Ver Versão Completa : Adaptacao de servo freio
SERGIO MOLLO
06/10/2008, 08:59
Ola'.
Pesquisei , mas nao encontrei; entao alguem pode me dar uma ajuda?
Gostaria de saber, qual servo freio fica melhor e mais facil para adaptar, e se o freio melhora. Pois o original e'meio borrachudo.
sem duvida alguma, se for nos CJ (willys) será o conjunto do opala, ou seja pedaleiras, servo-freios e cilindo mestre do opala
SERGIO MOLLO
06/10/2008, 11:16
Caro systema;
realmente no cj é o de opala,mas eu estou querendo é pro meu niva Chernobyl. abs...
Flugêncio
06/10/2008, 11:31
Caro systema;
realmente no cj é o de opala,mas eu estou querendo é pro meu niva Chernobyl. abs...
Sergio,
Coloque o hidrovácuo e o servo freio do VW Santana/Gol, tem que fazer um suporte pro hidrovácuo e alongar a haste de acionamento do servo freio.
Vai melhorar muito a frenagem.
Ola'.
Pesquisei , mas nao encontrei; entao alguem pode me dar uma ajuda?
Gostaria de saber, qual servo freio fica melhor e mais facil para adaptar, e se o freio melhora. Pois o original e'meio borrachudo.
Sérgio, o servofreio dos Nivas até 94 (de 95 em diante ele é o mesmo do Samara, bem melhor do que os mais antigos) não é, de fato nenhuma Brastemp, mas estando com todo o sistema em ordem, você não deveria ter problemas. Se está "borrachudo", talvez haja ar no sistema, o que prejudica (muito!) o seu bom desempenho. Outra coisa importante são as pastilhas, algums são duras demais e, embora gastem pouco, também freiam pouco. Lonas impregnadas com óleo ou fluido de freio (oriundo de algum vazamento) também prejudicam o bom desempenho do sistema.
Caso você, mesmo assim queira troca o servofreio, os que eu mais tenho visto em Nivas são os do Kadett/Monza e os do Gol. Mas será necessário adaptar um suporte para o novo servofreio, bem como alterar a fixação do estepe, que terá que ser colocado em posição invertida à original, ou seja, com o lado externo da roda para cima.
Gustavo Niva
06/10/2008, 12:52
Concordo com o Gil (o que me faz pensar se estou "bem")... meu niva é 91, original, e quando preciso ele trava as 4 rodas... o pedal é bem mais duro que o dos carros novos (principalmente no final do curso), o que deve ser até bom pois em estradas esburacadas acho mais fácil controlar com um pedal firme do que com um muito leve.
[]s
Luciano SHAKALL
06/10/2008, 13:19
" ... qual servo freio fica melhor e mais facil para adaptar ... o original e'meio borrachudo ..."CAmaRAda, se o original está MUITO borrachudo, já esperimentou sangrar o sistema e trocar TODO o fluido?
Lembre-se que o fluido de freio (o mesmo da embreagem) possui propriedades higroscópicas (absorvem umidade).
Normalmente, ele (o fluido "de freio") é relativamente imcompressível, o que faz "empurrar os êmbolos necessários" quando preciso;
mas ao absorver umidade, ele passa a ter uma compressibilidade bem maior, o que torna o freio (ou embreagem) "borrachudo" e ineficiente,
além de DIMINUIR O PONTO DE EBULIÇÃO DO FLUIDO, o que pode fazê-lo ferver em uma situação de uso severo :shock: . . .
Vale salientar que a absorção de umidade não ocorre apenas com o fluido que está no carro :discordo: . . .
"Aqueeeele" frasquinho já aberto, guardado lá na garagem (ou porta-malas)
para eventuais "completadas de nível", também sofre os mesmos efeitos :parede: . . .
Na troca do fluido do Niva podem ser usados os tipos DOT-3 ou DOT-4 (SEM misturá-los, lógico :rolleyes: ),
Sendo a principal diferença entre eles, o ponto de ebulição menor no DOT-3.
Já existe o tipo DOT-5, que é totalmente baseado em Silicone (ao contrário dos outros dois citados, que são beseados em Glycol).
A principal diferença dele (do DOT-5), é que ele não é higroscópico, além de "não manchar a pintura" :mrgreen: ; porém são beeeeem mais caros...
