PDA

Ver Versão Completa : [RANGER] Acidente por falha mecânica

rogeriomasih
05/10/2008, 15:09
Caros Foristas,

a RANGER XLS 05/05 (80mil km) de um colega sofreu um acidente por conta da falha de um componente do sistema de direção (ou suspensão?).

Postei as fotos aqui e solicito a colaboração dos colegas para saber se:

1. Qual o nome da peça e sua utilidade no sistema de direção e/ou suspensão?
2. A falha desse componente ocorre por má utilização, falta de manutenção ou defeito de fabricação?
3. Alguém já viu caso similar?

Obrigado pela atenção.

TylerNTL
05/10/2008, 15:57
Parece ser o terminal da barra de direção.

Se realmente for isso, até onde sei normalmente o que se estraga nessa peça é esta cabecinha articulada que acaba neste pino que recebe a porca com contra pino.

simaoall
05/10/2008, 18:38
eu diria que é o terminal da barra de direção.

se ele se rompeu com o carro em movimento,acredito eu,o carro fica desgovernado e sem direção.

acredito que essa peça só va se rompear assim devido á um defeito de fabricação,porque é uma peça com "coeficiente de segurança" alto,afinal a quebra da peça é perigosissima,mas em trilhas é realativamente comum causar estress á essa peça,o que as vezes promove o rompimento da mesma.

Pequeno jr
05/10/2008, 19:30
Rogerão, mlk doido de cola Tenaz, tudo em paz ??

Cara isso ai é o terminal de direção, só que lhe digo que em qualquer carro que seja, ele dá vários avisos antes de ocorrer isso. Folgas e pancadas na direção são sentidas antes dele quebrar.

Já quebrei um terminal destes num Voyage Sport 1994 anos atras que quase me custou uma capotagem ... mas enfim .. isso ai demonstra a falta de manutenção preventiva em qualquer viatura que seja.

Desculpa ter falado isso, mas é a pura realidade. Folgas como essas são facilmente sentidas na direção.

lucasam
05/10/2008, 19:33
A impressão que dá é que quebrou o suporte onde o terminal da direção fica preso e não o terminal em si.
Confere essa informação rogerio?

Não me lembro de cabeça como essa peça fica presa na roda, mas definitivamente isso não deveria quebrar por uso regular

shimomoto
05/10/2008, 20:44
A impressão que dá é que quebrou o suporte onde o terminal da direção fica preso e não o terminal em si.
Confere essa informação rogerio?

Não me lembro de cabeça como essa peça fica presa na roda, mas definitivamente isso não deveria quebrar por uso regular

Eu já vi quebrar o suporte em si sim, no caso de tratores: Em caso de esforço excessivo na dianteira e no sistema de direção, eu já vi sim essas coisas acontecerem.

Abs!!!

simaoall
05/10/2008, 21:32
esse rompimento não pode ter acontecido na batida não?

Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 21:39
Caros Foristas,

a RANGER XLS 05/05 (80mil km) de um colega sofreu um acidente por conta da falha de um componente do sistema de direção (ou suspensão?).

Postei as fotos aqui e solicito a colaboração dos colegas para saber se:

1. Qual o nome da peça e sua utilidade no sistema de direção e/ou suspensão?
2. A falha desse componente ocorre por má utilização, falta de manutenção ou defeito de fabricação?
3. Alguém já viu caso similar?

Isso aconteceu a muito tempo não? A fratura tá totalmente enferrujada...

LEONARDORAZO
05/10/2008, 22:25
Um amigo ha pouco tempo atrás sofreu um acidente feio devido a quebra desta peça.... mas ele sabia, com se falou há varios sinais antes da mesma se partir por completo, mas graças a deus ele estava numa ranger e nada sofreu...

rogeriomasih
06/10/2008, 00:47
Parece ser o terminal da barra de direção.

Se realmente for isso, até onde sei normalmente o que se estraga nessa peça é esta cabecinha articulada que acaba neste pino que recebe a porca com contra pino.

Vc percebeu que a fratura aconteceu antes do pino, ou seja, bem no meio da peça, né?

rogeriomasih
06/10/2008, 00:50
eu diria que é o terminal da barra de direção.
se ele se rompeu com o carro em movimento,acredito eu,o carro fica desgovernado e sem direção. acredito que essa peça só va se rompear assim devido á um defeito de fabricação,porque é uma peça com "coeficiente de segurança" alto,afinal a quebra da peça é perigosissima,mas em trilhas é realativamente comum causar estress á essa peça,o que as vezes promove o rompimento da mesma.

Esse carro só anda em estradas; acho que nunca nem ligaram a tração.

