Ver Versão Completa : Sensor da embreagem Ranger 3.0 como funciona???
Tive a informação da Ford que serve para não liberar a partida quando o carro está engatado e a embreagem não está acionada...
Mas que como atuaria na regulagem do motor poderia tb melhorar eventuais solavancos (que parecem com falhas) que acho que acontecem por conta do diferencial longo e torque elevado.
Como foi falado em outro tópico em quarta marcha, velocidade constante ao pisar e tirar o pé a bicha parece uma cabrita...
Comigo acontece uma outra coisa irritante: em velocidade constante (sem acelerar ou descelerar) o carro dá umas chacoalhadas que parecem falhadas feias... mas basta acelerar ou desacelerar umpouco que passa...
será que o funcionamento desta peça pode ajudar?
abs,
Bird
Ranger XLT 3.0 2005 original
Tive a informação da Ford que serve para não liberar a partida quando o carro está engatado e a embreagem não está acionada...
fala bird!
pelos menos na minha 3.0 nao serve pra isso. vc pode liga-la sem pisar na embreagem....só fui saber disso dps de uns 6 meses com o carro quando o mecanico ligou o carro sem pisar na embreagem...
nas outras 2 rangers que temos em casa elas nao ligam se não pisar na embreagem....e a 3.0 liga.
os meus "trancos" pararam dps que troquei o sensor de embreagem!
troca logo e "be happy"!!!
flwsss
quanto as pequenas falhas acredito que seja alguma coisa a ver com o sistema de combustivel....
Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 13:15
Não tem nada a ver uma coisa com outra. Aquilo é só um interruptor que só atua na tração e no motor de arranque...
murilloaquino
09/10/2008, 01:57
Atuava no motor de arranque...Agora é so para o sistema de tração...
Caros,
ontem testei a minha e ela tentou ligar mesmo com a primeira marcha engatada.
pelo que tinha entendido este sensor evitaria esta possibilidade.
Murilo por favor explique melhor sua colocação que para mim não ficou claro...
abs,
bird XLT 3.0 2005 original (com 67 mil kms)
murilloaquino
09/10/2008, 11:46
As ranger 3.0 não existe a possibilidade de bloqueio da ignição por não estar pressionado a embreagem. Isso so ocorre nas mais antigas. Hj é igual a qualquer carro. Mesmo com o carro no ponto morto e sem embreagem apertada, ele liga normalmente...
As ranger 3.0 não existe a possibilidade de bloqueio da ignição por não estar pressionado a embreagem. Isso so ocorre nas mais antigas. Hj é igual a qualquer carro. Mesmo com o carro no ponto morto e sem embreagem apertada, ele liga normalmente...
Oi Murilo,
mas ela tentou ligar com a primeira engatada. (deu aquele pulo para a frente...)
não é para evitar isso que existe o tal sensor da embreagem?
abs,
murilloaquino
09/10/2008, 12:32
Não...Ligar com a primeira engatada vai acontecer isso em todos os carros...
O SENSOR DE EMBREAGEM DAS RANGERS 3.0> SERVE SOMENTE PRA NÃO DEIXAR QUE A REDUÇÃO DA 4X4 ACOPLE SEM O ACIONAMENTO DA MESMA, QUE É NECESSARIO...
Essa é a unica função do sensor de embreagem...
O SENSOR DE EMBREAGEM DAS RANGERS 3.0> SERVE SOMENTE PRA NÃO DEIXAR QUE A REDUÇÃO DA 4X4 ACOPLE SEM O ACIONAMENTO DA MESMA, QUE É NECESSARIO...
Essa é a unica função do sensor de embreagem...
e pq que eu troquei o sensor da embreagem e os trancos que ela dava pararam???
Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 22:55
Procurei o "Sensor de embreagem" no catálogo de peças da Ranger e não encontrei. O mais próximo disso que encontrei foi um "Interruptor de travamento da embreagem na partida". Você deve estar fazendo alguma confusão, uma vêz que esse interruptor só atuaria na partida e no controle da tração 4x4LO...
walter,
mas na nota veio escrito sensor da embreagem.....e o pessoal lá tb falou sensor da embreagem.
amanha terei que ir na ford e vou perguntar lá. aí dps falo aqui.
flwss
Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 23:05
walter,
mas na nota veio escrito sensor da embreagem.....e o pessoal lá tb falou sensor da embreagem.
amanha terei que ir na ford e vou perguntar lá. aí dps falo aqui.
flwss
O código do interruptor é 1C3Z11A152AA e essa é a mesma peça usada nas Ranger 98 a 08...
mecamaniaco
10/10/2008, 02:11
Com certeza não foi a troca do sensor que fez os trancos pararem, esse sensor só serve para INIBIR a partida, que, entre outros motivos, serve para evitar acidentes como por exemplo crianças darem a partida no carro, você dar a partida com a marcha engatada e correr o risco de bater, aliviar o peso do conjunto móvel na hora da partida já que você está desacoplando a caixa de cambio do motor!
cellup2000
03/04/2009, 00:30
Amigos foristas , alguem tem idéia de onde fica esse tal sensor de embreagem, pois tenho 80% de certesa que ele esta deixando de atuar em alguns momentos e isso ocasiona o não funcionamento do 4x4 low.
desde já agradeço a todos.
O sensor fica logo acima do pedal de embreagem.
Na Ranger 3.0 ele serve de parâmetro para a injeção também, na minha quando deixo na "banguela" em velocidade se não pisar no pedal de embreagem o acelerador não responde ao ser acionado, com a embreagem acioanda ele responde. Chega a ser estranho.
cellup2000
06/04/2009, 14:02
Amigos fui até a ford hoje e me afirmaram que a 3.0 não trabalha com sensor de embreagem só até 2004 e 2.8 fiquei surpreso com a informação alguem sabe algo ?
cellup2000
06/04/2009, 23:04
Bem amigos não me contentando com a informação da Barraford de niteroi fui dar uma boa fuçada e procurar esse "sensor" e o que não foi minha surpresa estava lá o dito cujo por sinal quebrado o que acarretava em "socos" nas retomadas em alta velocidade e o não funcionamento da 4x4 low. não sei se com a foto da pra ter alguma noçao o estagio 1 da foto 6 representa a embreagem precionada até o fim e só assim é possivél o acionamento da 4x4 low.
