PDA

Ver Versão Completa : Diferencial Engesa



Angelo T. P.
14/06/2003, 16:07
Pessoal,
tenho algumas dúvidas quanto aos diferenciais do Engesa.
Vou trocar a relação do meu, de 4.88 p/ a 3.90.
Como a relação dos Engesa F2 é 3.90 (39/10) pensei em colocar essa mesmo.
Liguei na Rota 4x4 e o cara tem essa relação do F2, porém esta pedindo R$450,00 (novo) só pelo dianteiro.
Outro obstaculo q estou enfrentando é com relacão ao diferencial traseiro.
Estava pensando em colocar uma relação 3.90, porém o meu é Dana, e os unicos que estou achando são Braseixos.
O Engesa F2 usava Dana ou Braseixos na traseira? Se for Dana poderei usa o mesmo do F2 traseiro
Alguém ai tem para vender as relações do F2??

[]s!!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

CMartins
14/06/2003, 23:17
Olá Angelo ,não entendo muito sobre diferencial ,mas como tenho um Engesa , estou procurando cada vez mais me aprofundar no assunto. Tenho no meu computador um catálogo de Diferenciais Dana para Camper (pdf) ,provavelmente os mesmos usados no Engesa , só que tem 09mega de tamanho , se você quiser mando via email , senão vou tentar colocar disponivel aqui no forum ,na seção de downloads.

Abraços , Claudio

CMartins
14/06/2003, 23:31
Fui conferir o Catálogo de Diferenciais , mas não consta qual é o especifico da Camper , lembro que quando peguei este catalogo , disseram que um desses pode ser usado , não sei ao certo qual. Consta como originais para Agrale , Ford F1000 e F4000 , C20 ,S10 , Blazer , Silverado , Alfa metais(Puma) , Sprinter e Volks Caminhões .
Quem sabe um destes serve?
Abraços Claudio.

Eduardo Chaves
16/06/2003, 14:14
Angelo,

Este é o link para o arquivo em .pdf que p CMartins se referiu, clique no link, que é o site da Camper, e à sua esquerda em Downloads, lá vc terá acesso à diversos manuais .pdf que eles disponibilizaram... :lol: :lol: :lol:

http://www.camper.com.br/index2.htm

[]'s criando atalhos... hehehe...

Angelo T. P.
16/06/2003, 21:53
Valeu Carlos e Eduardo!!
Consegui resolver meu problema!! :D
Depois de garimpar até não poder mais, encontrei uma relação 39/10 (3.90) da dianteira do Engesa F2 por um preço mais em conta que o da Rota 4x4! Quase um milagre! hehe Porém com os traseiros não tive tanta sorte assim.
A traseira foi outra coisa quase impossivel de achar! Existem relação 11/43 (3.909), porém só da Braseixos! E todos diferenciais traseiros dos Engesas são Dana.
Consegui achar a relação do Maverick, 12/47 (3.91) que é Dana e se encaixa direitinho na caixa satélite dos 9/44 que eu tinha no Engesa.
Agora é só correr pro abraço! Quer dizer... pra trilha! hehehe

[]s mais longos.... (ooops!!!) :wink:
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

Alemão/ F II
09/07/2003, 19:31
Fala Angelo !
Me diga uma coisa , sou leigo no assunto , e preciso de uma relação no meu Engesa que está parado esperando uma reforma ...
Esta que vc tem aí serve no diferencial dianteiro ?
Valeu !

Eduardo Velo
10/07/2003, 17:22
Alemão , o melhor a fazer , já que vc vai ter que mexer , é deixar os 2 diferenciais iguais , tire a tampa do dif. traseiro , conte os dentes da coroa e do pinhão e vá atraz de outro cjto igual , inclusive cx de sat. /plan. . Se for 44/9 já pega esse do Angelo .
Estou meio atarefado esses dias , mas pretendo dar um pulo na sua casa pra ver a montagem da fera e dar uma mão assim que possível e que vc esteja por aí tbm .
Boa sorte nessa empreitada camarada .
Abraços

Alemão/ F II
13/07/2003, 18:30
Grande EDU !
Valeu pela dica .
Logo mais estarei em SBC , a gente se fala....
Abraço .

