PDA

Ver Versão Completa : Rodas Livres???



gvirtuoso
07/10/2008, 18:56
Boa Noite,

Li alguma coisa sobre Rodas Livres Manuais, coisa e tal, mas queria saber. Por que alguem compra uma Sportage no caso, e poe essa tal de roda livre manual. O carro não tem esse controle já? ou ele sempre anda com as rodas como posso dizer... engatadas no diferencial ... desgastando a peca precocemente???

É p/ isso q serve? ... tipo.. pq eu já vi muita gente .. "se gabando" . minha viatura tem Rodas Livres AVM ... deduzo q seja a marca.....

Abraco a todos que poderem me esclarecer melhor sobre Rodas Livres... e a importancia delas..

Nava
08/10/2008, 23:32
Parece que anda de 4x2....

Para resumir um pouco a estorinha do mundo 4x4: Vc pode ter basicamente 3 tipos de acoplamento no eixo dianteiro, livre manual, auto ou permanente. As manuais sao mais fortes pois tem menos componentes e este por sua vez mais fortes. As auto sao praticas, vc engata dentro qdo precisar e boa, nao precisa parar engatar e desengatar (qdo chove isso é ruim ou ta no meio da subida). As permanente nao é roda livre, pois nao tem a função de desacoplar a ponta de eixo do diferencial e assim economizar combustivel.

gvirtuoso
08/10/2008, 23:53
Obrigado Nava, foi bem interessante sua resposta..

Obrigado cara.

mbm4x4
09/10/2008, 22:13
Dá uma olhada nos tipos de roda livres existentes nas Sportages:
foto 1: as manuais
foto 2: as mecanicas automaticas(original)
foto 3: as automaticas à vácuo(original)
[]s

Marlo
07/01/2009, 16:16
Por que alguem compra uma Sportage no caso, e poe essa tal de roda livre manual. O carro não tem esse controle já? ou ele sempre anda com as rodas como posso dizer...

A Sportage tem tração traseira com a opção de engatar o 4x4 "normal"e o 4x4 "reduzido" Nesta hora que entra em ação as rodas livres

É p/ isso q serve? ... tipo.. pq eu já vi muita gente .. "se gabando" . minha viatura tem Rodas Livres AVM ...

Complementando. As rodas livres originais da Sportage são consideradas por muitos frágeis, quebando na hora que mais se precisa. Já aconteceu comigo numa duna em Barra Velha SC. Quando são trocadas, tem-se de opção as originais KIA que são automáticas, e outras marcas Manuais ou Automáticas. Das disponíveis no Brasil a AVM são as mais confiáveis. Em confiabilidade AVM manual, depois AVM automática. Tem diferenças no preço com as automáticas bem mais caras que as manuais. Existem outras marcas importadas com WARM também. Isso?:concordo:

Marlo
07/01/2009, 16:20
:roll: O meu avatar é justamente de minha roda livre que tive de trocar.