Ver Versão Completa : Reforma Gurgel Tocantins - Cambio.
Fala galera, tudo bem?
Sou novo por aqui, e acabo de comprar um gurgel tocantins 89, o carro está desmontado e era de leilão.
Gostaria de saber a opnião de vocês para a escolha do cambio. A pessoa que me vendeu o carro tem cambio de gol a ar, e o do fusca (gurgel). Gostaria de levantar a suspensão, para isso sei que vou precisar das homocineticas. Alguem saberia me dizer se eu colocar o cambio do gol ar, que ja tem as homocineticas, a relacao de marcha fica bom para trilha?
O carro ainda vai manter um torque legal? Alguem ja teve alguma experiencia a respeito?
Obrigado!
Abraço.
Não fica bom não, apesar do Gurgel ser leve, a relação é desfavorável. Isto pode ser resolvido usando as caixas redutoras da Kombi antiga, de quebra vai ficar mais alto. Há varios tópico sobre o assunto no fórum. No www.planetabuggy.com.br (http://www.planetabuggy.com.br) tem umas dicas legais também. tem um site, www.gurgelguerreiro.com.br (http://www.gurgelguerreiro.com.br) , difícil de navegar, mas só dá Gurgel, mas continua com a gente compartilhando suas experiências.
marcelo cenora
12/10/2008, 19:43
e ae ... seja bem vindo. creio que vc possa usar esse câmbio mas com outra relação, tipo a do 1200 ou 1300 esse bem mais fácil de encontrar... aliás eu tenho um rss... sucesso com a viatura ae.
Herval Fonseca
12/10/2008, 23:15
Onde se encontra essa tal de caixa redutora de Kombi antiga, sabe de alguem que vende, quanto custa, etc. Valeu abraços
negreira
13/10/2008, 09:22
caro amigo.....dá um olhada neste site que encontrei na internet.....
espero que te ajude em alguma coisa..............
[]s e boa sorte
http://gurgelbuggygaiolas.blogspot.com/
marcelo cenora
14/10/2008, 08:59
caro amigo.....dá um olhada neste site que encontrei na internet.....
espero que te ajude em alguma coisa..............
[]s e boa sorte
http://gurgelbuggygaiolas.blogspot.com/
esse é o blog do gilberto, o mecânico que está fazendo a suspa do meu baja... lá tem os tel de contato.
Não fica bom não, apesar do Gurgel ser leve, a relação é desfavorável. Isto pode ser resolvido usando as caixas redutoras da Kombi antiga, de quebra vai ficar mais alto. Há varios tópico sobre o assunto no fórum. No www.planetabuggy.com.br (http://www.planetabuggy.com.br) tem umas dicas legais também. tem um site, www.gurgelguerreiro.com.br (http://www.gurgelguerreiro.com.br) , difícil de navegar, mas só dá Gurgel, mas continua com a gente compartilhando suas experiências.
eu entendo poco de VW a ar, mas se não me engano em todos os cambios são iguais, oq muda é a relação diferencial (coroa e pinhão) o mais reduzido de todos é o da Kombi, e o mais longo dos ultimos fuscas......
galera...muito obrigado por terem respondido o tópico, agora estou atras de um documento para meu carro.
oque acontece é o seguinte, o carro tem nota fisca de sucata, portanto nao pode fazer documento. no entanto acho q se eu pegar o documento de um buggy ou gurgel mesmo, para tirar a numeração e pegar o documento, creio que de certo. O que vcs acham?
Aguem conhece algo a respeito de usar um chassi de brasilia para tentar documentar?
valew pessoal,
abraços.
marcelo cenora
16/10/2008, 11:14
não querendo te alarmar mas isso que vc tá querendo fazer não é legal não. vc comprou um carro sem documentos? estando ele só com a nota vc pode fazer um belo carro mas só poderá rodar com ele em pista e trilha. sugiro que vc se informe e compre um chassi com documentos. senão é sarna pra se coçar.
Só pra esclarecer.
