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Ver Versão Completa : Fabricar um Jipe.



tiagox
30/08/2004, 23:44
Olá. Sou um grande fã do Jeep Willys, mas devido a dificuldade de encontrar algum em meu Estado (e em bom estado), decidi fabricar uma "cópia" para mim. Estou entusiasmado com a idéia e gostaria de saber se alguem possui qualquer informação que possa me ajudar. Especificações, dados, dimensões, desenhos do chassis. Onde posso encontrar uma boa carroceria de fibra, qual a melhor opção de motor e de amortecedor. Fotos, ou relatos de alguem que já tentou, ou fez a mesma coisa. Eu sei que não é um pedido muito convencional, mas quem poder me ajudar eu já agradeço.
Grato pela atenção, Tiago Xavier.[/b]

LuizCabral
30/08/2004, 23:59
cara, fabricar um chassis? nao recomendo muito

Pô, vai no interior do seu estado e procura um jeep em qualquer estado de conservação pra aproveitar pelo menos o chassis com a numeração. Depois vc compra uma carroceria na www.agromotor.com.br e vai fazendo a parte mecanica.

Beto Lacerda
31/08/2004, 01:33
carroceria de fibra eu recomendo a fiber4x4 , tão no site do www.adrenalama.com.br
[]'s[/url]

Cabral2003
24/02/2009, 15:13
Tenho vontade de montar um jipe a partir do chassi.
Tive contato com o Ricardo do Chassi Fortaleza e gostei muito do projeto dele e agora gostaria de saber a opinião de voces sobre esta empreitada.
Quero um carro que tenha o estilo do willys mas com a confiabilidade e a performance do Troller.
Acham isso possível?

Abraço a todos

andre veiga
24/02/2009, 15:23
Sinceramente?

Desista, tentei coisa semelhante e só tive dor de cabeça.
Tive incontaveis problemas deu até briga na justiça, sem contar que paguei uma fortuna para emplacar não eu certo e tive que comprar um batido para dos dois fazer um...

De outra vez comprei um chassis para montar uma gaiola, de novo s´[o dor de cabeça e depois nada de conseguir emplacar.

Compre um rodando e seja feliz...

JP CJ-5
24/02/2009, 16:00
Acham isso possível?


Sim, eu acho.

Eu partiria de um chassis de willys com doc, tendo $$$ e paciência você monta oque quiser.
Sobre o chassis fortaleza, como ficaria para documentá-lo ?

[ ]'s

ZCC
24/02/2009, 21:20
Sim, eu acho.

Eu partiria de um chassis de willys com doc, tendo $$$ e paciência você monta oque quiser.
Sobre o chassis fortaleza, como ficaria para documentá-lo ?

[ ]'s

Carro de produção artesenal? Conseguindo o dedão e o carimbo de um engenheiro, pode-se regularizar :concordo:

Renato Romera
24/02/2009, 23:02
Cabral é possivel, viável e caro, mas vale muito a pena.

Eu fiz quase isso, como muitos aqui do forum, mas usei o chassis e documentos do jeep original, com chassis zero vc vai ter que emplacar como protótipo, da mais trabalho e é mais caro, mas é zero

Qual a vantagem em relação a um troler?
Só vai ter o seu, vc monta a mecanica que quiser, o acabamento do seu gosto, enfim vc constroi um carro do seu jeito.

Abraços

Duende loko
25/02/2009, 08:42
gostaria de saber mais sobre os documentos,tambem tenho intensao de montar um jipe do zero,gostaria de saber qual o valor aproximado gasto para isso ,pois quero colocar uma lataria do engesa emcima de uma f250,emcurtando o chassis...ouvi falar que se coloca algumas letras na frente da numeraçao original e o documento sai como prototipo,isso eh possivel?

Salviano
25/02/2009, 09:38
Cabral...
Concordo com que o Renato falou, mas vai depender de quem vai fazer o serviço, é muita responsabilidade, o mecânico tem que ser muito boooommm meeessmo.

Estou montando um Engesa do "zero" documentado, tudo regularizado, e o principal....eu não fiz nada, tudo é por conta do Pessoal responsavel pela montagem.