Angelo T. P.
01/08/2003, 11:35
Fala Alemão!
Desculpe a demora para responder!!
Estava viajando desde o dia 7 e só voltei esses dias atras!

Quanto à relação do diferencial, se seu diferencial dianteiro for original, essa 9/44 não cabe. Ela cabe no traseiro.
Porém, para sua sorte eu ainda tenho a relação dianteira do Engesa, que cabe certinho no seu diferencial se for original. É a 39/8. Da a mesma coisa que a 9/44 que é da traseira.
Se tiver interessado me manda um email pareschi@terra.com.br

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALAnCHE" 86 - SP

Eduardo Velo
12/11/2003, 22:41
Galera da lama , meu dif. traseiro quebrou numa trilha que fiz um tempo atras , andei com o dianteiro (tirei a coroa e cardan) até conseguir as peças e desmontei e montei em casa , tive ajuda na montagem do pinhão e da coroa , a coisa é meio complicada por causa dos ajustes , tive dificuldade pra achar calços , rolamento do pinhão e buchas do amortecedor (F4000) , acabei achando só 5 das 8 e fiz um jogo com elas , aproveitei e troquei tbm buchas dos braços traseiros (PU+Aço) , dei passe na campana e troquei lonas . Hoje andei com ele e está OK.
Encontrei montagem errada nos freios , nas molas (trava) , paraf. colocado forçado no flange do cardan , talvez até a montagem do dif. não estava perfeita pq os dentes da coroa estavam muito marcados , como assim q quebrou não rodei mais com ela é sinal que podia estar forçada ...
Acho que os mecas não dão a atenção devida ás nossas viaturas , o melhor é a gente meter a mão mesmo , sei que o tempo é contra , estou de férias , por isso não tive problemas , mas se fizer aos sábados até dá pra fazer ...
Desculpem o desabafo com os mal mecas , mas pego muita coisa errada qdo vou conferir algum trampo ...

[]s , rodando com o Eixo Traseiro ...

Alemão/ F II
13/11/2003, 21:47
Fala Edu ! Estou a procura dos rolamentos do munhão dianteiro e os retentores , tudo do diferencial dianteiro , está dificil de achar .....
Se alguém souber , dá um toque PLEASE.... :lol:

Eduardo Velo
14/11/2003, 08:15
Fala Alemão . os rolamentos do Munhão consegui no Yoshio em S. André , vc não vai ter dificuldade de achar . Os retentores peguei na Pereira Barretos após o Big . subindo á direita , só tem retentores , mas em outros auto peças deve ter tbm .
O dif. dianteiro original do Eng. é 3.90 39/10 , não achei na lista de dif. que tenho , só tem um Dana 26 e um 402 braseixos nessa medida , o tras. é Dana 44 3.92 47/12 .
Procure alguma identificação na carcaça do diferencial . Ligue pra Dana 0800118022 procure o Gorgone e explique o que vc está precisando .
Entre nesse site http://www.dana.com.br no distribuidor clique catalogo eletronico e eixos diferenciais spicer , faça uma consulta e veja se algum te serve aí vai num desmanche e negocia , paguei 250 latinhas num de galaxie aut. completo , só que é 43/14 3.07 .

Depois te ligo , segunda se der dou um pulo até aí pra te dar uma mão .

[]s ...
Edu

Pedro
14/11/2003, 21:30
Fala Alemão,
Outra casa de rolamentos ótima é a IRSA, na Pereira Barreto 1519,
telefone 4422-4000. Comprei os do meu munhão lá.
[]'s

Alemão/ F II
14/11/2003, 22:17
Valeu pela dica pessoal....
Espero em breve rodar com meu danado ....
:lol: :lol: :lol: :lol: ................

Eduardo Chaves
14/03/2004, 16:56
PessoALL,

Ontem na trilha, ao aumentar um pouco a velocidade em 4x2 mas com as rodas livres engatadas, houve-se um ronco, ao desengatar as RL está Ok... :?

ALLguém sabe me dizer se é problema com as rodas livres ou semi-eixos ???

Xará, tá em QAP ???

[]'s preocupados...

