PDA

Ver Versão Completa : Quase sem controle do engesa



kaliba
31/08/2004, 13:33
Olá, pessoal sou mais ou menos novo no forum.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, pois não sou muito experiente no Engesa ainda.
Estava com Engesa que tenho há dois anos (até hoje só troquei as buchas de PU, a bateria por um Caterpillar, a tampa da carcaça do motor de arranque e o motor do limpador de parabrisa, mais nada), estava na Marginal Tiete domingo agora, a uns 80 km/h, não escutei barulho nenhum de nada quebrando , mas de repente o bicho começou a tremer todo, (imaginem voces andando num carrinho de rolemã numa rua de paralelepipedo) mas tremer pra valer que quase fiquei sem o controle da direção, naquele momento pensei que o pior ia me acontecer ali, como estava na não da esquerda parei no local reservado para aqueles caminhões da obra do rio, olhei por baixo e não vi nada de anormal, entrei e continuei, e percebi que quando estava chegando a 50/60 km /h começava aquela tremedeira perigosa, ai diminui para 40 e deu pra levar até em casa.
Lá olhei direito e vi que o amortecedor traseiro esquerdo esta todo lambusado de oleo dele mesmo, e a viatura tá lá encostada.
Pergunto : será que toda aquela tremedeira foi por causa do amortecedor que deve ter ido pro saco ?? tive um Opala Comodoro (carrão) que vendi o ano passado , só percebi que tinha um amortecedor detonado na hora de vender, mas nunca passei um aperto desses que passei com Engesa.
Será que alguém já passou por isso ? sabem o que pode ser ?

Saudações

Paulo Cesar
Engesa F2 92 Diesel

billj
31/08/2004, 13:58
Pequise no Google por "shimmy" e "death wobble".............

Abraços,

hugo.morais
31/08/2004, 14:51
Paulo Cesar,

O seu engesa está com Shimy! Que nos engesas pode ser gerado por alguns itens, mas quando acontece do modo como vc tá falando só me lembro de um motivo: Buchas da barra Panhard (perpendicular as longarinas do chassis e que liga o eixo ao chassis evitando que o eixo faça jogo).

Na minha camper tive esse problema e não era a bucha, foi o suporte da barra, que pega no chassis, que estava despregando do mesmo :shock:

Se as buchas estiverem ok, então vc deve partir para rolamentos do munhão, terminais de direção rolamentos do cubo e alinhamento e balanceamento.

[ ]s,

Luiz Claudio
31/08/2004, 15:10
Na minha camper tive esse problema e não era a bucha, foi o suporte da barra, que pega no chassis, que estava despregando do mesmo :shock:

Paulo,

Recentemente passei pelo mesmo problema e, assim como relatou o Hugo, o parafuso que liga a barra Panhard ao chassis estava solto. Foi só dar um reaperto que o shimmy sumiu...

É interessante colocar uma trava na cabeça desse parafuso (como no exemplo abaixo), pois ele tem uma forte tendência de ir soltando com o tempo.

[]'s...

kaliba
01/09/2004, 06:34
Pessoal , sou muito grato pela orientação, acho que o problema se enquadra na ultima hipótese que o Hugo disse, pois o problema do de jogo para o lado quando a bucha da barra Panhard está ruim eu já conheço como é, mais não foi o que aconteceu, como eu disse em alta velocidade treme todo "como se fosse tivesse com pnus quadrados, ou como se fosse carrinho de rolemã na rua de paralelepipedo" olhei bem detalhamente ontem a noite poroite e todas as bucha estão inteiras e não tem nada soltando, então só pode ser o rolamento de munhão, mas como não conheço bem vou levar sábado em algum lugar depois digo o que foi.

Valeu pelas dicas e orientação.

Paulo Cesar
SÃO PAULO
Engesa F2 92 DIESEL

kaliba
03/09/2004, 08:41
E ai pessoal, sou eu de novo com dúvidas ? antes de levar o engesa amanha pra oficina .


Bill : mencionou :

"Sim, essas rodas livre AVM em ferro são bem melhores do que as de alumínio. Tive no Spider 04 dessas e aguentou bem melhor, tinha explodido três dessas outras merda. As de ferro são mais fortes que meus semi-eixos, posso garantir isso.

Tive olhando nas ponta do eixo das rodas dianteiras, e via que são roda livre , la tá escrito " HEAVY DUTY AVM SPRING MANUAL" , ?, levantei o primeiro a roda dianteira esquerda, gerei e faz um cliks clekes a cada volta que a roda da.