Quando disse que não fica bom, disse no sentido de ficar fraco, devido à relação coroa/pinhão, mas todas encaixam. As redutoras resolvem se a caixa estiver boa, além de ajudarem na altura. Aqui em Montes Claros custa em torno de 250,00 a 300,00 o par.
Fala Marcelo td bem?
entao cara, pelo que andei me informando, a única forma de eu conseguir legalizar o carro, falando a grosso modo, seria projetar um chassi novo com ass de um eng da area. Quanto a parte de projeto e ass de eng nao é o problema, eu consiguo por aq.
Alguem ja viu algo a respeito??
Breve mais fotos,
Ps. se alguem quiser um cambio de fusca 1600 R$ 200,00 (não sei o estado)
Valew galera, abss
Voce gostaria mesmo dessa caixa (kombi reduzida)? Acho q consigo ela pra voce por uns 350,00.
Abss
Treme Terra
17/10/2008, 21:06
Tem uma forma de legalizar:
RESOLUÇÃO Nº 63, DE 22 DE MAIO DE 1998
Resumo Descritivo:
Disciplina o registro e licenciamento de veículos de fabricação artesanal, conforme o art. 106 do Código de Trânsito Brasileiro.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto n 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 1º Considera-se veículo de fabricação artesanal todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.
Art. 2º Para proceder o registro e licenciamento dos veículos de que trata esta Resolução, o órgão de trânsito local deverá exigir do(s) proprietário(s) a apresentação do Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica, e os principais componentes utilizados, de acordo com as especificações do Anexo II.
§ 1º No caso dos reboques de fabricação própria, cujo o Peso Bruto Total - PBT não ultrapasse a 350 (trezentos e cinqüenta) quilogramas, o comprovante de que trata o caput deste artigo, poderá ser substituído por laudo emitido por profissional legalmente habilitado perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, na área de mecânica ou segurança veicular.
§ 2º Os procedimentos técnicos para operacionalização do disposto no parágrafo anterior, serão de acordo com a regulamentação específica do INMETRO.
Art. 3º Será permitido registro e licenciamento de no máximo 3 (três) veículos para cada fabricante, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
Art. 4º O sistema de identificação dos veículos será feito de acordo com o Anexo I.
Art. 5º No caso específico de reboque, o sistema de engate entre o reboque e veículo trator deverá estar normatizado de acordo com a NBR 5545 da ABNT, quando aplicável.
Art. 6º O número do Certificado de Segurança Veicular - CSV ou registro do profissional legalmente habilitado pelo CREA, deverá ser inserido nos dados cadastrais dos reboques e veículos automotores que se encontram no Registro Nacional de Veículos Automotores - RENAVAM - BIN, em campo próprio.
Parágrafo único. A inserção desses dados no RENAVAM ocorrerá somente após a adequação do sistema.
Art. 7º Fica vedada a fabricação de veículo artesanal do tipo ônibus, microônibus e caminhão.
Art. 8º Fica revogada a Resolução 758/92 do CONTRAN.
Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
RENAN CALHEIROS
Ministério da Justiça
ELISEU PADILHA
Ministério dos Transportes
LINDOLPHO DE CARVALHO DIAS - Suplente
Ministério da Ciência e Tecnologia
ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA
Ministério do Exército
LUCIANO OLIVA PATRÍCIO - Suplente
Ministério da Educação e do Desporto
GUSTAVO KRAUSE
Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal
BARJAS NEGRI - Suplente
Ministério da Saúde
ANEXO I
O presente anexo tem como objetivo apresentar a metodologia para proceder o registro e licenciamento de veículos de fabricação própria, através da obtenção do código VIN (NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DO VEÍCULO)
Para efeito de padronização de identificação destes veículos foi fixado pela ABNT o WMI (IDENTIFICADOR INTERNACIONAL DO FABRICANTE), como sendo 9EZ, onde o primeiro dígito identifica o continente, o segundo caracteriza o país e o terceiro caracteriza "Fabricação própria".
O quadro abaixo apresenta a composição do Código VIN, específico para os veículos de fabricação própria.
