Conectar

Ver Versão Completa : hallmeter caseiro

Mauro2004
31/08/2004, 21:07
Estou montando um hallmeter caseiro para meu irmão que achei na web
Uma duvida , o sinal que o hallmeter recebe , depende do veiculo ?
estou adaptando este hallmeter num LCD, e queria saber também que informaçao mais posso por no LCD, qualquer ajudinha seja bem vindo

desculpe minha ignorancia em veiculos .... eh que não conheço nada mesmo :lol:

Claudio
01/09/2004, 09:54
Caro Mauro,

Até aonde meus conhecimentos (adquiridos mais por curiosidade!) garantem, a variação é padrão entre 0.1 e 1.0 V, não dependendo do veículo. O que pode alterar o seu projeto é o fato de o carro ter sistemas de escape independentes (caso de alguns V8 + antigos) quando você teria leituras independentes (com várias sonda lambda). Quanto a outras informações, não tenho conhecimento se outras podem ser consideradas a partir, somente do sinal dessa sonda.
Espero ter ajudado.

Wallace
01/09/2004, 12:57
Dependem do veiculo sim.
Pelo que me lembro tem duas ou três voltagens padrões dos sensores.

Claudio
01/09/2004, 20:01
Caro Mauro,

Espero, sinceramente, para o perfeito funcionamento do hallmeter que vc está montando que o Wallace esteja certo. Isso demandaria maiores pesquisas suas... Ou simplesmente conectar seu multímetro à sonda instalada no carro do seu irmão... *rs* :D
De qualquer forma, todos os hallmeters à venda no mercado que já encontrei são indicados a qualquer veículo!
Ainda que por pura curiosidade, dê uma lida nesse artigo sobre o funcionamento da sonda lambda do "Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Mecânica" que é bastante interessante:
http://www.cdtm.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=46

[]s

Mauro2004
01/09/2004, 20:47
Obrigado pelas dicas... li o artigo, percebi que me parece, o valor em milivolts que sai da sonda lambda independe, do tipo de motor...
porque, a idéia é não saturar de um lado e faltar do outro e mater um certo equilibrio... E que depois da partida do motor em 5 segundos, um resistor PTC , aquece a sonda lambda em temperatura estavel a 300graus!!! ?????onde se faz a mediçao correta do sensor.
E que em ponto 0 a aceleração total a mediçao da sonda lambda é irrelevante ??
E que sonda lambda universais (genéricas) dão valor errado???
se estiver errado me corrijam e muito ebrigado pelas dicas ...
:)

Sukys
02/09/2004, 01:27
Dependem do veiculo sim.
Pelo que me lembro tem duas ou três voltagens padrões dos censores.

O principio de funcionamento da sonda Lambda é semelhante ao de uma célula de energia (pilha, bateria ou coisa que o valha) onde a composição do anodo/catodo/eletrólito determinam a tensão da célula, e que eu saiba todas as sondas potenciométricas (da Bosch e da NGK) tem a mesma característica de tensão justamente por serem feitas com os mesmos materiais (eletrólito de dióxido de zircônio, anodo e catodo de platina).
Desconheço a existência de sondas com outros materiais mas nada impede que realmente existam.
"Lá fora" também existem sondas do tipo amperométrico (fabricadas pela NTK) e não são compatíveis com as sondas potenciométricas, mas que eu saiba não são utilizadas em veículos de série.

Um cuidado que tem que se tomar quando se faz a monitoração desta sonda tem a ver com a corrente de amostragem (corrente consumida pelo instrumento que fará a leitura). Estas sondas geram tensão com baixissima capacidade de corrente e qualquer consumo a mais pode atenuar o sinal de saída, falseando a leitura tanto para o instrumento de teste quanto para a ECU, e aí... baubau controle estequiométrico.
Usar multímetro "made in Xing Ling Li" geralmente dá nisso, não só pelo alto consumo de corrente como também pela falta de precisão, que não serve nem para monitorar a tensão da bateria, quanto mais os miliVolts da sonda Lambda. Diga-se de passagem, também existem alguns indicadores estequiométricos nacionais que se incluem na categoria "made in Xing Ling Li".

Outro cuidado tem a ver com o tempo de uso da sonda. Como qualquer célula de energia a sonda também tem vida útil, e com o uso tanto a tensão quanto a corrente diminuem naturalmente, e não existe nenhum método simples para determinar em que estado a dita se encontra.