Eduardo Velo
14/03/2004, 19:50
Xara explica melhor , o ronco foi qdo desengatou a roda livre ? ou foi qdo vc acelerou em 4x2 ?

Se foi qdo vc acelerou e a roda livre estava engatada , pode ser que a engrenagem da tração diant. girou e esbarrou na engrenagem da cx de 4x4 que estava parada , isso pode dar uma desgastada nas pontas das engrenagens e tbm quebrar dentes , evite deixar RL engatada ...

[]s ...

Eduardo Chaves
14/03/2004, 20:18
Xará,

Com a RL engatada, devagar não se percebe, mas num deslocamento dentro da trilha, percebe-se roncar enquanto está andando, entre um obstáculo e outro por exemplo, desengatando a RL não se houve mais o ronco...

E não adianta desengatar a RL só do motorista, o ronco permanece...

Imagina eu, na trilha, num tal de sobe desce, engata e desengata...
Sem saber o que podia ser, resolvi não arriscar...

[]'s...

Eduardo Velo
14/03/2004, 21:35
Bom Xara , ta parecendo que é mesmo algo no diferencial , pq qdo vc engata RL só nas rodas faz girar o cjto rolamentos de rodas , cruzetas , semi-eixos , cx Sat./plan. , coroa/pinhão , rolamento do pinhão e da cx de 4x4 , e por último a engrenagem de acionamento do cjto , que fica na espera do engate da engren. da cx de 4x4 com o cambio , pode ser desgaste em qqer dessas peças ...
Começaria minha pesquisa pelo mais fácil , pra ver se acha a origem do ronco :
Tirar a tampa do diferencial e girar uma roda .
Tirar cardan e tampa com rolamento da cx de 4x4 (transf.) , tem visão das engrenagens .
desmontar pta de eixo - tirar rodas , pinças, rolamentos e disco , vc ai ver que o semi eixo passa justo pela passagem onde vc tirou o disco de freio , puxar o semi eixo e analisar estrias ...

[]s e boa diversão , qqer coisa berra ...

Eduardo Chaves
16/03/2004, 19:44
Xará,

E se eu fizer o teste engatando a 4x4 e não ligando a RL, neste caso se não roncar o prblema estará no eixo, correto ???

Corrija-me se estiver errado... :roll:

[]'s...

Eduardo Velo
16/03/2004, 22:53
Se engatar o 4x4 só dentro do carro , vai girar todo o cjto menos o castelo de acoplamento nas rodas , se não fizer o barulho , é sinal , que o problema esta aí ...

[]s...

Eduardo Velo
10/08/2004, 23:25
Salve galera , aqui vamos nós de novo falar de diferencial .
Tive problema nas engrenagens da cx sat. esse fds , abri e vi que estavam banguelas , procura daqui , dali e o negócio é meio complicado de achar , precisava mais das planetárias , pq tinha 2 sat. usadas em condições de uso , acabei encontrando a plan. 16 dts , 30 str (F1000) , mas tive que comprar as engrenagens sat. tbm , ficou em $ 220,00 , tinha achado 2 plan. usadas por $ 180 ...
O problema é que o dif. é Dana 44 , os semi-eixos são 30 estrias , o s.eixo do Galaxie Landau é 19 str , mas a relação é a mesma 43/14 , mas as planetárias não servem , por isso teria que pegar 1 dif. de F1000 (Braseixos) e 1 de Galaxie (D44) pra montar o eixo do fase 3 , se fosse de D10 seria mais barato e mais fácil de achar , já q usa tanta coisa de GM , poderia usar os diferenciais tbm ...

[]s... indignados com os engenh. da Engesa

Toninho
20/12/2005, 01:18
Angelo,

Este é o link para o arquivo em .pdf que p CMartins se referiu, clique no link, que é o site da Camper, e à sua esquerda em Downloads, lá vc terá acesso à diversos manuais .pdf que eles disponibilizaram... :lol: :lol: :lol:

http://www.camper.com.br/index2.htm

[]'s criando atalhos... hehehe...

Olá Eduardo, para se ter acesso aos pdf vc precisa de agora em diante, pagar uma quantia para ser sócio do Clube Camper, não é só ir até lá e fazer Download não, fiquem sabendo.


:concordo: [ ]`s