Ver Versão Completa : Motor De Opala 4cc - Qual O Carburador Ideal ?
lucciano amaral
06/10/2008, 10:29
Amigos meu willys tem motor de opala 4cc com cambio de f1000 4 marchas, relação 43/8 pneus 245/16 modelo argentino. Contudo acho que o mesmo ta gastando muito combustivel nao passa de 4.0/4.5 km por litro. Acho que meu carburador ta errado, to usando um 226. Peço ajuda para tentar descobrir qual seria o melhor carburador para ser usado no motor de opala 4cc, ah meu motr foi todo retificado e ja rodei uns 2.000 km.
Cara, dá uma olhada nesta giclagem que está colocada no carburador. Revise tudo que possa comprometer um consumo mais baixo de combustivel no seu jeep. O meu tem motor de opala 4cc, o mesmo carburador que o seu, com pneus 7.50 r16, e tá fazendo entre 7 e 8km/l (medidos na carrafa de coca, rs....) O giclê do meu eu baixei pra 27, que era 30.
lucciano amaral
06/10/2008, 11:06
Gbarros ontem eu olhei o giclê esta marcando 24, nao sei se esta correto. Que sonho mei jeep fazer entre 7 e 8km/l. Nossos pneus sao bem proximos. Cara ja demonstei varias vezes o carburador, troquei os reparos e nao resolveu.
victor massinha
06/10/2008, 11:50
se quiser ganhar força poem uma webber 44, vai gastar a mesma coisa mas irá andar que é uma beleza! uso este conjunto no meu jeep motor opala 4cc e webber 44, não tenho que reclmar nem na trilha nem, no asfalto!
abraço...
megadeth
06/10/2008, 12:01
Po Massinha, não sabe onde tem um desses que mencionou em bom estado pra vender? O meu foi probebeléu e tá difícil encontrar um bão pra fazer um rolo... niquelar é só paleativo, queria uma bagaça decente de vez! :)
[]s
lucciano amaral
06/10/2008, 12:14
Victor valeu mas no momento to pensando em economia, quantos km seu motor ta fazendo por litro? abraços
Rodrigotche
06/10/2008, 20:07
Eu não te aconselho o solex 40 simples pois o meu esta fazendo 3.5 de média troquei todos os gicles colocando originais conforme a tabela e anda não sei mais oq fazer, tambem estou a espera de um carbura economico.
Eu não te aconselho o solex 40 simples pois o meu esta fazendo 3.5 de média troquei todos os gicles colocando originais conforme a tabela e anda não sei mais oq fazer, tambem estou a espera de um carbura economico.
Pessoal tenho no meu Cj5 motor Opala 4 cil Alcool, Cambio 3 marchas da C10, usando Carbura da F1000 Alcool corpo simples, identico ao Original do Opala, e estou fazendo na estrada 6 Km por litro.
Abraços
Eduardo Coelho
06/10/2008, 23:01
Ja esprementou colocar um retorno pro tanque?
Pois é, o meu está com retorno pro tanque, o chamado desborbulhador. Olha, uma coisa que notei foi o tipico alivio da pressão que vai pro carburador. O carburador vivia estragando a boia e afogando direto, sem contar que a gasolina que ficava na mangueira que vinha da bomba, tinha um resquicio de pressão que ia direto pro carburador, forçando a agulha da boia e derramando a gasolina dentro do coletor. Fedia gasolina longe, rs.... sem contar que afogava o motor. Aliviou muito a pressão no sistema. Uma outra coisa a se notar tb é que ao colocar o desborbulhador e o seguinte retorno para o tanque, é necessário colocar uma mangueira para saida de ar, para aliviar a pressão que vai para o tanque. A saida de pressão que coloquei no meu ficou perto da boca do tanque, acima do nivel do tanque, sem problemas de derramar combustivel. Sempre testei vários gicles, até chegar em um que não viesse a deixar de passar gasolina suficiente e consequentemente, potencia pro motor. Como não faço trilhas, ando mais na cidade e pego umas estradas de terra de vez em quando, tá andando legal, sem engasgar e pegando de manha de primeira, rs...:concordo:
Guilherme Kyrillos
07/10/2008, 09:38
Caros amigos, saudações.
Uso um carburador RECON modelo 3E/álcool no motor 4cc e pneus 31/10,5/15 Fronteira (uso contínuo), o consumo é de 5km/L de álcool no uso misto (cidade/asfalto/trilha).
[]s
lucciano amaral
08/10/2008, 08:11
Eduardo, ainda nao coloquei o retorno no tanque. Vc acha que isso pode melhorar?
victor massinha
08/10/2008, 12:29
pessoal deculpe a demora por nao ter repondido antes mas só que estava uma correria aqui no serviço e acabei me atrapalahando! bem respondendo as perguntas;
1° não sei onde seencontra estes carburadores a venda mas conheço um cara aqui em valinhos que mexe com eles, ele que arrumou o meu.da uma ligadinha lá quem sabe ele conheça quem tenha um vendendo ou recomende lugares que vendam, ele etá no ramo de preparaçao para motores faz tempo. (brito - 19-38495788.)
2º o consumo deles não é dos melhores, apesar de que meu motor tem outras cositas mexidas que o deixa um poco mais gastao! é aquela velha história, cavalo corre, cavalo quer comer... está fazenda a média de estrada cidade uns 3,5 km/L (tem que ter carterinha do posto para desconto hehe) isso varia do pé se esta pesado naquele dia! hehe. mas não tenho que reclamar anda que é uma beleza!subida em quarta marcha vai que vai...
abraços!
megadeth
08/10/2008, 16:22
1° não sei onde seencontra estes carburadores a venda mas conheço um cara aqui em valinhos que mexe com eles, ele que arrumou o meu.da uma ligadinha lá quem sabe ele conheça quem tenha um vendendo ou recomende lugares que vendam, ele etá no ramo de preparaçao para motores faz tempo. (brito - 19-38495788.)
abraços!
Beleza brother, vou procurar nesse contato ae.
Abrass
Eduardo Coelho
10/10/2008, 23:21
Claro que sim, os carros carborados sairam com eleminador de bolhas e retorno para evitar pressões desnecessarias.
Dae galera... Tenho no meu jeep um opala 4cc a alcool e uso um carburador 446, não sei marca mas é o mesmo que vinha original em alguns opalas 6cc, o carburador é ótimo achei muito melhor que o 3E, e nunca tive problemas de bolhas, nunca precisou de retorno e essas coisa como dizem ai... ja quanto ao consumo, meu motor é todo preparado, comando e etc... uso ele quase só na trilha dae não sei que média deve ta fazendo, mas não gasta muito não, sempre voltei pra casa com alcool no tanque, e nossas trilhas são até bem longas e eu acelero bastante... então deve ser econômico....
Forte abraço!!!
victor massinha
13/10/2008, 10:26
mesmo com o carburador antigo que tinha e novo novo tambem, faço uso de desborbulhador para o retorno da gasosa, desde que instalei melhorou o consumo, mas coloquei só com este intuito, pois outros problemas não tinha!
lucciano amaral
13/10/2008, 10:34
Kitiu e Victor, valeu pelas dicas, abraços
andrejazzguitar
13/10/2008, 11:52
Olá Amigos Como Faço Para Saber Qual Modelo De Carburador Está No Meu Carro Sei Que é Da Weber .tenho Uma Caravan 76 4cc.
Marcos ET
14/10/2008, 10:41
Alguém aeh já pensou que talvz a questao desta bebedeira toda pode estar em outro ponto? ou no carburador + outro lugar?
A idéia do retorno é ótima, e realmente ajuda! ainda mais se o retorno for feito por um desborbulhador...
Veja quantas coisas podem acontecer para piorar o consumo, relacionadas ao motor:
As velas estao ok? a Taxa de Compressao tá ok? o ponto tá correto? a BÓIA do carburador (ah! esta grande vilã), tá ok?... o seu filtro de ar é o adequado? (filtros pequenos ou muito sujos funcionam como um afogador puxado), se o seu motor é álcool, vc ligou o aquecedor da admissão? tá usando o óleo correto?
Veja quantas coisas podem acontecer para piorar o consumo, relacionadas a transmissao:
Seu cambio tá bem revisado? tá com óleo ok? os rolamentos estao ok? nao tem nada dificultando o giro "livre" dos componentes do cambio? e a T-case? tbem tá toda ok? com óleo? rolamentos? alguma coisa agarrando lá dentro? e os diferenciais?... puutz! quanta coisa... isso sem falar nos pneus com calibragem muito baixa, freios "agarrando", rolamentos dos eixos estourados.... e por aih vai.
MAS, como o tópico aqui é CARBURADOR, e nao "consumo", pq vc nao parte para uma "aventura" mais radical, instalando um kit de Injeção Eletronica single point??
Eu uso motor GM151 álcool, carburador SEIE H34 e, quando ele está de "bom humor", chega a fazer uns 5.5~6Km/l de álcool na cidade (aqui em Palmas é tudo plano, nao tem ladeira), mas quando está de mau humor... caramba! já marquei 2.5Km/l.... acredito que pra quem nao quer trocar de motor (tou querendo vender o meu pra comprar um AP), a troca do sistema de alimentação por um injetado pode ser interessante.... e se isso virar economia, pode ser que o valor da adaptação seja dissolvido na economia com combustível....
megadeth
14/10/2008, 14:39
Dae galera... Tenho no meu jeep um opala 4cc a alcool e uso um carburador 446, não sei marca mas é o mesmo que vinha original em alguns opalas 6cc, o carburador é ótimo achei muito melhor que o 3E, e nunca tive problemas de bolhas, nunca precisou de retorno e essas coisa como dizem ai... ja quanto ao consumo, meu motor é todo preparado, comando e etc... uso ele quase só na trilha dae não sei que média deve ta fazendo, mas não gasta muito não, sempre voltei pra casa com alcool no tanque, e nossas trilhas são até bem longas e eu acelero bastante... então deve ser econômico....
Forte abraço!!!
Econômico eu tenho minhas dúvidas hein... esse bura ae abre os dois estágios simultaneamente!
Eu acho as melhores opções mesmo o próprio H34 ou o 3E ( que precisa de flange ). Inclusive estou na caça de um 3E ( linha GM ).
[]s
Caio
Econômico eu tenho minhas dúvidas hein... esse bura ae abre os dois estágios simultaneamente!
Eu acho as melhores opções mesmo o próprio H34 ou o 3E ( que precisa de flange ). Inclusive estou na caça de um 3E ( linha GM ).
[]s
Caio
Dae Megadeth... tudo blz??
Eu acho econômico, pois uso o jeep praticamente só pra trilha, tenho o motor todo preparado, ta muito forte... eu usei por um tempo o 3E e não gostei, já com esse 446 o motor tá muito agressivo já em baixas rotações que com o 3E não ficava, tinha que esperar abrir o segundo estágio....
Ja em se tratando de um uso misto do jeep (cidade/estrada/trilha) pode ser que esse carburador não seja o melhor mesmo....mas como o meu motor ficou bem forte e potência não se consegue com baixo consumo, eu acho que ta bem econômico até, pois como diz um veterano aqui da minha cidade eu "açulero" pra vale e com o tanque original nunca fiquei sem alcool...
Eu somente estou deixando aqui meu relato sobre o 446 que nunca me encomodou e que pro MEU caso foi a melhor escolha, cada caso é um caso...
Mas tem um amigo meu que usa em seu jeep também num opala 4cc um tal de mini-progrecivo... Não sei que merca é, mas na cidade ele faz em torno de 7km/l, só que precisa troca de carbura pra ir pra trilha....
Forte abraço!!!
megadeth
14/10/2008, 17:35
Dae Megadeth... tudo blz??
Eu acho econômico, pois uso o jeep praticamente só pra trilha, tenho o motor todo preparado, ta muito forte... eu usei por um tempo o 3E e não gostei, já com esse 446 o motor tá muito agressivo já em baixas rotações que com o 3E não ficava, tinha que esperar abrir o segundo estágio....
Ja em se tratando de um uso misto do jeep (cidade/estrada/trilha) pode ser que esse carburador não seja o melhor mesmo....mas como o meu motor ficou bem forte e potência não se consegue com baixo consumo, eu acho que ta bem econômico até, pois como diz um veterano aqui da minha cidade eu "açulero" pra vale e com o tanque original nunca fiquei sem alcool...
Eu somente estou deixando aqui meu relato sobre o 446 que nunca me encomodou e que pro MEU caso foi a melhor escolha, cada caso é um caso...
Mas tem um amigo meu que usa em seu jeep também num opala 4cc um tal de mini-progrecivo... Não sei que merca é, mas na cidade ele faz em torno de 7km/l, só que precisa troca de carbura pra ir pra trilha....
Forte abraço!!!
Beleza Cristian... pra trilha, com motor preparado o bicho deve ficar bom mesmo com os dois estágios. E "çulerando" assim, deve ter ficado bom mesmo... hehehehe
[]s
Raniery F. Schemberger
13/01/2009, 15:43
Boa tarde,gostaria de melhores esclarecimentos sobre qual o melhor carburador para um jeep 4 cc (substituido recentemente) pois esta com um carbura corpo simples e em qualquer subidinha começa a falhar,da para escutar a diferença no ronco do escape,gostaria de um carbura que fosse economico e que não fosse manco.