Como você disse que já teve roda livre estourada, o que acontece quando a roda livre estoura, o carro balança, da trepidação, fica sem controle, é perigoso ficar andando com a roda livre estourada ? :?:

Paulo Cesar
Engesa Diesel F2 92
São Paulo[/img]

billj
03/09/2004, 09:17
E ai pessoal, sou eu de novo com dúvidas ? antes de levar o engesa amanha pra oficina .


Bill : mencionou :

"Sim, essas rodas livre AVM em ferro são bem melhores do que as de alumínio. Tive no Spider 04 dessas e aguentou bem melhor, tinha explodido três dessas outras merda. As de ferro são mais fortes que meus semi-eixos, posso garantir isso.

Tive olhando nas ponta do eixo das rodas dianteiras, e via que são roda livre , la tá escrito " HEAVY DUTY AVM SPRING MANUAL" , ?, levantei o primeiro a roda dianteira esquerda, gerei e faz um cliks clekes a cada volta que a roda da.

Como você disse que já teve roda livre estourada, o que acontece quando a roda livre estoura, o carro balança, da trepidação, fica sem controle, é perigoso ficar andando com a roda livre estourada ? :?:

Paulo Cesar
Engesa Diesel F2 92
São Paulo[/img]


A tua roda livre tem carcaça em formato de cone?? Ou o diâmetro externo dela é de um tamanho só. As de cone são de alumínio (merda), os de diâmetro constante são de ferro (boa)......

Quando falo em estourar uma roda livre, estou falando dela explodir, partir em vários pedaços voando para todo lado.

Estes "cliks clekes" que ouviu não posso afirmar nada do que seja. Está com um bloqueio neste eixo?? Se não, não deveria ter nenum barulho assim........

Abraços,

Eduardo Chaves
03/09/2004, 13:23
Esse barulho pode ser tb o rolamento de roda...

Se for, a roda "dança" e pode acontecer de vc perceber o carro "bobo"...

[]'s...

haundrich
04/09/2004, 14:57
Faz quanto tempo mesmo que vc trocou as buchas?

Especialmente a bucha da panhard dianteira é muito sensível para ocasionar o shimmy.
Comecei a ter um shimmy deste tipo 2 meses atrás.
Inspecionando-a, aplicando movimento lateral no carro e observando como se comporta as borrachas, estava relativamente boa.
Na dúvida troquei a bucha por outra mais firme e o problema acabou.

[ ]'s

Scacca
06/09/2004, 09:49
Xiiiiiiiiiiiiiiiii.

Shimmy é um assunto q ja foi muito discutido, vai la na parte de pesquisa que você com certeza acha algo.

Mas te adianto, vai ter q ir por eliminatória, pois são muitos causadores possíveis do problema.

[]'s

kaliba
06/09/2004, 13:32
E ai pessoal ?

Bom como disse antes, levou a maquina sábado lá no garra 4x4, lá o bicho foi examaninado mas nada que pudesse justificar a causa, então foi erguido com os tres pneu fora do chão e colocado para rodar não houve vibração nenhuma, fizemos vários testes na rua e nada de acontececer a tripidação, pegamos a via Dutra demos 90 km/h com maior medo de acontecer a vibração naquela velocidade e nada.
Voltei pra casa e ainda não satisfeito resolvi tirar a panela da roda de trás do lado do motorista que tava fazendo um barulho de metal raspando a alguns dias antes disto tudo, vi que somente uma das lonas a do lado esquerdo (lado de dentro) estava fora de centro e mais alta (voltada para cima) e a parte de cima da lona inclusive a parte do suporte da lona tava pegando na panela , fiquei até pensando se foi essa a causa da vibração, pois no dia da vibração tinha chovido, talvez a água da chuva com a lona semi presa e semi molhada com o resíduo de pó tenha ocosionado aquela violenta tripidação, e quando dos teste sabado agora que estava o tempo seco e quente só ficou fazendo balhuro de metal raspando.

Só que ressaltar que não foi Shimmy , foi uma violenta tripidação, o Shimmy eu conheci a três, e já troquei a bucha da barra.

Mas é isso ai pessoal, com as dicas a gente vai eliminado um monte de coisa até que um dia agente chega lá.