Muito interessante Leandro.
Você trocou a peça que estava quebrada? Quanto foi? Mudou alguma coisa no funcionamento do veículo?
O sensor fica logo acima do pedal de embreagem.
Na Ranger 3.0 ele serve de parâmetro para a injeção também, na minha quando deixo na "banguela" em velocidade se não pisar no pedal de embreagem o acelerador não responde ao ser acionado, com a embreagem acioanda ele responde. Chega a ser estranho.
Bem, tentei fazer esse procedimento na minha e o acionamento do acelerador foi normal, não ocorrendo como o descrito pelo RcSala. Será que o meu está com problema, como tenho certeza se está funcionando?
Bem, tentei fazer esse procedimento na minha e o acionamento do acelerador foi normal, não ocorrendo como o descrito pelo RcSala. Será que o meu está com problema, como tenho certeza se está funcionando?
Tá engatando o 4x4Low? Se estiver engatando, é porque está funcionando.
[]'s
Explicando melhor: Ele responde mas fica lento... se afundar o pé o motor sobe o giro mas se tentar pisar rápido ("repicando") ele não reage. Quando piso na embreagem ele fica mais esperto mas menos que com o carro parado.
E se olharem no manual do 3.0 a central recebe o input do sensor do pedal da embreagem.
Com a dúvida se o meu estava ou não funcionando, tambem desmontei o sensor e para minha surpresa as molas do dispositivo estavam quebradas.:(
Dei um jeito nelas e coloquei de volta, agora sim, está funcionando.
Gostaria de agradecer os colegas pela dica.:dance:
rogeriomasih
28/09/2009, 11:44
O código do interruptor é 1C3Z11A152AA e essa é a mesma peça usada nas Ranger 98 a 08...
Quanto custou?
A LOW parou de entrar (não faz nem o ´plec´ do acionamento) e estou suspeitando deste sensor.
Como posso fazer para testar se o mesmo está funcionando corretamente?
rogeriomasih
28/09/2009, 11:58
Bem amigos não me contentando com a informação da Barraford de niteroi fui dar uma boa fuçada e procurar esse "sensor" e o que não foi minha surpresa estava lá o dito cujo por sinal quebrado o que acarretava em "socos" nas retomadas em alta velocidade e o não funcionamento da 4x4 low. não sei se com a foto da pra ter alguma noçao o estagio 1 da foto 6 representa a embreagem precionada até o fim e só assim é possivél o acionamento da 4x4 low.
Achei o sensor...agora vamos às dúvida:
1. Ele fica solto em torno de um eixo? (apoiado na base desse eixo)
2. Como vc fez para retirar?
3. O que estava quebrado no teu sensor? ele deveria ser fixo na base do eixo?
4. Teve reparo ou apenas substituição?
5. Quando aciono a embreagem até o final, esta emite um som de acionamento (o bom e velho ´plec´) mas não parece ser neste componente. Alguém sabe do que se trata?
TylerNTL
28/09/2009, 12:13
Mas que como atuaria na regulagem do motor poderia tb melhorar eventuais solavancos (que parecem com falhas) que acho que acontecem por conta do diferencial longo e torque elevado.
Como foi falado em outro tópico em quarta marcha, velocidade constante ao pisar e tirar o pé a bicha parece uma cabrita...
Comigo acontece uma outra coisa irritante: em velocidade constante (sem acelerar ou descelerar) o carro dá umas chacoalhadas que parecem falhadas feias... mas basta acelerar ou desacelerar umpouco que passa...
será que o funcionamento desta peça pode ajudar?
abs,
Bird
Ranger XLT 3.0 2005 original
O a minha também faz isso!!!
Em algumas combinações de velocidade x RPM constantes ela parece entrar em ressonância. Mas uma mudança mínima no giro já resove, os passageiros nem percebem que aconteceu.
rogeriomasih
29/09/2009, 07:35
Achei o sensor...agora vamos às dúvida:
1. Ele fica solto em torno de um eixo? (apoiado na base desse eixo)
2. Como vc fez para retirar?
3. O que estava quebrado no teu sensor? ele deveria ser fixo na base do eixo?
4. Teve reparo ou apenas substituição?
5. Quando aciono a embreagem até o final, esta emite um som de acionamento (o bom e velho ´plec´) mas não parece ser neste componente. Alguém sabe do que se trata?
Walter L. L. Casitta
29/09/2009, 08:01
O interruptor fica bambo mesmo.
Você tem que conferir não só o do pedal da embreagem com o do freio também. Os dois tem que funcionar pra engatar o 4x4L.
No freio verifica o fio vermelho/verde.
Na embreagem verifica o fio azul/amarelo.
Se o estado da tensão mudar nesse fios quando você movimenta os pedais então o problema não é ali...
cantodopirão
24/11/2009, 14:53
Senhores estou com problemas na partida do motor e acredito que seja no sensor. Só resolve trocando ou tem alguma adaptação?
Aqui em Fortaleza a previsão para conseguir a peça é de 5 a 8 dias úteis..... até lá carro parado!
Valeu Ford!!!!!:evil:
cantodopirão
24/11/2009, 15:14
Desculpem o desabafo, mas conseguir peças da Ranger aqui em Fortaleza é mais difícil do que o Brasil lançar um ônibus espacial para a Lua.....
A Ford é uma.......:evil::discordo::odedo:
rogeriomasih
25/11/2009, 00:09
Acho que esse problema é em todo lugar...as autorizadas estão com um estoque cada vez mais reduzido.
cantodopirão
25/11/2009, 17:46
Tenho receio até quanto à "saúde" do Troller (agora Ford...):oops:
cantodopirão
26/11/2009, 17:32
Justiça seja feita:
A peça chegou em três dias e já está no lugar!
Tudo OK!:oops::lol:
Senhores estou com problemas na partida do motor e acredito que seja no sensor. Só resolve trocando ou tem alguma adaptação?
Aqui em Fortaleza a previsão para conseguir a peça é de 5 a 8 dias úteis..... até lá carro parado!
Valeu Ford!!!!!:evil:
rogeriomasih
26/12/2009, 15:06
Hoje resolvi desmontar o sensor de embreagem para ver o problema. Eram as duas molas quebradas - na verdade, esfareladas.
