PDA

Ver Versão Completa : Setor de Direção Hidráulica da Ranger

Edintruder
07/10/2008, 08:06
Srs, a bomba da DH da minha Ranger foi para o espaço de vez, então ontem eu comprei uma bomba nova original International por R$450,00. Porém eu notei que depois que eu troquei as ponteiras de direção, começou a vazar o fluido pelo setor, bem pelos tapa-pós.
Agora preciso de uma ajuda dos colegas para arranjar um kit de reparo do Setor da DH da Ranger, pois não adianta trocar a bomba se o fluído estiver vazando...

Consegui um kit de reparos por R$395,00!!!

Alguém sabe em que loja ou site eu consigo mais barato?

Se alguém precisar da Bomba de DH, eu posso ver com o representante, me manda o $$$ que eu compro e despacho por correio, pois essa bomba na internet não encontrei por menos de R$650,00 de marca genérica.

Edintruder
08/10/2008, 00:00
Ninguém sabe aonde eu posso encontrar um jogo de reparos do setor? Quem fabrica ou distribui?

Allan Nielsen
08/10/2008, 01:25
Edi, dá uma verificada com estes cabras dai

http://www.dhb.com.br/index.php?PHPSESSID=3c5d46c728474e9e389c44a0172418 26&PHPSESSID=3c5d46c728474e9e389c44a017241826&cod=&cod_original=&marca=3&tipo=550&menu=produtos&submenu=lista&acao=buscar&x=42&y=8

Abs

Edintruder
08/10/2008, 15:15
Valeu!
Estou aguardando a resposta deles!

Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 16:08
Edi, dá uma verificada com estes cabras dai

http://www.dhb.com.br/index.php?PHPSESSID=3c5d46c728474e9e389c44a0172418 26&PHPSESSID=3c5d46c728474e9e389c44a017241826&cod=&cod_original=&marca=3&tipo=550&menu=produtos&submenu=lista&acao=buscar&x=42&y=8

Abs

Boa!!!!!!!!!!!!

Rogerinho
08/10/2008, 19:29
Edin,

Coincidencia...a minha também foi pro espaço semana passada, consegui uma de ótimza marca por R$375,00...mas vou optar pela vendida na MWM, marca ZF por R$520,00...

Mao-de-obra me cobraram R$100,00...achei um preço bem razoavel, já que estou sem vontade nenhuma de meter a mão na massa!!!

Quanto ao kit de reparo da caixa de direção...fico aguardando os amigos, pois também me interesso por mais esta prevenção!!!

Um forte abraço.

Edintruder
09/10/2008, 00:15
os caras não vendem para o consumidor final, e no representante em Pelotas, o cara me cobrou R$395,00 justamente dessa marca...

Pelo que eu vi no kit de reparos, as peças fundamentais são dois "O"ring e dois retentores. Estou pensando que deve ser possível encontrá-los no mercado de forma avulsa por cerca de R$40,00 tudo.

Ontem eu fiz uma de caminhoneiro, completei cerca de 100ml do nível do reservatório com fluido de ffreio Dot4 para ver se reage com as borrachas do setor e o vazamento segura por enquanto.

Incrivel que na noite passada não tinha mais nenhum pingo no chão!

Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 00:27
Edi, eu tenho um estojo desse aí em baixo. Ainda não precisei de nenhum que não existice lá. Custa menos que R$50,00

http://www.brasutil.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_403_o-ring.JPG

Allan Nielsen
09/10/2008, 10:28
Rapaz, esta é a mala do senhor dos aneis :razz:

Edi,

R$395 so o kit? ou todo o serviço?.

Liguei na Gap Rio (eles são posto de serviço DHB e tambem Vargas TRW), e na loja tem um kit pra Ranger a R$ 169,90 da marca Steer Tec (não conheço). Falei com a parte de serviço, e lá fica na base de R$600 o serviço completo com o conserto da sua (não é base de troca). Dai vc ja tem ideia de custos.