IDENTIFICADOR INTERNACIONAL FABRICANTE TIPO VEÍCULO CAPACIDADE DE CARGA ANO MODELO IDENTIFICAÇÃO NUMERAÇÃO SEQUENCIAL
1 2 3 4 5 6 7891011121314151617
9 E Z UNIDADE FEDERAÇÃO TABELA RENAVAM TABELA TABELA RENAVAM DETRAN/CIRETRAN
Os campos 1, 2 e 3 estão reservados para o sistema de identificação internacional WMI. Os campos 4 e 5 identificarão a unidade da Federação (UF ), não sendo permitido a utilização das letras I, O e Q, substituindo-se quando necessário a letra O pelo 0 (zero) e I pelo 1.
Os campos 6 e 7 caracterizam o tipo de veículo - sistema RENAVAM, conforme art. 96. do Código de Trânsito Brasileiro.
Os campos 8 e 9 identificam a capacidade de carga/lotação conforme a tabela abaixo:
"PC" - até 350 quilogramas
"MC" - de 351 à 750 quilogramas
"GC" - Acima de 750 quilogramas
Obs.: Quando se tratar de lotação considera-se o peso normal de um passageiro como sendo 70 quilogramas.
O campo de número 10 identifica o ano de modelo, conforme dispõe a Resolução nº 24/98 do CONTRAN:
ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO ANO CÓDIGO
1971 1 1981 B 1991 M 2001 1
1972 2 1982 C 1992 N 2002 2
1973 3 1983 D 1993 P 2003 3
1974 4 1984 E 1994 R 2004 4
1975 5 1985 F 1995 S 2005 5
1976 6 1986 G 1996 T 2006 6
1977 7 1987 H 1997 V 2007 7
1978 8 1988 J 1998 W 2008 8
1979 9 1989 K 1999 X 2009 9
1980 A 1990 L 2000 Z 2010 A
Uma vez criado o sistema no órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, e estabelecida a numeração seqüencial, o mesmo deverá ser repassado para o órgão máximo executivo de trânsito da União, para registro e controle.
ANEXO II
O presente Anexo, tem como objetivo especificar os componentes novos ou recondicionados em bom estado, utilizados na fabricação artesanal de veículos.
1 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT (peso próprio mais carga), até 500 (quinhentos) quilogramas.
1.1 - Componentes novos: rodas; rolamentos; amortecedores; instalação elétrica e de iluminação.
2 - Fabricação própria de reboques com Peso Bruto Total - PBT acima de 500 quilogramas.
2.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; amortecedores; sistema completo de freio; sistema elétrico e de iluminação; sistema de engate normalizado; pneus.
3 - Fabricação própria de veículos de passageiros.
3.1 - Componentes novos: pontas de eixo; cubos de rodas; rolamentos; braço de direção; ponteira de direção; caixa de direção; amortecedores; molas; rodas; pneus; sistema de freio completo (dianteiro e traseiro); sistema elétrico e de iluminação; lanternas sinalizadoras.
3.2 - Os demais componentes, não especificados, poderão ser recondicionados ou em bom estado de conservação, verificados pela entidade credenciada pelo INMETRO
Treme Terra
17/10/2008, 21:15
Voce gostaria mesmo dessa caixa (kombi reduzida)? Acho q consigo ela pra voce por uns 350,00.
Abss
Eu não usaria esta redução, usei na minha primeira gaiola, quando ficou pronta andei nela 2 quarteirões e arranquei tudo e joguei fora....
Hoje eu tenho motor AP 1.8, caixa da Kombi diesel e pneus 205/70/15, quanto maior o pneu mais longa fica a relação.
Se vc vai fazer um veiculo pra trilha, use a suspenção trazeira da Kombi mais nova, com homocinetica
Na primeira foto ela ainda esta com a redução na segunda ja esta sem.
Fala pessoal,tudo bem?
pelo jeito vou ter que legalizar o gurgel da forma artesanal mesmo,
agora entra outra questao, já que é um processo demorado de legalização, estou pensando em arriscar um projeto 4x4, a grosso modo com sistema de gol a ar na dianteira. O problema é onde achar espaço no cambio traseiro para fazer a conexao do cardan, no acoplamento do motor e cambio?? Na dianteira o cambio vai estar livre sem o motor, entao será mais fácil para puxar um acoplamento.