Toquei as molas, mas como todas que achei eram bem mais duras que as originais, acabei colocando apenas em um dos lados do 'embolo'.
Assim sendo, estou aceitando doações de sensores quebrados para tentar aproveitar as molas originais.
Algum dos colegas tem este sensor queimado para doação?
Rogerio, veja se vc conmsegue algum lugar que fabrique molas. Aqui em Ctba tem um bom lugar para isso, dai vc leva a amostra/modelo e eles copiam uma zero bala pra vc na hora. Descobri perguntando em oficinas..
cantodopirão
27/12/2009, 01:01
O sensor que tirei estava com as molas quebradas além de mau contato...
Novo na Fortal: R$ 134 (caro, mas não tive paciência de resolver de outra forma....)
Hoje resolvi desmontar o sensor de embreagem para ver o problema. Eram as duas molas quebradas - na verdade, esfareladas.
Toquei as molas, mas como todas que achei eram bem mais duras que as originais, acabei colocando apenas em um dos lados do 'embolo'.
Assim sendo, estou aceitando doações de sensores quebrados para tentar aproveitar as molas originais.
E F Lima
27/12/2009, 13:02
Respondendo a pergunta inicial..
Função do Sensor ou interruptor de posição da embreagem é aquele localizado no suporte do pedal, esse sensor informa à central eletronica de de injeção "UCE" se a embreagem está acoplada ou ñ ao volante do motor. Quando o pedal está pressionado, o interruptor transmite sinal para informar à UCE que haverá mudança de marcha. Desta forma, o sistema garante que a rotação e a força do motor não serão prejudicadas. evitando assim possíveis solavancos.
JEFFCATUNDA
27/12/2009, 16:58
Machimnmnmnmnmm...
Resolveu este problema?
Cara, com certeza tem algum lugar daqui de fortaleza que vende molas de todos os tipos, feito o dragão dos parafusos...basta levar os cacos e eles acham uma parecida....
rogeriomasih
28/12/2009, 01:50
Comprei uma que está resolvendo. Achei uma loja chamada de paraíso das molas...vou ver se eles tem algo por lá.
Na nossa Ranger o problema foi o mesmo, molas esfareladas.
Na tentativa de substituir acabei achando uma mola em um grampeador, daqueles grandes, que parecia que foi feito para o sensor tambem.
Deu certim!!:concordo:
Funciona perfeitamente até hoje.:dance:
NGDaniel
25/11/2010, 17:09
Esse fds precisei engatar a Low e não entrou.. acho que é esse sensor..
Não tive tempo ainda de tirá-lo para ver as molinhas, vou ver se faço isso a hoje a noite..
Dei uma verificada e ele está SOLTO NO CABO, alguem sabe se é assim mesmo ??
rogeriomasih
25/11/2010, 19:14
è assim mesmo.
na verdade, ele deve estar solto ao longo de um eixo; não é isso?
NGDaniel
25/11/2010, 20:24
è assim mesmo.
na verdade, ele deve estar solto ao longo de um eixo; não é isso?
isso, é assim que o meu está...
Imperador!
25/11/2010, 21:21
Nesse fim de semana, também vou verificar meu sensor.
A 4x4Low está intermitente (hora engata, hora nao engata). No domingo passado, não pude brincar porque ela não entrou nem por decreto. Mas depois, quando eu não precisava mais, funcionou normal ¬¬
É muito trabalhoso de desmontar?
Se por acaso eu desmontar e não conseguir montar direito, tem problema?
Tem problema de ficar uns dias sem esse sensor?
NGDaniel
25/11/2010, 22:00
A 4x4Low está intermitente (hora engata, hora nao engata). No domingo passado, não pude brincar porque ela não entrou nem por decreto. Mas depois, quando eu não precisava mais, funcionou normal ¬¬
E é froids..
Eu tava puxando um bacuri de uns 5 metros e a reduzida nao funcionou :parede:
Consegui desobstruir a estradinha mas... com mais custo e sem brincar... :odedo:
abs,
Imperador!
26/11/2010, 09:38
E então, alguém pode me responder essas perguntas?
E tem problema se o carro ficar sem o sensor temporariamente? Funcionamento normal?
Walter L. L. Casitta
26/11/2010, 09:44
E então, alguém pode me responder essas perguntas?
E tem problema se o carro ficar sem o sensor temporariamente? Funcionamento normal?
Teve um relato que dizia que sem o censor o motor dava trancos nas mudanças da marchas...
Pequeno jr
26/11/2010, 10:12
Sei la quem foi, mas tem relato aqui no forum de quem desmontou e arrumou o sensor.
tem que pesquisar
Imperador!
26/11/2010, 10:43
Sei la quem foi, mas tem relato aqui no forum de quem desmontou e arrumou o sensor.
tem que pesquisar
Minha preocupação é eu desmontar o sensor e as molas estarem estragadas e eu não poder montar imediatamente de novo.
Aí eu iria precisar do carro funcionando pra poder ir atrás das molinhas.
Pequeno jr
26/11/2010, 10:47
Sabe aquele lance já que abriu, troca tudo. Ache esse tópico e veja todas as peças que o camarada trocou. Já compre tudo para que fique tudo novo.
NGDaniel
26/11/2010, 11:50
Acho que ai a Amarok vai começar a sair do atoleiro..
Ai ela vai ganhar mercado daquele pessoal que compra picape pra ir no shopping pq é chique e que tem grana sobrando e não quer ficar trocando de marcha na maozona toda hora..
Aiii sim, quueeeemmm sabe, começa a roubar mercado da Hilux e Triton..
abs,
rogeriomasih
26/11/2010, 14:07
dá para ficar sem o sensor sem problemas, mas a 4x4 não vai engatar.
uma vez fiz uma viagem com o sensor com defeito - não era sem o sensor - e o carro não desenvolvia em altas rotações. Acho que era uma espécie de proteção ao motor sem carga. Foi somente mudar a posição do sensor - que estava sem a molas - que tudo voltou ao normal.
Em tempo: estou andando com o sensor sem molas e desligado daquele eixo da embreagem aé hoje.