O acidente ocorreu em função do rompimento da peça. O carro ficou sem controle e saiu da estrada; por pouco não capotou.

rogeriomasih
06/10/2008, 00:54
Rogerão, mlk doido de cola Tenaz, tudo em paz ??
Cara isso ai é o terminal de direção, só que lhe digo que em qualquer carro que seja, ele dá vários avisos antes de ocorrer isso. Folgas e pancadas na direção são sentidas antes dele quebrar. Já quebrei um terminal destes num Voyage Sport 1994 anos atras que quase me custou uma capotagem ... mas enfim .. isso ai demonstra a falta de manutenção preventiva em qualquer viatura que seja. Desculpa ter falado isso, mas é a pura realidade. Folgas como essas são facilmente sentidas na direção.

Me tira uma dúvida: esse componente deve ter trincado e a trinca foi aumentando até que a área que restou não aguentou o esforço; concorda?

Assim sendo, uma vez que a peça continuava inteira, realmente apresentaria folgas?

Não estou discordando, quero apenas aprender mais sobre esse 'causo'.

rogeriomasih
06/10/2008, 00:55
Confere essa informação rogerio? Não me lembro de cabeça como essa peça fica presa na roda, mas definitivamente isso não deveria quebrar por uso regular

Vou ver se consigo mais fotos amanhã. Vou aproveitar para conversar com o mecânico e ver a opinião dele.

rogeriomasih
06/10/2008, 00:59
esse rompimento não pode ter acontecido na batida não?

É um bom palpite, mas o relato dos motorista, bem como dos demais ocupantes, é que o carro perdeu o controle e, por isso, saiu da pista. No entanto, não deixa de ser uma boa opção...:pensativo:

rogeriomasih
06/10/2008, 01:02
Isso aconteceu a muito tempo não? A fratura tá totalmente enferrujada...

o ferrugem tb me chamou a atenção, pois uma das formas de percebe se uma fratura aconteceu toda de uma vez ou foi acontecendo aos poucos é pela área enferrujada e pela área sem ferrugem exatamente no local da fratura.

Acho que deve ter enferrujado depois de desmontado.

Amanhã vou passar na oficina e ver se consigo fotos melhores.

rogeriomasih
06/10/2008, 01:10
A peça é equivalente a essa?

Edintruder
06/10/2008, 11:11
Para quebrar essa peça, só se a picape sofreu algum acidente direto sobre a roda em questão, retirada do pivô de direção batendo diretamente pelo suporte do pivô de direção ou falha do material.

É o que o Wlater levantou, já havia uma fratura pré-existente ao momento da ruptura, pois existe marcas de ferrugem, e esse tipo de problema difícil dar avisop pois não cria nenhum tipo de folga, apenas quebra. Isso normalmente deve ser olhado em revisões do sistema de direção e é muito rarop de ocorrer.

Tem quem solde essa peça, mas se for fundição não se aconselha fazer isso. Se for aço, pode ser soldado e reforçado sem problemas.

rogeriomasih
06/10/2008, 13:16
Edin,

a peça vai ser substituída.

Minha preocupação ficou por conta do acidente que, apesar de ninguém ter se machucado, em um outro extremo poderia ter tido cinco vítimas fatais.

O carro, Graças a Deus, não é o meu. É de um colega que veio conversar sobre o problema e resolvi compartilhar com vcs, ou seja, com quem realmente entende.

rogeriomasih
06/10/2008, 13:17
Para quebrar essa peça, só se a picape sofreu algum acidente direto sobre a roda em questão, retirada do pivô de direção batendo diretamente pelo suporte do pivô de direção ou falha do material.

falha do material - OK

não entendi a primeira alternativa...:oops:

Edintruder
06/10/2008, 13:33
Se por exemplo algum carro tenha se colidido com essa Ranger bem na roda.

rogeriomasih
06/10/2008, 13:35
Ao invés do carro ter saido da pista pq quebrou a peça, pode ter ocorrido de ter quebrado a peça justamente pq saiu da pista e esbarrou em algum obstáculo?

Allan Nielsen
06/10/2008, 13:45
Ao invés do carro ter saido da pista pq quebrou a peça, pode ter ocorrido de ter quebrado a peça justamente pq saiu da pista e esbarrou em algum obstáculo?

Tem que analisar a fratura. Na maioria dos casos dá pra afirmar o que houve.

As causas mais provaveis são: pancada antiga que com a corrosão rompeu, defeito de fabricação, pancada no acidente.

Rogerio, vc trabalha em uma universidade certo? Leve a peça num departamento de engenharia mecanica que ficaremos sabendo o que houve.

