Ver Versão Completa : Preparação para alagados.
Amigos,
Alguém sabe dizer se os respiros da caixa e dos diferenciais da TR4 precisam de preparação para enfrentar alagados? Sei que esses respeiros são porta de entrada pra água quando a caixa/diferencial ficam submersos (o resfriamento inverte a pressão e o respiro puxa água pra dentro contaminado o óleo).
Alguém já suspendeu esses respiros? Pode dar uma dica?
Abs
Lindóia
Anthoniusnikos
11/10/2008, 09:19
AACL, primeiro localize os respiros. Deve existir, pelo menos um em cada caixa, inclusive no diferencial. Geralmente são bicos, o que facilita a colocação de nangueiras de borracha, que devem partir dos respiros até o cofre do motor, no ponto mais alto, já perto do capô. Para que os bicos das mangueira não fiquem abertos, você pode colocar umas "válvulinhas-respiro" que você encontra nas Autopeças.
Abs
Anthoniusnikos
edpadilha
11/10/2008, 16:10
Em alguns jeeps, a turma coloca estas mangueiras no filtro de ar!
Anthoniusnikos
11/10/2008, 22:52
Não se esqueçam de, após as travessias abaixo de 50 cm (sem BL), trocar os óleos das caixas de câmbio, tranferência, eixo e diferencial, porque a água vai entrar mesmo. Se submergirem com o motor, CT, CC, dif, eixo, frios, menos água vai entrar (se frio, quase nenhuma). Lembrando o AACL: Lembram da experiência da lata de óleo de cozinha vazia na fogueira ? Quando se joga, nela, água fria, ela implode ! Se essa lata quente, fosse colocada numa bacia com água, ela implodiria, sugando água para dentro dela. A água pode entrar pelos retentores, principalmente se estiverem já gastos.
Difícil é blindar a fiação das CTs.:pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthoniusnikos
Pequeno jr
12/10/2008, 10:47
Na expedição Transamazônica que o Serjão liderou, havia uma TR-4. Eles passaram por diversos alagados.
Perguntem à ele o que foi feito com a TR-4 para enfrentar esse tipo de terreno.
Galera,
Valeu pelas respostas! A mesma pergunta que eu fiz no Forum pra TR4 está até agora sem uma única resposta...
Apesar de ter abandonado as Pick Ups (pelo menos até vir um motor flex nas 4x4) não vou abandonar esse Forum!
Abraços,
Lindóia
ET.: Vou ver os respiros como são.
davidss6
13/10/2008, 21:06
Engraçado, já li uma vez sobre esses respiros (não os da TR4 especificamente) e achei que eles eram pra dar vazão (valvula de escape) na pressão quando ocorre um choque de temperatura muito brusco (caixa/diferencial muito quente + contato com agua fria), evitanto o rompimento das juntas... :pensativo::pensativo:
David, é pra isso que servem os respiros (dar vazão à pressão quando a temperatura aumenta e faz o oleo expandir. Mas do mesmo jeito que sai a pressão, pode entrar água nos diferenciais e na caixa se o carro estiver submerso.
Ninguém pensou em suibr esses respeitor na TR4? No Forum das pick up me derem várias dicas a respeito e aqui ninguém comentou o assunto...
davidss6
14/10/2008, 14:20
esquenta não, o pessoal aqui de vez em quando demora pra responder, mas responde :mrgreen:
Legal saber que as TR4 têm esses respiros.. Depois inclusive vou dar uma procurada na minha. Quem sabe tem tb :D:pensativo:
Se não me engano o Julio Pinho, frequentador desse fórum, fez uma preparação nesse sentido na TR4 dele pra encarar a Transamazônica. Não consegui foi localizar o tópico.. :pensativo:
Pequeno jr
18/10/2008, 11:10
Vá lá na parte de expedições e veja os relatos da preparação da TR-4 que fez a transamazonica.