Procure o tópico "FABRICA DE SONHOS" e pesquise, lá tem o telefone da "PERIGOSO PREPARAÇÕES" eles é que estão fazendo o serviço pra mim, está ficando 100000....está quase concluido depois de 9 meses.
Até + e boa sorte na empreita.
Salviano

Salviano
25/02/2009, 09:43
Cabral...

Pra facilitar, achei o tópico, de uma olhada....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949

Sds
Salviano

rubensx
25/02/2009, 10:19
Cabral tudo bem??

Estou fazendo exatamente isso, porém meu projeto é coisa meio de maluco no final posto as definições e já gastei em torno de 20mil

cara, vamos lá para a empreitada vc precisa de algumas coisas

1- dinheiro (aproximadamente 30 mil, não precisa ter tudo isso logo de cara mas vc vai gastar isso se quer algo que preste, tenha certeza, esse papo de baratinho e etc... humpf... baratinho é a putaqueopareo é caro sim e não se iluda)
2- paciência e muitos contatos (eu estou ha 2 anos montando o meu)
3- chassis com documentos e se possivel já passa pro seu nome e tudo certinho ANTES de começar, pra ter certeza, que esse papo de documento atualizável é lenda... não caia em arapuca
4- ser metódico e traçar o projeto, decida-se de todas as peças e como quer o que, pois senào ao longo do projeto vc muda, muda, muda e nunca termina
5- se não tiver conhecimento suficiente, procure uma consultoria, converse bastante com alguns jipeiros e mecanicos e procure os melhores serviços, as vezes sai caro mas vc não se arrepende.


Por fim, o willys bem feito é mais legal que um troller, mas sempre será mais duro e mais desconfortável, mas vc pdoe chegar perto, por exempl ocom a carroceria fechada da www.fiber4x4.com.br e etc


Meu Projeto

Jeep Ford Willys 73
feixes de molas de toyota com suportes modificados
eixos de rural
chassis alongado 37cm
motor OHC com supercharger e injeção programável - alcool
cambio da ranger 5 marchas
t-case da ford explorer
caixa de direção do landau
5 rodas de f1000 e pneus 33"

o resto é perfumaria... mas já se tem uma idéia da zica


Logo possivel é... se for optar pelo chassis fortaleza primeiro antes de comrpar pegue todo o esquema de como se documenta aquilo e vai até o detran e inmetro e confere se é isso mesmo, lembra que documentos novos pagam IPVA e jeeps antigos não

Quer menos problemas?? comrpa um troller usado na faixa de 30 e 40 pau e tenha certeza é nessa faixa que vc gasta pra ter algo proximo de um troller de conforto e resistente como um willys ou engesa

binhocastro
25/02/2009, 10:21
Ola colega !!!

Que bom ver mais um futuro "pai de jeep" por aqui... eehhe...

Montar um compensa e da certo sim... e até financeiramente é viavel...

Vc precisa encontrar um mecanico habituado a fazer isso...

Se seu jeep for bem feito... vai ter um jeep sem problemmas por um bom tempo.. diferente de comprar um jeep andando... q ai vc ve que que... a bomba de combustivel nao tava boa.. q o freio tava gasto.. que tinha umas trincas no chassi.. que q engrenagem da terceira marcha nao tava bom... e por ai vai...

Se quiser uma dica de lugar pra fazer isso.. procure o Zé Roberto da Mecar em Andradas/MG.... nao eh tao longe de SP...

Essa oficina é quase uma fabrica da willys... todo mes tem um nascendo la... o do meu amigo ja esta na pintura... o cara manja e tem todas as pecas que forem necessarias...

um abraco e boa brincadeira...

andre veiga
25/02/2009, 22:05
Cabral,

É legal ver que muita gente tem o mesmo sonho.
Me desculpe por ser tão taxativo ao aconselhar não mexer com isso mas minha experiência foi negativa ao extremo.

Procurei oficina especializada, equipada e principalmente do meio 4x4 em BHz, (2 oficinas por sinal, e só fizeram cag*****).
Depois, o despachante indicado por 100% das pessoas como o único em BHz que fazia isso, chegou a perder NFs de muitas peças e inclusive do motor...

EU, só tive azar...

Mas...

Se for inventar... Leva para que já fez e tem 1.000.000 de "carros" rodando como prova, e acho que a melhor idéia até agora, use chassis documentado e transfira ANTES de começar.

Foram 2 anos de tortura no meu caso, e MUITO $$ desperdiçado.

