Ver Versão Completa : Injeção programável para Jeep
Daniel Webber
05/10/2008, 21:01
Olá, carros jipeiros, eu mais dois ex-cologas de faculdade desenvolvemos um sistema de injeção eletrônica totalmente programável. No estilo da injeção motec. Como tenho oficina e trabalho muito com adaptação em jeep acabei instalando os primeiros protótipos em jeeps.Fizemos um cj-5 com motor ap2.0 com nossa injeção e ficou D+. O sistema é bem simples, funciona com qualquer corpo de borboleta, basta que tenha um TPS, um sensor de temperatura de água, temp. de ar é opcional, sonda lâmbda, o sensor map é interno ao módulo e funciona também com pressão até 2 bar, ou seja , pode ser usado em motor turbo. O sistema de ignição pode ser deixado o original, ou usar as saídas do nosso módulo, normalmente usamos a bobina que possui um driver de potência acoplado, (tipo da kombi com injeção), o tempo de carga do primário da bobina pode ser regulado, assim consegue-se uma ótima faisca. Os mapas de ajuste são bem fáceis de serem montados, e consegue-se uma otimização do gerenciamento do motor, buscando grande potência com economia de combustível. Vou postar mais fotos dela em funcionamento. A foto abaixo é do visual que temos dela no micro em funcionamento. Para sua programação é necessário apenas um pc com entrada serial. O módulo é bem pequeno, pouco maior que uma cx de cigarros.
Com ela podemos injetar qualquer motor inclusive um bom bf-161.
Sds
Daniel
junior braga
05/10/2008, 22:28
Caro Daniel, poderia descrever como seria no caso do bf? ja instalou algum?
sds,
dalmo cruz torres
05/10/2008, 22:52
Daniel, já que etá interessado em injeção eletrônica, que vc acha de desenvolver um módulo programável para o MWM eletrônico? Acho que a procura vai ser enorme.
tá ai uma PUSTA idéia
agora daniel, poderia ser uma conexão USB??? se qusier posso te ajudar com a interface pra isso, tem mais uns progrmas open source que também podem ajudar caso o que vc use seja proprietário, seria ótimo ter uma injeção nos BF, teria de adaptar uma corpo de borboletas neles e tps somente? sonda lambda algo a mais?
Seria essa a solução de injeção de combustível para os nossos velhos motores?
Quando este KIT estará disponível no mercado? Teria idéia do custo desta transformação?
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Abraços.
Daniel Webber
06/10/2008, 10:54
Olá, bom como já expliquei um pouco, com esta injeção podemos injetar qualquer motor, num bf bastaria por exemplo colocar um TBI de Kadet com um bico, o acionamento da injeção poderia vir do distribuidor, funciona até com platinado. É importante manter uma certa coerência na escolha dos bicos injetores, por exemplo, não usar bicos de gol 1.0 num motor 4.1 a álcool. Devemos também usar uma bomba elétrica compatível com a pressão de trabalho. Inicialmente venderemos as centrais pré-programadas, como é isso? Funciona assim: o cliente informa em que motor vai instalar, e alguns dados "teóricos" como rotação de marcha lenta, potência estimada, volume do motor, rotação e torque máximos, assim podemos gerar através de um software as tabelas básicas para a injeção iniciar o funcionamento. Depois o cliente vai alterando os parâmetros como achar conveniente. Dentro de certas tabelas a própria injeção possui um algoritmo que escolhe o melhor ajuste para o regime de trabalho do motor, bastando o cliente rodar com o veículo, ou se tiver um dinamômetro fica mais fácil.Para se comunicar com a porta usb basta usar o cabo de adaptação. Em relação aos diesel eletrônico vai ficar para mais adiante pois o sistema de acionamento dos bicos envolve drivers de maior potência,mas não é difícil. Não temos ainda um valor final da injeção mas vamos estudar um valor coerente e que seja acessível a todos, pois estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade do ar de nossa atmosfera.
Vinicius Hauagge
06/10/2008, 11:23
Parabéns pela iniciativa! Há ao menos previsão dos valores? E da disponibilidade no mercado?
Obrigado,
Vinicius!