Marcos ET
13/01/2009, 18:26
Boa tarde,gostaria de melhores esclarecimentos sobre qual o melhor carburador para um jeep 4 cc (substituido recentemente) pois esta com um carbura corpo simples e em qualquer subidinha começa a falhar,da para escutar a diferença no ronco do escape,gostaria de um carbura que fosse economico e que não fosse manco.
Raniery! e aih? como vai??
Cara, vc esqueceu de falar se seu motor é um GM151 (aquele dos opala quatro cilindros), mas como o tópico era sobre este motor, vou falar como se fosse pra ele ok?
Para facilitar, em vez de falar, resolvi pegar os posts dos colegas e colocar aqui, pois acho que eles já falaram tudo! Embora eu ainda continue falando que talvz a melhor saída seja a Pandoo ou a que o Rubens tá preparando para nós aqui do fórum....
vejae as respostas:
Econômico eu tenho minhas dúvidas hein... esse bura ae abre os dois estágios simultaneamente! Eu acho as melhores opções mesmo o próprio H34 ou o 3E ( que precisa de flange ). Inclusive estou na caça de um 3E ( linha GM ).
[]s Caio
..só uma observação, eu uso H34 e nao necessita flange. Tem coletor de opala 4 cilindros para H34
Caros amigos, saudações.
Uso um carburador RECON modelo 3E/álcool no motor 4cc e pneus 31/10,5/15 Fronteira (uso contínuo), o consumo é de 5km/L de álcool no uso misto (cidade/asfalto/trilha). []s
taih mais uma alternativa pra vc....
Dae galera... Tenho no meu jeep um opala 4cc a alcool e uso um carburador 446, não sei marca mas é o mesmo que vinha original em alguns opalas 6cc, o carburador é ótimo achei muito melhor que o 3E, e nunca tive problemas de bolhas, nunca precisou de retorno e essas coisa como dizem ai... ja quanto ao consumo, meu motor é todo preparado, comando e etc... uso ele quase só na trilha dae não sei que média deve ta fazendo, mas não gasta muito não, sempre voltei pra casa com alcool no tanque, e nossas trilhas são até bem longas e eu acelero bastante... então deve ser econômico.... Forte abraço!!!
Outra alternativa....
se quiser ganhar força poem uma webber 44, vai gastar a mesma coisa mas irá andar que é uma beleza! uso este conjunto no meu jeep motor opala 4cc e webber 44, não tenho que reclmar nem na trilha nem, no asfalto! abraço...
Esta alternativa do massinha parece boa tbem!
...Como o tópico aqui é CARBURADOR, e nao "consumo", pq vc nao parte para uma "aventura" mais radical, instalando um kit de Injeção Eletronica single point??
Eu uso motor GM151 álcool, carburador SEIE H34 e, quando ele está de "bom humor", chega a fazer uns 5.5~6Km/l de álcool na cidade (aqui em Palmas é tudo plano, nao tem ladeira), mas quando está de mau humor... caramba! já marquei 2.5Km/l.... acredito que pra quem nao quer trocar de motor (tou querendo vender o meu pra comprar um AP), a troca do sistema de alimentação por um injetado pode ser interessante.... e se isso virar economia, pode ser que o valor da adaptação seja dissolvido na economia com combustível....
Taih... as respostas para a tua pergunta!
Gde abraço.
lucciano amaral
14/01/2009, 08:11
Pessoal, o que vc's me falam sobre o desborbulhador acoplado ao carburador? abraços
megadeth
14/01/2009, 11:10
..só uma observação, eu uso H34 e nao necessita flange. Tem coletor de opala 4 cilindros para H34
Falae Marcão, tranquilo?
Quanto à flange eu só me referí ao 3E mesmo. O H34, como vc disse, não precisa da flange mesmo, era o carbura do meu GM151.
Instalei um 3E da linha GM mesmo (porque acabei descobrindo que tem uma linha de 3E pra Volks) e ficou bão viu? Bem reguladinho a bagaça.
[]s
Caio
eniomurara
14/01/2009, 11:44
Gente...tem um CJ aqui na cidade assim...vou tentar explicar...vejam se da pra me entender.
Vem a mangueira do tanque acoplada na bomba de gasolina, da bomba de gasolina sai outra mangueira que leva o combustivel até o carburador, até aí tudo normal.
O mecanico fez uma "ponte" como se fosse um retorno entres as 2 mangueiras (a que vem do tanque e a que vai para o bura). Qual intenção, eliminar a pressão da bomba que manda gasolina para o carburador.
O dono do CJ esta feliz da vida, diz que mesmo ficando dias parado o jeep sempre pega de primeira, não afoga, não falha, só da umas cuspidinhas enquanto o motor ainda esta frio (normal), depois vai que é uma beleza, tem motor Opala 4CC e bura corpo simples (aquele pequeninho original).
Não sei se deu pra explicar direito, se for do interesse dos amigos um faço uma foto caprichada o ponho aqui no fórum. Mas o pricipio da idéia é bastante simple e super barato, qualquer um faz em casa mesmo.
Fica a sugestão para debates.
Abraço...ENIO.
Marcos ET
14/01/2009, 16:20
Falae Marcão, tranquilo?
Quanto à flange eu só me referí ao 3E mesmo. O H34, como vc disse, não precisa da flange mesmo, era o carbura do meu GM151.
Instalei um 3E da linha GM mesmo (porque acabei descobrindo que tem uma linha de 3E pra Volks) e ficou bão viu? Bem reguladinho a bagaça.
Puutz... já eu, inventei de colocar um 2E Volkswaguen (família dos voyage antigo) e meu jeep, além de ficar muuuuuuito ruim pra andar, passou a fazer uns 900m/l foi inacreditável! como é que um carburadorzinho tao "peba" conseguiu engolir praticamente todo o meu combustível "de uma golada só"...
O mecanico fez uma "ponte" como se fosse um retorno entres as 2 mangueiras (a que vem do tanque e a que vai para o bura). Qual intenção, eliminar a pressão da bomba que manda gasolina para o carburador.
Enio, blza? cara... uma vez eu fiz isso tbem, só que eu usei o próprio desborbulhador como saída para esta "ponte" entre as duas mangueiras... e assim como eu, um outro amigo tbem montou assim... resultado? motor falhando sempre que pegávamos estrada ou sempre que tinha uma pisada mais radical por algum tempo... teve até uma vez que o jeep morreu num trecho de rodovia, tudo isso porque faltava pressão na linha de combustível. Como resolvi o problema? simples, a "ponte" entre as mangueiras foi removida, agora tenho uma "ponte" até o tanque (liguei o desborbulhador ao retorno). Nunca mais tive nenhum problema com a linha de combustível....
O Lucciano, a questao com o desborbulhador já fui muuuuuuuuuuuuuuuuuuito discutida aqui no fórum, e até onde me lembro, todas as referencias sao positivas (nao me lembro de nenhuma que seja negativa). Além do mais, eu, por exemplo, montei dois filtros (um antes da bomba, outro depois da bomba e antes do desborbulhador) de combustível e como parte do álcool retorna para o tanque, tenho sempre um combustível filtrado pronto para ser "digerido" pelo carburador. ou seja, mesmo que tenha sujeira no tanque, o álcool vai passando e sendo filtrado várias e várias vezes enquanto circula....
SERGIO MOLLO
14/01/2009, 16:55
Olá;
Eu uso no meu cj5 com motor de opala 4cc um solex 40 eis, gasolina e Gnv, que funciona muito bem (9km/m3 de gas e 7 km/l de gasolina ), e uso o desburbulhador, que na minha opinião, só melhora o funcionamento do motor, com partida rápida e sem falhas em acelerações.:concordo:
Abs a todos.
lucciano amaral
15/01/2009, 08:31
MArcos, valeuwwwwwwwwww.
luiz cebola
25/02/2009, 14:51
tenho 51 motor opala 4c uso ingesao ap 1bico cabi como 1luva uso a 3 anos carb taultrapasado pois soueletrecista acelera ate esguela quesabe lige14 30190620 luiz
Marcos ET
25/02/2009, 15:00
Luiz, blza? Colocae umas fotos de como ficou a adaptação! e se vc puder colocar um "esquema" de como montou tudo (sensores, central, qual bico usou, etc...) ia ser bom tbem...
Valew!
poso dar minha opinião???
apoiando o Luiz! injeção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52072
e videzim:
http://videos.streetfire.net/video/OPALA-4CC-INJETADO_199091.htm
pandoo é multipoint e programável... vai gastar, gasta uma vez só, e gasta direito!
luiz cebola
25/02/2009, 15:48
se usa inj ap pois se encontra peças separadas ebaratas en qualquer fundo dequintal e so iso ai falo
o valor que vc gasta na injeção do gol é rpaticamente o memsod a pando e pior, vc nàot em como regular a não ser remapeando, pois se ela trabalhava em um motor 2.0 por exemplo pra suprir um 2.5 tem de fuçar
na pandoo vc pode fazer isso com um dedo dentro do carro, com ele ligado e saber como está a queima e tudo mais, tranquilamente
luiz cebola
25/02/2009, 16:41
se usa 1 inje 1.8 com 1 bico porque depois de estalada naõ precisa mais regular mais nada
lucciano amaral
25/02/2009, 16:58
tenho 51 motor opala 4c uso ingesao ap 1bico cabi como 1luva uso a 3 anos carb taultrapasado pois soueletrecista acelera ate esguela quesabe lige14 30190620 luiz
Coloca foto se possivel, se der faça uma relação das peças e alterações que foram necessarias, usando peças do ap deve ficar num preço legal, pois o kit que nosso amigo vende aqui no forum tem preço muito salgado por usar peças novas, pra mim fica inviavel, abraços e valeuwww a dica
bom se acha que num precisa regular nada blz, mas a monoponto é mais gastona que a multipoint e se vc vc comparar (sem mexer em mapa nem nada) o mapa de um motor 1.8 para alimentar um motor 2.5???
faça as contas de curva de potência e tudo mais, pode até andar mas vai ficar manco, sem potencia alguma
não avalie só litragem, mas pensa na curva de torque, limite de giro (um ap deve alcançar 7500, o GM 151 6 mil no maximo), não digo que não liga o motor, ligar liga, tem combustivel, tem faisca e tudo, mas qual motor a injeção acha que está plugado é a questão...
Fazer uma monoponto (sem garantia alguma), sem força nenhuma, blz, mas pelo menos manda fazer um chip de injeção modificando a curva de torque, as leituras dos sesnores porque ela deve trabalhar no excesso direto
E Lembrem-se, eu não lucro nada da pandoo, eu só estou mostrando o caminho mais certo, nào use pandoo, use uma fueltech, ou uma megasquirt, mas aproveitar uma injeção de outro carro sem remaperar :stop:
:parede::parede::parede::parede:
fico carburado, ao menos eu regulo alguma coisa
Rodrigotche
25/02/2009, 23:04
Vamos montar em casa essa injeção do ap no motor de opala
Vamos montar em casa essa injeção do ap no motor de opala
Mais de 50% do forum, incluindo EU, ficariamos muito gratos se voce nos deixasse a par do processo
Simples na monoponto é só pegar o coletor do opala, usar uma flange (baquelite ou seja lá o nome que tiver) e adaptar a TBI do gol monoponto em cima, ou seja a TBI (corpo de borboletas) já vem com o esquema do bico unico em cima dela, é como trocar de carburador, mas ai vem fiação....
dai vc tem sensor map, que pode ser colocado no coletor (ou na propria TBI deve ser embutida) a lamda que vai no escape e mandar mexer no distribuidor pra conversão de sinal "hal" ou usar o adaptador do sukys de conversão de indutivo pra hal.....
é simples
o problema é fiação e como disse anteriormente, a TBI do gol monoponto é cara, o bico se queimar é caro e vc tem de remapear, pois senão é o mesmo de colocar um carburador de corcel no motor 151 fica manco!
pessoal não nota porque 2.5 tendo desenpenho de 2.0 ou menos é aquela coisa, nego num sente, mas a hora que vc colocar do lado de um GM 151 com 446 por exemplo vai tomar pau e feio...
o que vc precisa é
TBI (corpo de borboletas) do monoponto, com bico
Sensor MAP
Adaptar coletor
Modificar distribuidor ou usar conversor de indutivo pra hal
Colocar a lamdba no escape
adaptar a central eletornica com fiação
bomba de combustivel elétrica
e por fim PRA FAZER DIREITO, REMAPEAR A CENTRAL (insisto sem remapear é manco, prestem atenção, andar anda, mas nào fica bom e GASTA)
põe tudo isso no papel e no fim sai o preço de uma programavel com diferença de 200 reais +/-, fora não ter garantia de nada
a receita tá ai nào é dificil, se tiverem mais duvidas:
http://sistemasautomotivos.blogspot.com/2009_01_01_archive.html
ai explica o que cada sensor e sistemas mono e multi fazem, leiam, estudem e saiam a caça das peças!
Não tem como, vc sempre terá de modificar o coletor e o distribuidor e ainda a central... soma ai...
fora que no alcool o coletor terá de ser aquecido.
