PDA

Ver Versão Completa : Muitas Duvidas sobre JPX ???????????????

PRÓ-BARRO
05/10/2008, 18:12
Salve a todos adoradores da LAMA e EROSÃO!!!!!:concordo:
Sou novato em JPX e tenho pouco conhecimento em mecanica!!!
Peço algumas dicas, pois estou com problemas no funcionamento do meu motor original (sem turbo), em funcionamento o motor parece ter uma falta de alimentação quando piso no acelerador, algumas vezes há uma variação na aceleração que ocorre espontaneamente, um mecanico disse que a bomba esta sem pressão para manter os bicos.
Provavelmente o problema deve ser na bomba injetora. Existe realmente vantagem em trocar a bomba LUCAS por uma BOSCH ? Quanto eu gasto aproximadamente para comprar uma LUCAS e uma BOSCH ? Onde eu posso encontrar essas bombas injetora? Trocar o motor original por um AP 2.0
seria uma boa ? Ficaria um bom conjunto? Poderia legalizar o documento como AP 2.0 gasolina? MUITAS DUVIDAS????????:pensativo::pensativo::pensativo::p ensativo::pensativo:
MUITA LAMA PARA TODOS!!!!!

PRÓ-BARRO

leogc
06/10/2008, 07:41
Salve amigo PRO-BARRO,

como fui o primeiro a chegar aqui vou dar a minha opinião...daqui a pouco os outros chegam e complementam os pitacos.

pela minha experiência a bomba lucas tem dois grandes problemas, um é arrumar alguem que acerte ela direito (ela é meio enjoada) e o outro é o custo de manutenção. uma revisão geral em uma bomba lucas custa, fácil, 2.000 para cima. já a bomba bosch, de fabricação nacional é bem mais fácil de regular e com as peças à preços razoáveis. uma opção seria uma bomba bosch de kombi diesel, que funciona bem. uma bomba lucas usada pode variar de R$ 400 a R$ 1000. particularmente tenho um amigo vendendo uma por R$ 1000 já regulada e revisada...na garantia. já achar uma bosch para vender não é uma tarefa muito fácil....veja com o seu bombista se ele consegue uma de kombi.

trocar o motor do jota por um AP 2.0? de uma olhada nos tópicos por aqui e verá que tem muita gente rodando com essa configuração e ninguem reclama....o mesmo vale para o GM 151 do opala.

abs

Eduardo Tescarollo
06/10/2008, 08:34
Bom dia amigo, bem vindo ao forum,

Como o Léo disse, a bomba Lucas é complicada no hora da manuntenção, compensa achar uma usada em bom estado do que dar manuntenção na sua, aqui mesmo no forum voçê vai achar para vender, ou no forum do yahoo, agora eu partiria para a bomba bosch da Kombi, tenho no meu e melhora muito o desempenho, mas como seu J não tem turbina não vai ter grandes mudanças, deixa te fazer uma pergunta: como voçê consegue andar com ele sem turbina?

Abç

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 14:20
Oi Léo e Eduardo!!! MUITO OBRIGADO pelas dicas!!!!!

Realmente andar com meu JOTA sem tubina é um exercício de MUITA PACIENCIA!!!!
Quanto a bomba injetora, o modelo Bosch da Kombi precisa de muita modificação ou pode ser instalado diretamente?
Existe algum radiador no mercado com maior capacidade de resfriamento ou é necessario remodelar a colmeia do radiador original?

Gente DESCULPE tantas perguntas, mas tenho um caminhão de duvidas.
Um abraço paras todos

PRÓ-BARRO

Ps:lembrei de uma coisa: FIQUEI APAIXONADO PELA SUSPENSÃO JOTA QUANDO ANDEI PELA PRIMEIRA VEZ,ACHO QUE É POR ISSO QUE NÃO LIGO MUITO SE ELE ANDA POUCO SEM TURBINA .:concordo::concordo::concordo:

Eduardo Tescarollo
06/10/2008, 15:15
Pró-Barro, pode perguntar sem medo, se gente souber responde.
A bomba Bosch é muito facil de ser instalada, até a polia original da Lucas da certo nela, só o ponto desta bomba que tem ficar bem adiantado, se não vai fumacear muito, vou te passar um fone do Valdemar de Mogi das Cruzes, ele é um mecânico que conhece muito de JPX e te passara com ceteza algumas dicas para instala-la, o fone é 11 4725 9329, inclusive no sistema de arrefecimento ele te ajudará.