Se tem coração para aguentar o tranco - o meu quase parou... - grana e principalmente outro jipe para matar a fissura por trilha...

Idéias e projetos não faltarão aqui no forum... Boa sorte!!

PS. Abra um topico e mostre para todos o desenvolvimento, isso com certeza vai ajudar pois tem muita gente aqui com MUITA experiência e boa vontade para opinar...

andre veiga
25/02/2009, 22:09
Aliás, na foto abaixo, na minha assinatura, o jipe da direita é 1 dos resultados da minha experiência... A outra vendi.

Parece um vitara? pois é...
Comprei um batido e "montei um" de diferente do original ficou apenas o motor AP... O projeto inicial era um buggy/vitara.

Afonso Carlos
25/02/2009, 23:20
Não to vendo a complicação, nos nossos mais de 10 anos no ramo, já fizemos inumeros, e continuamos fazendo!

Abração.

maxdelta
25/02/2009, 23:45
Um amigo já fez vários jipes do zero, só q o jipe dele, willys, de willys mesmo só tem jeito, apesar do documento ser jipe cj3B dificilmente se parece com ele, na realidade parece uma mistura de cj3a com o b.

Eixos de troller, caixa marcha e tranferencia vem do jpx, motor de opala 4cc com injeção, mola helicoidal, pneus 33" e muitos outros trecos interessantes! Como a lata e o chassi foram pro ralo, ele só pegou as plaquetas, nem vai precisar ir no inmetro!

Mas só q ele é especialista, o jipe está a mais de 3 anos no estaleiro! Ele fez tudo o chassi, a carroceria, parachoques, só comprou o q ele não tinha como fazer! Tem ferramenta e sabe fazer, não deve ter tido custo alto pois a mão de obra foi toda dele!

Se vc for fazer o jipe paciencia! Acho q é o q mais precisa! E sempre estar com $$$ pra pegar peças baratas, quando surgir oportunidades!

Eu tinha uma idéia de fazer um jipe do zero ou uma gaiola, mas desisti, não sou burocrata, e não quero gastar dinheiro com propina, vou pegar um outro jipe, outra toyota quando me desapertar e vo modificar com tudo que um jipeiro sonha!

Bem, boa sorte!

Abs

Cabral2003
02/03/2009, 22:20
Cara eu vi o que o Ricardo do chassi fortalesa fez e ficou bom pra caramba
Queria fazer um carro tão confiavel quanto um Troller só que mais barato

Cabral2003
02/03/2009, 22:27
Já pensei em pegar um Troller mais velho mas tem muitos problemas, já tive um. Estou na quela fase de plantar uma arvore escrever um libro e montar um jipe.
O Ricardo ( acho que é este o nome dele) me disse que conseguiu homologar o chassi junto ao detran então a documentação não seria mais problema.
Vou verificar mais a fundo

Cabral2003
02/03/2009, 22:38
Pessoal

como ja disse para alguns companheiros estou na fase de plantar uma árvore, escrever um livro e montar um jipe.
Já tive 2 Trollers, um a gasolina e outro a diesel, e um CJ5 (duas alegrias quando comprei e quando vendi).
O que quero é juntar o que tem de melhor e novo em um chassi virgem sem que com isso eu crie um "Frankistain".
O que mais vejo são adaptações pouco confiaveis e dinheiro sendo disperdiçado.
Vou mais longe gostaria de aprender a fazer o serviço e montar eu mesmo o carro, pesquisar solução por solução e ai sim começar pedaço por pedaço.
Acho que vou ficar louco no meio do projeto mas acho que ficaria ótimo.
Agradeço pela ajuda até o momento e saibam que precisarei muito da experiencia de voces para por este projeto de pé.

luciano Rodrigues
03/03/2009, 00:00
Amigão, eu fiz o meu, se passarAm quatro anos de dor de cabeça, montagens e desmontagens, pinturas de "despinturas", olha só dá um trabalhão danado, aprendi muita coisa, principalmnte com o pessoal aqui do forum, se tem bala na agulha, paciência, grana (muita grana), mete a cara e faz o seu. Agora para evitar dor de cabeça, compra pronto, sai mais barato. Segue a dica do colega ai em cima, compra um troller usado, que você vais gastar um 30 ou 40. Eu sinceramente, não faria novamente. Mas uma coisa é certo, ANDAR COM O JIPÃO QUE VOCÊ MESMO FEZ, É MUITO LOUCO MESMO !!! Boa sorte !

du
03/03/2009, 00:09
Cabral,

Mais um exemplo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1920&highlight=tornado

Abraços Du.

andre veiga
04/03/2009, 19:36
Não to vendo a complicação, nos nossos mais de 10 anos no ramo, já fizemos inumeros, e continuamos fazendo!