As diferenças dos dois sistemas são essas:
Monoponto é apenas um bico em cima da TBI como se fosse um carburador a diferença é que quem está jogando o combustivel é um bico ao invés da bomba direto e esse bico regula a quantidade a ser injetada, a mistura ar e combustivel, passa pelos venturis da TBI vai pelo coletor e depois pros pistões e etc, o problema é que se for a alcool sem aquecer o coletor vai ficar uma merda. Logicament eo bico é regulado pela injeçãoq ue lê os sensores e caliba a quantidade de combustivel pela queima (com seus limites definidos pelo fabricante e pela capacidade cúbica do motor, curva de torque e etc)
No multiponto vc tem 4 bicos angulados apontados pra dentro de cada pistão praticamente encostados no cabeçote. Dai o ar passa pelos venturis da TBI (sem mistura ainda) entra pelo coletor (pode ser aquecdio ou não, pois o combustivel já vai entrar pulverizado nos pistões) e segue, ou seja, nào precisa tanto de aquecimento quanto o monoponto que tem a mistura condensando dentro do coletor. O multiponto, o spray de combustivel pulverizado entra direto no cabeçote e já mais quente e resolve o problema do alcool, tornando-se menos gastão tb. A multiponto também tem seus parametros de fabrica 9por isso usamos programavel pra alterar sem ter de remapear o chip) e trabalha em cima de capacidade cubica, curva de torque, limite de giro etc. Com o porém, de a multiponto dosar melhor o combustivel dentro do motor já que possui mais de 1 bico e tambem é melhor para turbinar pois nàov ai dar falta de combustivel
Expliquei?
é por isso, que simplesmente usar uma monoponto não difere muito de usar um carburador bem acertado, com a vantagem de o carburador não ter tanta eletroncia embarcada. Por isso eu digo, vai entrar no rio e molhar só as canelas? não né? então faz o treco direito!
Agora carburador pro GM151 é
446
pega, acerta direitinho e saiba dosar o pé, o bixo anda, respodne direitinho e se vc num for pé de chumbo é relativamente economico.... lembrem-se cavalo que anda... come!
Rubens, tenho certeza que o que vc disse está mais do que certo, até porque a injeção monoponto já é coisa do passado em se falando de injeção eletronica. O que realmente nós queremos, foristas com motor GM151, é unir tecnologia atual a um motor antigo, e que é bem confiavel e adaptavel aos nossos jeeps. O que tá pegando é o custo de se colocar uma tecnologia atual a esse motor. Aqui em brasilia, tem desmanche aos montes, eu poderia muito bem comprar as peças de uma injeção monoponto e colocar no meu jeep (já achei modulo, bico, chicote, bomba, todo conjunto da injeção do monza por 700 reais) mas sei que vai dar problema depois, e quando der, vai surgir mais dor de cabeça. E pra acertar tb vai ser f... Eu gostaria muito de colocar uma pandoo no meu jeep, com toda as adaptações que vc cita por aqui, mas dar R$ 2500,00 a vista (se é que já não aumentou) de lapada, aí fica dificil né, quase impossivel, ainda mais em tempo de crise, rs... Se rolasse pelo menos um parcelamento, quem sabe né. E claro, em suaves prestações... abração!
Então GBarros
eu entendi perfeitamente, os que não entenderam são vcs...
vai lá põe no lapis tudo o que citei e vem no forum... pega todos os agregados... uma bomba de "GTI" 4 bar de pressão mal supre a necessidade do 2.0 quanto mais um 2.5, mas que seja, bicos não trabalhados (na area hardcore coloquei como se calcula) trabalham no limite e não alimentam o motor e pode dar quebra.
vc vai ver que só pra remapear nego cobra uma bala e mesmo assim ninguém garante que num vai precisar de um acerto depois, não é a pandoo, a fueltech, ou a rolemotors www.rolemotors.com.br ou outra injeção como a DIGPULSE e sim o valor de tudo isso
você vai no desmanche e pega uma peça fudida... por exemplo: vc usaria uma lambda de desmanche?? pra que? é lixo! tem vida útil e é contada em horas, um map de um motor mau dimensionado? por que? ele tb tem vida util, entendeu?? no desmanche usaram quanto tmepo elas? como foram guardados? Esse é o ponto!
o que vc pode procurar em desmanche e vale a pena
TBI com TPS (mas verifica se o tps está bom)
Flauta (do vectra acho que cabe)
chicote se tiver bom
central de injeção, mas vc tem de remapear...
no fim teu gasto foi esse... igual do kit da pandoo ou quase
O resto usado é ruim, tá gasto, vida util foi pro saco...
Como vc vai usar a TBI sem mandar o coletor adaptar? e o distribuidor? sinal HAL vem da onde? do céu? nào dá tem de ter as peças certas não é assim coloca e pronto... economizar eu tb quero, mas com combustivel não com uma coisa que me faz gastar o mesmo que o carburador só pra dizer que estou com injeção eletronica:parede:
Adianta gastar todo esse dinheiro digamos que 1.800 reais pra fazer uma injeção que vai ficar pior que carburador ou gastar 6km/l do mesmo jeito?
Desculpa, novamente é lei de gerson... eu só estou forçando vocês a PENSAREM antes de gastar, eu gasto 2.800 reais numa coisa certa, que é certeza do que 1.800 na duvida e ainda se der merda não ter onde reclamar! Compensa mesmo? :parede:
Eu pensei em todas essas possibilidades pra fazer no meu OHC antes de cair na coisa mais certa, vi varios motores com monoponto, multiponto, de vectra, de tempra monoponto, de santana e no final, veio um animalzinho com um gol caindo aos pedaços motor MD ainda, com uma injeção fueltech programavel e faz 9 a 10km/l no alcool
tapa na cara!
bom vou explicar a politica de preços
a centralina da pandoo eles não aprcelam infelizmente por isso pedimos 50% a vista do valor o resto é tudo por fornecedores e conseguimos segurar em 4x no cartão visa... poruqe esse resto, sensores, trabalho na tbi e etc conseguimos abrandar a coisa... agora, vc pode pegar só a centralina conosco e o trabalho de coletor e comrpa rtodo or esto novo por exemplo, nào é obrigado a comrpar as peças todas, fizemos um kit pra ter mais certeza do que vai dar certo ;-)
lucciano amaral
27/02/2009, 07:57
Rubens, tenho certeza que o que vc disse está mais do que certo, até porque a injeção monoponto já é coisa do passado em se falando de injeção eletronica. O que realmente nós queremos, foristas com motor GM151, é unir tecnologia atual a um motor antigo, e que é bem confiavel e adaptavel aos nossos jeeps. O que tá pegando é o custo de se colocar uma tecnologia atual a esse motor. Aqui em brasilia, tem desmanche aos montes, eu poderia muito bem comprar as peças de uma injeção monoponto e colocar no meu jeep (já achei modulo, bico, chicote, bomba, todo conjunto da injeção do monza por 700 reais) mas sei que vai dar problema depois, e quando der, vai surgir mais dor de cabeça. E pra acertar tb vai ser f... Eu gostaria muito de colocar uma pandoo no meu jeep, com toda as adaptações que vc cita por aqui, mas dar R$ 2500,00 a vista (se é que já não aumentou) de lapada, aí fica dificil né, quase impossivel, ainda mais em tempo de crise, rs... Se rolasse pelo menos um parcelamento, quem sabe né. E claro, em suaves prestações... abração!
Apoiado amigo, essa é minha situação tambem.
Rubens qual o preço so da centralina?
Marcos ET
27/02/2009, 11:56
Bom gente, sei que o tópico tá saindo do tema "Carburador Ideal" e indo para "Injeção Ideal" para o motor de opala... porém, uma coisa me veio a cabeça a algum tempo atrás e por isso resolvi compartilhar com vcs, pois quem sabe pode ser uma boa também? infelizmente nao é nada com relação aos sistemas de Injeção Eletronica, MAS, como o fórum é (ou era) pra tratar de carburadores... aih vai:
A Tubagem de admissao do GM151 possui uma bifurcação, um lado vai alimentar os cilindros nºs. 1 e 2, o outro lado vai para os cilindros 3 e 4 correto? pois bem... quanto maior a distancia entre o carburador e a admissao, menor é o rendimento do combustível, que pode condensar, sofrer turbulencia e outras tantas coisas, correto?
Foi pensando nisso que eu havia pensado na instalação de um sistema de dupla carburação equalizada para este tipo de motor...
A coisa toda seria montada assim: dois pequenos coletores (quase uma flange) entre o cabeçote e os carburadores... um coletor fixado na entrada dos cilindros 1 e 2 e o outro na entrada dos cilindros 3 e 4. Haveria um tubo de conexao entre estes coletores para equalizar a admissao entre os carburadores, mas haveria também uma válvula que poderia fechar este caminho da equalização para facilitar o trabalho de regulagem dos mesmos...
E quais carburadores utilizar? bom, na época eu havia pensado naqueles Brosol corpo simples utilizados em Fusca... hehehehe
Aeh, antes de receber as pedradas, gostaria que vcs considerassem a idéia.!
Seria algo como um jogo de ITBs?
Individual Throtle Bodyes
Marcos ET
27/02/2009, 12:14
Isso! isso mesmo!
Só que numa versao "Low Coast" tupiniquin....
Uma versao muito mais mansa doque estas daqui:
A ideia é boa, porem o acerto desses "caras" nao seria nada facil. E sera que o consumo nao ficara nas alturas tbm? Porque essas ITBs fazem redemoinho dentro do tanque hehehe
Marcos ET
27/02/2009, 12:22
Nao necessariamente... O consumo fica alto pq os caras usam este sistema para "voar" e isso nao seria o "nosso" objetivo. Usando um exemplo, os VW com dupla carburação, quando bem equalizados e regulados, eram mais economicos que os de carburação simples (posso falar isso com certeza, pois já tive durante alguns anos uma Brasília 1.6 Gasolina com dupla carburação... quando era só um carburador, ela andava menos e consumia mais)...
Pra quem GOSTA e quem tem PACIENCIA para afinar carburadores, talvz seja uma boa saída... o lance da equalização seria facilitada pela válvula entre o tubo equalizador...
Raniery F. Schemberger
27/02/2009, 15:09
Olá, o meu cj-5 ganhou recentemente um 2E original da GM,meu motor é 4 cc do opala,ganhou força e ficou econômico.
Raniery F. Schemberger
27/02/2009, 15:20
Olá,o meu cj-5 com motor 4 cc de opala ganhou recentemente um 2 E original da GM, ganhou força,e ficou economico,eu andava com um corpo simples mas nas subidas dava falta,pois era um estagio,agora no asfalto sobe tudo em 4 marcha,e nas trilhas onde eu subia em 1 reduzida agora subo em 2 reduzida sobrando motor.
Pessoal,
Aqui na minha região é muito comum o pessoal usar carburador de fusca (compra-se novo por uns 260,00) no opala 151.
Segundo os caras fica relativamente bom de potência, econômico e tal...
Alguém já fez tal adaptação ou tem números sobre?
Carburador bom mesmo pra estes motores é o 3E que saiu nos ultimos opalas(4 e 6cil) e tbém nos ultimos motores AP's carburados. triste é o preço, no minimo 500 um usado.
se eu trocar meu solex duplo H-34 vai ser por um 3E.
Esse negocio de carburadorzinho pequeno e barato tipo os de fuca em motor grande é solução porca. Vai andar sempre manco e dependendo fica até mais beberrão.
Da Galera!!!!
Como o tópico é para saber qual o carburador ideal para o opala 4cc...
INSISTO... Coloca um webber 446 que vc não vai se arrepender!!!!
O 3E é bom... mas não melhor que o 446!
Agora se vc espera fazer média, vende o jeep e compra um uno mile.....hehehehe
Forte abraço!!
jeeponga
02/03/2009, 18:04
No meu cj3 tenho um gm151 com weber 44 e não troco por nada.
Ficou forte, quanto ao consumo não medi, pois uso mais em trilha. Ja tirei toyota, troller etc.
bom 446 eu iria tb se for carburador que seja O CARBURADOR
agora tirar nego é relativo, já tirei engesa, hilux, jpx, e já fui tirado do atoleiro por samurai, vitara, NIVA e etc ahuahuahua
ou seja no aperto quem tá DESATOLADO é quem leva, e atolar é diversão pura ahuahuahua
lucciano amaral
03/03/2009, 07:47
Atualmente estou usando o 446 e ainda nao resolvi meu problema, meu jeep engasga quando aperto o acelerador ate o fim, parece quando acelero muito tem alguma entrada de ar, suga ar por algum lugar que ainda nao descobri. Na marcha mais lenta, acelerando menos o jeep ta uma beleza.
Atualmente estou usando o 446 e ainda nao resolvi meu problema, meu jeep engasga quando aperto o acelerador ate o fim, parece quando acelero muito tem alguma entrada de ar, suga ar por algum lugar que ainda nao descobri. Na marcha mais lenta, acelerando menos o jeep ta uma beleza.
Dae luciano,
Quando eu resolvi colocar o 446 eu fui atrás de um usado, pra sai mais em conta, só que esse foi meu erro, não conseguia acerta de jeito nenhum, pois esse carburador é manhoso ( como diz meu mecânico ), e tive que comprar um novo para ficar 100%, dae foi colocar no jeep, liga e sai andando!
Mas primeiro verefique se não é no pezinho dele que ta puchando ar como vc mencionou, faz uma junta de borracha pra testa, se não for isso, tente trocar o kit reparo dele, que consiste em todas as juntas e principalmente aquele pistanzinho ligado ao acelerador, pelo que eu sei aquilo é a rápida dele, esse kit reparo não é caro...outra coisa que pode ser, dentro dele tem uma astezinha com uma mola, que é acionada por vácuo, e pode ser que ta entupido e não funciona mais, outra coisa pode ser os esguicho, giglê ou sei la como se chama, pode ser pequeno ou muito grande....
No meu que ando a álcool, uso 160, como o original do 6cc, um amigo meu anda a gasolina e usa 140, e isso depende da preparação do motor, que se for original pode se menor que isso....