Blz

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 15:22
Valeu Eduardo!!!Muito obrigado!!!!

MARCOS AFONSO
06/10/2008, 15:31
Fala PRÓ-BARRO,
Suas duvidas devem ser na mesma proporção de seus problemas, ou seja; está com problemas na bomba, tambem pelo que entendi com temperatura alta e falta da turbina em seu motor.
Então se analizar friamente podemos a grosso modo dizer: bomba no minimo 1000,00
radiador barato 400,00 turbina barata 1000,00, total 2400,00 + mão de obra, isso de partida para tentar fazer seu J falar.
Se partir logo para um AP ou Opala 151 deverá gastar isso ou até menos, mas com certeza que terá em mãos um jipe confiavel e que trará apenas alegrias, e diminuirá muito sua ida aos mecanicos, pois ao meu ver o guande defeito do J é seu motor.
Tenho o meu a +- 6 meses e já me arrependi em investir ( consertar ) o motor original.
Aproveite o forum que esta repleto de informações, e boa sorte na nova empreitada.

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 15:34
Fala aí Marcos!!É isso mesmo!!!
Vivo o mesmo dilema seu.
Adoro

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 15:35
Desculpe resposta cortada!!!!
Adoro o conforto e suspensão do JOTA, mas tenho problema com o motor.
Um abraço

PRO-BARRO

MARCOS AFONSO
06/10/2008, 15:47
Realmente não só o conforto, mas sua desenvoltura tanto em trilhas pesadas quanto no asfalto, e até hoje não passei nenhuma vergonha perante a maioria dos tradicionais WILIS, posso afirmar com certeza que o J é um grande jipe, principalmente com outro motor, por isso não pense muito, troque de motor para ser feliz.

Eduardo Tescarollo
06/10/2008, 15:57
Marcos Afonso, vejo muitas pessoas descontentes depois de consertar o XUD.
Acho que na maioria deve-se a mão de obra não especializada neste motor, não adianta o mecânico saber consertar motor diesel, tem que conhecer este motor, ele é cheio de macetes. Hoje só confio no Valdemar para consertar o meu, ele conhece e deixa o carro um canhão.

Abç

leogc
06/10/2008, 16:50
eu tb pensava assim...mas confesso que não se por azar o meu não para de quebrar (quer dizer, estou há 1 semana e 3 dias sem quebrar nada).....

pro-barro, se vc quiser continuar a andar sem turbina, acho que o radiador não te causará problemas. em todo caso, oficinas como a murari (SP) ou a tecnodiesel (pouso alegre-MG) podem te ajudar a conseguir um radiador novo e maior, ou alguma loja de radiadores pode fazer um para vc.

como o eduardo disse a adaptação da bomba de kombi é fácil, só precisa ter cuidado para acertar o ponto.

apesar do valdemar não ser o meu mecanico, eu também confio plenamente no trabalho dele e sei q ele terá a maior boa vontade em te ajudar com umas dicas.

abs e boa sorte

MARCOS AFONSO
06/10/2008, 18:23
Fala EDUARDO,
Concordo plenamente, mas o chato é depender apenas de um mecanico só, mesmo que no meu caso acho que é até mais perto do que para voce, mas continua o transtorno de tempo e locomoção. Ainda não conheço pessoalmente o WALDEMAR mas só ouço elogios, até estou tentando me programar para uma revisão nos diferenciais, mas para quem não é da região fica meio que desamparado e por isso acho mais enconta partir para mecanica mais comum onde " qualquer um " conserta.
Tenho visto muitos comentarios sobre o XUD, até o LEO vem travando uma longa batalha com o dele, e acho que poucos como o seu, tiveram definitivamente resolvido os problemas, ideal seria se realmente a solução fosse definitiva, duradoura e para todos.
Abraços..

joão k. chikui
06/10/2008, 19:10
Barro

Qual ano é teu JPX , ou qual cambio ele tem?