A 4x4 entra normal e quando preciso da reduzida mudo a posição daquele ´cursor´ do sensor manualmente mesmo. Não tenho tido problemas.
rogeriomasih
26/11/2010, 14:10
Sabe aquele lance já que abriu, troca tudo. Ache esse tópico e veja todas as peças que o camarada trocou. Já compre tudo para que fique tudo novo.
Acho que troca somente as molas, nao é?
NGDaniel
26/11/2010, 18:21
Acho que ai a Amarok vai começar a sair do atoleiro..
Ai ela vai ganhar mercado daquele pessoal que compra picape pra ir no shopping pq é chique e que tem grana sobrando e não quer ficar trocando de marcha na maozona toda hora..
Aiii sim, quueeeemmm sabe, começa a roubar mercado da Hilux e Triton..
abs,
Que pala!
Esse post era pra estar em outro topico.
fail.. foi mal galera..
Quanto ao sensor, ainda nao tive tempo de olhar direito, esse fds cuido disso..
abs,
Imperador!
27/11/2010, 18:48
Bem, resolvi não mexer no sensor esse fim de semana para poder viajar tranquilo amanhã.
Mas fui atrás de identificar o sensor para poder dar uma mexida nele depois...
Tirei umas fotos para ajudar outras pessoas que resolvam dar uma verificada no seu sensor também.
O sensor é esse mesmo que eu marquei nas fotos? Algum cuidado especial ao desmontá-lo e desligá-lo?
rogeriomasih
28/11/2010, 21:14
É esse mesmo.
Desmontei sem muito problema.
Se vc observar, vai ver que essa peça 'abraça' esse eixo. Vc vai ver que existem presilhas na lateral da peça que permitem retirar uma espécie de capa. Quando destravar esta peça o sensor estará solto.
não sei deu para entender pela explicação, mas vai sem medo que é simples.
Imperador!
29/11/2010, 20:43
É esse mesmo.
Desmontei sem muito problema.
Se vc observar, vai ver que essa peça 'abraça' esse eixo. Vc vai ver que existem presilhas na lateral da peça que permitem retirar uma espécie de capa. Quando destravar esta peça o sensor estará solto.
não sei deu para entender pela explicação, mas vai sem medo que é simples.
Deu pra entender sim...
No fim de semana vou fazer esse serviço! Muito obrigado.
Imperador!
04/12/2010, 19:04
Desmontei o meu sensor de estacionamento e ele estava perfeito. (que bom)
Aí eu verificar a parte elétrica do sistema. AS fiações estão todas perfeitas. Retirei todos os fusíveis relacionados, limpei e voilà, voltou a funcionar...
Acho que era só um problema de um mau contato ou isolamento de fusíveis.
Se alguém tiver com o mesmo problema, é só verificar o fusível 27 (15A) da caixa de fusíveis da cabine. Vou este que resolveu.
NGDaniel
05/12/2010, 11:50
Problema do 4x4 low na minha tambem resolvido...
Solução: RESSET NA BATERIA...
Sabe o que é "phoda" ?
Se um de nós levassemos nossa viatura para a ccs, com esse "problema" eles iam condenar tudo o que é coisa, por má-fé, e vc sairia de lá com umas lascas a menos no bolso..
PS. Nem me aventurei a olhar o sensor da embreagem, depois que falaram que é normal ele estar solto no cabo.. depois de um orçamento de um novo (R$180,00), achei que em time que se está ganhando nao se deve mexer :mrgreen: hehe
abs,
Imperador!
05/12/2010, 19:10
Problema do 4x4 low na minha tambem resolvido...
Solução: RESSET NA BATERIA...
Sabe o que é "phoda" ?
Se um de nós levassemos nossa viatura para a ccs, com esse "problema" eles iam condenar tudo o que é coisa, por má-fé, e vc sairia de lá com umas lascas a menos no bolso..
PS. Nem me aventurei a olhar o sensor da embreagem, depois que falaram que é normal ele estar solto no cabo.. depois de um orçamento de um novo (R$180,00), achei que em time que se está ganhando nao se deve mexer :mrgreen: hehe
abs,
No fim, o efeito deve ser o mesmo. Desligar a bateria e desligar o fusível.
Problema resolvido de qualquer forma!
rogeriomasih
05/12/2010, 22:04
No fim, o efeito deve ser o mesmo. Desligar a bateria e desligar o fusível.
Problema resolvido de qualquer forma!
é bom ficar testando com uma certa frequencia se deu certo mesmo. Não deixe para ´testar´ somente na hora que estiver precisando, pois já vi relatos de que o reset dá certo na horas, mas em alguns casos o problema volta a aparecer.
Pequeno jr
05/12/2010, 23:00
Na verdade, vou falar outra coisa.
Tração no mínimo se liga 1 vez por mês. tanto Low como HI.
Eu ligo a minha toda santa semana .. as duas .. e no asfalto mesmo .. para ver se está tudo perfeito. Normalmente ou de manhã cedo na hora que estou saindo de casa ou quando estou saindo do trabalho.
Qto mais se usa menos se dar problema
Alias ... sábado num evento que teve aqui no DF .. quem deu dor de cabeça foi a Pajero Sport de um amigo que ao ligar a tração para passar num king ela não ligou. Resultado .. solenoide com defeito. Tdo porque ele tbm não liga a tração.
Imperador!
06/12/2010, 09:25
Na verdade, vou falar outra coisa.
Tração no mínimo se liga 1 vez por mês. tanto Low como HI.
Eu ligo a minha toda santa semana .. as duas .. e no asfalto mesmo .. para ver se está tudo perfeito. Normalmente ou de manhã cedo na hora que estou saindo de casa ou quando estou saindo do trabalho.
Qto mais se usa menos se dar problema
Alias ... sábado num evento que teve aqui no DF .. quem deu dor de cabeça foi a Pajero Sport de um amigo que ao ligar a tração para passar num king ela não ligou. Resultado .. solenoide com defeito. Tdo porque ele tbm não liga a tração.
Tô ligado, Pequeno.
Eu quase sempre faço um uso moderado do 4x4 Hi. O 4x4 Low é que eu usava menos. Vou fazer como você: usar pelo menos uma vez por semana. Valeu pela dica!
A minha tambem esta apresentando problemas no 4x4 low, e da esses trancos qdo solto o acelerador e aperto denovo (alta velo)...
ja tentei tirar os fusiveis e dei o reset na bateria de 24h, meu 4x4 low voltou a funcionar apenas por uns 2 dias e parou, se eu tirar e por o fusivel ele funciona por + 2 dias, sera q pode ser o sensor da embreagem?