Wallace
02/09/2004, 11:41
Parece que o padrão é mesmo de 0 a 1 volts, mas parece que também existem de 0 a 5 volts... vejam:
http://hp.autometer.com/techtips/faq_tech_writeups/air_fuel/air_fuel.html

Note to consumer:
Some newer vehicles are being produced with what is referred to as a "wide band" oxygen sensor. This sensor produces a 0 to 5 volt signal, as opposed to the older sensors that produced a 0 to 1 volt signal. While the new vehicles are designed to use the wide band sensors our air/fuel gauges are not, and will not work with them.

Claudio
02/09/2004, 15:39
Vixe! Parece que que o Mauro vai ter mesmo que ligar o multímetro na sonda lambda... (um bom multímetro, é claro!) :D

Na verdade o Wallace nos indicou uma forma de resolver isso. Transcrevo parte das notas do mesmo sítio:

"Some examples of vehicles that use the wide band sensor are; PT Cruiser Turbo, Dodge SRT-4, all VW's, Subaru WRX, and most turbo and supercharged new vehicles. If you are not sure what your vehicle uses, check your oxygen sensor. >>>>> If it has more than 4 wires, it's a wide band sensor. <<<<< If you would like to use our air/fuel gauge on one of these vehicles, you will need to purchase our model 2244 oxygen sensor. It can then be installed in your exhaust to drive our gauge. The original wide band sensor will still be required to run the stock components on the vehicle."

[]s

Mauro2004
02/09/2004, 20:53
disse tudo ...
entendi agora... acho que terei que ver no carro de meu irmao mesmo ...com um multimetro bom ...
enquanto a impedancia ja cuidei disso, deixando a impedancia do circuito a mais ou menos 1Mohm
legal ... obrigado pelas dicas... qndo fizer e funcionar direitinho ... colocarei aqui pra quem quizer fazer .....
obrigado a voces pelas dicas

Sukys
02/09/2004, 21:23
Pelo "jeitão da coisa" (quatro fios, tensão entre 0~5 Volts) este sensor é alguma coisa parecida com o sensor HEGO da NTK, que é formado de substratos de múltiplas camadas cerâmicas, e que até então era usado somente em F1.
Seja lá o que for, pelo menos para os dias de hoje o que existe em nosso mercado é o sensor com saída em 0~1 Volt.

A eletrônica automotiva está seguindo os mesmos passos da informática, onde a cada dia que passa surge uma coisa nova, para alegria dos fabricantes e desespero dos usuários, uma vez que quase tudo é incompatível e toda novidade tem seu alto preço.
Só espero que o Bil Gates não resolva lançar o Windows Road versão 4X4. Já pensaram que beleza, lá pelas tantas o jipão estancar feito mula e aparecer na tela do painel a seguinte mensagem: "Erro geral de proteção. Feche todas as janelas e reinicialize o motor. Persistindo o problema reinstale o sistema operacional e os Drives de dispositivo. :lol:

E pensar que ainda existem carros que para funcionar basta uma ladeira... 8)

Mauro2004
03/09/2004, 00:06
pior que é verdade, você só esqueceu dos virus, imagine um motor com virus heheheh
Eu não entendo muito de carros como disse, fiz minhas pesquisas e notei que essa tal de "injeção eletronica"... ou "sistema computadorizado" com "UC" para não chamar de "cpu"... fosse tão avançado nem imaginava tudo isso... achei que tudo fosse feito por botões e lampadas e relês :roll: e que ignição eletronica fosse um transistor centelhando uma bobina de alta tensão ... Nessas pesquisas que fiz até descobri que existe um tal de "scanner" :shock: e um software que lê os problemas dos carros. E sempre que o fusca de meu pai qndo dava problemas nos farois ...era uma dor de cabeça com aquele monte de fios hehehehehe.
Resumindo meu irmao ja teve problemas por causa da tal sonda lambda,
e me pediu para instalar praticamente um multimetro no painel do carro e é isso que estou fazendo....
obrigado pelas dicas :)

Sukys
03/09/2004, 00:17
...enquanto a impedancia ja cuidei disso, deixando a impedancia do circuito a mais ou menos 1Mohm

Mauro, a impedância tem que ser alta mas também não precisa exagerar! :D
Valor muito alto vai induzir muito ruído, uns 200~300 KOhm de impedância e um filtro passa-baixas com corte bem baixo já resolve de bom tamanho.

Abraços,

Claudio
03/09/2004, 07:58
Mauro,

Quando o seu "Multimeter-Car" estiver pronto, não esqueça de colocar no mercado! Ou então vender a patente pro Bill Gates! :D

[]s

Em tempo: tb sinto saudades (sem renegar os benefícios da tecnologia) do tempo que era só ter uma lâmpada de teste, um alicate e um rolo de fita (mais uns clipes, pedaços de arame...) e estava-se pronto prá trilha! :D