O que voces acham galera??
um abraço e muito obrigado pelas dicas.
até mais.
Bom pessoal, começei a pensar no braço da suspensão que vou ter que fazer novo, vai ser pouca coisa diferente da original, porém maior, para deixar o carro mais alto, junto ao cambio de gol a ar.
è claro que o desenho está fora de medida, só viu tirar quando instalar o cambio no carrinho, ai sim passo o desenho para as medidas corretas.
Por enquanto vai um rascunho feito no solid works.
Abraçoss
negreira
24/10/2008, 17:28
Sou novo por aqui, e acabo de comprar um gurgel tocantins 89, o carro está desmontado e era de leilão.
Gostaria de saber a opnião de vocês para a escolha do cambio. A pessoa que me vendeu o carro tem cambio de gol a ar, e o do fusca (gurgel).
AMIGO.....estou sem entender nada.......vc comprou de particular ou
deu o lance em um leilão.......pois as duas coisas ao mesmo tempo eu
nunca vi......:pensativo:
uhuhauahau
galera desculpa confusão...
a história desse carro é o seguinte:
a guarda florestal usava aq em campinas esse jipinho na época, depois conforme foram aposentando os carros, eles foram vendidos através do leilao.
A pessoa que eu comprei esse carro adquiriu na época 8 desses, e entao sobrou esse último.
Esse rapaz tinha esse gurgel e tem mais um monte de carro para tirar peças, ou até mesmo reformar, como veraneio, fusca S, TL, Willis (Original impecavél R$ 14000,00) Brasilia, chevetinho e etc...
O gurgel está sem motor, cambio, suspensao traseira, volante e cubo, pedaleira e vidros, sem contar o documento claro.
Espero em um prazo de 1 mes por ele para funcionar e deixar ele bem alto. Assim que tiver mais fotos eu posto aq no forum...
qualquer coisa da um toque galera!
Abraçoss
negreira
24/10/2008, 19:33
AMIGO !!!!!! conheço um cara que também pegou 1 ou 2 gurgeis de leilão, mas estes
da policia militar de SP...... querendo te passo o telefone para vc entrar em contato com ele.....""""quem sabe ele te ajude com o lance dos documentos......e também com a reforma que vc pretende.........pois ele é um dos varios mecanicos que temos
em SP que realiza essa transformação para ficar mais alto......e todos os outros babados.......!!!!!""""
obs....só não estou passando o telefone com o endereço por não te-los em mãos neste momento....
AMIGO !!!!!! conheço um cara que também pegou 1 ou 2 gurgeis de leilão, mas estes
da policia militar de SP...... querendo te passo o telefone para vc entrar em contato com ele.....""""quem sabe ele te ajude com o lance dos documentos......e também com a reforma que vc pretende.........pois ele é um dos varios mecanicos que temos
em SP que realiza essa transformação para ficar mais alto......e todos os outros babados.......!!!!!""""
obs....só não estou passando o telefone com o endereço por não te-los em mãos neste momento....
Amigo agradeço muito se voce poder me passar o telefone dele sim, toda informação é muito bem vinda,
desde já agradeço....
abraço
:)
negreira
27/10/2008, 09:04
AMIGO..........liga lá........61537568 ou 73278064 ( OFICINA DURAN MECANICA ) '''espero q ele não tenha trocado os nºs dos fones......:parede:
fica na rua albertina medeiros 166 - vila progresso - itaquera - sp
cep 08245180 - altura do nº 2900 da AV. PIRES DO RIO.....:concordo:
acredito se os numeros forem outros....logo alguém deixara informado
aqui no forum os novos numeros......
:idea::idea: qq coisa vai lá ou manda uma carta a ele....