Imperador!
19/12/2010, 19:10
Se ela está dando trancos... muito provável de ser o sensor de embreagem.
Verifique!
Eu não abri o sensor da embreagem ainda por que não tenho experiencia com isso e prefiro pedir para o mecanico dar uma olhada, mais hoje percebi que se tirar o fusivel ou desligar a bateria meu 4x4 low ativa ate mesmo sem pisar a embreagem, apenas com o pé no freio ele ativa, mais um motivo pro problema estar no sensor?
Imperador!
22/12/2010, 20:02
Eu não abri o sensor da embreagem ainda por que não tenho experiencia com isso e prefiro pedir para o mecanico dar uma olhada, mais hoje percebi que se tirar o fusivel ou desligar a bateria meu 4x4 low ativa ate mesmo sem pisar a embreagem, apenas com o pé no freio ele ativa, mais um motivo pro problema estar no sensor?
Acredito que sim
Há algum tempo abri o tal sensor e estava com as molas quebradas (ferrugem). Peguei uma amostra para achar igual -me disseram que em São Gonçalo-RJ existe uma fábrica de molas de todo tipo.
Ainda não troquei, mas a tração (HI e LOW) entra sem problemas, já os solavancos na aceleração/desaceleração brusca continuam (em qualquer marcha).
dá para ficar sem o sensor sem problemas, mas a 4x4 não vai engatar.
uma vez fiz uma viagem com o sensor com defeito - não era sem o sensor - e o carro não desenvolvia em altas rotações. Acho que era uma espécie de proteção ao motor sem carga. Foi somente mudar a posição do sensor - que estava sem a molas - que tudo voltou ao normal.
Em tempo: estou andando com o sensor sem molas e desligado daquele eixo da embreagem aé hoje.
A 4x4 entra normal e quando preciso da reduzida mudo a posição daquele ´cursor´ do sensor manualmente mesmo. Não tenho tido problemas.
Diogo Maia
11/06/2012, 11:57
Pessoal, minha Ranger dá trancos em baixa rotação, fica parecendo que estou barberando, mas quando aciono o 4X4 low e hi funciona normalmente, mas sempre que passa o scan aponta defeito no censor da embreagem. Alfuém ajude. Grato.
Imperador!
11/06/2012, 12:33
Troque o sensor de embreagem.
Diogo Maia
11/06/2012, 15:19
Irei fazer isso hoje. Valeu...
André...
11/06/2012, 15:27
Semana passada estava dirigindo em carreadores com muita areia fofa, com 4x4 Hi, derrepente o 4x4 começou a ligar e desligar diversas vezes....Liquei o Low andei um pouco, depois liguei o Hi voltou ao normal.
Sábado estava numa subida e chovendo, a caminhonete começou a escorregar liguei o 4x4 Hi com ela andando (normalmente só ligo parado) e a tração começou a estralar, como se tentasse ligar e não ligava. Parei, e tentei ligar denovo ai funcionou...
Ta parecendo alguma pane elétrica. Alguém ja viu isso?
abraço
Diogo Maia
11/06/2012, 16:55
Pessoal, acabei de trocar o sensor e resetar os erros da central. Funcionou de inicio, mas depois voltou os trancos. Alguém pode me ajudar?
Imperador!
11/06/2012, 18:40
Pessoal, acabei de trocar o sensor e resetar os erros da central. Funcionou de inicio, mas depois voltou os trancos. Alguém pode me ajudar?
Passou o scanner depois que voltaram os tracos?
Pensando aqui em outras suspeitas pode ser também o sensor do acelerador eletrônico ou mesmo o cardã com folgas...
Robson Vianna
22/06/2012, 09:25
Bom dia Pessoal, estou precisando de uma ajuda.
Tenho uma Ranger 3.0 4X4 ano 2007, e sempre que tiro o pé do acelerador e o aciono novamente dá um solavanco muito forte, será que este problema está relacionado com o este sensor de embreagem?
Eu a levei em um mecânico ontem, e ele me disse que pode ser um problema no volante de embreagem, mas até ele mesmo não tem certeza, ele verificou o cardã e está td ok.
Se tiverem alguma dica agradeço.
Abraços
Robson Vianna
22/06/2012, 10:23
Pessoal, acabei de verificar próximo aos pedais de freio e embregaem e só encontrei um sensor preso no pedal de freio, será que é este o sensor de embreagem?
Imperador!
22/06/2012, 10:46
Isso aí é sintoma de sensor de embreagem mesmo.
Mas observe que existe um sensor no pedal da embreagem sim!
Amigos, boa tarde
Estou ativando o tópico porque minha ranger está com o mesmo problema dos trancos.
Li todos os posts e me pareceu que o problema do sensor está relacionado aos trancos e também com o engate da 4x4.
A minha engata bem a normal e a reduzida,mas tem o problema dos trancos. Mesmo assim pode ser o sensor ?
Um detalhe, a reduzida também pode ser ligada com a re engata, não precisa ser apenas pisando no freio e embreagem como manda o manual.
Abraços
Ricieri Donatti Neto
21/03/2013, 14:46
Boa Tarde amigos. Vi que faz tempo que não comentam nesse tópico, porem vou tentar !! Tenho uma Ranger 3.0 2010 Limited 4x4 e desde que comprei sinto esses solavancos quando estou em baixa velocidade, andando na casquinha do acelerador...ai eu tenho que acelerar mais um pouco para ela parar de dar os trancos. Outra coisa, a 4x4 Low nao ta entrando e nem liga a luz no painel. Será que pode ser o sensor da empreagem??
Imperador!
21/03/2013, 15:05
Sim! E sobre os trancos, depende da velocidade em que você tá conduzindo o carro. Por exemplo, de 4º a 40km/h ela vai soquear mesmo...
Ricieri Donatti Neto
21/03/2013, 15:21
Imperador, obrigado pela informação. Sem estar usando marcha maior que a velocidade, ela da os solavancos tambem, por isso minha dúvida. Já ouvi falar que a ranger é camionete de alta, que tem que andar sempre em alta e tal. mas nao acredito que os solavancos que da, por exemplo andando em 2ª marcha a 30 por hora, nao poderia dar esses trancos e ela da.