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 20:01
Oi João!!! Tudo bem!!!!!
O meu JOTA é 94 e o cambio peugeot.
Um abraço

PRÓ- BARRO

Hudson Buck
06/10/2008, 20:20
Se não estiver enganado o Sandro da "Crestana e Crestana" tem em estoque o radiador maior par o JPX. Para não ter mais problema com mecânicos eu conserto todos os nossos carros. O que eu gastaria com mecânico eu compro ferramenta, arrumo manual de manutenção e meto a mão na graxa. Acabei de comprar um conjunto completo de ferramentas especiais para o JPX, novo na embalagem, junto com o manual do mecânico. Achei meio que por acaso no mercado livre. Sei que tem dois irmão mecânicos próximo de taboão da serra que são especializados em JPX e possuem boa recomendação. Ah, eles não fazem adapatações de peças, só trabalham com peças corretas e fazem tudo dentro das especificações da fábrica.
Abraços.

m4silvio
06/10/2008, 20:51
Boa noite! li a respeito de cambio para jpx instalei um de chevete para meu primo e ficou muito bom com motor original

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 20:58
Ola Hudson e Silvio!!!!
Acho que tambem tenho que aprender um pouco mais sobre manutenção do Jota para não passar muitos apuros.

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 21:01
Hudson
Esse radiador é especifico de algum modelo de JPX?
Como posso localizar esse Sandro de Crestana e Crestana ?
Abraços
PRÓ-BARRO

Hudson Buck
06/10/2008, 21:32
São os radiadores maiores que sairam nos Js mais novos, originais da fábrica, mas não exatamente a partir de qual ano. O site da crestana é http://www.crestanaecrestana.com.br/ mas não tem telefone, só contato por email. Acontece que esse material não esta divulgado então seria melhor tentar contato direto com o Sandro. Ele é membro aqui do forum com o nome "Sandro", procure na lista e mande uma mp para ele. O avatar dele é de um troller amarelo.
Abraços.

PRÓ-BARRO
06/10/2008, 21:50
Valeu HUDSON!!!!
Vou tentar entrar em contato.
Quanto a bomba, estou pensando um pouco, pois preciso tomar uma decisão crucial : ou troco a bomba ou troco o motor.
Um grande abraço e muito obrigado

PRÓ-BARRO

leogc
07/10/2008, 07:26
Marcos,

sei que tem pessoas que odeiam o XUD, mas mesmo depois de tanta aporrinhação sei que o que faltou no meu foram profissionais totalmente capacitados para mexer nele.

Pro-barro,

essa é a dúvida que nos acomete todos os dias da minha existência com o jota. mas confesso que estou comprando um motor opala álcool para colocar no JPX.

abs

MARCOS AFONSO
07/10/2008, 07:29
Fala HUDSON,
Conta pra gente dessas ferramentas, tambem vi no ML, mas pelo que entendi o cara pede 80,00 por cada item, o que inviabiliza o investimento devido ao uso exporadico.
Tambem sou da turma da mão na graxa.
Adraços.......

Eduardo Tescarollo
07/10/2008, 08:23
Marcos, voçê tem razão quanto a distancia do mecânico, eu tambem não estou tão perto, são 145 KM, na verdade enche o saco ir até lá, mas no motor só ele poe a mão, o resto tenho por aqui, e tambem gosto de por a mão na graxa.