Abração.

Se vc tem uma oficina de confiança, bem equipada e com profissionais competentes...
Se vc tem grana e paciência...
Se vc tem condições de levar a montagem como um hobbie..

Ou seja, TUDO que não tive, pode ser uma curtição e, confesso, um sonho (meu tbém).

Me desculpem se dou opiniões contrárias mas a experiência que tive só me dá essa alternativa.

Mas desejo sinceramente boa sorte e sucesso na empreitada.

André

rubensx
04/03/2009, 20:20
Bom sei como é André

Mas tudo depende essencialmente de TEMPO e PACIÊNCIA se não tem nem começa... serio mesmo.

Porque errar é humano e ter problemas com serviços é comum, principalmente no brasil...

Quer bem feito? faça você mesmo... na boa, a melhor oficina do mundo tem empregado e empregado não é o dono e se ele tiver afim de relaxar ele vai relaxar e por mais que o dono da oficina demita ele, a cagada já foi feita e talvez o proximo tb tenha o dia de saco cheio e assim por diante.

Logo FAÇA VC MESMO, ah num sabe? APRENDE, o que num der faz fora mas já sabe...

Agora se me perguntar... se eu faria do zero tudo de novo... se pegaria um jeep todo ferrado com pau nos documentos e refizesse... vou te ser bem sincero e categório

NUNCA, NEM FODENDO, NÃO!

por isso tem de ser realista... veja primeiro documentos, é seu tá no teu nome, o resto é questão de tempo...

mas como disse eu num faria denovo, compraria um wrangler e seria feliz no dia a dia e desencanava logo porque eu curto, faço mas sinceramente saco cheio jah de colher peças e juntar coisinhas, arrumar soldar.. é foda


Sinceramente não estou citando a tt4 ou outras que são boas, e claro tem de ter verba pra fazer tudo isso, mas em geral, os serviços aqui em são paulo de oficinas são

1- ruins, de má qualidade e pouco objetivos
2- prazos horriveis, com mão de obra no minimo porca
3- valores absurdos pela qualidade que entregam
4- invariavelmente seu carro chega com um carburador azul e sai com um vermelho e dizem que é o seu

Isso sem citar as soldas COCO DE POMBO em suportes de molas de toyota e altas atrocidades que presenciei nesses mais de 13 anos acompanhando jeeps e oficinas.


Dai só explico porque optei fazer eu mesmo... estava (e estou) doente e precisava de uma descontração pra parar de pensar nos piores, sabia somente fazer poucas coisas de mecanica e aprender é sempre bom, nào tinha 30 mil pra comprar uma camper, engesa ou wrangler mas sei que aos poucos e com apciencia posso juntar... e foi por isso... e assim me ajudei no primeiro quesito e muito, melhorei minha saude muito me dedicando a isso e um dia serei recompensando tb com meu caror do jeito que quero :-D

pronto é isso agora pese tudo e decida-se, exemplos bons e ruins tem de monte, só depende do seu bolso

DJunior
04/03/2009, 20:35
All,

Montar um jeep do zero dá trabalho, gasta uma puta grana e leva tempo.

O lado positivo é que ele fica do jeito que você sonha e que o dinheiro alcança...

Fiz o meu jeep assim e não me arrependo em nada. Faria tudo de novo.

Agora 50% do trabalho é poupado se você pegar um jeep em qualquer condição, mas com a documentação em dia. Lembro que no meu paguei R$3000,00 com o documento em dia e já com combustível diesel registrado (mosca branca, com cabelos loiros e olhos verdes), porém o estado dele estava um lixo.

Mesmo assim, só me concentrei na reforma e não tive dor de cabeça nenhuma com documentação / transferencia. Outra dica é botar a mão na massa. Se for pagar para fazer tudo tá Fú...

Acabei de juntar o número do motor ao documento sem nenhuma dor de cabeça. O jeep passou com louvor na inspeção. Comentários do inspetor: "Tem carro muito mais novo que seu jeep que está em estado muito pior".