AMIGO..........liga lá........61537568 ou 73278064 ( OFICINA DURAN MECANICA ) '''espero q ele não tenha trocado os nºs dos fones......:parede:
fica na rua albertina medeiros 166 - vila progresso - itaquera - sp
cep 08245180 - altura do nº 2900 da AV. PIRES DO RIO.....:concordo:
acredito se os numeros forem outros....logo alguém deixara informado
aqui no forum os novos numeros......
:idea::idea: qq coisa vai lá ou manda uma carta a ele....
AMigo, muito obrigado pelo contato, voce nao sabe a arvore que me quebrou hehehe
O Duran é muito gente boa, conversei com ele a respeito da documentação, ele me disse que da pra fazer como replica usando um chassi de fabricação artesanal, como ja haviam comentado no forum. O problema é o preço R$ 2000,00, mas...vale a pena pra mim hehe
Só corrigindo o telefone da oficina dele é 20537568, o outro se mantém.
Mais uma vez muito obrigado.
Abraço
negreira
27/10/2008, 17:12
Só corrigindo o telefone da oficina dele é 20537568, o outro se mantém.
Mais uma vez muito obrigado.
Abraço
OPA VALEU.....já copiei o fone novo da mecanica.....
[ vai metendo foto ai do bebezão se transformando ]
pode deixar...conforme for mechendo nele vou postando aq as fotos e descrição...
agora essa semana se tudo der certo vou começar desmontar ele e pegar as medidas para fazer um trabalho legal no solid....
alguem saberia me dizer quais parafusos que seguram o cambio??
Gostaria de comprar tudo novo e parloc, sera que é besteira? gastar dinheiro a toa... hehe
Abraço pessoal...até mais
marcelo cenora
03/11/2008, 09:15
a qualidade que vc quer ter no veículo vai depender das peças e mão de obra, é uma pena que a maioria da peças que precisamos pra colocar nos brinquedos sejam provenientes na maioria das vezes de ferro velho e veículos sucateados. tbm tento fazer o melhor que meu bolso permite, memo com peças velhas, mas dando uma garibada legal.
Com crtz Marcelo, o carro esta nos detalhes e no caprixo de quem faz mesmo...Mas como vc mesmo disse, fazemos tudo ate o limite de nosso dinheiro heiuheiu
pessoal alguem saberia me dizer qual o angulo maximo (mais ou menos) que posso deixar as homocineticas do gol a ar trabalhando? a fim de erguer mais ele no sistema dupla A...segue foto...
ou a diferença de altura entre o suporte do amortecedor e a base do cambio...ou outro pto de referencia..
Obrigado.
abraço 8-)
Pelo nº de chassi atual realmente o documento não tem salvação?
Pelo nº de chassi atual realmente o documento não tem salvação?
ixi amigo, o chassi nao tem numeração, esse é o grande problema.
O que estou pensando em fazer é tirar o chassi e se estiver bom tentar vender ele, pq ja vi alguns gurgels com chassi podre, e o pessoal cobra carinho para restaura-lo.
Quem sabe nao dou sorte e acho alguem que esteja precisando, dai monto outro chassi e consiguo tirar a numeração.
O que da dó é que o chassi esta com suspensao, freio a disco, amortecedor, sistema de direçao. hehehe
estou pensando em algo como isso agora: (uma hr eu chego em um bom senso)
dessa forma ja quero deixar ele alto e pretendo usar mecanica Ap.
As opções sao varias, vamos ver o que vai acabar rolando $$$$$$$ hehe
Abraços
Flávio Cadore
09/11/2008, 19:27
Tets, o que vai limitar o curso da suspensão não vai ser as homocinéticas, vai ser os pivôs com o ângulo de +/_ 60 graus. Eu estou fazendo uma gaiola com esta suspensão, dê uma olhada no meu tópico, gaiola com motor central.
Se precisar de alguma dica é só falar.
Vish... então não tem muita alternativa msm
Com esse projeto de chassi dá pra meter um motor a diesel fácil, fácil
Tets, o que vai limitar o curso da suspensão não vai ser as homocinéticas, vai ser os pivôs com o ângulo de +/_ 60 graus. Eu estou fazendo uma gaiola com esta suspensão, dê uma olhada no meu tópico, gaiola com motor central.