Abç

MARCELOHIQUE
08/10/2008, 02:55
Valeu HUDSON!!!!
Vou tentar entrar em contato.
Quanto a bomba, estou pensando um pouco, pois preciso tomar uma decisão crucial : ou troco a bomba ou troco o motor.
Um grande abraço e muito obrigado

PRÓ-BARRO

Pro- barro
cê vc se interessar eu estou retirando o meu xud, do meu J, estou colocando um AP me ligue para bater-mos um papo.:concordo:
meu fone 12 91847894

MARCOS AFONSO
08/10/2008, 08:00
Fla LEO/EDUARDO,
Certamente o J é um dos melhores jipes que temos, somente é lamentavel essa situação do motor funcionar por intermedio de poucos proficionais, o que torna o XUD inviavel, principalmente para proprietarios moradores de regiões menos favorecidas, pois se nos que estamos em grandes centros temos muitos problemas, que dirá quem mora no norte/nordeste? E pensando nesse povo que condeno qualquer investimento no XUD. No meu caso tive logo que comprei a viatura uma quebra de valvula que detonou o cabeçote, ( quando abri o motor estava tudo novinho feito a pouco tempo ) mas so troquei o cabeçote por ter aparecido um por 400,00, mas já estava em andamento a adptação do GM 151, então decidi usar o XUD até moer, mas não é muito facil pois cada dia aparece algo novo, mas jurei não gastar mais, agora se eu conssigo faze-lo funcionar, otimo, o dia que não consseguir arranco o danado fora.

leogc
08/10/2008, 08:53
fala marcos,

a minha idéia é exatamente essa....estou fechando a compra de um 151 e estou arrumando ele para colocar no jota. vou rodar com o xud até ele quebrar de novo. e tem mais, se por acaso ele só de sacanagem demorar a quebrar, vou colocar 1,5 kg no turbo e ver quanto tempo aguenta.

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
08/10/2008, 09:54
Fla LEO/EDUARDO,
Certamente o J é um dos melhores jipes que temos, somente é lamentavel essa situação do motor funcionar por intermedio de poucos proficionais, o que torna o XUD inviavel, principalmente para proprietarios moradores de regiões menos favorecidas, pois se nos que estamos em grandes centros temos muitos problemas, que dirá quem mora no norte/nordeste? E pensando nesse povo que condeno qualquer investimento no XUD. No meu caso tive logo que comprei a viatura uma quebra de valvula que detonou o cabeçote, ( quando abri o motor estava tudo novinho feito a pouco tempo ) mas so troquei o cabeçote por ter aparecido um por 400,00, mas já estava em andamento a adptação do GM 151, então decidi usar o XUD até moer, mas não é muito facil pois cada dia aparece algo novo, mas jurei não gastar mais, agora se eu conssigo faze-lo funcionar, otimo, o dia que não consseguir arranco o danado fora.

Marcos e Leo, bom dia...e bom dia atodos companheiros....Pro barro, seja bem vindo!!!

Bom com já conversamos várias vezes, eu só me dei bem o nosso tão amado J....e não do reclamar do XUD......os vizinho sim,, pois comprei meu J, radando e na volta do 3º encontro ele fez piti...e está no porão do prédio desde então...rssssss....ele não me deu mais dor de cabeça..só os vizinhos que me pedem pra desobstruir o porão, afinal de xud pra tdo quanto é canto....

Desde maio estou rodando com o GM 151.....e só alegria...a ponto do mexanico ligar e me perguntar se havia acontecido algo...e aconteceu...nunca mais voltei lá pq n precisei...e olha q tenho feito trilhas médias/pesadas....o consumo e único ponto fraco, 5,2km/l no asfalto...
mas como só uso em trilhas, dane-se...mas a satisfação de ter um motro de muito torque e jeep com está suspenção éum privilégio....no último sábado reboquei um samurai que quebrou o feixe de molas tr que quebrou t-case, que feche molas dt, que soltou eixo dt, que tombou.............. desdea a entrada da trilha até a saída...tinha q ver a kra dos donos de Vitara e Samurai....foi uma coraoção para o J..confesso que fiquei todo prosa....só se ouvia gente falando q falta de educação, que brutalidade, que ignorância, quero um desse, nunca vi nada assim....bastava olhar pram e via que tava rindo gual bobo...kkkkk

Agora o mais importante, realmente usar o XUD é muito arriscado...não queremos largar o motor diesel e partir pro gasolina..mas a economia q eu fiz em manutenção, agoram invisto não diversão... lembre-se o mexanico sentou saudades de do meu $$$$, que até me ligou....