Abs

rogeriomasih
08/10/2008, 08:30
Apesar de ensinar no Curso de Administração, sou Engenheiro Mecânico.

O curso de Fortaleza possui um laboratório de Análise de Fraturas. Como o carro está em outra cidade, estou somente esperando chegar para enviar a peça para análise.

Assim que tiver um parecer técnico, posto o resultado aqui.

Abraços e obrigado pelas colaborações.

Kim
08/10/2008, 08:58
A peça é equivalente a essa?

Não, a peça não é essa, seria a que fica na ponta do terminal #1 do desenho.

A peça que veio a fraturar, é um braço que liga o munhão ao terminal de direção.

Nos jeeps, seria o high steer.

Como dito, não é comum haver a ruptura dessa peça em uma pick-up, pois por mais severo que seja a utilização, ainda teria material (qualidade) suficiente para suportar tal esforço.

As causas dessa ruptura, podem ser desde mecânico usando o porrometro para retirada de terminal, ou mesmo aquecimento, onde houve uma deformação, ou algum acidente automobilístico, que afetou o conjunto e, não foi dado a atenção necessária a tal item.

Observe o quebrado (mesmo enferrujado), se foi "seco" o material terá uma coloração uniforme, se foi "fadigando", terá círculos, a partir do ponto que começou, tipo um arco-iris (inclusive nas camadas, mais escura no pnto da ruptura e, claras ao final).

Bem, essa é minha opinião.

Abraços.

Kim.

RGamaJr_4x4
30/06/2010, 15:34
Encontrei esse tópico e resolvi fazer um relato....

O terminal da barra de direção direito da Ranger quebrou nesse fim de semana na estrada ao bater num buraco, mas felizmente devido a muita sorte, ao contrário do amigo do rogeriomasih, consegui controlar a viatura e nada demais aconteceu.

Então fica aí o alerta para que todos saibam que não é uma coisa tão rara de acontecer.

Miguels
30/06/2010, 19:44
Pôs, pôs! E eu que acabei de trocar essa barra axial direita agora pouco, ela estava com folga... Daí a importância da manunteção preventiva e a verificação frequente dos componentes de segurança.

O terminal da barra de direção direito da Ranger quebrou nesse fim de semana na estrada ao bater num buraco, mas felizmente devido a muita sorte, ao contrário do amigo do rogeriomasih, consegui controlar a viatura e nada demais aconteceu.

Então fica aí o alerta para que todos saibam que não é uma coisa tão rara de acontecer.

dudu83
30/06/2010, 22:02

4 meses atras viajei na ranger de um amigo, depois de uma batida num buraco (e olha que foi pequeno)a barra axial entrotou tivemos que parar numa boracharia e o sujeito deu umas marretadas e seguimos viajem...

Walter L. L. Casitta
30/06/2010, 22:38
Também usei umas da marca Shimec que folgaram em pouco tempo e empenara sem motivo aparente.

Depois disso agora só uso peças originais.

http://img356.imageshack.us/img356/1108/tiranterangerxb8.jpg

Deivid/silveira
30/06/2010, 23:32
Aí Rogério! se puder, me nos mantem informado quanto $aiu essa demanda...

Abraço

RGamaJr_4x4
01/07/2010, 09:10
Aí Rogério! se puder, me nos mantem informado quanto $aiu essa demanda...

Abraço

O terminal de direção (não foi a barra axial) pode-se dizer que foi barato, comparado a outras peças para Ranger.
Marca Viemar R$ 35,30 (dizem que é segunda linha, mas qto ao terminal pareceu ter uma qualidade muito boa)
A MO que achei cara: R$ 60,00, por um serviço bobo que só não fiz por falta de ferramenta.

Pequeno jr
01/07/2010, 09:14
Rogerio, essa viemar não vale o arroz que come.

Procure peças TRW, Nakata. Será dobro deste preço mas a qualidade é infinitamente melhor.

ESCHMIT
18/06/2017, 15:46
Rogerio, essa viemar não vale o arroz que come.

Procure peças TRW, Nakata. Será dobro deste preço mas a qualidade é infinitamente melhor.

Bom, vou fazer meu relato, ainda tô p da vida... Quebrei esse terminal no início do ano, numa estrada de interior, coloquei um nakata e novamente quebrou na mesma estrada. Tem algum problema no carro ou erro de projeto. Estou desconfiado que pode ser por conta dos pneus 265/75 mas se for por isso é brochante...
É complicado ficar na mão longe da cidade, vou ter que novamente deixar a camionete e buscá-la amanhã, pois hoje é domingo, e um guincho seria muito caro.
Então cuidado com essa peça, e se alguém souber me informar de um especial, de cromoly por exemplo, fico grato.