Outra alternativa se não for facil de vc mesmo fazer o conserto, é fazer base de troca com TRW remanufaturado (pela propria TRW).

Boa sorte

Edintruder
10/10/2008, 01:13
Esse valor é só o kit.
Eu não pagaria mais que R$100,00 no kit!

Edintruder
10/10/2008, 23:54
Pessoal, coloquei a bomba nova e nem me lembrava como a direção da Ranger é macia!!!

Para tirar a bomba tem que tirar a hélice, tibulação de ar e defletor de plástico dos radiadores.
Precisa de uma chave allen 9mm, no meu caso, a minha de 10mm se encontrou com uma lima. Do resto é muito simples de ser feito. Demora-se mais tempo para tirar do que para montar. Ainda não vi vazamento no setor, porém comprei outro litro do Texamatic que atende a especificação Ford Mercon e GM Dexron III.
Só remaneceu uma leve folga no setor do tempo de dureza... Alguém jé regulou essa folga ou sabe como regula esse ajuste sem ter que tirar o setor do lugar?

Anthoniusnikos
11/10/2008, 08:30
Olá Edin. Ia pedir para você postar umas fotos da retirada, da DH desmontada e reparos, mas só cheguei agora e não deu tempo. Então é fácil, mesmo ? E a retirada do ar ?

AACL preocupado com os alagados e caixas de câmbio e CT, publicou logo acima: "(o resfriamento inverte a pressão e o respiro puxa água pra dentro contaminado o óleo)".

Quem sabe, se a água também poderá entrar pelos retentores dessa mesma maneira ???

Abs

Edintruder
11/10/2008, 09:56
Anthonius, com certeza a água pode entrar pelos retentores dessa maneira sim, porém é para isso que servem os respiros. Um detalhe é que eu não localizei o respiro da CT...
Estou na dúvida se é comunicante com a caixa de marchas.

Em relação ao serviço, como a minha máquina estava com as pilhas no carregador acabei não tirando fotos, mas ainda não mexi no setor, foi apenas na bomba da DH.

Inclusive abri a bomba e achei o funcionamento bem peculiar, pois a bomba trabalha com um rotor central e aletas deslizantes presas nesse mesmo rotor. Então a pressão deve ser gradativa ao rpm de trabalho. Depois tiro fotos da bomba para mostrar.

Para drenar o óleo fiz diferente, coloquei uma garrafa na mangueira mais fina do reservatório e pela mangueira mais grossa eu botei o soprador lgado no compressor de ar. Na medida que soprava ia empurrando todo o óleo. O óleo que havia sido trocado em cerca de 15000km atrás saiu bem escuro.

Para encher, coloquei o óleo no reservatório e com a boca, soprei para fazer o óleo descer pelas mangueiras e soltava a pressão para voltar o ar. Depois que chega na bomba é só encher bem o reservatório e ligar o motor que o ar sai todo.

FRanger
11/10/2008, 15:52
Edi, eu tenho um estojo desse aí em baixo. Ainda não precisei de nenhum que não existice lá. Custa menos que R$50,00

http://www.brasutil.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_403_o-ring.JPG
Olá Walter!
Como é o nome desse kit e em que tipo de loja se adquire um desses?
Abraços,
FRanger

Rogerrm
11/10/2008, 20:44
Para drenar o óleo fiz diferente, coloquei uma garrafa na mangueira mais fina do reservatório e pela mangueira mais grossa eu botei o soprador lgado no compressor de ar. Na medida que soprava ia empurrando todo o óleo. O óleo que havia sido trocado em cerca de 15000km atrás saiu bem escuro.

Para encher, coloquei o óleo no reservatório e com a boca, soprei para fazer o óleo descer pelas mangueiras e soltava a pressão para voltar o ar. Depois que chega na bomba é só encher bem o reservatório e ligar o motor que o ar sai todo.

Quando eu troquei o fluído, eu TENTEI virar 10 vezes a direção, mas como ela nao tava suspensa, na 5 vez eu desisti :oops:, botei as mangueiras enchi até o nivel max. liguei motor por uns 5seg, desliguei, e fui fazendo esse processo até o flúído não baixar mais da marca MAX.

