Ver Versão Completa : Suspenção - Será que funciona?
Beleza Pessoal?
Bom, como bom desocupado:mrgreen: e sem ter muito no que pensar e o que fazer, sabadão a tarde... já viu né...
dei uma pasadinha na oficina de um amigo meu, e la estava um cidadão fazendo um par de jumélos mais altos p/ sua Rural, então do nada tive uma idéia, a principio absurda, mas não sai da minha cabeça.
Partindo do principio da "3/4 elipticas", ao invez de usar um pedaço de mola, usar um link. E em uma das pontas usar um sistema de buchas com parafusos (como os usados nos 4link's brazucas), e um jumelo normal, ou então um jumelo tipo "revolver", somente a parte que gira, porque se colocar as duas, cho que ele pode virar ao contrario, ou sei la colocar limitadores.
Mas o que eu quero saber, de quem realmente entende do assunto é, se é uma idéia "lunática, sem noção:mrgreen:", ou se de algum jeito pode funcionar. hehehe!
Beleza Pessoal?
Bom, como bom desocupado:mrgreen: e sem ter muito no que pensar e o que fazer, sabadão a tarde... já viu né...
dei uma pasadinha na oficina de um amigo meu, e la estava um cidadão fazendo um par de jumélos mais altos p/ sua Rural, então do nada tive uma idéia, a principio absurda, mas não sai da minha cabeça.
Partindo do principio da "3/4 elipticas", ao invez de usar um pedaço de mola, usar um link. E em uma das pontas usar um sistema de buchas com parafusos (como os usados nos 4link's brazucas), e um jumelo normal, ou então um jumelo tipo "revolver", somente a parte que gira, porque se colocar as duas, cho que ele pode virar ao contrario, ou sei la colocar limitadores.
Mas o que eu quero saber, de quem realmente entende do assunto é, se é uma idéia "lunática, sem noção:mrgreen:", ou se de algum jeito pode funcionar. hehehe!
Na minha opiniao de leigo no assunto acho que nao da certo nao!!
Vai de Spoa com jumelos revolver que ja ta de bom tamanho! Tem bastante receita de como deixar a SPOA trabalhando bem no Forum. É so ultilizar a Pesquisa avançada (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)....
[]´s
Loiro,
Quanto ao SPOA, é tranquilo.
Éssa foi só uma idéia mirabolante! hehehe!
Valew!
Loiro,
Quanto ao SPOA, é tranquilo.
Éssa foi só uma idéia mirabolante! hehehe!
Valew!
Nao leve minha opiniao a mal!! Pode ser que talvez ate a suspensao possa a dar certo...
So mi expressei daquela maneira pois acho que time que ta ganhando nao se deve mudar. Se SPOA ja ta fazendo "sucesso" a tantos anos pra que mudar!?
E tambem, na minha opiniao, acho que com suspensao nao se deve inventar! Nao que seu "projeto" nao posso dar certo como ja flei antes, mas, EM MINHA OPINIAO, prefiro nao arriscar...
[]´s
praiasecacustom4x4
05/10/2008, 05:54
um sistema similat fui usado nas primeiras ediçao no Rainforest Chllenge na malaisia,so con jumelo simples e barra De Dion
praiaseca,
Pois é, no 3/4 usa-se jumelo simples, so que o 1/4 de mola que fica rente ao chassi, "torce pacas". Por isso a idéia de usar parte do jumelo revolver, ou terminais rotulares nos "link's".
Sabe mais sobre a barra de DION?
Pesquisei sobre o "Rainforest Challenge na Malaisia", encontrei muitos videos, mas nada sobre os carros. Vc tem algum link para eu ver?
Valew!
se vc usar apenas um link rigido com jumelo na outra ponta, conforme vc idealizou, funcionar até funciona p/ abrir e fechar a suspensao, mas o que vai fazer a funcao da mola????
Fabil,
Vai funcionar como um jumelo articulado, so que com uma "perna bem maior", os amortecedores é que vao controlar a velocidade da abertura e fechamento da susp, as molas continuão lá. O problema é que: se a susp. abrir muito a tendencia das molas é torcer. E como contornar isso?