Imperador!
21/03/2013, 18:59
É, sendo assim, tem tudo pra ser problema com o sensor de embreagem mesmo.
Troque ele e resolverá o problema da tração. E poderá resolver esses solavancos também. Se não resolver, aí dá pra pensar em outras coisas...
Jaimesales
12/01/2014, 03:23
graças ao fórum eu descobri o problema do meu carro, seguinte, deixei meu carro para instalar o som novo e o radio em um suporte superior, para minha surpresa recebi o carro ontem e vim para casa tudo normal, tinha recebido o K&N aproveitei instalei no carro, até ai ótimo, mais hj indo para a praia ele acendeu a luz da injeção, pensei que seria alguma coisa relacionado ao filtro de ar, voltei em casa e coloquei o filtro de ar original de volta, não apagou a luz, como já tava com tudo dentro do carro resolvi ir assim mesmo, quando no meio de um areial grande tive que usar a redução, quem disse que essa ligou!!!! fiquei p da vida!! a 4x4 ligou normalmente mais a Low não, ficava o tempo todo estalando rele e nada de engatar. lendo o tópico aqui eu desci na garagem e fui olhar esse sensor, para minha supresa o instalador do som deixou um plug solto da embreagem, no meu caso são apenas 2 fios e um deles estava solto. coloquei no lugar, liguei o carro, não acendeu a luz da injeção e tbm a 4x4 low entrou que é uma beleza!!!!! show, amanha volto para a praia mais tranquilo! valeu 4x4 brasil
Poderia explicar onde encontar esse tal sensor?
Aqui vai a referência do sensor de embreagem. (não consegui enviar a foto)
SW-6330
6L5Z-11A152-AA
Vou falar brevemente do acontecido comigo. Nunca fiz grandes aventuras com minha Ranger 3.0, e logo apos tira-la da oficina tentei ligar o 4x4, vi que não engatava o 4x4LO. Outra coisa que odiava no carro era o fato de estar de 3a ou 4a marcha acelerando, tirar o pe do acelerador e voltar a acelerar, parecia que o carro ia se desmontar, uma verdadeira "chicotada" no diferencial e dava a impressao de ter uma folga enorme. Levei a duas oficinas e o orçamento para ajeitar esses dois problemas era altissimo, um dos mecanicos ate me aconselhou a nao mexer e vender o carro. Vi aqui no forum sobre os relatos deste bendito sensor, fui checar na minha e para minha surpresa estava todo quebrado por dentro. Comprei um novo e instalei, OUTRO CARRO!!!!! A sensaçao é que troquei o diferencial inteiro e cruzetas. E de quebra voltou a funcionar o 4x4LO. Resumindo o carro está perfeito ja faz mais de 8 meses.
Abraço a todos.
Janderson N
11/09/2015, 12:52
Gostaria de saber se a ranger 2000, 2001,4x2, tem sensor de embreagem, e no que faz falta? Obrigado
Mr Paulo
18/03/2016, 13:21
Boa tarde Senhores, o Tópico está para ha um bom tempo, mas me parece que os que estão aqui vão poder me ajudar.
Tenho uma Ranger 4x4 99 2.5 maxion, de uns dias pra cá ela ta tendo muitos problemas para ligar, piso na embragem fundo, rodo a chave e nda, apenas ligas as luzes e faz aquele estralinho. Quando eu fico alguns segundo pisado na embreagem e rodando a chave ela pega, meio falhando mas pega, tive a impressão de ser esse sensor, olhei lá e ele parece estar solto naquele eixo, não esta firme e tem apenas dois fios chegando nele, será mesmo que to olhando no sensor certo ?
Se puderem me ajudar, obg !
Senhores. Substitui o Sensor de minha Ranger 3.0 e os solavancos acabaram. Observamos que o Sensor estava com mola quebrada. Problema solucionado 02/04/16
Sr. Paulo, A minha é 3.0 / 2006 e o sensor possui 06 Fios Código do Sensor: Ford 1C3Z11A152AA
FELIPE CASOLA
22/08/2016, 07:54
Bom dia , verifiquei meu sensor e estava totalmente sujo , porem estou com duvida da sua fixação agora , pois o meu está solto , alguem pode me mandar um foto de como ele é fixo no suporte e de como fica o eixo central dentro do sensor? obrigado.
Cowboypnt
27/08/2016, 14:07
Bom dia , verifiquei meu sensor e estava totalmente sujo , porem estou com duvida da sua fixação agora , pois o meu está solto , alguem pode me mandar um foto de como ele é fixo no suporte e de como fica o eixo central dentro do sensor? obrigado.
Boa tarde Felipe! Dê uma olhadinha na foto que o Imperador postou lá na página 5.
Tião Luciano
29/11/2016, 13:54
Boa Tarde Amigos
Minha Ranger 3.0 - 2006 também está apresentando problemas de trancos/solavancos quando aumento ou diminuo a aceleração notadamente na 4a. marcha. Com base nos comentários vistos aqui no Forum, acredito que o problema seja com o Sensor da embreagem. Observei que o sensor instalado no meu carro é muito parecido com os da foto aqui publicada. Entretanto o Cod. do meu sensor é : 1C3T7C534AA,(consta a marca da Ford), portanto diferente do código indicado pelo Imperador e outros companheiro que é 1C3Z11A152AA. Como tenho receio de tirar o meu e não conseguir recolocá-lo, gostaria de que, por favor, me ajudem a esclarecer a questão do código correto
Imperador!
29/11/2016, 20:17
Caro Tião, o que ocorre é que a Ford tem várias versões de uma peça (chamadas de revisões) e este pode ser seu caso.
Infelizmente não posso lhe dar certeza, porque realmente pode ser uma peça diferente.
Por exemplo, na Peugeot existem alguns componentes que precisam ser pedidos diretamente da fábrica, pois só funcionam com o código correto.
PS: não só a Ford faz isso, mas todas as montadoras. Acho, porém, improvável de serem componentes diferentes.
Tião Luciano
19/12/2016, 15:54
Caro Tião, o que ocorre é que a Ford tem várias versões de uma peça (chamadas de revisões) e este pode ser seu caso.