Não melhorou nem piorou nada em maciez na direção, apesar que ela não estava dura, apenas troquei por precaução.
:concordo:

Anthoniusnikos
11/10/2008, 22:33
Edin, na Ranger, quando tudo está em ordem, é macio: embreagem, acelerador, pedal de freio, suspensão. Da última vez que sangrei o freio (já relatado), no início ficou tão bom que travava as rodas, mas depois de alguns quilometros e uso do freio, ele se auto-ajustou e está bastente macio.
Não esqueça das fotos. Ajuda e facilita muito.
Ô Roger, deveria ficar macia. A direção da Ranger, normal, a gente vira com a ponta dos dedos, mesmo parada e com pneus 33"".
Gostaria de saber do Casitta se todos esses anéis são para a Ranger, e se são a prova de combustíveis (solventes) e calor.
Abs
Anthoniusnikos

Rogerrm
12/10/2008, 10:06
Anthonius, a direção é macia

Pequeno jr
12/10/2008, 10:44
Edi,

Antes da bomba ir para o saco havia algo que menciona-se o problema nela, tipo barulho, vibração ou algo assim.

Qdo for meter a mão no motor da RAnger com certeza vou ter que passar pela Bomba de direção, pois no caso da minha faz tudo o que falei acima, mas sem nenhum vazamento.

Edintruder
12/10/2008, 22:19
Pequeno, quando ela começa a fezer barulho é sinal de desgaste. Andei com ela cerca de 40.000km andando com barulho sempre que manobrava. Com a bomba nova não faz ruído nenhum.
Porém o óleo tornou a vazar pelo setor, então durante a semana, quando tiver um folguinha eu vou retirar o setor e desmontá-lo para comprar as peças em separado.

Edintruder
14/10/2008, 14:15
Hoje de manhã eu tive um encontro com o setro de DH da Ranger! Depois de 3hs de trabalho e óleo, consegui tirar. Tirei fotos, mas depois eu posto. Para tirar o setor, precisa de uma chave 23mm de cachimbo, uma chave 13mm estriada e o resto é chave comum mesmo.
Tem que tirar os tirantes da direção, protetor de cárter, barra estabilizadora e mangueira do intercooler.
Solta a conexão da bomba da DH, a mangueira do radiador de óleo, coluna de direção, solta o setor e depois de muita manobra consegue-se remover o setor. Amanhã de manhã começo a desmontagem do setor e mais fotos.

Um detalhe, o agregado dianteiro em baixo do setor apresenta muita ferrugem. Pretendo limpar bem com a esmerilhadeira e lixa e se precisar fazer reforço vou aproveitar a ocasião. Por mais que tenha óleo com areia, a ferrugem está aparecendo mesmo!

Allan Nielsen
14/10/2008, 17:08
Edi, qual foi a bomba que vc usou e quanto valeu? como esta o estado das palhetas da que foi retirada?

abs

Anthoniusnikos
14/10/2008, 22:03
Aguardamos as fotos... E da ferrugem também.
Abs

Edintruder
15/10/2008, 13:20
A bomba custou R$450,00 original International. As palhetas da antiga parecem novas, porém o desgaste sempre aparece entre o rotor e as tampas.

Desmontei todo o setor hoje de manhã, dá um certo trabalho mas não vale os R$500,00 que o pessoal cobra!
Vou procurar as peças para comprar hoje ainda e assim que terminar eu posto todas as fotos.

Agora eu estou com um problema para tirar o flange do cardam dianteiro. Vou ter que abrir a CT para tirar esse flange!

Allan Nielsen
15/10/2008, 13:39
Agora eu estou com um problema para tirar o flange do cardam dianteiro. Vou ter que abrir a CT para tirar esse flange!

Pelo que me lembro ele tem um anel trava interno.
Mas o seu problema original não era agua na caixa de cambio? na T-case tambem? Vaza algum oleo na saida do cardan dianteiro?

