PDA

Ver Versão Completa : 4x4 tem fundamento essa idéia????



fontana
08/10/2008, 12:53
eu tava lendo os topicos sobre fazer uma gaiola 4x4, vi varias idéias aqui, 2 cambios de fusca e tal......mas é tudo de certa forma complicada e cara de fazer.......
então otro dia tinha tomado uns trago e tava lembrando disso.......e como ainda quero montar uma gaiola com motor AP central, meio veio uma idéia bem loca mesmo......
colocar motor e cambio AP no centro, motor virado pra frente, suspenção traseira com duplo "A" ou torres do santana mesmo, na frente tmb torres do santana, com hocineticas e semi eixos presos em uma peça com rolamentos pra girar, cada lado independente do outro, em volta da hocinetica interna seria soldada uma coroa de moto tanto na frente como na saida do cambio atras, as 2 interligadas por uma corrente, lógico que a corrente devidamente protegida por guias e capa protetora......
assim teria sempre tração nas 4 rodas.......
não parei pra fazer os calculos se tem espaço,nem resistencia do conjunto......mas foi uma idéia que veio na cabeça........
alguem tem opinião sobre isso??????

Flávio Cadore
09/10/2008, 22:16
Não teria espaço para passar a corrente e esta corrente não agüênta a porrada do torque do motor...um sistema parecido é usado em "carrinhos" de controle remoto...bom, essa é minha opinião...

Zupa
11/10/2008, 11:16
Tem um membro chamado fag.online que tá fazendo uma, em adiantado estado de construção. Troca idéias com ele. Existem vários tópicos sobre o assunto.

fag.online
13/10/2008, 20:41
Salve salve Fontana.... pra falar a verdade eu ainda estou em processo de obtenção de informações...
Já pensei em várias maneiras de se fazer uma 4x4... e acho que a forma mais prática é comprar uma caixa saida para um cardã... ou seja, uma caixa ja pronta para 4x4.... estou investigando a possibilidade de se usar uma caixa de pampa... o problema é a dificuldade se de achar....

No fim, acho que vou mesmo é montar uma 4x2 mais toda com mecânica de santana ou passat.... deixando ela bem alta do chão... e com suspensão individual nas 4... acho que vai ser mais interessante $$$$.... além de que o divertido das trilhas é quando atola, rssssssssss
abracos, qualquer coisa estamos na area...

Kim
13/10/2008, 21:04
Só um piteco!

Usa o motor central, com uma t-case e coloca dois diferenciais de omega, que é com homocinética, ou coloca homocinética em dois diferenciais D30!

Bem fácil.

Flávio Cadore
13/10/2008, 22:37
A um tempo atrás tinha um cara aqui no fórum que tinha uma caixa de Pampa 4x4 para vender, a caixa da Pampa dá para inverter a coroa...seria interessante saber a relação do diferencial da Pampa para achar um diferencial para a frente da gaiola...

fontana
14/10/2008, 12:58
Salve salve Fontana.... pra falar a verdade eu ainda estou em processo de obtenção de informações...
Já pensei em várias maneiras de se fazer uma 4x4... e acho que a forma mais prática é comprar uma caixa saida para um cardã... ou seja, uma caixa ja pronta para 4x4.... estou investigando a possibilidade de se usar uma caixa de pampa... o problema é a dificuldade se de achar....

No fim, acho que vou mesmo é montar uma 4x2 mais toda com mecânica de santana ou passat.... deixando ela bem alta do chão... e com suspensão individual nas 4... acho que vai ser mais interessante $$$$.... além de que o divertido das trilhas é quando atola, rssssssssss
abracos, qualquer coisa estamos na area...

ja pensei na caixa da Pampa.......ou na caixa 4m do AP tmb, colocando um cardan na saida dela, ja vi isso........mas dai não fica motor central.........
pensei no motor central pra equilibrar o peso, dupla utilidade da gaiola, trilhas e arrancada tmb.......hehehe.....
coisa de louco mesmo......

Cezar candelaria
15/10/2008, 21:23
Só um piteco!

Usa o motor central, com uma t-case e coloca dois diferenciais de omega, que é com homocinética, ou coloca homocinética em dois diferenciais D30!

Bem fácil.
Poderia nos explicar melhor essa tua ideia?????????????????

ESMJ
05/11/2008, 09:48
Caros amigos, seguem fotos de uma Gaiola com motor AP 2.0 Alcool 4x4 que um amigo meu fez:

Ela possui caixa de redução do samurai, diferencial dianteiro e traseiro da F75, caixa de direção do troller gasolina, caixa de marcha de chevette(04 marchas),motor AP 2.0 Alcool, pneus 33" , rodas 15 x 8", descarga dimensionada, cinto 04 pontos, carburador weber 40, relógios de pressao do combustivel,temperatura d"agua,voltimetro e rpm com shift-line.
* Inclusive ele está vendendo, valor R$ 15.000,00 ( Acompanha carreta )
Obs: Foram gastos mais de R$ 30.000,00
A Gaiola encontra-se em Fortaleza - Ceará
Podem ver vídeos em: www.youtube.com/sinerentacar (http://www.youtube.com/sinerentacar)

bajeiro do sul
07/11/2008, 14:43
Amigo Fontada
Tenho o baja da foto e vou por 4x4.
Caixa na frente invertida, somente com o diferencial, sem engrenagens da caixa. caixa traseira com prolongamento de eixo secundario e adaptalçao para cardan de chevete. caradn de chevete ligando as duas caixas. muito simples e barato, quero ver se faço isto no recesso do final do ano

um abraço

fag.online
07/11/2008, 16:09
Salve Salve Bajeiro.
Estou pensando em montar uma 4x4 pra min também.
Ja ouvi falar sobre esse prolongamento do eixo secundário, quanto acha que gasta pra fazer isso na caixa?
Abracos

mauarj
07/11/2008, 16:22
Caros amigos, seguem fotos de uma Gaiola com motor AP 2.0 Alcool 4x4 que um amigo meu fez:



Ela possui caixa de redução do samurai, diferencial dianteiro e traseiro da F75, caixa de direção do troller gasolina, caixa de marcha de chevette(04 marchas),motor AP 2.0 Alcool, pneus 33" , rodas 15 x 8", descarga dimensionada, cinto 04 pontos, carburador weber 40, relógios de pressao do combustivel,temperatura d"agua,voltimetro e rpm com shift-line.
* Inclusive ele está vendendo, valor R$ 15.000,00 ( Acompanha carreta )
Obs: Foram gastos mais de R$ 30.000,00
A Gaiola encontra-se em Fortaleza - Ceará
Podem ver vídeos em: www.youtube.com/sinerentacar (http://www.youtube.com/sinerentacar)

Pow ate eu fiquei com vontade de dar uma voltinha nessa gaiola, abs.

rubensx
07/11/2008, 17:28
perto de casa tem um x-12 gurgel com 4x4 e foram feitos dois cambios de vw mesmo

usa as reduzidas antigas de kombi e mais algumas encrencas vou ver se fotografo, o bixo é valente

tets__
11/11/2008, 03:33
pessoal, como voces pensam em fazer esse prolongador??

voces tem algum esquema de como é esse sistema??
valeww