Valew!
GuTo_Cerulli
05/10/2008, 15:33
Da uma pesquisada, aqui no fórum já discutimos isto ( acho que no CJs), os gringos usam também, e aqui na Brasil, o Meleca já montou uma dessas, não nada difícil, mas uma barra de tração vai bem!!
[]'s
Se for usar o link + jumelo normal tudo bem, mas se for o link + jumelo revolver no total são 3 articulações, pode ter certeza que alguma coisa vai guebrar...
Lembrando que o link NÃO pode ser articulado.
[]s
praiasecacustom4x4
05/10/2008, 17:33
Kako,o probema e so pesquisar,tem muito ma muito material sobre os carros tambem,todo em japones,o problema(eu entendo muito pouco de computador"nao se consegue a ver e tem muitos site e link sobre feixo de molas com materiais especiais que entra e sai da internet.eu nao consegui a pegar as minhas foto no site da competiçao porque eli ajornam e deletam os velhos.eu vi pessoalmente um CJ5 com 22 laminas nos feixo de molas, espesura da lamina 3mm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
nao precisava de jumelo revolver,estava com mais ou menos 90 cm de curso.
eli la tem muito material e barato.estou ja da tempo procurando para traser alguma coisa,ma esta bem difficil.estou pensando de ir la a pegar contaro pesoalmente.
la tem tonelad de peça para Band,Hilux,suzuki,ate para trasformar Hiunday Galloper em verdadeiro monstro com pneu Simex centipede 37
Se for usar o link + jumelo normal tudo bem, mas se for o link + jumelo revolver no total são 3 articulações, pode ter certeza que alguma coisa vai guebrar...
Lembrando que o link NÃO pode ser articulado.
[]s
Zelucas,
A intenção não é usar o jumelo revolver e sim algo para diminuir a torção das molas, se é que é necessario.
Valew!
Da uma pesquisada, aqui no fórum já discutimos isto ( acho que no CJs), os gringos usam também, e aqui na Brasil, o Meleca já montou uma dessas, não nada difícil, mas uma barra de tração vai bem!!
[]'s
Guto,
Bom saber que não sou o unico lunatico aki:mrgreen:
Vou pesquisar melhor e ver o que encontro.
Valew!
Kako,o probema e so pesquisar,tem muito ma muito material sobre os carros tambem,todo em japones,o problema(eu entendo muito pouco de computador"nao se consegue a ver e tem muitos site e link sobre feixo de molas com materiais especiais que entra e sai da internet.eu nao consegui a pegar as minhas foto no site da competiçao porque eli ajornam e deletam os velhos.eu vi pessoalmente um CJ5 com 22 laminas nos feixo de molas, espesura da lamina 3mm!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
nao precisava de jumelo revolver,estava com mais ou menos 90 cm de curso.
eli la tem muito material e barato.estou ja da tempo procurando para traser alguma coisa,ma esta bem difficil.estou pensando de ir la a pegar contaro pesoalmente.
la tem tonelad de peça para Band,Hilux,suzuki,ate para trasformar Hiunday Galloper em verdadeiro monstro com pneu Simex centipede 37
praiaseca,
Agora fiquei curioso mesmo! Assim que conseguir o material, coloque aqui no tópico para vermos. Por favor!
Valew!
E eu que pensei que esse tópico não ia dar em nada.
Valew mesmo galera!:concordo:
Elmer_Jeep
06/10/2008, 15:20
Tem um topico onde falamos de missing links:
Suspensão - alguém já viu isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14296)
[]'s
Sergio Rocha
06/10/2008, 18:38
Zelucas,
A intenção não é usar o jumelo revolver e sim algo para diminuir a torção das molas, se é que é necessario.
Valew!
Isso realmente seria muito bom.
[]'
Tem um topico onde falamos de missing links:
Suspensão - alguém já viu isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14296)
[]'s
Grande ELMER!
Não sabe como eu procurei esse tópico:grin:, valew mesmo!