ontem fui ao mexanico só para fazer confêrencia visual, e trocar uma amortecedor que travou e trocar o óleo do motor, pq já rodou mil km (em trilha) depois da retífica aí tem que trocar oleo e filtro...

anexei algumas fotos pra vcs verem e o q passmos lá

http://www.youtube.com/watch?v=12HAlJDeY2g

MARCOS AFONSO
08/10/2008, 12:46
Fala LEO/ANDERSON,
Acredito que sua decisão é a mais coerente, mas porque ao invez de 1,5K não anuncia o danado, que já está bem melhorado e pode cair bem num WILIS ou numa pik-up para trabalhar dia a dia fazendo frete, e ai conssegue recuperar parte do investimento. Então depois de colocar o 151 vai ficar assim como o ANDERSON, todo " inchado " que mau cabe dentro do seu J.

Hudson Buck
08/10/2008, 20:09
Marcos Afonso,

Acho que o vendedor do conjunto de ferramentas deve ter desistido de vender por oitenta reais cada, nem vi esse anúncio. Quando encontrei ele estava pedindo 330,00 o conjunto todo, deve ter uma 15 a 20 peças. Foi enviado hoje por sedex a cobrar e deverá chegar amanhã ou depois.

Pró-barro.

Acho que se o XUD estiver bom vale a pena mantê-lo. Se o bombista precisar abrir a bomba injetora ele dificilmente não trocará todos os rolamentos, palhetas e o'rings. Também acho ilusão que pode-se trocar o motor com 3 mil reais. Um bom mecâncio cobra pelo menos 2k para fazer a adaptação, soma-se mais uns 1.000,00 de peças que precisam ser trocadas e mais o motor, que deve estar garantido, para não ter que tirar o motor depois e gastar uma grana para por ele em ordem. Depois gasta-se mais uns 800,00 para regularizar o novo motor.

Abraços.

Anderson BH LOCAÇÃO
09/10/2008, 09:14
Marcos Afonso,

Acho que o vendedor do conjunto de ferramentas deve ter desistido de vender por oitenta reais cada, nem vi esse anúncio. Quando encontrei ele estava pedindo 330,00 o conjunto todo, deve ter uma 15 a 20 peças. Foi enviado hoje por sedex a cobrar e deverá chegar amanhã ou depois.

Pró-barro.

Acho que se o XUD estiver bom vale a pena mantê-lo. Se o bombista precisar abrir a bomba injetora ele dificilmente não trocará todos os rolamentos, palhetas e o'rings. Também acho ilusão que pode-se trocar o motor com 3 mil reais. Um bom mecâncio cobra pelo menos 2k para fazer a adaptação, soma-se mais uns 1.000,00 de peças que precisam ser trocadas e mais o motor, que deve estar garantido, para não ter que tirar o motor depois e gastar uma grana para por ele em ordem. Depois gasta-se mais uns 800,00 para regularizar o novo motor.

Abraços.

Salve todos...

Hudson, o valor depende do motor que vai usar, para o mecânico cobrar R$ 2.000,00 só se for maxion ou mwm...ap ou gm 151 esta mão de obra fica em torno 1000,00.

GM 151
m obra......................1.000
motor completo..........1.000
suporte motor F4000.....40,00
flange........................150,00
ponta do piloto............200,00
mangueiras.................50,00
velas..........................45,00
óleo.........................40,00
filtro de óleo..............12,00
eletricista..................80,00
vistoria imetro...........180,00
taxa detran...........45,00
total.............. 2.842,00

ap 1.8
motor............1.800
m obra..........1000
kit chiari.......950,00
mangueiras.................50,00
velas..........................45,00
óleo.........................40,00
filtro de óleo..............12,00
eletricista..................80,00
vistoria imetro...........180,00
taxa detran...........45,00
total 4.202,00

Amigos fiz esta comparação com preços aki em BH, e comcerteza variam...mas é só para se ter umma noção das 2 ad´ptações mais barats que se pode fazer no J. Não se esqueçam de 2 perguntas que sempre o Joapneiz faz "o usa fara do jeep" e "qto vc pode gastar".....
Tenho certeza que o sonho de todo Joteiro e o MWM , Toyota 3.0 ou Maxion 2.5...mas ai estamos falando em adptações caras, com adequações de eixos e supensão e caixa....