Paulo
Engesa F2 92 Diesel
São Paulo

Eduardo Velo
09/12/2004, 10:57
Engeseiros e simpatisantes , havia trocado as buchas da panhard ha pouco tempo e sem o amortecedor Heckthorn apareceu um shimmi entre 60 e 80 km/h , as uchas são da Damper , aí vc escuta
- As buchas da Damper não prestam , as do Bush são melhores ...
Bem as que estavam antes , e que duraram pouco tbm , eram Bush ... , aí achei melhor analisar o que estava acontecendo , lembrei que da última vez , como não conseguia soltar o parafuso (que tem 5 mm de cabeça pra não pegar na barra de roda a roda ), levei no meca em frente de casa e ele fez todo serviço , e , é lógico que ele só trocou peça e nem analisou porra nenhuma como qqer meca ...
Dessa vez só paguei pra ele tirar o parafuso que não consegui soltar de novo ... e trouxe o Engesa pra casa sem panhard .
Analisando o furo de fora da fixação da bucha do lado do motorista vi que o furo estava bem ovalizado , não ia adiantar colocar bucha nova que ia pro saco de novo , alarguei a furação até tirar a ovalização e usinei a cabeça do parafuso (que já teria que ser usinado mesmo) com o diam. do furo (17mm) que deixei ....
Detalhe - a outra bucha e furação estão perfeitos ...
Agora é observar o comportamento da bucha , mas acho que vai durar mais tempo que a anterior ...
Segue anexo do trampo no parafuso da bucha da panhard lado do motorista ...

[]s...

haundrich
09/12/2004, 15:05
E ahe Du Velo,, quanto tempo!

Esse ano troquei 3 vezes a bucha inferior direita de panhard dianteira.
Não sei se é normal acontecer isso somente com essa bucha.

Tah certo que andei bastante em estrada de terra, em boas velocidades e acho que isso afetou também minha caixa de DH, apresentou folga repentina.

Mas será normal isso, trocar tantas vezes somente essa bucha?

Flávio

Eduardo Velo
09/12/2004, 15:19
Flavio , não é normal ...
Como tinha trocado a bucha no começo do ano , fiquei encucado em trocar só uma e a outra estar intacta , o problema só poderia ser a folga na fixação do parafuso , onde tinha o furo ovalizado ...
foi vc mesmo que trocou , ou foi algum meca ???
faz o seguinte , pede pra alguém mexer na direção em 1/4 de volta com vigor , com se fosse tirar de algum buraco na pista , olha se a cabeça do parafuso que prende a bucha se move , não pode mexer ... , se mexer é sinal que está com o alojamento ovalizado , a melhor solução é abrir a furação até eliminar a ovalização , se for do lado do carona , prox. ao munhão , o parafuso fica com a cabeça sem usinar aí teria que fazer uma bucha de 5 mm de espessura e no diam. que vc abriu pra encaixar no parafuso , se for do outro lado é só usinar como mostrei acima ...
O pior é que essa folga dá shimmi , cria folga nos terminais , fica dando tranquinho na direção e acaba prejudicando a cx de DH , tem que fazer parte da checagem de manutenção preventiva ...


[]s...

Eduardo Chaves
09/12/2004, 16:24
No meu, troquei todas as buchas faz umas 3 semanas, usei as de borracha da zanesco ( L$170 ), antes de colocar a panhard no lugar, verifiquei folga do parafuso dentro da bucha nova, comprei parafusos novos e zerou...

[]'s...

haundrich
09/12/2004, 18:01
Vou fazer isso mesmo, Edus Velo e Chaves

Valeu pela dica.

Flávio

Eduardo Velo
10/12/2004, 14:35
No meu, troquei todas as buchas faz umas 3 semanas, usei as de borracha da zanesco ( L$170 ), antes de colocar a panhard no lugar, verifiquei folga do parafuso dentro da bucha nova, comprei parafusos novos e zerou...[]'s...

Xara , pra vc só a troca do parafuso e bucha funcionou , mas no meu caso , o meca nó cego que trocou bucha e parafuso pra mim a 6 meses , não percebeu que o alojamento tava ovalizado ... Agora troquei novamente o parafuso e a bucha , alarguei o furo e o parafuso usinado entrou bem justo , nada de folga , deve durar mais ...

[]s...

NeRo
28/12/2004, 17:42
Fala pessoar!
Deveríamos mudar o título desse tópico para Barra Panhard. :?
O Fórum tá com problema na pesquisa e tive que ler pra cacete pra chegar aqui... :D

Bão! Vamos ao que interessa.
Descobri que os olhais da minha Panhard dianteira estão com largura diferente de outros 4 do pessoal do Fórum (Jabiraca, Cocomóvel, Cavalo (do Reinaldo) e Piu-piu).
Todos os 4 estão com a largura do olhal de 40mm, o meu está com 36mm, ou seja, minha panhard está dançando entre as buchas.