Espero ter ajudado!
Forte abraço!
Marcos ET
03/03/2009, 09:10
no meu caso, eu tive problemas com entrada de ar pela haste da borboleta do 1º estágio... tive que embuchar para sanar o problema...
Ah esqueci de fala, tente fazer a regulagem do carburador, principalmente a do ar, usando um Hallmeter (que faz a leitura da mistura ar/combustível ) e uma sonda lamda (acho que é assim que escreve)!
Não precisa instala a sonda no descarga, se for de um fio, empurra ela pra dentro o mais próximo da saida do motor possivel.
É normal a mistura fica muito rica na lenta, o que não pode acontecer é fica logo pobre ao acelerar fundo ou em alta, dae o problema é só regulagem tanto de combustível quanto de ar...
Mecânico que lida com carburador e não usa Hallmeter para acertos, ta perdendo tempo, pois assim é a maneria mais fácil e rápida de acerta o bura...
Ah, mistura rica quer dize, muito combustivel e pouco ar, e pobre, pouco combustivel e muito ar!
Forte abraço!
o que me enchia o saco mos DFVéio e o raio daquele pistãozinho injetor.
Hj em dia só acha marca genérica disso e feito em plastico, os originais eram em couro. Estes genéricos não duram 15 dias antes de começar a estragar e ter que trocar. era uma semana funcionando Ok e uma passando raiva, tinha que abrir o bicho toda hora. Só ficou bom quando achei o original e foi osso achar.
DFV tbém dá problema de falha em inclinação. è mais bruto que o solex H-34 em termos de aceleração ,mas bebe mais. Esse negócio de falar que não se pode esperar economia de jeep e carro antigo é besteira. afinal quem guenta um jeep fazendo 2 por litro?? vai ter que colocar tanque de 100 litros e gastar 250,00 conto pra fazer uma trilha?
Opção barata eu iria de solex H-34, se quer gastar mais vai de 3E. E carburador simples em motor grande é erolação, gambiarra(mesmo que venha de fábrica). O 2E de santana tbém já tá no limite pra alimentar um motor 2.0 AP, no 2.5 do opala a coisa piora.
lucciano amaral
03/03/2009, 13:20
Kitiu, o meu carburador é seminovo, muito bom mesmo, quando montei troquei o kit reparo, so nao vio om tal pistaozinho, vou ver isso,
Marcos valeuuuu,
Christian,
Onde encontrou 446 novo para comprar?
jijoe_78
03/03/2009, 16:01
Bom gente, sei que o tópico tá saindo do tema "Carburador Ideal" e indo para "Injeção Ideal" para o motor de opala... porém, uma coisa me veio a cabeça a algum tempo atrás e por isso resolvi compartilhar com vcs, pois quem sabe pode ser uma boa também? infelizmente nao é nada com relação aos sistemas de Injeção Eletronica, MAS, como o fórum é (ou era) pra tratar de carburadores... aih vai:
A Tubagem de admissao do GM151 possui uma bifurcação, um lado vai alimentar os cilindros nºs. 1 e 2, o outro lado vai para os cilindros 3 e 4 correto? pois bem... quanto maior a distancia entre o carburador e a admissao, menor é o rendimento do combustível, que pode condensar, sofrer turbulencia e outras tantas coisas, correto?
Foi pensando nisso que eu havia pensado na instalação de um sistema de dupla carburação equalizada para este tipo de motor...
A coisa toda seria montada assim: dois pequenos coletores (quase uma flange) entre o cabeçote e os carburadores... um coletor fixado na entrada dos cilindros 1 e 2 e o outro na entrada dos cilindros 3 e 4. Haveria um tubo de conexao entre estes coletores para equalizar a admissao entre os carburadores, mas haveria também uma válvula que poderia fechar este caminho da equalização para facilitar o trabalho de regulagem dos mesmos...
E quais carburadores utilizar? bom, na época eu havia pensado naqueles Brosol corpo simples utilizados em Fusca... hehehehe
Aeh, antes de receber as pedradas, gostaria que vcs considerassem a idéia.!
Ôpa!
Blz E.T.?
Um colega mecânico e preparador tem instalado dois corpos com borboleta dos kadett 1.8 com 1 bico injetor cada um num motor 1300 fiat numa pickup fiorino 79 aberta. Aqui sim não se precisa de equalização, mas no seu caso dou a idéia das motos.
Instale em cada coletor um bico onde você consiga plugar um vacuômetro de mercúrio ou os analógicos (ponteiro) para ter certeza de que cada par de cilindros têm a mesma pressão. Senão colega, o motor estará sempre manco e perdendo energia.
Estes bicos podem ser como os do coletor do niva (do lado esquerdo tem um bico comprido) e depois basta usar uma tampinha feita em casa de borracha mesmo p´ra tampar. Vc não vai precisar nem do tubo de ligação para equalizar, te dando menos trabalho para calcular o diâmetro certo para o funcionamento ideal e de confecção.
E essa dupla carburação equalizada deixa o motor liso e subindo de giro fácil. Sabendo calcular a giclagem, fica o dito anteriormente, terá melhor rendimento gastando até menos combustível que uma carburação simples "maomeno".
[]´s!
Christian,
Onde encontrou 446 novo para comprar?
Dae CAVESO...
Cara comprei esse bura a + ou - uns 4 anos em uma cidadezinha vizinha á minha, zero bala na caixa e a preço de banana, pois estava a mais de 3 anos no estoque da loja de auto peças e lembro que na época o cara nem sabia o real valor dele só p preço que havia pago anos atrás... pra vc ter idéia me custou R$80,00 e hoje nem faço idéia de quanto poderia estar custando...
No entanto eu tenho mais 2 em casa, um a gasolina e outro a álcool, porém o estado deles não é dos melhores, inclusivel o a álcool ta com uma trinca e aqui não tem quem solda...
Logo que eu coloquei o opalinha 4cc no jeep, o meu mecânico foi a procura do 446, mas ele só conseguiu esse a gasolina que tenho e como o motor iria funcionar a álcool não tinha jeito de regula... ele tento de tudo, e até hoje não sei o que muda do a gasolina pro a álcool...
Sendo assim, ele mais uma vez foi a cata de um 446 mas dae a álcool, (esse outro que tenho), foi colocar e andar, só que um dia não sei como estourou o calço do motor e ele bateu no servo freio que fica bem perto, e trincou.... fiquei um bom tempo sem andar de jeep até que do nada ele foi naquela loja buscar uma peça e viu o bura novinho la... me ligou e pediu se eu queria compra e quando me falou o preço quase nem acreditei...
To falando de mais né... hehehe
Mas foi ai então que coloquei o 446 zerado e até hoje nunca tive problem, e não vem me dize que falha em inclinação, que precisa de desborbulhador, que o coletor precisa se aquicido pro álcool e outras coisas que o meu jeep ta ia pra provar que é tudo bobagem...
Acho que o segredo é peça nova e mecânico bom... hehehe
Mas posso ver se consigo algum novo por aqui... que combustível vc usa??
Forte abraço!
Cara,
Meu motor é originalmente a alcool e estou usando H34 seie.
Se achar algum a alcool melhor, mas se achar a gasosa também me serve pois a diferença de alcool pra gasosa aqui na região é pequena, daí converto o motor...
Abração!
Cara,
Meu motor é originalmente a alcool e estou usando H34 seie.
Se achar algum a alcool melhor, mas se achar a gasosa também me serve pois a diferença de alcool pra gasosa aqui na região é pequena, daí converto o motor...
Abração!
Ok... vou ver o que consigo!!
Forte abraço!
Dae CAVESO...
Cara comprei esse bura a + ou - uns 4 anos em uma cidadezinha vizinha á minha, zero bala na caixa e a preço de banana, pois estava a mais de 3 anos no estoque da loja de auto peças e lembro que na época o cara nem sabia o real valor dele só p preço que havia pago anos atrás... pra vc ter idéia me custou R$80,00 e hoje nem faço idéia de quanto poderia estar custando...
No entanto eu tenho mais 2 em casa, um a gasolina e outro a álcool, porém o estado deles não é dos melhores, inclusivel o a álcool ta com uma trinca e aqui não tem quem solda...
Logo que eu coloquei o opalinha 4cc no jeep, o meu mecânico foi a procura do 446, mas ele só conseguiu esse a gasolina que tenho e como o motor iria funcionar a álcool não tinha jeito de regula... ele tento de tudo, e até hoje não sei o que muda do a gasolina pro a álcool...
Sendo assim, ele mais uma vez foi a cata de um 446 mas dae a álcool, (esse outro que tenho), foi colocar e andar, só que um dia não sei como estourou o calço do motor e ele bateu no servo freio que fica bem perto, e trincou.... fiquei um bom tempo sem andar de jeep até que do nada ele foi naquela loja buscar uma peça e viu o bura novinho la... me ligou e pediu se eu queria compra e quando me falou o preço quase nem acreditei...
To falando de mais né... hehehe
Mas foi ai então que coloquei o 446 zerado e até hoje nunca tive problem, e não vem me dize que falha em inclinação, que precisa de desborbulhador, que o coletor precisa se aquicido pro álcool e outras coisas que o meu jeep ta ia pra provar que é tudo bobagem...
Acho que o segredo é peça nova e mecânico bom... hehehe
Mas posso ver se consigo algum novo por aqui... que combustível vc usa??
Forte abraço!
80,00??????????
auahuahuahauahuahuahahuahau caramba voce ganhou o carburador.
um revisado como esse no mercado livre esta na faixa de 400,00 ronaldos
Pois é Dic... um belo presente....
Hoje nem em sonho achar um por esse valor, só que a 4 anos atrás as coisas eram diferente... o cara que tinha ele tava loco pra se livra dele...
Pessoal, pesquisando na net achei um site que vende reparos para um grande variedade de carburadores....
Dêem uma olhada
http://shopping.banner-link.com.br/loja/loja.asp?Loja_id=1469&Pedido_Id=
É assim mesmo o link não tenham medo que não é virus nem nada...
Bah o link não ficou direito....
Faltou.../loja/loja.asp?Loja_id=1469&Pedido_Id=
ali no lugar dos pontinhos!!
LeoGuerra
25/04/2009, 15:38
Pessoal ...
no novo aqui no fórum .. venho lendo este tópico desde o começo em função de estar procurando alguma solução p/ o meu Jeepinho em relação ao carburador e a autonomia do bichinho ...
assim como numa trilha, no fórum não poderia ser diferente ... CABAÇO É FODA né ... sempre atrasa o grupo ... hehehe ?!!! Mas mesmo assim vou pedir explicações, pois sou leigo em mecânica, ok!?
Tenho um CJ5 65 com motor 4cc (opala) a gasolina ... o carburador é um SOLEX 40 (duplo né!?) fazendo entre 6,5 e 7,5 Km/L ... (uso mixto - cidade/trilha)
eu gostaria de saber se há alguma maneira de melhorar esta relação de consumo uma vez que adoro andar no meu Jeep, porém, não sou dono de POSTO (heheh)...
Recebi uma indicação de um mecanico para que colocasse um carburador SIMPLES nele, pois aumentaria a autonomia (até uns 11Km/L) ... ISSO PROCEDE OU É PAPO DE MECANICO ???
Outra dúvida sobre isso ... eu perderia muita potência na trilha??/ por que (sem falsa modéstia .. meu Jeep tá o OURO na trilha ... ) eu ando bem tanto na cidade quanto na trilha ... raramente o carro dá umas engasgadinhas ... a não ser pelo custo do combustível, eu não tenho muito do que reclamar ... só gostaria de melhorar o consumo.
De toda forma, lendo o tópico desde o começo vi que tem gente usando Jeep fazendo de 3 a 5Km/L ... já começo a achar que meu Jeep tá é bão demais ...
Agradeço desde já a atenção
Sds
Leoguerra
PS: Acabei de olhar ali no carro .. meu carburador é um SOLEX H34 (seie)
lucciano amaral
26/04/2009, 17:43
Leo meu motor de opala 4cc ta com um carbura 446, nao passa de 5km/l, sua media ta muito boa, abraços
akio nishikawa
26/04/2009, 23:04
Luciano, blza?
Essa polemica do carbura e proda:putz::putz: né!!Eu pessoalmente acho que seu carburador tá muito pro motor do opala 4 cilindros.Não é de hoje que eu tenho um opala, minha caravan era 4 cilindros(1979) e sempre usou o 228.Transformei ela prá 6 cilindros e continuo com um 228.Minha F-75,motor do opala 6 canecos tb. está com um 228, que tal voce experimentar??Assim vc comprova por sí próprio se é bom ou ruim...Apenas uma sujestão, ok?
EXTRAÍDO do Manual WEBER CARBURADORES
OPALA,DIPLOMATA,COMODORO,COUPE E SEDAN
4 CIL - 72 A 74 228.028.02 (228.024.02)
4 CIL SS (GASOLINA)- A PARTIR DE 1973 445.051.02
4 CIL (GASOLINA)- A PARTIR DE 1975 228.032.02 (228.030.02)
4 E 6 CILINDROS (ALCOOL),CARAVAN E CAMINHÃO- A PARTIR DE 1980 446.065.02
6 CILINDROS - DE 1972 A 1979 228.027.02 (228.025.02) MEU CASO (CARAVAN E F-75)
6 CILINDROS SS (GASOLINA) -A PARTIR DE 1980 446.052.02
6 CILINDROS SS (GASOLINA)- A PARTIR DE 1974 446.054.02
6 CILINDROS, CARAVAN (GASOLINA)-APARTIR DE 1975 446.054.02
UTILITÁRIOS (PERUAS,PICK-UPS E CAMINHÕES) -A PARTIR DE 1957
6 CILINDROS (GASOLINA) - SEM DIREÇÃO HIDRÁULICA 228.022.02 (228.009.02)
6 CILINDROS (GASOLINA) - COM DIREÇÃO HIDRÁULICA 228.023.02
Note que desses modelos citados aí em cima, todos os 4 cilindros, exceto o SS e o Alcool apartir de 1980 utilizam o carburador 228... sei lá né, acho que minha escolha tem algum fundamento....
