Conectar

Ver Versão Completa : Troca de óleo aos 5000 km. e necesssária?

Pato jipeiro
07/10/2008, 09:12
A troca de óleo aos 5000 km. da Tracker é necessaria, para quem faz trilhas leves, estradas, e um pouco de trânsito em SP (eu geralmente vou trabalhar a pé:lol: ). A concesionária fala que sim, o manual pelo que eu entendi, fala que e de 10 k em 10 k, e oleo em si não está sujo.

O que voces acham?

Ernesto

Pedrinha
07/10/2008, 09:24
A troca de óleo aos 5000 km. da Tracker é necessaria, para quem faz trilhas leves, estradas, e um pouco de trânsito em SP (eu geralmente vou trabalhar a pé:lol: ). A concesionária fala que sim, o manual pelo que eu entendi, fala que e de 10 k em 10 k, e oleo em si não está sujo.

O que voces acham?

Ernesto
Olá Ernesto,

É necessário sim! Principalmente para este tipo de uso que vc faz. Este tipo de uso é considerado "uso severo do equipamento" No manual do meu antigo GV, deixava "bem claro" o que é considerado "uso severo". No manual do GV, tb falava que as trocas de óleo e filtros deveriam ser feitos, preferencialmente, a cada 5 mil km.

[]s. :concordo:

Andre Sousa
07/10/2008, 18:02
Se pretende ficar com o carro só uns 3 ou 4 anos não há necessidade. Você não precisaria se poreocupar com a longevidade do motor que rodará uns 70 ou 80 mil km nesse período e trocar o óleo só a cada 10 mil.

Se pretende manter esse carro por mais de 10 anos e rodar com ele uns 160 mil, recomendo cuidar muito bem dele desde já. Carro pra isso o Tracker é. Basta ver os Vitarinhas ano 94, 95 com quase 2000 mil rodando alegres pela cidade.

Pra isso é necessário minimizar o desgaste do motor trocando o óleo e o filtro a cada 5 mil e fazendo todas as revisões do manual. Uma troca de óleo custa uns R$ 105,00. É pouco pra manutenção de uma patrimônio de R$ 60 mil.

Óleo BR Tecno = R$ 18,00 o litro (5 litros = R$ 90,00)
Filtro Fram = R$ 15,00
Total = R$ 105,00

VOVÔ DO TROLLER
07/10/2008, 18:28

O que voces acham?

Ernesto
Eu troco o óleo e o filtro de óleo do Tracker à cada 4.000 km, independentemente do tipo de uso. Como eu não sei por quanto tempo eu vou ficar com o carro, o melhor é prevenir. Além de tudo é uma economia besta.

leo cabral
07/10/2008, 19:12
Eu troco o óleo e o filtro de óleo do Tracker à cada 4.000 km, independentemente do tipo de uso. Como eu não sei por quanto tempo eu vou ficar com o carro, o melhor é prevenir. Além de tudo é uma economia besta.

exatamente 2X!!!

Marco-Maga
07/10/2008, 20:30

Concordo em numero, genero e grau, troco do meu com no max 4000,
Aqui em São Paulo a troca sai por 90k com oleo e filtro.

Abraços!!

rafaelfernandez
07/10/2008, 21:15
Só pense no quanto gastaras caso tenha algum problema no motor devido a lubrificação insuficiente. Troque oleo e filtro a cada 5k e evite maiores prejuizos. Como ja foi dito acima: Economia com oleo e filtro É BESTEIRA!!! :concordo:

[]´s
Rafael

Poc
08/10/2008, 09:17
Óleo é a manutenção mais barata que vc pode fazer, se vc roda pouco, vai fazer 2 ou 3 por ano, na minha opinião, oleo mineral, 5000 em 5000 Km.