Soluções?
1. Pra comprar nova: eu gostaria, todo mundo sabe que não sou muito de adaptações. Mas não tem na Rota, nem com o Zanesco. Tô caroçando...
2. O Reinaldo e o Edu Velo sugeriram utilizar anéis de aço para preencher essa folga. Alguém passou por isso ou eu sou o único engeseiro do mundo, que tem essa panhard de 36mm. :?
Abraços!

thiagoloco
28/12/2004, 21:31
Nero......................................





Boa sorte meu fio!!!!!!!!

NeRo
30/12/2004, 18:31
Bom!
O Reinaldo preencheu a folga com arruelas de aço... como o Boi comeu todo meu capim, não tenho máquina fotográfica para mostrar o que foi feito. :?
Assim que der eu posto uma foto.
Abraços!

Eduardo Chaves
26/03/2005, 16:36
PessoALL,

Infelizmente estou revivendo este triste tópico... :shock:

Como sabem, troquei os kichutes 31" por 33", claro que em menos de 1 mês os coitados dos 33" ainda não são culpados de nada, acho que foi uma triste coincidência ou sei lá, olho gordo do NeRo... hehehe...

Acontece o seguinte, começou um shimmy lascado, verifiquei e constatei as buchas da panhard estouradas, com 4 meses de uso, entrei em contato com a Zanesco que ficou de me enviar as 2 buchas na garantia, estou esperando até hj... :?

Preferi comprar as do Buschli e resolver o problema...

Já no meca novo, achei um mais experiente, e aproveitando a parada, pedi para revisar os munhões... :cry: :cry: :cry:

Bom... resumindo, foi necessário trocar os 4 rolamentos de roda, os 6 de munhão, usei as buchas da Enfer, e as buchas em PU da panhard dianteira, fora as pastilhas, revisão das pinças e troca de flexíveis do freio... Ufa... :roll:

Mas...

Parece que o problema piorou... :evil: Parece um shimmy, mas naum balança forte, ele começa a dançar na pista, e claro, se naum parar o jipe, ele vai embalando ficando quase impossível o controle, mas reforçando, antes do meca, o shimmy era mais forte, jogando pra direita e esquerda, trepidando mesmo o volante, agora parece que ele fumou um do bão, vai pra esquerda... depois prz direita... e vai ficando zonzo e embalando nesse vai e vêm...

Fui fazer o alinhamento, claro depois de tanto mexer na frente com certeza poderia ser isto, mas, lá o kra corrigiu o que precisava e não adiantou, ele identificou as buchas traseiras das longitudinais estouradas, as mesmas do jogo da Zanesco que troquei em Novembro, ou seja, vou comprar estas buchas com o Busch e ver no que dá...

Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser, por favor comente, peguei o jipe no meca hoje e levei no alinhamento hj tb, portanto ainda não tive tempo de fazer mais nada...

[]'s...

Eduardo Velo
26/03/2005, 18:38
Xara , essa passarinhada parece ser rolamentos de munhão muito justos ...
O meu fez isso , não que fosse incontrolável , mas fez assim que coloquei os 31 novos no lugar dos 33" , estava tudo bem ajustado , a explicação do cara que me vendeu os pneus é que a camada externa mais dura , dura uns 200 a 300 km e causa essa instabilidade e realmente agora não tem mais nada ...

Qto vc deixou de pressão nos munhões ???

[]s...

Eduardo Chaves
26/03/2005, 18:46
Grande Xará,

Não sei efetivamente qto o meca deixou, mas conforme a orientação do João da Rota, pedi pro meca deixar de 1 a 1,5kg em cima e embaixo...

Vc acha mesmo que pode ser somente esta regulagem ?
2a mesmo vou voltar no meca e pedir para reregular...

Ele deve regular somente o aperto da porca externa superior ou tem algo a ver com o rolamento inferior tb...

E por último, vc acha que as buchas das longitudinais traseiras, pelo fato de estarem estouradas tem cumplicidade no problema ?

Valews...

Eduardo Velo
26/03/2005, 20:36
Xara , estamos discutindo sobre isso , vc não é o único Engeseiro com esse problema ...