Se precisar de alguma dica é só falar.
Flavio...
muito obrigado pela dica, eu vi seu topico, e esta de mais cara! Parabens!
só para confirmar, esse angulo entre o chassi e o braço (dupla A), é da lateral da gaiola (vista frontal) com o braço na parte inferior (considerando o braço superior)?
só mais uma coisa, quanto vc vai fazer os quatro amortecedor com molas do gol?? Parcela?
Mais uma vez obrigado pela dica
Abraços
Estevão...
Flávio Cadore
10/11/2008, 21:07
Estevão, 60 graus é o ângulo que o pivô vira o pino.
Flávio Cadore
10/11/2008, 21:17
Este é um desenho da suspensão baseada na suspensão do Corcel.
Este é um desenho da suspensão baseada na suspensão do Corcel.
fala Flavio...
agora entendi melhor de qual angulo vc estava falando.
qual cubo de rodas vc ta usando cara? do gol mesmo??
e quanto aos amortecedores? se eu comprar uns vc faz o sistema ou vc ja fornece tudo pronto??
obrigadoo
até mais
Flávio Cadore
11/11/2008, 00:05
A peça onde vão parafusados os pivôs é do Corcel, torneada para receber o rolamento e cubo do Gol...
Quanto aos amortecedores, deixe eu testar primeiro para ver como vai funcionar, depois nós conversamos...vc quer instalar no Gurgel? ele é comprido, tem 900 mm de comprimento, o amortecedor do Santana modificado tem 700 mm.
No desenho o do Santana é o da esquerda, aquele da direita sem a mola é a bengala de moto...a vantagem é o curso de 230 mm, o do Santana tem 190 mm.
Legal, interessante.
vc acha que daria certo tb amortecedor pro-link de tornado, ou xr 200? porem nao sei o curso dessas peças...
190mm de curso fica pouco? isso é menos doque o do fusca??
Pessoal outra duvida em relaçao ao cambio.... poderia ser usada, como ja vi sendo comentado aq no forum, a caixa de cambio do chevette no diferencial do fusca ou ap?? afim de aproveitar a saido do cardan??
Possibilidade para um 4x4....
alguem saberia me dizer como ficaria essa montagem: motor - diferencial e cambio? a ordem...
aa só mais uma coisa....motor de chevette 1.6?? fora de cogitação?? ou nao??
um link bastante curioso http://www.ecsbdefesa.com.br/arq/art2.htm
obrigado
abraço
caramba... tem trabalho pela frente hein!! Boa sorte, e se precisar de algo, dê um grito... (não se esqueça de ir postando fotos)
heheh tem bastante trabalho mesmo, mais essa eh uma das propostas, pra ver se assim entendo um pouco melhor de mecanica....
agora to em faze de comprar as peças...daq um tempo vou começar a desmontar ele, separar chassi e carroceria e traçar um rota...vamos ver o que vai virar...
se souber de um motor de fusca, ou ap estou a procura, algo barato...
obrigado pela atenção...
abraços
igortosello
13/11/2008, 20:23
olha amigo TETS, fala com o Joel, é mecanico em sampa, ele é especilaizado em gurgeis.......ainda mais em x12 o numero dele é 11 2258-7756
abraçao
ola amigo...ja ouvi falar dele...obrigado pela dica e telefone.. em breve entrarei em contato com ele...
estava parado aq pois estava viajando...voltei hoje...
abraçooss
Oque vcs acharam da altura dianteira?
sera que eh necessario mais?
obrigado.
cRiPpLe_rOoStEr
03/12/2008, 23:12
chegou a ver o eixo com redutores da kombi?