Meu perfil
Uso: 90% trilha
$$$$$: pouquissímo
Não tive dúvida usei o GM 151, que para trilha é mto melhor que ap, mas for usar mais no asfalto o Ap é melhor....

conclusão: "DEIXAR DE USAR UM XUD NÃO TEM PREÇO"

MARCOS AFONSO
09/10/2008, 09:31
Fala HUDSON,
Tinha visto o anuncio por 80,00, fiquei animado e mandei a pergunta para confirmar, foi onde ele pediu 80,00 em cada peça o que tornou inviavel a compra. Mas quando chegar faz uma avaliação para ver até quanto pode ser pago e se tiver o contato do vendedor não será preciso o anuncio estar ativo para poder negociar.
Abraços.......

leogc
09/10/2008, 11:33
fala marcos,

de repente eu até anuncio ele...o meu xud deveria (eu disse deveria), até valer uns 5 mil, já que só de turbina e bomba tem quase 2,5 K, e bielas e pistões do XUD TF e outras melhorias como o intercooler (que não foi instalado) com ventoinha.

como o anderson disse e como nosso guru sumido joãoponeiz sempre diz....se for para fazer trilha....o 151 é mais forte e tão resistente quanto um AP. se vc quer colocar um pneu maior vai ter que mexer no AP.....e em relação aos custos, o 151 que eu arrumei até deve sair mais caro do que isso....mas isso pq eu tenho mania de fazer merda e vou montar um motor com uns 150 cavalos....ainda q me digam que não precisa.

abs

joão k. chikui
09/10/2008, 13:04
Leo
A vantagem do AP estaria em se adaptar o Mi , mas , é um motor alto , por conta da flauta do coletor de admissão e do atuador da lenta que pega na carroceria , entre a bateria e a parede corta -fogo.
O meu era injetado e transformado para carburado pois o cara que montou queria turbinar(e o fez) , assim que o comprei , voltei para aspirado . Nunca senti falta de força , nem usando o Alto frontiera 7.50-16" . Só pedia 4ª em subidas mais fortes.

Principalmente para quem já tem cambio Clark , a facilidade de se adaptar um GM151 , mais a curva de torque mais em baixa , para trilhas recomendo o Opala 4 cil. Na versão alcool , que tem 19 mkgf de torque , sobra motor(na gasolina sobra também , um pouco menos).

Leo , se mexer no GM 151 , pode preparar para ver o que fazer com quebra de Coroa&Pinhão.
[]s

João(poneiz)

leogc
09/10/2008, 13:40
como diria aquele personagem da escolinha do prof raimundo..."ó amado guru"...

vc anda sumido hein?

esse negócio do ap eu confesso que não sei e acredito em vc...o mais próximo que eu já fiz de andar em um, foi acompanhar o andre felipe na ida e na volta do nosso último encontro.

pelo que andei fuçando nos foruns de opala e com o cara que tá me vendendo o motor, ele não deve aumentar tanto assim o torque...deve chegar no máximo a uns 24 kgf.m. em todo caso, apesar do meu tamanho eu tenho o pé leve...fora que cavalo que anda, bebe...então o consumo ia ficar absurdo se andasse com pe no assoalho o tempo todo. mas tudo ainda são planos, o motor deve demorar um pouco a ficar pronto, até pq quero um carburador de verdade e vou aproveitar uma viagem minha no ano que vem para traze-lo.

abs

PRÓ-BARRO
12/10/2008, 12:51
SALVE JOTEIRO !!!!!!
Antes de tudo MUITO OBRIGADO a todos pela ajuda!!!!!
Estou adorando ter mais conhecimento para poder escolher a melhor opção de motorização para o meu JOTA.
GENTE! Quanto a legalização de um motor a gasolina/alcool no JOTA, é facil ? O que é preciso fazer ?
O cambio Peugeot aguenta bem motor AP ou Opala?

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!!