Infelizmente não posso lhe dar certeza, porque realmente pode ser uma peça diferente.
Por exemplo, na Peugeot existem alguns componentes que precisam ser pedidos diretamente da fábrica, pois só funcionam com o código correto.
PS: não só a Ford faz isso, mas todas as montadoras. Acho, porém, improvável de serem componentes diferentes.
Valeu Imperador. Ao tempo em que me desculpo pela demora em responder. agradeço pelas dicas oferecidas
Dando um UP aqui no tópico.
A minha Ranger aparentemente não tem o problema de acoplar o 4x4H nem o 4x4L, no entanto, apresenta 2 sintomas já falados pela galera. Queria saber se é esse sensor da embreagem ou pode ser algum outro problema.
* Motor fica engasgando quando o acelerador está encostado.
Exemplo: Em 5 marcha a 90km/h o motor fica dando solavancos, no entanto quando aperto um pouco mais o acelerador e dá carga na turbina, esse sintoma desaparece.
* Coice quando aperta o pedal de acelerador.
Exemplo: Em situação de estrada quando se encosta ao carro da frente e vc se vê obrigado a tirar o pé do acelerador, quando o veículo saí da frente e vc volta a acelerar, mesmo que de forma suave, é como se um coice.
Dando um UP aqui no tópico.
A minha Ranger aparentemente não tem o problema de acoplar o 4x4H nem o 4x4L, no entanto, apresenta 2 sintomas já falados pela galera. Queria saber se é esse sensor da embreagem ou pode ser algum outro problema.
* Motor fica engasgando quando o acelerador está encostado.
Exemplo: Em 5 marcha a 90km/h o motor fica dando solavancos, no entanto quando aperto um pouco mais o acelerador e dá carga na turbina, esse sintoma desaparece.
* Coice quando aperta o pedal de acelerador.
Exemplo: Em situação de estrada quando se encosta ao carro da frente e vc se vê obrigado a tirar o pé do acelerador, quando o veículo saí da frente e vc volta a acelerar, mesmo que de forma suave, é como se um coice.
Pois é cara, já faz quase um ano que você postou....mas enfim....Isso acontece porque provavelmente o seu sensor estava (ou está ainda) com as molas quebradas e ele travou acionado, daí a central entende que você está sempre com a embreagem acionada e aí você consegue acionar a redução sem problema mas ele não funciona corretamente durante as retomadas e trocas de marcha. O comportamento do carro nem sempre vai ser o mesmo só porque o sensor está com as molas quebradas, porque vai depender de qual posição o sensor ficou parado. Ele tem cinco posições diferentes, portanto a gente deveria supor que tem 5 comportamentos diferentes, mas nunca achei em literatura nenhuma um texto dizendo oque faz cada uma das posições, daí a gente trabalha como se ele fosse ligado/desligado ( duas posições), mas na verdade pra central é bem mais complexo.
Jacsonnc
26/02/2018, 10:18
Quero aqui deixar minha satisfação na resolução do problema de solavancos que tava acontecendo na minha Ranger 3.0 Limited.
Ao ver este post, foi ver também como estava o sensor do pedal da embreagem, estava igual a esse, com uma das molas quebrada. Retirei o dito cujo e fiz a limpeza das conexões mas não encontrava a mola pra substituir.
Foi quando encontrei um senhor que trabalha com elétrica de carro e perguntei se ele tinha uma mola parecida, infelizmente não tinha. Foi ai que ele teve a ideia de usar duas molas menores em cada lado e deu certo. As molas eram de escovas de alternadores.
Mas ao colocar novamente o sensor o problema continuava, ao passar dos 2.000 rpm os solavancos continuava. Foi quando vi outro post de como fazer um reset na ECU, juntando os polos do cabo da bateria. Fiz esse procedimento, deixei os polos ligados por volta de 2 horas, liguei novamente na bateria e deixei a viatura ligada na lenta sem mexer em nada por volta de 20 minutos.
Após esses procedimentos liguei novamente e foi dar uma volta pra testar, sumiram os solavancos e a viatura tava novamente igual a um canhão.
Resumindo, apesar de ter arrumado o sensor, o código de erro continuava na ECU os solavancos também. Após reiniciar o sistema os erros sumiram e tudo voltou ao normal.
Obrigado!
Jacson
Ranger 3.0 LTD 2010
douglasrm1980
21/04/2018, 13:15
Boa Tarde
Toncom a.minha 2005 ,com estes mesmos problemas, por minha supresa estava sem o tal sensor ai o 4x4low nao engatava e o mesmo problema de solavancos ,achei alguns fios soltos 4 no caso 2 azus e 2 verdes ,
Vou comprar o sensor so gostaria q alguem mandasse uma foto de um fumcionando para eu montar no local certo e posição dos fios
Fazendo testes um azul e verde libertou o 4x4 low
Mas quero colocar o sensor para parar os salavancos
Por favor se alguem puder mandar aposição doa fios eu agradeço
Gustavo Fonseca
07/05/2019, 23:27
Galera, vcs são foda! Acabei de seguir as orientações e resolvi meu problema! Comprei o carro com o sensor fora. Estava no porta luvas. Perguntei pro ex dono e ele disse q esqueceram de colocar numa manutenção e que não tem importância, pois serviria apenas pra impedir a partida sem estar pisando na embreagem. Ledo engano. Depois que instalei, o carro mudou o comportamento. Muito mais suave qnd faço retomada. Meu carro continua dando partida sem embreagem acionada, mas pelo q li nesse tópico, as ranger 3.0 já não tem mais esse dispositivo. Então, parece estar tudo certo. A única coisa que estranhei foi o pedal da embreagem um pouco mole. Não sei se foi porque tentei puxar a haste pra colocar o interuptor sem desmontar ou se é algo que só reparei agora. Se alguém souber de uma solução avise! Abraço!