Leonardo Raffi
06/10/2008, 12:43
Estamos de olho!!!!!!
bevilacqua
06/10/2008, 15:46
Tenho um cj5 mecanica de opala 4 cc, a ja faz algum tempo que procuro injetar a viatura, me parece que surgiu uma possibilidade sem grandes alterações. Pretendia instalar um tbi monopoint de santana 2.0 ou gol a alcool, bomba de gasolina do kadett, eo bico a alcool pois pretendo continuar rodando no alcool, o sistema de ignição ainda é platinado. Quero uma viatura que rode economica no asfalto com bom desenvolvimento nas estradas e um bom desempenho na hora das trilhas. Importante saber o valor do kit para esta configuração
Daniel Webber
06/10/2008, 21:08
Estou colocando algumas fotos do cj que coloquei a injeção. Creio que em torno de 30 a 45 dias já teremos algumas prontas para a venda. Ocorre também que as vezes o cliente pode pedir para realizar algumas mudanças na parte de hardware como o tipo de entrada de sinal, que pode ser via sensor de rotação ou fase. Ela também tem algumas saídas que podem ser configuradas conforme a necessidade, tipo o acionamento de um relê para ligar a ventuinha numa temperatura programada ou ainda a colocação de uma válvula para aumentar a lenta na fase fria. O valor da venda vai ficar em torno de mil reais.
Daniel
Ola Daniel
que corpo de borboleta seria compativel c/ seu modulo em um V8 302?
quais e qtos bicos seriam necessarios?
alem dessas peças o que mais precisaria?
a tempos que quero injetar meu carro p/ poder rodar no alcool sem dor de cabeça c/ falhas ou regulagens, pois dizem que convertem um quadrijet p/ alcool fica uma merda...
abs
...
O valor da venda vai ficar em torno de mil reais.
Daniel
Daniel, este preço é apenas o modulo ?
Daniel,
qual seria o custo da injeção para o falcon 3.6 a álcool? quais bicos seriam indicados e qual borboleta?
Injetar o motor do tsunami seria duca...:dance:
Abraço.
Daniel Webber
10/10/2008, 13:05
Olá, bom nossa injeção funciona com qualquer corpo de borboleta, pois o que interessa para ela é o sensor de posição de borboleta. Pode até se fabricar um corpo, no caso de um V8. Eu por exemplo coloquei a injeção numa mercedez 190 E, aquelas que tem injeção KE-jetronic, que é injeção mecânica, e usei um corpo de borboletas do tempra 16v e bicos do vectra 2.0. É importante apenas usar do bom senso e não usar uma borboleta muito pequena e nem muito grande, vai depender da cilindrada do motor. Sim, este preço vem o módulo pré-programado, e um pedaço do chicote, vem esquema elétrico de ligação, cabo de comunicação com o PC e o software para trabalhar no PC. Para montar num motor é necessário que tenha então o tps ligado a um corpo de borboleta, sensor de temperatura da água, sonda lâmbda, bomba elétrica, flauta com os bicos, sensor de rotação ou um distribuidor com hall ou indutivo. Se quiser usar o mapa de ponto da injeção pode usar ainda um sensor de temperatura do ar. é recomendável usar bicos de resistêcia de 13 a 16 ohms, tipo da linha VW ou GM. É importante usar bicos cuja vazão de conta do volume do cilindro e do tipo de combustível, para em alto giro não der falta de alimentação.
dalmo cruz torres
10/10/2008, 14:28
Daniel, será que funfa num motor de opala 4 cilindros?
AlemãoRS
10/10/2008, 18:46
Não entendi uma coisa, vc simula o sensor map por software?
Daniel Webber
10/10/2008, 20:09
O sensor map está dentro do módulo, soldado na placa. Junto do conector do chicote sai uma mangueirinha para ser ligada no coletor.
Dá para botar num motor 4 de opala sim. Um amigo meu está fazendo um jeep com motor opala 4cil e 3000 cc, e está usando o coletor de admissão do 4.1, só que cortado, com o corpo do 4.1, vai ficar uma bala.
Daniel
AlemãoRS
11/10/2008, 14:11
Certo Daniel, agora entendi.
Parabéns pelo projeto e boa sorte nos negócios.