Pato jipeiro
08/10/2008, 09:28
Pessoal, obriago pelas dicas!

cpc
31/03/2009, 14:06
Amigão, depois de 1 ano vi este tópico mas vou responder assim mesmo.
Troque SIM, o óleo do motor a cada 5000Km, independente de quanto tempo vai ficar com o carro..3 anos ou 3 meses. Pense também no pobre coitado que vai te comprar o carro depois, muitas vezes com sacrificio e financiado.Imagine se o dono anterior do teu carro trocasse o óleo a cada 15.000Km...e usando um óleo pra 5000Km, o que diria você???
Cá entre nós, pessoas que pensam diferente e gostam de "passar pra frente" um carro problemático, deveriam também sentir na pele o quanto isso é bom, quando se é o comprador de uma bucha...e sem conhecer nada.
Abraços..

fhilipe
01/04/2009, 21:11
só pra deixar relato pro pessoal que vai ler ou procurar informação por agora, no manual diz sim uso normal a cada 10mil km, porem a gasolina daqui nao permite isso + gasolina adulterada, pra ter vida longa é pra trocar a cada 5mil sim, comprei o meu a um mes e meio fui na onda de seguir manual acabei trocando só com 7mil agora esta com 7300 e trocarei sempre a cada 4500km +-, a e não economizar no filtro nao, na suzucar achei por 19 reais...

abraço.

gtavalanche
02/04/2009, 09:02
Aproveitando o bonde, qual a especificação que vcs usam???

5w30?
15w40?
20w50???

Nas 2 trocas que fiz coloquei AC Delco 5w30 e filtro original suzuki(R$75,00).

Como faço pequenos percursos sem aquecer adequadamente o motor, um óleo mais fino me ajuda....

fhilipe
03/04/2009, 19:48
estou usando o 5w30 que alias é que vem no carro zero km, por ser mais fino, ouvi dizer que alem de dar partida mais facil, economiza gasosa dizendo a GM,
foda é o preço

mais o pessoal parece que usa muito o 20w50 mineral + filtro novo

Marco-Maga
04/04/2009, 02:34
estou usando o 5w30 que alias é que vem no carro zero km, por ser mais fino, ouvi dizer que alem de dar partida mais facil, economiza gasosa dizendo a GM,
foda é o preço

mais o pessoal parece que usa muito o 20w50 mineral + filtro novo

Pois é troco a cada 5000 oleo e filtro de oleo, 90,00 cada troca oleo 20w50 mineral e filtro tec fil

Abs.

Jalisson
06/04/2009, 01:45
Eu tb!

20w 50 com filtro tec fil a cada 5000km.

Foi o que me recomendaram tb.

hrodrigues
06/04/2009, 06:50
Aproveitando o bonde, qual a especificação que vcs usam???

5w30?
15w40?
20w50???

Nas 2 trocas que fiz coloquei AC Delco 5w30 e filtro original suzuki(R$75,00).

Como faço pequenos percursos sem aquecer adequadamente o motor, um óleo mais fino me ajuda....

Olá GT

Castrol Magnatec 10-40 +- 25,00
Mann W7 MULTI 3/4S +- 10,oo AutoZ

Abs

Helio

gtavalanche
07/04/2009, 12:24
Acho que o óleo mais fino ajuda mesmo na economia de gasolina

Consegui fazer 700Kms com o último abastecimento, andando bem devagar e só dentro da cidade...

Jalisson
08/04/2009, 00:28
Pra mim que sou novato, é uma boa notícia.

Vou testar trocar o famoso 20w50 por um óleo mais fino melhor.

Valeu!

Pedrinha
08/04/2009, 08:17
Pra mim que sou novato, é uma boa notícia.

Vou testar trocar o famoso 20w50 por um óleo mais fino melhor.

Valeu!

Caro Jalisson,

Jamais faça isso! Quanto mais rodado um carro for, mais viscoso deve ser o óleo. Existem óleos específicos para carros com mais de 100 mil rodados. Se vc fizer esta substituição, seu samuca poderá começar a fazer alguns barulhos no motor e até começar a queimar óleo. O problema é que na utilização de óleos mais finos em carros muito rodados, ele pode mostrar ranhuras e desgastes do uso normal, pelos muitos km já rodados. A excessão fica por conta de quem SEMPRE usou óleos mais finos desde que comprou o carro. Converse com seu mecânico antes de substituir qq lubrificante.