Espero ter ajudado em alguma coisa!!Abração e boa sorte!!:concordo::concordo::concordo:
akio nishikawa
26/04/2009, 23:15
Esse pistãosinho ainda vem em couro, no Veículos Cruzeiro e naquela lojinha pra baixo do cemitério tem esse reparo a parte, vende o pistãosinho completo(injetor), embalado num cilindrinho de plástico. :concordo:
akio nishikawa
26/04/2009, 23:18
o que me enchia o saco mos DFVéio e o raio daquele pistãozinho injetor.
Hj em dia só acha marca genérica disso e feito em plastico, os originais eram em couro. Estes genéricos não duram 15 dias antes de começar a estragar e ter que trocar. era uma semana funcionando Ok e uma passando raiva, tinha que abrir o bicho toda hora. Só ficou bom quando achei o original e foi osso achar.
DFV tbém dá problema de falha em inclinação. è mais bruto que o solex H-34 em termos de aceleração ,mas bebe mais. Esse negócio de falar que não se pode esperar economia de jeep e carro antigo é besteira. afinal quem guenta um jeep fazendo 2 por litro?? vai ter que colocar tanque de 100 litros e gastar 250,00 conto pra fazer uma trilha?
Opção barata eu iria de solex H-34, se quer gastar mais vai de 3E. E carburador simples em motor grande é erolação, gambiarra(mesmo que venha de fábrica). O 2E de santana tbém já tá no limite pra alimentar um motor 2.0 AP, no 2.5 do opala a coisa piora.
Esse pistãosinho ainda vem em couro no Veículos Cruzeiro e naquela lojinha pra baixo do cemitério.Esse reparo vende a parte, vende o pistãosinho completo(injetor), embalado num cilindrinho de plástico. :concordo:
akio nishikawa
26/04/2009, 23:26
Luciano, esse sintoma de engasgar quando acelera, tá me parecendo problema no injetor...dá uma zoiadinha nele...
lucciano amaral
27/04/2009, 08:08
Luciano, esse sintoma de engasgar quando acelera, tá me parecendo problema no injetor...dá uma zoiadinha nele...
Akio, acho que vc tem razao quanto ao 228, mas acabei de arrumar um h34, vou montar e ver como fica, o runoval tambem ta achandom que o 446 ta muito pro 4cc opala, se o h34 nao der certo vou tentar arrumar um 228 e testar, obrigado pelas dicas, abraços
Dea Galera...
Bom, para quem esta querendo uma melhora no consumo de seu jeep equipado com motor opala 4cc, realmente a melhor pedida é o 228 que o Akio Nishikawa mencionou, por se tratar de um carburador dimensionado ao 4cc 2.5
Já para quem não esta querendo baixo consumo, dae o melhor é o 446...uso no meu motor a álcool com um consumo em média de 3 a 5 km/l, como o jeep quase só roda em trilha ta loco de bom, e lembrando, ta todo preparado, 2.8, comando, cabeçote e etc, onde o 228 jamais daria conta de alimenta-lo...
Então como o tópico é "Motor de opala 4cc - Qual o carburador ideal???"
Acho que com o motor original, o 228 é o melhor, mas com o motor preparado, o 446 com certeza é o melhor.
Agora economia num motor de opala, pessoal o motor é antigo, um 2.5 então se contentem tirando 7 ou 8 km/l que ta loco de bom, não existe carburador que faz milagre e o motor não é 1.0 pra faze economia....
Depois de apanhar um pouco com o meu Solex 40DEIS de corpo simples, resolvi mandar em alguem que conheça pois cansei de dar murro em ponta de faca.
Gastei 75,00 para um senhor ja experiente em carburadores dar uma geral nele, foi modificada a giclagem e colocado outro diafragma da rapida.
Levei o carburador pra casa nao botando muita fé no servico do velinho, mas minha cara caiu no chao pois o carro é outro!
Aquela cortada que o motor dava quando eu ia passar numa lombada por ex. desapareceu, e percebo pelo vacuometro que o ponteiro ta mais quieto e em subidas ele nao vai todo para esquerda como fazia. Eu ainda nao tirei medias, mas tenho certeza que o consumo melhorou.
Embora o velinho ter dito para eu montar o carburador e levar o Jeep la na oficina dele para ele dar mais um ajuste, eu acho que nao vai ser preciso.
Agora que o carburador esta afinado vou comecar a mexer no gicle principal (fazer umas experiencias)
Gibson Pacelle
01/05/2009, 13:23
Pessoal com carburador h34 o carro fica mais forte do que um carburador de corpo simples? e a economia entre eles?
neifigueiredo
17/09/2009, 21:07
diga -la megadeth blz?
cara eu tenho um 446 no meu cj3,com motor do opala 4cc alcool,só que quando vou subir um barranco muito íngrime ele afoga,isso acontecia com o teu???
já me falaram que não fica muito bom nessas situações dizem que ou da falta ou afoga em morros muito fortes ou inclinações muito fortes,por isso gostaria que vc me desse uma idéia pois o meu só afogou quando coloquei o bicho a prova num top bem bravo.... quase troquei meu carbura mas fiquei com uma dóóóóó... ele ta zeradaço e ficou um relógio no dia a dia mesmo frio é bater e pegar ai é só sair acelerando mesmo frio.....me dá uma luz ai por favor......
abçs tudo de bom.
anderson_wzorek
17/09/2009, 23:36
fala galera,
Aos amigos que possa interessar,tenho um carburdor solex h-34 seie(gasolina) a venda,ele ainda esta no meu jeep,o mesmo esta zerado,funcionando muito bem,foi feito embuchamento e afinado td ele,é montar e rodar.Só estou vendendo ele pq to preparando meu motor pra um 3.0 e vou colocar uma 446 a alcool.
Peço 280,00 no carburador.
estou as ordens a quem possa interessar,
abraços
Anderson
....Só estou vendendo ele pq to preparando meu motor pra um 3.0 e vou colocar uma 446 a alcool....
Anderson, quando ficar pronto, coloca fotos pra gente ver. E diga pra gente o que mais você fez nesse motor e as adaptações necessárias!!!
anderson_wzorek
18/09/2009, 20:36
O projeto do motor ta saindo,mas com passos de formiga por motivos financeiros hah,vai ficar da hora o motor,por isso faço aos poucos tbm,só pra usar coisas de primeira,mas a medida que tiver novidades vou colocando por aqui.
Abraços aos amigos
Ahhh o carbura ainda esta a venda kkkkkkk
andrelibo
19/09/2011, 22:57
Ficam felizes meu Jeep faço 1 ou 2 km/l no alcool, em compensação meu CJ3 com 250s está com quase 250cv. Só o ronco compensa já compensa o consumo xDDD Abraços.
Fabrício Bastos
08/01/2012, 01:47
Fala galera!
Li o tópico todo mas tenho dúvidas ainda!:???:rsrsrs
Cada hora um fala uma coisa!hehehe
Estou procurando uma alternativa boa e barata(quanto ao preço do mesmo!)!
O meu carbura está num CJ-5 79 e está uma m&rd@!!! Quando mais preciso começa a falhar e nas subidas arruma uma engasgação que parece q vai parar!rsrsrsrs
Uso meu carro pra trilhas e algumas viagens!
Vamos direto ao ponto!:karate:
To procurando um carbura que de potência pro carro! Até uns 3Km/L é aceitável pois uso pra umas trilhas q preciso de força com baixo giro!
Então depois dessa ampla discussão qual vcs me indicam???
Vlw e no aguardo!
SAPO-BOMBA
08/01/2012, 01:53
Seu Jeep falha em subidas? Não é falta de combustível não?
Vc usa aquele "desborbulhador"?
M-Beltrame
08/01/2012, 11:39
Amigo já q vc não liga pra consumo vai de solex H40, bebé q nem alemão (quando ta de bom humor faz 5km/l) mas num falha nunca(já fiquei com o jeep de lado desliguei e liguei meti o pé e não falhou), recomendo.
T+
Claudio Almeida Machado
08/01/2012, 15:15
Fala galera!
O meu carbura está num CJ-5 79 e está uma m&rd@!!! Quando mais preciso começa a falhar e nas subidas arruma uma engasgação que parece q vai parar!rsrsrsrs
To procurando um carbura que de potência pro carro! Até uns 3Km/L é aceitável pois uso pra umas trilhas q preciso de força com baixo giro!
Vlw e no aguardo!
Fala Fabricio, como vai?
Po cara da uma ligada para o Marcio ai do Jeep club, ele colocou motor de opala no xiling ling dele, e estava pelejando com o carburador, coisa que ele fez até em seu ex Engesa, talvez possa te ajudar...isso me interessa tbm pois tenho um motor de opala parado lá em ksa, (mas acho q irei vende-lo)...se algum dia precisar usar ele ja fico sabendo com é o esquema do carburador...mas me parece que ele estava tentando colocar do fusca, não sei direito...
Valeu
Fabrício Bastos
08/01/2012, 15:36
Amigo já q vc não liga pra consumo vai de solex H40, bebé q nem alemão (quando ta de bom humor faz 5km/l) mas num falha nunca(já fiquei com o jeep de lado desliguei e liguei meti o pé e não falhou), recomendo.
T+
Fala M!!!
Já li sobre esse H-40 e acho que vou ficar com ele mesmo!
Pois uso o jeep de vez enquando e vale a alegria!rsrsrs
Procurei pela net mas ta difícil de achar um específico para gasolina!
Tem muita diferença do Gasolina pro Álcool (Além do combustível?hehehe!!!)
Sabe de alguém por aqui q esteja vendendo um(Gasolina!)???
Uma última dúv!: Qual a diferença de DEIS para EIS???
Vlw!!!
M-Beltrame
08/01/2012, 16:51
Fapb esse carburador foi um parto pra achar, mas vale apena.
A diferença entre DEIS e EIS é só a giclagem e entre a diferença entre o alcool e o gasosa esta só no tratamento do metal e nos gicles.
T+
Fabrício Bastos
08/01/2012, 17:20
Fapb esse carburador foi um parto pra achar, mas vale apena.
A diferença entre DEIS e EIS é só a giclagem e entre a diferença entre o alcool e o gasosa esta só no tratamento do metal e nos gicles.
T+
M!
Achei esses dois aki!:
:arrow: Carburador Opala 4cc Solex H34 SEIE Gasolina Recondicionado
Carburador Opala Caravam 4cc Solex H34 SEIE Gasolina Recondicionado - Horizonte auto peas, tudo em injeo eletrnica, carburadores e peas em geral. (http://www.autopecashorizonte.com.br/loja/produto-229689-1470-carburador_opala_caravam_4cc_solex_h34_seie_gasoli na_recondicionado)
:arrow: Carburador Opala H40 DEIS Simples Gasolina Recondicionado
Carburador Opala Caravam C-10 H40 DEIS Simples Gasolina Recondicionado - Horizonte auto peas, tudo em injeo eletrnica, carburadores e peas em geral. (http://www.autopecashorizonte.com.br/loja/produto-229689-1459-carburador_opala_caravam_c10_h40_deis_simples_gaso lina_recondicionado)
Agora estou em dúvida qual dos dois daria uma potencia boa e não me deixaria na mão!
Vlw pela paciência!
Entre os dois fico com o H-40 msm?
Quanto a eles!? São plug and play! Só colocar e rodar ou tem alguma adaptação em coletor ou alguma rebiboca da parafuseta!???rsrsrs
Vlw!:concordo:
M-Beltrame
08/01/2012, 22:17
Fapb, estamos aqui pra ajudar já me ajudaram muito por aqui também.
Os dois carbura q vc esta vendo saíram no opala então provavelmente dão certo sem nenhuma adaptação, eu nunca usei o H34 então não posso falar sobre ele, mas ele é de duplo estagio e o H40 é simples mas acredito q ele não perca em desempenho não!
Daqui a pouco alguém q usa o H34 da a sua opinião sobre ele! e vc decide.
T+
Fabrício Bastos
08/01/2012, 23:45
M!
Por isso a dúvida pois o preço dos dois é o mesmo!
Amanhã vou dar uma pesquisada em uns mecanicos aqui por JF e ver o q eles falam!
Desde já agradeço a ajuda!
Assim que tiver uma certeza(ou mais uma dúvida!rsrsrs) volto aqui pra falar!
Vlw!
Fabrício Bastos
09/01/2012, 02:09
Fala Fabricio, como vai?
Po cara da uma ligada para o Marcio ai do Jeep club, ele colocou motor de opala no xiling ling dele, e estava pelejando com o carburador, coisa que ele fez até em seu ex Engesa, talvez possa te ajudar...isso me interessa tbm pois tenho um motor de opala parado lá em ksa, (mas acho q irei vende-lo)...se algum dia precisar usar ele ja fico sabendo com é o esquema do carburador...mas me parece que ele estava tentando colocar do fusca, não sei direito...