Abs

Edintruder
16/10/2008, 23:46
A Ranger está marcando território aonde pára! Na verdade parece que está menstruando, pois é óleo vermelho para tudo o que é lado! Eheheh!
O setor está vazando pelos retentores da barra deslizante, bem nos retentores do cilindro de pressão, e o pior é que o retentor é em polegadas e a sabó não fabrica... Amanhã vou ver se encontro avulso em casas especializadas em DH.
A CT também começou a vazar, vou tirar os retentores de 12mm de duas molas e colocar dois retentores de 6mm. Porém descobrirei se é fácil tirar a CT debaixo da Ranger ou se é mais fácil abrir a CT no lugar. O saco é que terei que tirar até a corrente de transmissão para tirar o flange. Vou tirando fotos e avaliar o desgaste na casa dos 110.000km e depois posto aqui.

Até agora gastei R$63,00 em peças e cola para a CT e DH e só faltam 3 retentores da DH.

A minha pressa é que estou andando num Monza 93 2.0 da minha mãe e o ponteiro da gasolina baixa vertiginosamente e somado ao preço de R$2,76 o litro, cada dia que a Ranger fica parada a minha despesa no posto sobe mais!!!

Anthoniusnikos
23/10/2008, 19:31
E aí Edin, como vai a manutenção da CT ? E o desgaste dos rolamentos, correntes, engrenagens, retentores, etc. ? Se puder tire umas fotos das peças.
É mais fácil desmontar a CT em baixo da Ranger, mesmo ?
Abração
Anthoniusnikos

Edintruder
25/10/2008, 15:56
As fotos da CT está no outro tópico, porém realmente é mais fácil mexer o lugar do que o trabalho de tirar a CT. Para abria a CT só precisa tirar o cardam traseiro e o motor elétrico.
Eu ainda estou aguardando os retentores chegarem...

Edintruder
31/10/2008, 11:41
Estou tomando um verdadeiro suador com o setor da DH...
Coloquei os retentores originais, e quando fecha final de curso para a direita, o retentor oposto vira do avesso e vaza. Amanhã vou à Porto Alegre e vou comprar outro retentor de medida especial para colocar ao lado do retentor original. Acredito que se colocardois retentores deverá segurar.
O problema é que com a bomba nova, a pressão sobe bastante e os retentores trabalham quase no limite, no caso do meu, passou do limite...

Edintruder
02/11/2008, 21:12
Hoje de manhã eu finalmente consegui terminar o serviço no setor. Gastei ao todo R$155,00, e valeu cada centavo, e valeu mais ainda pelos R$330,00 poupados de um orçamento que tinha.

Bem, o serviço não é dos mais fáceis, mas também não é difícil. O meu problema foi justamente no retentor que a partir de 2002 houve uma substituição e o modelo vendido pela Ford não é o mesmo que veio no setor das Rangers até 2001.

O retentor que existe no mercado exatamente do tamanho do retentor interno é o da besta 2.2, mas como é um retentor de eixo rotativo, é muito macio para a DH e não serviu... Acabei adaptando o retentor que comprei da Ford e usei uma mola mais justa que ficou bom.

Os retentores da barra deslizam]nte são dois diferentes:
Interno: 31mm de eixo, 43,5mm externo e 7mm de altura;
Externo: 31mm de eixo, 47,5mm externo e 9mm de altura.

Os retentores atuais possume um anel externo com a medida de 43,5mm e um ressalto de 47,5mm que se encaixa para as duas posições, porém eu precisei trocar o anel de pressão por um mais justo e remover o ressalto de 47,5mm de um dos retentores para ele se encaixar no local correto que fica bem ao fundo da cama.

JEFFCATUNDA
02/11/2008, 21:37
COLEGAS PROPRIETÁRIOS DE VIATURAS EQUIPADAS COM O MOTOR NGD/INTERNATIONAL 3.0.

POR FAVOR VISITEM ESTE TÓPICO.