Felipe Nogueira Torrano
09/04/2009, 11:23
Caro Jalisson,

Jamais faça isso! Quanto mais rodado um carro for, mais viscoso deve ser o óleo. Existem óleos específicos para carros com mais de 100 mil rodados. Se vc fizer esta substituição, seu samuca poderá começar a fazer alguns barulhos no motor e até começar a queimar óleo. O problema é que na utilização de óleos mais finos em carros muito rodados, ele pode mostrar ranhuras e desgastes do uso normal, pelos muitos km já rodados. A excessão fica por conta de quem SEMPRE usou óleos mais finos desde que comprou o carro. Converse com seu mecânico antes de substituir qq lubrificante.

Opa!
Essa é nova para mim!
Vc poderia explicar melhos Pedrinha?? Sempre pensei que o óleo mais fino é melhor para proteger o motor logo ao dar a partida!!

[]'s a todos

Pedrinha
09/04/2009, 11:49
Opa!
Essa é nova para mim!
Vc poderia explicar melhos Pedrinha?? Sempre pensei que o óleo mais fino é melhor para proteger o motor logo ao dar a partida!!

[]'s a todos

Caro Felipe,

Isto só funciona em motores novos, onde ainda não existe desgaste. Motores multi-válvulas (16 V em diante), geralmente vem de fábrica com um óleo mais fino, para evitarem um barulho "áspero" qd se dá a partida após um longo período sem uso. Quem usa o carro no dia a dia não tem esse problema, pois os óleos atuais possuem aditivos que fixam o óleo nas partes altas do motor por mais tempo (exemplo: Tuchos e Válvulas). Em motores muito rodados, há o desgaste natural das peças móveis. Daí, surgem as folgas. Por este motivo, os principais fabricantes de óleos oferecem ao mercado produtos diferenciados, com textura mais viscosa. Existem até produtos específicos para carros com mais de 100 mil km rodados. Algumas "ranhuras" de um motor "bem rodado" são escondidas e/ou minimizadas por um óleo mais grosso. Para quem possui carro com motor muito rodado, se de uma hora para outra passa a usar óleo fino, é quase certo que o som produzido pelo motor passe a ficar mais "áspero". O óleo mais fino não esconde as folgas. Lojistas que vendem carros usados, SEMPRE colocam um óleo mais viscoso para venderem carros muito rodados.
Well, é isso. Mas, se vc ainda tiver dúvida, converse com um mecânico.

Felipe Nogueira Torrano
09/04/2009, 12:24
Valeu Pedrinha!!!

[]'s

GSC
20/08/2011, 08:21
Estou avaliando colocar na minha Tracker uma das duas opções de óleo : Lubrax SJ SAE 20W50 ou Lubrax 4T SL 20W50, de moto. O site da BR diz que pode usar o de moto e tenho achado que talvez valha a pena por ser a especificação SAE de fábrica e também ser de geração superior, a SL. Alguém já soube deste uso em Tracker ? Abraço !

JOFRAN
20/08/2011, 08:48
Amigos,
Troco a cada 5milkms.Uso o MOBIL 10/40 SEMI SINTÉTICO.Uso na FORESTER e usava na TRACKER, que foi vendida com 55milkms zerada.Motor um relógio.

Normio
20/08/2011, 12:17
É sempre bom trocar a cada 5000 km mesmo. Meu mecanico de confiança afirmou isso e tive uma experiencia desastrosa.
Tenho um Golf 2.0 e era pra trocar o óleo a cada 5000km. Acabamos esquecendo e teve que fazer retífica por causa disso, não me lembro de quantos kms que eu acabei passando. Lembrando que se tivesse trocado óleo + filtro , ia gastar cerca de 150 a 200 reais, mas por ter esquecido disso, gastei quase R$5000,00 reais. Agora estou sempre atento a kilometragem e talz.

mauricioalan32
20/08/2011, 20:25
AmiGO... pelo Amor de Deus HóMee... ter que fazer retífica por causa disso é burrice... o óleo se confere periodicamente, "ainda mais em jipes" e é óbvio que se troca a cada 5.000km, até antes, isso até no manual fala meu, vamos pensar bem antes de abrir tópicos a toaaa....

abraços e desculpe se fui muito groSSo tChee!!

wchaves
20/08/2011, 20:53
Esticar a troca do óleo para além de 5000 mil km, grande econômia. Economiza-se em "óio" e gasta no "motô", ainda mais em um motor como o J20A da Suzuki que exige tão pouco em manutenção. Lembrando ainda que neste motor o óleo tem uma função a mais, lubificar e aciomar o tensor da corrente do comando. Tenho usado o óleo Elaion 15W40.