Lucão Magalhães
06/11/2008, 10:19
Oi pessoal, ontem perguntei na Mitcar em Belo Horizonte pro chefe da oficina sobre esses respiros, ele disse que não tem nescessidade pois quando o carro está ligado a pressão é grande dentro do diferencial e não deixa a água entrar...
Se for analizar bem, no manual fala que a TR4 pode fazer travessia de alagados de até 60cm de profundidade, medida essa que encobre o diferencial. Se tivesse problema a Mitsubishi não ia indicar essa profundidade para travessia.
O chefe da oficina também me disse que eles fazem esses respiros nas L200 que são usadas para trabalhos diários em mineradoras, pois os carros enfrentam alagados e lamaçais todos os dias.
Mas informou que nunca viu nenhum problema com nenhum TR4.
abs
Bailune1
06/11/2008, 11:38
Vá lá na parte de expedições e veja os relatos da preparação da TR-4 que fez a transamazonica.
Pow não consegui achar esse tópico, onde que esta???
Bom saber, Lucão!
Oi pessoal, ontem perguntei na Mitcar em Belo Horizonte pro chefe da oficina sobre esses respiros, ele disse que não tem nescessidade pois quando o carro está ligado a pressão é grande dentro do diferencial e não deixa a água entrar...
Se for analizar bem, no manual fala que a TR4 pode fazer travessia de alagados de até 60cm de profundidade, medida essa que encobre o diferencial. Se tivesse problema a Mitsubishi não ia indicar essa profundidade para travessia.
O chefe da oficina também me disse que eles fazem esses respiros nas L200 que são usadas para trabalhos diários em mineradoras, pois os carros enfrentam alagados e lamaçais todos os dias.
Mas informou que nunca viu nenhum problema com nenhum TR4.
abs
Rodriggo
02/06/2011, 17:32
ninguem tem foto desses respiradores nao ? sao quantos no total?
axo que ajudaria bastante o pessoal aqui a resolver esse problema.
ninguem tem foto desses respiradores nao ? sao quantos no total?
axo que ajudaria bastante o pessoal aqui a resolver esse problema.
pelo menos das mais novas, a minha é 2010, não há necessidade de mexer nestes respiros, pois eles trabalham com uma membrana que não permite a entrada de água, somente a vazão do excesso de pressão.
quando fui instalar o snorkel, o mecânico, que trabalhou 10 anos com Mit, confirmou a existência desta membrana de mão única..rsrsrs...e, portanto, afirmou/confirmou que não é necessário mexer neles...no feriado passado, depois de forçar um pouco o carro no barro/barranco, andar de primeira reduzida e tal, atravessei um lago, uns 50 m ou mais de extensão, água na altura do capô, fui e voltei e to rodando até hoje sem nenhum problema.
considerando que não houve, na mecânica, qualquer alteração nos modelos flex até hoje, a regra segue a mesma...
abs
fisicator
02/06/2011, 21:47
Opa, perguntas
Agua na altura do capo não entra dentro do carro pelas portas?
Sem esnorquel e sem preparacao especial qual a profundidade maxima que o tr4 2011 atravessa?
No manual diz que o correto é manter o carro na reduzida e nao mudar da primeira marcha... Prossegue ou há melhores maneiras?
Abraços!
Opa, perguntas
Agua na altura do capo não entra dentro do carro pelas portas?
Sem esnorquel e sem preparacao especial qual a profundidade maxima que o tr4 2011 atravessa?
No manual diz que o correto é manter o carro na reduzida e nao mudar da primeira marcha... Prossegue ou há melhores maneiras?
Abraços!
com água na altura do capô, seu menor problema vai ser entrar água pelas portas...hahahahaha
na verdade, só entra água no carro se ele ficar parado no alagado, durante a travessia, dificilmente irá entrar água...agora, na altura do capô, o perigo é a água ser aspirada pela tomada de ar, que fica embaixo do capô e dar o famoso calço hidráulico.
na minha opinião, primeira reduzida somente casos extremos...alagados do "dia a dia" velocidade baixa e eventualmente 4x4 é mais do que suficiente...