Tem mais colegas que mandam MP sobre isso , e o Reinaldo , da Motorlodge está nessa investigação tbm , mesmo deixando tudo justo , sempre acaba dando uma passarinhada e tem que ir matando os culpados 1 a 1 ...

Os 33" não são rés confessos , mas tiveram participação tbm , hehe ...

O que pode causar isso :

- Rolamentos dos munhões muito presos , retardando o movimento do volante , liberando um pouco depois que se vira , ou folgado demais que qdo se vira , a roda ainda não virou ...
O ajuste teria que ser entre 1,5 a 3,0 kgf , (pré carga) , anda com o carro e reajusta o rolamento inferior novamente (provavelm. tirando calços) pq os rolam. sup. não tem como fugir do assentamento , tem meca que deixa 4,0 kgf pra não ter que reajustar ...

- Folga na cx de direção , fica como Kombi véia ... , não pode deixar com muita folga , porém se enforcar a cx a DH leva , vc não percebe e baubau cx de dir. , deixando entre 1/2" e 1" é ideal .

- Folga nas buchas da panhard diant . , isso causa mais Shimmi que pasarinhada , mas se tiver com folga nas 2 buchas e nas buchas das longit. , começa a fazer a passarinhada , além do shimmi ...

- Folga na panhard tras. e nas buchas das longitudinais , causam a passarinhada qdo vc acelera e desacelera , pq o trem de tração joga de um lado pra outro ...

- Carroceria solta , causa passarinhada por deslocamento de peso ...

Outra coisa que vc deve ficar atento é qto ao ajuste dos rolamentos de roda , usando os 33" tem que verificar constant. essa folga pra não causar desgaste entre a capa int. e a manga de eixo ...

Por enqto resolvi o problema da passarinhada do meu deixando os pneus com 28 lbs e ajustando a cx de dir. (tinha 2" de folga) , mas se passar de 110 km/h fica um pouco instável , totalmente controlável , mas instável ...

Qqer coisa me manda e.mail pra gente se comunicar , estamos todos no mesmo barco , flutuando ... hehehe ...
- eduardovelo@yahoo.com.br ou eduvelo@petrobras.com.br

Se tiver mais colegas que tiveram esse problema , seria bom relatar como foi solucionado nesse tópico ...

[]s... andando no max. a 110 km/h ...

Wallace
27/03/2005, 09:35
Oi Pessoal,

As buchas que estão usando na Panhard são somente de PU?
Elas devem ter um tubo de aço no centro.
Esse PU é mole ou muito duro?
Se for mole esqueçe, pode jogar fora.
O ideal para o Engesa são buchas de Panhard de Nylon com o tubo de aço no centro.

Eduardo Velo
27/03/2005, 10:38
Wallace , concordo com vc , as buchas bi-partidas de PU além de ovalizar o alojamento deformam e até esfarelam as vezes ...
O correto são as buchas com tubos de aço mesmo ...

[]s...

Wallace
28/03/2005, 11:58
Sem o tubo de aço, pode esquecer, seja qual for o material.
Bi-partidas... Esquece também, mesmo com tubo de aço e de Nylon.
PU macio também não funciona, faça o que fizer.

Eduardo Chaves
28/03/2005, 14:04
Xará e Wallace...

Estou trocando todas as buchas pelas de PU do Marcelo Buschli, não são macias e tem o tubo de aço interno, mas são bipartidas, tanto o PU como o tubo...

Entram justas no parafuso e ficam justas com o suporte tb...

[]'s...

paulosotello
28/03/2005, 17:09
AS Buchas do MArcelo Bushili são as melhores do mercado..... pode colocar sem medo.

Ja tive das outras e não durava nada ..... desde que coloquei as dele nunca mais tive problemas

[]s

Eduardo Chaves
28/03/2005, 17:15
Justamente Paulo,

Foi a conclusão que se chegou naquele outro tópico que nem me lembro mais, só guardei o fornecedor eleito o melhor e o telefone...

Por isso que optei pelas buchas de suspensão do Marcelo, inclusive é ele quem fornece pro Agrale Marruá, se vc prestar atenção nas fotos da suspensão no site do Marruá, verá uma mera semelhança... hehehe...

[]'s...