Fernando Massad
20/08/2011, 21:51
Lembrando ainda que neste motor o óleo tem uma função a mais, lubificar e aciomar o tensor da corrente do comando. Tenho usado o óleo Elaion 15W40.

Não só o trensor, mas a própria corrente é lubrificada com o óleo do motor!!!

Octavio
07/02/2012, 17:58
Pessoal, dando uma ressuscitada no tópico, comprei recentemente uma tracker 2009 e vi que no manual existe uma recomendação sobre usar o óleo 20W50 SL nos locais com temperatura superior a - 10º C ( está na seção 13 - pág 3 - Serviços e Manutenção) .
Sei que o óleo que vem de fábrica é o 5W30, mas será que esse é o mais indicado para nosso clima, face o que está escrito ( sugerido ) no manual ? Na prática, sei que o óleo 5 W 30 faz o motor girar mais livre face sua menor viscosidade, mas será que, por causa da maior temperatura, o motor não sofre a longo prazo com o uso do 5W30? Com a palavra,os mais entendidos!!!

Abs!!

wbigal
08/02/2012, 15:43
Pessoal, dando uma ressuscitada no tópico, comprei recentemente uma tracker 2009 e vi que no manual existe uma recomendação sobre usar o óleo 20W50 SL nos locais com temperatura superior a - 10º C ( está na seção 13 - pág 3 - Serviços e Manutenção) .
Sei que o óleo que vem de fábrica é o 5W30, mas será que esse é o mais indicado para nosso clima, face o que está escrito ( sugerido ) no manual ? Na prática, sei que o óleo 5 W 30 faz o motor girar mais livre face sua menor viscosidade, mas será que, por causa da maior temperatura, o motor não sofre a longo prazo com o uso do 5W30? Com a palavra,os mais entendidos!!!

Abs!!

Rolou uma discussão neste tópico exatamente sobre o que você esta perguntando. Da um olhada lá: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-70.html

Abraço.

Ivo Paris
08/02/2012, 22:43
Use o 20w50
Menos que isso é pra ambiente com baixa temperatura, segundo o manual

Octavio
09/02/2012, 11:46
Wagner / Ivo,

Obrigado, acho que isso vem corroborar com o vinha pensando, vou de 20W 50 que acho o mais indicado, inclusive vi que um outro companheiro citou que coloca Molykote nos veículos dele e essa é uma dúvida que coloquei em outro tópico , pois ouvi falar muito do MILITEC e também gostaria de saber de opiniões de quem usou.

Abs!

chansen
14/02/2012, 20:13
Galera,
Eu troco o óleo e o filtro do óleo a cada 5.000km. Tenho usado (após recomendação de quem entende de mecânica diesel) o Extra Turbo da BR. Vale a pena.
A+,
Cristiano

Anthoniusnikos
14/02/2012, 20:21
Se você pretende ficar com a viatura por longos anos(pelo menos mais de 10), ou quer ter a consciência tranquila na hora da venda, vale muito a pena. Mas, os outros óleos da Shell, Ipiranga, Texaco, e outras boas marcas também são muito bons.
Melhores ainda são os sintéticos, que você pode trocar a cada 10 mil com a mesma segurança das trocas dos minerais a cada 5 mil. Aqui fica uma questão de fazer contas.

