Ver Versão Completa : Ranger mais macia
Amigos Foristas!
Como tenho utilizado a Natasha somente em trechos urbanos ou rodoviários (on road); e não pretendo fazer trilhas nem outras aventuras, pelo menos por enquanto, me veio a dúvida: é possível tornar uma Ranger XLT 4X4 CD , 2001, 2.5 TD, mais macia? Tipo assim, retirar uma das lâminas em cada feixe de molas da traseira e regular a suspensão dianteira de modo a torná-la mais baixa e, conseqüentemente, mais macia? Se eu estiver falando bobagens me corrijam pois sou leigo no assunto.
Mais uma pergunta: tornando a suspensão mais macia, posso perder em estabilidade?
Desde já, agradeço a valorosa informação prestada pelos amigos.
Abraços.
Allan Nielsen
09/10/2008, 15:56
A "calibragem" do sistema de molas de um veiculo não é simples. No caso da Ranger, na dianteira pouco pode-se fazer nas barras de torção, pois se vc aliviar a tensão diminue o curso e como o motor diesel é pesado vai dar fim de curso toda hora. Na traseira se diminuir a tensão ela fica instavel.
A maneira mais facil de ter algum resultado é alterar os amortecedores. Se colocar um sistema com regulagem o resultado é bom. A mais barata é usar pneus macios e pouca pressão.
O importante é lembrar que ganha-se de um lado perde-se do outro; mais macia menos estavel. E no caso de pickup soma-se seus pontos negativos, como centro de gravidade alto, maior peso etc.
Abs
Raposo
Outra solução e ja falada no forum acho que pelo Cassita existe no mercado um amortecedor para as rangers a gasolina que são mais macios mas também carregam menos carga mas deve dar o resultado esperado.
Pode-se também ter um bom resultado colocando entre as laminas das molas aqueles filmes de chapa de raio X para que as molas trabalhem mais soltas silenciosas e sem atrito.
soneca_zzz
09/10/2008, 18:43
Será que o Monroe Gas Premium Gold (alguma coisa assim) não seriam mais macios que os originais (que não sei quais são)?
Para carros comuns, esses Monroe costumam proporcionar mais conforto, mas são chatos de encontrar...
Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 19:17
Isso mesmo, o que torna a Ranger dura são os amortecedores, as barras estabilizadoras e não as molas...
Moisés S.M
09/10/2008, 19:35
A dianteira da minha tava muito alta acho até q tava no limite,abaixei ela na barra d torção não muita coisa mas já ficou mais macia, inclusive em piso acidentado.
JecaTatu
09/10/2008, 22:51
Na minha uma calibragem mais leve nos pneus já fez bastante diferença. Mas repercutiu sensivelmente no consumo, diminuindo cerca de 1km/l...
Obrigado a todos pela atenção!
Como meus amortecedores ainda estão bons, vou aguardar mais um tempo e, então, troco por mais macios ou com regulagem.
O Rio de Janeiro é, realmente, uma cidade maravilhosa, sendo que o carioca é um povo amigo e anfitrião :-D. Lamentavelmente, o descaso da administração pública com as vias (ruas, avenidas, etc.) que não são pedagiadas é absurdo, razão pela qual pensei em "amaciar" a suspensão da Natasha porque dá pena ter que passar pela buraqueira :parede:provação. As ruas parecem uma colcha de retalhos de tantos remendos no asfalto com buracos emergindo a cada dia :putz:. Vias que deveriam ser totalmente recuperadas são remendadas e, com o calor de 40 graus no Verão o asfalto simplesmente derrete, deformando a pista. Aí, caros foristas, não há suspensão que resista, ou seja, não bastasse a ação do amigo do alheio e da indústria de multas, temos que nos sujeitar a mais essa provação. Desculpem o desabafo, pode ser que com o novo prefeito as coisas mudem para melhor.
Um grande abraço a todos!
soneca_zzz
13/10/2008, 09:40
Já que falei dos Monroe, vi que o povo fala muito bem dos Rancho, ainda mais pq têm regulagem de pressão. Não sei se são todos os modelos, mas se a diferença de valor não for muito alta em comparação com os amortecedores "normais", pode ser mais uma alternativa.
Em SP tem muito lugar que rasparam e asfaltaram descentemente, mas ainda tem muita via esburacada e parecendo mesmo uma colcha de retalhos. Agora estão descobrindo o concreto... estão aprendendo que, apesar de mais caro, sua manutenção é bem mais barata e estão construindo pontes e reformando algumas avenidas com ele. Quem sabe um dia a gente consiga andar olhando mais tempo para frente do que para o chão em busca de buracos para desviarmos... :evil:
Ktranger
01/11/2008, 18:55
receita para um rodar macio , economico, amortecedores originais, regulagem da barra de torcao no meio, nem muito alta nem muito baixa, pneus 235/75-15 originais , de preferencia street , milhelim ltx vai bem , pressao dos pneus diant 26 e traseiros 24 ..fica mais macio que uno..hehehee
boa sorte
KT, tá aprendendo a usar fórum agora? KKKKK
receita para um rodar macio , economico, amortecedores originais, regulagem da barra de torcao no meio, nem muito alta nem muito baixa, pneus 235/75-15 originais , de preferencia street , milhelim ltx vai bem , pressao dos pneus diant 26 e traseiros 24 ..fica mais macio que uno..hehehee
Caramba
To rodando com 30 lbs e ja to achando os pneus com "barriga"
Ktranger
02/11/2008, 13:39
Entao Gouveia,
tava no orkut ....mas num consegui entrar ....ai jah viu ..para desestreesss....a minha assinatura aqui eh velha, na epoca quando falei que tinha tres rangers em casa me chamaram de mentiroso , fake , e que body lift soh existia nos US ai fiquei com saco cheio e parei de vir aqui, mas hj fiquei surpreendido, o nivel tecnico do pessoal daqui melhorou , to aprendendo pacas...hehehee assim que o yogurt voltar eu entro lah , tentei entrar no forum da comunidade ranger ...mas tambem tah devagar.....estreeessss
boa sorte
Ktranger
02/11/2008, 13:42
lucas , esse eh o problema alguns pneus deformam muito com a baixa pressao, muito baixo pode estragar as rodas, porem pneus de boa qualidade com 26 ou com 30 a deformacao eh a mesma , salvo se for uma CD blindadao , ou com dois GNVs ...ai vem o bom senso.....hj eu uso bf32 na minha dupla 4x4 diesel ...a deformacao com 26 e 28 eh a mesma visualmente mais o conforto eh outro, mesmo com 32 ela fica meio dura , agora com os 235 era um tapete.....
boa sorte
Pequeno jr
02/11/2008, 17:42
Será que o Monroe Gas Premium Gold (alguma coisa assim) não seriam mais macios que os originais (que não sei quais são)?
Para carros comuns, esses Monroe costumam proporcionar mais conforto, mas são chatos de encontrar...
O gas Premium é bem mais rigido que o original Ford.
A minha está com Batentes da 2005 e Gas Premium e mudou da água para o vinho. Só falta o BL que vira daqui uns dias.
JEFFCATUNDA
02/11/2008, 21:43
COLEGAS PROPRIETÁRIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNATIONAL 3.0.
POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.
OBRIGADO.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)