OBRIGADO.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=48002 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002)

TylerNTL
15/11/2008, 21:38
Edintruder,

Na minha Ragner apareceu um vazamento de óleo da DH.

Abaixo alguns detalhes:

É um vazamento pequeno, levou +- 10 dias para o nível baixar a ponto da bomba começar a fazer barulho.

Não deve ser em mangueiras pois com a pressão ele já teria aumentado.

A marca de óleo fica no lado do motorista logo onde acaba o protetor do cárter.

Alguma dica sobre a origem do vazamento?
Normalmente as oficinas consertam as peças ou partem direto substituição?
Que tipo de conserto é recomendado? A partir de qual defeito seria melhor trocar logo as peças (bomba ou setor)?

Edintruder
17/11/2008, 12:39
Tira o protetor de cárter e lava bem o motor. Bota na garagem e deixa o motor trabalhando e com a ajuda de uma lanterna tenta ver de onde vaza. Só assim mesmo para ver. Pode ser até um simples "O" ring de R$0,10.

eduardo1968
04/12/2009, 23:12
Edintruder,

Na minha Ragner apareceu um vazamento de óleo da DH.

Abaixo alguns detalhes:

É um vazamento pequeno, levou +- 10 dias para o nível baixar a ponto da bomba começar a fazer barulho.

Não deve ser em mangueiras pois com a pressão ele já teria aumentado.

A marca de óleo fica no lado do motorista logo onde acaba o protetor do cárter.

Alguma dica sobre a origem do vazamento?
Normalmente as oficinas consertam as peças ou partem direto substituição?
Que tipo de conserto é recomendado? A partir de qual defeito seria melhor trocar logo as peças (bomba ou setor)?

Hoje minha ranger vazou rapidamente todo o fluído hidráulico em 10 minutos. começou com um barulho estranho quando estava chegando em casa e vi que jorrou + na altura da BH, próximo do esticador da poli v.
Alguém já viu isso acontecer com sua ranger?
O que seria a causa, pois a BH é nova, faz 2 meses q foi trocada?

Anthoniusnikos
05/12/2009, 23:33
Ainda não tive esse desprazer. Se não estou enganado o esticador da poly-V fica bem acima da BH...!? A direção ficou dura ? É bem provável que a BH tenha ido pro saco outra vez. A BH era recondicionada ?
Abs
Anthon

eduardo1968
06/12/2009, 22:09
Anthon

Vc acertou, era mesmo a BH que foi pro saco, era nova, não recondicionada. Como estava ainda na garantia, liguei pra oficina q colocou e eles vieram aqui em casa e instalaram uma BH nova, sem custos.

O serviço foi rápido (1 hora).
A marca é DHB, espero que não aconteça novamente de vazar.

Abs

Eduardo

Anthoniusnikos
07/12/2009, 12:16
Anthon

Vc acertou, era mesmo a BH que foi pro saco, era nova, não recondicionada. Como estava ainda na garantia, liguei pra oficina q colocou e eles vieram aqui em casa e instalaram uma BH nova, sem custos.

O serviço foi rápido (1 hora).
A marca é DHB, espero que não aconteça novamente de vazar.

Abs

Eduardo

Edú, vamos torcer para que tenham feito um bom serviço; a DHB é tão boa qto. TRW e ZF.

Não sei se é o seu caso, mas procurar somente esterçar(virar o volante) com a viatura em movimento, principalmente se tiver pneus maiores e largos.

Abs
Anthon

eduardo1968
07/12/2009, 16:54
Anthon

Essa BH nova não faz barulho, a outra fazia um zunido quando era acionada, desde nova.
Eu até cuido pra não girar o volante parado, mas para a minha esposa isso não tem muito efeito. ehehehe

Abs

Eduardo

Rogerrm
07/12/2009, 19:10
A minha ta numa chiadeira desgraçada, está com 162 mil km, adianta trocar o óleo ou já ta indo pro saco essa BH?

hugocsl
07/12/2009, 19:49
A minha está com 120 mil e tb faz esse barulho, já troquei o fluido e não melhoro... Mas pelo que sei esse chiado é "comum" nas rangers argentinas.

eduardo1968
08/12/2009, 13:54
A minha está com 120 mil e tb faz esse barulho, já troquei o fluido e não melhoro... Mas pelo que sei esse chiado é "comum" nas rangers argentinas.