Wallace
28/03/2005, 17:50
Repetindo, pois parece que não ficou claro...
As da Panhard deveriam ser de nylon com o tubo de aço.
Sem ser bipartida e vai entrar meio na pancada mesmo.
Para quem não reparou ainda, são elas que seguram o eixo lateralmente.
Se o eixo andar lateralmente a direção vai para o lado contrario. Ai voces ficam com a direção maluca.
O Nylon sendo rigido ajuda na direção mais precisa.
As buchas da suspensão da foto ficariam melhores, no meu endender, de borracha (mais conforto) mas pode ser de PU.
Reparem que usar buchas iguais nestes locais diferentes não é interesante, pois cada uma faz uma função.
Na foto falta entre outras coisas um amortecedor de dirteção e a propria barra de direção.

Eduardo Chaves
28/03/2005, 18:06
Wallace,

Até hoje, estava utilizando buchas de borracha e nunca tinha tido problemas, as penúltimas duraram 2 anos, desta vez estou optando por PU porque as últimas duraram somente 4 meses, e o kit de borracha é completo, inclusive as da panhard, como o Xará me alertou por MP, estas últimas de borracha podem ter se estragado precocemente, justamente pelos outros problemas com os rolamentos de roda e de munhão, mas onde quero chegar é que sempre usei buchas da panhard de borracha e nunca tive estes problemas, apesar de o PU não ser tão firme qto o nylon, é mais firme que a borracha, então, acredito eu que é bem próximo do ideal como vc sugere...

[]'s...

Eteval
30/03/2005, 08:26
Se tiver mais colegas que tiveram esse problema , seria bom relatar como foi solucionado nesse tópico ...



PessoALL,

enfrentei esse problema no BRUCUTU e, com base nos comentários deste tópico fui verificando todos os itens indicados como suspeitos, mas o shimmi só teve fim quando tirei o jogo de pneus frontiera 15 e coloquei os BF AT 33 que estavam no MUSGÃO.

Grande Abraço Enlameado

Valdir
30/03/2005, 08:52
PessoALL,

Infelizmente estou revivendo este triste tópico... :shock:

Como sabem, troquei os kichutes 31" por 33", claro que em menos de 1 mês os coitados dos 33" ainda não são culpados de nada, acho que foi uma triste coincidência ou sei lá, olho gordo do NeRo... hehehe...

Acontece o seguinte, começou um shimmy lascado, verifiquei e constatei as buchas da panhard estouradas, com 4 meses de uso, entrei em contato com a Zanesco que ficou de me enviar as 2 buchas na garantia, estou esperando até hj... :?

Preferi comprar as do Buschli e resolver o problema...

Já no meca novo, achei um mais experiente, e aproveitando a parada, pedi para revisar os munhões... :cry: :cry: :cry:

Bom... resumindo, foi necessário trocar os 4 rolamentos de roda, os 6 de munhão, usei as buchas da Enfer, e as buchas em PU da panhard dianteira, fora as pastilhas, revisão das pinças e troca de flexíveis do freio... Ufa... :roll:

Mas...

Parece que o problema piorou... :evil: Parece um shimmy, mas naum balança forte, ele começa a dançar na pista, e claro, se naum parar o jipe, ele vai embalando ficando quase impossível o controle, mas reforçando, antes do meca, o shimmy era mais forte, jogando pra direita e esquerda, trepidando mesmo o volante, agora parece que ele fumou um do bão, vai pra esquerda... depois prz direita... e vai ficando zonzo e embalando nesse vai e vêm...

Fui fazer o alinhamento, claro depois de tanto mexer na frente com certeza poderia ser isto, mas, lá o kra corrigiu o que precisava e não adiantou, ele identificou as buchas traseiras das longitudinais estouradas, as mesmas do jogo da Zanesco que troquei em Novembro, ou seja, vou comprar estas buchas com o Busch e ver no que dá...

Se alguém tiver alguma idéia do que possa ser, por favor comente, peguei o jipe no meca hoje e levei no alinhamento hj tb, portanto ainda não tive tempo de fazer mais nada...

[]'s...


E ai Eduardo.
Essa merda aconteceu comigo la na Canastra.
O Engesa trepidava muito parei umas 3 vezes no acostamento mas fui arrastando e cheguei na cidade de S.J.Batista do Gloria, lá o mecânico levantou a frente e reapertou geral.
E o problema sumiu.
Não troquei nada :- pneus; bucha (uso PU da Damper) e qualquer outra merda.
Abraço e grita quando consertar.

Eduardo Chaves
30/03/2005, 13:18
Grande Valdir...

Como as buchas tb estavam a maioria fud^%$ de novo, encomendei o jogo completo do Marcelo Buchli, estou aguardando chegar...