Valeu
Vou ver esse carbura que o Murilo me indicou aqui!
Mas vlw assim mesmo!:concordo:
Vlw!
maxdelta
09/01/2012, 06:26
entre um carburador de simples e um de dupla sempre vá de dupla!
Um carburador 3e de opala 6cc, fica muito bom em jipe!
Quanto dá falta em subidas ingremes é do carburador, o q vc pode fazer pra melhorar é desligar o reduzido e subir na pressão do pé!
Além de carburador duplo ser mais economico, o 3e e h34 quando abre a 2ª fase ele injeta mais gasolina q um h40.
Atualmente eu tenho um h40DEIS, mas procuro um 3E com difusores 25/29. Estou vendo nessa loja auto horizonte, pq aqui onde eu moro o 3e é o carburador preferido de quem turbina opala 4cc!
Boa sorte!
Paulo AV
09/01/2012, 10:37
Fala galera!
Vlw e no aguardo!
Vc tem basicamente 5 opcoes:
Weber/Wecarbras DFV228, Weber/Wecarbras DFV446, Brosol/Solex 3e, Brosol/Solex H40/44 ou Brosol Solex H34.
Todos vão funcionar bem com algumas pequenas diferenças de consumo, potência, etc.
Na minha opinião, tanto faz, uma vez que a diferença de desempenho entre eles vai depender mais do estado da peça do que do modelo. Por isso cada um diz uma coisa. Teoricamente o 3e seria melhor que o H34 que seria +/- equivalente ao DFV446 que seria melhor que o H40/44 que seria melhor que o DFV228. Isso na teoria.
Atualmente tenho um H34 (duplo mecanico) e anteriormente tive dois H40/44. Minhas impressões com essas peças (lembrando que são antigas e usadas e portanto não se pode esperar o comportamento "ideal" de fábrica):
Potência/força: O H40/44 é mais estúpido, arranca mais nervoso. Afinal de contas é uma única bocona de 40mm que abre mais rápido em resposta ao comando do pedal do acelerador. Mais difícil dosar a aceleração (o curso do pedal fica mais reduzido como consequência do mesmo motivo citado acima). Se enfiar o pé de uma vez até o fundo dá uma "afogada". A potência final obtida do motor com o H34 é basicamente a mesma porém tem uma arrancada um pouquinho mais xoxa devido ao corpo duplo progressivo, com um curso maior do pedal. Por isso não tem falhas ao cravar o pé, sendo mais "fácil" de dirigir com ele e teoricamente mais econômico (acredito que na verdade o consumo deve ser praticamente o mesmo, mas o H34 é menos sensível ao pé do condutor).
Nunca tive problemas de engasgos ou falhas devido à inclinação mas o H40/44, por ter o nível da cuba bem mais próximo da borda do corpo do carburador baba mais gasolina para fora nessa situação. o H34 é mais estanque.
Consumo: na prática o H34 (5 a 6km/l) se mostra ligeiramente mais econômico que o H40/44 (4 a 5 km/l).
O H40/44 é mecanicamente muito simples, uma baba para desmontar/limpar/montar. O H34 também é relativamente simples, porém com quase o dobro de peças (afinal é um corpo duplo). Pode ter sido azar (de novo, peças antigas e usadas), mas nunca consegui manter uma marcha lenta satisfatória (cada hora tá de um jeito e as vezes ficava sem; muito sensível com qualquer sujeirinha) com os dois H40/44, já o H34 tem uma marcha lenta fenomenal, fica cravada na regulagem (nunca, nem uma vez sequer, tive perda da marcha lenta).
Não posso dizer muita coisa sobre os DFVs (já tive carburador Weber (Weber 30/34), porém em outro veículo, e no geral costumam ser mais fortes, gastões e um pouco mais complicados mecanicamente). O pouco que sei, especificamente do DFV446 vem da boca dos outros: teoricamente mais forte e beberrão que os demais (corpo duplo simultâneo) e não tolera bem inclinações, mecânica razoavelmente simples e muita reclamação do bendito pistãozinho do injetor. Aparentemente o DFV228 é muito parecido como H40/44 e o 3e (corpo duplo progressivo a vácuo), por ser o mais moderno, ser o preferido pela maioria.
Eu no seu lugar colocaria aquele que vc encontrar em melhor estado de conservação, o que não é fácil avaliar pois, por mais parecido que seja com um zero, um carburador recondicionado é o que é: RECONDICIONADO, e não pode ser comparado a um carburador zero, com as especificações e peças originais de fábrica. É colocar na máquina, testar e avaliar. No final vai muito também da preferência pessoal.
Não se esqueça que cada carburador tem uma base diferente e será necessário trocar o coletor ou usar uma flange adaptadora. O mecanismo de acionamento e a entrada de de cada um é diferente e provavelmente vc terá de adaptar o suporte do cabo do acelerador e o filtro/tubulação de ar.
Abraços, boa sorte
calhiandro
09/01/2012, 10:53
Maxdelta, justamente estou estudando colocar um 3e de opala, tem um no mercado livre por 350,00 + frete já baanhado pode ser usado tanto no alcool ou na gasolina. Olha meu motor é alcool original ohc 2.3 e o coletor é simples, será que dá para adaptar esse carburador 3e de opala você conhece alguém que instalou isso e deu certo?
Robertux
09/01/2012, 11:58
Pessoal, não conheço a loja nem quero fazer propaganda de ninguém mas só como dica para os colegas dêem uma olhada aqui.
CARBURADOR BRASIL :: CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM OPALA 4 CC GAS. (NOVO) - CARBURADOR BRASIL - R$ 900,00 (http://www.carburadorbrasil.com.br/produto.aspx?ProCodigo=187)
É caro, mas novo é novo, alguns anos de tranquilidade.
Paulo AV
09/01/2012, 13:06
Pessoal, não conheço a loja nem quero fazer propaganda de ninguém mas só como dica para os colegas dêem uma olhada aqui.
CARBURADOR BRASIL :: CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM OPALA 4 CC GAS. (NOVO) - CARBURADOR BRASIL - R$ 900,00 (http://www.carburadorbrasil.com.br/produto.aspx?ProCodigo=187)
É caro, mas novo é novo, alguns anos de tranquilidade.
Que estranho! Esses carburadores pararam de ser fabricados já a um bom tempo. Vc sabe se são peças de algum estoque antigo ou a solex voltou a produzi-los?
Robertux
09/01/2012, 16:42
A Urba - Brosol, que adquiriu a Solex, fabrica até hoje, inclusive estou encomendando um para o meu motor OHC que usa o H34 SEIE, mas é um pouco diferente do Opala.
Código do H34 SEIE do Ford OHC = 50003
Código do H34 SEIE do Opala 2500 = 54.523
Veja a lista dos carburadores que foram tirados de linha e os que ainda são fabricados em:
http://www.brosol.com.br/br/
http://www.urba-brosol.com.br/pdf/Tabela%20de%20Regulagem%20Carburadores%20BROSOL.pd f
Alexandre Jeep Vermelho
09/01/2012, 22:40
Bom, la vai minha humilde opinião...
O DFV 446 fica muuuitooo bom no opala 4, já usei e dá muita diferença para o H34 (mesmo jeep, motor, etc). Lembrando que o motor de Opala 4 cilindros utiliza aproximadamente 220 CFM @ 5000 RPM
3E - 200 CFM
H34 - 210 CFM
446 - 270 CFM
- Todos valores aproximados.
Abraços
Robertux
10/01/2012, 17:10
O problema co o DFV 446 é que não fabrica mais há muito tempo, os que existem estão velhos e fuçados, dificilmente vc consiguirá um em bom estado, mas, se achar, é realmente uma excelente opção. carburador simples, barato, facil de mexer e eficiente.
maxdelta
12/01/2012, 17:18
Maxdelta, justamente estou estudando colocar um 3e de opala, tem um no mercado livre por 350,00 + frete já baanhado pode ser usado tanto no alcool ou na gasolina. Olha meu motor é alcool original ohc 2.3 e o coletor é simples, será que dá para adaptar esse carburador 3e de opala você conhece alguém que instalou isso e deu certo?
Os gicles do 3e a alcool é diferente do a gasolina, pelo menos no 3e de santana é diferente!
Vc vai ter q fazer flange e adaptação é adaptação, em relação a 3e, já vi um cara q trocou o h40 eis q estava instalado em um opala 4cc e adaptou o 3e com difusores 25/29, em questão de boca aumentou, em relação ao h40, porém o opala ficou mais economico, começou a fazer 7 km/l, não fazia 5!
E vi um caso q o cara trocou o 3e de santana pelo 3e de opala 6cil, pq turbinou e precisava de algo mais abrutalhado q não fosse a weber 40!
O 3e que ficaria bom no jipe é 3e q saiu no opala 6cil(difusor 25/29). O de opala 4cil e do santana os difusores acho q é 25/27, o 3e de santana acha q nem lixo, o de 6cil já é mais dificil de encontrar!
Mas em jipe não vi nada de diferente! Eu tenho vontade de injetar o jipe, tem umas trilhas q faço de samurai e depois vou de jipe, apesar do samurai não ter a violencia do jipe(q é o q mais gosto no jipe) as trilhas ladeiras e erosões são mais fáceis de samurai, pq ele não dá falta, não dá excesso, e por causa disto estou ficando com ódio de carburador!
Tenho andado em contato com a fueltech eles me tiraram bastante dúvidas, eliminaram alguns mitos! é isso, vamos montando o jipe um dia de cada vez, meu próximo empreendimento é o DD, enquanto isso fica o h40 deis!
Boa sorte pra nós!
calhiandro
12/01/2012, 18:25
Maxdelta, estava certinho para colocar o 3e de opala tinha até quem fizesse a flange de adaptação, mas quando fui comparar a base do carburador para encaixar no coletor não dá! A base do carburador é maior que o furo do coletor de admissão teria que retrabalhar a admissão abrindo mais, então desisti. Meu coletor é so simples que tem a boca triangular que segura o carburador em dois parafusos, os modelos a gasolina tem a boca quadrada então e so colocar a flange e o carburador. Teria que gastar com um coletor para esse carro que tivesse a boca quadrada ou retrabalhar o coletor. Vou esperar mais um pouco e quem sabe seguir na ideia de vocês e injetar, nosso amigo 4x4garage disse que uma injeção que da certinho é a do monza ele disse que tem um kit desse para vender por R$600,00 reais mais a mão de obra que segundo ele ficaria em torno de R$1000,00.
Sobre o DD que você quer instalar você não vai se arrepender é muito bom, tenho o DIS é show.
Renan Folly
14/01/2012, 22:10
E o weber 460?? O que acham, tem boas opções de giclagem da certo? Uso um weber 446 dá excesso demais o mecânico não dá conta.
Fabrício Bastos
16/01/2012, 02:21
Fala galera!
Achei um H-40(solex) aqui em Juiz de fora msm!
Na Casa do Carburador(bem sugestivo o nome!rsrsrs):)
Recondicionado! O cara me dá ele colocado e com garantia(3 meses eu acho)!
Vou ver se dá tempo de levar o bichim essa semana lá!
Assim que colocar, volto aqui e dou o parecer!
Vlw!
Paulo AV
16/01/2012, 07:09
E o weber 460?? O que acham, tem boas opções de giclagem da certo? Uso um weber 446 dá excesso demais o mecânico não dá conta.
Esse carburador não era nativo do GM151 (é para motor 1.6, os antigos CHT da Ford - Escort, Corcel-II, Belina). Acho que além de não dar conta do recado para um motor 2.5, vc provavelmente terá de usinar uma flange para adaptá-lo ao coletor. Pelo que o pessoal relata o 446 é meio beberrão mesmo (é o preço por ter um carburador mais bravo), mas dá uma conferida na giglagem (inlcusive confere os venturis) para ter certeza que não é um carburador para álcool.
Dá uma olhada neste tópico, tem uma tabela de giclagem Weber: http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/15673-giclagem-weber-460-a.html
Boa sorte
juleymar73
27/01/2012, 23:36
Ola pessoal , ouvi dizer que se adapita injeçao eletronica do Tempra no motor 151 do opala, alguem sabe algo sobre.
Dae Juleymar73...
Existem várias receitas para injetar o opala, tanto o 151 como o 250, que muda pouca coisa de um para outro...
Muitos dizem que para o 151, uma injeção monoponto ja fica boa... Aqui no fórum esse assunto já foi bastante discutido, só não lembro bem os tópicos...
Eu mesmo uma vez queria injetar meu motor, no entanto desisti do projeto... desisti por dois motivos:
1- O custo...
2- A incerteza de ficar bom, pois meu motor ja é todo preparado, e demandaria de muito tempo e dedicação para acerta o mapa da injeção...
Sendo assim, pelo custo... só uma central de injeção ( pandoo ou fueltech ) já custam mais de 1.5k e é só o começo... com esse valor eu coloco uma weber 40 idf.. que com o resto da preparação do meu motor fica o bicho...
Sem fala que por mais leigo que seja a pessoa, qualquer um "mexe" num carburador... ja a injeção... não é bem assim... qualquer pane que der o cara nem sabe por onde começar a olhar...
juleymar73
29/01/2012, 00:59
Dae Juleymar73...
Existem várias receitas para injetar o opala, tanto o 151 como o 250, que muda pouca coisa de um para outro...
Muitos dizem que para o 151, uma injeção monoponto ja fica boa... Aqui no fórum esse assunto já foi bastante discutido, só não lembro bem os tópicos...