Na minha, digamos que o chiado é bem menor q naquela que vazou. Mas um chiado normal ela tem como qq ranger q eu conheço.

Abs

Eduardo

Nava
16/09/2010, 22:23
A minh afaz chiado somente de vez em qdo, mas qdo começa fica o dia todo...depois pára...fica uma semana...dai depois volta...

Estive pensando em trocar o fluido pois nao uso o recomendado...somente tipo A da Shell.

RGamaJr_4x4
28/10/2010, 19:56
Ontem troquei o reparo da DH em uma oficina hidráulica. Antes a direção tava muito leve, mas com vazamento.
Depois do serviço tô achando a direção meio amarrada.... é normal isso? O que pode ser isso? Precisa fazer alinhamento depois desse serviço? Pode ser esse o problema?

Se alguém puder informar, agradeço.

Abç

Edintruder
28/10/2010, 20:58
Rogério, é bom alinhar o sistema, pois com certeza mexeram nas regulagens. Em relação ao peso, deveria ficar igual como estava antes.

Imperador!
28/10/2010, 22:05
Rogério, é bom alinhar o sistema, pois com certeza mexeram nas regulagens. Em relação ao peso, deveria ficar igual como estava antes.
Mas geralmente fica um pouco mais pesado e com o tempo (uns 500km rodados) fica normal, ou estou errado?

Edintruder
28/10/2010, 22:08
Com os retentores novos, seria coerente ficar um pouco mais pesado, porém tem melhor aproveitamento da pressão do sistema, dessa forma deveria ficar mais macia também. Na minha Ranger ficou muito macia depois que troquei os retentores do setor.

eduardo1968
28/10/2010, 22:46
Mas geralmente fica um pouco mais pesado e com o tempo (uns 500km rodados) fica normal, ou estou errado?

Imperador vc está errado. Fiz esse serviço na minha ranger em dez09, a direção ficou, já no mesmo dia, mais macia do que era antes e praticamente sem chiado e não alterou até hoje.

RGamaJr_4x4
29/10/2010, 09:31
Com os retentores novos, seria coerente ficar um pouco mais pesado, porém tem melhor aproveitamento da pressão do sistema, dessa forma deveria ficar mais macia também. Na minha Ranger ficou muito macia depois que troquei os retentores do setor.

Faz todo sentido. Tentarei primeiro o alinhamento já que tá na hora de fazer o rodízio de pneus mesmo.

Interdados
01/11/2010, 19:00
Edi aconteceu comigo o mesmo com vc minha bomba DH fazia um barulho horrivel e acabei substituindo a bomba ficou bom e depois de poucos dias começou a vafaz oleo pela caixa de direção procurei o mecanico que trocou a bomba e o mesmo me indicou um especialista pois ele falou que não vale apena só trocar os retentores pois seria aconselhavel fazer o serviço completo outra coisa o oleo que usei foi o da chell e pelo que vcs do forum comentam tem que usar o oleo recomendado o que vc me orienta.

Edintruder
01/11/2010, 20:52
Qualquer marca serve, porém precisa ser o Dexron II.

Rogergodoi
29/08/2015, 12:25
Reabrindo o assunto após algum tempo, parabéns pelas dicas aos mestres foristas.

Meu caso foi o seguinte, mecânico retirou o setor de direção e encaminhou para oficina hidráulica realizar o reparo, na oficina o técnico disse que as cremalheiras estavam gastas e que talvez não vedasse mesmo após lixar e cromar. Caixa montada e vazou muito o mecânico retirou e encaminhou novamente (viatura nem saiu da oficina), pronto, montado novamente e não vazou no momento, mas, após 20 dias de uso leve, voltou a vazar e muito agora, faz poça na minha casa.

