PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo das caixas ao atravessar água

Edintruder
06/10/2008, 11:08
Pessoal, hoje fui verificar o nível de óleo das caixas e para a minha surpresa as duas caixas estavam com contaminação por água, sendo que a caixa de marchas devia ter quase 1 litro de água acima do nível. Quando o frentista tirou o tampão jorrou um monte de água e óleo misturados. :parede:

Fiz as contas, e lembrei que há cerca de 45 dias choveu muito por aqui e as ruas de onde eu moro estavam de baixo d'água, sendo que alguns locais a água foi no farol. Só eu que andava por algumas ruas... :dance:

O resultado é que um retentor da CT para o cardam dianteiro comeu prematuramente e está vazando óleo:x. (Motivo pelo qual olhei o nível).

Bem, só estou alertando o pessoal para conferir os fluídos sempre que andarem por locais com água mais profunda, pois isso é uma regra básica e acaba-se nem sempre sendo seguida à risca.

Por sorte não moeu nada nas caixas.

Os diferenciais eu ainda não mexi pois no posto não tinham o óleo 80W90. Mas com certeza devem ter contaminação por água também.

Troquei todos os óleos com cerca de 90.000km, hoje está com 111.500km. Imagina se o cara segue o manual e nunca troca isso?

Anthoniusnikos
09/10/2008, 10:01
Se a entrada de água foi pelos retentores, é sinal que a pressão da água é maior que a do óleo, de fora para dentro, das CT, CM, diferencial e eixo, até facilitado quando em funcionamento. É uma boa observação, e motivo para alguns testes a respeito.
Com relação ao óleo, ainda tenho três litros do W90. Será se uso no eixo?
Abração Edin
Anthoniusnikos

shimomoto
09/10/2008, 10:07
O manual da Ranger manda trocar todos os oleos em caso de se passar por trechos onde a agua fique na altura ou superior aos eixos....

Abs!!!

Raposo
09/10/2008, 10:09
O manual da Ranger manda trocar todos os oleos em caso de se passar por trechos onde a agua fique na altura ou superior aos eixos....

Abs!!!
Que pedreira, hein? Se o carro é 4X4 acho que deveria ser mais protegido contra água.:evil:
Abraços.

MarBO
09/10/2008, 17:27
Pessoal

A caixa tem respiro ou (suspiro como alguns gostam de falar) como no diferencial? por onde pode entrar agua e deve-se respeitar ou proteger esta entrada para não ter eventuais problemas?

Tio Eddie
09/10/2008, 18:42
Uma solução simples é levantar a ponta dos respiros/suspiros...colocando uma mangueirinha mais comprida e prendendo suas terminações o mais alto possível. Isto deve resolver/minimizar a entrada pelos respiros...agora se há outros pontos é Phoda!

Abraços

Eddie

Edintruder
10/10/2008, 00:56
O respiro da Caixa está acima dos pára-lamas dianteiros e acredito que tenha infiltrado pelos retentores mesmo...
Amanhã (hoje) vou trocar a bomba da DH e revisar os respiros todos.

shimomoto
10/10/2008, 01:32
Que pedreira, hein? Se o carro é 4X4 acho que deveria ser mais protegido contra água.:evil:
Abraços.

Raposo;

Na verdade, nossos carros são 4x4 e não submarinos :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Brincadeiras a parte essa recomendação é válida para qualquer veiculo, 4x4 ou não que tenha passado por inundações. Não é só a Ranger, ou a F-1000, L200. Mesmo carros de passeio que tenham passado por inundações, ou tenham ficado por alguma razão, "submerso" em dias de chuva a primeira coisa que se troca são os óleos

Abs!!!

AtilaGandra
10/10/2008, 02:16
Então vou ter que comprar uma loja de óleo. Aqui em Jacarepaguá passo por por ruas inundadas quase todos os dias.

mecamaniaco
10/10/2008, 02:17
Não tem como ter entrado agua pelos retentores dessa forma como você disse, já que a pressão externa para que isso ocorra, tem que ser muuuuuito alta. Verifique o respiro de sua caixa e diferencial, com certeza é por lá que a agua entrou!!!!

Raposo
10/10/2008, 18:56
Então vou ter que comprar uma loja de óleo. Aqui em Jacarepaguá passo por por ruas inundadas quase todos os dias.
Exatamente!!!!!!! Por também ser morador de Jacacity é que fiz o comentário.
Abraços.

Edintruder
13/10/2008, 09:58
Não tem como ter entrado agua pelos retentores dessa forma como você disse, já que a pressão externa para que isso ocorra, tem que ser muuuuuito alta. Verifique o respiro de sua caixa e diferencial, com certeza é por lá que a agua entrou!!!!

Os respiros estão montados direitinho e as mangueiras aparentemente estão boas. Quando eu trocar os retentores vou tirar as mangueiras e vou fazer algo diferente do sistema original.

Edintruder
15/10/2008, 13:22
Tirei o retentor do flange doi cardam traseiro e realmente está com muita folga, o flange do cardam dianteiro está muito ruim também, mas terei que abrir a CT, tirar a corrente e tirar o flange pois sai inteiro...