Tiago Rodrigo Parcianello
29/05/2019, 15:35
Pessoal, quero também agradecer a todos do fórum. Abri o sensor da embreagem, as molas estavam em pedaços, segui as recomendações do colegas, limpei, troquei as molas e instalei! É inacreditável, acabaram os trancos na 4 e 5 marcha. Ficou muito melhor de dirigir! Obrigado
jrsshark
13/11/2019, 01:06
Pessoal. 11 anos depois da criação desse forum, ainda resolve problema. Eu já desmontei e revisei o motor de tração três vezes achando que era ele o problema (as vezes entrava e as vezes não entrava o 4x4LOW, mas começou mesmo foi por duas vezes entrou a 4x4low e não voltava). Sorte que encontrei uma caminhonete igualzinha para fazer o teste do motor e vi que o meu estava funcionando perfeito. Após ler os comentários aqui, fui lá olha o sensor de embreagem, não tem nada quebrado, mas estava quase desmontando, mal encaixado, deve ser o pessoal da oficina que fez merda, quando foi trocar as BUCHAS do pedal (que acabei fazendo inteiriça de TECNIL). Mas enfim... Já retirei o sensor, vou fazer uma limpeza e instalar de novo. Creio eu que seja esse o problema mesmo.. valeu galera.
Shark
Ranger XLT 2012 4x4
jrsshark
13/11/2019, 01:11
569687569688569689
Coophamat
13/11/2019, 20:08
569687569688569689
Ele tem a posição certa de encaixar, ele trava no cilindro do pedal. Mas se eu fosse você não limparia ele não, só montaria ele no lugar da forma correta. O meu da primeira vez que mexeu na embreagem, o mecânico não montou corretamente, foram três voltas a oficina, até que eu resolvi mexer e consegui instalar ele corretamente, eu limpei aquela graxa e remontei com óleo Singer, tudo certinho, porém desde então ela ficou dando uns trancos quando acelera ou tira o pé do acelerador.
jrsshark
12/12/2019, 09:14
Limpei e coloquei um pouquinho de graxa.. Já tem quase um mês, sem problemas.. ficou bom e resolvido. Quanto ao óleo singer, "acho" que ele é muito fino e deve escorrer igual água, perdendo com tempo da lubrificação.
Enfim...
Resolvido. 4x4 low engatando certinho.
marcelojsfelix
19/06/2020, 10:50
Pessoal, tive o problema com o tal sensor e consequentemente o não acionamento do 4x4 LOW, efetuei o procedimento aqui de retirada e limpeza, as molas estavam esfareladas mesmo.
Não achei em casa de peças pra vender, mas por insistencia, fui na Leroy Merlin na sessão de ferragens pra ver se achava algo que contivesse uma mola similar que eu pudesse retirar e colocar no sensor, pois acabei achando.
Comprei um "reparo c/mola para Porta tipo Camarão" REF. 78990499 MARCA BETTER'S, ele tem 2 molas na mesma peça, custou R$ 11,00.
O sensor ficou operando 100% agora. Então é procurar esse reparo (dessa marca ou outra) e tirar as molas.
Espero ter ajudado.
573149573146573147573148
Wagner lima de souza
11/12/2020, 00:28
A minha ranger está dando umas cortadas e o scaner tá indicando sensor do pedalar embreagem vou trocá-lo pra ver se resolvo o problema é um ranger 3.0 2010 limited alguém já passou por isso ? Obrigado a todos
Wagner lima de souza
11/12/2020, 00:31
Outra coisa a minha ranger 3.0 limited 2010 comprei sem o controle do alarme aí essa semana comprei um controle fiz aquele processo da 8 vezes na ignição quando as travas funcionam eu aperto os dois botões travar e destravar aí as travas entram em processo como tivesse reconhecendo o controle normal ,mais quando desligo o carro que saio de dentro não funciona de jeito nenhum pelo controle alguém pode me ajudarmos favor se já passaram por isso
Coophamat
12/12/2020, 16:40
A minha ranger está dando umas cortadas e o scaner tá indicando sensor do pedalar embreagem vou trocá-lo pra ver se resolvo o problema é um ranger 3.0 2010 limited alguém já passou por isso ? Obrigado a todos
Antes de comprar outro, desmonta o seu e confere, é muito fácil de desmontar e montar e quase sempre resolve o problema, a maioria das vezes são as pequenas molas que estragam, vc encontra em loja de ferramentas e parafusos alguma parecida, pode ser também só o plugue, basta passar um limpa contato, passar uma lixa e remontar.
Pessoal, tive o problema com o tal sensor e consequentemente o não acionamento do 4x4 LOW, efetuei o procedimento aqui de retirada e limpeza, as molas estavam esfareladas mesmo.
Não achei em casa de peças pra vender, mas por insistencia, fui na Leroy Merlin na sessão de ferragens pra ver se achava algo que contivesse uma mola similar que eu pudesse retirar e colocar no sensor, pois acabei achando.
Comprei um "reparo c/mola para Porta tipo Camarão" REF. 78990499 MARCA BETTER'S, ele tem 2 molas na mesma peça, custou R$ 11,00.
O sensor ficou operando 100% agora. Então é procurar esse reparo (dessa marca ou outra) e tirar as molas.
Espero ter ajudado.
573149573146573147573148
Estava a procura destas molas, valeu ajudou muito.
marcos_utfpr
25/09/2021, 19:19
Vi relatos de gente com o problema dos "2 dias", que após o reset da central dura no máximo isso... A minha TB estava assim e eram as molas/sensor. Um teste rápido é que durante estes 2 dias ela entra no low sem precisar pisar na embreagem, sinal que ele está atuado direto, porém se a central percebe que ele não desativa por 2 dias, por precaução e segurança ela desabilita o 4x4.
Abraço
Luis Farina
24/05/2022, 19:06
Tive todos os problemas possíveis com minha caminhonete por conta deste sensor, desmontei o sensor, fiz uma boa limpeza e troquei o reparo, a caminhonete virou outra! deixo em anexo o reparo que utilizei:
https://shopee.com.br/product/303319785/18603960401/ (https://shopee.com.br/product/303319785/18603960401/?fbclid=IwAR3m1-Z8Ay5ICZRQhI4Q-buS1MmD5qE_BLh4NGztwc7meEI-7H1OqXBUqls)
Vale a pena! em outros fóruns vi gente que mexeu no diferencial, bico injetor e era apenas um reparo! hehehe
DANIELVIZ
11/05/2025, 08:55
bom dia amigos! tenho uma ranger 1999/2000 4 x 4 ! descobri hoje observando no forum que minha ranger não possui o sensor de embreagem! o maior problema e que não chequei nem encontrar o conector deste sensor! alguem poderia me indormar de onde ele sai?