Conectar

Ver Versão Completa : Cabeçote da Dakota diesel



boccolia
04/10/2008, 08:09
:evil:Amigos,tenho uma dakota CD TDiesel adquirida zero em 2001 e que hoje está com 102.000 km;com 30.000 km,trincou um cabeçote,com 65.000 trincou mais dois e hoje ela está tendo seus cabeçotes retirados porque pelo menos um deles está trincado de novo;isso está acontecendo só comigo?

Dieselboy
04/10/2008, 10:18
O comentário que segue-se abaixo, em azul, NÃO É DE MINHA AUTORIA :discordo: apenas tomei liberdade de reproduzí-lo, na forma que consigo me recordar, pois o mesmo fazia parte de um tópico antigo aqui no próprio fórum.

Esse tópico abordava muito bem sobre essa "problemática" dos motores diesel das Dakotas e Cherokees.

Não lembro qual tópico, mas um dos posts alegava inclusive que, o motor em questão, originalmente concebido pare uso estacionário [gerador], havia sido "adaptado" para rodar na Dakota :shock:

Infelizmente, pelo visto essa "adaptação" foi feita "nas coxas" :putz:

Agora permita-me uma sugestão, se vc gosta, ama, está profundamente ligado à este veículo e pretende ficar com ele por mais alguns anos, porque vc não substitui o motor dela por um MWM Sprint 2.8 mecânico? :pensativo:

Pelo que me consta, a troca não é das mais complicadas, inclusive até aproveita-se o própria transmissão original.

dudu83
04/10/2008, 16:19
:parede:Minha Dakota 2001 com 101.000km ja apresentou trincas em 2006(1 cabeçote trocado com 79146 km em set/2006),em 2007(2 cabeçotes trocados com 92003 km em jul/2007 e agora novamente tudo indica que pelo menos mais um cabeçote está trincado;todas as trocas foram feitas em autorizadas da Dodge;alguem pode me dizer se fui ¨premiado" ou o motor é ruim mesmo?

tira esse detoit e poe um mwm 2,8 :mrgreen: , ja li alguns relatos sobre isso aqui no forum, da uma procurada com as feramentas de busca..

boccolia
22/11/2008, 22:37
O motor da Dakota,pelo menos o da minha,è pessimo;leia o e mail abaixo que mandei recentemente para a concessionaria:


Prezados Senhores,

Adquirida zero quilometro em 11/04/2001 da concessionária Dahrurg em Campinas, minha Dakota Sport 2.5 TD, cabine dupla, com todas revisões efetuadas em concessionárias, apresentou, com 78914 Km, o problema " sumindo água do reservatório", fato que gerou a OS 34737 de 28/08/06, anexa; nessa ocasião foi feito um check completo do sistema de refrigeração pela Caltabiano.

Face o problema não ter sido eliminado, o veiculo retornou à concessionária em 04/09/06, com 79146 Km constatando-se nessa ocasião trinca em um dos cabeçotes, que foi substituído; à respeito anexamos a OS 34830 de 04/09/06.

Com 92003 Km, o problema do consumo de água se repetiu; a lâmpada do painel " Low Coolant" acendia poucos quilômetros, após a água do reservatório ser completada; quero frizar que em função da existência dessa lâmpada, no painel, o motor nunca ferveu, ou seja a temperatura indicada sempre esteve em seu nível normal pois assim que a lâmpada acendia, a água era colocada no reservatório; nessa ocasião, 2 cabeçotes trincados foram substituídos, conforme OS 40014 de 02/07/07 anexa.

Em outubro do corrente, estando o veículo com aproximadamente 103000 Km, o problema do consumo de água voltou e foi se intensificando.

Em função do histórico anterior resolvi trocar o quarto cabeçote, na suposição que os quatro originais tinham defeito de fabricação; a troca foi feita com peça original Mopar, mas a substituição foi feita em oficina não autorizada.

Após essa substituição, que não resolveu o problema, o carro foi encaminhado à Caltabiano que, após análise, detectou a trinca em todos os cabeçotes com exceção do trocado recentemente.

Senhores, o que está acontecendo? Aparentemente as trincas são térmicas, porém o marcador de temperatura sempre fica na faixa normal, o motor nunca ferveu; o que devo fazer? Se trocar os cabeçotes, tudo indica que trincarão novamente, é uma questão de tempo; combate-se os efeitos mas a causa, misteriosa, se faz presente.

Em função do exposto solicito o seguinte:

Substituição em cortesia, sem ônus, dos 03 cabeçotes.
Extensão da garantia dos cabeçotes/ sistema de refrigeração por 3 anos.

:evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::e vil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evi l::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil: :evil::evil::evil::evil::evil::evil::evil:

cRiPpLe_rOoStEr
25/11/2008, 03:14
esse motor é um vm motori de origem italiana, NÃO É DETROIT DIESEL...

gildf
19/12/2008, 17:30
quando a dakota esta aquecendo, manda um bombista regular os bicos injetores e troca o conjunto viscoso que traciona a helice , pois o exesso de diesel na cabeça dos pistoes provoca o aguecimento, o conjunto viscoso tem um gel interno que tem durabilidade de 5 anos . Só depois disso e que deve trocar a junta do cabeçote e cabeçote se for o caso, caso oposto, estará resolvendo, só o mal, sem resolver a causa....

Anthoniusnikos
19/12/2008, 22:35
Amigo Boccolia, só para tentar entender, é muita trinca de cabeçote em tão poucas quilometragens. Se o marcador de temperatura estiver com defeito, então deve ter algo de errado com o sistema de refrigerção da viatura: junta de cabeçote, bomba d'água, válvula termostática, etc.
Você anda o tempo todo com o pé em baixo?
Nos 100 Km rodados não trocou a água aditivada do reserv. de expansão?
Não trocou os filtros: ar, diesel, óleo do motor?
Se foram tidos todos esses cuidados, então é defeito de fábrica mesmo, e as Concessionárias e Fábricas deveriam ser responsabilizadas.
Procure um bom advogado e peça ressarcimento dos prejuízos, assim esses mercenários, talvez, por força da lei, comecem a respeitar o consumidor.
Principalmente se esse motor, originalmente estacionário, tenha sido "PORCAMENTE" adaptado para uma viatura que se propoz a ser um BÓLITO das estradas, ou seja: fizeram uma bela embalagem para um coração de barro.
BOCCOLIA, VIDE COMPLEMENTO EM: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48976
Abs
Antho

cRiPpLe_rOoStEr
19/12/2008, 23:31
esse motor só deu problema na dakota... a chrysler caravan usou, até a alfa romeo usou...

dearaujr
24/07/2019, 20:31
Boa noite estou querendo comprar uma dakota diesel 2.5 com 200mil km alguem pode me falar o que vcs acham? estou pagando 25 mil

Guima-MS
29/07/2019, 19:44
567839

Sprint 2.8 ´´calca´´ perfeitamente na dakota ... , troca-se somente o motor , deixa o cambio original .

Nao meche com esse 2.5 original que é canseira , meche meche meche e nunca fica bom ...