PDA

Ver Versão Completa : Fases Do Engesa



guilhermeabreu
08/10/2008, 00:43
Achei muito interessante , conheço bem o meu ENGESA , é um F-I , vejo aqui no fórum os relatos dos outros ENGESAS e as características de cada um , do F-II e do F-III .

Hoje fiz uma descoberta interessante , estou na reunião do JIPE CLUB e chegou o outro único ENGESA daqui de Campos-Rj .

O dele é um F-II , e ficou do lado do meu , e observando os dois , achei estranho o bocal do tanque do mesmo lado do motorista , o do F-II não é do lado contrário ?

Comecei a tirar as medidas e bateram no comprimento total que são iguais , o F-II não é 25 cm mais comprido ?

Ele tem a churrasueira do F-II .

A alavanca da T-CASE sai do lado da alavanca de marcha , a do F-II não sai atras ?

O entreixo tem as mesmas medidas , a do F-II não é 12,5 cm mais distante ?

O vidro do para brisa tem a mesma altura , a do F-II não é mais alto ?

QUE ENGESA SERIA ESTE ? UM HÍBRIDO ?

Do F-II só vi a churrasqueira com o limpador em baixo .

O vcs me dizem ?

offban
08/10/2008, 04:29
Bom, ainda não sou mto experiente em Engesas, mas sou uma pessoa q pesquisa mto e procuro me informar bastante antes de fazer qualquer negócio, compra e msm em outras esferas da vida.

Considerando ainda a minha experiência lá em Itajubá onde pude colocar lado a lado o Fase I e o Fase II, ouso dizer q esse deve ser uma adaptação e tvz o proprietário nem msm saiba.

O q sei do Fase II: tem 20 cm a mais na parte traseira aumentando quase nada no espaço de bagagem, limpadores de parabrisa em baixo, abastecimento do tanque do lado direito da viatura, o entre-eixos um pouquinho maior (não sabia q eram 12,5cm) e a caixa melhorada e a alavanca posicionada atrás da alavanca de câmbio normal.

Digo q ouso pq sei q tem gente aqui com mto mais experiência do q eu, mas acho q posso contribuir de qualquer forma.

offban
08/10/2008, 05:56
Para completar a informação, achei isso aqui no site Xtreme4x4 e parece ser uma fonte séria.

Confiram:
Sobre os Engesas e seus modelos vamos lá:
Engesa 4 Fase 1 :Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c
alcool/gasolina Cambio: Clark 240V
Engesa 4 Fase 2 :Nova versão do Engesa, fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c
alcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
Engesa Jordania :Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de
1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V
As difereças básicas do Fase 1 para o Fase 2 são:
Maior que o Fase 1 em 20cm: 10 entre eixos e 10 na traseira; Frente unica e não mais em 3
partes; Limpador do para-brisa passa a ser embaixo do para-brisa e não mais em cima; Parabrisa
maior; Adoção de piscas laterais; Farois cibiê Halogenios; Escapamento ao lado do para
choque T.E. e não mais sob a porta do motorista; Bocal do tanque no pára-choque T.D.; Portas
maiores; Relação do diferencial mais longa e reescalonamento do câmbio; Porta traseira com
abertura lateral(antes era para baixo); Suporte de estepe inegrado à tampa traseira; Tanque de
combustível com 90l (antes era 82l); Remodelameto de espaço interno(ficou bem mais
espaçoso); Painel de instrumentos com novos botôes de comando no centro do painel do tipo
"teclas"; Ventilação forçada de 2 velocidades; Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral
direita do cambio para entre os bancos dianteiros; Troca da caixa de transferencia que só é
utilizada com a tração na posição 4x4, pois na posição 4x2 a caixa do fase 1 era também
utilizada; Com essa nova caixa o "zunido" tipico do fase 1 desapareceu.
Tudo isso segundo relatos da época foram aprimoramentos do projeto Engesa 4 que sairam na
versão 2 do jipe.
O Engesa Jordania é o Fase 3, que foi fabricado sob encomenda da Jordania (por isso esse
nome), com os devidos aparatos da encomenda.

guilhermeabreu
08/10/2008, 13:57
RICK FIELDS

Sei de todos estes detalhes das diferenças , mas o que memchamou a atenção , foi que se neste caso foi feito uma adaptação , esta adaptação foi feita da forma mais difícil e cara , pq só tem diferença na churrasqueira e o capo com aquele dente característico para encaixar a churrasqueira , ou seja para ele adaptar a churrasqueira em um F-I daria muito trabalho e ficaria muito mais caro do que se ele comprasse uma carroceria do F-I nova .