Anthon

Fil-JM-SC
14/04/2012, 02:00
ola galera
acabei de trocar o oleo da viatura
coloquei um oleo novo da castrol 5w40, de cor verde!! rss e filtro num total de 5.6 litros(conforme manual)
tudo foi 150 reais
alguem sabe se realmente é bom??
nunca coloquei ela na trilha, agora em maio que farei uma trilha pela beira da praia de Bal. Gaivota ao Farol de Sta. Marta/SC
abraço a todos e deixo o convite!

alex-comex@hotmail.com
14/04/2012, 16:30
Irmão, é isso mesmo.
Vendi um JPX 95 agora e peguei um Jimny 2003. Passei o melhor do que quando peguei. mas passei ele com todo orguloh. Peguei o Jimny em bom estado, o dono tinha o zelo. Isso não tem preço.
Temos que pensar assim mesmo.
Abraço

Paulo King
28/04/2012, 14:59
Estou avaliando colocar na minha Tracker uma das duas opções de óleo : Lubrax SJ SAE 20W50 ou Lubrax 4T SL 20W50, de moto. O site da BR diz que pode usar o de moto e tenho achado que talvez valha a pena por ser a especificação SAE de fábrica e também ser de geração superior, a SL. Alguém já soube deste uso em Tracker ? Abraço !

Vamos lá: O óleo de carro tem aditivos anti atrito enquanto que o óleo de moto não os possui devido ao sistema de embreagem que é banhado em óleo, se tiver aditivação anti atrito os discos podem deslizar ( sim, são vários). Eu já vi inúmeros relatos de quem usa óleo de motor a diesel, especificamente o Top turbo, em motos sem problemas, mas não conheço ou aconselho o contrário. Você pode aumentar o desgaste dos componentes internos do seu motor tipo: corrente de comando, anéis de segmento, bronzinas ( mancais da árvore de manivelas (girabrequim ou virabrequim)), cames dos eixos de comando de válvula (árvore de cames).
No meu carro usei o Lubrax Tecno por muito tempo 15w40 SM sem problema trocando a cad 7500km, agora uso o topturbo 15w40 SL trocando a cada 5000km e o consumo está igual, só por precaução utilizo também 50ml de bissufeto de molibdênio a cada troca, justamente para dar mais segurança nas partidas a frio.

Espero ter ajudado, que os colegas sintam-se livres para adicionar informações ou discordar destas, dando as devidas explicações lógicas

Paulo King
28/04/2012, 15:17
Wagner / Ivo,

Obrigado, acho que isso vem corroborar com o vinha pensando, vou de 20W 50 que acho o mais indicado, inclusive vi que um outro companheiro citou que coloca Molykote nos veículos dele e essa é uma dúvida que coloquei em outro tópico , pois ouvi falar muito do MILITEC e também gostaria de saber de opiniões de quem usou.

Abs!

Uso os dois produtos, o Militec na moto ( por causa do disco de embreagem não pode usar bissufeto de molibdênio)e na arma de fogo (ele é para uso em raiamento de arma de fogo, como forma de prevenir desgaste, chumbamento do cano e pane por excesso de sujidade nos partes móveis). Molykote uso o A1 no motor e FC no diferencial e caixa de marchas e graxa molisil nos cubos dianteiros. Meu carro tá com 60000km sem problemas, só a longo prazo para saber o quanto isso me ajudou. O que posso dizer é que Bissufeto é utilizado em caixa de transferência de gerador eólico, motor de aeronave (para evitar trancar em caso de falta de óleo) e em carros preparados nos EUA, ele é preventivo e não corretivo, se seu carro baixa óleo, tem desgaste excessivo, camisa riscada, etc. o produto não resolve. Quem faz troca de óleo no tempo certo e usa o veículo em uso leve, colocar isso é excesso de zelo, mas para quem pega todo fim de semana um areal, estrada de terra com lama para levar um barco de alumínio no teto do carro para pescar que nem eu, acredito que é uma prevenção bem vinda, pois o molycote evita o trancamento do motor em caso de furo no cárter e isso é um fato, com filmagem e testemunhas confiáveis a mais de 50 anos.

Sintam-se a vontade para acrescentar, questionar ou discordar, desde que apresentem argumentos lógicos.
Sds

Anderson Machado
11/05/2012, 10:33
Pessoal,
Desculpem minha ignorancia, mas o recomendado, aqui para região Sul do país, será o 20w50?? este modelo é sintético ou semi sintético?? Tenho um Tracker 2008 e preciso trocar o óleo.

Att,
Anderson