Eu mesmo uma vez queria injetar meu motor, no entanto desisti do projeto... desisti por dois motivos:
1- O custo...
2- A incerteza de ficar bom, pois meu motor ja é todo preparado, e demandaria de muito tempo e dedicação para acerta o mapa da injeção...
Sendo assim, pelo custo... só uma central de injeção ( pandoo ou fueltech ) já custam mais de 1.5k e é só o começo... com esse valor eu coloco uma weber 40 idf.. que com o resto da preparação do meu motor fica o bicho...
Sem fala que por mais leigo que seja a pessoa, qualquer um "mexe" num carburador... ja a injeção... não é bem assim... qualquer pane que der o cara nem sabe por onde começar a olhar...
Valew amigo pela dica , to vendo que se eu quiser um motor injetado vou ter que ir de AP ou da s10 4cil, abraço.
Claudio Almeida Machado
08/03/2012, 17:13
Ai pessoal um amigo colocou o 3E, e ficou o cão chupando manga, colocou o segundo estagio mecânico...
Esses carburadores são pra mim um dos mais modernos e eficazes...
To até penando em colocar um no meu BF...rsrsrs
Abraço
megadeth
15/03/2012, 08:55
Pois é Cláudio, meu GM151 tinha um 3E instalado e sempre foi muito bom. Recomendo fortemente esse bura pra esse motor.
Mudei pq resolvi injetar o motor após muito tempo analisando prós e contras e juntando latinhas.
Dae Megadeth...
Então você injetou o seu motor... o que usou, ficou bom... conta ai...
Um primo meu tbm injetou o motor opala 4 dele... não vi andandando ainda mas dizem que ficou muito bom... porém ele mesmo me falou que gastou mais de 5 conto...
Eu já por mais que fique bom a injeção, vou continuar no carbura, estou colando uma Weber 40 IDF... vamos ver no que vai dar....
Forte baraço!!
megadeth
19/03/2012, 16:47
Então Christian... como o Jeep tá sem documentos ainda (maldito Controlar), não ando mais que 3 quarteirões de casa, mas de qqr forma quando o trouxe de Osasco (fiz com o Rodrigo da CJ-Checkup) percebe-se uma diferença grotesca. Instalei a Pandoo programável, e cara... é outro mundo. Sem degrau na aceleração (o giro sobe o quanto vc pisa, sem engasgar), torque aumentou muito (até canta pneu agora) e o giro sempre muito estável.
Ainda está em fase de testes, vai entrar ma reforma de chassis e carroceria mês que vem (espero) mas cara... é sensacional. E quanto ao valor, é bem por aí mesmo... sem choro... :(
[]s
juleymar73
19/03/2012, 18:43
Então Christian... como o Jeep tá sem documentos ainda (maldito Controlar), não ando mais que 3 quarteirões de casa, mas de qqr forma quando o trouxe de Osasco (fiz com o Rodrigo da CJ-Checkup) percebe-se uma diferença grotesca. Instalei a Pandoo programável, e cara... é outro mundo. Sem degrau na aceleração (o giro sobe o quanto vc pisa, sem engasgar), torque aumentou muito (até canta pneu agora) e o giro sempre muito estável.
Ainda está em fase de testes, vai entrar ma reforma de chassis e carroceria mês que vem (espero) mas cara... é sensacional. E quanto ao valor, é bem por aí mesmo... sem choro... :(
[]sOla amigo , vc pois a injeção de qual motor, pois um amigo tem um motor 151 opala e por coincidencia um outro tem um motor de Tempra , e a parte da injeção ta inteirinha e ele falou se me servir posso levar pra mim de graça , so vou pagar o motor de opala que ele quer 800 nele,ja vi falar aqui no forum nao sei onde sobre injeção do tempra no 151 , vc sabe de algo assim, abraço.
Ola pessoal aproveito a oportunidade para solicitar um concelho.
Tenho um CJ5 motor Willys 6cc e o meu carburador deu pau como não tenho esperiencia peço a ajuda de vcs para me indicar um carburador que seja eficiente e barato.
Utilizo o Jeep somente para passeios na cidade nada radical não passo dos 40 km/h.
Estou pesquisando na net e estou encontrando carburadores recondicionados DFV-228 por R$250,00 este atenderia? são confiaveis?
Obrigado.
Ola pessoal aproveito a oportunidade para solicitar um concelho.
Tenho um CJ5 motor Willys 6cc e o meu carburador deu pau como não tenho esperiencia peço a ajuda de vcs para me indicar um carburador que seja eficiente e barato.
Utilizo o Jeep somente para passeios na cidade nada radical não passo dos 40 km/h.
Estou pesquisando na net e estou encontrando carburadores recondicionados DFV-228 por R$250,00 este atenderia? são confiaveis?
Obrigado.
Dae amigo...
Bem, o DFV 228 é um ótimo carburador, atende bem o GM 151 ( opala 4 cilindros ) que tem 2.5cc, é um bura econômico e confiável...
Acrdito que para o BF 161 ( 6 cilindros original ) que tem 2.6cc, deve atender bem... obviamente deve ser regulado para tal...
Mas não sei se o DFV 228 serve no coletor de admissão do motor original, teria que ver... se sim, acho que não teria problema algum em usa-lo...
Quando eu tinha o motor original, eu usava o Solex H34 e achava muito bom... porém era bastante gastador e não sei quanto que ta custando um desses hoje...
Opções existem aos montes, basta saber qual ficaria melhor a sua necessidade ( custo x benefíco ).
vavarusso
20/03/2012, 13:31
Boa tarde pessoal! O que voces que já usam o gm 151 no Cj5 acham do uso do radiador desse mesmo motor no jeep???
Boa tarde pessoal! O que voces que já usam o gm 151 no Cj5 acham do uso do radiador desse mesmo motor no jeep???
Dae Vavarusso... o radiador do meu jeep é de alumíno, não lembro agora se é original da Bonanza ou D20... com ventoinha elétrica...
O pessoal aqui geralmente usa o próprio radiador do jeep... refrigera muito bem... acredito que quanto maior melhor...
Já o do opala mesmo não sei se fica bom...
Leonardo Daltrozo
20/03/2012, 14:49
Tudo bem pessoal, belo tópico!
Kitiu, concordo plenamente c/ vc sobre o 446! Podem falar que vaza, gasta, afoga, etc (e isso acontece) mas em termos de desempenho sobre todos os carburadores (originais) do Opala/C-20 prefiro ele!
Não contente c/ a "incomodação" de um, instalei dois 446 na minha Camper que está c/ opala 4, foi notável a diferença principalmente em baixa pois o motor levanta mais rápido e c/ mais força, mas em alta não teve beneficio p/ contrario até (um dos motivos deve ser a bomba mecânica...).
Abraço a todos!!
Leonardo Daltrozo
20/03/2012, 14:51
lknzizm çlm
Gente, tenho uma injeção pra motor de opala 4cc prontinha (bicos já com a adaptação no coletor) + pandoo + distribuidor hall, tudo pra vender. quem tiver interesse, me contate por MP. Estou anunciando neste topico devido a muitos falarem sobre injeção por aqui. To vendendo meu kit porque meu motor está com o 3º cilindro jogando oleo na vela, e perdeu a força no cilindro, e como o motor tá mei cansado já, precisaria de uma retifica completa, coisa que por aqui onde moro não sai por menos de 3 mil (uma retifica decente, digo de passagem, pois não gasto meu dinheiro com meia sola). Neste valor, prefiro comprar outro motor, de preferencia injetado!
vavarusso
20/03/2012, 16:53
Dae Vavarusso... o radiador do meu jeep é de alumíno, não lembro agora se é original da Bonanza ou D20... com ventoinha elétrica...
O pessoal aqui geralmente usa o próprio radiador do jeep... refrigera muito bem... acredito que quanto maior melhor...
Já o do opala mesmo não sei se fica bom...
Fico sem querer aceitar que o radiador feito para o GM 151 nao o consiga arrefecê-lo... "Tôoo certo ou tô erradooo"
Valeu Kitiu.
Fico sem querer aceitar que o radiador feito para o GM 151 nao o consiga arrefecê-lo... "Tôoo certo ou tô erradooo"
Valeu Kitiu.
Acredito que o próprio radiador do GM 151 deva funcionar... mas é bom lembrar que, no jeep o motor é levado ao extremo em baixas velocidades ( um atoleiro por exemplo, pé no buxo a 20km/h)...
Teria de se saber a quantidade de água que vai nele... como disse anteriormente, quanto maior melhor... obviamente se a ventoinha tanto mecanica como elétrica funcionar como deve.... caso contrário pior fica tbm....
Radiador do opala 4cil moderno em aluminio, capacidade: 1,25 litros.
Sim, voce nao leu errado, nao dá nem uma garrafa pet.
Ah, o do chevette é identico em tamanho e capacidade
M-Beltrame
20/03/2012, 21:19
O radiador original do opala não da conta, eu usava e tive q tirar. Coloquei o do motor original com ventoinha original e pronto.
T+
vavarusso
20/03/2012, 22:05
Radiador do opala 4cil moderno em aluminio, capacidade: 1,25 litros.
Sim, voce nao leu errado, nao dá nem uma garrafa pet.
Ah, o do chevette é identico em tamanho e capacidade
DIC3 acho que postei uma tabela e a fonte lá no tópico do seu Pepé, onde diz que tem bem maior cap. do que essa de 1,25l. Mais no fds vou medir e tirar a prova, se for assim vou descartá-lo
vavarusso
20/03/2012, 22:11
Radcamp - Linha Leve em Radiadores (http://www.radcamp.com.br/tabela.htm)
Capacidade em Litros
Aditivo Concentrado em Litros
Água em Litros
Chevette / Chevy 500
7,5
3,0
4,5
Opala / Caravan 4 cil 83
8,6
3,5
5,1
Monza 90
7,0
3,0
4,0
Monza AC 90
7,5
3,0
7,5
Monza AC TA 90
7,5
3,0
4,5
Monza 91 / Kadett
7,0
3,0
4,0
Monza AC =>91 / Kadett AC
7,5
3,0
4,5
Corsa 1.0 /1.4 / 1.6
5,9
2,5
3,4
Corsa 1.6 AC / 16V
5,9
2,5
3,4
Vectra 93 / 96
7,2
3,0
4,5
Ômega GLS 2.0 / 2.2
6,4
2,5
3,9
Ômega CD 3.0 / 4.1
11,3
4,5
6,8
S-10 / Blazer Gas
8,0
3,5
4,5
S-10 / Blazer Gas AC
10,1
4,0
6,1
S-10 / Blazer Diesel
10,5
4,5
6,0
Claudio Maggioni
21/03/2012, 00:01
Pessoal, preciso de uma ajuda!!!
Tenho uma F75 com motor opala 4cc e carburador dfv228 simples, estou pensando em colocar um 3e ou um h34, qual vcs acham melhor???
O 3e que tenho é de uma c20 6cc, será que fica bom??? pois quero que fique com mais torque, com esse carburador esta muito fraco o motor...valewwww!!!
Claudio Maggioni
21/03/2012, 01:10
Os gicles do 3e a alcool é diferente do a gasolina, pelo menos no 3e de santana é diferente!
Vc vai ter q fazer flange e adaptação é adaptação, em relação a 3e, já vi um cara q trocou o h40 eis q estava instalado em um opala 4cc e adaptou o 3e com difusores 25/29, em questão de boca aumentou, em relação ao h40, porém o opala ficou mais economico, começou a fazer 7 km/l, não fazia 5!
E vi um caso q o cara trocou o 3e de santana pelo 3e de opala 6cil, pq turbinou e precisava de algo mais abrutalhado q não fosse a weber 40!
O 3e que ficaria bom no jipe é 3e q saiu no opala 6cil(difusor 25/29). O de opala 4cil e do santana os difusores acho q é 25/27, o 3e de santana acha q nem lixo, o de 6cil já é mais dificil de encontrar!
Mas em jipe não vi nada de diferente! Eu tenho vontade de injetar o jipe, tem umas trilhas q faço de samurai e depois vou de jipe, apesar do samurai não ter a violencia do jipe(q é o q mais gosto no jipe) as trilhas ladeiras e erosões são mais fáceis de samurai, pq ele não dá falta, não dá excesso, e por causa disto estou ficando com ódio de carburador!
Tenho andado em contato com a fueltech eles me tiraram bastante dúvidas, eliminaram alguns mitos! é isso, vamos montando o jipe um dia de cada vez, meu próximo empreendimento é o DD, enquanto isso fica o h40 deis!
Boa sorte pra nós!
Somente para complementar...o meu 3e é esse de venturis 25/29 opala 6cc... segundo nosso amigo Maxdelta, vai ficar show na F75....
Aguardo sugestoes....
Abraços
Caro Amigo KitiU, Obrigado pelo retorno. Após a instalação darei noticias.
Abs.
DIC3 acho que postei uma tabela e a fonte lá no tópico do seu Pepé, onde diz que tem bem maior cap. do que essa de 1,25l. Mais no fds vou medir e tirar a prova, se for assim vou descartá-lo
Essa tabela corresponde a capacidade do sistema. Estou me referindo a capacidade apenas do radiador quando mencionei 1,25L, eu mesmo fiz a medicao.
Pessoal to revivendo esse tópico ok.