Cara, nao vi ainda, inclusive o cara q me vendeu o gurgel tinha um cambio com os redutores na ponta la parado, mais ele queria coisa de 500 reais...
na traseira to pensando em usar o cambio do gol bx, com as homocineticas, dessa forma deixo ele bem alto...
esse cambio da kombi deixa muito reduzido como o pessoal fala? tem uns que gostam outros que falam que fica muito reduzido... sei la neh
muito legal essa kombi, fico um tratorzinho hehe
spiga_cps
04/12/2008, 12:10
Cara, nao vi ainda, inclusive o cara q me vendeu o gurgel tinha um cambio com os redutores na ponta la parado, mais ele queria coisa de 500 reais...
na traseira to pensando em usar o cambio do gol bx, com as homocineticas, dessa forma deixo ele bem alto...
esse cambio da kombi deixa muito reduzido como o pessoal fala? tem uns que gostam outros que falam que fica muito reduzido... sei la neh
muito legal essa kombi, fico um tratorzinho hehe
Saaaaalve Gurgelzeeeeeeeera! ahuahuahauhuahuahauu
Saaaaalve Gurgelzeeeeeeeera! ahuahuahauhuahuahauu
e la vamo nois monta o bixo iuahuhauahuaihaiu
salvee gurgelzeraaaaaa ihauihauiahua
o importante eh a hr q ele tive cheio de barro ihahaiu
abraçaooo
Parece bem alto... as fotos estão meio escuras... tá ficando baum
vou providenciar mais fotos...essa semana devo mecher mais alguma coisa nele...
valeww
abs
Olá TETS e colegas, estou iniciando esta empreitada com meu X12 TL 83. Elevar suspensão, freio a disco traseiro e melhorar o desempenho são as minhas prioridades.
Fiz um orçamento de peças:
1- Cambio de Kombi em perfeito estado - 600,00
2- 4 juntas homocinéticas de kombi e semi eixos - 200,00
3- jogo de facões -2 - 160,00
4- Suspensão traseira completa de Kombi com barras de torção e braços - 150,00
total- 1150,00
com choro sai tudo a 1000,00. Que acham dos preços?
- Tenho dúvidas em relação ao freio a disco traseiro: que disco e pinças usar para funcionar o freio de mão e "selectracion", tendo tambem que definir qual roda. Pretendo colocar aro 15 e utilizar pneus 205/75R15.
- Em relação ao desempenho gostaria de saber qual melhor cx de cambio, pois eu não tenho interesse em fazer trilhas meu uso vai ser 90% asfalto pensei em usar uma cambio de 5 marchas, não sei se do Fusca Itamar ou mudar a relação coroa/pinhão deste da Kombi.
Olá TETS e colegas, estou iniciando esta empreitada com meu X12 TL 83. Elevar suspensão, freio a disco traseiro e melhorar o desempenho são as minhas prioridades.
Fiz um orçamento de peças:
1- Cambio de Kombi em perfeito estado - 600,00
2- 4 juntas homocinéticas de kombi e semi eixos - 200,00
3- jogo de facões -2 - 160,00
4- Suspensão traseira completa de Kombi com barras de torção e braços - 150,00
total- 1150,00
com choro sai tudo a 1000,00. Que acham dos preços?
- Tenho dúvidas em relação ao freio a disco traseiro: que disco e pinças usar para funcionar o freio de mão e "selectracion", tendo tambem que definir qual roda. Pretendo colocar aro 15 e utilizar pneus 205/75R15.
- Em relação ao desempenho gostaria de saber qual melhor cx de cambio, pois eu não tenho interesse em fazer trilhas meu uso vai ser 90% asfalto pensei em usar uma cambio de 5 marchas, não sei se do Fusca Itamar ou mudar a relação coroa/pinhão deste da Kombi.
Fala amigo, tudo bem??
Vou postar oque vou fazer com meu gurgel...
Ele esta sem o braço da suspensao, portanto vou fazer na fabrica do meu amigo braços novos com a altura desejada.
Para o cambio e motor comprei um gol a ar para aproveita-los, porque o cambio ja tem homocineticas, dessa forma consiguo ergue-lo e inclusive com freio a disco a tras. Para solucionar o problema do freio de mao, inclusive do selectraction, sera colocado duas valvulas entre o pedal do freio e o cubo da roda, vai funcionar de forma bem simples: quando pisar no freio, eu fecho a valvula da roda desejada e solto o freio, dessa forma o cubo fica travado, o liquido nao vai retornar destravando o carro, certo?? Tem um tutorial aq no site explicando certinho como funciona, bem bacana.