O problema maior é que mexi em muita coisa ao mesmo tempo, agora vou ter que garimpar até achar o gato...

Valews...

Eduardo Velo
30/03/2005, 19:39
enfrentei esse problema no BRUCUTU e, com base nos comentários deste tópico fui verificando todos os itens indicados como suspeitos, mas o shimmi só teve fim quando tirei o jogo de pneus frontiera 15 e coloquei os BF AT 33 que estavam no MUSGÃO.

Eteval , realmente pneus com largura maior vão melhorar muito qqer problema de shimmi . Até faltou colocar lá em cima isso na lista - ...

- Convergência - no manual do Engesa é de 2 a 4 mm , caso uma roda esteja mais aberta que outra ou convergência acima de 8 mm , causa shimmi ...

- Amortecedor de direção - se ineficiente ou subdimensionado = Shimmi

Mas , " não existe almoço gratis " (Bill) , pneus maiores acompanhados de amortecedores de dir. superdimensionados e DH mascaram folgas em rolamentos de munhão e roda , nos terminais e buchas , teria que fazer uma verificação constante dessas folgas pq o acumulo delas faz soltar parafusos , causa trincas em suportes e só é percebido muito tarde ...

Não estou fazendo campanha contra pneuzão não , como andam me acusando , heheh ... , só estou alertando que , com pneuzão tem que redobrar a atenção com a vtr ...

[]s...

haundrich
01/04/2005, 22:10
Aproveitando o gancho do EduVelo,

Não é novidade, a retirada temporária do amortecedor de direção e fazer um puta balanceamento nos pneus já ajuda a tirar alguns gatos. Eu falo isso porque em determinadas lojas os caras falavam que esses "pneus borrachudos não dão balanceamento perfeito".

Na minha insistência, acabaram balanceando próximo do ideal, e já deu muita diferença no guiar, com relação a shimmy. No fim, eu percebi que existem máquinas que tem limite no cálculo do balanceamento. Pior ainda em precisão.
Em outra oportunidade, levei numa empresa com critérios em Maringá, e ali o balanceamento ficou perfeito.

O que estou percebendo agora é uma leve passarinhada e movimentos no sentido lateral, parecidos com a descrição do EduChaves. Acredito que se deve ao fato de que as minhas panhards estão trabalhando com ângulo mais acentuado. Devido as novas molas. Estou pesquisando de como posso melhorar esse comportamento com a altura das molas novas.

[]'s
Flávio Schurt

Eduardo Chaves
08/04/2005, 16:36
PessoALL...

O problema da passarinhada foi resolvido com a troca do jogo completo de buchas da suspensão, foram instaladas buchas de PU adquiridas com o Marcelo Buchli...

O Jericó ficou pronto ontem à noite e pelo que pude verificar está Ok, porém, ainda falta fazer o balanceamento e alinhamento para ficar 10. Ia ser feito hoje, mas este findi vai rolar a 1a ExpoShowCar aqui em Americana e os Coyotes irão expor os jipes tb, o Jericó será o único Engesa na exposição e não podia faltar, intaum o alinhamento vai ficar pra 2a-feira...

Mais detalhes sobre este evento no site www.coyotesoffroad.com.br

[]'s...

ddr54
30/09/2005, 11:07
PessoALL ,

Estou com uma trepidação violenta no Engesa na situação que vou descrever .

Quando vou arrancar de primeira em uma rampa o carro trepida violentamente parece que vai desmanchar .

No plano ou descida não acontece nada .

Quando arranco de segunda mesmo em rampa não existe trepidação e quando tem é muito leve .

Parece que o problema ocorre quando o engesa tem que fazer muita força .

Alguém já teve problema parecido ?

Alguma sugestão ?

Obrigado

Danilo

Eduardo Velo
30/09/2005, 12:01
O meu tava assim ...
Primeiro verifiquei aperto dos parafusos da carroceria , tinha 4 soltos , melhorou mas ainda tinha um pouco , troquei as buchas das longitudinais tras. e da panhard diant. que estavam com muito jogo e resolveu o problema ...
Olha , pode ser coxim de cambio ou motor tb ...
Pega uma rampa , faz o movimento com o jipe epede pra alguém observar longitudinais , panhards , motor e cambio ...

[]s ...

Eduardo Valaretto
01/10/2005, 11:43
Por incrível que pareça pode ser o cumprimento do cabo de embreagem (muito curto).
Já tive este problema.