Mandei meu jeep pra resolver problema de carburador. Dificuldade pra pegar as vezes, sem força em subidas ( a ultima que testei começou a subir falhando e morreu de não pegar mais, tive que descer de ré, tracionar e reduzir, ai subiu), algumas vezes do nada acelera que parece que vai explodir, sem contar em alguns estouros quando ligo e acelero. O carburador dele (um CJ5 72, motor 4cc opala - verde 151) é um DFV228.
O mecânico reparou o carburador, trocou a mangueira de combustível, velas e cabos de velas, filtro de combustível e tampa do distribuidor e ajustou o cabo do acelerador que nao tava acionando tudo o que deveria do carburador.
Peguei o jeep e fui testar exatamente na ladeira que me deu problemas. Resumo: O jeep ficou péssimo. Na lenta quase morre, tem que ficar acelerando. e a subida, morreu nos primeiros 3 metros. Só tracionado e reduzido que vai.
Já me vieram falar pra pegar um 3e de 6cc que fica excelente. Li os posts aqui e cada um tem uma experiência. A minha maior dúvida é: o comportamento de morrer numa ladeira é comum para esse carburador (228) ou só vai no tracionado e reduzido (a subida deve ter uns 45º)? O carburador é fraco, realmente preciso troca-lo?
Queria contar com a experiencia de vocês para algumas sugestões, dicas.
marciorank@gmail.com
28/05/2015, 22:55
Pessoal to revivendo esse tópico ok.
Mandei meu jeep pra resolver problema de carburador. Dificuldade pra pegar as vezes, sem força em subidas ( a ultima que testei começou a subir falhando e morreu de não pegar mais, tive que descer de ré, tracionar e reduzir, ai subiu), algumas vezes do nada acelera que parece que vai explodir, sem contar em alguns estouros quando ligo e acelero. O carburador dele (um CJ5 72, motor 4cc opala - verde 151) é um DFV228.
O mecânico reparou o carburador, trocou a mangueira de combustível, velas e cabos de velas, filtro de combustível e tampa do distribuidor e ajustou o cabo do acelerador que nao tava acionando tudo o que deveria do carburador.
Peguei o jeep e fui testar exatamente na ladeira que me deu problemas. Resumo: O jeep ficou péssimo. Na lenta quase morre, tem que ficar acelerando. e a subida, morreu nos primeiros 3 metros. Só tracionado e reduzido que vai.
Já me vieram falar pra pegar um 3e de 6cc que fica excelente. Li os posts aqui e cada um tem uma experiência. A minha maior dúvida é: o comportamento de morrer numa ladeira é comum para esse carburador (228) ou só vai no tracionado e reduzido (a subida deve ter uns 45º)? O carburador é fraco, realmente preciso troca-lo?
Queria contar com a experiencia de vocês para algumas sugestões, dicas.
tenho este mesmo carbura no meu jeep com motor de opala 151 4cc a 13 anos, dou uma limpada nele a cada 2 anos e não me encomoda em nada, isto que nestes 13 anos nunca troquei o tamque e nem limpei, como dizem; não mexe com quem ta quieto.
eliasFerreira
29/05/2015, 07:30
O mecânico viu a abertura do platinado? (Certa vez meu fusca estava péssimo, e era só isso.)
Se for necessário, troque platinado e condensador.
Ele verificou o ponto?
Válvulas desreguladas.
Bomba de gasolina ruim.
Etc.
Então, Márcio, eu tive já um willys 1951, motor de opala álcool, nunca tive nenhum tipo de problema nesse sentido. Mas tb nunca quis saber qual carburador era. Mês passado fiz o freio lá em Embu, ficou top o serviço. Resolvi arriscar levar o Jeep num mecânico próximo de casa. Não vou dizer que ficou tudo ruim, a aceleração melhorou muito, flui mais em linha reta agora.mas na subida ele simplesmente apaga! Só vai na reduzida. Essa fraqueza e apagada que ele dá na subida, já tá tirando meu sono!
Walter da Camper
29/05/2015, 11:41
Tenho um DFV228 no motor Opala 4c, que era todo problemático.
Consegui deixa-lo afinado depois que instalei uma sonda lambda no escape ligada a um hall meter. Aí ficou fácil de saber onde dava falta e onde dava excesso e substituir os giclês de alta e baixa.
Antes disso, as minhas impressões sobre a mistura estavam todas erradas (onde eu achava que era excesso era falta e vice-versa)
Walter, legal a ideia!
Voltei no mecânico hoje, expliquei tudo que tava acontecendo. Ele ficou mais ou menos 1hr, ajustando. No meu caso era regulagem da mistura e rotação do motor. E lá se foi meu jipão subindo a ladeira de primeira sem reduzida e o melhor, sem apagar! Vou testar e ver no que dá...
Walter da Camper
30/05/2015, 23:22
Falando em regulagem da mistura, o DFV228 é bem crítico nesse ponto. Se abrir demais o parafuso o carro anda bem no início e depois de alguns quarteirões começa a falhar até morrer e não pegar mais. Nunca vi isso acontecer em outros carburadores.
Tem que encontrar um ponto de regulagem entre 2 e 3 voltas.
Depois de feita a regulagem, fiz um teste colocando o jeep em posições bem inclinadas para frente e para trás e o funcionamento continuou satisfatório. Partida também ficou excelente.
Walter, legal a ideia!
Voltei no mecânico hoje, expliquei tudo que tava acontecendo. Ele ficou mais ou menos 1hr, ajustando. No meu caso era regulagem da mistura e rotação do motor. E lá se foi meu jipão subindo a ladeira de primeira sem reduzida e o melhor, sem apagar! Vou testar e ver no que dá...
Ficou ótimo ( pelo menos por enquanto). Potente, não morre, não afoga. No meu caso, Mais pra erro do mecanico na primeira manutenção do que as peças. E obrigada pelas dicas, observações, etc.
sebastiao colombi
06/02/2016, 14:01
Pessoal uso no meu jeep o carburador dfv simples nao tenho que reclamar mas depois que coloquei pneus maior o sem limite 35 perdi potencia na estrada que acho normal.. nas trilha sem problema tendo em vista o cambio que uso 240fs chevrolet brasil cambio muito forte.
acabei de ganhar um solex h34 ja com os coletor se colocar ele no jeep vai melhor o rendimento na estrada
o jeep e u 68 motor opala 4cc gasolina fico grato
SEBASTIAO COLOMBI
JEEP WILLYS 68
SBO
josé carlucci
17/02/2016, 16:24
Olá amigos boa tarde, acabei de me inscrever no 4x4, sou jipeiro e meus irmãos tambem e vou compartilhar uma otima noticia para quem tem jeeps com motor de opala 4 cilindros. Acabei de preparar o famoso motor apala 3.0 que é fabricado para maritimo nos estados unidos e veicular no mexico, externamente olhando por fora é o mesmo, mas por dentro muda o virabrequim, valvulas de admissão e escape, ele passa de 2.5 - 151 para 3.0 - 181, e simplesmente meu motor já está com 150 hp. Podem acreditar, é outro jeep, o torque sobe um absurdo e o consumo fica igual ao 2.5 por não ter que exigir muito do acelerador por motivo do alto torque, imaginem o mesmo jeep com o mesmo motor super leve só que mais forte que o motor do opala 6 cilindros, é tudo o que os jipeiros queriam. Hoje em dia esses motores só são mais fabricados no méxico para a mercury mariner, mas consegui os virabrequim, meu fone para maiores detalhes é 011 982721368, são paulo.
matrakaum
19/02/2016, 08:44
Seu post é legal mas se for para vender coloca nos anúncios pq. daqui a pouco vão te bloquear.
Agora vc despertou minha curiosidade. Mantém os mesmos pistões? Qual a diferença do vira? Apenas o curso?
Jones Ronaldi
30/07/2016, 10:01
:freaking: Bom dia :shock:
Depois de muita luta e a confecção de uma flange para poder acomodar o novo carburador, entre o motor GM 151 e cilindro mestre do GM MONZA, sai carburador simples WEBER DFV 228 e entra carburador duplo BROSOL 2E:
533467 533468 533469 533470 533471 533472 533473 533474 533475 533477 533476
Com essa modificação não precisou mexer nada no layout do cofre do motor, e o Jeep mudou da água pro vinho, ficou muito FORTE!!!!!
OBS: depois de muita pesquisa optei pelo 2E em vez do 3E.
:brinde:
Carlos Eugênio
04/11/2019, 19:49
Pessoal, coloquei um Brosol 3E no meu Willys com motor GM151. A giclagem e difusores é toda nova e conforme manual original. Mas não ficou bom. Em 2200 rpm ele começa a falhar e só desenvolve se eu pisar no talo. Aí em 3500 rpm ele pára de falhar. Será que é preciso colocar uma giclagem mais aberta por causa do álcool na gasolina? Alguém tem um manual do 3E disponível?
Sydney66
04/11/2019, 20:43
Carlos, boa noite;
Pelo que relata parece ser problemas na transição da passagem do 1º para o 2º estágio. Esse carburador possui um sistema de progressividade para passagem do 2º estágio, pode estar ai o problema, ou na sincronização da borboletas de cada estágio.
Não tenho o manual desse carburador, mas sugiro procurar o youtube um vídeo que trata da manutenção de carburadores 2E7 e 3E, procure esse vídeo, ele deve ajudar.
Abraços
Carlos Eugênio
04/11/2019, 21:18
Carlos, boa noite;
Pelo que relata parece ser problemas na transição da passagem do 1º para o 2º estágio. Esse carburador possui um sistema de progressividade para passagem do 2º estágio, pode estar ai o problema, ou na sincronização da borboletas de cada estágio.
Não tenho o manual desse carburador, mas sugiro procurar o youtube um vídeo que trata da manutenção de carburadores 2E7 e 3E, procure esse vídeo, ele deve ajudar.
Abraços
Valeu. Obrigado.
Carlos Eugênio
04/11/2019, 21:24
Mas acho que não é por aí o problema. A abertura do segundo estágio é pneumática e os ajustes existentes não seriam capazes de deixar o motor tão ruim. Eu acho que o problema é com o interruptor de diafragma, que libera combustível para o tubo de emulsão do primeiro estágio, assim que a borboleta inicia a abertura. Mas não consigo em lugar algum um manual que mostre o funcionamento do dispositivo. Nos vídeos no Youtube, ninguém sequer o cita. É como se não existisse. Se alguém tiver algum manual do 3E me ajudaria demais. Agradeço a todos.
Bom dia Carlos.
Enquanto não achar nada melhor pra te ajudar vai vendo esse material aqui, quem sabe não te ajuda.
Eu usava para o meu "finado" Monza!!! Só alegrias com ele.BROSOL 2E7 (http://www.vwsantana.net/vwsantana.old/mecanica/carburadores/brosol2e7/brosol2e7ap1800.htm)
569532569532
Carlos Eugênio
05/11/2019, 10:59
Cara, agradeço muito. Mas já passei todo esse check list também. Já fiz de tudo. Até substituí todo meu sistema de ignição. Troquei distribuidor, bobina, cabos, módulo. Coloquei um sistema hall todo novo. Mas o problema persiste. Ainda tô desconfiado da válvula de máxima. O que mais me espanta é não conseguir nenhuma bibliografia a respeito desse carburador. Só o que vejo são vídeos no Youtube de pessoas que não sabem muito mais do que eu. Não consigo também aqui na minha cidade alguém com analisador de gases. Ajudaria bastante no diagnóstico. Dá vontade mesmo é de arrancar tudo e colocar injeção eletrônica.
Walter da Camper
05/11/2019, 19:11
Compre um Hallmeter e uma sonda lâmbida barata de 4 fios e mande soldar uma porca no início do cano de escape.
Depois de tanto apanhar de um DFV228 quando tinha CJ com motor 151, fiz isso e resolvi o problema.
Gasta-se uns 300 conto, mas a satisfação de acertar um carburador com as próprias mãos não tem preço.
Depois, pode-se deixar o conjunto instalado, ou retirar e guardar para quando for necessário.
Cara, agradeço muito. Mas já passei todo esse check list também. Já fiz de tudo. Até substituí todo meu sistema de ignição. Troquei distribuidor, bobina, cabos, módulo. Coloquei um sistema hall todo novo. Mas o problema persiste. Ainda tô desconfiado da válvula de máxima. O que mais me espanta é não conseguir nenhuma bibliografia a respeito desse carburador. Só o que vejo são vídeos no Youtube de pessoas que não sabem muito mais do que eu. Não consigo também aqui na minha cidade alguém com analisador de gases. Ajudaria bastante no diagnóstico. Dá vontade mesmo é de arrancar tudo e colocar injeção eletrônica.
AlmirMelo
04/09/2022, 21:29
Se você usa carburador solex H34 SEIE para motor a gasolina e está tendo problema de encharcamento, excesso de combustível, mude a boia e a agulha por outras do carburador a álcool. Boia do carburador a gasolina é redonda (tipo barril), enquanto a do carburador a álcool é quadrada; a agulha também é diferente pois a do álcool tem maior vazão e é mais longa;
A explicação é simples: hoje a gasolina tem muito álcool na mistura. Então a densidade mudou! A boia para gasolina não flutua mais o suficiente para encostar na agulha! Por isso a agulha fica sempre aberta, o carro fica sempre afogado, gastão, marcha e lenta não estabiliza e a partida fica demorada, especialmente depois de andar a primeira vez!!
Então se vc usa solex h34 gasolina, mude a boia e agulha para álcool!! Se precisar ajuste removendo ou acrescentando arroelas na agulha (já vem no kit);