Não entendi o pq deste ENGESA estar desta forma .

Pra vc ver o R-MENDES comprou um ENGESA F-I do comprimento do F-II , ou seja é um F-I com tamanho do F-II .

Este que estou falando é um F-I do tamanho do F-I com tudo do F-I e somente a churrasqueira e capo do F-II .

R-Mendes
09/10/2008, 22:34
Pois é DOC... Se por um lado fui amaldiçoado, por outro... :mrgreen:

fpc3
09/10/2008, 23:49
esses dados ae estão beleza, são assim mesmo, mas tem uns engesas lobishomem, que foram reformados na lua cheia, tem engesa até que foi alongado no nordeste igual aquelas toyotas.tem uns que colocaram farol quadrado, retorvisor no capô, enfim:" gosto é igual braço, tem gente que não tem!"

fpc3
09/10/2008, 23:55
mais gosto duvidoso ae.

fpc3
10/10/2008, 07:59
o engesa do R-Mendes era do Marco Tulio lana de bh, ja vi ele de perto aqui nos encontros do engesa clube e comparei com o fase II que estava ao lado, realmente alguem mexeu nele e nao sei o que foi feito, pois as medidas são diferentes sim.Mas acho que ficou muito bom e bonito, um carrão, não é atoa que é capa da Planeta off road.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46915

guilhermeabreu
10/10/2008, 09:54
O que me intriga é que este do meu amigo aqui é um F-I com churrasqueira e capo recortado por causa da churrasqueira , fazer adaptações de acordo com cada gosto é uma coisa , mas este , não parece ser adaptado .

Acho que é um lobisomem mesmo .

Eduardo Velo
10/10/2008, 11:28
Estou mandando as medidas do meu que é original fase 3 ...
Medidas - entre eixos = 2460 mm ; do centro da roda tras. ao parahoque tras. = 870 mm ; de parachoque a parahoque = 3910 mm ; contando com estepe (220 mm) + guincho ( 130 mm ) = 4360 mm
Quem tiver fase 1 e fase 2 e puder mandar as medidas , seria bom a gente ter um comparativo ...

Na foto a medida da tras. está errada ... só depois que vi - é 870 e não 970 ...

Ralado/SP
10/10/2008, 13:20
Só pra colaborar um pouquinho... essa pick-up branca que aparece na postagem 6, é original engesa, trata-se da pick-up engesa, um modelo Fase 4 que se não me engano existem apenas 2 ou 3 originais, pois o projeto fo banido com a falencia. Essa, em questão, se não me engano é de um japonês, muito gente fina. Uma vez tentei comprar ela, mais o dinheiro não deu.

Abraçones

Ralado

fpc3
10/10/2008, 18:51
aqui uma envesa, ja com a laterla traseira em chapa lisa.Acho que comeram mosca em por uma caixa de roda tão grande tendo uma carroceria tão alta, comeu muito o espaço traseiro.Mas isso da pra mexer.O dono estava pedindo 50 mil nessa ae.

fpc3
10/10/2008, 18:55
a foto da traseira dela com caixas altas de roda

Cilon Carlos Heck
12/10/2008, 00:43
Não gosto muito do envesa, mas esse daí não é que tem a caixa de roda alta, ela foi transformada em porta trecos. Eles montaram 2 ou 3 assim, que os proprietários queriam exclusivamente para transportar seus quadriciclos, daí o tamanho diferente da caixa, foram feitos sob medida.
[]'s