as sondas corta fora ou só deixa elas presas conectadas?
Xexel,
sem a primeira sonda o consumo aumenta muito, fica mandando gasosa como se o motor estivesse sempre frio.
Compre uma Bosch 4 fios universal que dá certo.
thiago-nit
09/10/2016, 18:18
Oi pessoal
Minha XJ tá dando uns engasgo esquisitos.
Para testar, quando acontece isso, piso no acelerador bem forte com o carro em N , a rotação do motor aumenta mas da umas falhadas e até uns pequenos estouros.
Pensei que era combustível ruim.
Botei Podium e continua.
Na trilha quando a viatura está quente o motor da umas falhadas e tento acelerar até que ele morre.
Depois não liga. Preciso esperar esfriar um pouco para ligar. Depois liga normal.
Tô com tudo novo, sensor de rotação, radiador e sistema de arrefecimento, etc. Só não mexi ainda em sistema de injeção, bomba de combustível e sondas.
Será que esse problema pode ser da sonda lambda ou até da bomba de combustível?
Abcs
Thiago
Pablo.pinto2007
10/10/2016, 15:28
Oi pessoal
Minha XJ tá dando uns engasgo esquisitos.
Para testar, quando acontece isso, piso no acelerador bem forte com o carro em N , a rotação do motor aumenta mas da umas falhadas e até uns pequenos estouros.
Pensei que era combustível ruim.
Botei Podium e continua.
Na trilha quando a viatura está quente o motor da umas falhadas e tento acelerar até que ele morre.
Depois não liga. Preciso esperar esfriar um pouco para ligar. Depois liga normal.
Tô com tudo novo, sensor de rotação, radiador e sistema de arrefecimento, etc. Só não mexi ainda em sistema de injeção, bomba de combustível e sondas.
Será que esse problema pode ser da sonda lambda ou até da bomba de combustível?
Abcs
Thiago
A minha faz quase isso...
Quando fria ou quente, não tem padrão pra acontecer, ela começa a ratear, se pisar e deixar ela em 2000 (em N) ela fica oscilando, 2000 pra 800 RPM, hora dá estouro também, isso é característico de excesso de combustível, como resolvo? com o motor ligado, desligo um bico por 10 segundos, ela oscila mais pela falta de um cilindro e depois que religo o bico ela volta ao normal, sendo que esse normal eu entendo que seja no modo de segurança, pois o consumo dela tem aumentado desde então. Ou seja, o meu problema deve estar ou na sonda ou em algum outro sensor que controla a mistura.
O fato do seu motor não ligar depois de dar essa pisada até morrer é porque deu excesso de combustível mesmo.
Interessante passarmos o raster para saber qual exatamente está ruim!
Pablo