Técnico disse que só outra caixa nova; agora vem, não concordo em ter que trocar uma caixa inteira só por causa de um retentor que não veda...

Gostaria da ajuda, com opinião dos amigos e se for realmente trocar alguma indicação.

Edintruder
30/08/2015, 19:08
Roger, visses a haste da cremalheira que foi recuperada? Estava muito riscada ou não?
A pressão do fluído é bem elevada, então qualquer ranhura na superfície será o bastante para vazar.
O retentor dassa haste é bem diferente. Ele tem um desenho que se encaixa no fundo da carcaça. Se tentar colocar um retentor diferente ele não veda pois o furo de entrada do fluído no cilindro é bem no canto. Tentei vários retentores até encontrar o original na concessionária.

paulomamede
07/09/2015, 16:14
Pessoal, por favor me ajudem.
Troquei o setor de direção da minha ranger 2001 há uns 3 meses, resolveu o vazamento beleza. Semana passada, quando desmontei algumas coisas pra trocar umas peças da embreagem e câmbio, o mecanico viu que a bomba da direção está merejando oleo. Não chega a pingar. Como eu sei que se pifar de vez o custo é muito maior, quero me precaver e mandar zerar logo. Aí eu pergunto pra vocês. A minha direção só fica leve se eu pisar um pouco no acelerador. Pra esterçar por exemplo, com o giro baixo fica super pesado. Isso é normal ou pode ser por conte desse vazamentinho? O nível do oleo não está baixando ainda.

Edintruder
08/09/2015, 19:09
Paulo, essa bomba não tem conserto. Então como sabes que ela está se aposentando, vai procurando para comprar nova pois ainda tens tempo para procurar por bons preços.

Esses sinais são de desgaste.

Rogergodoi
10/09/2015, 08:11
Edin, vi sim a cremalheira, estava bastante riscada e com marcas de corrosão, na ocasião ela foi apenas polida.

Agora o setor será retirado e enviado a Goiânia para recuperação (creio que na próxima semana), não adianta trocar a cremalheira pois o pinhão está ruim também, assim me disseram...

A especializada aqui da minha cidade disse que tem que mandar para cromar, cobram R$ 400,00 pelo serviço e garantia de 6 meses.

Acredito que irei enviar, depois posto o resultado.

mauardo
29/08/2016, 14:46
Hoje de manhã eu finalmente consegui terminar o serviço no setor. Gastei ao todo R$155,00, e valeu cada centavo, e valeu mais ainda pelos R$330,00 poupados de um orçamento que tinha.

Bem, o serviço não é dos mais fáceis, mas também não é difícil. O meu problema foi justamente no retentor que a partir de 2002 houve uma substituição e o modelo vendido pela Ford não é o mesmo que veio no setor das Rangers até 2001.

O retentor que existe no mercado exatamente do tamanho do retentor interno é o da besta 2.2, mas como é um retentor de eixo rotativo, é muito macio para a DH e não serviu... Acabei adaptando o retentor que comprei da Ford e usei uma mola mais justa que ficou bom.

Os retentores da barra deslizam]nte são dois diferentes:
Interno: 31mm de eixo, 43,5mm externo e 7mm de altura;
Externo: 31mm de eixo, 47,5mm externo e 9mm de altura.

Os retentores atuais possume um anel externo com a medida de 43,5mm e um ressalto de 47,5mm que se encaixa para as duas posições, porém eu precisei trocar o anel de pressão por um mais justo e remover o ressalto de 47,5mm de um dos retentores para ele se encaixar no local correto que fica bem ao fundo da cama.

Não sei se estou no canal de comunicação certo mas estou tentando retirar a caixa de direção da minha ranger 2006 3.0 diesel, está tudo solto mas não passa pelo agregado. Tem algum macete para retirar??? tem que tirar o carter ou soltar motor para levantar e dar espaço ????