O resultado desta longa jornada esta no link da minha assinatura - Jegão Azul".

Taí meus 2% de contribuição...

Abraços,

Dirceu

Cabral2003
08/03/2009, 19:54
Tudo bem, que montar um jeep não é fácil eu já sabia, não me iludo.
Agoara vamos a alguns detalhes importantes:


Todos falaram que é muito caro, quanto caro? O preço de um Troller?
Pretendo fazer eu mesmo, claro que com supervisão, conhecem algum lugar para fazer isso?
Ainda insisto no chassi Fortaleza, é muito bom e confiavél, só espero resolver o problema de documentação.

Resolvido estas pendências vamos precisar conversar sobre a parte técnica.

du
08/03/2009, 20:01
Cabral,

É dificil prever o preço, mas deve ser comparável com Troller sim, mas dependendo da configuração pode ficar melhor que Troller. Estou comparando Jeep gasolina com Troller gasolina.

A vantagem ou desvantagem é que o processo é lento, consequentemente gasta dinheiro aos poucos. E com certeza será único, exclusivo, personalizado.

Abraços Du.

DJunior
09/03/2009, 08:11
Tudo bem, que montar um jeep não é fácil eu já sabia, não me iludo.
Agoara vamos a alguns detalhes importantes:


Todos falaram que é muito caro, quanto caro? O preço de um Troller?
Pretendo fazer eu mesmo, claro que com supervisão, conhecem algum lugar para fazer isso?
Ainda insisto no chassi Fortaleza, é muito bom e confiavél, só espero resolver o problema de documentação.
Resolvido estas pendências vamos precisar conversar sobre a parte técnica.

Cabral,

Segue alguns comentários:

1- O céu é o limite, segue algumas comparações para você entender o quanto barato ou caro pode ficar um jeep:
- Motor diesel R$ 13.000,00 x Motor gasolina R$ 4.000,00
- Par de eixo com tudo ENSIMEC R$ 10.000,00 x Par de eixo original R$ 3.000,00
- Pneu 33" R$ 900,00 cada x Pneu 38" R$ 1.700,00 cada
- Reduzida do Willys R$ 900,00 x Reduzida da Hilux R$ 4.000,00

OBS.: No meu jeep gastei aproximadamente R$ 35.000,00 com a minha mão de obra não somada a este valor.

2- Desculpa, mas fazer eu mesmo é na garagem de casa...

3- Boa sorte com a documentação.

Abraços,

Dirceu

Salviano
09/03/2009, 09:17
Tudo bem, que montar um jeep não é fácil eu já sabia, não me iludo.
Agoara vamos a alguns detalhes importantes:


Todos falaram que é muito caro, quanto caro? O preço de um Troller?
Pretendo fazer eu mesmo, claro que com supervisão, conhecem algum lugar para fazer isso?
Ainda insisto no chassi Fortaleza, é muito bom e confiavél, só espero resolver o problema de documentação.

Resolvido estas pendências vamos precisar conversar sobre a parte técnica.


Cabral!! Bom dia, tudo bem?

Veja este Tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949&page=3
Aproveite para ver as fotos no início do tópico.
Ligue para o Biguá, ele te informa tudo, estou montando meu engesa lá. ("do zero").
Salviano

Cabral2003
15/03/2009, 12:42
Realmente as fotos mostram um carro fantástico, com tudo o que há de mais forte.
É isso que quero no meu carro.

Salviano
15/03/2009, 13:45
Realmente as fotos mostram um carro fantástico, com tudo o que há de mais forte.
É isso que quero no meu carro.

Então... em abril vai fazer um ano, desde a ideia de montar um jeep do zero, mês que vem estará pronto, está dentro do meu orçamento programado, até hoje já investi 50.000 latinhas

Cabral2003
17/03/2009, 23:20
Relamente 50.000 é um grande investimento que torna tentador a opção de comprar um Troller a diesel.
Porque o valor ficou tão alto? Qual parte do projeto é tão dispendiosa? Voce teve que refazer muita coisa?
Quando tive o meu Willys o meu maior problema eram as adptações pouco confiáveis que geravam retrabalho e gastos.
Eu quero estudar muito bem cada solução para evitar estes disperdícios, você acha isso possível?