Agora, SE A QUESTÃO NÃO FOR APENAS O FLUIDO :stop: ;
Lembro que o freio original do Niva pode ser melhorado modificando o circuito,
como indicado no tópico "Não Freia!!!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27747)" :concordo: .
Contudo, se estiver meeeesmo disposto à substituir o Servo-Freio (E o Cilindro-Mestre ;) ),
a adaptação mais usada é a troca pelo conjunto do Kaddet.
O CAmaRAda Cavalcante fez um "tutoral" sobre essa adaptação no tópico "Freios: a missão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15511)" :palmas: !
[]'s
SERGIO MOLLO
06/10/2008, 15:07
Amigos;
quando disse borrachudo, é que em comparacão ao meu cj com servo e disco na frente,é que parece borrachudo.
Meu freio está todo novo, discos pastilhas(willtec),fluido só as panelas é que são velhas, porem boas e com lonas trocadas a mais ou menos um ano. Ele está um pouco melhor que antes, mas muito aquem de um freio bom.voces sabiam que a pastilha quando bem gasta e o disco tambem,ela pode cair fora(aconteceu comigo), porisso troquei disco e pastilhas novas.abs:concordo:
maanunes
06/10/2008, 16:21
Um detalhe que faz muita diferença nos freios, são os flexíveis. Troquei os do meu niva, a freagem melhou muito.
Amigos;
quando disse borrachudo, é que em comparacão ao meu cj com servo e disco na frente,é que parece borrachudo.
Meu freio está todo novo, discos pastilhas(willtec),fluido só as panelas é que são velhas, porem boas e com lonas trocadas a mais ou menos um ano. Ele está um pouco melhor que antes, mas muito aquem de um freio bom.voces sabiam que a pastilha quando bem gasta e o disco tambem,ela pode cair fora(aconteceu comigo), porisso troquei disco e pastilhas novas.abs:concordo:
Sérgio, os freios de meu primeiro Niva eram bem ruins, os dos demais não tanto, havendo certa oscilação quanto à eficiência nas frenagens, isto é, de vez em quando o freio piorava, ocasiões em que eu o levava até o Wilson para uma revisão, e ele sempre encontrava algo que estava errado, eo Niva voltava com freios melhores. Ou seja, pode ser que alguma bobagem esteja fazendo com que os freios de seu Niva estejam ruins. As mangueiras, como escreveu o Marcelo, podem ser uma das causas. Entretanto, tendo em vista a sua informação de que mexeu recentemente nos freios, estou achando que há ar no sistema. Recomendo uma sangria cuidadosa, para ver se isto não ocorreu.
Já usei as pastilhas Willtec, e todas as vezes elas tiveram a sua vida útil reduzida, devido a trincas que apareceram nelas. Reclamei duas vezes na fábrica, da primeira vez me enviaram outro jogo (que também trincou precocemente), da segunda vez não quiseram reconhecer o problema, o que me fez mudar de marca de pastilhas. Portanto, aproveite a sangria para examinar as patilhas, mesmo tendo elas sido isntaladas recentemente.
SERGIO MOLLO
06/10/2008, 19:55
Amigo Girti;
Talvez eu estou sendo um pouco exigente, mas eu não sei se realmente está ruim ou é ruim, pois não dirigi nenhum outro niva para poder comparar.So sei que quando minha pastilha caiu fora, o freio trazeiro e nada era a mesma coisa. Para descer uma estrada de terra em que eu estava, tive que acionar o freio de mão até um certo ponto e descer com a reduzida engatada.Abs.
Amigo Girti;
Talvez eu estou sendo um pouco exigente, mas eu não sei se realmente está ruim ou é ruim, pois não dirigi nenhum outro niva para poder comparar.So sei que quando minha pastilha caiu fora, o freio trazeiro e nada era a mesma coisa. Para descer uma estrada de terra em que eu estava, tive que acionar o freio de mão até um certo ponto e descer com a reduzida engatada.Abs.
De fato, os freios traseiros sozinhos não podem segurar os 1.300 Kg do Niva. Mas em outro carro ocorreria o mesmo....
Experimente dirigir outros Nivas, para ver se o problema é apenas de seuNiva ou é comum aos demais. Mas, insisto, é bom fazer uma boa sangria nos freios, para ter certeza de que não há ar no sistema!
Em tempo: girti é meu codinome, meu nome está na assinatura abaixo.