Eduardo Valaretto.

ddr54
01/10/2005, 15:43
Eduardo ,

Como foi que você chegou a esta conclusão ?

E depois trocou o cabo por qual ?

Danilo

ddr54
07/10/2005, 10:08
Eduardo ,

Mande ai seu telefone para podermos conversar sobre este problema .

obrigado

Danilo

ddr54
17/11/2005, 09:31
Eduardo ,

Estou convencido que o problema é o cabo de embreagem .
Quando posiciono o cabo o problema acaba mas logo ele volta devido ao esforço e o problema retorna .

Como você fez para usar um cabo mais comprido .

Dá a dica ai amigo , pois você sumiu !!!

Danilo

ddr54
03/01/2006, 16:49
Continuo convivendo com o problema até hoje sem solução .

O mecanico disse que os dois olhais da caixa são para suporte que não existem .

Segundo ele instalando estes dois suportes o problema acaba .

Poderia algum amigo aqui do forum checar no Engesa se a caixa 240V tem suporte nas lateriais ( 2 ) ?

Danilo

ddr54
12/01/2006, 19:19
O problema foi resolvido hoje .

Danilo

Kim
12/01/2006, 22:49
Caro ddr54!
Poderia postar a solução de seu problema?

Atte,

Gentil Filho.

ddr54
13/01/2006, 22:17
O coxin do motor era muito macio .
Quando o motor era exigido em torque alto , geralmente na primeira marcha , o coxin distendia devido a tendencia do motor girar .

Este movimento era suficiente para deixar o cabo da embreagem louco .

Com isto o Engesa tremia como se fosse desmanchar .
Foi bolado outro tipo de coxin , similar aos de jipe willys e montado para teste .

O problema acabou .

Agora o mecanico vai preparar o sistema de fixação e coxin definitivo mais resistente que de willys .

Danilo

kaliba
07/03/2006, 12:47
DDR54

Tive este mesmo tipo de problema, inclusive eu que abri este tópico,
no meu caso o coxim direito estava rompido, e o próprio peso do motor diesel encobria a ruptura tanto é convivi com esse problema uns 4 meses e ninguem descobria, dava um trepidação de gelar os ossos, mas depois com muita insistência peguei uma lampada bem forte e fiz um pente fino debaixo da viatura e descobri, e eu meso troque o danado do coxim.

Agora te digo :

Não sei se tua viatura é diesel ou gasolina, e se o mesmo coxin serve para os dois, mas o meu é diesel original Perkins QB20 , o mesmo motor da D20. E o coxim original tu podia ter comprado lá na ACCYOLI (Accyoli é autopeças CHEVROLET e só vende peças originais) na rua barão de Limeira. (SP-SP), se não me engamo pague 30 paus.

Saudações

Kaliba
EE12 - Diesel - 1992

Eduardo Valaretto
07/03/2006, 20:10
Caro DDR

Peço desculpas pelo tempo que demorei para rever este tópico.
O problema que vc teve era por causa dos coxims, mas poderia ser por causa do cabo. Já tive este problema. Acontece que devido ao comprimento da armadura do cabo do engesa, quando o motor vibra a embreagem é acionada de maneira intermitente (problema que foi agravado pelo coxim muito mole ou danificado). Para resolver este problema basta alongar a armadura do cabo, ou seja voce deve colocar um espaçador entre esta armadura e o suporte inferior ou superior do cabo.
Se não me expliquei bem pergunto que tento novamente.
Em tempo, quem descobriu isso foi meu sogro que foi mecânico há mais de 30 anos.

Abraços,

Eduardo Valaretto
(73)3231-6567 até 15/03/06

Cristiano Fraga
04/03/2021, 22:38
Boa noite.Pouco tempo depois de trocar a embreagem de minha Camper, iniciou-se uma trepidação quando arrancava em subidas. Pensei logo em uma montagem mal feita do conjunto plato e disco, mas depois de checar os diversos coxins (motor cambio e suspensão), fui para o cabo de embreagem e constatei que a balança e o suporte da balança estavam com os parafusos frouxos. Bastou apertá-los para o problema desaparecer.
Para mim, este acontecimento vem comprovar a importância do sistema de acionamento da embreagem (cabo, balança, suporte, garfo) ressaltado por Eduardo Valaretto. Aliás, tenho um Gurgel e, nesse jipe, uma arruela a mais ou a menos de calço com o intuito de manter a correta curvatura do cabo de embreagem faz toda a diferença em termos de trepidação nas arrancadas em subidas.
Abraço.