A base do meu raciocinio é a sosp 3/4. Porem, ao inves de usar 1/4 da mola superior, usar um link, que funcionaria nada mais que um jumelo articulado.
O problema é que, quanto mais a susp. abrir, mais trorção para as molas.
Como contornar a situação?
Pelo que vi no link acima (que na época acompanhei), o tal "Z BOX" somado apenas a ponta giratória no link superior (como nas susp 4link's brazucas - Bucha com parafuso) e um jumelo simples resolveria o problema.
Estou certo ou falei besteira?
Valew! :concordo:
Sergio Rocha
06/10/2008, 22:24
Grande ELMER!
Não sabe como eu procurei esse tópico:grin:, valew mesmo!
A base do meu raciocinio é a sosp 3/4. Porem, ao inves de usar 1/4 da mola superior, usar um link, que funcionaria nada mais que um jumelo articulado.
O problema é que, quanto mais a susp. abrir, mais trorção para as molas.
Como contornar a situação?
Pelo que vi no link acima (que na época acompanhei), o tal "Z BOX" somado apenas a ponta giratória no link superior (como nas susp 4link's brazucas - Bucha com parafuso) e um jumelo simples resolveria o problema.
Estou certo ou falei besteira?
Valew! :concordo:
seus pobremas se acabaran-se.:mrgreen:
http://www.off-roadweb.com/tech/0507or_1985_toyota_pickup_leaf_springs/photo_02.html
[]'
Sergio Rocha
07/10/2008, 09:07
seus pobremas se acabaran-se.:mrgreen:
http://www.off-roadweb.com/tech/0507or_1985_toyota_pickup_leaf_springs/photo_02.html
[]'
quem me passou esse link foi o Samukanvas.
[]'
quem me passou esse link foi o Samukanvas.
[]'
Sergio,
Legal esses terminais, acho que eles são a solução (mais cara!:mrgreen:) para o problema da torção. hehehe!
Valew!
ALL,
Nessa foto (do link que o Elmer passou), a susp, está funcionando, com o X-Box e jumelo revolver.
Minha perguntá é: Se aumentarmos o tamanho da aste do jumelo (a que vai presa no chassi), mantendo-a rente ao chassi e paralela ao chão, não vai funcionar do mesmo jeito, só que com mais curso?
Valew!
FernandoRisso
08/10/2008, 12:07
Kako,
Meus 0,02, não gaste seus miolos tentando conseguir mais torção, não vai resolver muita coisa em degrau em que vc vai precisar de tração.
Só vale a pena se vc fizer um sistema de trava para segurar o movimento de abertura.
[]'s
Sergio Rocha
08/10/2008, 12:55
Sergio,
Legal esses terminais, acho que eles são a solução (mais cara!:mrgreen:) para o problema da torção. hehehe!
Valew!
Mas, tb é a mais segura.Custa us$ 37 cada.
[]'
Kako,
Meus 0,02, não gaste seus miolos tentando conseguir mais torção, não vai resolver muita coisa em degrau em que vc vai precisar de tração.
Só vale a pena se vc fizer um sistema de trava para segurar o movimento de abertura.
[]'s
Grande Fernando!
É isso que eu quero saber, se preciso ou não me preocupar com a torção das molas.
Não entendi muito bem sobre não ter tração em degraus:oops:
Atrava que eu imagino é para impedir totalmente o movimento do link, principalmente para andar no asfalto. Embora não comentado ainda, já estava previsto.
Mas o que eu quero saber mesmo é se isso tem chansse de funcionar, de um jeito ou de outro, hehehe!
Eu pensei....(lá vem...:mrgreen:), se uma susp. com 3/4 de mola funciona, porque não iria funcionar se apenas substituirmos 1/4 de mola por um link?
Diminuir a torção das molas, é só para poupar as mesmas e evitar quebras precosses.
Valew, Camarada!
Mas, tb é a mais segura.Custa us$ 37 cada.
[]'
Sergio,
Aí eu tenho que concordar com vc Camarada, segurança Sempre em primeiro lugar!
$ 37,00 lá ou aqui?:mrgreen:
Valew!