Quanto a relaçao, no meu caso de trilha, vou trocar do meu buggy que acredito ser cambio de brasilia, dessa forma o buggy vai ficar com uma relacao longa (a do gol ar) e bom para pista, e o gurgel reduzido na medida certa. O seu caso só para asfalto assim como buggy deixaria a relacao do gol ar (ja vi pessoas que fizeram em kombi e gostaram, colocar a relacao do gol)
As molas ainda nao fui no desmanche procurar algo legal, pois primeiro vou decidir a altura, braço etc...para depois comprar algo que fique bom, na medida certa.
O que eu posso ajudar voce:
Consiguo cambio do gol ar com homocineticas e freio a disco por R$ 300,00
Posso ver com meu amigo do braço da suspensao que vou fazer para o meu se ele nao faz para vc tb...porem ainda nao sei o preço...
Acho q dessa forma vc vai economizar mais...
Deu pra entender algo? rsrs
Quer outra dica? espera 1 mes que o meu vai estar com a mecanica pronta...dai posto as fotos certinho...passo a passo...
Estou em Campinas-sp.
Posta uma foto do gurgel ai pra gentee
Qualquer duvida manda ai pra gente...se eu puder ajudar rsrs
Faloww
Abraços
Estevão.
Olá TETS, agradeço muito sua ajuda. Vou tirar umas fotos do X12 para colocar no forum antes de desmontá-lo. Tenho interesse nessa caixa do Gol BX e na suspensão que vc vai fazer, quem sabe fazemos um negócio no pacote. Estes discos sao para que roda, quantos furos. Pretendo colocar aro 15. Vou aguardar suas fotos... enquanto isso vou desmontando o meu por aqui.
Paholl/ Ilhéus-BA
Vitara Top 1.6 8V/ 93
Opala Comodoro SL/E 4 cil/Alcool.
Gurgel X12 TL /83 no estaleiro para Up grade.
Fala paholl, tudo bem?
Ainda só colocando o cambio no lugar, e tivemos que modificar os coxins, primeiro o que fica perto da alavanca, e depois o traseiro para encaixar no suporte do cambio. Isso voce pode usar as peças do seu original que vai dar certo.
Agora estamos tentando achar espaço para o amortecedor do gol, creio q vai ficar muito bom, caso nao de certo vamos usar traseiro original mesmo.
Qual cidade voce está?
Abraços
Estevão
Olá Tets, eu moro na cidade de Ilhéus no litoral sul da Bahia. Meu Carro já está na oficina para ser desmontado. Aguardo Suas fotos da suspensão feitas por seu amigo.....
Fala pessoal, infelizmente desisti do projeto por falta de tempo, estou vendendo o carrinho por R$ 1300,00 se alguem souber estamos aee tets__@hotmail.com
Vou pensar em algo mais facil como um baja e obrigado a todos pelo apoio.
Abraço
Estevão.
Vc num estava pretendendo muito não? se pegar um baja e tentar fazer o mesmo, vai acabar na mesma situação ;)
Pois é, acontece que o baja vou mandar alguem fazer a parte de fibra, colocar uns pneus para lama e boa. Se for deixa-lo alto só com o tempo mesmo.
É claro que acho o Gurgel bem mais interessante...mass vou tentar algo mais fácil de primeira.
Vamos ver oque rola, quem sabe ainda nao tomo coragem hehe.
Abraço
zeluis.moraes
29/11/2010, 16:43
Boa tarde pessoal.
Sou novo no fórum e li várias discussões sobre o cambio do gol a ar. Pois bem. Estou adaptando a suspensão da Kombi no meu X12 e já comprei o cambio do Gol. A dúvida é a seguinte: será necessário trocar o coxim do cambio? Pois pelo que observei, o coxim que está na barra de torção é diferente do encaixa do cambio. Acredito qu o tamanho do cambio não muda nessa linha da Volks. Esse cambio encaixa na Kombi por exemplo?
Essa é minha dúvida, e logo log vou postar o inicio da reforma.